Última atualização: 08/03/2023
Você adora áreas verdes, flores e paisagens bem cuidadas? Então, não pode deixar de incluir no roteiro um passeio pelos 8 Parques Reais de Londres. A maior parte delas se concentra no centro da cidade e possuem atrações muito interessantes. Confira o que encontrar em cada um deles!
OS 8 PARQUES REAIS DE LONDRES
Para facilitar a organização do seu roteiro por Londres (temos um post muito legal bem detalhado no blog – O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais), colocamos os 8 Parques Reais de Londres no mapa interativo abaixo. Assim, ficará mais fácil você incluir no roteiro pela cidade esses parques belíssimos! Em seguida, daremos detalhes sobre cada um deles.
1. HYDE PARK
O Hyde Park é um dos parques mais famosos de Londres. Ele foi estabelecido por Henrique VIII em 1536, quando o rei tomou o terreno da Abadia de Westminster e começou a usá-lo como uma área de caça. O local foi aberto ao público somente em 1637, tornando-se um dos parques mais populares da cidade. O local se tonou um importante ponto para expressão e debate dos londrinos. No final do século XX, ele foi utilizado para a realização de show de rock gratuitos, com grupos como Pink Floyd, The Rolling Stones e Queen. Atualmente, ele ainda abriga o evento anual Hyde Park Winter Wonderland, quando recebe um grande evento para celebrar as festas de fim de ano. Uma curiosidade é que ele se junta ao Kensington Gardens, já que os parques são separados pelos lagos Serpentine e The Long Water.
- Endereço: Hyde Park, Londres W2 2UH, Inglaterra
- Horários: diariamente de 5h à meia-noite
- Como chegar:
- Metrô: as estações mais próximas são
- a Lancaster Gate e a Marble Arch, atendidas pela Central Line
- as estações Hyde Park Corner e Knightsbridge, atendidas pela Piccadilly Line
- Ônibus: confira todas as linhas de ônibus que circulam pelos arredores do parque
- Norte : C2, 6, 7, 10, 16, 19, 23, 36, 52, 73, 82, 98, 113, 274, 390, 414
- Sul : 2, 36, 137, 148, 159, 436
- Oeste : 9, 10, 14, 19, 22, 52, 74, 94, 148, 414
- Leste : 8,15, 23, 30, 38,274
Leia mais: Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres

2. KENSINGTON GARDENS
Kensington Gardens é um parque de 111 hectares, que fica coladinho ao famoso Hyde Park e, originalmente, fazia parte dele. Em 1728, Kensington Gardens foi separado do restante do Hyde Park a pedido da Rainha Caroline, com o objetivo de ser um jardim de paisagismo, com características elegantes como uma lagoa redonda (Round Pond), avenidas formas e jardins floridos bem cuidados. Dentro do parque fica o Kensington Palace, onde moram o príncipe William, a duquesa Kate e os seus filhos. Além disso, as galerias de arte Serpentine, os Italian Gardens e uma grande variedade de estátuas e monumentos também ficam localizados dentro do parque.
- Endereço: Londres W2 2UH, Inglaterra
- Horários: diariamente de 6h até o anoitecer
- Como Chegar:
- Metrô: as estações mais próximas são
- a Lancaster Gate e Queensway, atendidas pela Central Line (vermelha)
- a Bayswater, atendida pela District Line (verde)
- a High Street Kensington, servida pela Circle Line (amarela) e District Line (verde)
- a Notting Hill Gate, atendida pela Central Line (vermelha), Circle Line (amarela) e District Line (verde)
- Ônibus: as linhas de ônibus que circulam pelos arredores do parque são 9,10, 27, 28, 31, 49, 52, 70, 94, 148, 274, 360 e 390
- Metrô: as estações mais próximas são
Leia mais: Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens

3. RICHMOND PARK
Richmond Park é um enorme parque de 955 hectares criado pelo rei Charles I durante o século XVII como um parque de cervos (há ainda muitos deles até os dias de hoje). Ele é o maior dos parques reais de Londres e possui uma importância enorme nacional e internacionalmente devido à sua importância para a conservação de vida selvagem. O local é mais que um parque, é uma reserva natural, uma área de conservação e de interesse científico. Nele ficam árvores antigas e uma variedade de espécies raras, incluindo fungos, pássaros, besouros, morcegos, gramíneas e flores silvestres. Dentro do parque ficam a White Lodge, antiga residência real, que é agora a Royal Ballet School. Encontram-se também nos arredores do parque a Pembroke Lodge, antiga residência do século XIX do primeiro ministro John Russell e do seu neto, o famoso filósofo Bertrand Russell.
- Endereço: 3230 Macdonald Ave, Richmond, CA 94804, Inglaterra
- Horários: a entrada de pedestres fica aberta 24 horas por dia, exceto durante os meses de setembro e novembro, quando o portão fica aberto de 7h30 às 20h
- Como chegar:
- Metrô: estação Richmond atendida pela District Line (verde), em seguida, pegue o ônibus 371 ou 65 em Petersham
- Ônibus: as linhas que circulam pelos arredores são 190, 391, 419 e R68
- Norte: 33, 337 e 485
- Sul: 85/N85, 265, K3
- Leste: 72 e 493
- Oeste: 65 e 371

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
4. BUSHY PARK
Com cerca de 445 hectares e localizado pertinho do Hampton Court Palace, o Bushy Park é famoso por sua mistura de canais, lagos, jardins e rebanhos de cervos. Há também muitos pássaros, incluindo pica-paus e falcões. Alguns dos destaques do parque são a Fonte Diana, feita de bronze, e os Upper Lodge Water Gardens. O Bushy Park abriga o Teddington Rugby Club, o Teddington Hockey Club, e quatro clubes de críquete. Uma curiosidade é que durante a Segunda Guerra Mundial, parte do Bushy Park se tornou a base aérea dos EUA, Camp Griffiss, e foi a partir daqui que o General Eisenhower planejou o desembarque do Dia D.
- Endereço: Hampton Ct Rd, Hampton TW12 2EJ, Inglaterra
- Horários: a entrada de pedestres fica aberta 24 horas por dia, exceto durante os meses de setembro e novembro, quando o portão fica aberto de 8h às 22h30 de segunda a sexta
- Como chegar:
- Trem: de Waterloo para Teddington/Hampton Wick/Hampton Court e mais 10 minutos de caminhada, entrando pelo parque através de Sandy Lane Gates
- Ônibus: as linhas que circulam pelo parque são 111, 216, 411, 481, X26 e R68

5. ST JAMES’S PARK
Aberto em 1603, o St James’s Park é um parque de 23 hectares localizado na região de Westminster, local onde se concentra a realeza britânica e prédios governamentais importantes. O parque é delimitado pelo Palácio de Buckingham, pela famosa rota The Mall que leva até o palácio e é cenário de muitos eventos reais, e pela rua da Cavalaria Real, onde ocorre a troca de guarda da cavalaria britânica. O St James’s Park possui muitas áreas verdes e um grande lago que divide o parque em duas partes. Um dos destaques do parque é a Blue Bridge (ponte azul). Ela é uma ponte de concreto de arco baixo e foi instalada em 1957, sendo a terceira a ser colocada no mesmo local. Dela é possível ter vistas espetaculares do Palácio de Buckingham, Big Ben e até mesmo da London Eye, a roda-gigante de Londres!
- Endereço: Londres SW1A 2BJ, Inglaterra
- Horários: diariamente de 5h à meia-noite
- Como chegar:
- Metrô: as estações mais próximas são
- St. James’s Park: atendida pela District Line e Circle Line
- Charing Cross: atendida pela Northern Line e Bakerloo Line
- Westminster: atendida pela Jubilee Line ,District Line e Circle Line
- Green Park: atendida pela Piccadilly Line, Victoria Line e Jubilee Line
- Victoria: atendida pela Victoria Line, District Line e Circle Line
- Ônibus: as linhas de ônibus que circulam nos arredores são: 3, 11, 12, 24, 29, 53, 77a, 88, 91, 148, 159, 211 e 453
- Metrô: as estações mais próximas são
Leia mais: St James’s Park: O parque real mais antigo de Londres

6. GREEN PARK
O Green Park é um pequeno parque, de cerca de 16 hectares, ao lado do Palácio de Buckingham. Acredita-se que a esposa do rei Charles II, no século XVII, pediu para quem todas as flores do parque fossem retiradas de lá depois que ela viu uma mulher colhendo flores por lá. Por este motivo, até hoje o parque não possui flores, apenas árvores e arbustos. Embora não tenha canteiros de flores, ele fica bastante colorido na primavera, quando cerca de meio milhão de bulbos de narcisos florescem no local. O outono é outra estação encantadora, quando as folhas alaranjadas e amareladas dominam o parque. Ao lado do Green Park fica a Spencer House, casa da família de Princesa Diana e ali perto também fica a Clarence House, onde o príncipe Charles mora com sua segunda esposa, Camila.
- Endereço: Londres SW1A 1AA, Inglaterra
- Horários: 24 horas por dia
- Como chegar:
- Metrô: as estações e linhas mais próximas do parque são
- Green Park: atendida pela Jubilee Line (cinza), Piccadilly Line (azul marinho) e Victoria Line (azul claro)
- Hyde Park Corner: atendida pela Piccadilly Line (azul marinho)
- Ônibus: as linhas de ônibus que circulam nos arredores do parque são 2, 8, 9, 14, 16, 19, 22, 36, 38, 52, 73, 82, 148, e 436
- Metrô: as estações e linhas mais próximas do parque são

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
7. THE REGENT’S PARK & PRIMROSE HILL
Regent’s Park é um dos parques públicos reais de Londres. Projetado por John Nash, o parque possui uma área de 395 acres e inclui os belíssimos Jardins da Rainha Maria que são compostos por mais de 12 mil rosas de 400 variedades diferentes. Com excelentes instalações desportivas abrangendo quase 100 hectares, inclui a maior área de esportes ao ar livre no centro de Londres. O parque também abriga um teatro do céu aberto, jardins belíssimos, o zoológico de Londres, a colina Primrose (que proporciona vistas lindas de Londres) e mais 100 espécies de pássaros selvagens.
- Endereço: Chester Rd, Londres NW1 4NR, Inglaterra
- Horários: diariamente de 5h às 16h30
- Como chegar:
- Metrô: as estações mais próximas do parque são
- Regent’s Park: Bakerloo Line (marrom)
- Great Portland Street: Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa) e Metropolitan Line (roxa)
- Baker Street: Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), Metropolitan Line (roxa), Bakerloo Line (marrom), Jubilee Line (cinza)
- Camden Town: Northern Line (preta)
- Mornington Crescent: Northern Line (preta)
- St. John’s Wood: Jubilee Line (cinza)
- Ônibus: as linhas que circulam nos arredores são 2, 13, 18, 27, 30, 74, 82, 113, 139, 189, 274, 453, C2
- Metrô: as estações mais próximas do parque são
Leia mais: Londres: Regent’s Park e a vista panorâmica de Primrose Hill

8. GREENWICH PARK
Um dos parques mais emblemáticos de Londres, Greenwich Park é considerado o mais histórico de todos os Parques Reais. São 74 hectares de áreas verdes amplas e deliciosas para um piquenique. Sempre movimentado, o local ainda abriga diversos tipos de atividades culturais e de lazer periodicamente. Dentro do parque o próximo a ele ficam museus e o Observatorio Real Greenwich, famoso observatório pelo qual passa o Meridiano de Greenwich, que marca a longitude 0º00′, dividindo o mundo em Ocidente e Oriente.
- Endereço: Greenwich, Londres SE10 8QY, Inglaterra
- Horários: a partir de 6h (fechamento varia ao longo do ano entre 18h e 21h30)
- Como chegar:
- Por metrô: Estação North Greenwich na Jubilee Line (cinza)
- Pelo ar: Teleférico Emirates Air Line
- Por baixo d’água: Pela passarela de pedestres (Greenwich Foot Tunnel) que fica em um túnel que passa por debaixo do Rio Tâmisa
- Por ônibus-barco: faça um passeio de barco pelo Tâmisa (confira preços e horários)
- Por trem de superfície (DLR): Estação Cutty Sark for Maritime Greenwich
- Por ônibus: as linhas que circulam nos arredores do parque são 53, 54, 108, 129, 177, 180, 188, 199, 286, 202, 380 e 386
Leia mais: Londres: O que fazer no bairro de Greenwich

Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Londres:
- O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
- 20 casarões históricos em Londres
- 10 Históricos Museus de Guerra em Londres
- 45 lugares para ver Londres do alto (atrações e restaurantes)
- 15 atrações incríveis para conhecer em um bate-volta de Londres
- Westminster: 13 Atrações na área da realeza britânica em Londres