Última atualização: 10/01/2019
Victoria and Albert Museum (V&A) é um museu que surpreende qualquer visitante. E não é à toa, já que ele é considerado um dos maiores museus do mundo! Se você gosta de artes decorativas, o museu é um prato cheio, com um acervo gigantesco!
V&A – VICTORIA AND ALBERT MUSEUM EM LONDRES
Fundado em 1852, o Victoria and Albert Museum é o maior museu de artes decorativas e design de Londres, com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos. O nome do museu é uma homenagem à Rainha Victoria e ao seu marido, o Príncipe Albert. Para se ter uma ideia da grandiosidade deste museu, ele possui 5,1 hectares e seu acervo está distribuído em 145 galerias!

Sua coleção abrange 5 mil anos da história da arte, desde os tempos antigos até os dias de hoje, com obras da Europa, América do Norte, Ásia e Norte da África. O acervo conta com artigos em cerâmica, vidro, têxteis, vestuário, prata, ferragens, joias, móveis, objetos medievais, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias. Além da imensa coleção permanente, o museu abriga várias exposições temporárias de temas variados (entrada paga). Olha, tem tanta coisa nesse museu que é bem fácil se perder lá dentro!

Curiosidades
- Itália: O museu possui a maior coleção do mundo da escultura pós-clássica, com as participações de artigos do Renascimento italiano, sendo o maior fora da Itália.

- Ásia: Os departamentos da Ásia incluem: arte do Sul da Ásia, China, Japão, Coreia do Sul e do mundo islâmico. As coleções do Leste Asiático estão entre os melhores da Europa, com pontos fortes em cerâmica e metalurgia, enquanto a coleção Islâmica está entre os maiores do mundo ocidental.

- Rodin: François-Auguste-René Rodin (1840-1917) é considerado por muitos como o primeiro escultor “moderno”. Em 1914, ele presenteou o Victoria and Albert Museum com uma coleção de esculturas feitas em bronze, mármore e terracota em homenagem aos soldados britânicos e franceses que lutaram lado-a-lado na Primeira Guerra Mundial. Esta exposição está logo na entrada do museu, em uma ampla sala.

COMO VISITAR O VICTORIA AND ALBERT MUSEUM
Antes de começar a andar pelos corredores do museu, estude o mapa das exibições e priorize as áreas que tem mais interesse. O mapa pode ser adquirido no formato papel por £1, ou baixar o folheto no site oficial. Abaixo, reproduzimos o mapa das galerias e, em seguida, separamos o acervo por coleções e indicamos as salas em que estão expostas.



RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COLEÇÕES DO VICTORIA AND ALBERT MUSEUM
1. PINTURAS
- Descrição: A coleção de pinturas inclui pinturas britânicas e europeias a óleo e aquarela, bem como mais de 2 mil miniaturas. Os destaques incluem os desenhos de Rafael e grandes obras de William Turner e John Constable.
- Onde encontrar: Salas 81 e 82; 87 a 88a

2. FOTOGRAFIAS
- Descrição: Victoria and Albert Museum começou a adquirir fotografias em 1852, e sua coleção é hoje um dos maiores e mais importantes do mundo.
- Onde encontrar: Salas 38a; 100

3. TÊXTEIS
- Descrição: V&A mantém uma coleção nacional de têxteis e de moda, que inclui mais de 75 mil objetos individuais ou conjuntos de objetos que se estendem por um período de mais de 5 mil anos, a partir do Antigo Egito até os dias atuais.
- Onde encontrar: distribuídos em várias áreas do museu

4. TEATRO E PERFORMANCE
- Descrição: As coleções de peças de teatro e performance documentam a prática corrente e o histórico de todas as áreas de artes cênicas no Reino Unido, incluindo teatro, dança, ópera, circo, marionetes, comédia, teatro musical, figurinos, cenografia, popular música e muito mais.
- Onde encontrar: Salas 103 a 106b

5. SUL DA ÁSIA
- Descrição: As colecções do Sul e Sudeste da Ásia compreendem cerca de 60 mil objetos, incluindo cerca de 10 mil produtos têxteis e de 6 mil pinturas que cobrem o subcontinente indiano desde o sul dos Himalaias, incluindo a Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka e Afeganistão.
- Onde encontrar: Salas 41 e 47b

6. ARQUITETURA
- Descrição: No museu estão expostas extensas coleções do V&A e do Royal Institute of British Architects (RIBA). Juntos, eles formam o recurso arquitetônico mais abrangente do mundo.
- Onde encontrar: Salas 127 e 128a

7. MODA
- Descrição: Abrangendo 5 séculos, a coleção de moda é a maior e mais abrangente coleção de vestido do mundo. Os principais itens na coleção incluem vestidos raros do século XVII e XVIII, moda noturna dos anos 1930, moda diurna dos anos 1960 e costura do pós-guerra.
- Onde encontrar: Sala 40

8. JOIAS
- Descrição: V&A tem uma das melhores e mais abrangentes coleções de jóias do mundo. Mais de 3 mil peças contam a história de jóias na Europa desde a antiguidade até os dias atuais.
- Onde encontrar: Salas 91 a 93

9. CERÂMICAS
- Descrição: As coleções de cerâmica do Victoria and Albert Museum são incomparáveis em qualquer lugar do mundo, abrangendo a história da produção de cerâmica fina de cerca de 2500 a.C. até os dias atuais.
- Onde encontrar: Salas 136 a 146

10. EUROPA DE 1600 A 1815
- Descrição: Nesta exposição, mais de 1100 objetos a partir de arte europeia dos séculos XVII e XVIII. 18 são exibidos em um conjunto de sete galerias. A coleção inclui algumas das obras magníficas.
- Onde encontrar: Salas 1 a 7

11. ORIENTE MÉDIO ISLÂMICO
- Descrição: V&A possui mais de 19 mil itens do Oriente Médio e Norte da África, que vão desde o período pré-islâmico (século VII) ao início do século XX.
- Onde encontrar: Sala 42

12. VIDRO
- Descrição:
- Onde encontrar: Salas 83 e 84; 129; 131

13. ARTE MEDIEVAL
- Descrição: As coleções de arte medieval contam a história da colorida arte Europeia e e cultura desde a queda do Império Romano ao início do Renascimento (aproximadamente, do ano 300 até 1500). A coleção é excelente por seu alcance e profundidade, que reúne tesouros de arte sacra e secular de toda a Europa.
- Onde encontrar: Salas 8 a 10c

14. JAPÃO
- Descrição: O museu tem ampliado sua coleção de arte japonesa desde que foi fundado em 1852. Atualmente, detém uma das coleções mais abrangente do mundo, incluindo cerâmica, laca, armas e armaduras, carpintaria, serralharia, têxteis e vestido, gravuras, pinturas, esculturas e moderna e ofícios estúdios contemporâneos.
- Onde encontrar: Sala 45

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
V&A CAFÉ
O Café do Victoria and Albert Museum é uma delícia e conta com muitas opções. Há uma interna grande com vários tipos de alimentos e áreas para sentar; e uma área externa localizada em um pátio central a céu aberto, com obras de arte, mesinhas e cadeiras, uma fonte de água em que as crianças adoram se divertir nos dias quentes.
- Horário: de sábado a quinta de 10h às 17h15 / sexta de 10h às 21h30
- Importante: o Café fecha no inverno nos meses de dezembro e janeiro
- Cardápio: confira o menu neste link

COMO CHEGAR
Para acessar o museu de metrô, a maneira mais fácil é descer na estação South Kensington, utilizando as linhas: Piccadilly Line (marinho), District Line (verde), Circle Line (amarela).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Victoria & Albert Museum
- Endereço: Cromwell Rd, Knightsbridge, London SW7 2RL
- Horários: diariamente de 10h às 17h45 (sexta-feira até 22h) / última sexta-feira de cada mês (exceto em dezembro e setembro) acontece a Friday Late, uma festinha entre 18h30 e 22h
- Entrada: gratuita para o acervo permanente / paga para exposições especiais
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Londres:
- Piccadilly Circus: a praça mais iluminada de Londres
- Tour na Tower Bridge: a ponte mais linda de Londres
- Londres: pinturas fantásticas na National Gallery
- Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise
- Londres: Como visitar o Palácio de Buckingham
[…] da galeria nacional, e muitas vezes esquecida, exatamente por isso, a National Portrait Gallery é focada apenas em retratos. Ela conta a história britânica através deles, desde o século XVI […]
[…] prédio na região de Kensington, que é bem conhecida pela presença de importantes museus como o Victoria and Albert, Science Museum, Museu de História Natural e Serpentine Galleries. O novo edifício é três vezes […]
[…] V&A – Victoria and Albert Museum em Londres […]
[…] V&A – Victoria and Albert Museum em Londres […]
[…] V&A – Victoria and Albert Museum em Londres […]
[…] da história da banda, celebrando seus 50 anos de existência. Ela foi organizada pelo V&A Museum, pelos membros da banda e pelos Iconic Entertainment […]
[…] no Reino Unido. Após a Segunda Guerra Mundial, os móveis da Osterley House foram vendidos para o Victoria and Albert Museum. Em 1991, o National Trust assumiu a administração da propriedade e recebeu diversos […]
[…] Em 1948, a casa foi doada para administração do National Trust. Os estábulos e outros edifícios periféricos foram vendidos e grande parte da propriedade restante vendida em leilão em 1949. O conteúdo da casa foi comprado pelo governo que os confiou ao Victoria e Albert Museum. […]
[…] de Kensington, principalmente, seus museus (Museu de História Natural, Museu da Ciência, Museu Victoria and Albert e Design Museum). Neste post, daremos sugestões de 20 casarões em Londres também nestas […]
[…] A decoração dos cômodos da Fenton House surpreendem pelo requinte e bom gosto. Há muitas obras decorativas e a coleção de porcelanas espalhadas pelas salas e quartos é lindíssima. Um dos objetos mais impressionantes ainda na Fenton House é uma caixa de joias magnificamente decorada. No entanto, nem toda a coleção acumulada por Lady Binning ao longo dos anos está em exposição na Fenton House, já que há vários objetos que podem ser vistos no Victoria & Albert Museum, um museu incrível de arte decorativa no centro de Londres (Leia mais: V&A – Victoria and Albert Museum em Londres). […]
[…] decorativas de Londres, que fica logo em frente! Já escrevemos sobre o incrível museu no post V&A – Victoria and Albert Museum em Londres. Outra dica é conhecer o Science Museum, o museu da ciência, que conta com um acervo […]
[…] V&A – Victoria and Albert Museum em Londres […]