Última atualização: 10/01/2019
Uma das pontes mais icônicas de Londres é na verdade uma ponte de uso exclusivo para pedestres. E isso é ótimo porque a ponte suspensa Millennium Bridge está estrategicamente localizada proporcionando lindas vistas da St. Paul’s Cathedral e do Tate Modern, o famoso museu de arte moderna da cidade. Esta ponte precisa estar no seu roteiro por Londres e vamos explicar o porquê!
A PONTE SUSPENSA MILLENNIUM BRIDGE
A Millennium Bridge (Ponte do Milênio) é uma ponte suspensa que cruza o Rio Tâmisa em Londres, foi feita para uso exclusivo de pedestres. As construções se iniciaram em 1998 e ela foi inaugurada no ano 2000, véspera do novo milênio. A Millennium Bridge fica localizada entre outras duas pontes de Londres, a Southwark Bridge and Blackfriars Railway Bridge. Quem atravessou a ponte logo no início conta que sentia um certo “movimento” quando caminhava por ela! Por esse motivo, ela recebeu o apelido nada carinhoso de “Ponte Trêmula”! Já pensou que medo? Ela acabou sendo interditada apenas dois dias depois da abertura pelo período de quase dois anos para que modificações fossem feitas para acabar com o “movimento”, reabrindo em 2002.


Uma das coisas mais interessantes desta ponte é que ela foi construída de maneira que ficasse alinhada com a St. Paul’s Cathedral (Catedral de São Paulo), a igreja mais antiga de Londres.

Do lado oposto da ponte fica o incrível museu de arte moderna e contemporânea, o Tate Modern e o Shakespeare Globe Theatre. A partir da Millennium Bridge é possível avistar outra famosa ponte, a Tower Bridge, que fica localizada bem pertinho da Torre de Londres, uma das atrações mais incríveis da cidade; e o The Shard, o arranha-céu em mais alto da Europa, em forma de pirâmide, com seus 310 metros de altura.



O desenho da ponte foi definido através de um concurso organizado em 1996. Com um design futurista, ela combina uma estrutura de aço, bordas laterais de aço inoxidável e o deck foi todo feito em alumínio. Os oito cabos de suspensão são tensionados para puxar com uma força de 2 mil toneladas contra os pilares, sendo suficiente para suportar uma carga de 5 mil pessoas na ponte ao mesmo tempo. Já chegando no final da ponte, perto do Tate Modern, a vista fica ainda mais bonita, já que é possível avistar uma estrutura de vidro esverdeado que abriga uma rampa que leva até o solo, em frente ao museu.


Números da Millennium Bridge:
- Extensão: 325 metros
- Largura: 4 metros
- Custo: £18,2 milhões
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site


DICA PARA FOTO
A entrada para o museu Tate Modern é totalmente gratuita e você pode tirar fotos incríveis de dois lugares do museu, no 6º andar da torre Boiler House há um restaurante chamado Kitchen and Bar, em que você enxergará a ponte através de uma parede envidraçada ou, ainda melhor, na recém inaugurada (junho de 2016) torre Switch House, em que há um terraço aberto no 10º andar que proporciona vistas panorâmicas 360º de Londres.


Para tirar foto da ponte do outro lado também é possível. Uma dica é subir na cúpula da Catedral de St. Paul. A igreja é linda, a entrada é paga, e é preciso ter fôlego para subir os 528 degraus até a cúpula. Mas, a vista compensa!

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO CHEGAR
As estações de metrô mais próximas da Millennium Bridge são:
Do lado da St. Paul’s Cathedral
- Central Line (linha vermelha): estação St. Paul’s
- Circle Line (linha amarela): estações Mansion House, Blackfriars
- District Line (linha verde): estações Mansion House, Blackfriars
Do lado do Tate Modern
- Jubilee Line (linha cinza): estação Southwark
- Northern Line (linha preta): estação Borough
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Reino Unido:
- Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido
- Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica
- Inglaterra: London Eye, a roda-gigante de Londres
Estou amando o blog de vocês .Muito rico em informações úteis.Fotos belíssimas.Desejo sucesso.
Que legal saber que estamos ajudando Niusete!
Veja nosso roteiro completíssimo em Londres para mais dicas: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Leia mais: Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]
[…] Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge […]