Última atualização: 20/03/2019
As Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres acabaram faz tempo, mas uma coisa bacana foi o legado deixado pelos Jogos. O Parque Olímpico Rainha Elizabeth continua sendo usado como uma área de entretenimento e esportes para a população ou quem desejar utilizar as áreas. Algumas instalações estão sendo utilizadas pelos times locais e é possível a assistir a partidas ou conferir eventos super bacanas. Confira como aproveitar sua visita ao local.
O PARQUE OLÍMPICO RAINHA ELIZABETH
O Queen Elizabeth Olympic Park (Parque Olímpico Rainha Elizabeth, em português) foi o espaço construído na região de Stratford para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2012. A construção mobilizou mais de 80 mil operários e, mesmo depois do final dos Jogos, muito do que foi feito serviu como legado esportivo para a população londrina. A área de Stratford onde o parque foi construído também tem se desenvolvido muito desde o início das obras. Há um grande shopping e muitas áreas habitacionais estão sendo construídas nas áreas próximas. O local é muito arborizado, decorado com esculturas variadas e com áreas com brinquedos para ser frequentado por pessoas de todas as idades. Por volta de todo o Parque estão gravados os nomes dos vencedores em todos os esportes olímpicos.




ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
O QUE CONHECER NO PARQUE OLÍMPICO
No mapa abaixo você vai encontrar os locais que selecionamos para conhecer, estações de transporte público e alguns lugares para se alimentar. Em seguida, falaremos mais sobre eles. Para conferir o mapa interativo oficial, acesse este link.
1. INSTALAÇÕES ESPORTIVAS OLÍMPICAS
- Estádio Olímpico de Londres: O Estádio Olímpico de Londres foi construído para as Olimpíadas de 2012 e foi palco da festa de abertura, encerramento e disputas de provas do atletismo. Desde agosto de 2016, é possível fazer um tour completo pelas arquibancadas, gramado e vestiários. Após o calendário olímpico, o estádio já sediou o Mundial de Rúgbi em 2015 e sediará o Mundial de Atletismo de 2017 (4 a 13 de agosto), que marcará a despedida definitiva de Usain Bolt. Desde 2016, o estádio é palco dos jogos do clube de futebol West Ham United F.C., que disputa a Premier League, a principal liga de futebol do Reino Unido. Além de eventos esportivos, o Estádio Olímpico de Londres também recebe outros eventos, como concertos musicais.
Leia mais: Inglaterra: Tour no Estádio Olímpico de Londres

- Centro Aquático de Londres: Aqui foram disputadas as provas de natação e saltos ornamentais. O edifício é incrível, com uma arquitetura que simula uma onda. Na parte interna, o local é amplo e muito bonito e está aberto para uso. Para quem não quiser usar as piscinas é possível apenas entrar para conhecer pagando uma taxa de £1. Confira os preços para uso das piscinas neste link e os horários de abertura aqui.


- Copper Box Arena: Esta é a instalação utilizada nas Olimpíadas para sediar os jogos de basquete, handebol, badminton entre outros. Atualmente, o local sedia os jogos do time de basquete London Lions. É possível usar as quadras para praticar esportes também. Confira os preços neste link e os horários de funcionamento aqui.
- Lee Valley VeloPark: Este belo edifício foi utilizado como Velódromo dos Jogos Olímpicos de 2012. O local está aberto diariamente de 9h às 22h e diferentes eventos acontecem ao longo do ano (confira o calendário aqui).

- Lee Valley Hockey & Tennis Centre: Nestas instalações, que eram conhecidas como Eton Manor, foram disputadas as partidas de hockey e de tênis durante as Olimpíadas. O local continua com a mesma estrutura anterior e pode ser utilizado pelo público em geral. O horário de funcionamento é de segunda a sexta de 8h30 às 22h30, e sábado e domingo de 8h às 20h.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
2. ARCELORMITTAL ORBIT
O ArcelorMittal Orbit é a maior escultura de metal de Londres, com 114.5 metros de altura. É a maior peça de arte pública da Grã-Bretanha e se tornou um legado importante das Olimpíadas de 2012. Lá de cima é possível ver todo o Parque Olímpico Rainha Elizabeth a partir de duas plataformas de observação. A estrutura foi projetada pelos artistas Sir Anish Kapoor e Cecil Balmond. O ArcelorMitall Orbit representou um avanço radical no campo arquitetônico com a combinação de escultura com engenharia estrutural, combinando estabilidade e instabilidade em um trabalho que os visitantes podem se envolver e experimentar através de uma passarela em espiral incorporada. A estrutura incorpora o mais alto e mais longo (178 metros) túnel do mundo, projetado por Carsten Höller. Para os corajosos, é possível descer pelo túnel como em um escorregador gigante.
- Endereço: Queen Elizabeth Olympic Park, 3 Thornton St, London E20 2AD, UK
- Horários: de segunda a sexta de 11h às 17h / sábado e domingo de 10h às 16h
- Entrada: £16.50 – compre online neste link
View this post on Instagram
3. ANÉIS OLÍMPICOS E OS AGITOS PARALÍMPICOS
Os símbolos que representam as Olimpíadas (Anéis Olímpicos) e Paralimpíadas (Agitos) são esculturas construídas para os Jogos que ainda permanecem no local, rendendo ótimas fotos. Os Agitos são mais fáceis de fotografar, mas o Anéis exigem que você ande mais até o final do Parque Olímpico e suba em uma pequena colina, pertinho do Velódromo.
View this post on Instagram

4. OUTROS EVENTOS
É legal ficar de olho no calendário de eventos do Parque Olímpico. Existe a possibilidade de fazer passeios de barco ou pedalinho pelo canal, assistir a partidas de eventos esportivos ou conferir de pertinho um show musical no estádio Olímpico. Confira a agenda de eventos no complexo neste link.


ONDE COMER E COMPRAR
Shopping Center:
- Westfield Stratford City: grande shopping center com muitas lojas e restaurantes (Olympic Park East London, Montfichet Rd, London E20 1EJ, UK)
- Jamie’s Italian: fica na área externa do shopping Westfield – confira nossa experiência neste post (Westfield Stratford City, 158 The Street, London E20 1EN, UK)
Dentro do Parque Olímpico:
- The Podium Bar & Kitchen (Queen Elizabeth Olympic Park, London E20 2AD, UK)
- Unity Kitchen Timber Lodge Cafe (Queen Elizabeth Olympic Park, 1A Honour Lea Ave, London E20 1DY, UK)
Cafés dentro das Arenas:
Restaurantes nas áreas próximas:
- Darkhorse Restaurant Bar (16 Victory Parade, East Village, London E20 1FS, UK)
- Signorelli (7 Victory Parade, London E20 1FS, UK)
- Tina We Salute You (2 Olympic Park Ave, London E20, UK)
- Veja mais opções neste link

COMO CHEGAR
- Metrô: Estação Stratford atendida pela Jubilee Line (cinza) e Central Line (vermelha)
- Overground: Estação Hackney Wick
- DLR (trem leve de superfície): Estações Stratford e Pudding Mill Lane
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Queen Elizabeth Olympic Park
- Endereço: Londres E20 2ST
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira mais atrações esportivas em Londres:
- Londres: Museu do Tênis e Tour nas quadras de Wimbledon
- Futebol: Tour no estádio Wembley em Londres
- Futebol: Museu e Tour no estádio do Arsenal em Londres
- Futebol: Museu e tour no estádio do Chelsea em Londres
[…] > STRATFORD | Leia mais: Londres: Conheça o Parque Olímpico Rainha Elizabeth […]
[…] cidade, antes de uma descida até a base do local do outro lado. Da plataforma, é possível ver o Parque Olímpico, o bairro histórico de Greenwich e o bairro de Canary […]
[…] Londres: Conheça o Parque Olímpico Rainha Elizabeth […]
[…] Londres: Conheça o Parque Olímpico Rainha Elizabeth […]
[…] sobre o West Ham United, sequer lembrava que ele era de Londres. Mas, em uma visita ao belíssimo Parque Olímpico de Londres, aproveitei para fazer um tour. Construído para as Olimpíadas de 2012, o estádio é belíssimo, […]
[…] Londres: Conheça o Parque Olímpico Rainha Elizabeth […]