Portugal: O que fazer no Porto – Roteiro de 2 ou 3 dias

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
 

Roteiro completíssimo para curtir o melhor do Porto, a maior cidade no norte de Portugal! Atrações, informações, hospedagem, restaurantes e muitas dicas imperdíveis!

A CIDADE DO PORTO

Fundada em 1123, Porto é a segunda maior cidade de Portugal. Loclcalizada ao longo do estuário do Rio Douro, a cidade tem cerca de 230 mil habitantes, e sua área metropolitana (somando Vila Nova de Gaia, Matosinhos e arredores) conta com cerca de 1,7 milhão de pessoas. O Centro Histórico do Porto é a área mais antiga do Porto e da cidade de Vila Nova de Gaia. Desde 1996, está listada como Patrimônio Cultural da Humanidade, incluindo o interior da Muralha Fernandina, construída no século XIV, além de algumas regiões nos arredores, desde a Avenida dos Aliados até Fontainhas, a Ponte Luiz I, passando por toda a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, onde se encontram as caves de vinho do Porto até o Mosteiro da Serra do Pilar. Embora muitas mudanças tenham ocorrido ao longo do tempo, a antiga estrutura medieval ainda pode ser vista em alguns pontos da cidade.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Centro Histórico do Porto com a Estação São Bento à esquerda e a Catedral do Porto ao fundo
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
O lindo Rio Douro que divide o Porto da cidade de Vila Nova de Gaia
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
A Ponte Luís I, uma das 6 pontes do Porto

UM POUCO DE HISTÓRIA….

O povoamento do Porto remonta a muitos séculos, quando povos celtas ocupavam este local considerado um posto avançado do Império Romano. Achados arqueológicos revelam que também havia assentamentos humanos na foz do rio Douro já no século VIII a.C., provavelmente de fenícios. Uma curiosidade é que Porto é a cidade que deu nome ao Estado português, ainda quando era chamada de Portus Cale, por volta de 200 a.C., época em que fazia parte da Galécia romana. Após a Reconquista da Península Ibérica, a cidade de Portus Cale foi a primeira capital do Condado Portucalense.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Letreiro do Porto nos Jardins do Palácio de Cristal

Durante a ocupação romana da Península Ibérica, a cidade desenvolveu-se como um importante porto comercial e também foi ocupada por suevos e visigodos. Em 1387, o Porto foi o local do casamento de D. João I de Portugal e D. Filipa de Lancaster, filha de D. João de Gaunt, que resultou em uma aliança militar de longa data entre Portugal e Inglaterra, que é mais antiga do mundo ainda vigente.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Arquitetura charmosa do Porto
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Câmara Municipal (Prefeitura) do Porto

Atualmente, altamente industrializada, Porto é a cidade mais importante do norte de Portugal, reunindo algumas das maiores empresas de diversos setores econômicos, tanto na cidade quanto na região metropolitana.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Ponte Arrábida durante a noite

ALGUNS DESTAQUES DO PORTO

  • VINHO DO PORTO: Uma das exportações mais famosas de Portugal, o vinho tem o nome do Porto, uma vez que a área metropolitana, e em particular as caves (adegas) de Vila Nova de Gaia, eram responsáveis pelo acondicionamento, transporte e exportação do vinho. É possível visitar as caves de vinho do Porto, fazer tours, degustações e participar de experiências interessantes.
  • UNIVERSIDADE DO PORTO: A Universidade do Porto está listada entre as 200 melhores universidades do mundo e 100 melhores universidades da Europa. É a segunda maior universidade portuguesa em número de inscritos. Se tiver tempo, aproveite para visitar o Jardim Botânico do Porto | Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
  • ESTÁDIO DO DRAGÃO: O Estádio do Dragão é o estádio oficial do principal time de futebol da cidade, o Futebol Clube do Porto. Inaugurado em 2003, o estádio possui capacidade para 50 mil pessoas. Mesmo que você não tenha tempo para ver uma partida de futebol, é possível visitar o estádio e fazer um tour no museu do clube. Compre ingressos aqui.
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Sala de troféus no Estádio do Dragão | Foto: divulgação

6 PONTES NO RIO DOURO

Uma das atividades procuradas no Porto é o Cruzeiro das 6 Pontes que atravessam o Rio Douro e ligam a cidade do Porto à cidade de Vila Nova de Gaia. Até 1952, só havia uma ponte entre o Porto e Vila Nova de Gaia que se mostrou insuficiente para atender o crescente número de veículos que precisavam cruzá-la todos os dias. Assim, novas pontes foram construídas a partir dos anos 1950. São elas:

  1. Ponte da Arrábida: construída entre 1956 e 1963
  2. Ponte D. Luís I: mais famosa ponte do Porto foi construída, entre 1881 e 1886
  3. Ponte do Infante D. Henrique: finalizada em 2003, esta ponte é a mais nova
  4. Ponte D. Maria Pia:  projetada por Gustave Eiffel, famoso pela Torre Eiffel, foi construída em 1877
  5. Ponte de São João: inaugurada em 1991, homenageia o santo mais popular do Porto
  6. Ponte do Freixo: inaugurada em 1995, é a principal via rodoviária para entrada e saída do Porto
Leia mais: Portugal: Curiosidades e Passeios nas 6 Pontes do Porto
Portugal: Curiosidades e Passeios nas 6 Pontes do Porto
Vista da Ponte Maria Pia, seguida pela Ponte de São João | Foto: divulgação

Em geral, o cruzeiro tem duração de 50 minutos e custa em torno de €15 por pessoa e os passeios saem diariamente tanto do Cais da Ribeira do Porto quanto do Cais de Gaia. Veja algumas sugestões em seguida:

QUANDO VISITAR O PORTO

O Porto apresenta um clima mediterrâneo de verão quente, proporcionando verões quentes e secos e invernos com temperaturas amenas e chuvosos. O volume de chuvas é elevado e concentrado nos meses de inverno, tornando o Porto uma das cidades mais úmidas da Europa e a cidade mais úmida com clima mediterrânico. Os verões são tipicamente ensolarados, com temperaturas médias entre 16 e 26°C, mas podem chegar a 38°C durante ondas de calor ocasionais. As temperaturas de inverno geralmente variam entre 6°C no início da manhã e 15°C à tarde, mas raramente caem abaixo de 0°C à noite. A cidade fica mais vazia nos meses mais chuvosos (de outubro a março) por conta do clima, e os preços das hospedagens costumam cair. Em geral, a melhor época para visitar a cidade são: de abril a outubro, com destaque para o mês de junho, repleto de eventos.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Dia nublado no Porto com a Ponte Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar, ao fundo

Festivais e datas comemorativas no Porto são épocas a se consideram também, já que podem tornar a cidade bem mais atrativa. Confira as mais importantes:

EVENTOS NO PORTO
de fevereiro a maio

FANTASPORTO – Festival Internacional de Cinema do Porto (fevereiro): Iniciado em 1981, este festival de cinema dá espaço a gêneros experimentais, fantásticos e até mesmo terror.

ESSÊNCIA DO VINHO (fevereiro/março): Evento no Palácio da Bolsa que reúne produtores nacionais e internacionais. São escolhidos os 10 melhores vinhos portugueses por um júri internacional.

FESTIVAL INTERCÉLTICO DO PORTO (março/abril): Iniciado em 1986, é um festival que reúne artistas de toda Europa com o objetivo de tocar e cantar música celta e dura 10 dias.

QUEIMA DE FITAS DO PORTO (maio): A Queima das Fitas é um evento dos estudantes universitários. Durante uma semana no mês de maio, a cidade se torna palco de concertos, cortejos e diversas festividades. É considerada a segunda maior festa do Porto.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE EXPRESSÃO IBÉRICA (maio): Vigente desde 1978, objetivo do festival é promover o teatro e as artes performáticas, ajudando a expressão artística a encontrar novos públicos.

FESTIVAL DO SENHOR DE MATOSINHOS (maio): Festival dedicado à tradição religiosa e romarias. São 3 semanas de atividades variadas, culturais e esportivas. Além disso, milhares de lâmpadas decoram a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.

de junho a julho

SERRALVES EM FESTA (junho): A Fundação Serralves organiza 40 horas ininterrupta de espetáculos de música, teatro, dança e exposições com artistas nacionais e internacionais.

FEIRA DO LIVRO DO PORTO (junho): É um evento grandioso que reúne muitos editores, autores e amantes da leitura.

FESTA DE SÃO JOÃO (junho): O principal evento do ano na cidade é São João, a festa mais importante do Porto! Além da festa, que tem uma duração de mais de 12 horas durante o dia 23 de junho, a prefeitura organiza muitos eventos relacionados à data durante o mês de junho.

REGATA DOS RABELOS (junho): Os Rabelos são barcos à vela de madeira que antigamente transportavam o vinho do Porto pelo Rio Douro abaixo. Todos os anos, vários produtores de vinho patrocinam as competições para divulgar os seus vinhos.

FESTIVAL RITMOS DO MUNDO (junho): Festival de música que homenageia a cultura portuguesa e brasileira. Além de apresentações, concentra workshops, exposições, artes circenses, entre outros.

NOS PRIMAVERA SOUND (junho): Festival de música que dura 3 dias e acontece no Parque da Cidade do Porto, o maior parque urbano do país, com 83 hectares.

PORTO CARTOON WORLD FESTIVAL (junho): Festival realizado pelo Museu Nacional da Imprensa que promove um concurso com muitos cartoonistas e tem um tema diferente a cada ano.

PORTO WINE FEST (julho): Maior festival de Vinho do Porto na Ribeira de Gaia, com participação das principais marcas de Vinho do Porto. O festival inclui várias atividades e eventos gastronômicos.

de agosto a dezembro

NOITES RITUAL ROCK (agosto): Concertos de rock com bandas locais pouco conhecidas que acontecem nos Jardins do Palácio de Cristal. Além de música, ocorrem exposições e workshops de fotografia.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DO PORTO (setembro): Uma boa opção para ver as mais variadas marionetes que, durante o festival encenam vários espetáculos.

VINHO VERDE WINE FEST (setembro): Este festival acontece na Alfândega do Porto e reúne degustações de vinho, exposições, música, gastronomia e muitas atividades variadas.

RED BULL AIR RACES (setembro): Acrobacias aéreas encantam os visitantes no céu do Porto, desafiando a gravidade.

PORTO BLUE JAZZ (setembro): Festival de jazz que reúnem alguns dos maiores nomes do jazz nos Jardins do Palácio de Cristal.

FESTIVAL DA FRANCESINHA (outubro): Francesinha, um dos principais ícones gastronômicos da cidade, tem seu próprio festival quando vários restaurantes se unem para servir versões tradicionais e inovadoras do prato.

MARATONA DO PORTO (novembro): A Maratona do Porto tem partida e chegada no Parque da Cidade do Porto e conta com muitos participantes do mundo todo.

EVENTOS DE FINAL DE ANO (dezembro): As ruas do Porto se enfeitam com iluminações natalinas para festejar o final de ano. Feiras tradicionais, de artesanato e mercados de Natal complemental o clima de festas. No final de dezembro, ocorre a Corrida de São Silvestre, cuja partida e chegada acontece na Avenida dos Aliados, perto da Câmara Municipal. Na virada do ano, acompanhe a hora pelo relógio da prefeitura e espere pelos fogos de artifício. Uma opção é ver a queima de fogos durante um passeio de barco pelo Rio Douro, com as luzes sendo refletidas nas águas do rio.

 

COMO IR DO AEROPORTO AO CENTRO

Inaugurado em 1945, o Aeroporto do Porto (OPO), cujo nome oficial é Aeroporto Francisco Sá Caneiro fica localizado no Grande Porto, no município de Maia, a menos de 15 km ao norte do centro da cidade. Ele é formado por um terminal único que atende voos nacionais e internacionais. Essas são as principais opções de transporte do aeroporto do Porto até o centro da cidade:

  • METRO: Metro, provavelmente, é a forma mais prática de se deslocar do Aeroporto do Porto para o centro da cidade. Para isso, basta utilizar a Linha E (violeta) que liga a estação Aeroporto até a estação Trindade e passa a cada 20 ou 30 minutos, dependendo do horário, dia da semana e época do ano. O tempo de viagem é de cerca de 30 minutos. O bilhete do aeroporto até o centro da cidade (Zona 4) custa €2 + €0,60 pelo cartão. Para usar o metro, você precisará de um Cartão Andante, o cartão individual de transporte público do Porto.
Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
Mapa do metro do Porto | Foto: divulgação
  • ÔNIBUS (AUTOCARROS): Outra opção de transporte público é utilizar a rede de ônibus, ou autocarros como é falado em Portugal. O trajeto pode levar até 1 hora, dependendo do horário e do trânsito. É possível usar o cartão Andante nos ônibus também. Há duas empresas que atendem o aeroporto: a STCP e a Maré de Matosinhos.
  • SHUTTLES: O Aeroporto do Porto conta com uma grande diversidade de shuttles que ligam o local até o centro do Porto e muitas outras localidades nos arredores. Há opções a partir de €5. Entre as empresas estão a Airport Shuttle (100 Rumos)getBUS e Goin’Porto. Veja mais opções, preços e horários acessando este link.
  • TRANSFER: Se você não quer ter nenhuma preocupação com transporte quando chegar no Porto, pode contratar um transfer a partir do aeroporto. Confira algumas opções de transfer abaixo (há opções compartilhadas e também privadas):

  • ALUGUEL DE CARRO: Há diversas empresas de locação de veículos no aeroporto. Não deixe para alugar o carro diretamente no balcão do aeroporto porque a disponibilidade é menor e os preços mais caros. Faça uma cotação comparativa nas empresas de aluguel de carro utilizando este link.
Leia mais: Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Aeroporto do Porto | Foto: divulgação

COMO SE LOCOMOVER NO PORTO

  • A melhor forma de se locomover no Porto é caminhando. O Centro Histórico, onde se concentram a maior parte das atrações, é relativamente pequeno e facilmente acessível a pé.
  • Quando precisar, o transporte público é muito eficiente, com opções de metro, ônibus, bonde e teleférico. Recomendo sempre fazer uma simulação no Google Maps porque ajuda muito saber qual linha pegar, qual estação descer. Use o Cartão Andante para andar pela cidade.
  • Ônibus hop-on hop-off são aqueles ônibus com a parte de cima aberta que são uma boa pedida para passear pela cidade e descer em vários pontos de interesse. Veja opções neste link.
  • O Uber também funciona bem na cidade e não é muito caro, o que pode ser uma boa pedida para ir para lugares um pouco mais distantes como a Foz do Douro.
  • Alugar bicicleta e scooter elétrica também pode ser uma boa pedida para se divertir na região litorânea porque é mais plana e gostosa de passear.
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Andando de scooter elétrica na Praia de Matosinhos

PORTO CARD: DICA DE ECONOMIA NO PORTO

Porto.CARD é o cartão oficial de descontos na cidade do Porto, em Portugal, que é a melhor maneira de explorar a cidade economizando muito! O cartão inclui entradas gratuitas e descontos em mais de 150 atrações. O cartão pode ser comprado para 1, 2, 3 e 4 dias e pode ser comprado com acesso ilimitado aos transportes públicos ou não. Quem compra o cartão ainda recebe um guia de benefícios e um mapa da cidade do Porto.

Leia mais: Porto.CARD: Dica de economia na cidade do Porto
Porto.CARD: Dica de economia na cidade do Porto
Porto.CARD é recheado de descontos | Foto: divulgação

Agradecemos ao Departamento de Turismo do Porto e Norte de Portugal por nos ter concedido dois Porto.CARD para fazermos conhecermos as atrações da cidade. O Porto.CARD foi testado e aprovado por nós!

O QUE FAZER NO PORTO

Para ajudar você a programar uma viagem incrível no Porto, colocamos todas as informações no mapa interativo abaixo. Dividimos as atrações por áreas e cada uma delas por cores. Dicas de compras e restaurantes estão em vermelho e hospedagem e outros pontos importantes em preto. Nossa sugestão de roteiro ficou assim:

  • DIA 1: BAIXA DO PORTO & ARREDORES DO CENTRO HISTÓRICO
  • DIA 2: RIBEIRA & VILA NOVA DE GAIA
  • DIA 3: FUNDAÇÃO DE SERRALVES + FOZ DO DOURO + MATOSINHOS

DIA 1: BAIXA DO PORTO & ARREDORES DO CENTRO HISTÓRICO 

Baixa do Porto é a área central da cidade, repleta de edifícios antigos, lojas, centros comerciais e onde fica a prefeitura do Porto. Após passar por um período de decadência, a Baixa renasceu quando o Centro Histórico do Porto foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1996.

>> BAIXA DO PORTO

1. PRAÇA ALMEIDA GARRETT & ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTO-SÃO BENTO

A Praça Almeida Garrett fica localizada no coração da cidade do Porto. Ela também é conhecida como São Bento, já que no passado havia um mosteiro na área que se chamava Mosteiro de São Bento de Ave-Maria. No local do mosteiro foi construída a importante Estação Ferroviária de Porto-São Bento, no início do século XX. O nome da praça é uma homenagem ao poeta português Almeida Garrett, que nasceu na cidade em 1799. A praça abriga uma série de edifícios com fachadas típicas do século XIX e, ao norte da praça, fica a Igreja dos Congregados.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Praça Almeida Garrett com a Estação São Bento ao fundo

A Estação Ferroviária de Porto-São Bento, chamada mais comumente de Estação de São Bento é conhecida não só pela sua importância (ligando o Porto às cidades de Braga, Guimarães, Aveiro, entre outras), mas também por sua beleza arquitetônica e artística. O edifício que abriga a estação possui uma arquitetura de influência francesa e o átrio principal da estação é todo revestido por azulejos com temática histórica.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Edifício da Estação São Bento

Os azulejos percorrem uma área de mais de 550 m² e possui desenhos que mostram dados históricos que ocorreram no norte de Portugal. Representando um estilo típico da Arte Nova Portuguesa, os azulejos possuem tons pastéis e foram instalados entre 1905 e 1906. Entre os principais destaques estão os painéis: “Batalha de Arcos de Valdevez”, “Entrada de João I no Porto”, “Conquista de Ceuta”, “Vistas e Cenas Rurais” e “Histórias dos Transportes”. Uma curiosidade é que, embora a estação tenha entrado em serviço provisoriamente em 1896, só foi inaugurada oficialmente 20 anos depois!

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Estação São Bento por dentro
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Azulejos e belas decorações da estação

2. IGREJA DE SANTO ANTONIO DOS CONGREGADOS

Construída por volta de 1700, a Igreja dos Congregados foi erguida no local ode uma antiga capela do século XVII dedicada a Santo Antonio, que se tornou pequena para o crescente número de fiéis. Em 1842, a torre da igreja foi demolida. No século XIX, a capela-mor da igreja foi construída e foram acrescentados murais e belos vitrais, além dos belos azulejos em sua fachada, por volta de 1920.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Igreja dos Congregados

Uma curiosidade é que a igreja afirma que abriga em seu interior os restos mortais do Papa Clemente I, quarto papa da história (entre os anos 88 e 97), considerado o pai da Igreja Apostólica Romana que ajudou a expandir o cristianismo. Supostamente, ele seria o único papa cujo corpo não repousa no Vaticano e seu corpo estaria dentro da Igreja, junto a suas relíquias. No entanto, há dados e fatos históricos que contrariam esta afirmação. Vá até o fundo da igreja, para ver o retábulo dedicado a ele.

  • Endereço: R. de Sá da Bandeira 11, 4000-433 Porto, Portugal
  • Horários: diariamente 7h15 às 18h30, segundo o site oficial
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Restos mortais do Papa Clemente I | Foto: divulgação

3. AVENIDA DOS ALIADOS & CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

Ao longo da importante Avenida dos Aliados, fica a Praça do Município (Praça Gen. Humberto Delgado 269, 4000-286 Porto, Portugal), uma praça que fica exatamente em frente à Câmara Municipal do Porto (R. Clube dos Fenianos 5, 4000-407 Porto, Portugal), a prefeitura da cidade. Ela fica localizada nos Paços do Concelho do Porto, um belíssimo edifício cuja construção teve início em 1920 e possui 6 andares, uma cave e dois pátios interiores. O edifício possuiu uma bela fachada de granito e interiores de mármore e granito ricamente decorados, além de uma torre de relógio central de 70 metros de altura que é acessível por uma escada de 180 degraus.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Muitos eventos acontecem na praça em frente à Câmara Municipal

Na Praça do Município, também fica o Monumento a Almeida Garrett (Av. dos Aliados 291, 4000-035 Porto, Portugal), uma estátua em bronze em homenagem ao escritor nascido na cidade que foi inaugurada em 1954 na ocasião do centenário de sua morte. Do lado oposto à Câmara Municipal, fica a Fonte dos Aliados (Av. dos Aliados 211 221, 4000-196 Porto, Portugal), uma espécie de espelho d’água, que foi inaugurada em 2006. A dica é tirar uma foto da Câmara Municipal com esta fonte à frente, para ter um efeito ainda mais bonito.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Câmara Municipal e a Fonte dos Aliados

Ao sul da Avenida dos Aliados fica a Praça da Liberdade, que abriga o Monumento a D. Pedro IV (o Pedro I no Brasil), um estátua equestre de bronze. Quase em frente, fica uma unidade muito especial da rede McDonald’s, conhecido como McDonald’s Imperial (Endereço: Praça da Liberdade 126, 4000-322 Porto, Portugal). Com candelabros de cristal e janelas com vitrais, este McDonald’s é conhecido o mais bonito do mundo. Ele foi aberto no local do antigo Café Imperial, de 1930, em um edifício que é um exemplo de arquitetura Art Déco.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Estátua de Pedro IV com a Câmara Municipal ao fundo

4. MERCADO DO BOLHÃO

O Mercado do Bolhão é um dos mercados icônicos e tradicionais de Portugal, considerado patrimônio cultural do Porto. Suas origens remontam a 1839, quando a prefeitura decidiu construir uma praça neste local que era repleto de lama por onde passava uma corrente de água que formava uma bolha de água, que acabou dando o nome ao mercado: “Bolhão”. O mercado fica sediado em um edifício de arquitetura neoclássica de dois andares e oferece, principalmente, produtos frescos. Os vendedores ficam divididos por setores: peixes, carnes, hortaliças e flores.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Mercado do Bolhão

Existem 4 entradas principais para o mercado: a entrada sul dá acesso ao piso térreo pela Rua Formosa; as entradas laterais pela Rua de Sá da Bandeira e pela Rua Alexandre Braga dão acesso a um patamar intermédio com escadarias que ligam ambos os pisos; e a entrada norte pela Rua de Fernandes Tomás dá acesso direto ao piso superior. Na parte exterior do edifício existe uma enorme variedade de lojas, incluindo roupas, tecidos, perfumarias, entre outras. Desde maio de 2018, o mercado está em reformas e tem funcionado em um local temporário a dois minutos do mercado original, ficando conhecido como Mercado Temporário do Bolhão. A previsão é que o mercado reformado reabra no segundo trimestre de 2022.

  • Endereços:Mercado do Bolhão: R. Formosa, 4000-214 Porto, Portugal
    • Mercado Temporário do Bolhão: Centro Comercial La Vie Porto Baixa, Rua de Fernandes Tomás, 506 / 508, 4000-211 Porto, Portugal
  • Horários: de segunda a sexta de 8h às 20h e aos sábados de 8h às 18h | fechado aos domingos e feriados

5. CAPELA DAS ALMAS

A Capela das Almas, também chamada de Capela de Santa Catarina, que fica na rua de mesmo, famosa por abrigar diversas lojinhas. Esta capela, cujas origens remontam os finais do século XVIII, é incrivelmente ornamentada, com a fachada toda revestida de azulejos. Painéis azuis e brancos formados por quase 16 mil azulejos cobrem cerca de 360 m² de área e retratam cenas da vida de vários santos, incluindo a morte de São Francisco e o martírio de Santa Catarina. Embora os azulejos sejam de 1929, ele foram pintados em um estilo clássico do século XVIII. À esquerda do edifício, fica uma torre sineira de dois andares.

  • Endereço: Rua de Santa Catarina 428, 4000-212 Porto, Portugal
  • Horários: segunda, terça e sábado de 7h30 às 13h e de 15h30 às 19h | quarta, quinta e sexta de 7h30 às 19h | domingo de 7h30 às 13h e de 18h às 19h
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Capela das Almas
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Detalhe dos azulejos que revestem a capela

6. CAFÉ MAJESTIC

O Café Majestic é um Café histórico inaugurado em 1921, considerado um dos mais belos do mundo. Na época, era frequentado por pessoas da alta sociedade do Porto e personalidades da vida cultural e artística da cidade. O que mais chama atenção é seu estilo arquitetônico com uma bela fachada de mármore, um belo exemplar da Arte Nova Portuguesa. O seu interior retangular é marcado por molduras de madeira e decoração rebuscada com diversos detalhes refinados, espelhos, candeeiros de metal e esculturas. A partir da década de 1960, o Café entrou em declínio e acabou encerrando suas atividades. Ele permaneceu fechado nas duas décadas seguintes. Em 1983, foi declarado patrimônio cultural da cidade, desencadeando um processo de restaurações.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fila na entrada do Café Majestic

O Café Majestic reabriu deslumbrante em 1994, procurando manter o mesmo estilo da “Belle Époque”. Na sua antiga cave, foi criada uma galeria de arte para pequenas exposições e há um jardim de inverno para garantir um espaço mais reservado. O restaurante se orgulha de receber visitantes ilustres e, aparentemente, a escritora J.K. Rowling passou muito tempo no local trabalhando no primeiro livro da série Harry Potter. Com preços um pouco salgados para o bolso dos turistas, o Café oferece refeições para todos os momentos do dia, incluindo café da manhã, almoço, chá das 5, tapas e jantar. Entre as especialidades do Café Majestic estão as rabanadas cobertas com um creme de ovos e frutos secos. O cardápio completo pode ser visto aqui. Nós não vamos poder dizer se a comida é boa ou não porque o restaurante não oferece nenhuma opção sem produtos de origem animal.

  • Endereço: Rua Santa Catarina 112, 4000-442 Porto, Portugal
  • Horários: de segunda a sábado de 9h às 23h30 | fechado aos domingos
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Área interna do Café Majestic | Foto: site oficial

7. IGREJA DE SANTO ILDEFONSO

Inaugurada em 1739, a Igreja de Santo Ildefonso foi construída no início do século XVIII nas ruínas onde, no passado, havia uma pequena igreja. Um dos grandes destaques da igreja são seus belíssimos azulejos na fachada instalados em 1932. Há cerca de 11 mil peças que dão vida à iconografia referente a Santo Ildefonso, desde alegorias eucarísticas a episódios do Novo Testamento. O edifício é formado por duas torres sineiras ornamentadas e a nave é do tipo poligonal, com teto feito em madeira e estuques ornamentais nas paredes. No interior, há vários detalhes neoclássicos e barrocos.

  • Endereço: R. de Santo Ildefonso 11, 4000-153 Porto, Portugal
  • Horários: segunda de 14h30 às 17h | de terça a sexta de 9h às 12h e de 14h30 às 17h | sábado de 9h às 12h | domingo de 9h às 12h
  • Entrada: gratuita para a igreja | €2 para o museu
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Igreja de Santo Idelfonso

>> ARREDORES DO CENTRO HISTÓRICO

8. IGREJA & TORRE DOS CLÉRIGOS

Construídos entre 1732 e 1763, a Igreja dos Clérigos, a Torre dos Clérigos e a Casa da Irmandade (que liga a igreja à torre) fazem parte de um complexo emblemático no Porto. Esse monumento nacional erguido em estilo barroco tardio consegue unir vários elementos importantes do rococó barroco, incluindo fachadas onduladas, saliências e  reentrâncias. Com uma planta elíptica, a igreja foi construída quase toda em granito em nave única, coberta por uma cúpula, com o brasão da Irmandade dos Clérigos ao centro. Concluída a igreja, a irmandade viu a necessidade de construir instalações adicionais para acolher uma série de serviços. Posteriormente, a Casa da Irmandade se transformou em um museu que reúne imagens de santos e obras de arte sacras.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Igreja dos Clérigos

Um dos grandes destaques do complexo é a torre sineira de granito com 75 metros de altura, uma das torres mais altas de Portugal. Ela possui dois campanários e um carrilhão com 49 sinos, um dos maiores do país. Seus 225 degraus levam os visitantes para admirar vistas panorâmicas da cidade. O arquiteto Nicolau Nasoni, que projetou o complexo foi, posteriormente, enterrado na igreja.

  • Endereço: R. de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto, Portugal
  • Horários: diariamente de 9h às 19h
  • Entrada: gratuita para a igreja
    • Bilhete diurno (9h às 19h): €6 (Museu da Irmandade dos Clérigos + Torre) –  compre aqui
    • Bilhete noturno: €6 (Torre, somente em algumas épocas do ano)
    • Torre dos Clérigos + Palácio da Bolsa + MMIPO (Museu da Misericórdia): €18
    • Porto Card: desconto de 50% no Bilhete diurno
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Torre dos Clérigos
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista da Torre dos Clérigos

9. LIVRARIA LELLO

Inaugurada em 1906, a Livraria Lello é um dos marcos do Porto. Ela é uma das mais antigas livrarias de Portugal e é considerada uma das mais bonitas do mundo. Com uma fachada neogótica impressionante com um arco abatido, vitrines nas laterais e pinturas representando a “Arte” e a “Ciência” acima; um belo vitral colorido no teto com um monograma e a frase em latim “Decus in Labore” (Glória ao Trabalho Duro) e uma escadaria vermelha deslumbrante digna de cinema, a Lello oferece uma variedade enorme de títulos, em diversos idiomas diferentes.

Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
A bela Livraria Lello

A livraria é tão procurada que é preciso comprar um ticket para visitá-la. Na verdade, é um ticket-voucher que simultaneamente serve como um voucher de desconto ou ticket-voucher livro que inclui a aquisição de um livro pré-selecionado, juntamente com entrada prioritária. Compre o seu ticket-voucher no site oficial antes de ir.

Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
Escadarias vermelhas

Uma curiosidade é que durante muito tempo suspeitava-se que a escadaria da Lello tinha servido de inspiração para a escadaria onde o bruxinho Harry Potter conheceu o Professor Gilderoy Lockhart no livro “Harry Potter e a Câmara Secreta”, já que a autora J. K. Rowling morou durante alguns anos no Porto. Porém, a própria a escritora refutou as suspeitas, afirmando que nunca entrou na livraria.

  • Endereço: R. das Carmelitas 144, 4050-161 Porto, Portugal
  • Horários: diariamente de 9h30 às 19h
  • Entrada: Ticket-Voucher: €5 | gratuito para crianças até 3 anos (mas é preciso reservar)
    • Ticket-Voucher com entrada prioritária (inclui um livro):
      • €15.90: “Romeu e Julieta” ou “A Arte da Guerra”
      • €16.90: “Os Lusíadas” ou “The Jungle Book”
      • €17.90: “O Mágico de Oz”
Leia mais: Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
O que vemos primeiro ao entrar na livraria

10. JARDIM DAS OLIVEIRAS

Praticamente localizado entre a Igreja dos Clérigos e Livraria Lello, fica o Jardim das Oliveiras, inaugurado em 2013. Trata-se de uma área verde reformulada que substituiu uma antiga praça. Seu nome se deve ao fato de abrigar cerca de 50 oliveiras (árvores que produzem azeitonas), além de um gramado localizado no topo da Praça de Lisboa, uma uma galeria semi-aberta com garagem subterrânea com restaurantes, lojas variadas e Cafés. Um local bem bacana para relaxar depois de muita caminhada pelo centro da cidade.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista aérea do Jardim das Oliveiras | Foto: divulgação

11. IGREJA DO CARMO & IGREJA DOS CARMELITAS DESCALÇOS

Passando pela Fonte dos Leões, em frente à Universidade do Porto, chega-se a duas igrejas importantes do Porto. A Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas Descalços foram erguidas em um terreno dividido, uma ao lado da outra. A Casa Escondida do Porto separa a duas igrejas em pouco mais de 1,5 metro. Em 2013, foram declaradas patrimônio nacional em conjunto.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fonte dos Leões com as igrejas ao fundo
IGREJA DO CARMO

Construída entre 1756 e 1768 em estilo rococó barroco, a Igreja do Carmo (cujo nome completo é Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo) foi erguida em um terreno dividido com a Igreja dos Carmelitas. A fachada da Igreja do Carmo apresenta Santa Ana, patrona da igreja, em relevo. Dois nichos perto da porta contêm as imagens do profetas Elias e Eliseu.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Lateral da igreja decorada com azulejos

A lateral da igreja está decorada com um grande painel de azulejos de 1912, que contam histórias sobre a fundação da Ordem Carmelita e do Monte Carmelo, colina localizada em Haifa, Israel onde, segundo a bíblia se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. A parte interna da igreja é decorada com madeira esculpida revista por uma película de ouro no altar-mor, capelas laterais, estátuas e diversas pinturas. Há diversas imagens que contam a história da Paixão de Cristo até a Ressureição com uma bela pintura no teto.

IGREJA DOS CARMELITAS

Mais antiga do que a Igreja do Carmo, a Igreja dos Carmelitas foi construída entre 1616 e 1628, mas a decoração interior só foi concluída em 1650. A igreja pertencia a um antigo convento da ordem dos Carmelitas, ocupado pela Guarda Nacional Republicada nos dias atuais. A fachada da igreja é feita de granito e há três entradas arqueadas com as imagens de São José, Santa Teresa de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo, ao centro. A igreja possui uma torre sineira revestida por azulejos azuis. Seu interior em formato de cruz latina, possui uma única nave e seis capelas laterais. Em estilo barroco rococó, assim como a Igreja do Carmo, ela é decorada com madeira esculpida revestida por uma película de ouro nas capelas laterais e no altar-mor.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Torre sineira revestida de azulejos
  • Endereços: Igreja do Carmo: R. do Carmo, 4050-164 Porto, Portugal
    • Igreja dos Carmelitas: R. do Carmo 1, 4050-456 Porto, Portugal
  • Horários: informações não oficiaisIgreja dos Carmelitas: segunda, quarta 8h às 12h e de 13h às 18h | terça e quinta de 9h às 18h | sexta de 9h às 17h30 | sábado de 9h às 16h | domingo de 9h às 13h30 | feriados de 9h às 12h
    • Igreja do Carmo: de segunda a sexta de 9h às 12h e de 14h às 18h
  • Entrada: €3.50 (inclui Igreja do Carmo, Casa Escondida, catacumbas, Salão Nobre, Sala dos Parâmetros, Sala dos Hábitos e Galeria dos Crucifixos)
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
As duas igrejas lado a lado

12. PARQUE DAS VIRTUDES

Este parque vertical que se desenvolve em socalcos está localizado no que era antigamente a Companhia Hortícola Portuense. Ele é formado por belos terraços que proporcionam vistas panorâmicas do Rio Douro e de Vila Nova de Gaia, onde fica as caves de vinho do Porto. O parque foi comprado pela cidade do Porto em 1965 e reformado algumas décadas depois. Dentro dele fica o Chafariz das Virtudes, um monumento nacional construído em 1619 e era alimentado pelo Rio Frio. Posteriormente, foi substituído pelo Chafariz da Rua das Taipas, construído em 1772. O Parque é uma boa opção para ver o pôr do sol no Porto.

  • Endereço: Passeio das Virtudes 53-3, 4050-091 Porto, Portugal
  • Horários: de outubro a março de 9h às 18h | de abril a setembro de 9h às 19h
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista a partir do Parque das Virtudes | Foto: divulgação

13. MUSEU SOARES DOS REIS

O Museu Nacional Soares dos Reis é considerado o museu mais importante do Porto. Ele fica localizado no Palácio dos Carrancas, o palácio mais antigo do país que foi residência Manuel Mendes de Morais e Castro. Com mais de 13 mil peças, esse museu de belas artes, artes decorativas e arqueologia, tem como destaques as coleções de cerca de 3 mil pinturas e esculturas, principalmente do escultor Antônio Soares dos Reis, que nomeia o museu. O acervo também conta com gravuras, artes decorativas (mobiliário, porcelana, vidros, ourivesaria, joalharia, têxteis) e coleções arqueológicas. Além disso, o complexo do museu possui jardins relaxantes. Reserve pelo menos 2 horas para visitar.

  • Endereço: R. de Dom Manuel II 44, 4050-522 Porto, Portugal
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h30
  • Entrada: €5 | Cartão Porto Card 50% de desconto | gratuita para menores  de 12 anos | gratuita aos domingos e feriados até 14h
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fachada do Museu Soares dos Reis | Foto: divulgação
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Uma das salas do museu | Foto: divulgação

14. JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL

Inaugurados em 1860, os Jardins do Palácio de Cristal são uma área verde que proporciona vistas deslumbrante do Rio Douro. Eles foram desenvolvidos para circundar o Palácio de Cristal, um edifício concebido para abrigar a Exposição Internacional do Porto. A estrutura, que recebeu diversos eventos e exposições, acabou sendo demolida em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, posteriormente renomeado para Super Bock Arena: Pavilhão Rosa Mota, que recebe eventos culturais e esportivos.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Super Bock Arena: Pavilhão Rosa Mota

O nome “Palácio de Cristal” foi inspirado no Crystal Palace (uma estrutura de ferro fundido e vidro) de Londres. Os 8 hectares dos Jardins do Palácio de Cristal incluem diversas atrações, entre elas a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o Jardim Emílio David que possui belos exemplares de flores e a Avenida das Tílias que é um dos destaques deste parque. Os jardins temáticos estão também representados, nomeadamente pelo Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim das Cidades Geminadas e ainda o Jardim dos Sentimentos, o Jardim do Roseiral, entre outros.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Jardins do Palácio de Cristal
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
A beleza dos Jardins
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista do Rio Douro a partir dos Jardins do Palácio de Cristal com vista para a Ponte Arrábida

Você também pode dar uma esticada para conhecer a Extensão do Romantismo, um braço do Museu da Cidade do Porto, instalado na Quinta da Macieirinha (Endereço: R. de Entre-Quintas 220, 4050-240 Porto, Portugal | Horários: de terça a domingo de 10h às 17h | fechado às segundas-feiras | Entrada: 4 | gratuita com Porto Card).

  • Endereço: R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto, Portugal
  • Horários: diariamente de outubro a março de 8h às 19h | de abril a setembro de 8h às 21h
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Jardins do Palácio de Cristal
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
A beleza dos jardins impressiona

15. RUA DE MIGUEL BOMBARDA

Aberta em 1810, a Rua Miguel Bombarda é a uma rua com 650 metros de comprimento conhecida como “Rua das Galerias” por ser famosa por abrigar diversas galerias de arte. Ela começa na Rua de Cedofeita e termina na Rua da Boa Nova. Nos dias atuais, a Rua Miguel Bombarda é uma coração do Porto em termos de arte. Ao longo do tempo, a rua se tornou um local interessante, moderno e extremamente inovador.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Serpente – Galeria de Arte Contemporânea é uma das galerias de arte na Rua de Miguel Bombarda | Foto: divulgação

Pelo menos seis vezes por ano, com uma periodicidade de 1 mês e meio, 20 galerias de arte contemporânea inauguram simultaneamente exposições de artistas plásticos nacionais e internacionais, atraindo de apreciadores de arte, artistas e muitos visitantes. A rua conta também com restaurantes, livrarias e várias lojas, inclusive de mobiliário, design e música.

16. CASA DA MÚSICA

Inaugurada em 2005, a Casa da Música é a principal sala de concertos do Porto e o lar da Orquestra Nacional do Porto. Sua construção foi desafiadora, já que seu design geométrico é único. Seu arquiteto, o holandês Rem Koolhaas, foi aclamado pela crítica especializada por conta do projeto. A construção ocorreu no contexto de dar vida a um projeto cultural inovador do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura. O edifício, com a sua arquitetura diferenciada, foi concebido para acolher todos os tipos de música, da clássica à eletrónica, do jazz ao fado, das grandes produções internacionais a pequenos projetos experimentais. Assim, a sala de concertos procura oferecer uma programação dinâmica, inovadora e prestigiada.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
O belo edifício da Casa da Música | Foto: visitportugal.com

A Casa da Música possui dois auditórios principais: um grande com capacidade para 1238 lugares e outro pequeno, com cerca de 300 lugares sentados e 650 em pé. Há também, no topo do edifício, existe um terceiro espaço para espectáculos, para até 250 lugares. A Casa da Música também conta com um restaurante internacional que utiliza ingredientes de qualidade, perfeito para um jantar antes de um show. É possível fazer tours guiados pela Casa da Música, mas os bilhetes só podem ser adquiridos no mesmo dia, presencialmente, nas bilheterias do Piso 1.

  • Endereço: Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto, Portugal
  • Horários dos Tours:de segunda à sexta: 11h português | 16h português e inglês
    • sábado, domingo e feriado: 11h e 16h português e inglês
  • Entrada: €10
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Azulejos decorando o interior | Foto: visitportugal.com

DIA 2: RIBEIRA & VILA NOVA DE GAIA

Com muitos bares, restaurantes e animação, Ribeira é uma das áreas mais antigas da cidade e faz parte do Centro Histórico do Porto, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. O bairro se estende até o Rio Douro e inclui locais históricos importantes. A partir da região da Ribeira, pode-se acessar a Ponte Luís I e atravessar para Vila Nova de Gaia, uma cidade vizinha na margem sul da foz do Rio Douro, onde ficam as caves do famoso Vinho do Porto. Assim como Ribeira, a região do cais de Gaia também abriga diversos restaurantes de peixes e frutos do mar.

>> RIBEIRA

17. SÉ DO PORTO

A Sé do Porto é a Catedral da cidade e um local repleto de história e que reúne diversos estilos arquitetônicos. Ela possui um estilo românico e gótico dos séculos XII e XIII, com algumas alterações feitas nos séculos XVII e XVIII em estilo barroco, que modificaram bastante o seu exterior.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
A bela Sé do Porto

Formada por 3 naves, ela possui uma bela rosácea do século XII ao centro. A atual capela-mor é do início do século XVII e apresenta um belo retábulo de talha dourada. À esquerda da capela-mor, na Capela do SS. Sacramento, encontra-se um belíssimo “altar de prata”, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses. Acima do coro, há dois órgãos de tubos do século XVII e século XIX. No transepto, lado esquerdo, está e a imagem de Nossa Senhora da Vandoma, padroeira da cidade do Porto. Já, do lado direito, está a imagem de Nossa Senhora da Silva. Há também um claustro gótico do século XIV que apresenta grandes painéis e azulejos com cenas do “Cântico dos Cânticos”, em referência ao diálogo místico entre Deus e a Virgem, padroeira da Catedral.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
O belo altar da Sé

Uma curiosidade é que o rei D. João I, conhecido como Mestre de Avis, casou-se com Philippa de Lancaster na Sé do Porto em 1387, no contexto da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor.

  • Endereço: Terreiro da Sé, 4050-573 Porto, Portugal
  • Horários: diariamente de novembro a março de 9h às 17h30 | de abril a outubro de 9h às 18h30

18. CASA GUERRA JUNQUEIRO

Pertinho da Sé do Porto fica a Casa Guerra Junqueiro, uma residência construída no século XIX que, em 1934, foi adquirida em 1934 pela filha do poeta português Guerra Junqueiro e por ela doada à Câmara Municipal do Porto em 1940, juntamente com o espólio artístico do escritor. A exposição do museu inclui coleções de cerâmica, metal, ourivesaria, escultura, mobiliário e têxteis dos séculos XV e XIX. O museu também abriga o Gabinete do Desenho, um espaço de exposições temporárias que são renovadas trimestralmente, expondo obras de artistas variados.

  • Endereço: R. de Dom Hugo 32, 4050-305 Porto, Portugal
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h30 | fechado às segundas-feiras
  • Entrada: €4
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Casa Guerra Junqueiro | Foto: site oficial

19. IGREJA DE SANTA CLARA & MURALHAS FERNANDINAS

Construída em 1457, a Igreja de Santa Clara parece ser uma igreja simples ao se olhar de fora. Mas, seu interior é ricamente decorado em estilo barroco com talha dourada (madeira esculpida revestida com película de ouro), da primeira metade do século XVIII. A entrada principal da igreja possui uma belíssima porta barroca de 1697. No passado, havia um mosteiro ao lado, erguido a pedido de freiras franciscanas clarissas. Com a morte da última freira, no final do século XIX, o mosteiro foi extinto.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
A beleza do interior da Igreja de Santa Clara | Foto: divulgação

Ela fica bem próxima ao Funicular dos Guindais, que liga o bairro da Batalha à Ribeira do Porto, na parte baixa da cidade, e às Muralhas Fernandinas, como são conhecidas as muralhas que circundavam o Porto, concluídas durante o século XII durante o reinado de D. Fernando. É possível ir até uma das partes sobreviventes  da muralha a partir do pátio da igreja.

  • Endereço: Largo Primeiro de Dezembro, 4000-404 Porto, Portugal
  • Horários: diariamente de 9h às 13h e de 14h às 18h
  • Entrada: 4€
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Muralha Fernandina, ao lado do trilho do Funicular dos Guindais, e em frente à Igreja de Santa Clara (em branco)

20. MIRADOURO DA RUA DAS ALDAS &  IGREJA DE SÃO LOURENÇO

Pertinho da Sé, fica o Miradouro da Rua das Aldas é um miradouro, ou seja, um mirante onde se pode contemplar uma bela vista da cidade do Porto. O local é relativamente tranquilo, o que é excelente para quem quer admirar as vistas sem grandes multidões. Embora a vista para a cidade seja excelente, a Igreja dos Grilos (como popularmente é chamada a Igreja de São Lourenço) impede uma vista panorâmica do Rio Douro, sendo possível vê-lo apenas parcialmente.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Igreja de São Lourenço e o miradouro no alto
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
A vista não estava muito boa a partir do miradouro

Ao lado da igreja, no antigo Colégio Jesuíta de São Lourenço, funciona o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, que apresenta um belo acervo. Infelizmente, quando visitamos o dia estava nublado e a vista não era das melhores.

21. PALÁCIO DA BOLSA

O Palácio da Bolsa é a Sede da Associação Comercial do Porto, sendo utilizado para diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. É um belíssimo edifício com uma mistura de estilos arquitetônicos. Sua construção teve início em 1842 e ele foi inaugurado em 1848. Em 1862, teve início a construção do Salão Árabe, com uma decoração com toques arábicos e estuques dourados, que acabou se tornando o grande destaque do edifício. O local é utilizado para receber chefes de Estado que visitam o Porto.

Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
Detalhes do belíssimo Salão Árabe

O palácio pode ser visitado mediante a tours guiados (não é possível agendar previamente) com duração de cerca de 30 minutos que são oferecidos em português, inglês, espanhol e francês. Confirme antes de ir se o local estará aberto à visitação no calendário oficial. Dentro do Palácio também fica o restaurante O Comercial.

  • Endereço: R. de Ferreira Borges, 4050-253 Porto, Portugal
  • Horários: diariamente de 9h às 18h30
  • Entrada: €10 – compre seu ingresso aqui
Leia mais: Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
A bela escadaria do Palácio da Bolsa

22. IGREJA DE SÃO FRANCISCO

A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica cuja construção teve início em 1383 e foi finalizada em 1410, fazendo parte de complexo junto a um convento franciscano. Considera um dos monumentos religiosos mais importantes do Porto, a igreja possui três naves, uma mistura de estilos (gótico, barroco e rococó), além de vários retábulos construídos ao longo do século XVII.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Complexo da Igreja de São Francisco

Em 1833, as instalações do convento foram destruídas por um incêndio. Após o incêndio, o claustro em ruínas acabou indo para a construção da Bolsa Comercial do Porto. Embora a fachada seja simples, com uma rosácea gótica lindamente decorada, o interior barroco é espetacular, com talha dourada do século XVIII, cuja instalação fez parte de uma reforma profunda. Uma curiosidade é que estima-se que a Igreja de São Francisco tenha pelo menos 200 kg de ouro recobrindo o altar, colunas e pilares!

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Decoração com muito ouro!

Sob o chão da igreja ficam catacumbas, onde estão enterrados muitos religiosos ordem dos franciscanos e membros de famílias nobres da cidade. Há um ossário com milhares de ossos humanos que podem ser vistos através de um vidro colocado no chão.

  • Endereço: Rua do Infante D. Henrique, 4050-297 Porto, Portugal
  • Horários: de novembro a fevereiro de 9h às 17h30 | de março a junho e outubro de 9h às 19h | de julho a setembro de 9h às 20h
  • Entrada: €7,50 | 25% de desconto com o Porto Card
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Catacumbas

23. CASA DO INFANTE

Construída em 1325, a Casa do Infante é o local onde se acredita que nasceu, em 1394, o Infante D. Henrique, a personalidade mais importante no início das Grandes Navegações. O edifício sofreu várias alterações ao longo dos anos, mas é considerado um dos mais antigos da cidade.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Museu Casa do Infante | Foto: visitporto.travel

Inicialmente, foi construído como um armazém da Alfândega do Porto, para onde eram enviadas todas as mercadorias que aportavam na cidade. À leste do edifício principal, ficava uma outra estrutura que era utilizada como Casa da Moeda, concentrando diversos serviços da Coroa Portuguesa. Os serviços alfandegários continuaram a funcionar neste local até ao século XIX e a Casa do Infante foi utilizada como armazém de mercadorias. Nos anos 1990, escavações arqueológicas revelaram um mosaico no chão, o que indica que o local deve ter abrigado um palacete de alguém abastado durante o período romano. Neste mesmo período, a casa foi restaurada e está aberta ao público como um museu. Além de exposições permanentes, uma série de exposições, chamada de Gabinete do Tempo, mostra dados e fatos com a cronologia da cidade.

  • Endereço: R. da Alfândega 10, 4050-029 Porto, Portugal
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h30 | fechado às segundas-feiras
  • Entrada: 4€
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Ruínas no Museu Casa do Infante | Foto: visitporto.travel

24. CAIS DA RIBEIRA & PONTE DE D. LUÍS I

O Cais da Ribeira, calçadão ribeirinho ao longo do Rio Douro nas imediações da Ponte Luís I, é considerado uma das áreas mais animadas da cidade. Durante o dia, é um local ideal para ver as casas em tons pastel empilhadas de frente para a água. Muitos restaurantes da região têm esplanadas a partir das quais pode desfrutar das vistas maravilhosas do rio e da ponte. Ali perto fica a Praça da Ribeira, considerada uma das praças mais antigas do Porto, possui um chafariz e uma fonte conhecida como Cubo da Ribeira, além de abrigar um conjunto de casas medievais muito curiosas. A praça também é repleta de restaurantes e muita animação durante à noite.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Praça da Ribeira
Portugal: Restaurante Ribeira Square no Porto
Praça da Ribeira

Dali é possível ter lindas vistas da icônica Ponte de D. Luís I, construída entre 1881 e 1886. Ela atravessa o Rio Douro ligando a cidade do Porto à Vila Nova de Gaia, onde ficam as caves de vinho do Porto. Ela conta com duas estruturas, uma superior e uma inferior. Desde 2005, a parte superior serve a Linha D (amarela) do Metro do Porto e na parte inferior, é utilizada por carros e também por pedestres.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Ponte D. Luís I
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista a partir de Vila Nova de Gaia

>> VILA NOVA DE GAIA

25. TELEFÉRICO DE GAIA

O teleférico foi inaugurado em 2011 e possui duas estações, uma na parte alta e outra na parte baixa de Vila Nova de Gaia, proporcionando lindas vistas panorâmicas do Rio Douro e da Ponte D. Luís I em uma viagem de 6 minutos. A estação da parte baixa fica no Cais de Gaia e a da parte alta fica perto do Mosteiro da Serra do Pilar.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Teleférico indo do Cais de Gaia até o Mosteiro da Serra do Pilar
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista da cidade do Porto durante o trajeto

Para chegar até a Estação Alta, é preciso atravessar a pé a Ponte Luís I pela parte superior ou ir de metro da Linha D (amarela) até a estação Jardim do Morro, uma área verde com uma grande variedade de plantas que serve como um miradouro com vista para o Rio Douro e Centro Histórico do Porto. A Estação Baixa é acessível pelo cais que beira o Rio Douro. O teleférico possui 14 cabines e cada uma delas tem capacidade para transportar até 8 passageiros. Os tickets são vendidos na bilheteria das duas estações do teleférico ou você pode adquiri-los online pelo site oficial.

  • Endereços:Estação Baixa (Cais de Gaia): Av. de Ramos Pinto 331, 4430-233 Vila Nova de Gaia, Portugal
    • Estação Alta (Mosteiro da Serra do Pilar): R. Rocha Leão 236, 4430-148 Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Horários:de final de abril a final de setembro de 10h às 20h
    • de final de março a final de abril e de final de setembro a final de outubro: de 10h às 19h
    • de final de outubro a final de março: de 10h às 18h
  • Entrada: Ida – €6 adulto, €3 criança | Ida e Volta – €9 adulto, €4,5 criança | Desconto de 10% com o Porto Card
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Dentro do teleférico de Gaia
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Cidade do Porto, Rio Douro e, ao fundo, Ponte Arrábida

26. MOSTEIRO DA SERRA DO PILAR

Do lado da estação do teleférico do lado de Vila Nova de Gaia, fica o Jardim do Morro, uma área verde que proporciona uma das melhores vistas do Porto. Siga em frente para chegar até o famoso Mosteiro da Serra do Pilar. Construído entre 1538 e 1672, o Mosteiro da Serra do Pilar pertencia à Ordem de Santo Agostinho e foi sendo muito modificado ao longo do tempo.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Mosteiro da Serra do Pilar | Foto: site oficial

Ele é considerado um dos melhores exemplares da arquitetura clássica, apresenta planta composta pela igreja, de planta circular; da capela-mor, de planta retangular; e do claustro, também de planta circular, todos dispostos sequencialmente. O mosteiro está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, junto ao Centro Histórico do Porto, e tem um dos melhores miradouros do lado de Vila Nova de Gaia, Miradouro da Serra do Pilar.

  • Endereço: Largo Aviz, 4430-329 Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h | fechado às segundas-feiras
  • Entrada:Mosteiro da Serra do Pilar, exposição Patrimônio a Norte: €2
    • Mosteiro da Serra do Pilar, exposição Patrimônio a Norte e Zimbório: €4
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Claustro do mosteiro | Foto: site oficial
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Decoração do interior da igreja | Foto: site oficial

27. CAVES DE VINHO DO PORTO

O vinho do Porto é um dos símbolos da região. Existem várias possibilidades de visitar as caves de vinho do Porto, ou seja, os locais onde os vinhos ficam estocados no subsolo, com temperatura e iluminação controladas. Nesses locais os visitantes podem aprender mais sobre a história da região produtora e, claro, detalhes sobre a produção do delicioso vinho. No final da visita, pode-se fazer uma degustação, fazer um tour guiado e até mesmo combinar os vinhos com uma refeição. Separamos 10 das principais caves para fazer uma visita:

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fachada da Cave Sandeman
Leia mais: Cálem: Tour na cave mais visitada de Vinho do Porto
Degustando vinhos na Cave Cálem

DIA 3: FUNDAÇÃO DE SERRALVES + FOZ DO DOURO + MATOSINHOS

Neste último dia, a ideia é visitar áreas mais distantes do Centro Histórico do Porto como a bela Fundação de Serralves e a incrível área da Foz do Douro, onde o Rio Douro encontra o Oceano Atlântico. Se tiver tempo, aproveite para conhecer a cidade litorânea de Matosinhos, que pode ser acessada de metro, tornando sua praia uma das mais populares da região.

28. FUNDAÇÃO DE SERRALVES

Criada em 1989 devido a uma parceria entre o governo português e diversas instituições, a Fundação Serralves é uma instituição cultural que está localizada no belíssimo Parque de Serralves, um parque que possui uma grande variedade de plantas, árvores e um pequeno lago, que também oferece uma atividade de caminhada sobre as árvores, conhecida como Treetop Walk. Em determinadas épocas do ano, especialmente durante as noites de verão, acontecem diversos eventos musicais no jardim da Fundação Serralves.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fundação Serralves | Foto: divulgação
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Aventura Treetop Walk | Foto: divulgação

Dentro do parque também fica a Casa de Serralves, construída a pedido do 2.º Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral. Ela é considerada um exemplo único da arquitetura Art Déco em Portugal. Outro destaque é o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, fundado em 1999. Ele conta com exposições de arte moderna e contemporânea com instalações que se renovam periodicamente de obras criadas desde o final dos anos 1960 até os dias atuais. Todas as atrações podem ser visitas com um ticket conjunto ou de maneira individual.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Museu de Arte Contemporânea | Foto: divulgação
  • Endereço: R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto, Portugal
  • Horários:de abril a setembro: de terça a quinta-feira das 10h às 19h | sexta e sábado das 10h às 22h | domingos e feriados das 10h às 20h
    • de outubro a março: de terça a quinta das 10h às 19h | sexta e sábado das 10h às 22h | domingos e feriados das 10h às 19h
  • Entrada: Acesso a todos os espaços: 20€ (inclui Museu de Arte Contemporânea, Parque de Serralves, Treetop Walk, Casa de Serralves e Casa do Cinema Manoel de Oliveira) | Desconto de 20% com o Porto Card | compre aquiMuseu de Arte Contemporânea ou Casa de Serralves ou  Parque de Serralves (inclui o Treetop Walk) ou Casa do Cinema Manoel de Oliveira: 12€ cada | Desconto de 20% com o Porto Card
    • Quem mora em Portugal: entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês de 10h às 13h | Os ingressos separados custam 10€
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fundação Serralves | Foto: divulgação
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Belíssimo parque da Fundação Serralves | Foto: divulgação

29. FOZ DO DOURO

Foz do Douro é o local em que o Rio Douro deságua no Oceano Atlântico. Perto dali fica uma área às margens do Rio Douro, famosa por suas belas praias e muitos restaurantes nos arredores da orla. Para visitar o local, pode percorrer as ruas a pé ou alugar uma bicicleta também é uma excelente opção.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico, na Foz do Douro

Nesta região, podemos destacar algumas atrações:

  • JARDIM DO PASSEIO ALEGRE & CALÇADÃO: Jardim do século XIX com diversos monumentos, esculturas, fontes e um coreto que abriga alguns concertos no verão. Ele é cercado por belos edifícios antigos. Há também um minigolfe para crianças. Aproveite também para caminhar pelo calçadão beirando o Rio Douro para admirar as lindas vistas. (Endereço: R. do Passeio Alegre 828, 4150-570 Porto, Portugal)
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Calçadão beirando o Rio Douro
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Lugar delicioso para admirar as lindas vistas
  • FORTALEZA DE SÃO JOÃO DA FOZ: Este forte, construído a partir de 1570, durante o reinado de D. Sebastião e inicialmente consistia em uma estrutura simples que incluía um mosteiro e uma igreja. A estrutura foi remodelada e fortificada por conta da Guerra da Restauração da Independência (1640-1668), com receio de que houvesse uma invasão espanhola. Com o passar do tempo, perdeu sua função defensiva, pois ficou defasado, passando a ser utilizado como prisão para presos políticos. No século XX, serviu como residência da poetisa Florbela Espanca antes de ser abandonado. Nos anos 1990, foi reformado para sediar o Instituto de Defesa Nacional. (Endereço: Foz do D’Ouro, 4150-196 Porto, Portugal | Horários: de segunda a sexta de 9h às 17h, fechado aos fins de semana)
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fortaleza de São João da Foz
  • MERCADO DA FOZ DO DOURO: Mercado público fundado em 1944 que vende produtos variados e alimentos, além de abrigar lojas de moda e galerias de arte. (Endereço: Rua de Diu, 4150-276 Porto, Portugal | Horários: segunda de 7h às 17h, de terça a quinta de 7h às 23h, sexta e sábado de 7h às 23h45, fechado aos domingos)
  • FAROLIM DE FELGUEIRAS: Um emblemático farol de 17 metros de comprimento que construído em 1886 que já apareceu até na capa da revista National Geographic. O farol é formado por uma torre hexagonal de alvenaria com granito e foi desativado em 2009.
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Farolim das Felgueiras
  • PRAIAS: Bonitas praias para pegar um bronze incluem a Praia dos Ingleses, uma linda praia com pedras em frente ao Oceano Atlântico; a Praia das Pastoras e Praia do Carneiro, ambas com vistas para o Farol de Felgueiras. Não deixe de visitar a belíssima e fotogênica Pérgola da Foz em frente à Praia do Molhe.
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Praia dos Ingleses
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Pérgola da Foz
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Calçadão que passa pelo litoral
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
O litoral é bastante rochoso
  • CASTELO DO QUEIJO: Trata-se do Forte de São Francisco Xavier do Queijo, um antigo forte militar do século XVII, com torres e muros de granito. É chamado de Castelo do Queijo por ter sido edificado sobre uma rocha de granito arredondada que lembrava um queijo. Dentro funciona um museu histórico com temática militar que também inclui uma programação de eventos culturais. (Endereço: Praça de Gonçalves Zarco 20, 4100-274 Porto, Portugal | Horários: de terça a domingo de 13h às 17h, fechado às segundas-feiras)
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Castelo do Queijo
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
O belo Castelo do Queijo

30. PRAIA DE MATOSINHOS

Matosinhos é um município localizado na área metropolitana do Porto, a norte da cidade. A cidade possui uma série de estruturas importantes, tais como o Mosteiro de Leça do Balio, a Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o Obelisco da Praia da Memória, a Casa do Mar e Tanques Romanos, entre outros. Mas, com certeza, o maior destaque da cidade é a Praia de Matosinhos, a maior praia na região do Porto e facilmente acessada através da estação Matosinhos Sul da Linha A (azul) do metro. Ela fica perto do Castelo do Queijo e possuiu uma extensa faixa de areia dourada com muitos restaurantes nos arredores.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Praia de Matosinhos

A Praia de Matosinhos é famosa por conta de atividades esportivas como a prática de surf e windsurf. Uma das atividades mais bacanas nesta região é fazer um exercício à beira-mar na Marginal de Matosinhos como andar de patins, skate e bicicleta ou fazer uma caminhada sentindo a brisa marítima. Nós pegamos o metro e fomos até Matosinhos Sul e fizemos todo o trajeto a pé e de scooter elétrica até depois do Jardim do Passeio Alegre e foi um passeio super gostoso.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista da Praia de Matosinhos

TEM MAIS TEMPO? VISITE OS ARREDORES E OUTRAS CIDADES

Se tiver mais tempo nos arredores do Porto, aproveite para conhecer outras áreas super bacanas e interessantes, tais como:

  • Região vinícola do Douro (confira dicas de excursões aqui)
  • Cidades históricas Braga Guimarães (veja opções de tours guiados aqui)
  • Viana do Castelo e Santiago de Compostela na Espanha (excursões neste link)
  • Aveiro, a “Veneza Portuguesa” (dicas de excursões a partir do Porto aqui)
  • Parque Nacional da Peneda-Gerês (veja opções de tours aqui)
Leia mais: Portugal: O que fazer em Guimarães – Roteiro de 1 dia
Portugal: O que fazer em Guimarães - Roteiro de 1 dia
Ficamos encantados pelo charme de Guimarães

TOURS E EXCURSÕES NO PORTO

Existem muitos passeios, tours e excursões bacanas na cidade do Porto e nos arredores. Abaixo, você vai encontrar algumas opções interessantes. Clique para ver mais opções e também informações detalhadas de cada uma delas.

ONDE COMER NO PORTO

Um dos pontos fortes do Porto é justamente a sua gastronomia. São diversos restaurantes de culinárias do mundo inteiro para que visitante escolha à vontade. Muitos deles oferecem o prato mais típico do Porto, a Francesinha, que nós tivemos a oportunidade de comer algumas vezes na versão vegana.

FRANCESINHA: Francesinha é um prato tradicional da culinária do Porto. Ele foi criado por portugueses que que se inspiraram no sanduíche francês croque-monsieur, mais popularmente conhecido como misto-quente, para elaborar algo inovador. Normalmente, a francesinha é feita com pão, presunto, linguiça, bife ou rosbife, tudo coberto com queijo derretido, cercados por um molho especial de tomate, cerveja e pimenta piri-piri. Na maioria das vezes é servido com um ovo frito por cima e batatas fritas para mergulhar no molho.

Com uma variedade gigantesca de opções, abaixo estão apenas algumas sugestões de restaurantes no Porto:

BAIXA DO PORTO

Kind Kitchen: Comida casual vegana no Porto
Wrap de Falafel com salada do Kind Kitchen
Porto: Restaurante Francesinhas Al Forno da Baixa
Francesinha de tofu no Francesinhas Al Forno da Baixa
Vícios à Mesa - Maus Hábitos: Pizza e cultura no Porto
Pizzas veganas do Vícios à Mesa – Maus Hábitos

ARREDORES DO CENTRO HISTÓRICO 

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Hambúrguer e nuggets veganos do Apuro – Vegan Bar | Foto: divulgação

RIBEIRA & VILA NOVA DE GAIA

Se soubéssemos que seria pouca comida, além do Couvert, teríamos pedido sopa de legumes, tapa de pimentões, salada mista ou até mesmo um linguini ratatouille. Como estávamos com pressa para continuar visitando a área (tínhamos horário reservado na Cave Cálem), acabamos não pedindo mais nada.
Espetada de Cogumelos com Pimentos

FUNDAÇÃO DE SERRALVES + FOZ DO DOURO + MATOSINHOS

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Um dos pratos saborosos do Restaurante Onze

Agradecemos ao Turismo do Porto e Norte de Portugal pelo jardim incrível no Restaurante Onze!

ONDE COMPRAR NO PORTO

Além dos shopping centers e mercadões, a cidade do Porto possui diversas lojinhas tradicionais que vendem produtos artesanais incríveis e cheios de história. Confira algumas opções de onde comprar no Porto abaixo.

Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Shopping Via Santa Catarina
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
Shopping La Vie
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias
A Pérola do Bolhão
Portugal: O que fazer no Porto - Roteiro de 2 ou 3 dias