12 residências reais em Londres abertas à visitação

12 residências reais em Londres abertas à visitação
 

Última atualização: 06/04/2021

Se você está planejando visitar a capital da Inglaterra, não deixe de incluir no roteiro várias opções de residências reais em Londres abertas à visitação.

RESIDÊNCIAS REAIS EM LONDRES

As residências reais britânicas são palácios, castelos e casas ocupadas por membros da família real britânica no Reino Unido. Ao longo do tempo, muitas mudanças ocorreram e algumas dessas residências foram abandonadas, demolidas, convertidas em áreas governamentais e até mesmo deixaram de abrigar membros da família real, tornando-se exclusivamente atrações públicas. Atualmente, 4 das residência reais em Londres ainda abrigam membros da família real: Palácio de Buckingham, Clarence House, Kensington Palace e St James’s Palace, sendo que esta última é a única das residências reais em Londres que não está aberto ao público. Há também edifícios que, no passado, foram residências reais, mas que são utilizados para outras finalidades nos dias atuais.

Para facilitar a organização da sua viagem, todas as residências reais em Londres sugeridas neste post foram colocadas no mapa interativo acima. Elas estão divididas em duas cores distintas: em azul estão as residências reais atuais em Londres e, em roxo, estão atrações que já serviram como residências reais no passado, mas que possuem outras funções nos dias de hoje e podem ser visitadas também.

ST JAMES’S PALACE: RESIDÊNCIA REAL NÃO ABERTA À VISITAÇÃO

O St James’s Palace é o mais antigo palácio real do Reino Unido e foi construído por ordem do Rei Henrique VIII entre 1531 e 1536 de tijolos vermelhos em estilo Tudor. O Príncipe Charles chegou a morar com os filhos, Príncipe William e Príncipe Harry na York House, uma das áreas do complexo do palácio, antes de se casar com sua segunda esposa, a Duquesa Camilla. Atualmente, moram no palácio a Princesa Anne (filha da rainha Elizabeth II); a Princesa Beatrice (filha do Príncipe Andrew) e seu marido; e uma prima da rainha, a Princesa Alexandra. Até seu casamento, em 2018, o palácio também era residência da Princesa Eugenie, irmã de Beatrice.

12 residências reais em Londres abertas à visitação
St James’s Palace | Foto: divulgação

St James’s Palace é usado para receber recepções oficiais, com chefes de estado visitantes, e instituições de caridade das quais membros da família real fazem parte. O palácio faz parte de um amplo complexo de edifícios e abriga uma série de escritórios oficiais, sociedades e coleções, e todos os embaixadores e altos comissários do Reino Unido ainda são credenciados ao Tribunal de St. James. A Capela Real do palácio ainda é usada para funções da família real britânica.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

>> RESIDÊNCIAS REAIS EM LONDRES ABERTAS À VISITAÇÃO

Conforme citado acima, atualmente, existem 3 residências oficiais em Londres onde ainda residem membros da família real. Saiba mais sobre cada uma delas em seguida.

1. PALÁCIO DE BUCKINGHAM

Um dos lugares mais importantes em Londres é o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha da Inglaterra. O edifício foi construído em 1703 pelo duque de Buckingham e não era originalmente um palácio, mas um sobrado muito mais simples. Em 1761, o Rei George III, adquiriu a propriedade com o objetivo de ser a residência privada da Rainha Charlotte. Após a rainha Victoria subir ao trono em 1837, o Palácio de Buckingham, finalmente, se tornou a residência oficial do monarca britânico. A maior parte do ano, a residência é totalmente fechada ao público. No entanto, durante algumas semanas no verão, é possível visitar o palácio, que sempre conta com uma exposição diferente, a galeria de obras de arte da rainha, os estábulos reais e os jardins do Palácio de Buckingham. Eu sou suspeita para falar porque já visitei a exposição anual do palácio 4 vezes!

  • Endereço: Westminster, Londres SW1A 1AA, Inglaterra
  • Horários: geralmente, aberto entre final de julho a final de setembro
  • Entrada: a partir de £26.50

Leia mais: 

12 residências reais em Londres abertas à visitação
Em frente ao Palácio de Buckingham

2. CLARENCE HOUSE

A Clarence House é uma residência real que fica anexa ao Palácio de St. James. Ela foi construída entre 1825 e 1827 devido a um projeto encomendado pelo Duque de Clarence que, em 1830, tornou-se Rei William IV. A casa de 4 andares sofreu uma extensa remodelação e reconstrução ao longo dos anos, de tal forma que pouco resta da estrutura original. Com a morte do Rei George VI, pai de Elizabeth II, a casa passou a ser residência oficial de Elizabeth, a Rainha-Mãe (mãe da Rainha Elizabeth II). Ela morou em Clarence House por 49 anos entre 1953 a 2002, ano de sua morte. Desde 2003, tornou-se a residência oficial do Príncipe de Gales e da duquesa de Cornualha, Camilla. A residência está aberta à visitação somente no mês de agosto mediante a tours guiados.

  • Endereço: A entrada de visitantes é feita pela The Mall, a avenida que leva ao Palácio de Buckingham, entre as Ruas Stables Yard e Marlborough Road
  • Horários: tours somente durante o mês de agosto de segunda a sexta de 10h às 16h30; sábado e domingo de 10h às 17h30
  • Entrada: £11.30

Leia mais: Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
Clarence House | Foto: royalcollection.org.uk

3. KENSINGTON PALACE

Desde 1689, o Palácio de Kensington funciona como uma Residência Real. Ele está dividido em duas partes: apartamentos de Estado e um lado privado onde membros da família real vivem hoje. Em 1981, o Príncipe Charles e da Princesa Diana também se mudarem para um outro conjunto de apartamentos no Palácio depois de se casarem. Em 2011, foi a vez de o Príncipe William e Kate, Duquesa de Cambridge, se mudaram para Kensington no famoso apartamento 1A, que conta com 20 cômodos e é o mesmo apartamento que a Princesa Margaret morava até sua morte, em 2002. O Príncipe Harry chegou a morar em um apartamento ao lado do irmão, antes de se mudar, em 2020, para a Califórnia com sua esposa, Meghan, Duquesa de Sussex.

  • Endereço: Kensington Gardens, Londres W8 4PX, Inglaterra
  • Horários: de 1º de março a 31 de outubro: de 10h às 18h | de 1º de novembro a 28 de fevereiro: de 10h às 16h
  • Entrada: £17

Leia mais: Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate

Escadaria com paredes decoradas no Palácio de Kensington

>> ANTIGAS RESIDÊNCIAS REAIS EM LONDRES TAMBÉM ABERTAS À VISITAÇÃO

Além das residências citadas acima que ainda servem de moradia para membros da família real, existem outros locais em Londres que, no passado, também eram residências reais. Alguns deles não são abertos ao público ou não existem mais (por isso, nem citaremos aqui), mas outros podem ser visitados e, atualmente, são museus, galerias ou possuem funções públicas e governamentais.

4. PALÁCIO DE WESTMINSTER

Um dos ícones de Londres há muitos séculos, o Palácio de Westminster é local onde fica o Parlamento do Reino Unido, formado pela Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns. O primeiro palácio real construído no local data do século XI, tornando-se a residência principal dos reis da Inglaterra no final do período medieval. A parte mais antiga do palácio (Westminster Hall) ainda existente data do reinado do sucessor de William I, o Rei William II, que governou entre os anos de 1087 e 1100. Em 1512, durante o reinado de Henrique VIII, um incêndio destruiu os apartamentos reais e Westminster deixou de ser a principal residência do rei. Após o o incêndio, o restante do palácio continuou a servir como a casa do Parlamento da Inglaterra, que se reúne no local desde o século XIII.  O que muita gente desconhece é que é possível visitar o local por dentro, incluindo ambas as Câmaras, mediante a agendamento antecipado.

  • Endereço: Westminster, Londres SW1A 0AA, Inglaterra | A entrada para o tour é no Cromwell Green Visitor Entrance (acessada pela Abingdon St.)
  • Horários: os tours acontecem aos sábados e em horários que não há sessões (confira o calendário para efetuar a compra dos tickets). Há dois tipos de tours (com audio guide: tem em português brasileiro; ou com um guia: não tem em português) e é possível complementar a experiência tomando um chá no local com um custo adicional.
  • Entrada: £19.50 com audio guide / £26.50 com um guia

Leia mais: Londres: Como fazer o Tour no Parlamento do Reino Unido

Parlamento Britânico, localizado no Palácio de Westminster, às margens do rio Tâmisa

5. SOMERSET HOUSE

Somerset House é um edifício em estilo neoclássico que foi originalmente construído para ser um palácio da dinastia Tudor. Projetado em 1776, ele foi sendo expandido entre 1831 e 1856. No final do século XX, o edifício foi revigorado como um centro para as artes visuais. A primeira instituição a se mudar foi o Instituto Courtauld de Arte, incluindo a Courtauld Gallery. No final dos anos 1990, o pátio principal deixou de ser um parque de estacionamento público e o terraço principal com vista para o Tâmisa foi remodelado e aberto ao público. No inverno, o pátio central abriga um rinque de patinação no gelo. O pátio também é usado como um local de concertos e uma série de eventos musicais chamados de “Summer series” são realizados em julho de cada ano.

  • Endereço: Strand, Londres WC2R 1LA, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 19h
  • Entrada: gratuita para as áreas públicas | paga para a galeria (reabrirá no fim de 2021)

Leia mais: Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery

“Self-Portrait with Bandaged Ear”, de Vincent Van Gogh, está em exposição na Courtlaud Gallery

6. TOWER OF LONDON

A Torre de Londres é um castelo histórico fundado em 1066 como parte da Conquista Normanda da Inglaterra, como foi chamada a invasão e ocupação do Reino da Inglaterra no século XI por um exército normando, bretão e francês liderado pelo duque William, o Conquistador, da Normandia. A Torre Branca, que dá nome ao Castelo, foi construída por William em 1078. Inicialmente, o local serviu como residência real. A Torre de Londres consiste em um complexo com vários edifícios situados dentro de dois anéis concêntricos de muralhas e um fosso. Houve várias fases de expansão, principalmente sob os reinados de  Ricardo Coração de Leão, Henrique III, e Eduardo I, nos séculos XII e XIII.

  • Endereço: Londres EC3N 4AB, Inglaterra
  • Horários: de novembro a fevereiro: de terça a sexta de 9h às 16h30 / domingo e segunda de 10h às 16h30 | de março a outubro: de terça a sexta de 9h às 17h30 / domingo e segunda de 10h às 17h30
  • Entrada: £25 – acesse este link para fazer a compra dos tickets pela internet | Inclusa no London Pass

Leia mais: Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica

12 residências reais em Londres abertas à visitação
A imponente Torre Branca, à esquerda, dentro do complexo da Torre de Londres

7. CHISWICK HOUSE

Considerada um dos melhores exemplos de arquitetura neopaladiana em Londres, a Chiswick House foi projetada por Richard Boyle, 3º Conde de Burlington e finalizada em 1729. A casa e os belos jardins ocupam cerca de 26 hectares. Após o falecimento de Charlotte, última filha de Lord Burlington, a Chiswick House passou a ser propriedade de William Cavendish, 4º Duque de Devonshire, marido de Charlotte. Após a morte de William em 1764, a casa passou para o seu jovem filho órfão, William Cavendish, 5° Duque de Devonshire. Em 1774, William se casou com Georgiana Spencer e a casa foi utilizada com retiro por ela durante muitos anos. A história conturbada do casal é retratada no filme “A Duquesa” (2008). Atualmente, a residência é propriedade da English Heritage e está aberta à visitação pública.

  • Endereço: Conservatory Yard, Chiswick, Londres W4 2QN, Inglaterra
  • Horários: de abril a setembro de domingo a quarta de 10h às 18h / outubro de domingo a quarta de 10h às 17h / fechado entre novembro e fevereiro / março aos sábados e domingos de 10h às 16h
  • Entrada: £7.80 (somente para a casa, os jardins e demais lugares são gratuitos)

Leia mais: Chiswick House: Casarão histórico e belos jardins em Londres

Uma das salas da Chiswick House

8. KEW PALACE

Localizado em Kew Gardens, um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres, o Kew Palace é uma das residências reais em Londres pouco conhecidas. Este pequeno edifício teve como seus primeiros moradores reais o Rei George II, sua esposa, a Rainha Charlotte, e seus 15 filhos. No entanto, esses períodos de relaxamento foram obscurecidos pelas lutas do Rei George contra uma doença mental. Ele sofria repetidos ataques desde seu primeiro episódio em 1789 até que a regência foi declarada em 1811. Depois que a Rainha Charlotte morreu em 1818, o Kew Palace foi fechado. Atualmente, ele é um dos destaques dos jardins botânicos reais, mas abre somente no verão, entre junho e setembro.

  • Endereço: Kew, Richmond TW9 3AB, Londres, Inglaterra
  • Horários: confira os dias exatos neste link
  • Entrada: a partir de £10 – compre online neste link

Leia mais: Kew Gardens: Jardins Botânicos Reais em Londres

Fachada do Kew Palace

9. BENTLEY PRIORY

Bentley Priory é uma grande propriedade que fica no distrito londrino de Harrow e foi um importante parque de cervos durante os séculos XVIII e XIX. A mansão foi a última residência da rainha Adelaide, esposa do rei William IV, antes de sua morte em 1849. Posteriormente, serviu como escola de hotelaria e de meninas antes de ser adquirida pela Força Aérea Real (Royal Air Force – “RAF”) em 1926. Na Segunda Guerra Mundial, o Bentley Priory foi a sede do Comando de Caça da RAF e permaneceu sob sua administração até 2008. Em 2013, a propriedade foi vendida para ser transformada em um condomínio de luxo, mas a mansão foi transformada em um museu e memorial dedicado àqueles que serviram a RAF.

  • Endereço: Mansion House Drive, Stanmore, Londres HA7 3FB, Inglaterra
  • Horários: segundas, quartas, sextas e sábados de março a setembro de 10h às 17h / de outubro a fevereiro de 10h às 16h | fechado às terças, quintas e domingos
  • Entrada: £8.80

Leia mais: Bentley Priory: Sede da Força Aérea Britânica na 2ª Guerra

Exposição em Bentley Priory

10. QUEEN’S HOUSE

A Queen’s House é uma antiga residência real construída entre 1616 e 1635, pertinho do rio Tâmisa, no bairro de Greenwich. A residência foi construída como um edifício anexo ao antigo Palácio de Greenwich, também chamado de Palácio de Placentia, que funcionou por menos de uma década. Considerada “o primeiro edifício clássico da Inglaterra”, a casa foi uma encomenda feita pela esposa do Rei James I, a Rainha Ana da Dinamarca. No entanto, Ana não chegou a ver a obra concluída, pois faleceu em 1619. Uma curiosidade é que, em 2012, os jardins da Queen’s House abrigaram eventos equestres dos Jogos Olímpicos de Londres e a casa serviu como um centro VIP para as Olimpíadas. Atualmente, a Queen’s House está aberta ao público e exibe uma coleção de pinturas e retratos marítimos.

  • Endereço: Romney Rd, Greenwich, Londres SE10 9NF, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita

Leia mais: Londres: Obras de arte marítimas na Queen’s House em Greenwich

Londres: Obras de arte marítimas na Queen's House em Greenwich
A linda escada em caracol da Queen’s House

11. RANGER’S HOUSE

A Ranger’s House é uma mansão georgiana em estilo paladiano, que data de 1722, que fica dentro do Greenwich Park, um dos parques mais icônicos de Londres. A casa foi construída para o capitão, mais tarde vice-almirante, Francis Hosier, que fez sua fortuna através do comércio marítimo. Em 1816, a mansão foi usada pela primeira vez com residência oficial do Ranger do Greenwich Park, uma nomeação real. Desde 2002, a mansão passou a abrigar a Coleção de Arte Wernher, uma notável coleção de obras de arte acumulada pelo magnata, Sir Julius Wernher, que consiste em uma mistura eclética de arte decorativa, incluindo jóias renascentistas, marfins medievais, bizantinos e renascentistas, tapeçarias, móveis e porcelana Sèvres. A visita é feita exclusivamente mediante tours guiados.

  • Endereço: Chesterfield Walk, Lewisham, Londres SE10 8QX, Inglaterra
  • Horários: de abril a setembro, mediante tours guiados às segundas, terças, quartas e domingos às 11h e às 14h; os tours duram cerca de 1 hora e meia / fechada de outubro a março
  • Entrada: £10

Leia mais: Londres: Conheça a Ranger’s House no Greenwich Park

Ranger’s House vista dos jardins do Greenwich Park

12. HAMPTON COURT PALACE

Localizado na região de Richmond-upon-Thames a pouco mais de 20 km do centro de Londres, o Hampton Court Palace foi o palácio real oficial do monarca Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana. O Hampton Court Palace é um palácio enorme dividido em áreas de apartamentos reis dos reis Henrique VIII e William III, conta com uma cozinha imensa, jardins belíssimos, quadra de tênis coberta, a maior vinha do mundo (reconhecida pelo Guinness Book), labirinto de cerca viva e muito mais! Há atores que representam membros da realeza e vão encenando momentos históricos em diversos cômodos do castelo.

  • Endereço: A308East Molesey KT8 9AU, Inglaterra
  • Horários: de final de março a final de outubro: diariamente de 10h às 18h | de novembro a março: diariamente de 10h às 16h (jardins fechados no período)
  • Entrada: confira todas as opções de tickets no site oficial
  • Dica de economia: a entrada está inclusa em cartões econômicos, como o London Pass

Leia mais: Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII

Réplica do Rei Henrique VIII nos jardins do Palácio

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Guarde estas dicas no Pinterest!

12 residências reais em Londres abertas à visitação - Viajonários | https://viajonarios.com/residencias-reais-em-londres/ | #viajonarios #londres #london #residenciasreais #royalresidences #historia #history #arte #coroabritanica #coroainglesa #inglaterra #england


Leia mais sobre Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui