Conheça detalhes de como visitar o Palácio de Kensington, um palácio cheio de história, que já foi residência oficial do Príncipe Charles e da Princesa Diana e hoje é o lar do Princípe William e de Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge.
O PALÁCIO DE KENSINGTON
Desde 1689, o Palácio de Kensington funciona como uma Residência Real. Ele está dividido em duas partes: apartamentos de Estado e um lado privado onde membros da família real vivem hoje. Por lá já passaram várias gerações de membros da realeza: Rei William III e Rainha Maria I; Rainha Anne; Rei George I; Rei George II e diversos Príncipes e Princesas. Em 1960, a Princesa Margaret, irmã da Rainha Elizabeth II se mudou para um dos Apartamentos do Palácio. Em 1981, foi a vez do Príncipe Charles e da Princesa Diana também se mudarem para um outro conjunto de apartamentos no Palácio.

Após uma grande reforma de 18 meses, em 2011, o Príncipe William e Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, se mudaram para Kensington. O Duque e a Duquesa de Cambridge passaram a morar no famoso apartamento 1A, que conta com 20 cômodos e é o mesmo apartamento que a Princesa Margaret morava até sua morte, em 2002. Hoje a família ainda conta com mais três membros: o Príncipe George, nascido em 2013; a Princesa Charlotte, nascida em 2015; e o Príncipe Louis, nascido em 2018.

Em 2012, o Príncipe Harry, que morava em Clarence House com seu pai, Príncipe Charles, e sua madrasta, Camilla, a Duquesa de Cornualha, mudou-se para um outro apartamento também no Palácio Kensington e se tornou vizinho de seu irmão William. No entanto, após seu casamento com atriz americana Meghan Markle, Duquesa de Sussex, o casal se mudou com seu filho Archie para a Califórnia, em 2020.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
O QUE VISITAR NO PALÁCIO DE KENSINGTON
Chegue ao Palácio de Kensington pelo lado dos jardins (veja Como Chegar no final do post). Você vai passar pela estátua da Rainha Victoria e caminhar até uma entrada verde, conforme a figura abaixo.

Compre seus ingressos à direita (comprar pela internet é mais barato!) e siga para o “The Vestible” para mostrar os tickets ao funcionário e começar o passeio. Se quiser, pode usar os banheiros antes de começar porque somente há banheiros perto da entrada e perto do Café do Palácio. Quando for ao banheiro, repare nas graciosas placas:

Agora é hora de começar a explorar o Palácio de Kensington! Existem 4 rotas de visita dentro do Palácio, marcada em cores diferentes (Exposições Permanentes: Apartamentos Reais do Rei e Apartamentos Reais da Rainha e duas exposições temporárias). Através dessas rotas, é possível descobrir 4 séculos de história do palácio. Todas as rotas estão localizadas nos andares superiores como no desenho abaixo.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
EXPOSIÇÕES PERMANENTES
Vamos começar falando sobre os Apartamentos do Rei e Apartamentos da Rainha. Ambas as áreas são exposições permanentes dentro do Palácio de Kensington e abertas ao público em geral.

K- APARTAMENTOS DE ESTADO DO REI
Essa parte do Palácio chamada de “King’s State Apartments” se refere a Era Georgiana (anos 1700). Aqui é possível explorar os cômodos restaurados da corte do Rei George II e da Rainha Caroline, descobrindo itens que revelam seus gostos musicais, moda, e artes. Logo no início do tour você vai dar de cara com imponente e belíssima Escadaria do Rei“, com pinturas belíssimas nas paredes. Outro destaque da visita a “The King’s Gallery“, a maior sala de todo Palácio, cheia de obras de arte e um teto esplendoroso.



Q – APARTAMENTOS DE ESTADO DA RAINHA
“Queen’s State Apartaments” retratam a Era dos Stuarts (anos 1690). Aqui é possível descobrir mais sobre a trágica história da Dinastia Stuart através de uma autêntica apresentação da intimidade dos apartamentos criados por Maria II e seu marido William III. As salas são muito mais simples quando comparadas às dos Apartamentos do Rei. O último cômodo da visita foi o quarto em que a Rainha Maria morreu em 28 de dezembro de 1694. Ela tinha contraído varíola uma semana antes e acabou falecendo com apenas 32 anos.



EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
A partir de agora vamos falar sobre áreas de Exposições Temporárias do Palácio de Kensington. Não entraremos em tantos detalhes, pois a ideia é dar um exemplo do que encontrar durante sua visita, mas não é garantido de que quando você for visitar o Palácio serão estas exposições que estarão presentes. Vale a pena consultar o site oficial para mais informações, combinado?
Datas das Exposições Temporárias:
- Victoria Revealed: até 27 de fevereiro de 2017
- Fashion Rules Restyled (na área da Realeza Moderna): até 5 de janeiro de 2017

M – REALEZA MODERNA
Esta área da exposição do Palácio se refere à Dinastia Windsor nos anos 1900. Esta é a dinastia atual, da Rainha Elizabeth II. Esta parte do tour “Fashion Rules Restyled” explora o guarda-roupa de três mulheres da realeza: a Rainha Elizabeth II; sua irmã, a Princesa Margaret; e a Princesa de Gales, Diana. O objetivo desta exibição é mostrar o cuidado nos figurinos da realeza, tendências de moda e os truques dos vestidos reais. As regras para se vestir são: alto impacto; atenção aos detalhes; acessórios de destaque; saber misturar tendência de moda com figurinos adequados para situações diplomáticas; e uso correto das cores.



- Curiosidade: a exposição conta inclusive com um vestido (off-while com bordados em rosa claro) que Lady Di usou em um banquete no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com o ex-presidente Fernando Collor, em 1991. Como a seleção brasileira tinha acabado de perder na Copa do Mundo para a Argentina, os figurinistas tiveram o cuidado de que nenhuma peça do figurino de Diana fizesse referência nem às cores da bandeira brasileira, tampouco às da Argentina.

V – REVELAÇÕES DA RAINHA VICTORIA
A exposição “Victoria Revealed” dá destaque ao longo reinado da Rainha Victoria nos anos 1800. Conheça mais a respeito da mulher, esposa e mãe atrás da coroa. Nesta exposição é possível fazer um tour através dos quartos onde a Victoria passou sua infância e se tornou Rainha. A primeira sala do passeio é o local onde Victoria teve a primeira reunião com o Conselho, assim que soube que era a nova Rainha, com apenas 18 anos.


Victoria reinou por 63 anos (só foi superada recentemente pela Rainha Elizabeth II) e depois da morte de seu marido, Albert, Victoria passou o resto da vida de luto (foram 40 anos!!!), usando somente roupas pretas. Curiosidade: O maior museu de artes decorativas de Londres leva o nome da Rainha Victoria e de seu marido (Leia mais: V&A – Victoria and Albert Museum em Londres).


JARDINS DO PALÁCIO DE KENSINGTON
Os Jardins do Palácio de Kensington eram o favoritos da Princesa Diana. E não é à toa, eles são realmente belíssimos e valem uma boa explorada depois de visitar o Palácio. Dá para escrever um post inteirinho só sobre os jardins, por isso, vamos somente falar de alguns destaques:
- Sunken Garden: Criado em 1908, o jardim é geminado com pavimentação e canteiros de flores ornamentais, em torno de um lago ornamental com fontes. Sem dúvida, é uma das áreas mais bonitas dos jardins, com flores coloridas e muitos vistosas. Sunken Garden ficam colados ao Palácio.
View this post on Instagram
- Cradle Walk: Uma pérgula em arco que rodeia o jardim, formando túneis de plantas. É uma delícia andar por ali, sentar nos bancos e relaxar com a linda vista do Sunken Garden.

- Formal Garden: Muita gente confunde e acha que o Hyde Park ocupa toda aquela extensão verde quando olhamos no mapa. Pois é, metade do que parece ser o Hyde Park, na verdade, hoje é Kensington Gardens. O parque proporciona lindas vistas, áreas ótimas para relaxar e fazer um piquenique, além de belezas incríveis como os Italian Gardens, com fontes decorativas belíssimas. Outras atrações dos Kensington Gardens são a Estátua do Peter Pan, o Albert Memorial e as Serpentine Galleries.

CAFÉS DO PALÁCIO DE KENSINGTON
Existem dois lugares dentro do Palácio para se alimentar. O Café dentro do Palácio e a Orangerie, em um edifício que fica ao lado.
Palace Café
- Serve sanduíches, bolos, chás, cafés
- Não é preciso pagar entrada para o Palácio para frequentar o Café, pois o acesso pode ser feito por uma porta exterior.
- Aberto de março a outubro de 10h às 18h
- Confira o menu neste link
Orangerie
- Serve refeições mais elaboradas em um ambiente mais sofisticado.
- Não é preciso pagar entrada para o Palácio para acessar o Orangerie.
- Aberto de 10h às 18h
- Café da Manhã: 10h às 11h30
- Almoço: 12h às 14h
- Chá da Tarde: 12h às 18h

LOJA DE PRESENTES DO PALÁCIO DE KENSINGTON
Assim que terminar a visita, você pode fazer umas comprinhas na lojinha do Palácio que fica ao lado do Palace Café. Lá dá para comprar várias lembrancinhas reais, chaveiros, jogo de chá e jantar, bolachas, chocolates e muito mais.
- Horários:
- Verão (abril a setembro): de 10h às 18h
- Inverno (outubro a março): de 10h às 17h
COMO CHEGAR
O Palácio de Kesington fica na região de Kensington Gardens, próximo ao Hyde Park. Repare no mapa abaixo que a entrada é feita pelos jardins e não pelo lado do Palácio virado para a rua. Para chegar de metrô, você pode usar as seguintes estações:
- Notting Hill Gate: Central Line (vermelha), District Line (verde), Circle Line
- Queensway: Central Line (vermelha)
- High Street Kensington: District Line (verde), Circle Line (amarela)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Kensington Palace
- Endereço: Kensington Gardens, London W8 4PX
- Horários:
- de 1º de março a 31 de outubro: de 10h às 18h
- de 1º de novembro a 28 de fevereiro: de 10h às 16h
- Entrada: £17 – acesse este link para comprar
Guarde estas dicas no Pinterest!
Veja mais sobre Palácios, Castelos e Residências Reais:
- Londres: Como visitar o Palácio de Buckingham
- Londres: Troca de guarda no Palácio de Buckingham
- Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor
- Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
[…] Leia mais: Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate […]
[…] Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate […]
[…] Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate (onde morou com Charles) […]
[…] Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate […]