Um dos lugares mais fotografados de Londres é o Parlamento do Reino Unido (Houses of Parliament), que abriga entre outras coisas, a Torre Elizabeth II, onde está localizado o famoso sino “Big Ben”. O que pouca gente sabe é que é possível fazer um tour no Parlamento do Reino Unido. Neste post compartilhamos como visitar e como foi a nossa experiência.
O PARLAMENTO DO REINO UNIDO
O Parlamento do Reino Unido é o corpo legislativo supremo no Reino Unido, dependências da Coroa Britânica e territórios ultramarinos britânicos (já explicamos a diferença entre todos esses termos neste post). Isso significa que ele é equivalente ao que temos no Brasil como o Congresso Nacional. Da mesma forma como conhecemos no Brasil, o Parlamento do Reino Unido é bicameral, há a Câmara dos Comuns e Câmara dos Lordes (equivalente a deputados e senadores da forma como conhecemos).

O monarca, no caso a Rainha Elizabeth II, constitui o terceiro componente da Legislatura. Formado em 1707 após a ratificação do Tratado de União, o Parlamento Britânico é composto por 1.448 membros, sendo que 798 fazem parte da Câmara dos Lordes e 650 fazem parte da Câmara dos Comuns. A constituição obriga que o primeiro-ministro do Reino Unido seja membro de uma das duas Câmaras. Em geral, escolhe-se um membro da Câmara dos Comuns.
- Câmara dos Comuns: os membros são democraticamente eleitos através de eleições realizadas pelo menos a cada 5 anos.
- Câmara dos Lordes: inclui dois tipos diferentes de membros, os Lordes Espirituais, compostos por bispos mais altos da Igreja Anglicana e os Lordes Temporais, constituídos principalmente por membros da nobreza.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Embora seja chamado Parlamento Britânico, oficialmente, o nome do edifício que abriga as duas casas é Palácio de Westminster. Lá também ficam a Torre Elizabeth e o famoso Big Ben (confira o que já escrevemos sobre o Big Ben).




Curiosidade: O único local do Reino Unido que o rei ou a rainha é proibido de pisar é na Câmara dos Comuns. Isso ocorreu depois que o Rei Charles I, em 1642, invadiu a Câmara dos Comuns e mandou prender cinco membros do parlamento devido a divergências de opinião. Os membros do parlamento se revoltaram e aprovaram a proibição da presença do monarca na Câmara dos Comuns. E essa proibição perdura até os dias de hoje.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
O TOUR NO PARLAMENTO DO REINO UNIDO
Como o parlamento é um local para discussão das leis do Reino Unido, não há tour diariamente. Em geral, tours estão disponíveis aos sábados ou em horários em que não há sessões nas Casas do Parlamento. Para visitar, reserve antecipadamente seu ticket no site oficial (veja informações no final deste post). Ao finalizar o pedido, você receberá o seu ticket por email No dia da visita, é preciso apresentar o ticket e passar pela segurança (detector de metais e raio-x) para receber um cordão com a data do dia da visita que deverá ser pendurado no pescoço mostrando que você passou pela segurança. Saindo deste local, chega-se a um pátio do Palácio de Westminster. À direita fica um Café em que você pode um chá, tipicamente britânico e uma lojinha de presentes. Seguindo em frente, você terá acesso ao local onde será iniciado o tour.




O tour se inicia em um grande salão (o Westminster Hall) que abriga grandes eventos do Palácio de Westminster. Lá, retire seu audio guide (caso você faça o tour com audio guide) e comece o passeio. Nas salas iniciais você poderá tirar fotos à vontade, mas nos locais de acesso e nas salas que abrigam as discussões da Câmara dos Comuns e Câmara dos Lordes é proibido tirar fotos (Nestes locais, contaremos com auxílio de fotos oficiais para ilustrar a visita).




O audio guide foi de grande ajuda para nós porque nos passou informações históricas bastante relevantes, deu detalhes sobre o edifício e os cômodos visitados e explicou como funciona as atribuições de ambas as Câmaras. Para quem não domina o inglês, é melhor ir de audio guide porque além de mais barato, tem a opção de escutar tudo em português brasileiro, o tour com guia é disponibilizado em vários idiomas, mas não em português. O mapa abaixo é uma reprodução do panfleto que recebemos para fazer o tour. Os números indicam qual é o áudio a ser ouvido em cada lugar da visitação.




DESTAQUES DO TOUR AO PARLAMENTO DO REINO UNIDO
- Westminster Hall: Local do início do tour, é aqui que se retira o audio guide e pode-se tirar fotos à vontade. Este salão é a área mais antiga do edifício do Parlamento. Destaque para os grandes vitrais coloridos e a escadaria no final do salão.
- St Stephen’s Hall: Subindo a escadaria e entrando à esquerda, fica o belíssimo St Stephen’s Hall, um salão de 29 metros x 9 metros, com pinturas belíssimas, vitrais e estátuas. É permitido fotografar no local.








- Central Lobby: Suba alguns degraus para chegar no Lobby Central. O Central Lobby é o núcleo do Palácio de Westminster e foi projetado com um formato de octógono para ser um lugar de encontro para os membros de ambas as Casas. É este local que separa as entradas da Câmara dos Comuns à esquerda e a Câmara dos Lordes à direita. O audio guide sugere que o passeio siga pela Câmara dos Lordes primeiro. Não é permitido tirar fotos no local.
- Peers Lobby: A Câmara dos Lordes é um espetáculo e tudo já começa logo no lobby, em que se pode admirar uma bela pintura de 1642 que retrata o Rei Charles I. Não é permitido tirar fotos no local.
- Royal Gallery: A “Galeria Real” é na verdade um grande salão com diversos quadros nas paredes. Os destaques estão para o quadro da Rainha Elizabeth II, ao lado está um quadro de seu marido, o príncipe Philip. A Rainha-Mãe, como era chamada a mãe de Elizabeth e seu falecido pai, o Rei George VI também estão representados em grandes quadros. A Galeria Real é usada para ocasiões importantes, incluindo recepções de Estado, jantares e cerimônias parlamentares, muitas vezes com membros de ambas as Casas presentes. Não é permitido tirar fotos no local.




- Norman Porch: Os visitantes pouco podem observar desta área, que para nós mortais mais parece um corredor que leva até a próxima sala, a Robing Room. Na verdade, esta área foi desenhada para ser uma entrada grandiosa para o Palácio de Westminster por baixo da Torre Victoria (a torre alta que fica do lado oposto à Torre do Big Ben) para o uso do monarca que sai do Palácio de Buckingham e vai até o Palácio de Westminster abrir as sessões da Câmara dos Lordes todos os anos. Não é permitido tirar fotos no local.
- Queen’s Robing Room: Este é mais um belo quarto com bela decoração, quadros grandiosos. É nesta sala que a rainha coloca na Coroa Imperial e suas vestes cerimoniais antes de fazer seu caminho para a Câmara dos Lordes. O teto da sala é ricamente com painéis e decorados com emblemas dos monarcas da Inglaterra e há um trono do lado esquerdo da sala. Não é permitido tirar fotos no local.




- Prince’s Chamber: É uma sala de trabalho dos Lordes com mesas redondas em madeira escura, uma lareira e muitas pinturas decorando as paredes. Lá também está uma estátua da Rainha Victoria em mármore branco. Não é permitido tirar fotos no local.
- Lords Chamber: Esta é a Câmara dos Lordes de fato. Com uma decoração deslumbrante, é difícil saber para onde olhar. Em uma parede toda ornamentada em dourado está localizado o trono que Elizabeth II se senta para abrir sessões nesta Casa no início de cada ano. Este trono foi usado pela primeira vez em 1847. Os locais para sentar parecem sofás de couro na cor vinho, colocados na lateral da sala. Câmaras que transmitem as sessões ao vivo pela TV e vários microfones pendurados no teto para registrar as discussões também estão presentes. Não é permitido tirar fotos no local.




- Members’ Lobby: Passando novamente pelo Central Lobby, chega-se do outro lado, onde estará a Câmara dos Comuns no final. Antes, essa ante-sala dos “Membros do Parlamento” é decorada, entre outras, com estátuas de Winston Churchill (primeiro-ministro inglês na época da Segunda Guerra Mundial) e de Margaret Tatcher, que foi primeira-ministra durante os anos 1980, e ficou conhecida como a “Dama de Ferro” por conta de seu posicionamento político e econômico conservador. Não é permitido tirar fotos no local.
- Commons Chamber: Toda aquela “pompa e circustância” encontrada na Câmara dos Lordes não é encontrada aqui, a Câmara dos Comuns. A sala foi destruída por bombas durante a Segunda Guerra Mundial. O local é todo feito de madeira, com poltronas colocadas na mesma posição que na Câmara dos Lordes, mas na cor verde, mas nada de ornamentos em ouro e toda a decoração requintada da Casa dos Lordes. Aqui também se encontram câmeras e microfones para as sessões. Não é permitido tirar fotos no local.




CAFÉ E LOJA DE PRESENTES
Antes ou depois do tour, é possível tomar um café no “Jubille Cafe” com bolos e outras gostosuras. É possível incluir no passeio pelo Parlamento tomar um chá típico inglês (a um custo adicional). Para quem gosta de comprar lembrancinhas, há muitas opções na lojinha de presentes do Parlamento. O acesso é restrito para quem comprou o ticket.








COMO CHEGAR
A melhor forma de chegar até o Parlamento Britânico é através do metrô e descer na estação Westminster que é acessada pela Jubilee Line (cinza), Circle Line (amarela) e District (verde).
VIDEO OFICIAL
Para ter uma ideia melhor do que esperar do passeio, veja este video oficial que mostra vários detalhes da visita, inclusive de cômodos em que fotos não são permitidas:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Houses of Parliament
- Endereço: A entrada para o tour é no Cromwell Green Visitor Entrance (acessada pela Abingdon St.)
- Horários: os tours acontecem aos sábados e em horários que não há sessões (confira o calendário para efetuar a compra dos tickets). Há dois tipos de tours (com audio guide: tem em português brasileiro; ou com um guia: não tem em português) e é possível complementar a experiência tomando um chá no local com um custo adicional.
- Entrada: £19.50 com audio guide / £26.50 com um guia
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Reino Unido:
- Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido
- Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica
- Inglaterra: London Eye, a roda-gigante de Londres
- Londres: A histórica Abadia de Westminster
- Londres: O incrível e gratuito British Museum
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] E não é à toa pois é aqui que ficam algumas das principais atrações da cidade como o Parlamento Britânico e o Big Ben, a Abadia de Westminster (local de coroação dos monarcas britânicos), o Palácio de […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] quem fizer um tour pelo Parlamento do Reino Unido localizado no Palácio de Westminster, pode ver uma estátua de Churchill na entrada da Câmara […]
[…] Leia mais: Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido (Palácio de Westminster) […]
[…] a Segunda Guerra Mundial. Em 1956, a Torre abriu as portas para fins turísticos. Junto com o Palácio de Westminster e a Abadia de Westminster, o complexo foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO (Veja todos os […]
[…] vitrais, é possível admirar a beleza do Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento Britânico e o famoso Big Ben, os quais ficam logo em frente. O video […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] Daí vem o nome que representa uma mini Europa. Lá estão o Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento Britânico, a Torre Eiffel em Paris, a arquitetura belíssima de Veneza, entre outros […]
[…] parte das pessoas que visita a cidade acaba se restringindo aos lugares mais conhecidos como: o Parlamento Britânico e Big Ben, a Troca de Guarda no Palácio de Buckingham, Covent Garden e a praças famosas como o […]
[…] praticamente em frente ao Palácio de Westminster (Parlamento do Reino Unido), mas na margem sul do Rio Tâmisa, o Lambeth Palace tem sido a sede do […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]
[…] Palácio de Westminster + Abadia de Westminster + Igreja St. Margaret […]
[…] Londres: Tour no Parlamento do Reino Unido […]