É sempre bacana aproveitar uma viagem para mergulhar na cultura local e provar da gastronomia. Foi com esse pensamento que procuramos por um restaurante em Lisboa que unisse boa comida com apresentações de fado, o tradicional estilo musical português. Depois de avaliar algumas opções, optamos pela Adega Machado, localizada na região do Chiado e bem próxima ao centro e ao hotel em que estávamos hospedamos. Neste post, compartilhamos nossa experiência no local.
O FADO
Antes mesmo de fazer uma reserva para aproveitar uma noite típica em Lisboa, fomos pesquisar um pouco mais sobre o Fado, este estilo musical típico do país, porém, desconhecido por grande parte dos brasileiros. Embora a origem ainda seja controversa, o fado é um estilo musical português que é cantado, geralmente, por uma única pessoa, chamada de fadista. A canção é acompanhada por um violão e uma guitarra portuguesa. Em 2011, o fado passou a fazer parte do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O ritmo cantado é bem diferente do que estamos acostumados a ouvir em outros estilos musicais. Com o tempo, o fado foi adquirindo grande riqueza melódica e complexidade rítmica. As canções de fado têm um conteúdo melancólico e dão ênfase ao sofrimento, à saudade de um amor perdido, à nostalgia, às misérias da vida, ao ciúme, à noite e ao sombrio. Dois grandes nomes da história do fado português são Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro.

A ADEGA MACHADO
A Adega Machado proporciona uma experiência de jantar acompanhado com apresentações de fado que são feitas ali mesmo no salão, ao lado do público. O preço, à primeira vista, é salgado, mas fizemos a conta de um jantar de qualidade + um show de fado em um lugar que não inclui jantar e os preços ficaram bem próximos. Por isso, optamos por aproveitar a noite na Adega Machado, fazendo nossa reserva com antecedência através do site oficial do restaurante.

Como funciona?
Existem duas formas de solicitar seu prato na Adega Machado: através do cardápio ala carte ou solicitando um dos menus prontos oferecidos pelo restaurante. São disponibilizados 7 tipos de menus que incluem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Os preços variam de €44 a €49 (valores de março de 2017). O cardápio completo do restaurante pode ser consultado aqui.
RESERVE AGORA seu hotel e economize mais de 25%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
NOSSA EXPERIÊNCIA NA ADEGA MACHADO
Fizemos nossa reserva pelo site oficial para às 21h. Como estávamos hospedados relativamente perto, fomos à pé até o restaurante em menos de 10 minutos. Chegando lá, havia um balcão como se fosse uma recepção, mas não havia ninguém, mas conseguíamos ver todo o restaurante por uma parede de vidro. Resolvemos entrar pela porta que fica à esquerda e fomos atendidos por um garçom que nos levou até a mesa.
Logo que sentamos, teve início a uma apresentação de fado. As luzes ficam mais baixas, entraram 3 músicos com guitarras e violões e, em seguida, o fadista. Era um fadista relativamente jovem e, pela primeira vez, tivemos a experiência de ouvir fado de perto. Era bem diferente de tudo o que tínhamos ouvido na vida. O fadista canta com os sentimentos à flor da pele, às vezes parece até sentir dor, é algo bastante teatral também. Durante as apresentações, reina o silêncio. O fado é um ritmo musical que precisa ser escutado em silêncio quase que absoluto. Cada fadista apresentava 3 canções e se retirava, para que o serviço do restaurante prosseguisse.

Quanto ao jantar, a Ana pediu pelo Menu 3 que incluía de entrada um creme de tomate assado com chouriço; prato principal era o peixe do dia (com legumes e purê de batatas); e de sobremesa uma torta de banana com especiarias. Tudo estava delicioso: creme de tomate saboroso e purê de batatas que acompanhava o peixe com um gostinho maravilhoso de azeite português, a torta de banana mais parecia um mini bolo.


O Paulo pediu pelo Menu 4 que incluía uma entrada de cabeça de xara, croquete e chutney de ananás; o prato principal era uma caldeirada de camarão; e de sobremesa um folhadinho de frutas. A comida estava boa, mas poderia ser melhor. A caldeirada de camarão tinha bastante molho, mas nenhum acompanhamento.

Ficamos por 3 horas no restaurante e vimos os 4 fadistas da noite de apresentando: um fadista homem jovem, uma fadista mulher jovem, um senhor fadista experiente e muito divertido e uma outra fadista mulher com uma voz incrível, que atingia notas altíssimas. A quinta apresentação da noite, e a última que vimos, os quatro fadistas apresentaram uma canção juntos espalhados pelo restaurante, acompanhados dos 3 músicos. Foi uma experiência bem interessante e diferente para mergulhar na cultura portuguesa. Quem quiser conhecer um pouco mais do local e das apresentações, o site oficial traz uma série de videos.

Avaliação Final: Experiência na Adega Machado
Nós gostamos da comida, embora seja possível encontrar restaurantes mais baratos e com pratos mais saborosos em Lisboa. Mas, estávamos ali não só pela comida, mas também para conhecer mais sobre o Fado. Este estilo português é diferente e está longe de ser um dos nossos favoritos, mas foi bem bacana ter a experiência de conhecer a cultura musical portuguesa mais de perto.
O único ponto de ressalva foi a demora do serviço. Embora os garçons sejam simpáticos, o serviço foi muito, muito demorado. Demoraram para retirar nosso pedido (e se esqueceram de trazer a carta de vinhos que foi trazida posteriormente, depois de mais espera), demoraram para trazer os 3 pratos, e demoraram mais de meia hora para trazer a conta. O que compensou tanta demora eram as apresentações de fado que nos distraíam e tiravam o foco daquela demora toda. De qualquer forma, é uma experiência interessante e que faz parte de uma visita bacana a Lisboa.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Adega Machado
- Endereço: Rua do Norte, 91, 1200-284 Lisboa, Portugal
- Horários: diariamente de 19h30 às 2h da manhã
- Reservas: faça reservas antecipadas pelo site oficial para garantir a sua mesa
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Lisboa:
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Como é o voo da Azul entre Viracopos e Lisboa
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa
[…] Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado […]
[…] Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado […]