Um dos pontos altos de nossa visita a Lisboa foi conhecer o incrível Mosteiro dos Jerónimos. Você não precisa ser religioso para admirar a beleza arquitetônica e cultural deste lugar incrível que, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Confira dicas de como conhecer todo o complexo do Mosteiro.
O MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
O Mosteiro dos Jerónimos fica localizado na belíssima Praça do Império, no bairro de Belém, em Lisboa. Construído a partir do ano 1502, a pedido do rei D. Manuel I, ele possui esse nome porque foi, inicialmente, construído para ser um mosteiro da Ordem de São Jerónimo, uma ordem religiosa católica de clausura monástica fundada no século XIV.



Com uma arquitetura imponente, em estilo manuelino, misturando elementos góticos e do renascimento, ele é considerado uma das grandes maravilhas arquitetônicas do país. O mosteiro foi erguido em rocha calcária e a execução da obra se prolongou por uma centena de anos. A planta original, que foi alterada ao longo dos séculos, incluía a igreja, o claustro e salas anexas.

Em 1834, com a extinção das ordens religiosas em Portugal, o mosteiro passou às mãos da Real Casa Pia de Lisboa, uma instituição de caridade para órfãos e pessoas menos favorecidas. No início do século XX, diversas obras foram feitas no mosteiro, destruindo estruturas iniciais e instalando vitrais na fachada sul. Em 1940, o local passou a ser a Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém. No ano de 1983, juntamente com a Torre de Belém, seu legado foi reconhecido pela UNESCO e listado Patrimônio da Humanidade.


COMO É A VISITA AO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
RESERVE AGORA seu hotel e economize mais de 25%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
1. IGREJA, CORO-ALTO E SACRISTIA
A estrutura do mosteiro é composta por uma igreja com planta em cruz latina, composta por três naves. A capela-mor que vemos hoje não é a original, que foi demolida em 1571 a pedido de D. Catarina, esposa do rei D. João III. No altar-mor, encontra-se uma pintura de Lourenço de Salzedo com cenas da Paixão de Cristo e a Adoração dos Magos. A igreja também serve como um panteão, abrigando os túmulos do poeta Luís Vaz de Camões, do navegador Vasco da Gama, do rei D. Sebastião, dos descendentes do rei D. João III, entre muitos outros.



Um dos grandes destaques imperdíveis da igreja é a área do coro-alto, que era utilizada para orações e cânticos dos monges até o século XVI. Ali fica uma grande imagem do “Cristo Crucificado”, erguida pelo escultor Filipe Brias, em 1550, e também um belo conjunto de pinturas representando os apóstolos. A vista da nave da igreja a partir do coro-alto é belíssima. Nós ficamos uns minutinhos parados somente olhando a movimentação a partir deste local e admirando a bela arquitetura da grandiosa igreja. Anexa à igreja fica uma ampla sala da sacristia, construída entre 1517 e 1520. As catorze pinturas a óleo representam cenas da vida de S. Jerónimo.



2. CLAUSTRO
Um dos pontos altos da visita são os claustros do mosteiro, constituídos por dois andares abobadados e uma planta quadrada, de cantos cortados, formando um octógono virtual. Nele estão diversos estilos arquitetônicos conjugados, junto a símbolos religiosos e elementos naturalistas. Impossível não se impressionar com a riqueza dos detalhes que decoram as colunas e janelas abertas do claustro. Como visitamos o mosteiro durante o inverno, a área central gramada estava passando por uma renovação e, por isso, não estava tão bela. Na ala norte do claustro inferior encontra-se o túmulo do grande escritor português Fernando Pessoa.




3. OUTRAS SALAS
Outras salas de destaque no mosteiro que são acessadas a partir do claustro incluem:
- “Sala do capítulo”: Com uma porta imponente construída em 1518, esta sala abriga no centro o túmulo do escrito Alexandre Herculano e, no passado, abrigou o túmulo de outros portugueses importantes que estão, atualmente, no Panteão Nacional.

- Refeitório: Esta sala também foi concluída em 1518 e possui uma decoração em estilo manuelino, com destaque para sua abóboda. Repare em suas paredes revestidas por azulejos que foram colocados no século XVIII.

- Biblioteca: Construída por volta de 1640, nesse espaço ficava uma biblioteca que chegou a abrigar 8 mil obras no auge do mosteiro. Atualmente, na sala fica uma exposição permanente que conta a história dos 500 anos do Mosteiro dos Jerónimos.

- Confessionários: No passado, quem quisesse se confessar precisava entrar pelo claustro e acessar uma das 12 portas dos antigos confessionários (duas delas foram fechadas posteriormente).
DICA DE ECONOMIA: LISBOA CARD
Para quem pretende visitar vários lugares em Lisboa, incluindo o Mosteiro dos Jerónimos, nossa dica é adquirir o Lisboa Card. O Lisboa Card dá acesso a entrada gratuita a diversas atrações da cidade, além de incluir transporte público ilimitado. É possível comprar o cartão em 3 versões: 24h, 48h ou 72h. O ticket de trem entre Lisboa e Sintra também está incluso no Lisboa Card, além de descontos em várias lojas, tours e atrações. Nós testamos e aprovamos!
Leia mais: Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa

COMO CHEGAR AO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
Aproveite para conhecer o Mosteiro dos Jerónimos no dia em que estiver visitando a área de Belém (nosso dia 2 do roteiro Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias). Para chegar até Belém a partir do centro, é possível pegar o bonde elétrico 15E ou o ônibus 714 na Praça do Comércio. A viagem dura pouco mais de 30 minutos e há um ponto de parada exatamente em frente ao Mosteiro.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Mosteiro dos Jerónimos
- Endereço: Praça do Império 1400-206 Lisboa, Portugal
- Horários:
- Mosteiro / Claustro: de outubro a abril de 10h às 17h30 / de maio a setembro de 10h às 18h30 / fechado às segundas-feiras
- Igreja: de outubro a abril de 10h às 17h / de maio a setembro de 10h às 18h / domingos e feriados religiosos de 14h às 18h / fechada às segundas-feiras
- Entrada: igreja grátis / mosteiro €10 / ticket combinado com a Torre de Belém €12 / compre ingresso sem fila neste link / grátis com Lisboa Card
Agradecemos ao Visit Lisboa por nos conceder os ingressos para visitar o Mosteiro dos Jerónimos e transporte até o local. Todas as opiniões deste post foram baseadas em nossas próprias experiências.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Lisboa:
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Como é o voo da Azul entre Viracopos e Lisboa
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa
[…] Leia mais: Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa […]