Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto

 

Fomos presenteados com um jantar de alta gastronomia no Restaurante Onze, no Porto, Portugal, para celebrar nosso aniversário de casamento. Confira a nossa incrível experiência no local!

O RESTAURANTE ONZE

Localizado na área da Foz do Douro, um pouco mais distante do centro histórico do Porto, fica o Restaurante Onze,  oferecendo uma atmosfera relaxante para saborear pratos de alta gastronomia. O cardápio procura desconstruir a ideia do gourmet elitista, oferecendo opções deliciosas a bons preços. O restaurante também oferece um bar com muitas opções interessantes de drinks e coquetéis.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Ambiente do Restaurante Onze | Foto: divulgação

Com uma decoração aconchegante, atendimento 5 estrelas e comida  saborosa e de excelente qualidade, o restaurante é uma joia escondida em uma ruela próxima às margens do Rio Douro. A culinária internacional está presente no menu, que oferece diversas opções inspiradas em pratos de várias partes do mundo, incluindo países como Portugal, Espanha, Itália, França, Marrocos, Índia, Tailândia, México, Japão e Paquistão. Embora tenha algumas opções vegetarianas, o Restaurante Onze (ainda) não oferece nenhuma opção vegana no cardápio. E, assim, como fomos parar lá para um delicioso jantar totalmente vegano?

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Ambiente charmoso e aconchegante | Foto: divulgação

COMO CONHECEMOS O RESTAURANTE ONZE

No início de 2022, entramos em contato com o departamento de Turismo do Porto e Norte de Portugal sobre nossa viagem para Portugal com o objetivo de celebrar nosso aniversário de 14 anos de casamento. Como resposta, recebemos um email incrível nos informando que não somente iriam nos presentear com dois Porto.CARD, o cartão que dá direito a entradas gratuitas e descontos no Porto, como também queriam nos oferecer um jantar com absolutamente tudo pago! Combinamos o dia em que estaríamos disponíveis (o dia da nossa chegada em Portugal depois de horas de voo, com jet lag e tudo mais!) e nos enviaram o horário e endereço para comparecermos no Restaurante Onze.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Em frente à entrada do restaurante

Confessamos que, inicialmente, ficamos com um frio na barriga por ir a um restaurante que não possui nenhuma opção vegana no cardápio, mas confiamos na escolha, chamamos um Uber e fomos nos aventurar em uma das experiências gastronômicas repleta de surpresas!

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

NOSSA EXPERIÊNCIA NO RESTAURANTE ONZE

Chegando ao restaurante, comuniquei que estávamos ali a convite e fomos encaminhados para uma mesa. Ficamos encantados com o ambiente aconchegante e moderno, com luzes mais amareladas e decoração elegante.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Vista do restaurante a partir da nossa mesa

Inicialmente, trouxeram os menus e eu gelei. Olhei para o Paulo e falei “no menu não tem nada vegano, e agora?”. Mas, em menos de um minuto, a hostess voltou e falou que tinham preparado um cardápio especial para nós e recolheu os cardápios. Estávamos esperando por um jantar bacana, mas não imaginávamos que seria tão incrível! Foi servida uma entradinha, seguida de dois pratos e sobremesa, todos harmonizados com vinhos portugueses incríveis!

OS PRATOS: ALTA GASTRONOMIA VEGANA

Começamos saboreando um vinho branco com pãezinhos e pastinhas veganas feitas de castanha de caju, se não me engano, acompanhados de um azeite português de altíssima qualidade cujo sabor se destacava na boca. A entradinha foi uma mistura de sabores e cores com vegetais, incluindo beterraba, algo que eu não costumo comer, mas que estava perfeito!

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Pãezinhos para começar
Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Entradinha deliciosa

Em seguida, chegou o segundo vinho da noite, um rosé refrescante muito gostoso. Ele acompanhava um risoto cremoso de sabor muito suave. Paulo sorriu porque ama risotos. E aí vem a grande revelação. Eu não como arroz desde os meus 6 anos de idade! Olhei para o Paulo, respirei fundo e não pensei duas vezes: dei uma garfada e, em seguida, mais uma, e outra. E quando vi, tinha finalizado o prato de risoto! Foi algo completamente novo para mim, porque foi o primeiro risoto que comi na vida…e gostei! Paulo já ficou todo animado, pensando em preparar alguns risotos em casa, uma vez que eu tinha gostado bastante.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Risoto com vinho rosé

O terceiro vinho, um tinto encorpado, acompanhava um novo prato, um tofu defumado com cenourinhas coloridas e purê. A mistura de sabores, texturas, aromas, tornava o momento mais do que um mero jantar, mas sim uma experiência gastronômica que despertava todos os sentidos.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Delicioso tofu com legumes

O jantar foi finalizado de maneira deliciosa com uma taça de vinho do Porto e uma sobremesa refrescante, uma Éclair de manga com raspas de limão que proporcionava uma mistura de sabores única na boca. O Paulo ainda pediu um cafezinho para finalizar o nosso jantar inesquecível.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Sobremesa com manga e raspas de limão
Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Um cafezinho para finalizar

Saímos de lá felizes e passeamos pelas margens do Rio Douro, admirando a Ponte da Arrábida para fechar nossa noite perfeita.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Linda noite no Porto

VALEU A PENA?

O cardápio ficou sob comando do chef Luís Matos e ele acertou muito na combinação dos sabores e texturas apresentados com vinhos portugueses maravilhosos. Outro destaque foi o atendimento impecável que não nos deixava faltar nada, sempre nos tratando com muita polidez. Um verdadeiro tratamento VIP, como disse o Paulo. Em resumo, a experiência foi simplesmente incrível! Superou de longe as nossas melhores expectativas para um jantar.

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
Uma experiência gastronômica perfeita no Restaurante Onze

Ao final, o chefe foi até a nossa mesa e elogiamos muito os pratos preparados por ele especialmente para nós e sugerimos que sejam incluídas opções veganas no cardápio. Fomos embora com a sensação de que ganhamos um presente enorme para celebrar nossos 14 anos de casamento em grande estilo! Deixamos aqui o nosso enorme agradecimento ao Restaurante Onze e, claro, aos responsáveis pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, em particular a Cátia Barbosa e Joana Pissarra, com quem tivemos contato. Vocês nos presentearam de um forma inesperada e simplesmente deliciosa!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Restaurante Onze

  • Endereço: Tv. do Sr. da Boa Morte 11, 4150-425 Porto, Portugal
  • Horários: de terça a sábado de 12h30 às 15h e de 19h30 à 1h da manhã

Guarde esta dica no Pinterest!

Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto - Viajonários | https://viajonarios.com/restaurante-onze/ | #viajonarios #porto #portugal #restaurante #gastronomia #restauranteonze #ondecomer


Leia mais sobre Portugal:

PORTO

LISBOA

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui