Edimburgo é uma das cidades mais charmosas do Reino Unido e porta de entrada para quem quer conhecer a Escócia. Neste roteiro super completinho você vai encontrar todas as dicas de atrações mais famosas na cidade, além de sugestões de restaurantes e locais de compras de produtos típicos. Que tal se aventurar por Edimburgo?
A CIDADE DE EDIMBURGO
A cidade de Edimburgo (fala-se “Edimbrah”, não pergunte o porquê dessa loucura!) é a capital da Escócia e sua segunda maior cidade, com pouco menos de meio milhão de habitantes. Os primeiros relatos sobre assentamentos no locam datam do século VII d. C., mas Edimburgo só foi elevada à categoria de cidade em 1889! O centro antigo (região da Royal Mile) e o centro novo (construído no século XVIII) de Edimburgo são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Depois de Londres, Edimburgo tem a economia mais forte do Reino Unido. Com uma população altamente qualificada, é uma cidade muito competitiva e tem o maior valor agregado bruto por empregado na Escócia. Durante o século XIX, seus negócios estavam concentrados no setor bancário, publicações e cervejarias. Atualmente, a economia baseia-se em serviços financeiros, pesquisa científica (a Universidade de Edimburgo é muito renomada) e turismo.




A moeda utilizada é a libra esterlina, embora o Royal Bank of Scotland imprima moeda com uma aparência um pouco diferente da que encontramos na Inglaterra. O clima da cidade costuma ser temperamental, pela proximidade com o mar, ao norte. Embora possa ventar e chover bastante no inverno (não é uma boa época para visitar a cidade!), raramente costuma nevar.




Curiosidade: A formação da Grã-Bretanha e do Reino Unido
Em 1707, os parlamentos do Reino da Inglaterra (o País de Gales já havia sido incorporado a partir de 1535 no reinado de Henrique VIII) e do Reino da Escócia oficializaram a criação da Grã-Bretanha através dos “Atos de União”. A rainha Ana se tornou a primeira monarca do novo país. Em 1801, sob o reinado de George III, a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda, criando o Reino Unido. Parte da Irlanda, de maioria católica, acabou se separando em 1922.
O QUE FAZER EM EDIMBURGO
Para facilitar o planejamento do seu roteiro por Edimburgo, colocamos todas as nossas sugestões de atrações (em azul e roxo – já vamos explicar!), restaurantes (em vermelho) e lojas (em verde) no mapa interativo abaixo. Assim, você vai conseguir otimizar os seus dias na cidade! Nós recomendamos ficar entre 2 e 3 dias na cidade para conseguir visitar todas as atrações sugeridas aqui, dependendo do seu ritmo.
- DIAS 1 e 2: ATRAÇÕES NA ROYAL MILE
- DIA 3: MUSEUS, CALTON HILL E ARREDORES
DIAS 1 E 2: ATRAÇÕES NA ROYAL MILE
A Royal Mile é a principal via de circulação em Edimburgo. Na verdade, ela é formada por um conjunto de ruas no centro da cidade que ligam o Castelo de Edimburgo até o Palácio Hollyroodhouse. Tem tanta coisa bacana para ver/fazer na Royal Mile, que nós escrevemos um post especialmente sobre ela com todas dicas de atrações e informações mais relevantes. Aqui vai um resumão das nossas dicas, mas veja o roteiro completo no post especial.
Roteiro detalhado – Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo
- CASTELO DE EDIMBURGO: fortaleza histórica que abriga as joias da Coroa Escocesa, além de museus e muitas atrações – Leia mais: Escócia: Como visitar o Castelo de Edimburgo




- THE SCOTCH WHISKY EXPERIENCE: tours guiados para conhecer mais detalhes sobre a produção de whisky, além de disponibilizar degustações varidas de whisky escocês – Leia mais: Scotch Whisky Experience: segredos do whisky escocês em Edimburgo
- TARTAN WEAVING MILL & EXHIBITION: imensa loja e fábrica de produtos escoceses com 5 andares onde é possível ver ao vivo a produção de kilts e outros itens)
- CAMERA OBSCURA & WORLD OF ILLUSIONS: 6 andares de exposições interativas que desafiam o nosso cérebro, demonstrando aspectos de ilusões ópticas, de luzes e cores)
- CATEDRAL DE ST GILES: dedicada a São Egídio, padroeiro de Edimburgo, tem sido um dos locais religiosos mais importante da cidade há aproximadamente 900 anos




- ESTÁTUAS E MARCAÇÕES: enquanto caminha pela Royal Mile, não deixe de reparar em alguns itens, que vão desde estátuas de grandes nomes da Escócia, até lugares históricos relevantes
- THE REAL MARY KING’S CLOSE: tours por um local histórico que fica embaixo dos edifícios da Royal Mile e ganhou fama com diversos em mitos e lendas urbanas
- “CALÇADA DA FAMA” DE EDIMBURGO NAS CITY CHAMBERS: grandes nomes que recebem o Edinburgh Awards, ganham um espaço na calçada, entre eles estão J.K. Rowling, escritora de Harry Potter e eter Higgs, físico famoso pelo Bóson de Higgs
- MUSEUS: Museum of Childhood, Museum of Edinburgh e The People’s Story
- CANONGATE KIRK: importante igreja de Edimburgo, que serve como a igreja oficial do Castelo de Edimburgo e do Palácio Holyroodhouse e famosa por celebrar casamentos da família real; nela também fica o túmulo do famoso economista Adam Smith




- PARLAMENTO ESCOCÊS: embora seja subordinado ao Palácio de Westminster em Londres, é neste local lá onde congresso escocês se reúne.
- PALÁCIO HOLYROODHOUSE & GALERIA DA RAINHA: palácio oficial da monarquia britânica na Escócia desde o século XVI – Leia mais: Holyroodhouse: Palácio oficial da realeza britânica na Escócia




DIA 3: MUSEUS, CALTON HILL E ARREDORES
> MUSEUS E GALERIA DE ARTE
Edimburgo possui uma série de museus e galerias de arte incríveis. A melhor parte? Eles são gratuitos! Separamos 5 dos museus mais importantes da cidade e que não podem ficar fora do roteiro:
- GALERIA NACIONAL ESCOCESA: Lindíssima galeria de arte com obras-primas européias e obras escocesas (Endereço: The Mound, Edimburgo EH2 2EL/ Horários: diariamente de 10h às 17h (quinta-feira até 19h) / Entrada: gratuita)








- GALERIA NACIONAL ESCOCESA DE RETRATOS: História escocesa e retratos de celebridades em uma grande galeria vitoriana de pedra vermelha (Endereço: 1 Queen St, Edimburgo EH2 1JD / Horários: diariamente de 10h às 17h / Entrada: gratuita)
- MUSEU ON THE MOUND: Museu cujo foco é o design e a história do dinheiro, com exposições incluindo a nota de dinheiro mais antiga da Escócia (Endereço: The Mound, Edimburgo EH1 1YZ / Horários: / Entrada: gratuita)








- THE WRITER’S MUSEUM: Museu dos Escritores abriga manuscritos e itens pessoais de grandes escritores escoceses como Burns, Scott e Stevenson (Endereço: Lawnmarket, Lady Stair’s Close, Edimburgo EH1 2PA / Horários: de quarta a sábado de 10h às 17h e domingo de 12h às 17h / Entrada: gratuita)
- MUSEU NACIONAL DA ESCÓCIA: Museu moderno e imperdível, abriga relíquias da história industrial escocesa, possui exposições interativas interessantes e até mesmo expõe a empalhada Dolly, a primeira ovelha clonada do mundo! (Endereço: Chambers St, Edimburgo EH1 1JF / Horários: diariamente de 10h às 17h / Entrada: gratuita)








> CALTON HILL
Calton Hill é uma colina localizada na área central da cidade. Para quem está na dúvida se deve ou não subir, a resposta é categórica: com certeza! As vistas lá de cima são belíssima e e possível ter uma visão panorâmica de Edimburgo, sendo um lugar ótimo para fotografias! Em cima da colina ficam uma série de monumentos e estruturas importantes, entre as quais:
- Dugald Stewart Monument: Monumento inspirado na arquitetura grega, formado por 8 colunas coríntias, em memória do filósofo e professor escocês Dugald Stewart que foi inaugurado em 1831.
- The Nelson Monument: Uma torre de pedra que homenageia o almirante Horatio Nelson e foi construída entre 1807 e 1815 para celebrar a vitória de Nelson sobre as frotas francesas e espanholas durante a Batalha de Trafalgar, em 1805, e sua morte durante ela. É possível subir na torre para admirar uma vista ainda mais incrível de Edimburgo.




- Robert Burns Monument: O monumento é um mausoléu que abriga o túmulo de Robert Burns, poeta escocês, e foi erguido em 1815. Seu design é baseado no “Monumento aos Lisicrates” em Atenas, na Grécia.
- Political Martyr’s Monument: Obelisco de 27 metros de altura, todo construído com blocos de arenito, que celebra cinco reformistas políticos do final do século XVIII e início do século XIX: Thomas Muir, Thomas Fyshe Palmer, William Skirving, Maurice Margarot e Joseph Gerrald.




- The National Monument of Scotland: Memorial em homenagem aos soldados escoceses e marinheiros que morreram lutando nas Guerras Napoleônicas. O monumento foi projetado entre 1823 e 1826 e é inspirado no Parthenon de Atenas. No entanto, devido à falta de fundos, a obra foi deixada inacabada, mas as colunas em estilo grego continuam em pé.




- Antiga Escola Real: É um edifício neoclássico do século XIX que foi construído para o uso da Royal High School. Havia também uma proposta, na década de 1970, para que ele abrigasse uma assembléia escocesa descentralizada.




- Observatório da Cidade: Construído em 1776, O Observatório da Cidade é um observatório astronômico também conhecido como o Observatório Calton Hill. O lugar é fechado por uma parede com um monumento a John Playfair, presidente da Instituição Astronômica de Edimburgo. O edifício central com a aparência de um templo grego é o Playfair Building, que recebeu o nome em homenagem a William Henry Playfair, designer do edifício.
Confira uma galeria com as vistas da colina:
> ESTÁTUA DE GREYFRIARS BOBBY
Greyfriars Bobby foi um cão da raça skye terrier que viveu entre 1855 e 1872. Ele se tornou conhecido em Edimburgo por ter ficado 14 anos seguidos guardando o túmulo de seu dono, John Gray, até sua morte aos 16 anos de idade. Bobby foi enterrado perto do túmulo de seu antigo dono. A história continua muito conhecida na Escócia, e já foi retratada em vários livros e filmes. A estátua que celebra a vida de Bobby se tornou uma das principais atrações do país e fica em frente ao um pub que leva o seu nome.
- Endereço: Candlemaker Row, Edimburgo EH1, Inglaterra




> PRINCES STREET GARDENS
Princes Street Gardens é um parque público localizado no centro de Edimburgo e é o mais famoso da cidade. Ele foi criado em duas fases nas décadas de 1770 e 1820 e se tornou um dos lugares mais gostosos para curtir durante o verão para relaxar, fazer um piquenique ou praticar atividades ao ar livre. Nos meses mais quentes, muitas atividades, concertos e eventos variados são realizados no local. Um dos destaques do parque é a fonte Ross, uma estrutura de ferro fundido que foi instalada em 1872. Ele fica bem abaixo da colina onde fica o Castelo de Edimburgo e rende fotos lindíssimas.
- Endereço: Princes St, Edimburgo EH2 2HG, Inglaterra
- Horários: de novembro a março de 7h às 18h / abril e outubro de 7h às 19h / maio e setembro de 7h às 20h / de junho a agosto de 7h às 22h
- Entrada: gratuita
DICA DE ECONOMIA: CARTÕES DE DESCONTO
- ROYAL EDINBURGH TICKET: Para quem quiser aproveitar pelo menos 48 horas na cidade economizando muito, a dica é o Royal Edinburgh Ticket, um ticket que inclui entrada em 3 atrações de Edimburgo (Castelo de Edimburgo, Palácio Holyroodhouse e Royal Yacht Britannia – um antigo iate da família real britânica localizado a 4 km do centro da cidade), além de paradas ilimitadas a bordo do ônibus Hop-On Hop-Off. Para mais informações, acesse este link.
- EXPLORER PASS: É um ticket válido por até 14 dias para explorar não só Edimburgo, mas toda a Escócia. São mais de 70 atrações históricas no país que estão inclusas no ticket. Além disso, você ganha 20% de desconto no audio guide do Castelo de Edimburgo, e entrada prioritária para várias atrações. Confira todas as informações acessando aqui.
TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM EDIMBURGO
ONDE COMER EM EDIMBURGO
A Royal Mile possui uma variedade enorme de restaurantes. Separamos alguns para ajudar você a se programar de acordo com a culinária oferecida em cada um deles:
- Amber Restaurant (culinária escocesa – fica dentro do The Scotch Whisky Experience)
- The Witchery by the Castle (alta gastronomia)
- The Hub (bar, restaurante, café)
- Burgers and Beers Grillhouse (hamburgueria)
- The Royal McGregor (tradicional pub escocês que serve pratos da culinária escocesa)
- Clamshell Land (“fish and chips” para retirada)
- Burgers and Beers Grillhouse (hamburgueria)
- Maggie Dickson’s Pub (pub)
- Greyfriars Bobby’s Bar (pub)




ONDE COMPRAR EM EDIMBURGO
ROUPAS ESCOCESAS
WHISKY




FUDGE (DOCE TÍPICO)
ONDE SE HOSPEDAR EM EDIMBURGO
A melhor região para se hospedar em Edimburgo para curtir o melhor da cidade é próximo a Royal Mile. Nós ficamos no hotel The Inn Place, pertinho da estação de trem Edinburgh Waverley e do lado da Royal Mile e não nos arrependemos! Os quartos eram confortáveis, os funcionários muito simpáticos e o café da manhã delicioso! Confira as opções que separamos para se hospedar na região da Royal Mile:
3 estrelas
- The Inn Place (hotel excelente onde nós ficamos hospedados)
- Stay Central Hotel (3 minutos a pé da Royal Mile)
- Old Waverley Hotel (pertinho da estação de trem Waverley)
Leia mais: Escócia: Dica de hospedagem em Edimburgo




4 estrelas
- Nicolson Apartments (apart-hotel)
- Apex City of Edinburgh Hotel (localizado na região de Grassmarket)
- The Scotsman Hotel (com vista para o castelo)
- Hilton Edinburgh Carlton (elegante bar de coquetéis e uma brasserie moderna)
- Hotel du Vin & Bistro Edinburgh (conta com um restaurante francês)
5 estrelas
- The Witchery by the Castle (suítes luxuosas com toques góticos)
- The Old Town Chambers (complexo de apartamentos)
- G&V Royal Mile Hotel Edinburgh (quartos e suítes com design icônico)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO IR DE TREM A PARTIR DE LONDRES
Uma das formas mais bacanas e menos cansativas de viajar de Londres para Edimburgo é a partir de trem. Mas, uma dica essencial é pesquisar as passagens com antecedência para não pegar preços absurdos que mais compensam ir de avião. Os trens para Edimburgo saem da estação London Kings Cross e as viagens duram de 4h15 a 5h30, dependendo do trajeto e número de paradas previstas. Se você quer saber mais detalhes, confira nossas dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
Nós visitamos o Edimburgo a convite da Visit Scotland, que nos providenciou tickets para as atrações e todo suporte para nossa viagem à cidade. Alimentação e hospedagem ficaram por nossa conta, embora tenhamos tido condições especiais no hotel The Inn Place. Todas as opiniões são baseadas em nossas próprias experiências.
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia o que fazer nos países que compõem o Reino Unido:
- Todos os posts sobre a Inglaterra (destaque para Londres)
- Todos os posts sobre a Escócia
- Todos os posts sobre o País de Gales
- Todos os posts sobre a Irlanda do Norte
[…] Viajonários […]
[…] city of Edinburgh, the capital of Scotland. Royal Mile, museums, beautiful views and more! | http://www.viajonarios.c … | #viajonarios […]
Qual o melhor mês pra visitar a Escocia?
Evite o inverno por ser uma época com ventos gelados e chuva. Se puder escolher, prefira a primavera ou verão.
Abraços
[…] Edimburgo – O Departamento de Turismo da Escócia me recebeu tão bem, mais tão bem, que eu tive vontade de passar logo 1 mês no país. Infelizmente, só consegui sentir um pouco o gostinho do que a Escócia tem a oferecer, através de sua simpática capital, Edimburgo. Leia mais: Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo e Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia […]
[…] que desembarquei na cidade, tive a impressão de estar em algum lugar em Edimburgo, capital da Escócia. Talvez a proximidade entre as duas cidades faça com que elas sejam muito parecidas, incluindo a […]