Última atualização: 10/01/2019
A National Gallery é uma deslumbrante pinacoteca em Londres, em que é possível encontrar coleções de pintores consagrados como Caravaggio, Rembrandt, Leonardo da Vinci, Botticelli, Monet, Picasso e Van Gogh. Prepare calçados confortáveis para andar sem descanso pelos corredores desta belíssima galeria de arte.
NATIONAL GALLERY
Foi na National Gallery que eu, Ana, tive uma das experiências mais agradáveis em Londres. Depois de ter visitado o incrível British Museum no dia anterior, eu estava louca para ver quadros! E nada melhor do que ir a uma galeria de arte que possui em seu acervo nada menos que 2,3 mil pinturas que datam de meados do século XIII até os primeiros anos do século XX. Considerada um dos principais museus da Europa, a National Gallery foi fundada em 1824 e é mais um dos vários museus de Londres com entrada gratuita para a coleção permanente! A galeria, localizada na Trafalgar Square, uma das praças mais emblemáticas de Londres, recebe anualmente em torno de 4,5 milhões de visitantes. O edifício que abriga a galeria é terceiro a abrigar a National Gallery ao longo da história. Com uma arquitetura imponente, ele foi projetado por William Wilkins de 1832 a 1838 e é o grande destaque da praça.


Inicialmente, a coleção estava destinada para deleite da elite inglesa, mas devido ao imenso edifício, o museu acabou chamando atenção de toda Europa e acabou se tornando um local bastante visitado por pessoas de diversos cantos da Europa. Durante a Segunda Guerra Mundial, por receio de bombardeios que pudessem destruir as obras, a Galeria fechou as portas para levar as pinturas para um lugar seguro. E, felizmente, tudo isso foi planejado porque bombas destruíram diversas partes da galeria, mas nenhuma das pinturas foi destruída. Internamente, a galeria é muito bela, com salas decoradas, sofás confortáveis para sentar e admirar as obras. O grande destaque arquitetônico fica por conta da cúpula no centro do edifício que permite a entrada de luz e traz ainda mais beleza para o local.



RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO ORGANIZAR A VISITA À NATIONAL GALLERY
A primeira coisa para ajudar a organizar uma visita à National Gallery e conhecer o mapa da galeria. Embora a entrada seja gratuita, o folheto com o mapa do local custa £1. Para não pagar o valor, você pode baixar o mapa neste link e levar com você no celular ou tablet. É no Level 2 que está localizada a maior parte das pinturas. Nos demais, é possível encontrar exposições temporárias, especiais, teatros em que são realizadas palestras e outros eventos.
Level 2

Entrando no museu, pegue seu audio guide (há vários tipos de tours disponíveis a uma pequena taxa) e suba as escadas (ou pegue o elevador) até o Level 2. Lá está a maior parte da exposição da galeria, organizada em área de acordo com os séculos, conforme mostra a figura.

- Séculos XIII a XV: Aqui estão expostas as pinturas do pré-Renascimento. Destaque para os quadros de Botticelli, Leonardo da Vinci e Raphael. Veja o quadro “The Burlington House Cartoon” de Leonardo da Vinci na Sala 51; pinturas de Botticelli nas salas 57 e 58; e várias pinturas de Raphael na sala 60.

- Século XVI: Pinturas incríveis do Renascimento e Maneirismo. Há grandes nomes nesta área como Bruegel (sala 14), Veronese (Sala 9) e Michelângelo (sala 8).

- Século XVII: Esta é a parte da exposição com o acervo Barroco. Destaque para pinturas de Caravaggio (salas 29 e 32), Claude (salas 15 e 20) e Rembrandt (Salas 23 e 24).

- Século XVIII ao início do século XX: Tenho que confessar que esta é a minha área favorita na galeria e a que mais me rende “UAUs”. Esta parte da exibição conta com pinturas Rococó, Impressionistas e Pós-Impressionistas. Destaque para os quadros de Cézanne e Van Gogh (Sala 45), Goya (Sala 39), Monet (Sala 41). Eu, particularmente, não conseguia tirar os olhos do quadro “The Water-Lily Pond” de Monet! Um sonho! 🙂

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
RESTAURANTE
Entre as andanças pela galeria, uma opção é aproveitar para almoçar por lá. Eu amei a experiência de comer no restaurante The National Dining Rooms todo envidraçado com vista para a Trafalgar Square. Além do ambiente e ótimo atendimento, a comida estava fantástica! O menu inclui tábuas de queijos e frios, saladas, quiches, sanduíches e pratos com carne, risotos e massas. O pedido da vez foi um “pot pie”, tortinha feita de creme com salmão, peixe branco e ervilhas em uma cumbuca de ferro, acompanhada de espinafre refogado. Estava simplesmente divino!


COMO CHEGAR
É bem fácil chegar de metrô até a National Gallery:
- Estação Charing Cross: Northern Line (linha preta); Bakerloo Line (linha marrom)
- Estação Leicester Square: Northern Line (linha preta); Piccadilly Line (linha marinho)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
National Gallery
- Endereço: Trafalgar Square, London WC2N 5DN
- Horários: diariamente de 10h às 18h (sexta até 21h)
- Entrada: gratuita para a coleção permanente / paga para exposições especiais
- Audio guide: £4 (veja os tours disponíveis – o Essential Audio Tour tem em português)
- Restaurante The National Dining Rooms: diariamente de 10h às 17h30 (até 20h30 às sextas)
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Reino Unido:
- Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido
- Por que os britânicos dirigem à esquerda?
- Londres: O incrível e gratuito British Museum
- Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica
- Inglaterra: London Eye, a roda-gigante de Londres
[…] Londres: pinturas fantásticas na National Gallery […]
[…] Londres: pinturas fantásticas na National Gallery […]
[…] Londres: pinturas fantásticas na National Gallery […]
[…] Londres: pinturas fantásticas na National Gallery […]
[…] Londres: pinturas fantásticas na National Gallery […]
[…] National Portrait Gallery fica pertinho da incrível National Gallery e pode ser uma ótima opção visitar os dois no mesmo dia. O acervo da galeria está distribuído […]
[…] há sempre opções originais para presentar nas lojas que ficam em galerias de arte como a National Gallery e o Tate […]
[…] Londres: pinturas fantásticas na National Gallery […]