Última atualização: 01/07/2020
Conheça Brighton, a cidade litorânea mais frequentada pelos londrinos, já que fica bem pertinho da capital inglesa. Brighton é uma gracinha, tem muita história e vistas lindas! Vale a pena mesmo para um bate-volta a partir de Londres. Que tal?
A CIDADE DE BRIGHTON
Brighton pode estar bem longe de ser a melhor praia do mundo, mas que a cidade é graciosa, isso é indiscutível! Conheci Brighton em um dia quente, ensolarado de primavera. O dia estava lindo e a cidade não me decepcionou. Brighton fica na costa sul da Inglaterra e possui cerca de 290 mil habitantes, mas chega a receber mais de 7,5 milhões de visitantes por ano! A cidade começou a atrair mais visitantes após a instalação de uma ferrovia que a ligava a Londres, tornando-se um importante ponto de embarque de barcos que viajavam para a França.


Brighton também ficou famosa como um resort para banhos de mar terapêuticos como uma suposta cura para doenças. No início do século XIX, Brighton desenvolveu-se e foi deixando de ser um vilarejo pesqueiro para se tornar uma estância balnear elegante, encorajada pelo patrocínio do Príncipe Regente (que depois se tornou rei George IV). Ele passava boa parte do tempo na cidade e decidiu construir um palácio, o Royal Pavilion, na época da Regência.

Muitas das principais atracões da cidade foram construídas na era vitoriana. Brighton continuou a crescer no século XX, expandindo-se para incorporar mais áreas nos limites da cidade antes de se juntar à cidade de Hove para formar a autoridade unitária de Brighton e Hove em 1997, que foi concedida o status de cidade em 2000.

O QUE FAZER EM BRIGHTON
Para ajudar você a organizar o seu roteiro por Brighton, separamos 12 atrações e incluímos neste mapa interativo abaixo. As atrações estão em azul, lugares para comer e comprar estão em vermelho e a estação de trem da cidade está em preto.
1. ROYAL PAVILION & GARDENS
Esse é um dos locais mais bacanas da cidade. Trata-se de um bonito jardim, todo florido e muito bem cuidado, que abriga alguns edifícios que incluem o Royal Pavilion, Brighton Museum & Art Gallery e Brighton Dome.


O Royal Pavilion é um antigo palácio real construído, entre 1787 e 1823, a pedido do Príncipe Regente (posteriormente, Rei George IV). Ele foi construído no estilo indo-sarraceno predominante na Índia durante a maior parte do século XIX. A aparência atual do Pavilhão, com suas cúpulas e minaretes, é obra do arquiteto John Nash, que também projetou o Palácio de Buckingham. Na parte interna, a decoração é toda feita com temática oriental, principalmente chinesa.



A Rainha Victoria, que herdou o palácio, detestava sua decoração, achava que ele não permitia descrição para sua família e, mesmo estando na cidade litorânea de Brighton, não tinha vista para o mar. Em 1849, a cidade de Brighton comprou a propriedade. Ele é o único palácio real do país que não pertence à Coroa Britânica. Durante a Primeira Guerra, foi utilizado como um hospital para indianos feridos e, atualmente, está aberto à visitação. O palácio é lindíssimo, principalmente o Salão de Banquetes, com uma luminária no formato de um enorme dragão, e o Salão de Música, com pinturas belíssimas. Uma pena não ser permitido tirar fotos internamente.
- Endereço: 4/5 Pavilion Buildings, Brighton BN1 1EE, Inglaterra
- Horários:
- de outubro a março: diariamente de 10h às 17h15
- de abril a setembro: diariamente de 9h30 às 17h45
- Entrada: £15.00 na bilheteria | £13.95 online – compre aqui
Leia mais: Royal Pavilion: Único palácio real inglês que não pertence à Coroa


2. ENTRETENIMENTO: MUSEUS, GALERIAS, TEATROS, AQUÁRIO
Brighton é uma cidade vibrante e com muitas opções interessantes de entretenimento para todas as idades. Confira algumas opções que selecionamos:
- Brighton Museum & Art Gallery: principal museu e galeria de arte da cidade
- Brighton Toy and Model Museum: museu dos brinquedos e maquetes
- Faye Whittaker Arts: galeria de arte
- Old Police Cell Museum: museu conta a história do departamento de polícia da região
- Brighton Fishing Museum: museu da pesca
- SEA Life Brighton: aquário da cidade que fica próximo ao Pier
- Brighton Dome: apresentações de música, teatro, dança e shows
- The Brighton Centre: música ao vivo, shows de comédia, feiras e exposições


3. THE LANES
Uma das coisas mais bacanas para fazer na cidade é caminhar pelas ruazinhas do centro. Lojinhas com fachadas bonitas, bandeirinhas coloridas penduradas entre os prédios, uma gracinha! Não deixe de conhecer a região das The Lanes, um local histórico da cidade. Tratam-se de ruelas super estreitas, um fabuloso labirinto de becos tortuosos recheados de lojas independentes, boutiques e diversas joalherias.




4. STEINE GARDENS
Brighton possui vários parques e jardins públicos. Além dos Royal Gardens (que já mencionamos anteriormente), há também Victoria Gardens e Steine Gardens. No Steine há um Memorial de Guerra, projetado na forma de um jardim de água romano, em homenagem aos 2.600 cidadãos da cidade que perderam a vida na Primeira Guerra Mundial. Do outro lado do jardim, fica a Victoria Fountain uma grande fonte de bronze, com quase 10 metros de altura, inaugurada em 1846.


5. BRIGHTON PALACE PIER
O píer de Brighton é a principal atração da cidade. Inaugurado em 1899 e, atualmente, com 524 metros de extensão, o píer é recheado de atividades voltadas para o público infantil com brinquedos de parque de diversões, diversos quiosques de comidas fast food e restaurantes. Ele já foi reconstruído e já passou por diversas reformas devido à destruições causadas por temporais, ventanias e até um incêndio. A melhor parte é que vista da cidade a partir do píer é muito bonita e o ambiente é muito animado e agradável. Muitas pessoas sentam-se nas cadeiras à beira do píer para admirar a paisagem.


Curiosidade: O local já foi cenário de diversas produções cinematográficas como “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007), estrelado por Johnny Depp; “Fim de Caso” (1999), com Ralph Fiennes e Julianne Moore; entre outros.
- Endereço: Madeira Dr, Brighton BN2 1TW, UK
- Horários: aberto diariamente a partir de 10h (veja tabela completa de horários aqui)
- Entrada: gratuita / só paga para ir aos brinquedos que quiser



6. BRIGHTON BEACH
E se estamos falando de uma cidade litorânea, é preciso ter praia, não é mesmo? Bem, a praia é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil. Em primeiro lugar, ela não é de areia, mas sim pedras…e das grandes. Dependendo da época do ano, você não verá pessoas estendendo cangas na praia com guarda-sóis. A forma de curtir a praia é de roupa mesmo, mas alguns malucos se arriscam a nadar nas águas geladas do Canal da Mancha. É só ser criativo que é possível encontrar formas de se divertir, mesmo que seja somente sentar e admirar o mar.



7. PASSEAR PELO CALÇADÃO / CICLOVIA
Um dos passeios mais indicados e fazer uma caminhada agradável pelo calçadão, ou até mesmo andar de bike pela ciclovia que está em toda a extensão da área beira-mar. Ao longo da praia, há vários bares e restaurantes “pé na areia”. A infra-estrutura do local é bem interessante e, para quem curte esportes, inclui ainda quadras de basquete, de vôlei de praia, piscina e muito mais.



8. BRITISH AIRWAYS i360
Aberto em 2016, o British Airways i360 é um observatório móvel, localizado em uma torre de 162 metros. O “i” no nome significa “inteligência, inovação e integridade”. Funciona assim: você pode comprar o seu ticket na internet (com desconto) ou na bilheteria que fica no calçadão da praia. Com o ticket em mãos, desça as escadas para ir até área a área de entrada. Os tickets têm hora marcada – a cada meia hora. É preciso chegar um 15 minutos antes do horário para passar pela revista de bolsas e mochilas e detector de metal.

Há lugares para sentar, mas eu recomendo rodar pelo observatório para ver vários pontos da cidade de cima. O observatório, em formato de um donut, sai do chão lentamente e vai subindo. A descida é bem mais rápida. A vista lá de cima é bem legal e achei que valeu muito a pena a experiência. O único problema é que, como a cápsula é toda de vidro, bater fotos é um desafio por conta do reflexo. Eu fui às 16h, mas pode ser que de manhã a posição do sol favoreça e os reflexos diminuam um pouco.
Leia mais: British Airways i360: Moderno observatório móvel em Brighton
- Endereço: Lower Kings Road, Brighton BN1 2LN, UK
- Horários: aberto diariamente | horários variam – confira neste link
- Entrada: £16.50 – compre online neste link


9. WEST PIER
O que antigamente era um píer, atualmente, é apenas uma carcaça de metal no meio do mar. O West Pier foi inaugurando em 1866 e ampliado em 1893. Uma sala de concertos foi adicionada em 1916. Sua popularidade começou a diminuir após a Segunda Guerra Mundial, e os concertos foram substituídos por um salão de chá. Uma empresa local assumiu a propriedade em 1965, mas não conseguiu atender ao aumento dos custos de manutenção e acabou falindo. O píer acabou fechando em 1975 e, sem manutenção, foi se deteriorando com o tempo. Dois incêndios em 2003 deixaram pouco da estrutura original. A demolição ocorreu em 2010 para abrir espaço para a construção da torre de observação i360. Uma seleção de artefatos resgatados do píer está em exposição no Brighton Fishing Museum.


10. REGENCY SQUARE
A Regency Square é uma praça gramada que fica localizada atrás do i360. Ela foi construída entre 1818 e 1828, fazendo parte de um projeto residencial com de cerca de 70 casas e estruturas associadas. A praça era um projeto voltado para a alta classe, atraindo a elite social de Brighton. O local perdeu gradualmente o status de prestígio após a Primeira Guerra Mundial, quando os hotéis ali existentes começaram a se mudar. O jardim central da praça, originalmente privado, passou a ser propriedade da cidade a partir de 1884. Um estacionamento subterrâneo foi construído embaixo dela em 1969.


TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM BRIGHTON
ONDE COMER EM BRIGHTON
Separamos algumas sugestões saborosas de restaurantes em Brighton, com opções variadas de cardápio para todos os gostos. A localização de cada um deles está no mapa interativo que colocamos no início do post.
- CAFÉ DA MANHÃ: The Breakfast Club
- CULINÁRIA ITALIANA: Bella Italia, Jamie’s Italian Brighton, Pizza Express, Zizzi
- CULINÁRIA MEXICANA: Dos Sombreros
- CULINÁRIA ESPANHOLA: Ole Ole Tapas Bar & Restaurant, Casa Don Carlos
- FRUTOS DO MAR: English’s of Brighton
- FRANGO: Nando’s
- BARES & PUBS: The Cricketers, The Druids Head, Ye Olde King & Queen


ONDE COMPRAR EM BRIGHTON
Para quem quiser aproveitar a passagem por Brighton para fazer umas comprinhas, seguem algumas dicas:
- SHOPPING CENTER: Churchill Square Shopping Center
- CHOCOLATERIA: Choccywoccydoodah Brighton
ONDE SE HOSPEDAR EM BRIGHTON
Há muitas opções interessantes de hospedagem em Brighton. Confira algumas opções que separamos de hotéis bem localizados e bem avaliados por quem já se hospedou neles:
- Britannia Study Hotel (3 estrelas)
- Jurys Inn Brighton (3 estrelas)
- Queens Hotel & Spa (3 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- The Grand Brighton (4 estrelas)
- Jurys Inn Brighton Waterfront (4 estrelas)

COMO CHEGAR A BRIGHTON
Para ir a Brighton a partir de Londres, é preciso pegar o trem nas estações London Victoria, London St. Pancras ou London Bridge. O percurso varia entre 1 hora (London Victoria e London Bridge) e 1 hora e meia (London St. Pancras). Desembarque na estação Brighton e siga em frente. Você já estará caminhando no centrinho da cidade. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre passeios a partir de Londres:
- Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Londres: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter
- O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Liverpool – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare
- País de Gales: O que fazer na capital Cardiff – Roteiro de 1 dia
- Como visitar o Castelo de Windsor
- Down House – A Casa de Charles Darwin
- A charmosa cidade de Rye
- A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Winchester: da Távola Redonda à Jane Austen
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] Leia mais: Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON: Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]
[…] Brighton – Eu fiquei apaixonada por Brighton à primeira vista. Além de ser a cidade litorânea queridinha dos londrinos, Brighton é vibrante, cheia de vida, com muitas atrações bacanas, centrinho simpático e até mesmo um antigo palácio medieval Imperdível! Leia mais: Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra […]
[…] BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos) […]