Neste post, você vai encontrar as principais dicas para conhecer Birmingham, a segunda maior cidade do Reino Unido em termos de população. Infelizmente, a cidade é pouco conhecida dos turistas, mas seu visual moderno promete encantar quem a visita. Confira o que fazer em Birmingham.
A CIDADE DE BIRMINGHAM
Em termos de população, a cidade de Birmingham fica somente atrás de Londres em todo o Reino Unido. Com mais de 1,1 milhão de habitantes, a segunda maior cidade do Reino Unido deixa para trás cidade como Leeds (730 mil); Glasgow, na Escócia (620 mil); Liverpool (470 mil); e Edimburgo, também na Escócia (450 mil), apenas para citar algumas. Situada às margens do Rio Rea, até o período medieval, Birmingham (fala-se “Bãrmingam”) tinha um porte médio. No entanto, ela teve um “boom” no século XVIII, sendo o coração importante do Iluminismo na Inglaterra. A cidade esteve na vanguarda dos avanços mundiais em ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, produzindo uma série de inovações que colocaram muitos dos fundamentos da sociedade industrial moderna.

O perfil econômico distintivo de Birmingham, com milhares de pequenas oficinas que praticam uma grande variedade de negócios especializados e altamente qualificados, incentivou níveis excepcionais de criatividade e inovação e proporcionou uma base econômica diversa para a prosperidade industrial até o final do século XX. Suspeita-se que a máquina a vapor tenha sido inventada na cidade.




No entanto, bombardeios ocorridos na cidade entre 1940 e 1943, devido à Segunda Guerra Mundial, causaram danos à infra-estrutura da cidade, levando a demolições e redesenvolvimentos extensos nas décadas subseqüentes. Atualmente, a economia de Birmingham é dominada pelo setor de serviços e suas seis universidades tornam o maior centro de ensino superior do país fora de Londres. Quanto ao esporte, o time de futebol mais bem sucedido da cidade é Aston Villa. Em 2022, a cidade irá sediar os Jogos da Commonwealth (espécie de olimpíada dos 52 países membros da Commonwealth).




Curiosidade sobre veganismo
Uma curiosidade é que a cidade é a sede da The Vegan Society (34-35 Ludgate Hill, Birmingham B3 1EH), a Sociedade Vegana original, que cunhou o termo “vegano” em 1944! Desde o dia 1º de novembro de 1994 é celebrado o Dia Mundial do Veganismo, criado no aniversário de 50 anos da The Vegan Society.
Curiosidade musical
A cidade foi o berço do heavy metal, com bandas de metal pioneiras durante os anos de 1960 e 1970. Entre bandas mais famosas nascidas na cidade estão: Black Sabbath (o músico Ozzy Osbourne nasceu na cidade), Judas Priest e Duran Duran.
O QUE FAZER EM BIRMINGHAM
No mapa abaixo estão todas as sugestões de lugares para visitar em Birmigham. Para facilitar, elas estão separadas em cores: as principais atrações para uma visita de 1 dia na cidade estão em azul. Dicas de restaurantes e compras estão marcados na cor vermelha. E na cor preta estão as principais estações de trem da cidade (ver mais informações de como chegar à cidade, partindo de Londres, no final deste post). Além disso, há ainda mais dicas para quem tem mais tempo na cidade, desde visita à fábrica de chocolates até tour nas fábricas automobilísticas da Jaguar e Land Rover!
1. IGREJA DE SÃO MARTINHO EM BULL RING
Com 18 metros de altura e 16 sinos, a St Martin in the Bull Ring é uma igreja Anglicana localizada ao lado do Shopping Center Bull Ring. A primeira versão da igreja foi construída em 1263 e, ela foi ampliada durante o período medieval. Em 1873, a igreja foi demolida e reconstruída, preservando a torre anterior e o pináculo. Durante a demolição, pinturas e decorações de paredes medievais foram descobertas na capela, incluindo uma que mostra a caridade de São Martinho que divide sua capa com um mendigo. Duas vigas pintadas também foram encontradas atrás do teto de gesso. O interior é de arenito com um telhado de madeira aberto. Ela é decorada com uma série de vitrais coloridos, que tiveram que ser substituídos depois da Segunda Guerra Mundial.
- Endereço: Edgbaston St, Birmingham B5 5BB, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 16h / domingo de 9h às 19h
- Entrada: gratuita




2. BULL RING & NEW STREET
No passado, a região conhecida hoje como Bull Ring era um mercado de milho chamado Corn Cheaping. Dentro do Corn Cheaping havia uma área usada para abater touros (“bull”, em inglês), que eram presos a um aro de ferro (“ring”, em inglês). Por este motivo, a região ficou conhecida como Bull Ring e assim é chamada até os dias de hoje.




Bull Ring compreende a extensão que vai da New Street (Rua Nova), uma das principais ruas do centro de Birmingham e que, atualmente, é grande calçadão de pedestres até a igreja de São Martinho.




Nos dias de hoje, Bull Ring é um dos centros comerciais mais movimentados do Reino Unido, abrigando uma das únicas quatro lojas Selfridges. Nesta região, é possível encontrar diversas opções para compras, além de muitos restaurantes e bares.








3. CATEDRAL DE BIRMINGHAM
A Catedral de São Felipe é a principal igreja de Birmingham e foi construída entre 1710 e 1725 em estilo barroco. O interior retangular do corredor da igreja tem corredores separados da nave por pilares estriados de forma clássica com capitais toscanos que suportam uma arcada encimada por uma cornisa fortemente projetada.




As galerias de madeira estão esticadas entre os pilares de uma maneira típica das igrejas barrocas inglesas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral foi bombardeada e destruída em 7 de novembro de 1940. Os tesouros mais significativos e várias janelas de Edward Burne-Jones, foram removidos nos estágios iniciais da guerra, saindo ilesos. O edifício passou por uma ampla restauração em 1948, após o término da guerra.
- Endereço: Colmore Row, Birmingham B3 2QB, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta de 7h30 às 18h30 / sábado e domingo de 7h30 às 17h
- Entrada: gratuita
- Tours: Há tours gratuitos de 30 minutos às segundas às 13h e quartas às 11h30




4. VICTORIA SQUARE
Victoria Square é uma das principais praças de Birmingham, o marco zero da cidade e onde está localizada a Prefeitura (cujo edifício lembra um templo grego). O nome da praça é uma homenagem à rainha Victoria e há uma grande estátua dela na área central. Até o final do século XX, a área era um cruzamento de diversas ruas. Foram feitos planos tornar o local em um espaço para a circulação de pedestres. A construção da praça começou em 1992 e foi concluída em 1994, quando foi oficialmente aberta por Diana, a Princesa de Gales.




Além da estátua da rainha Victoria, há diversas esculturas e uma grande fonte de água. Durante o Natal, a Victoria Square abriga uma feira de Natal, com direito a várias cabanas de madeira que vendem artesanatos, joias, obras de arte, ornamentos, roupas e, claro comidas típicas.




5. MUSEU E GALERIA DE ARTE DE BIRMINGHAM
Fundado em 1885, o Birmingham Museum and Art Gallery possui uma coleção de importância internacional que abrange obras de arte, cerâmica, trabalho em metal, joalharia, história natural, arqueologia, etnografia, história local e história industrial. Entre as obras mais importantes estão pinturas de artistas consagrados como Rubens, Degas, Pissarro, Renoir, Botticelli, Canaletto e muitos outros. A coleção diversificada de antiguidades inclui moedas da Antiguidade até a Idade Média, artefatos da Índia antiga e Ásia Central, Chipre antigo e antigo Egito. Há material da Grécia Clássica, do Império Romano e da América Latina.
- Endereço: Chamberlain Square, Birmingham B3 3DH, Inglaterra
- Horários: de sábado a quinta de 10h às 17h / sexta de 10h30 às 17h
- Entrada: gratuita
6. CENTENARY SQUARE & HALL OF MEMORY
Centenary Square é uma praça pública que foi assim nomeada em 1989 para comemorar o centenário de Birmingham, quando conquistou o status de cidade. A praça é usada como uma área de preparação para muitos dos principais eventos culturais da cidade, incluindo o Mercado de Natal, os Festivais de Arte, as Celebrações de Ano Novo e, durante o Natal, uma pista de gelo temporária e roda-gigante. Um dos destaques da praça é o “Hall of Memory”, um monumento inaugurado em 1925 para homenagear os 12.320 cidadãos de Birmingham que morreram na Primeira Guerra Mundial.




7. BIBLIOTECA DE BIRMINGHAM
Se fosse necessário escolher uma única atração para visitar em Birmingham, com certeza, eu escolheria sua super moderna biblioteca, pois fiquei completamente encanta por sua arquitetura. Ela fica localizada na Centenary Square, em um edifício incrível inaugurado em 2013, que substituiu a antiga Birmingham Central Library. Quem participou da cerimônia de abertura foi Malala Yousafzai, a estudante paquistanesa que sobreviveu a uma tentativa de assassinato do Talibã e que agora mora em Birmingham.




Ela é uma das principais bibliotecas públicas do Reino Unido e um dos maiores espaços culturais da Europa. A biblioteca possui coleções importantes de nível nacional e internacional, incluindo arquivos Boulton e Watt. Um dos grandes destaques é a “Shakespeare Memorial Room”, que abriga a coleção Shakespeare mais importante da Grã-Bretanha e uma das mais importantes coleções de Shakespeare no mundo. O acervo contém 43 mil livros, incluindo itens raros como primeiras edições de alguns de seus livros. Não deixe de visitar os terraços e jardins da biblioteca, que proporcionam incríveis vistas panorâmicas e gratuitas de Birmingham.
- Endereço: Centenary Square, Broad St, Birmingham B1 2ND, Inglaterra
- Horários: de quarta a sábado de 11h às 17h / segunda e terça de 11h às 19h / fechada aos domingos
- Entrada: gratuita
8. AQUÁRIO SEA LIFE
Para quem viaja com crianças, uma boa pedida é visitar a unidade do aquário Sea Life em Birmingham. Ele foi aberto em 1996 e conta com 60 exposições de água doce e marinha. Seu tanque oceânico de um milhão de litros abriga tartarugas marinhas verdes gigantes, tubarões de recife e peixes de recife tropicais, no único túnel subaquático de 360º totalmente transparente do Reino Unido. O aquário abriga mais de 2 mil criaturas de todo o mundo, como um polvo gigante do Pacífico, caranguejos, lagostas, tubarões, raias e lontras. Há também um cinema 4D e uma área que se tornou o lar de uma colônia de pinguins.
- Endereço: The Waters Edge, 3 Brindleyplace, Birmingham B1 2HL, Inglaterra
- Horários: dias de semana de 10h às 16h / finais de semana, feriados e dias de pico de 10h às 18h (confira todos os horários aqui)
- Entrada: £13 (online) / £20 (bilheteria)




9. IKON GALLERY
Inaugurada em 1965, a galeria Ikon foi criada para incentivar o público a se envolver em arte contemporânea. A galeria executa diversos programas e promove artistas e sua arte. A educação é o cerne das atividades da Ikon, estimulando o interesse público e a compreensão da arte visual contemporânea. Através de uma variedade de palestras, workshops e seminários, o programa “Educação e Interpretação” reconhece que a expressão artística pode capacitar as pessoas, aumentando a experiência individual e comunitária. As obras de arte em destaque incluem todas as formas de mídia, incluindo som, escultura e fotografia, bem como pinturas. Geralmente, elas ficam em exibição temporária por um ano e são substituídas.
- Endereço: 1 Oozells Square, Brindleyplace, Birmingham B1 2HS, Inglaterra
- Horários: de terça a domingo de 11h às 17h / fechada às segundas, exceto feriados
- Entrada: gratuita




10. CANALSIDE WALK
Um dos passeios mais agradáveis que eu fiz na cidade foi caminhar pelo calçadão do canal de Birmingham, inaugurado em 1773, desde o aquário SEA LIFE até o shopping center Mailbox. Durante a década de 1990, grande parte da área ao redor da bacia foi reconstruída e edifícios antigos remodelados, tornando-se um lugar popular para caminhadas e passeios. Os trechos mais bacanas ficam na região da Broad Street e da Gas Street, chamado de Gas Street Basin.
TEM TEMPO? ATRAÇÕES DISTANTES DO CENTRO
Para quem tem mais tempo na cidade, há muito mais do que conhecer em Birmingham, desde museus, mansões históricas, uma experiência incrível em uma fábrica de chocolates, visita a um jardim botânico e até mesmo tour em fábricas automobilísticas do grupo Jaguar Land Rover. A cidade é cheia de possibilidades e não deixa os visitantes sem opções de entretenimento. Nos lugares abaixo, aconselhamos verificar a disponibilidade de transporte público (no próprio site da atração e simulando a rota através do Google Maps). Outra possibilidade é pegar um táxi ou Uber, que funcionam muito bem na área.
11. MUSEUS E GALERIAS DE ARTE
- The Barber Institute of Fine Arts (Museu de Arte da Universidade de Birmingham)
- Thinktank Birmingham Science Museum (Museu de Ciência e Tecnologia)
12. MANSÕES HISTÓRICAS
- Soho House Museum (Mansão georgiana do século XVIII do industrial Matthew Boulton)
- Aston Hall (Mansão jacobina do século XVII, localizada em um lindo parque)
13. FÁBRICA DE CHOCOLATE CADBURY WORLD
Que tal experiência interativa em uma divertida fábrica de chocolates? Repleta de atividades, sabores, dicas e instruções sobre a produção de chocolates, é possível mergulhar no mundo encantado da Cadbury, uma famosa marca de chocolates fundada em 1824. No Brasil, a empresa distribui a marca Adams.
- Endereço: Linden Rd, Bournville, Birmingham B30 1JR, Inglaterra
- Horários: variam (confira neste link)
- Entrada: £17 adultos / £12.50 crianças (4 a 15 anos) / gratuita para <4 anos
14. JARDIM BOTÂNICO DE BIRMINGHAM
Para os amantes da natureza, uma dica é visitar o Jardim Botânico de Birmingham. São 16 acres com flora exótica, jardim de Bonsai, coleção de pássaros e grandes estufas de plantas.
- Endereço: Westbourne Rd, Birmingham B15 3TR, Inglaterra
- Horários: de outubro a março de 10h às 17h / de abril a setembro de 10h às 18h (19h nos fins de semana)
- Entrada: £6.75
15. TOURS AUTOMOBILÍSTICOS: JAGUAR E LAND ROVER
Para quem é apaixonado por velocidade, que tal conhecer as fábricas das famosas marcas de veículos Jaguar e Land Rover? A sede da empresa Jaguar Land Rover fica na cidade de Coventry, importantíssima para a história da indústria automobilística, que fica ao lado de Birmingham. As fábricas oferecem experiências únicas com tours guiados e exibição de automóveis. Existem 3 plantas que podem ser visitadas (2 da Jaguar e 1 da Land Rover). Veja mais informações sobre o que e como visitar clicando em cada uma delas:
- Jaguar Experience – Castle Bromwich (Jaguar Visitor Centre, Gate 1, Chester Road, Castle Vale, Birmingham B35 7RA, Inglaterra)
- Jaguar Experience – Sohill (Jaguar Visitor Centre, Solihull, Jaguar Land Rover, Lode Lane, Solihull, West Midlands, B92 8NW, Inglaterra )
- Land Rover Experience – Sohill (Land Rover, Lode Ln, Solihull B92 8NW, Inglaterra)
TOURS E EXCURSÕES EM BIRMINGHAM
ONDE COMER E BEBER EM BIRMINGHAM
Nessa grande cidade inglesa o que não faltam são opções de lugares gostosos para comer. Seguem algumas dicas para aproveitar a gastronomia local:
- Pitcher & Piano Birmingham (pub)
- BrewDog (bar)
- Canalside Cafe (pub)




- Jamie’s Italian (restaurante italiano do Jamie’s Oliver)
- Zizzi (culinária italiana – 2 endereços)
- Pizza Express (pizza)
- Carluccio’s (culinária italiana)
- ASK Italian (culinária italiana)
- wagamama (culinária japonesa)
- San Carlo Fumo Italian Restaurant (culinária italiana)
- Bistro Pierre (culinária francesa)
- Gourmet Burger Kitchen (hamburgueria – 2 endereços)
ONDE COMPRAR EM BIRMINGHAM
Para quem quer aproveitar a visita a Birmingham para fazer umas comprinhas, há 3 grandes centros de compras na área central cidade. Além de lojas de roupas e artigos variados, eles também abrigam opções gastronômicas como restaurantes, fast food, bares e pubs.




ONDE SE HOSPEDAR EM BIRMINGHAM
Para quem pretende ficar mais tempo na cidade e está procurando um lugar para passar a noite, confira algumas dicas de hotéis bem localizados no centro da cidade:
- ibis Styles Birmingham Centre (3 estrelas)
- ibis Birmingham Centre New Street Station Hotel (3 estrelas)
- Premier Inn Birmingham City Centre – New Street (3 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- Holiday Inn Express – Birmingham – City Centre (3 estrelas)
- AC Hotel Birmingham, A Marriott Lifestyle Hotel (4 estrelas)
- Crowne Plaza Birmingham City (4 estrelas)




COMO CHEGAR A BIRMINGHAM
Quem está em Londres e planeja uma viagem até Birmingham, a forma mais rápida e eficiente e ir de trem. Eu costumo comprar os tickets no site da Trainline. Os trens saem da estação London Euston e param na Birmingham New Street, uma estação linda e super moderna. Outra opção é pegar o trem na London Marylebone e descer na estação Birmingham Snow Hill. Ambas ficam localizadas no centro da cidade e você poderá seguir a pé para as principais atrações. O trajeto leva de 1h30 a 2h30 dependendo do percurso. Para saber todas as informações sobre como viajar de trem pela Inglaterra, confira o post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira outros roteiros de cidades importantes na Inglaterra:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)
[…] cidades da Inglaterra com cerca de 800 mil habitantes, ficando atrás somente de Londres e de Birmingham, em termos de população. Depois de Londres, Leeds é o maior centro legal e financeiro do Reino […]
[…] habitantes, ela é a segunda maior da região, ficando somente atrás de Birmingham (Leia mais em: O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido). Embora seus primeiros assentamentos romanos tenha sido feitos por volta do ano 700 d.C., Coventry […]
[…] BIRMINGHAM: O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido […]