Última atualização: 10/01/2019
Estamos participando de uma blogagem coletiva cujo tema são os Patrimônios Mundiais da UNESCO em vários lugares do mundo. Selecionamos os patrimônios da UNESCO em Londres, a cidade em que moramos atualmente. No final do post, você pode conferir outras dicas dos amigos blogueiros e escolher seu próximo destino de viagem!
O QUE SÃO PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO
Um Patrimônio Mundial é um lugar (edifício, cidade, complexo, deserto, floresta, ilha, lago, monumento, ou montanha) que está listado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como sendo de especial significado cultural ou físico. Atualmente, 192 países fazem parte da Convenção para Proteção do Patrimônio Cultural e Natural do Mundo, que avalia, sob certas condições, os lugares que podem obter recursos do Fundo do Patrimônio Mundial. Dados de julho de 2016 mostram que estão listados como Patrimônios Mundiais:
- 814 bens culturais
- 203 bens naturais
- 25 bens mistos
A Itália é o país com mais Patrimônios Mundiais (51), seguida pela China (50), Espanha (45), França (42), Alemanha (41), Índia (35), México (34) e Reino Unido (30). O Brasil, recheado de belezas, possui 20 Patrimônios Mundiais da UNESCO listados.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO EM LONDRES
Dos 30 Patrimônios Mundiais localizados no Reino Unido, 4 deles estão na cidade de Londres e é sobre eles que falaremos agora. Abaixo, incluímos um mapa com a localização de todas essas atrações:
1. TORRE DE LONDRES
Somos suspeitos para falar porque a Torre de Londres é a nossa atração favorita na cidade. É um daqueles lugares imperdíveis que precisam ser visitados por quem desembarca em Londres. Trata-se de um castelo histórico fundado em 1066, que já serviu de residência real e foi sendo modificado em ampliado ao longo dos séculos. Atualmente, a Torre de Londres guarda as Joias da Coroa Britânica, que incluem uma coleção de coroas e reais em ouro e pedras preciosas reluzentes e impressionantes.
Leia mais: Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica

2. PALÁCIO DE WESTMINSTER, ABADIA DE WESTMINSTER & IGREJA DE ST. MARGARET
Este Patrimônio listado pela UNESCO é na verdade um combo incrível de 3 edifícios. Estão inclusos:
- Palácio de Westminster: O famoso edifício que é um dos cartões postais mais importantes de Londres é sede do Parlamento do Reino Unido, e também abriga a Elizabeth Tower, a torre onde fica o sino Big Ben. O local está aberto a visitação pública em dias selecionados.
- Abadia de Westminster: Fundada no ano 960, trata-se de uma imponente e histórica igreja onde ocorrem as cerimônias de coroação de um novo monarca e local em que foi celebrado o casamento do Príncipe William e Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge em 2011.
- Igreja de St. Margaret: Situada exatamente ao lado da Abadia de Westminster, a Igreja de Santa Margarida muitas vezes passa desapercebida pelos viajantes. Ela foi fundada por monges beneditinos no século XII. Nela foi celebrado o casamento do ex-primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill.
Leia mais:
- Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido
- Londres: A história do Big Ben
- Londres: A histórica Abadia de Westminster

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
3. MARITIME GREENWICH
Maritime Greenwich é um conjunto de edifícios em Greenwich que são um símbolo arquitetônico inglês, demonstrando todo esforço institucional de caráter artístico e científico entre os séculos XVII e XIX. O complexo inclui:
- Greenwich Park: Considerado o mais histórico de todos os Parques Reais, Greenwich Park remonta ao tempo dos romanos e foi fechado em 1427. A partir da estátua do General Wolfe o parque oferece vistas belíssimas de Londres. As áreas verdes são amplas e o local sempre abriga diversos tipos de atividades culturais e de lazer.
- Old Royal Naval College: Os edifícios, projetados por Christopher Wren, foram originalmente construídos entre os anos de 1696 e 1712 para servirem como Hospital Real para marinheiros na região de Greenwich. Em 1869, as atividades do hospital foram encerradas. Entre 1873 e 1998, o local abrigou o Colégio Naval Real de Greenwich. Entre os destaques do local estão o Painted Hall, um salão com pinturas belíssimas e uma charmosa capela. Entrada gratuita.
- Museus Reais
- Royal Greenwich Observatory: O Observatorio Real Greenwich, é o famoso observatório pelo qual passa o Meridiano de Greenwich, que marca a longitude 0º, dividindo o mundo em Ocidente e Oriente.
- National Maritime Museum: O Museu Marítimo Nacional é a maior museu marítimo do mundo, contando com 10 galerias e uma vasta coleção que abrange trabalhos de arte, mapas e gráficos, recordações e milhares de outros objetos. A entrada é gratuita.
- Queen’s House: Este é o museu mais tradicional dos quatro museus reais, em que é possível apreciar a arte, a arquitetura e a herança real através deste esplêndido edifício do século XVII que foi o primeiro edifício clássico na Inglaterra, projetado pelo renomado arquiteto Inigo Jones. O museu é famoso por sua coleção de arte extraordinária incluindo obras de grandes mestres como Gainsborough, Hogarth e van de Veldes.
- Cutty Sark: Este veleiro lendário do século XIX foi de suma importância na história inglesa, principalmente para o transporte de chá. Ele foi levantado a mais de 3 metros através de uma estrutura, permitindo-lhe a experiência incrível de andar diretamente por debaixo dele.
Leia: Londres: O que fazer no bairro de Greenwich

4. KEW GARDENS (JARDINS BOTÂNICOS REAIS)
Com 121 hectares, este é um daqueles lugares de cair o queixo de tão maravilhoso! Kew Gardens são os Jardins Botânicos mais bonitos que já vimos até hoje. Fundado em 1840, a partir do jardim exótico em Kew Park, no bairro londrino de Richmond upon Thames, as suas coleções vivas incluem mais de 30 mil diferentes tipos de plantas, enquanto o herbário, que é um dos maiores do mundo, tem mais 7 milhões de espécimes de plantas preservadas. A biblioteca contém mais de 750 mil volumes, e a coleção de ilustrações contém mais de 175 mil cópias e desenhos de plantas. A beleza do lugar impressiona pela diversidade, cores e beleza. Há até mesmo um palácio dentro dos jardins, chamado Kew Palace.
Leia mais: Kew Gardens: Jardins Botânicos Reais em Londres

Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira outros posts da Blogagem Coletiva #PatrimôniosUnesco com dicas de amigos blogueiros de viagem!
- Lolepocket – Explorando o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos
- Foco no Mundo – Patrimônios da UNESCO para visitar no Brasil
- Destinos por onde andei… – Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO
- Mariana Viaja – Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da UNESCO
- Pegadas na Estrada – 15 Parques Nacionais Patrimônios da UNESCO que você precisa conhecer
- Família Viagem – Patrimônio Mundial da UNESCO: Estátua da Liberdade
- Viagens que Sonhamos – Pampulha, conhecendo o novo Patrimônio Mundial da Unesco
- Pequeno Grande Mundo – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Malta
- Viagens Invisíveis – Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja
- Mineiros na Estrada – O que ver e fazer em Machu Picchu
- Outro blog – Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás
- Mochilão Barato – Missões Jesuítas no Paraguai
- Asas pra que te quero – Castelos da Inglaterra: a história sombria da Torre de Londres
- Vaneza com Z – Patrimônios na Humanidade em Portugal: Sintra e Porto
- Trilhas e Cantos – Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I
- Projeto 101 Países – Persépolis: a joia preciosa do Irã
- Volto Logo – Patrimônios Culturais da UNESCO para conhecer na América Latina
- Atravessar Fronteiras – Ouro Preto: perfeita aliança entre história e modernidade
- Uma Senhora Viagem – Olinda, Linda cidade, Lindo patrimônio
- Coordenadas do Mundo – 8 Patrimônios da Humanidade para visitar na Austrália
- Olhares pelo mundo – Cidade Histórica de Ayutthaya, Patrimônio da UNESCO a um Pulo de Bangkok
- Cantinho de Ná – Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor
- Trippolis – Distrito Histórico de Quebec
- Viviendo en el México Mágico – México e a UNESCO!
- Devaneios de Biela – Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki
- De Mochila e Caneca – Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
- Ligado em Viagem – Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia
- Por aí com os Pires – Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu
- Apure Guria! – 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja
- E aí, Férias! – Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real
- Virando Gringa – Cidade Proibida – Patrimônio Mundial da Humanidade na China
- Tá indo pra onde? – Patrimônios da UNESCO na Alemanha
- Na dúvida, embarque – Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade
- Destino Mundo Afora – Cinco patrimônios mundiais da Unesco para visitar no Brasil e Estados Unidos
Leia mais sobre o Reino Unido:
- Londres: Troca de guarda no Palácio de Buckingham
- Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge
- Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido
- Londres: A história do Big Ben
- Londres: A histórica Abadia de Westminster
- Londres: O incrível e gratuito British Museum
- Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica
- Inglaterra: London Eye, a roda-gigante de Londres
[…] Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres – Lolepocket – Como explorar o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos – […]
[…] – Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres – Lolepocket – Explorando o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos – Foco no […]
[…] Nacional) é um museu dedicado a contar e homenagear a história marítima da Grã-Bretanha. Patrimônio UNESCO, ele fica localizado no famoso Greenwich Park, onde ainda podemos encontrar atrações como a […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] que publicamos a listinha de Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres, muita gente comentou que não visitou o gracioso bairro de Greenwich quando esteve em Londres. E, […]
[…] é uma cidade encantadora e abriga 4 Patrimônios Mundiais da UNESCO, entre eles estão os incríveis Kew Gardens, os Jardins Botânicos Reais, que geralmente ficam […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] ⇒ Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
Sensacional, adorei o post, quantos lugares incríveis!
Que legal que gostou! Tem muita coisa bacana para conhecer em Londres!
Abraços 🙂
Gente! Que privilégio morar em uma cidade com tantos patrimônios!! Londres é demais! Preciso voltar mil vezes!!! Lindo post!
Olha, não podemos negar que diversão não falta por aqui! Obrigada pelo comentário! 🙂
Xiii… realmente preciso voltar para Londres, faltou muita coisa interessante para eu visitar!
Obrigada por copartilhar! 😉
Oi Gabi, Londres tem tantas opções que vale a pena voltar mesmo! 🙂
Só a parte de Greenwhich já dava um passeio por si só. Bem massa!
Dá mesmo, Juliana! Greenwich merece um dia inteiro! 🙂
Olá! Que lindo o post, nos deu uma saudade imensa de Londres! Amamos a Torre de Londres, bem coisa de filme mesmo 🙂 Parabéns pela matéria. Grande abraço, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada.
Super obrigada pelo comentário, Cristina e Renato!
A Torre de Londres é realmente incrível, não é mesmo? Muita gente visita a cidade e não dá uma passadinha por lá. Um pecado, né?
Abraços 🙂
Adorei! A gente pode ver as joias da coroa nesta torre? Iria amar ver…
Oi Nivia, pode sim! A visitação das joias é aberta ao público, com um reforçado esquema de segurança. No entanto, é proibido tirar fotos lá dentro.
Abraços 🙂
Gente,adorei o post de vocês,super bem explicado. Amo Londres. Já visitei 2 vezes e pretendo voltar.Não conheci Kew Gardens mas na próxima vez não quero perder.Meu blog não está entrando aqui,vou ver o que houve.
Lilian, Kew Gardens é simplesmente lindo. Vale a pena incluir no roteiro da próxima visita! 🙂
Já fui a Londres, mas conheci só dois desses quatro (A Torre e o Palácio/Abadia/Igreja). Fiquei encantada com as fotos do Kew Gardens, deu vontade de voltar e conhecer.
Kew Gardens é um dos lugares que rende muitos “UAUs”. É um jardim botânico fantástico! 🙂
Eitaaa!
Quanta coisa legal para conhecer em Londres!
Dicas anotadas
Abraço,
Obrigada pelo comentário, Murilo! A cidade é mesmo muito legal. 🙂
Faltou eu conhecer Greenwich.
Londres é demais.
Ótimo post,
Abraços,
Fran @ViagensqueSonhamos
É demais mesmo! Greenwich vale o passeio, pois tem muita coisa bacana para conhecer e o bairro é lindo! Abraços 🙂
[…] – Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
Me lembro de ter feito um trabalho pra minha Universidade sobre Londres e seus Patrimônios!! Muito bom recordar tudo isso!
Que legal, Laise! Muito obrigada pelo comentário! 🙂
Londres tem cada lugar incrível, né? Esses são mais que merecidos Patrimônios UNESCO. No meu caso, acho que Greenwich é o meu preferido! 🙂
Ótimas dicas!
Greenwich é um cantinho pouco explorado pelos turistas, mas que vale o passeio. A cidade toda é super gostosa, não é mesmo? Abraços 🙂
Quantas atrações incríveis, ainda não conheço Londres, mas fiquei mais entusiasmada com seu post. Dicas anotadas.
Vale super a pena incluir Londres no roteiro, Gisele! A cidade é incrível! 🙂
Eu particularmente AMO Londres e achei que tinha mais números na lista da Unesco, pra mim toda a cidade tinha que ser tombada como patrimonio da humanidade. Adorei! Mel.
http://www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com
Temos que concordar com você, Mel! Tem muita coisa bacana na cidade que (ainda) não é Patrimônio da UNESCO. Quem sabe no futuro, né? 🙂
[…] – Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
A Inglaterra é incrível mesmo!! E eu não posso deixar de concordar que a Torre de Londres é o melhor passeio da cidade! Para quem curte locais históricos né…rs
Obrigada pelo comentário! A Torre de Londres é incrível mesmo!
Abraços 🙂
Muito bacana saber que em apenas uma única cidade é possível visitar tantos patrimônios da humanidade! Parabéns pelo artigo!
Obrigada pelo seu comentário! Vale muito a pena passar uns dias em Londres! 🙂
[…] – Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
Adorei o post – aliás, como não gostar de algo falando sobre Londres? hehehe A Torre de Londres é sensacional! Acredita que fiquei uma semana na cidade e não consegui visitar Greenwich? Já tá na hora de voltar né?
A cidade é muito legal mesmo, Fernanda! Vale a pena passar um dia em Greenwich, pois o bairro é uma gracinha! 🙂
UAU!! Que completo completo! 😀 Ficou demais!
Obrigada pelo comentário, Katarina! 🙂
Londres é linda e fiquei com mais vontade de voltar depois de ler seu post 🙂
Obrigada pelo comentário, Bianca! Sempre vale a pena dar um pulinho em Londres! 🙂
Isso é o que dá ter feito um bate volta em Londres saindo de Paris, não vi nada disto! E foi muito boa a introdução sobre a definição de patrimônio. E dos que você alistou o que mais chamou minha atenção foi os Jardins, mais de 7 milhões de espécies, meu Deus!!!
Amei o post!
Olá Vaneza! Obrigada pelo comentário!
Londres merece pelo menos uns 5 dias de visita! Tem muita coisa legal para conhecer! Os Jardins Kew são simplesmente fantásticos e enormes!
Abraços 🙂
Muito bonitos os 4 patrimônios mundiais de Londres. Ainda não conheço a cidade, mas está na wishlist.
Abraço
Vale muito a pena conhecer, Cris! A cidade de Londres é simplesmente incrível!
Abraços 🙂
Muito legal saber das belezas de Londres reconhecidas pela UNESCO.
Parabéns!
Obrigada pelo comentário, Adriana! 🙂
Vocês sempre arrasando nos posts! Muito bom! Lindos lugares!
Que legal ler seu comentário! Super obrigada! 🙂
[…] Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres – Lolepocket – Como explorar o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos – Foco no […]
[…] Viajonários: Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]
[…] – Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres […]