Para quem gosta de combinar esportes e turismo, confira roteiros completos das cidades dos times da Premier League 2024, o principal campeonato de futebol da Inglaterra e um dos mais disputados do mundo.
A PREMIER LEAGUE
A Premier League é a liga que reúne a elite do futebol inglês, com os 20 principais times do país. Considerada uma das ligas mais concorridas do planeta, a competição foi fundada como FA Premier League em 1992 após a decisão dos clubes da Primeira Divisão da Football League de se separar da Football League fundada em 1888. O campeonato funciona em sistema de pontos corridos e as temporadas costumam ter início em agosto e terminam em maio do ano seguinte, com cada time jogando 38 partidas. Todos os anos, três times caem para a “segunda divisão” (English Football League Championship) e outros três times sobem. Cinquenta clubes já competiram no torneio desde o início da Premier League, sendo 48 ingleses e 2 galeses. No entanto, apenas 7 deles conquistaram o título da competição desde sua data de sua criação em 1992:
- Manchester United F.C. (13 títulos)
- Manchester City F.C. (7 títulos)
- Chelsea F.C. (5 títulos)
- Arsenal F.C. (3 títulos)
- Blackburn Rovers F.C., Leicester City F.C. e Liverpool F.C. (1 título cada)
AS CIDADES DOS TIMES DA PREMIER LEAGUE 2023-2024
A temporada 2023-2024 será disputada de 11 de agosto de 2023 a 19 de maio de 2024, contando com 20 times distribuídos em 12 cidades diferentes. Em ordem alfabética, são elas: Birmingham, Bournemouth, Brighton, Burnley, Liverpool, Londres, Luton, Manchester, Newcastle upon Tyne, Nottingham, Southampton e Wolverhampton. Veja a localização de cada uma 12 das cidades (em azul) e 20 estádios (em laranja) no mapa interativo abaixo.
1. BIRMINGHAM
Localizada na região de West Midlands, a pouco mais de 200 km a noroeste de Londres, Birmingham é a cidade do Aston Villa Football Club, time de futebol fundado em 1874. O Aston Villa é um dos mais antigos e mais vitoriosos clubes ingleses, sendo o quinto com o maior número de títulos importantes. O time manda suas partidas no estádio Villa Park, inaugurado em 1897, com capacidade para pouco menos de 43 mil pessoas. Este estádio já recebeu partidas da Copa do Mundo de 1966, Eurocopa de 1996 e semi-finais da Copa da Inglaterra (The FA Cup) e oferece tours guiados a partir de £17.

Com uma população de mais de 1,1 milhão, Birmingham é a segunda maior cidade não só da Inglaterra, mas de todo o Reino Unido (que ainda reúne o País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte). A cidade de Birmingham foi o berço do heavy metal, com bandas de metal pioneiras durante os anos de 1960 e 1970, entre elas o Black Sabbath (o músico Ozzy Osbourne nasceu na cidade), Judas Priest e Duran Duran. Alguns destaques de Birmingham são a Victoria Square, uma das principais praças, marco zero da cidade e onde está localizada a Prefeitura; Catedral de São Felipe, principal igreja de Birmingham; a belíssima Birmingham Museum and Art Gallery, principal galeria de arte da cidade; o edifício futurista da Biblioteca de Birmingham; o Canalside Walk, um delicioso calçadão à beira do canal que corta a cidade; e a fábrica de chocolates Cadbury.
Leia mais: O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
2. BOURNEMOUTH
Bournemouth é uma cidade litorânea localizada a pouco mais de 170 km ao sul de Londres e é a sede do Athletic Football Club Bournemouth, um time de futebol fundado em 1890 que disputa suas partidas no Dean Court (atualmente conhecido como Vitality Stadium devido a um acordo de patrocínio), inaugurado em 1910, com capacidade para pouco mais de 11 mil espectadores. Foi somente na temporada 2015-16, que A.F.C. Bournemouth disputou a Premier League pela primeira vez. O estádio não oferece tours guiados regulares, mas sim alguns eventos pontuais ao longo do ano.

A cidade que dá nome ao clube fica na região de Dorset, foi fundada oficialmente em 1810 e, no passado, era um local relativamente deserto, geralmente, frequentado por pescadores e contrabandistas. Posteriormente, passou a ser um conhecido resort com spas voltados à saúde. Em 1870, a chegada da estrada de ferro impulsionou o desenvolvimento da cidade. O centro de Bournemouth conta com uma notável arquitetura vitoriana e sua praia de areia (a maioria das praias no sul da Inglaterra são de pedra) atrai cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos. Entre os principais destaques de Bournemouth estão seu agradável píer, seus belos jardins, suas cabanas de madeira coloridas à beira-mar, e o imperdível Russell-Cotes Art Gallery & Museum.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Bournemouth – Roteiro de 1 dia
3. BRIGHTON
Fundado em 1901, Brighton & Hove Albion Football Club é o time oficial de Brighton and Hove (mais conhecida como Brighton), charmosa cidade litorânea do sul da Inglaterra, na região de East Sussex. Seu estádio oficial é o Falmer Stadium (também conhecido como American Express Community Stadium ou simplesmente Amex Stadium, devido a um acordo de patrocínio), com capacidade para quase 31 mil pessoas. O título mais relevante do clube é a Supercopa da Inglaterra de 1910. O estádio oferece tours guiados para grupos de 4 a 70 pessoas mediante pedido e custam a partir de £90 por grupo. Os tours incluem visita às dependências do estádio, ao Albion Museum, áreas de imprensa, vestiários, sala de troféus, entre outras. Caso seja do seu interesse fazer uma visita guiada pelo estádio, envie um email para group.tours@brightonandhovealbion.com.

Aproveite o passeio para conhecer a simpática cidade de Brighton, uma das minhas favoritas no sul da Inglaterra. A cidade começou a atrair mais visitantes após a instalação de uma ferrovia que a ligava a Londres, tornando-se um importante ponto de embarque de barcos que viajavam para a França. Brighton também ficou famosa como um resort para banhos de mar terapêuticos como uma suposta cura para doenças. O Príncipe Regente (que depois se tornou rei George IV) passava boa parte do tempo na cidade e decidiu construir um palácio, o imperdível Royal Pavilion, o único palácio real inglês que não pertence mais à Coroa Britânica, em estilo indo-sarraceno predominante na Índia durante a maior parte do século XIX. Outros destaques da cidade são o Brighton Museum & Art Gallery, principal museu e galeria de arte da cidade; as The Lanes, ruelas super estreitas, um fabuloso labirinto de becos tortuosos; o Brighton Palace Pier, um píer construído em 1899; a Brighton Beach, uma praia de pedra super animada; e o British Airways i360, um observatório móvel, localizado em uma torre de 162 metros de altura.
Leia mais: Inglaterra: A cidade litorânea de Brighton – Roteiro de 1 dia
4. BURNLEY
A cidade de Burnley abriga o Burnley Football Club, conhecido como The Clarets, um time fundado em 1882. O clube se tornou um dos primeiros da história a se tornar um time de futebol profissional. O clube começou a fazer parte da FA Cup na temporada 1885-86 e foi um dos 12 membros fundadores da Football League. Desde 1883, manda suas partidas no Turf Moor, um estádio com capacidade para quase 22 mil pessoas. O Burnley F.C. foi campeão da Inglaterra duas vezes, em 1920–21 e 1959–60, ganhou a FA Cup uma vez, em 1913–14. Uma curiosidades é que Burnley é um dos cinco times que venceram todas as quatro divisões profissionais do futebol inglês, junto com Wolverhampton Wanderers, Preston North End, Sheffield United e Portsmouth F.C.. O clube disponibiliza tours guiados de 60 minutos, geralmente, toda as quinta-feira e aos sábados, quando não há jogos, ao custo de £10. É preciso ligar para reservar (veja informações aqui).

Burley é uma cidade de cerca de 96 mil habitantes localizada a pouco mais de 30 km ao norte de Manchester e mais de 370 km ao norte de Londres conhecida por ser um centro regional de excelência para as indústrias de manufatura e aeroespacial. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecê-la, mas parece ser uma cidade bem interessante, com origem no período medieval, tornando-se proeminente durante a Revolução Industrial, quando se tornou um dos maiores produtores mundiais de tecido de algodão e um importante centro de engenharia. Entre as principais atrações da cidade estão o museu Towneley Hall; a residência histórica Gawthorpe Hall; o Thompson Park; a obra de arte Singing Ringing Tree; e o Queen Street Mill Textile Museum, a última tecelagem movida a vapor do século XIX sobrevivente no mundo.
5. LIVERPOOL
Localizada a pouco mais de 340 km ao noroeste de Londres no condado de Merseyside, a cidade de Liverpool não é somente o lar dos Beatles, mas também de dois times de futebol da Premier League: o Liverpool Football Club e o Everton Football Club.
-
- Liverpool F.C.: Fundado em 1892, o Liverpool F.C. foi campeão da Premier League uma única vez, na temporada 2019-20 (e 19 vezes campeão inglês antes da criação da Premier League), campeão da Copa da Inglaterra, Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra, Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa da UEFA. O time joga suas partidas no estádio Anfield Road, com capacidade para pouco mais de 54 mil pessoas. O estádio pode ser visitado mediante uma variedade de tours (a partir de £17) que incluem uma visita às dependências do estádio e ao seu museu (visita somente ao museu por £12).

- Everton F.C.: Fundado em 1878, o Everton F.C. manda seus jogos no estádio Goodison Park, que tem capacidade para quase 40 mil lugares. O Everton é o quarto time inglês com mais títulos nacionais, contando com títulos do Campeonato Inglês (antes de ser criada a Premier League), além de títulos da Copa da Inglaterra, Supercopa da Inglaterra e Recopa Europeia. O Everton oferece alguns tipos de tours guiados pelo seu estádio, que incluem acesso aos vestiários dos jogadores, camarote dos diretores, áreas técnicas, entre outras a partir de £22.

A cidade de Liverpool possui algumas áreas que Patrimônio Mundial da UNESCO e foi eleita pelo Guinness World of Records a “capital internacional do pop“, devido ao surgimento na cidade de uma das bandas mais famosas de todos os tempos, os Beatles. Também possui um porto importante e foi nele que foi registrado o famoso navio Titanic, que naufragou em sua primeira viagem. Entre alguns dos principais destaques da cidade estão: a Radio City Tower, uma torre de 122 metros de altura com um mirante no topo; a região portuária reformada de Albert Dock; o The Beatles Story, museu sobre os Beattles; o Merseyside Maritime Museum, que abriga uma exposição sobre o Titanic e também abriga o International Slavery Museum, um museu emocionante que conta a história da escravidão no mundo; e a Catedral de Liverpool, a igreja mais extensa do mundo, com quase 189 metros de comprimento!
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Liverpool – cidade dos Beatles
6. LONDRES
A incrível capital inglesa é a maior cidade do Reino Unido e reúne o maior número de times que disputam a Premier League, nada menos do que 7 na temporada 2022-23. São eles: Arsenal F.C., Brentford F.C., Chelsea F.C., Crystal Palace F.C., Fulham F.C., Tottenham Hotspur F.C., e West Ham United F.C.. Em seguida, conheça um pouquinho sobre cada um deles.
- Arsenal F.C.: Fundado em 1886, o Arsenal Football Club é um dos clubes mais vitoriosos do futebol inglês, sendo o terceiro em número de títulos, que incluem o Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Recopa Europeia, Liga dos Campeões, entre outros. É o único time que ganhou a Premier League de maneira invicta. Seu estádio, no distrito de Holloway, em Islington, no centro de Londres, é o Emirates Stadium, com capacidade para quase 61 mil pessoas e oferece tours auto guiados a partir de £27 (compre com cancelamento grátis aqui), que incluem uma visita ao museu do clube, o qual conta toda sua história desde sua criação, seu primeiro estádio, a construção do atual Emirates Stadium, além de destacar grandes vitórias e grandes jogadores até os dias atuais.
Leia mais: Futebol: Museu e Tour no estádio do Arsenal em Londres
- Brentford F.C.: Fundado em 1889, o Brentford Football Club, conhecido como “The Bees” tem com símbolo uma abelha e manda suas partidas no Brentford Community Stadium (atualmente conhecido como Gtech Community Stadium), com capacidade para pouco mais de 17 mil lugares. É um time de menor porte, localizado em Brentford, área suburbana a oeste de Londres, cuja principal conquista foi ser campeão da 2ª divisão do Campeonato Inglês. O estádio oferece tours em datas selecionadas ao longo da temporada a partir de £20.

- Chelsea F.C.: Fundado em 1905, o Chelsea Football Club é um dos três clubes mais vitoriosos do futebol inglês em campeonatos internacionais, juntamente com o Liverpool F.C. e o Manchester United F.C. O Chelsea coleciona títulos nacionais, continentais e mundiais, incluindo o Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Super Copa da Inglaterra, Liga dos Campeões, Liga Europa, Recopa Europeia, Supercopa da UEFA, e Mundial de Clubes da FIFA. O time manda seus jogos no Stamford Bridge, um estádio para quase 42 mil pessoas localizado no bairro de Fulham. O estádio disponibiliza tours guiados diários pelo estádio. Além do tour tradicional tour tradicional que visita o gramado, arquibancadas, sala de imprensa, vestiários e dá acesso ao museu do clube, há também tours especiais, inclusive na presença de ex-jogadores do clube. Compre tickets com cancelamento grátis neste link.
Leia mais: Futebol: Museu e tour no estádio do Chelsea em Londres
- Crystal Palace F.C.: Fundado em 1905, o Crystal Palace Football Club, comumente chamado apenas de Palace ou The Eagles (As Águias) é um time de futebol inglês de menor porte, localizado no bairro de Croydon, cuja maior conquista foi a extinta Copa de Membros Ingleses em 1991. O time manda suas partidas no estádio Selhurst Park, com capacidade para pouco mais de 26 mil espectadores. O estádio oferece tours guiados em algumas datas ao longo da temporada. Os tickets custam £22 por pessoa.

- Fulham F.C.: Fundado em 1879, o Fulham Football Club é um clube localizado em Fulham, uma área no distrito de Hammersmith & Fulham, a oeste de Londres. O Fulham é o time profissional mais antigo de Londres que disputa a Premier League. Seus jogos são disputados no Craven Cottage Stadium, que possui capacidade para 19 mil pessoas, e fica relativamente próximo a outro estádio do mesmo bairro, o Stamford Bridge, do Chelsea F.C.. No entanto, o Fulham nunca foi tão bem sucedido como seu vizinho, tendo como principais títulos os de campeão da 2ª e da 3ª divisão do Campeonato Inglês e um título da extinta Taça Intertoto da UEFA, em 2002. O Fulham disponibiliza tours em algumas datas ao longo da temporada, mas você pode pedir mais informações pelo email tours@fulhamfc.com. Os tours estão disponíveis em inglês, espanhol e português e o ticket custa £22 por pessoa.

- Tottenham Hotspur F.C.: Fundado em 1882, o Tottenham Hotspur Football Club é um time sediado no bairro de Tottenham, no norte de Londres. O clube já faturou o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa, a Super Copa da Inglaterra, a Liga Europa e a Recopa Europeia. É considerado um dos times mais ricos da Premier League e um dos integrantes dos “Big Six”, juntamente com Arsenal F.C., Chelsea F.C., Liverpool F.C., Manchester City F.C., e Manchester United F.C.. O clube manda suas partidas no novíssimo Tottenham Hotspur Stadium, inaugurado em 2019, com capacidade para mais de 62 mil espectadores. O estádio oferece alguns tipos de tours para conhecer os bastidores do clube diariamente e com várias opções de horários. Os tickets custam a partir de £27 por pessoa.

- West Ham United F.C: Fundado em 1895, o West Ham United Football Club está sediado em East End, região leste de Londres. Este tradicional clube já conquistou títulos nacionais e continentais, tais como a Copa da Inglaterra, a Supercopa da Inglaterra, a Recopa Europeia e a extinta Copa Intertoto da UEFA. O clube sedia suas partidas no Estádio Olímpico de Londres, também conhecido como London Stadium, em Stratford, construído para receber os Jogos Olímpicos de 2012, juntamente ao Parque Olímpico Rainha Elizabeth. O estádio possui capacidade para 62,5 mil pessoas e disponibiliza tours auto guiados e guiados em suas dependências a partir de £20 (online).
Leia mais: Inglaterra: Tour no Estádio Olímpico de Londres
- BÔNUS EM LONDRES: ESTÁDIO OFICIAL DA SELEÇÃO INGLESA! A Seleção Inglesa de Futebol é uma das duas seleções nacionais mais antigas do futebol juntamente com a seleção da Escócia. As duas seleções disputaram a primeira partida internacional de futebol em 1872. Em 1966, a seleção inglesa ganhou sua única Copa do Mundo, a qual foi disputada dentro de casa e contou com um gol polêmico para garantir a vitória frente a Alemanha Ocidental. O travessão “salvador” está em exposição no Wembley Stadium, em Londres, o estádio oficial da seleção inglesa, que possui 90 mil lugares. O estádio disponibiliza tours diários a partir de £24 para conhecer as principais áreas, incluindo gramado, arquibancadas, salas de imprensa e vestiários. Compre ingressos com cancelamento grátis neste link.
Leia mais: Futebol: Tour no estádio Wembley em Londres
Londres é uma cidade que dispensa apresentações, já que é uma das metrópolis mais fantásticas do planeta. Ela é a sede oficial do governo do Reino Unido, residência oficial da família real inglesa, abriga 4 patrimônios mundiais da UNESCO, define o horário mundial através do Meridiano de Greenwich, e conta com uma rica e vasta história. Londres abriga inúmeros museus, galerias, bibliotecas, eventos esportivos e outras instituições culturais. Entre as principais atrações de Londres estão: o Parlamento Britânico e o Big Ben; a Abadia de Westminster (local de coroação dos monarcas britânicos); o Palácio de Buckingham; a London Eye, a roda-gigante de Londres que proporciona vistas incríveis da cidade; o Covent Garden Market; um complexo de restaurantes, lojas; o British Museum, um dos melhores museus do mundo; a Trafalgar Square, uma das principais praças de Londres e onde fica a imperdível National Gallery; a Leicester Square, uma das praças mais famosas de Londres; a Piccadilly Circus, a praça mais iluminada de Londres; as ruas de compras Regent Street e a Oxford Street.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro de 3, 4, 5 dias ou mais
Não deixe de visitar a incrível área da City of London, o centro financeiro da cidade, incluindo a Torre de Londres, uma fortaleza medieval onde estão guardadas as joias da Coroa; a Tower Bridge, a ponte pênsil/basculante mais bonita da cidade; o Leadenhall Market, belíssimo mercado que serviu de cenário para os filmes da saga “Harry Potter””; o mirante gratuito Sky Garden (precisa de reservas antecipadas); a Catedral de St. Paul; e a linda ponte de pedestres Millennium Bridge. Atravessando à ponte, chega-se a Southbank com atrações como The Shard, o prédio mais alto de Londres e um dos mais altos do mundo; o Borough Market, o mercado mais antigo e famoso de Londres; o Shakespeare’s Globe e Tate Modern, um museu de arte moderna imperdível que é gratuito. Outras atrações incluem o bairro de Notting Hill, o bairro de Greenwich, o Palácio de Kensington e uma variedade enorme de museus: Museu de História Natural, Victoria and Albert Museum, Science Museum, entre outros.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
7. LUTON
Luton Town Football Club é o time da cidade de Luton, uma cidade a pouco mais de 50 km da capital inglesa e que abriga um dos 6 aeroportos de Londres. Fundado em 1885, tem como apelido “The Hatters” devido à associação histórica da cidade com o comércio de chapéus. Desde 1905, o clube manda suas partidas no Kenilworth Road, com capacidade para pouco mais de 10,3 mil pessoas. A história do clube é marcada por várias crises financeiras e vários rebaixamentos. Seu campeonato mais importante foi o título da Football League Cup de 1988. O estádio disponibiliza tours guiados por £15. Para mais informações, acesse aqui.

Como fica bem próxima a Londres, Luton pode ser visitada facilmente de trem. Confesso que só estive no aeroporto da cidade e nunca tive a oportunidade de conhecê-la melhor. A cidade tem mais de 225 mil habitantes suas principais atrações são o Wardown Park, um bonito parque que margeia o Wardown Lake; o Stockwood Discovery Centre, um museu com exibições ecléticas da história local, coleção de carruagens e jardim de esculturas; e o Wardown House, Museum and Gallery, uma casa vitoriana com lindas coleções, ao lado do bonito Wardown Park.

8. MANCHESTER
Localizada na região de North West England, a cerca de 330 km ao noroeste de Londres, Manchester é a cidade que abriga dois dos maiores times de futebol da Inglaterra – o Manchester United Football Club e o Manchester City Football Club – sendo a cidade com maior número de títulos da Premier League.
- Manchester City F.C.: Fundado em 1880, o Manchester City F.C. já teve vários nomes (St Mark’s (West Gorton), Ardwick Association Football Club) até ter o nome atual a partir de 1894. O clube acumula títulos da Premier League e já foi campeão da Champions League e da Recopa Europeia. O time comanda suas partidas no Etihad Stadium, com capacidade para mais de 53 mil pessoas, que disponibiliza tours que incluem visita às suas dependências, uma experiência audiovisual no vestiário, um filme sobre a história do clube em cinema 360º e muito mais! Agendando online, você. conseguirá 15% de desconto com tickets a partir de £25.

- Manchester United F.C.: Fundado em 1878, os “diabos vermelhos” acumulam títulos nacionais, continentais e mundiais, incluindo o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa, a Supercopa da Inglaterra, a Liga dos Campeões, a Liga Europa, a Recopa Europeia, a Supercopa da UEFA, a Copa Intercontinental e a Mundial de Clubes da FIFA. O time manda suas partidas no Old Trafford, estádio com capacidade para 76 mil pessoas que oferece tours guiados nas suas dependências e museu do clube a partir de £25.
Leia mais: Futebol: Museu e Tour no estádio do Manchester United
Estes dois times incríveis usam o nome da cidade em que nasceram, a incrível Manchester. A cidade começou a se expandir de maneira surpreendente somente na virada do século XIX e, em 1853, que ganhou o status de cidade. O crescimento não organizado ocorreu devido à implantação de inúmeras fábricas de produtos têxteis durante a Revolução Industrial. É por este motivo que Manchester é considerada a primeira cidade industrializada do mundo. A cidade respira futebol e já recebeu diversas competições de futebol, inclusive a Copa do Mundo da FIFA (1966). Além disso, em Manchester está instalado o Museu Nacional do Futebol, com 2,5 mil itens, incluindo chuteiras, bolas, pinturas, cartões postais e cerâmicas. Outras atrações de destaque na cidade são: a Manchester Art Gallery, com sua coleção de mais de 25 mil objetos; o lindo prédio da Prefeitura de Manchester, em estilo vitoriano e neogótico; a John Rylands Library, biblioteca que abriga uma das coleções mais ricas e únicas do mundo, contando com livros, mapas, obras de arte e objetos; a linda Catedral de Manchester, construída em estilo gótico entre 1421 e 1882; o imperdível Museum of Science and Industry; e o Castlefield, uma grande área de conservação, onde estão as ruínas dos primórdios de Manchester, quando ela era chamada pelos romanos de Mancunium.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Manchester – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias
9. NEWCASTLE UPON TYNE
Fundado em 1892, a partir da fusão de dois clubes locais, o Newcastle United Football Club é considerado um dos principais times de futebol da Inglaterra e fica localizado no condado de Tyne and Wear, na simpática cidade de Newcastle upon Tyne, a maior do norte do país. O time já foi campeão algumas vezes do Campeonato Inglês (antes de se tornar Premier League), Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra. O Newcastle manda suas partidas no St James’ Park Stadium, com capacidade para mais de 52 mil pessoas. O time oferece alguns tipos de tours pelo seu estádio, sendo o Classic Tour o mais procurado por contar a história do clube e do estádio. O preço é de £18 por pessoa (inclui desconto de 10% comprando online).

A cidade que dá nome ao clube chama-se Newcastle upon Tyne, cortada pelo rio Tyne e fica a 400 km ao norte de Londres e a pouco mais de 150 km ao sul de Edimburgo, capital da Escócia. Newcastle cresceu como um importante centro para o comércio de lã no século XIV, e mais tarde se tornou uma importante área de mineração de carvão. Seu porto se desenvolveu ao longo do século XVI e, juntamente com os estaleiros navais mais abaixo no rio Tyne, estava entre os maiores centros de construção naval e reparação de navios do mundo. Grainger Town é o coração histórico de Newcastle upon Tyne e incorpora ruas clássicas, incluindo atrações como Grainger Market, Theatre Royal, Grey Street, Grainger Street e Clayton Street. Entre as principais atrações da cidade destacam-se: o Castelo de Newcastle, uma fortificação medieval; Quayside, uma área que margeia o rio Tyne ao longo do antigo cais.; a Catedral de St. Nicholas do século XII; e diversas ruínas da antiga Muralha da Cidade Medieval.
Leia mais: Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
10. NOTTINGHAM
E em meio à Floresta de Sherwood encontramos Nottingham! Sim, a cidade de Robin Hood realmente existe e nela fica o Nottingham Forest Football Club, um time de futebol fundado em 1865 que manda seus jogos no City Ground Stadium, um estádio com capacidade para mais de 30 mil pessoas. O Forest é um dos quatro clubes ingleses que conquistou a Champions League mais de uma vez, nas temporadas de 1978-79 e de 1979-80. O estádio oferece tours guiados de cerca de 90 minutos pelos vestiários, túnel de acesso ao gramado, camarotes e mais. O preço é de £15 por pessoa (até 25 pessoas por tour) e as reservas podem ser feitas por telefone ou pessoalmente na bilheteria.

A cidade que dá nome ao time fica em Nottinghamshire a cerca de 200 km ao norte de Londres e tem aproximadamente 330 mil habitantes. Embora tenha sido fundada por volta do ano 600, só foi elevada ao status de cidade em 1897, como parte das celebrações do Jubileu de Diamante da Rainha Victoria. Nottingham é famosa pela história de Robin Hood, que teria vivido no século XII, nos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão e das Cruzadas. Perseguido pelo xerife de Nottingham, Robin Hood costumava se esconder na Floresta de Sherwood, uma reserva natural de 4 km2, localizada a 35 km ao norte da cidade. Existe uma série de 12 painéis espalhados pela cidade com informações e histórias sobre a vida de Robin Hood. Entre as principais atrações de Nottingham estão: o antigo Castelo de Nottingham, que se tornou uma galeria de arte; a Old Market Square (Praça do Mercado Velho), que a praça mais importante de Nottingham; o Nottingham Contemporary, um museu e centro de arte contemporânea da cidade; City of Caves (Cidade das Cavernas) faz parte de um labirinto escondido de mais de 500 cavernas de arenito originais embaixo das ruas de Nottingham que remontam à Era Medieval; e o imperdível Museu das Galerias da Justiça, que usa salas de tribunal, calabouços e prisões originais, juntamente com várias galerias para exibir coleções de justiça, lei, crime e punição de maneira interessante e interativa.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
11. SHEFFIELD
A cidade de Sheffield tem uma longa herança esportiva e é o lar do clube de futebol mais antigo do mundo, Sheffield F.C., fundado em 24 de outubro de 1857. Em 1878, o estádio que recebeu a final do primeiro torneio de futebol do mundo foi o Bramall Lane, que pertencia ao Sheffield F.C. Ele é o mais antigo estádio de futebol do mundo que ainda sedia jogos profissionais. Desde 1889, o Bramall Lane pertence a outro time da cidade, o Sheffield United Football Club, fundado em 1889, que está na Premier League da temporada 2024. Há tours guiados de 90 minutos disponíveis pelo estádio de 32,6 mil lugares, mas não costumam ser frequentes. Veja mais informações aqui.

Sheffield é uma das maiores cidades inglesas em termos de população, contando com pouco menos de 600 mil habitantes. Sheffield se desenvolveu muito a partir de suas raízes industriais a partir do século XIX, quando ganhou reputação internacional pela produção de aço. Foi na “Steel City” (Cidade do Aço) que muitas inovações foram desenvolvidas, incluindo o aço inoxidável, descoberto por Harry Brearley, em 1912, em seu laboratório em Sheffield. Entre as principais atrações da cidade estão: a Catedral de Sheffield, construída a partir do ano 1200 em estilo gótico; o Winter Garden, uma das maiores estufas temperadas já construídas no Reino Unido, com 70 metros de comprimento e 22 metros de altura; entre outras. Próxima à cidade fica a Chatsworth House, a mansão que é o lar do duque de Devonshire e da família Cavendish desde 1549 e já foi cenários de filmes icônicos como “Orgulho e Preconceito” (2005).
Leia mais: Sheffield: cidade do 1º time de futebol do mundo e das regras do jogo
12. WOLVERHAMPTON
Localizada no condado de West Midlands, Woverhampton é uma cidade de pouco mais de 260 mil habitantes que é o lar do time de futebol Wolverhampton Wanderers Football Club, também conhecido como Wolves. Fundado em 1877, como St. Luke’s F.C., os Wolves mudaram de nome dois anos depois. Nos anos 1950, ganharam a Liga Inglesa por três vezes. Durante os anos 1980, sofreu com uma crise financeira muito grave, sendo rebaixado quatro vezes. Depois de ficar 39 anos fora de competições organizadas pela UEFA, o time foi até as quartas-de-final da UEFA Europa League em 2020. O time sedia suas partidas no Molineux Stadium, com capacidade para pouco mais de 32 mil pessoas. É possível visitar o Wolves Museum, o museu do clube, que conta detalhes sobre sua história. O clube oferece tours às sextas, sábados e domingos com aproximadamente 1 hora de duração. Tours privados estão disponíveis no estádio, mas é preciso entrar em contato antecipadamente pelo email museum@wolves.co.uk para checar preços e agendar a visita.

Ainda não tive a oportunidade de visitar Wolverhampton, mas a cidade parece ser muito simpática, interessante e com uma rica história. Entre as principais atrações, destacam-se: as áreas verdes do West Park; a Wolverhampton Art Gallery, a maior galeria de arte da cidade com um importante acervo de pinturas barrocas flamengas; a Wightwick Manor and Gardens, casarão vitoriano construído e mobiliado sob a influência dos movimentos Arts and Crafts e do Esteticismo; Moseley Old Hall, famoso palácio que serviu como local de descanso para o rei Charles II durante sua fuga para a França após a derrota na Batalha de Worcester, em 1651 ; e a St Peter’s Collegiate, principal igreja da cidade e que, no passado, foi uma capela real.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Londres:
- O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
- Dicas de Hospedagem em Londres: sugestões de bairros e hotéis
- Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
- Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres
- 45 lugares para ver Londres do alto (atrações e restaurantes)
- 20 casarões históricos em Londres
- 15 atrações incríveis para conhecer em um bate-volta de Londres
- 12 residências reais em Londres abertas à visitação