Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Foto: Getty Images
 

Conheça a tradicional Universidade de Coimbra, uma das universidades mais antigas do mundo que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO.

A UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga universidade em língua portuguesa e uma das universidades mais antigas do mundo! Quando foi fundada, era formada por 4 faculdades: Teologia, Cânones (Direito Canônico), Leis (Direito Civil) e Medicina. Atualmente, a universidade é composta por 8 faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física), 18 museus, um jardim botânico e um estádio universitário, contando com cerca de 25 mil alunos. Ela oferece diplomas em Arquitetura, Educação, Engenharia, Humanidades, Direito, Matemática, Medicina, Ciências Naturais, Psicologia, Ciências Sociais e Esportes.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Paço das Escolas da Universidade de Coimbra no final do dia | Foto: visituc.uc.pt

>> UM POUCO DE HISTÓRIA…

Entre 1131 e 1255, a cidade de Coimbra foi capital de Portugal (a segunda do país, depois de Guimarães) e o palácio real conhecido como Paço Real da Alcáçova passou a ser residência real desde o primeiro rei português, D. Afonso Henriques. Em 1290, a Universidade de Coimbra foi fundada pelo Rei D. Dinis.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Praça Dom Dinis com uma estátua do fundador da universidade

Na época, o ensino estava submetido à igreja e foi necessária a assinatura do Papa Nicolau IV para a oficialização de sua fundação. Inicialmente, a universidade ficava instalada no Largo do Carmo, em Lisboa, mas foi transferida para o Paço Real da Alcáçova, em 1308. No entanto, em 1338, a universidade voltou a ter sede em Lisboa, permanecendo até 1354, ano em que regressou novamente para Coimbra. Novamente, foi transferida para Lisboa em 1377 e assim ficou até 1537, quando foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III. Em 1544, todas as faculdades se instalam no histórico Paço Real da Alcáçova, atualmente conhecido como Paço das Escolas.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Placa do Paço das Escolas
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
O complexo da Universidade de Coimbra | Foto: divulgação

A partir de 1772, durante o reinado de D. José I, a universidade começou a passar por uma ampla remodelação do ensino. A Reforma Pombalina, conduzida por Marquês de Pombal, levou à modernização do ensino, com foco no ensino das ciências. Uma das mais importantes medidas foi a expulsão da Ordem Jesuíta, administrada pela Companhia de Jesus. Os jesuítas combatiam qualquer intuito renovador da atividade científica e pedagógica e acabaram sendo expulsos do país. Em decorrência dessas mudanças, foram construídos o Observatório Astronómico, Laboratório Chimico, o núcleo inicial do Jardim Botânico, a Galeria de História Natural, o Gabinete de Física Experimental e a Imprensa da Universidade, inaugurando um novo período acadêmico. Em 1836, ocorreu a fusão da Faculdade de Cânones e de Leis na Faculdade de Direito, contribuindo muito para a construção do novo aparelho legal liberalista.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Desenho de Marques de Pombal no Laboratório Chimico informa sobre a Reforma Pombalina

Em 1911, foi criada a Faculdade de Letras, que herdou as instalações da extinta Faculdade de Teologia, enquanto as Faculdades de Matemática e de Filosofia (criadas na Reforma Pombalina) foram convertidas na Faculdade de Ciências. Entre 1942 e 1969, durante o ditadura portuguesa do Estado Novo (1933-1974), grande parte da zona residencial da Alta de Coimbra foi demolida para dar espaço para a construção do complexo de edifícios da universidade que, até então, ficava no antigo Paço Real com alguns edifícios espalhados pela cidade. Os estatutos atuais da universidade foram publicados em 1989, quinze anos depois do fim do Estado Novo.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Edifício da Faculdade de Medicina inaugurado em 1956, durante as reformas promovidas no Estado Novo

>> 3 POLOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Inicialmente limitada a Alta de Coimbra (bairro nobre mais elevado da cidade), a universidade atual conta com três polos distintos e outros edifícios.

  • POLO 1: Localizado na Alta de Coimbra, em torno do Paço das Escolas e arredores, esta é a área onde fica a maioria das unidades de ensino da universidade, incluindo o Colégio de Artes, o Colégio de Jesus (atual Museu de Ciência), o Colégio de São Jerómino (vários departamentos universitários), a Faculdade de Ciências e Tecnologia (Departamentos de Arquitetura, Antropologia, Bioquímica, Botânica, Zoologia, Física, Matemática, Química), a Faculdade de Direito, a Faculdade de Letras, o edifício central da Faculdade de Medicina e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Entrada para a tradicional Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
  • POLO 2: Localizado a pouco menos de 3 km ao sul do centro de Coimbra, é aqui em ficam diversos departamentos de engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tais como Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.
  • POLO 3: Esta área fica localizada a cerca de 2,5 km a nordeste do Paço das Escolas e concentra edifícios voltados aos cursos da área de saúde, tais como a Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina e Hospital Universitário, o edifício da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem e o Instituo de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde.
  • Há ainda mais alguns edifícios fora desses polos: o da Faculdade de Economia que fica relativamente perto do Polo 3 e o da Faculdade De Ciências Do Deporto e Educação Física que fica do outro lado do Rio Mondego, junto ao Estádio Universitário de Coimbra. Deste lado, ainda mais distante fica o Observatório Geofísico e Astronômico.
CORES DAS FACULDADES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Uma curiosidade é que cada faculdade que compõem a universidade é representada por uma cor: Medicina – Amarelo | Direito –  Vermelho | Ciências e Tecnologias – Azul-claro | Letras – Azul-escuro | Farmácia – Roxo | Economia – Vermelho e Branco | Psicologia e Ciências da Educação – Laranja | Ciências do Desporto e Educação Física – Castanho e Branco

>> PATRIMÔNIO UNESCO

Em 2013, a área da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO e inclui 4 freguesias do Centro Histórico da cidade (São Bartolomeu, Sé Nova, Sé Velha e Santa Cruz). As áreas consideradas patrimônio incluem tanto edifícios na Alta Universitária, quanto na Baixa, nos arredores dos Colégios da Rua Sofia. De fato, são 4 núcleos arquitetônicos e históricos considerados pela UNESCO que contam toda a história da criação, desenvolvimento, reestruturação e consolidação da Universidade de Coimbra:

  • Colégios da Rua da Sofia, onde a história da Universidade começou
  • Pátio das Escolas, o coração da Universidade de Coimbra, com vestígios muçulmanos, memórias da 1ª dinastia portuguesa e uma das bibliotecas mais belas do mundo
  • Edifícios da Reforma Pombalina, marcas da revolução do conhecimento no século XVIII
  • Complexo do Estado Novo, construído de acordo com as mudanças da Alta de Coimbra

A Alta e os arredores da Rua da Sofia são os dois núcleos arquitetônicos que contemplam edifícios ligados à história da Universidade. Inicialmente, 31 monumentos foram classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo 21 edifícios da Alta e 10 da Rua Sofia (veja a brochura oficial aqui, o video oficial da candidatura neste link e clique sobre cada um deles para mais informações):

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Casa dos Melos

Em 2019, foi aprovada a inclusão nesta lista do Museu Nacional de Machado de Castro. Este museu, que leva o nome de um importante escultor nascido em Coimbra, foi aberto em 1913 e possui vestígios de um claustro período “condal” (por volta do ano 1.100 a 1.140) e um criptopórtico datado do século I que constitui a mais importante construção romana conservada em Portugal. Nós visitamos o museu e ficamos impressionados com o que vimos! O documento com a informação da inclusão pode ser encontrado no site oficial da UNESCO com o nome “Minor Boundary Modification”.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Entrada para o museu, ao lado da Igreja de São João de Almedina
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Os belos arcos do museu
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Criptopórtico romano

O QUE VISITAR NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Há vários espaços na Universidade de Coimbra abertos à visitação pública. Abaixo, você vai encontrar o folheto oficial da universidade que apresenta algumas informações sobre algumas atrações encontradas no local, com destaque para a Biblioteca Joanina, uma das bibliotecas mais impressionantes do mundo. Todos esses locais serão explicados em detalhes em seguida.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Folheto oficial da Universidade de Coimbra

Para facilitar a localização das principais atrações, o mapa interativo abaixo contém os principais destaques da Universidade de Coimbra. Em preto, estão indicados os 3 polos da universidade, sendo que o Polo 1, é o principal deles, onde estão a maior parte das faculdades, com destaque para o Paço das Escolas, foco da visita. Em azul, estão alguns destaques do Paço das Escolas, que possui um Circuito Turístico que será descrito em detalhe. Em verde, estão outras atrações do Polo 1 que estão fora do Paço das Escolas, tais como o Jardim Botânico e o Museu de Ciência/Laboratório Chimico. Em cinza, estão os edifícios que estão listados como Patrimônio Mundial da UNESCO, Universidade de Coimbra – Alta e Sofia. Em vermelho, está indicada a Loja/Bilheteria para comprar tickets presencialmente e, em laranja, estão as principais Unidades de Ensino da universidade.

Abaixo, você pode assistir ao video oficial que mostra um pouquinho dos espaços a serem visitados na Universidade de Coimbra. Em seguida, veja os principais detalhes de cada um desses lugares, além de dicas e informações de como visitá-los.

1. PORTA FÉRREA

A Porta Férrea é a entrada principal para a Universidade de Coimbra. A porta vista nos dias atuais foi construída no século XVII, em 1634, pelo arquiteto António Tavares e foi a primeira obra importante feita na universidade após a aquisição do edifício. Idealizada como um arco triunfal, recebeu esse nome devido ao portão de ferro que possui. Ela é decorada por imagens e símbolos ligados à Universidade de Coimbra. entrada e o exterior da Porta Férrea possuem a figura da Sapiência. Duas estátuas de reis também estão presentes: D. Dinis, fundador da Universidade, e D. João III, que a transferiu definitivamente para Coimbra. Também há figuras que representam as quatro faculdades da época (Leis, Medicina, Teologia e Cânones).

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Porta Férrea | Foto: visituc.uc.pt

2. PÁTIO E PAÇO DAS ESCOLAS & TORRE DA UNIVERSIDADE

Esta área aberta cercada por bonitos edifícios, incluindo a Torre da Universidade, é conhecida como Pátio e Paço das Escolas. Trata-se de um conjunto arquitetônico ligado à imagem da Alta Coimbra. O local data dos finais do século X, durante o período de domínio muçulmano. A área elevada da cidade de Coimbra era conhecida como Alcáçova e era onde viviam autoridades. Em 1131, a região passou a ser habitada por D. Afonso Henriques, primeiro rei português, tornando-se o primeiro paço real do país.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Paço das Escolas
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Da esquerda para direita: Pórtico da Biblioteca Joanina, Capela de S. Miguel, Torre e Vila Latina

Foi neste espaço que as faculdades da Universidade de Coimbra se uniram, em 1537, quando a universidade se instalou definitivamente em Coimbra. Do lado esquerdo, fica uma construção maneirista conhecida como Colégio de S. Pedro, cuja fachada principal está virada para o pátio interior onde fica um portal barroco de 1713. A partir de 1855, parte das suas instalações serviu como aposentos dos reitores. A varanda de colunatas no edifício central, do final do século XVIII, é conhecida como Via Latina. Há uma escadaria com um bonito frontão triangular e há um medalhão com a figura de D. José I no centro. Pela Via Latina chega-se à Reitoria, cujas dependências foram modificadas durante a Reforma Pombalina de 1772.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Via Latina | Foto: uc.pt
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Via Latina com a Porta Férrea à direita | Foto: visit.uc.pt

Do lado oposto do Pátio fica uma estátua de D. João III, erguida em 1950 em homenagem ao rei benemérito da universidade. A faculdade que está em destaque no Paço é a Faculdade de Direito, cujas salas estão inclusas na visita à universidade.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Estátua de D. João III
TORRE DA UNIVERSIDADE

Construída entre 1728 e 1733, a Torre da Universidade fica localizada do lado oposto da Porta Férrea e possui quase 34 metros de altura. O relógio da universidade desempenhava um papel importante no cotidiano da universidade.  Na torre ficam quatro sinos e o mais conhecido deles é conhecido como “cabra” e fica voltado para o rio. Os sinos servem para chamar a comunidade acadêmica para os atos solenes e também por motivos de morte de professores. Embora esteja atualmente fechada, é possível subir na torre para ter vistas panorâmicas da cidade com um ticket específico para visitá-la.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Torre ao lado da Via Latina | Foto: visituc.uc.pt

3. PALÁCIO REAL

O edifício atualmente conhecido como Palácio Real foi construído no final do século X, servindo como alcáçova (tipo de fortificação árabe) do governador da cidade, durante o domínio muçulmano. A partir de 1131, passou a ser a primeira residência real portuguesa quando Afonso Henriques, o primeiro rei português, passou a morar na cidade. Em 1537, durante o reinado de D. João III, a universidade foi transferida definitivamente de Lisboa para Coimbra, sendo instalada neste edifício em 1544. As principais salas do Palácio Real são:

>> SALA DAS ARMAS & SALA AMARELA

A visita começa subindo as escadas e chegando à Sala das Armas. Ela tem esse nome por ser o local da primeira linha de defesa na proteção aos infantes, que estavam na linha de sucessão do soberano.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Escadas que levam até a Sala das Armas

Atualmente, a sala é utilizada pelos Archeiros (guardas) nas cerimônias acadêmicas solenes, tais como doutoramentos Honoris Causa, investidura do Reitor e abertura solene do ano letivo. Por isso, a sala também é conhecida como Sala dos Archeiros. Os guardas universitários constituem a Guarda Real Acadêmica, um o corpo de guardas que garantia a segurança do reitor, da casa reitoral, dos edifícios universitários e do perímetro urbano, integrado na área de jurisdição da Universidade.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Sala das Armas

Já a Sala Amarela, anexa à Sala das Armas, possui paredes revestidas de seda amarela como forma de homenagear a Faculdade de Medicina, já que o espaço era utilizado pela “Congregação da Faculdade de Medicina” com a finalidade de discutir diversos assuntos. Nesta sala, estão retratos de reitores dos séculos XIX e XX da universidade.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Sala Amarela

>> SALA DOS GRANDES ATOS OU SALA DOS CAPELOS

A Sala dos Grandes Atos é a sala mais importante da Universidade de Coimbra. Quando o edifício ainda era um Palácio Real, era usada como Sala do Trono e residência dos reis da primeira dinastia portuguesa entre 1143 e 1383. Essa sala recebeu acontecimentos históricos importantes, tais como a aclamação do rei D. João I, em 1385. Com a instalação definitiva da universidade em Coimbra, esta sala se tornou a principal da Universidade de Coimbra, com a realização das cerimônias mais importantes da vida acadêmica, entre elas: abertura solene do ano letivo, defesa da tese de doutorado, doutoramento Honoris Causa, posse do reitor (de 4 em 4 anos).

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Sala dos Grandes Atos

POR QUE “SALA DOS CAPELOS”?

O outro nome da Sala dos Grandes Atos é Sala dos Capelos. O nome é proveniente do acessório de mesmo nome, uma pequena capa que simboliza a ciência colocada sobre os ombros pelos doutores em cerimônias e solenidades acadêmicas.

A sala que pode ser vista atualmente é proveniente de uma renovação realizada na metade do século XVII. As paredes foram revestidas de azulejos tipo tapete, fabricados em Lisboa, e o teto, de madeira, foi renovado com 172 painéis com desenhos que representam monstros marinhos, índios, sereias, plantas. Nas paredes também ficam os retratos de todos os reis portugueses, desde o primeiro, D. Afonso Henriques, até D. Manuel II, com exceção dos reis da dinastia Filipina (no período entre 1580 e 1640, Portugal esteve sob domínio espanhol).

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Repare nos retratos ao redor de toda a sala

Ao redor da sala ficam bancos doutorais, onde ficam sentados os Doutores durante as cerimônias acadêmicas. No centro da sala, fica a cadeira reitoral, onde o reitor preside atos solenes. Os convidados e restante público podem assistir às cerimónias no nível mais baixo da sala, os bancos laterais em todo o redor da sala. Os visitantes do tour pela universidade podem admirar a sala do alto, passando por diversas janelas, incluindo a Varanda do Bispo, uma área ocupada pelo Bispo de Coimbra e Capelão da Universidade de Coimbra durante as cerimônias solenes realizadas na Sala dos Grandes Atos.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Vista da Varanda do Bispo

>> SALA DO EXAME PRIVADO

Na época em que o edifício era usado como um Palácio Real, esta sala funcionava como aposentos do rei. Posteriormente, foi transformada em um local onde os alunos faziam as provas para se tornarem doutores. O exame era privado com a presença somente do aluno e dos professores, por isso, ficou conhecida como Sala do Exame Privado. Esse exame existiu até a segunda metade do século XVIII, quando foi extinto com as mudanças implementadas pelo Marquês de Pombal, na que ficou conhecida como Reforma Pombalina. Com a expulsão da Ordem Jesuíta do país, houve a quebra de monopólio sobre o ensino em Portugal, possibilitando a introdução das faculdades de Física, Química, Biologia e Astronomia.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Sala do Exame Privado
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Teto belíssimo da Sala do Exame Privado

Construído em 1701, no teto da sala está o escudo de armas do Reino de Portugal e a representação das grandes faculdades da universidade: Teologia (Cruz e Sol), Leis (Balança e Espada), Medicina (Cegonha e Caduceu de Hermes) e Cânones (Tiara Papal). Nas paredes da sala estão retratos de 38 reitores do século XVI ao século XVIII.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Retratos dos reitores da Universidade de Coimbra

>> VARANDA COM VISTA PARA COIMBRA

Antes de descer as escadas, é possível acessar uma área externa onde se encontra uma varanda estreita e comprida que proporciona vistas incríveis de Coimbra lá do alto. É possível identificar vários pontos importantes incluindo o Rio Mondego, Sé Velha, Sé Nova, Museu Nacional Machado de Castro, entre outras atrações interessantes. Nós estivemos lá durante um dia maravilhosamente ensolarado e tivemos o privilégio de ver Coimbra em todo seu esplendor.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Vista para a cidade, com destaque para a Sé Velha, em frente e Se Nova, mais à direita
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Vista incrível do Rio Mondego
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Impossível não se empolgar com essa vista!

Ao final do passeio, é possível percorrer alguns corredores da Faculdade de Direito e observar o movimento dos alunos. Há também uma loja de presentes em que é possível adquirir lembrancinhas, livros, artigos com o nome da universidade; e também um Café.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Corredores da Universidade de Direito
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Pátio central da Faculdade de Direito
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Loja de presentes

4. CAPELA DE S. MIGUEL

As origens da capela remontam do século XI, após a conquista da cidade dos mouros, em 1064. Erguida entre final do século XV e início do século XVI, a Capela de S. Miguel foi construída  estilo manuelino no local de um pequeno oratório privativo do Paço. A capela foi reformada durante os séculos XVII e XVIII. Uma curiosidade é que o púlpito foi utilizado pelo Padre Antonio Vieira para proferir o sermão dedicado a Santa Catarina em 1663.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Capela de São Miguel

Do lado esquerdo está o altar dedicado a Nossa Senhora da Luz, padroeira dos Estudantes. A capela-mor é revestida de azulejos fabricados em Lisboa e data de 1613. A pintura do teto foi realizada no fim do século XVII. Destaca-se também o belíssimo órgão barroco, de 1737, com cerca de dois mil tubos, decorado com motivos chineses.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
A bela capela-mor
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
O belo órgão de 2 mil tubos

5. PRISÃO ACADÊMICA

Desde 1309, a Universidade de Coimbra possuía autonomia jurídica para facilitar a organização, supervisão e funcionamento da Instituição, por parte dos seus dirigentes, assim como manter a disciplina e a ordem. A universidade tinha o poder de deter e julgar estudantes, funcionários e seus familiares que cometessem delitos na sua área de jurisdição. Para os alunos, os principais crimes passíveis de punição eram o roubo de livros da biblioteca, faltar às aulas, adormecer durante as aulas, ou ser pego “colando” em um exame). No caso dos professores ou funcionários, os crimes mais comuns eram de índole política, ideológica ou religiosa que fossem contra os valores da Instituição. Quem fosse condenado, poderia ficar preso desde algumas horas até 6 meses, dependendo da severidade do delito e dos antecedentes do “criminoso”.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Uma das salas da Prisão Acadêmica

Existente, provavelmente, desde 1543, a Prisão Acadêmica foi inicialmente instalada abaixo da Sala do Trono do Palácio Real (atual Sala dos Capelos). Após a Reforma Pombalina, em 1773, a cadeia foi transferida uma área embaixo da Biblioteca Joanina, com entrada feita ao lado das Escadas de Minerva, construídas em 1775.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Desça as Escadas de Minerva para acessar a Prisão Acadêmica e a Biblioteca Joanina

Durante as obras de construção, foram encontrados vestígios de um cárcere medieval. A prisão possuía celas, sala de visitas e duas celas solitárias, que eram chamadas de “Segredos”. Há também uma escada em espiral que daria acesso à antiga casa da Guarda Real Acadêmica, no Piso Intermediário. Funcionando no local até 1834, a prisão é a única cadeia medieval ainda existente em Portugal.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Escada em caracol

6. BIBLIOTECA JOANINA

A Biblioteca Joanina é um dos locais mais incríveis da Universidade de Coimbra, visitada exclusivamente mediante tours guiados em grupo que começam na Prisão Acadêmica, segue para salas mais simples, no Piso Intermediário, até chegar às três salas incrivelmente bonitas do Piso Nobre. A Biblioteca Joanina apresenta um acervo de coleções dos séculos XVI, XVII e XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa na época. São cerca de 60 mil livros e escritos, muitos escritos em latim. Entre os destaques estão: a Bíblia Latina das 48 linhas (1462); Os Lusíadas, de Camões (1572); e a Bíblia de Abravanel (2ª metade do século XV).

>> PISO INTERMEDIÁRIO

No passado, o Piso Intermédio era um espaço utilizado como repositório dos livros que não tinham espaço nas estantes do Piso Nobre. Era também chamado de Sala 4, sendo um complemento às três salas que existem no Piso Nobre, acima. Enquanto a Prisão Acadêmica esteve em funcionamento, o local também era utilizado pela Guarda Real Acadêmica, que tinha a missão de vigiar os detidos. Atualmente, este local continua a ser utilizado como depósito de livros, além de um espaço destinado a exposições temporárias.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Estantes no Piso Intermediário

LIVROS PROIBIDOS!

Uma curiosidade é que este piso se encontra uma cópia do Index Librorum Prohibitorum, o Índice dos Livros Proibidos pela Igreja Católica, cuja primeira versão foi divulgada em 1559, durante a Idade Média. A última edição do índice foi publicada em 1948 e só foi abolido pela Igreja Católica pelo Papa Paulo VI em 1966!

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
O Piso Intermediário é bem simples comparado às salas nobres

>> PISO NOBRE

Com uma decoração em estilo barroco, a Biblioteca Joanina foi construída entre 1717 e 1728 e patrocinada por D. João V, que deu ao nome a ela. Inicialmente, a Biblioteca era conhecida como “Casa da Livraria”. As três salas nobres da biblioteca (tirar fotos e filmar é estritamente proibido) são incrivelmente belas, com 72 estantes dispostas em 2 andares feitas de madeira de carvalho, decoradas com folha de ouro e desenhos com motivos chineses.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Biblioteca Joanina | Foto: visit.uc.pt
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Estantes de carvalho finamente decoradas | Foto: visituc.uc.pt

Nos arcos que separam as salas predominam os escudos com os símbolos das antigas faculdades e o acesso ao piso superior é feito por escadas embutidas nos arcos. O chão é pavimentado com pedra calcária e há um tapete vermelho ligando uma sala à outra. A temperatura lá dentro é mantida entre 18ºC e 20ºC e com umidade relativa por volta de 60% sempre considerando a preservação dos livros.

TETO DA TRÊS SALAS NOBRES DA  BIBLIOTECA

O teto de cada delas possui pinturas coloridas incríveis feitas por Antônio Simões Ribeiro e Vicente Nunes. Elas foram feitas com uma perspectiva ilusionista para criar ilusões de ótica.

  • O teto da primeira sala revela a figura da Biblioteca e há quatro figuras femininas que representam os quatro grandes continentes (África, Ásia, Europa e América). Nesta sala ficam os livros de História e Literatura.
  • O teto da sala central tem uma figura da Universidade rodeadas pelos atributos Honra, Virtude, Fortuna e Fama. Há também medalhões periféricos que representam os autores Virgílio, Ovídio, Sêneca e Cícero. A sala abriga os livros de Direito e Ciências.
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Teto da sala central | Foto: visituc.uc.pt
  • No teto da terceira sala,  a Universidade surge como síntese do conhecimento universal, a Enciclopédia. Estão presentes também as principais áreas do conhecimento: Teologia e Cânones; Direito ou Leis; Ciências da Natureza, em alusão à Medicina; e Artes. Nesta sala ficam os livros de Direito Canónico e Teologia. Em destaque, na parede da sala fica um quadro grande de D. João V, datado de 1725.
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Teto da terceira sala | Foto: visituc.uc.pt
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Retrato de Dom João V | Foto: visituc.uc.pt

Depois da visita, os visitantes saem por uma porta construída por volta de 1720 decorada por colunas jônicas que, ao centro, exibe um Escudo Real que exibem a frase em latim “Esta é a sede que a Coimbra Augusta deu aos livros, para que a biblioteca lhe coroe a fronte”.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
O belo pórtico | Foto: uc.pt
OS MORCEGOS DA BIBLIOTECA JOANINA

Curiosamente, há uma colônia de morcegos habitando a Biblioteca Joanina que ajuda a preservar os livros! Eles protegem os livros de insetos, especialmente traças, alimentando-se deles. No final de todos os dias, quando a biblioteca é fechada, as estantes são cobertas com toalhas de couro para evitar que os dejetos dos morcegos sejam depositados.

7. MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Inagurado em 2006, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) está instalado no Laboratório Chimico, em um edifício reformado a pedido do Marquês de Pombal no contexto da Reforma Pombalina, em 1772 (antes disso, no local funcionava um refeitório jesuíta). O local abrigou o primeiro laboratório de investigação química no país. Aqui fica o mais antigo museu português de história natural e instrumentos científicos, abrigando inclusive coleções do antigo Museu Nacional da Ciência e da Técnica (MNCT).

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Entrada do antigo Laboratório Chimico
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
O Laboratório Chimico com equipado com itens antigos

A exposição permanente do museu abriga os “Segredos da Luz e da Matéria“, uma exposição que explora o tema da luz e da matéria a partir dos objetos e instrumentos científicos das coleções da universidade.

Visto de Coimbra - Os Jesuítas entre Portugal e o Mundo
Exposição “Segredos da Luz e da Matéria”
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Exposição no Laboratório Chimico

Há também a exposição “Visto de Coimbra – Os Jesuítas entre Portugal e o Mundo“, uma exposição com foco sobre a Companhia de Jesus. Além do Laboratório Chimico, outro edifício com exposições é o do antigo Colégio de Jesus, onde foram instalados o Gabinete de Física e a Galeria de História Natural durante a Reforma Pombalina.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Visto de Coimbra – Os Jesuítas entre Portugal e o Mundo
GABINETE DE CURIOSIDADES

Inaugurado em 18 maio de 2022, Dia Internacional dos Museus, o “Gabinete de Curiosidades – Uma Interpretação” fica instalado no Colégio de Jesus, na Sala Carlos Ribeiro. A sala reúne cerca de 4 mil itens do acervo do Museu da Ciência com o objetivo de recriar um gabinete de curiosidades do século XVIII criados pela nobreza europeia e que reuniam peças raras, exóticas e até mesmo bizarras.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Gabinete de Curiosidades | Foto: site oficial

São peças recolhidas ao longo dos últimos 700 anos, de todas as partes do mundo. Entre os itens estão: um esqueleto de uma vaca suspenso, um crocodilo no teto, uma preguiça originária do Brasil, entre muitos outros. Veja o video oficial de divulgação abaixo.

8. JARDIM BOTÂNICO

Com quase 250 anos de existência, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra abriga uma combinação incrível de cerca de 1.500 espécies vegetais e belíssima arquitetura arquitetura. Localizado ao lado do Aqueduto de São Sebastião, a maior parte da área de 13 hectares do jardim foram doados por frades beneditinos. O Jardim está organizado em duas partes diferentes: o Jardim Clássico e a Mata (Arboreto).

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Mapa oficial do Jardim Botânico de Coimbra | Figura: www.uc.pt/

>> JARDIM CLÁSSICO

É a parte mais elevada do jardim, que é marcada pelo estilo neoclássico, com terraços, alamedas, muros em cantaria e portões em ferro forjado, lagos e uma fonte, onde se destacam o Quadrado Central, o Recanto Tropical, o Terraço Superior, as Escolas de Sistemática, com destaque para a Escola Médica, a Alameda das Tílias e a Estufa Tropical.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
O bonito Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Muitas áreas verdes
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Fonte no centro do Jardim Botânico
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Corredor de árvores com a escadaria ao fundo

A estufa, conhecida como Estufa Grande (construída em 1865, tem 3 salas com ambientes diferentes), é uma estrutura de metal e vidro construída na segunda metade do século XIX e é considerada um dos mais antigos edifícios de ferro de Portugal. Ela abriga uma grande variedade de espécies vegetais, entre orquídeas, plantas carnívoras, árvores tropicais separadas em três áreas (climas tropicais, subtropicais e temperados).

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Entrando no Jardim Botânico com a estufa à direita
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Estufa Grande

>> MATA (ARBORETO)

O arboreto ocupa cerca de 2/3 do Jardim Botânico e possui uma grande diversidade de árvores e arbustos de diferentes áreas geográficas. Ele também abriga edifícios interessantes, tais como a Capela de São Bento e a Capela de Santo Ilídio, a Fonte dos 3 Bicos, a Casa da Eira e a Casa do Jardineiro, além de vestígios da cidade murada e o primeiro depósito de água da cidade. Outros destaques são o belo Bambuzal (mais de 1 hectare), a Estufa-Fria (dedicada a plantas de ambiente úmidos e com sombra), a coleção de cerca de 50 espécies de eucaliptos e até mesmo um pomar.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
À esquerda, um belo bambuzal
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Vista incrível do Rio Mondego, da Ponte Pedonal Pedro e Inês e da bela Ponte Rainha Santa Isabel, ao fundo

TIPOS DE TICKETS NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Atualmente, existem 8 tipos de tickets combinados para visitar a Universidade de Coimbra. É possível comprar os ingressos pela internet a partir de um mês antes da data da visita (recomendo). Confira algumas recomendações:

  • O bilhete pode ser comprado online até duas horas antes da hora da visita.
  • O bilhete pode ser comprado na bilheteira até 15 minutos antes da hora visita (sujeito à disponibilidade).
  • Não são feitas trocas e devoluções do bilhete comprado.
  • Obrigatória a apresentação do bilhete na entrada de cada um os espaços.
  • O que inclui: O bilhete inclui uma visita ao Laboratório Chimico e ao Gabinete de Curiosidades e tem validade de dois dias. Só é permitida uma entrada em cada local. O tempo de visita é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
  • Preços: 8€ | comprar aqui
  • O que inclui: O bilhete inclui a Capela de S. Miguel, o Palácio Real, o Laboratório Chimico, o Gabinete de Curiosidades e o Jardim Botânico (não inclui as Estufas). O tempo de visita é de cerca 1 hora e 30 minutos.
  • Preços: 10€ | comprar aqui
  • O que inclui: O bilhete inclui Paço das Escolas (Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel, Prisão Acadêmica e Palácio Real), o Laboratório Chimico, o Gabinete de Curiosidades e o Jardim Botânico (não inclui as Estufas). O bilhete tem validade de dois dias e só é permitida uma entrada em cada local. A entrada na Biblioteca Joanina (feita pela Prisão Acadêmica) tem hora marcada e são limitadas a 60 pessoas a cada 20 minutos. A visita tem duração de cerca de 2 horas.
  • Preços: 17.50€ | comprar aqui
  • O que inclui: O bilhete inclui o Paço das Escolas (Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel, Prisão Acadêmica e Palácio Real) e o Museu Municipal P.O.RO.S (Museu Portugal Romano em Sicó), localizado a 15 km ao sul de Coimbra. O tempo de visita é de cerca de 3 horas e só é permitida uma entrada em cada local. A hora e data, marcadas no bilhete, correspondem à data e hora de entrada na Biblioteca Joanina, podendo os restantes espaços serem visitados antes ou após este horário.
  • Preços: 16.50€ | comprar aqui
  • O que inclui: O bilhete inclui Universidade de Coimbra com este programa completo que inclui o Paço das Escolas (Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel e Palácio Real) e o Laboratório Chimico (pertencente ao Museu da Ciência). O bilhete tem validade de 2 dias e tempo de visita é de cerca de 1 hora e 30 minutos e só é permitida uma entrada em cada local. A hora e data, marcadas no bilhete, correspondem à data e hora de entrada na Biblioteca Joanina, podendo os restantes espaços serem visitados antes ou após este horário.
  • Preços: 12.50€ | comprar aqui
  • O que inclui: O ticket inclui um passeio guiado (inglês e português) por diversos espaços do jardim Botânico da Universidade de Coimbra, através sua história, arquitetura e espécies vegetais. Esta visita não inclui a Estufa Tropical. O tempo de visita é de cerca de 1 hora e 30 minutos. Mínimo de 4 visitantes.
  • Preços: 10€ | comprar aqui
  • O que inclui: O ticket inclui uma visita guiada (inglês e português) à estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, conhecendo algumas das espécies mais interessantes. O tempo de visita é de cerca de 1 hora. Mínimo de 3 visitantes.
  • Preços: 10€ | comprar aqui
  • O que inclui: O ticket inclui uma visita guiada ao Paço das Escolas (Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel e Palácio Real) da Universidade de Coimbra.  O tempo de visita é de cerca de 1 hora e 30 minutos. Tours em português às 11h e, em inglês, às 15h.
  • Preços: 20€ | comprar aqui

TOURS PRIVADOS NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Para quem está procurando por uma experiência mais intimista, a dica é contratar uma excursão particular para conhecer mais detalhes da Universidade. Veja abaixo 10 sugestões:

  1. Excursão a Pé Universidade de Coimbra
  2. Excursão Particular de Patrimônio e Universidade de Coimbra
  3. Universidade de Coimbra visitas guiadas sem fila
  4. Visita guiada à Universidade e cidade de Coimbra
  5. Biblioteca Joanina e Tour pela Universidade de Coimbra (acesso VIP!)
  6. Visita a Universidade de Coimbra sem filas
  7. Universidade de Coimbra – Visita guiada
  8. Visita Guiada à Universidade de Coimbra com Bilhete incluído
  9. Visita guiada à Universidade e cidade de Coimbra
  10. Universidade de Coimbra – visita mais completa e privada, com bilhete incluído

NOSSA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Quando visitamos a Universidade de Coimbra, no início de maio de 2022, não havia essa diversidade de tipos de ticket que existem atualmente. O Gabinete de Curiosidades só seria inaugurado 2 semanas depois da nossa visita e, basicamente, os bilhetes oferecidos eram para visitar a universidade com ou sem a Biblioteca Joanina. Os tickets podem ser comprados online a partir de 1 mês de antecedência e, claro, que compramos o bilhete com visita à Biblioteca Joanina (o #5 na listagem acima). Como há hora marcada para visitar a Biblioteca Joanina, eu não recomendo deixar para comprar o ticket na hora, na bilheteria presencial, pois você pode não achar mais horários no dia em que deseja. Compre online para evitar arrependimentos.

1. BELAS SALAS DO PAÇO DAS ESCOLAS

Na época em que visitamos, a fachada da Faculdade de Direito e a Porta Férrea estavam em reforma. Foram colocados grandes panos simulando como seriam as atrações. Ficamos um pouco decepcionados por ter que nos contentar com aquele tapume, mas não tinha muito jeito. A Torre da Universidade também estava fechada para visitação.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
No Pátio das Escolas

Depois de caminhar um pouco pelo pátio e admirar a Estátua de D. João III, fomos em direção da Faculdade de Direito, para começar o passeio pelas salas do antigo Palácio Real. A Sala dos Capelos é realmente deslumbrante e a varanda com visitas de tirar o fôlego da cidade também nos impressionou.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Caminhando pelos corredores da Faculdade de Direito

Passamos pela lojinha de presentes para comprar uns mimos e saímos pelo corredor a entrada para a Capela de São Miguel que estava bem cheia. Por isso, como tínhamos horário marcado para a visita guiada à Biblioteca Joanina, decidimos voltar à capela depois.

2. A MAGNÍFICA BIBLIOTECA JOANINA

Seguimos pelo pátio e descemos as Escadas de Minerva para chegar até o local onde um grupo já espera em frente a uma placa que marcava o horário do próximo tour. Aguardamos alguns minutos até que a guia surgiu, validou nossos tickets e nos deixou entrar para conhecer a Prisão Acadêmica. Depois de darmos uma volta pelos cômodos, voltamos e nos sentamos em um banco na sala de espera.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Escadas de Minerva
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Conhecendo a Prisão Acadêmica

Depois de algumas informações do guia, subimos as escadas que levam até o Piso Intermediário (Sala 4), onde ficam algumas coleções. A sala em si não tem nada demais, afinal, a área realmente bela estava por vir.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Piso Intermediário (Sala 4)

Após reforçar que era proibido tirar fotos no restante da visita, seguimos para as três salas nobres da Biblioteca Joanina. E, ao entrar, é impossível não se encantar com a beleza do lugar que nos transporta para uma biblioteca de um filme de época, toda requinta, finamente decorada ouro e pinturas coloridas. As estantes de carvalho impressionam pelo seu tamanho e riqueza de detalhes. Parece que tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Simplesmente deslumbrante! A saída é feita pelo Portal Manuelino, que leva de volta ao pátio do Paço das Escolas.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Estante de carvalho com ouro da biblioteca | Foto: visituc.uc.pt
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Detalhes decorativos da Biblioteca Joanina | Foto: visituc.uc.pt
3. CAPELA DE SÃO MIGUEL

Voltamos, então, para visitar a Capela de São Miguel. Já não havia uma multidão em frente, mas a porta estava fechada. Batemos à porta e um funcionário abriu e validou o nosso ticket. A Capela não é muito grande, mas impressiona. O brasão no teto acompanhado de pinturas belíssimas, o grande órgão e o bonito altar nos chamaram bastante atenção.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Teto e órgão da bela Capela de São Miguel
4. LABORATÓRIO CHIMICO

Passamos pela Porta Férrea e seguimos pela R. Larga até chegar na Praça Dom Dinis, que abriga uma bela estátua do rei de mesmo nome. Viramos à esquerda na Rua dos Estudos até chegar ao Laboratório Chimico para ver as exposições ali dentro. Depois da visita, fomos almoçar antes de irmos ao Jardim Botânico.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Em direção ao Laboratório Chimico
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Auditório do Laboratório todo em madeira
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Exposição localizada atrás do auditório com informações sobre o ensino dos jesuítas
5. JARDIM BOTÂNICO

Antes mesmo de chegar ao Jardim Botânico é possível ver o belo Aqueduto de São Sebastião, do final do século XVI, que também é conhecido como Arcos do Jardim. Ele remonta a um primitivo aqueduto romano, que abastecia a parte da Alta da cidade.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Aqueduto São Sebastião
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Entrada do Jardim Botânico

Fizemos um passeio bem gostoso pelo Jardim Botânico depois do almoço, aproveitando a sombra, já que o dia estava ensolarado e fazia bastante calor. Não sei se foi só impressão, mas achamos o Jardim Botânico um pouco descuidado. Ele possui belas escadarias, fontes, mas parecia que faltava um pouco de manutenção.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Jardim Botânico
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Descendo para o Jardim Botânico
Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Muitas árvores e áreas verdes

Saímos do Jardim Botânico rumo ao Museu Nacional de Machado de Castro, aquele que comentamos no início do post que foi incluído, em 2019, na lista da UNESCO.

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra
Visitando o Criptopórtico

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Universidade de Coimbra (site oficial de visitação)
  • Endereço: 3004-531 Coimbra, Portugal
  • Horários:Bilheteria: diariamente de 9h às 19h (fica na Loja da Universidade de Coimbra, no Colégio de Jesus, Largo Marquês de Pombal, do lado oposto ao Laboratório Chimico – veja as coordenadas exatas no Google Maps)
    • Paço das Escolas:
      • Palácio, Capela* e Biblioteca: diariamente de 9h às 19h30 (Capela de S. Miguel fecha aos domingos de 11h45 às 14h para a missa)
      • Torre: diariamente: atualmente fechada
    • Museu da Ciência:
      • Laboratório Chimico: de 10h às 13h e de 14h às 19h
      • Gabinete de Curiosidades: diariamente de 10h às 13h e de 14h às 19h
      • Gabinete de Física e Galeria de História Natural: atualmente fechados
    • Jardim Botânico: de 9h às 17h30 (de outubro a março) e de 9h às 20h (de abril a setembro)
    • Lojas:
      • Loja do Paço das Escolas: diariamente de 9h às 19h15
      • Loja do Colégio de Jesus: diariamente de 9h às 13h e de 14h às 17h45
  • Entrada: a partir de 8€

Guarde esta dica no Pinterest!

Portugal: Guia completo para visitar a Universidade de Coimbra - Viajonários | https://viajonarios.com/quinta-das-lagrimas/ | #viajonarios #coimbra #portugal #universidadedecoimbra #patrimonio #universidade


Leia mais sobre Portugal:

PORTO

LISBOA

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui