Veja todos os detalhes para conhecer uma das principais atrações de Lisboa: a histórica Torre de Belém. Confira dicas, informações relevantes e o que esperar da sua visita ao local!
A TORRE DE BELÉM
Construída entre 1514 e 1520, a Torre de Belém é conhecida por este nome por estar localizada no bairro de Belém, em Lisboa. Na verdade, seu nome oficial é Torre de São Vicente, em homenagem a São Vicente de Saragoça, padroeiro da cidade de Lisboa. Quando ela foi construída, o local era uma área rochosa era cercada de água por todos os lados. Mas, acabou sendo envolvida pela areia ao longo dos séculos.

Ela foi erguida com a missão de ser uma torre de defesa da bacia do Rio Tejo, onde ficavam abrigados artigos de artilharia. No entanto, ao longo do tempo, ela foi perdendo esta função, uma vez que que novos métodos de defesa foram desenvolvidos. Posteriormente, a Torre de Belém passou a funcionar como registro aduaneiro, posto de sinalização telegráfico, farol e até mesmo como um local para presos políticos. Em 1983, a Torre de Belém ingressou na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TORRE DE BELÉM
Com 30 metros de altura, a Torre de Belém é um dos grandes símbolos da arquitetura desenvolvida ao longo do reinado de D. Manuel I (com influências islâmicas e orientais), embora tenha passado por várias remodelações ao longo dos séculos. A estrutura é composta por uma torre de menagem medieval, em estilo mourístico, e um baluarte moderno de dois níveis para disparo de artilharia. Há um terraço, que proporciona bonitas visitas, no qual ficam com guaritas cilíndricas.

Embaixo do terraço, o interior apresenta estilo gótico e foi o local que serviu tanto como armaria, como prisão. A torre possui 5 andares, divididos da seguinte maneira: Sala do Governador, Sala dos Reis, Sala das Audiências, Capela e Terraço.


Leia mais: Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
COMO É A VISITA À TORRE DE BELÉM
De todos os locais que visitamos em Lisboa, este foi o que enfrentamos a maior fila para entrar, uma vez que são admitidas apenas 150 pessoas de cada vez para conhecer a atração. Depois de entrar na torre ainda havia mais filas para subir as escadas para conhecer os andares da torre. Por isso, vá preparado para que a visita seja demorada.

Quem faz reserva antecipada tem acesso prioritário por uma fila especial (eu recomendo muito!) na entrada, mas, uma vez lá dentro, terá que esperar na fila para o acesso aos demais andares como todo mundo. Por este motivo, é super aconselhável chegar o mais cedo possível à Torre de Belém para procurar evitar multidões. Em seguida, confira os principais destaques da torre:
1. EXTERIOR DA TORRE DE BELÉM
Aproveite o tempo “perdido” na fila para admirar a beleza do exterior da Torre. Muita gente visita a atração sem dar a devida atenção à parte de fora desta linda construção. Há uma série de detalhes arquitetônicos interessantes. Nas guaritas ficam imagens, de São Miguel, do lado direito e do padroeiro de Lisboa, São Vicente, do lado esquerdo. A entrada para a torre é feita por uma ponte levadiça de madeira. Há um grande portão e várias aberturas no teto de entrada, as quais eram utilizadas para o disparo de projéteis visando a proteção do local.

2. BALUARTE
Depois de passar pela ponte levadiça e pela entrada principal, chega-se ao interior de um baluarte onde ficava localizada a artilharia da torre, formada por 17 canhões. A arquitetura deste baluarte é bem interessante, com o chão inclinado para facilitar o transporte dos canhões e tetos com arcos góticos, que facilitavam com que a fumaça originada com os disparos dos canhões fosse dissipada mais rapidamente. Embaixo do baluarte ficam alguns paióis, que podem ser acessados pela escada do lado norte. Estes locais foram utilizados como masmorras para aprisionamentos.



3. TERRAÇO DO BALUARTE
Pegando a escada íngrime à direita do átrio de entrada do baluarte, chega-se até o seu terraço. Ali ficam 6 guaritas com janelas de vigia e cúpulas em formato de gomos. No centro do terraço fica o pequeno claustro do baluarte. Aproveite o momento para admirar a vista do Rio Tejo a partir deste terraço.


Olhe para o lado contrário do rio e você terá uma vista incrível da Torre. Repare na varanda linda do segundo andar, toda adornada e com muitos detalhes que mostram elementos impressionantes da arquitetura manuelina. Neste local também fica uma imagem de pedra da Nossa Senhora do Bom Sucesso, conhecida também como “Virgem das Uvas”.


4. SALA DO GOVERNADOR
Hora de começar a conhecer os andares da Torre de Belém. Provavelmente, você verá uma fila ainda no terraço para começar a visita. Suba as escadas para o primeiro andar e entre na sala onde fica uma cisterna, que tinha a função de recolher e armazenar a água das chuvas. O teto desta sala também é abobadado. O nome desta sala é uma homenagem ao cargo de governador da Torre de Belém, um cargo de prestígio e de distinção real. O governador da torre tinha a função de representar o rei, exercendo funções militares, administrativas e judiciais. À esquerda, fica uma escada que dá acesso aos andares superiores.

5. SALA DOS REIS
No segundo andar da Torre fica a Sala dos Reis, de onde se tem acesso à varanda vista do terraço do baluarte, conforme falamos anteriormente. A decoração e arquitetura desta sala remete muito àquelas encontradas na cidade Veneza, na Itália. Sem dúvida, é um dos locais mais interessantes da Torre de Belém. A partir deste espaço era possível observar possíveis ataques e disparar projéteis através das várias aberturas. A sala ainda abriga uma lareira.


6. SALA DAS AUDIÊNCIAS
No terceiro andar da Torre fica a Sala das Audiências, uma sala com chão quadriculado e esta e uma lareira simples. Há duas janelas arqueadas viradas para o lado do rio, pelas quais também era possível avistar possíveis invasões. Nos outros saladas da sala, ficam janelas geminadas com arcos.

7. CAPELA
Subindo pela escada de caracol, chega-se ao quarto andar da Torre, onde fica uma outra sala de chão quadriculado. Nesta sala abobadada ficava um oratório, decorado com símbolos manuelinos (esfera armilar, cruz de Cristo e escudo real).


8. TERRAÇO DA TORRE
Finalmente, os últimos degraus levam até o alto da torre, onde se tem uma vista linda do Rio Tejo e do bairro de Belém, incluindo atrações como o Mosteiro dos Jerónimos, e construções menos conhecidas como a Capela de S. Jerónimo e a Torre Velha, conhecida também como Torre de S. Sebastião, datada de 1480 e que fazia parte dos sistema de defesa do Rio Tejo.

DICA DE ECONOMIA: LISBOA CARD
Para quem pretende visitar vários lugares em Lisboa, incluindo a Torre de Belém, nossa dica é adquirir o Lisboa Card. O Lisboa Card dá acesso a entrada gratuita a diversas atrações da cidade, além de incluir transporte público ilimitado. É possível comprar o cartão em 3 versões: 24h, 48h ou 72h. O ticket de trem entre Lisboa e Sintra também está incluso no Lisboa Card, além de descontos em várias lojas, tours e atrações. Nós testamos e aprovamos! Vale lembrar que o Lisboa Card não dá acesso prioritário à torre. Para isso, é preciso comprar um ingresso especial.
Leia mais: Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa

COMO CHEGAR À TORRE DE BELÉM
Aproveite para conhecer a Torre de Belém no dia em que estiver visitando a área de Belém (nosso dia 2 do roteiro Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias). Para chegar até Belém a partir do centro, é possível pegar o bonde elétrico 15E ou o ônibus 714 na Praça do Comércio. Outras opções de ônibus são as linhas 28, 727, 729 e 751. A viagem dura pouco mais de 30 minutos.
RESERVE AGORA seu hotel e economize mais de 25%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Torre de Belém
- Endereço: Av. Brasília, 1400-038 Lisboa, Portugal
- Horários:
- de outubro a abril: diariamente de 10h às 17h30
- de maio a setembro: diariamente de 10h às 18h30
- Entrada: 6€ – compre aqui / ticket combinado com o Mosteiro dos Jerónimos €12 / compre ingresso sem fila neste link / grátis com Lisboa Card
Agradecemos ao Visit Lisboa por nos conceder os ingressos para visitar a Torre de Belém e transporte até o local. Todas as opiniões deste post foram baseadas em nossas próprias experiências.
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Lisboa:
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Como é o voo da Azul entre Viracopos e Lisboa
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa