Conheça o Panteão Nacional em Lisboa, um local que abriga túmulos de grandes nomes da história de Portugal. Confira como é a visita e o que encontrar por lá.
PANTEÃO NACIONAL EM LISBOA
O objetivo do Panteão Nacional em Lisboa é homenagear a memória de ilustres cidadãos portugueses que se destacaram no exercício de suas funções, seja serviços militares, cargos públicos, que tiveram expressão significativa na cultura (literatura, ciências, artes), entre outros. Em geral, são abrigados os restos mortais com uma lápide com informações sobre a vida e obra dos homenageados.

Fundado em 1836, o Panteão ocupava originalmente um espaço dentro do Mosteiro dos Jerónimos no bairro de Belém. Atualmente, ocupa o edifício que foi originalmente destinado para ser a Igreja de Santa Engrácia. O edifício fica no local de uma antiga igreja de 1568 que foi construída para receber o relicário da virgem Engrácia de Saragoça. A estrutura foi severamente danificada durante um temporal em 1681 e, no ano seguinte, a construção do edifício atual foi iniciado. As obras foram finalizadas somente em 1966, ou seja, 284 anos depois!
RESERVE AGORA seu hotel e economize mais de 25%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
O edifício é belíssimo, com uma grande cúpula e uma linda nave decorada com mármores coloridos. Sua arquitetura é uma mescla de estilos: maneirista, barroco e neobarroco. Na verdade, é considerado um exemplar único do barroco em Portugal. Há também exposições nos pisos superiores sobre o edifício e sobre as personalidades que ali são homenageadas (através de cenotáfios, um tipo de memorial fúnebre) ou estão sepultadas no local. No último andar existe um mirante com uma bonita vista da cidade e do Rio Tejo, que fica ali pertinho.

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS NO PANTEÃO NACIONAL
Você pode conferir informações detalhadas sobre cada um dos homenageados no Panteão Nacional de Lisboa neste link. Abaixo, confira um breve resumo dos homenageados.
- Personalidades homenageadas: D. Nuno Álvares Pereira (militar), Infante D. Henrique (descobridor), Pedro Álvares Cabral (navegador), D. Afonso de Albuquerque (militar), Luís de Camões (poeta) e Vasco da Gama (navegador)

- Personalidades sepultadas: Almeida Garrett (escritor), Amália Rodrigues (fadista), Aquilino Ribeiro (escritor), Eusébio da Silva Ferreira (futebolista), Guerra Junqueiro (poeta), Marechal Humberto Delgado (militar), João de Deus (poeta), Manuel de Arriaga (1º Presidente da República), Óscar Carmona (militar e político), Sidónio Pais (político), Sophia de Mello Breyner Andresen (poetisa) e Teófilo Braga (político)

DESTAQUES DO PANTEÃO NACIONAL EM LISBOA
Abaixo, confira o mapa Panteão Nacional em Lisboa e, em seguida, veja mais informações sobre os principais destaques para visitar o edifício.

1. NAVE CENTRAL
O edifício do Panteão Nacional possui um desenho inovador com paredes onduladas e é um monumento único na arquitetura do barroco português. Ele possui um edifício com planta em cruz grega, definindo uma cruz de quatro braços iguais. O seu interior é decorado com mármores coloridos e uma bela cúpula de 80 metros de altura.


Nesta área ficam os cenotáfios de Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Vasco da Gama e Luís de Camões.


2. SALAS TUMULARES
As três salas tumulares (Sala I, Sala II e Sala III no mapa acima) ficam localizadas nas extremidades do edifício, no piso térreo. Elas abrigam dos Presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona; dos escritores Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro, João de Deus e Sophia de Mello Breyner Andresen; da artista Amália Rodrigues; do futebolista Eusébio da Silva Ferreira e do Marechal Humberto Delgado.


3. CORO-ALTO
Localizado no segundo andar, coro-alto é organizado de forma que se pode ter uma vista da Nave Central e de belo órgão do século XVIII (#5 no mapa acima), que ocupa o altar-mor da Igreja. O local é organizado de forma a lembrar um anfiteatro, com o objetivo de reservar espaço para apresentações de hinos e canções religiosas.



DICA DE ECONOMIA: LISBOA CARD
Para quem pretende visitar vários lugares em Lisboa nossa dica é adquirir o Lisboa Card. O Lisboa Card dá acesso a entrada gratuita a diversas atrações da cidade, além de incluir transporte público ilimitado. É possível comprar o cartão em 3 versões: 24h, 48h ou 72h. O ticket de trem entre Lisboa e Sintra também está incluso no Lisboa Card, além de descontos em várias lojas, tours e atrações. Nós testamos e aprovamos! Confira: Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
Leia mais: Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
4. CENTRO DE INTERPRETAÇÃO & SALAS DE EXPOSIÇÃO
Localizado no terceiro andar, o Centro de Interpretação é um espaço que exibe um filme sobre história do edifício que abriga o Panteão Nacional, mostrando suas fases de construção e sua linha do tempo. O local integra itens recuperados da primeira igreja existente no local, junto com peças de ourivesaria utilizadas na celebração da primeira missa celebrada no Panteão, além de um conjunto de maquetes de gesso. Além disso, o Panteão Nacional em Lisboa abriga salas que exibem exposições temporárias organizadas pela administração do espaço, as quais são exibidas sazonalmente.


5. TERRAÇO
Um dos pontos altos da visita é subir até o quarto andar do edifício para apreciar as belas vistas de Lisboa do alto da colina, bem como do Rio Tejo. Como o terraço fica localizado a 40 metros de altura, acaba sendo uma das melhores opções de mirantes na cidade, proporcionando uma visão panorâmica da cidade como um todo.


A vista interna do Panteão a partir desse andar também é bem interessante. É possível ver o átrio central do alto e ficar bem pertinho da cúpula central que decora o edifício. Uma experiência bem interessante.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Panteão Nacional
- Endereço: Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa, Portugal
- Horários: de terça a domingo de 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h40) e de 14h às 17h (última entrada às 16h40) | fechado às segundas-feiras
- Entrada: €4 | grátis no primeiro domingo de cada mês | grátis com Lisboa Card
- Como chegar: Ônibus 12, 28, 34, 35, 704, 745, 759, 781, 782 | Bonde Elétrico 28 | Metrô Linha Azul (Estação de Santa Apolónia)
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Lisboa:
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Como é o voo da Azul entre Viracopos e Lisboa
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa