Conheça o Palácio da Bolsa, um edifício histórico incrível que se tornou uma das principais atrações na bela cidade do Porto, em Portugal.
O PALÁCIO DA BOLSA
O Palácio da Associação Comercial do Porto, mais conhecido como Palácio da Bolsa, é um edifício histórico construído a partir de 1842. Ele mistura estilos arquitetônicos, incluindo o neoclássico, além de traços da arquitetura toscana e neopaladiana inglesa. O edifício fica localizado em frente à Praça Infante D. Henrique, fazendo parte do centro histórico do Porto que é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Ao lado, fica a Igreja de São Francisco, que fez parte do Convento de São Francisco, fundado no século XIII. Em 1832, um incêndio destruiu os claustros do convento e, em 1841, a rainha D. Maria II doou as ruínas do convento aos comerciantes da cidade, que decidiram utilizar o local para construir a sede da Associação Comercial.




Com o projeto do arquiteto Joaquim da Costa Lima Júnior, a maior parte do palácio foi construída entre 1842 e 1850, mas a magnífica decoração interior somente foi concluída por volta de 1910 e contou com a participação de diversos artistas. Atualmente, recebe mais de 200 mi visitantes todos os anos.




COMO É A VISITA AO PALÁCIO DA BOLSA
A visita ao Palácio da Bolsa é feita exclusivamente mediante tours guiados, oferecidos em português, inglês, francês e espanhol. Infelizmente, não há horários definidos para cada idioma. À medida que os visitantes vão chegando e informam o idioma desejado, vão sendo aberto grupos de cerca de 40 pessoas. Mesmo que você tenha comprado o ingresso pela internet, precisará entrar na fila para marcar o horário da visita, conforme o idioma desejado. Nossa dica é chegar cedo porque a fila pode ser grande, principalmente aos fins de semana.




DESTAQUES DO PALÁCIO DA BOLSA
Abaixo, você vai encontrar informações sobre as salas visitadas durante o tour guiado pelo Palácio da Bolsa. O passeio tem início no Piso Térreo e, em seguida, sobe-se para o Piso 1 através de uma bela escadaria, conforme o mapa abaixo.




1. PÁTIO DAS NAÇÕES & ESCADARIA NOBRE
Com 506 m², este é o pátio central do palácio. Construído após 1880, ele é coberto por uma grande cúpula metálica octogonal com painéis de vidro. A parte inferior da cúpula é decorada com os brasões pintados de Portugal e dos países com os quais Portugal mantinha relações comerciais no século XIX.








Construída em 1868, uma belíssima escadaria de mármore e granito leva aos pisos superiores. Ela é decorada com bustos dos escultores António Soares dos Reis e António Teixeira Lopes. O teto é decorado com afrescos muito bonitos que foram pintados pelo artista António Ramalho. Dois imponentes candeeiros e a clarabóia conferem a este espaço traços únicos.








2. SALA DO TRIBUNAL
Decorada ao estilo renascentista francês, esta sala possui quatro enormes janelas e painéis com temas relacionados com a antiga função da sala e as atividades econômicas da cidade e região.








3. SALA DOS JURADOS
Nesta sala se reuniam os júris do antigo Tribunal do Comércio. Ela abriga uma pequena coleção de pinturas de Henrique Medina e, por isso, também é chamada de Museu Medina. O meu grupo não teve acesso a essa sala no dia da nossa visita.




4. GALERIA DOS ANTIGOS PRESIDENTES
Este espaço do edifício tem a finalidade de homenagear todos os ex-presidentes da Associação Comercial do Porto, com retratos expostos na parede.




No caminho para a próxima sala, passamos rapidamente por duas pequenas salas:
=> SALA DO TELÉGRAFO: Nesta sala encontra-se o antigo telégrafo da Associação Comercial do Porto que servia para transmitir informações sobre as mercadorias que entravam na região do Douro.




=> GABINETE DE GUSTAVE EIFFEL: Esta sala é uma homenagem ao gênio Gustavo Eiffel, o mesmo que projetou a famosa Torre Eiffel, em Paris. Foi nesta sala que Gustave Eiffel desenhou as suas obras mais emblemáticas em Portugal. Ele deixou a sua marca na cidade do Porto, construindo a emblemática Ponte Dom Luís I, que liga a cidade à Vila Nova de Gaia.




5. SALA DO PRESIDENTE
Nesta sala estão pinturas de 1890 feitas a óleo, da autoria de Marques de Oliveira. Outros destaques são a decoração de madeiras talhada de origem brasileira e africana e a lareira em mármore do escultor Teixeira Lopes.




6. SALA DOURADA
Tudo é belo nesta sala, desde o chão com desenhos, o teto em estuque com detalhes em ouro e, claro, o belo mobiliário de madeira.








7. SALA DAS ASSEMBLÉIAS GERAIS
Esta bela sala tem uma característica muito peculiar que pode passar desapercebida. Suas paredes, apesar de assim parecerem, não são feitas de madeira mas sim de gesso.








8. SALA DOS RETRATOS
Decorada ao estilo Luís XVI, é uma homenagem aos últimos seis reis da dinastia de Bragança. Nela fica uma famosa mesa de madeira que levou cerca de 3 anos para ser concluída.




9. SALÃO ÁRABE
A sala mais esperada da visita é última parada do tour antes de descer as escadas e se trata da sala mais bela do edifício. Com 315 m² decorados em estilo mourisco, ela é inspirada no Palácio de Alhambra, em Granada, na Espalha.








A sala foi construída entre 1862 e 1880 e é adornada por estuques do século XIX decorados com letras árabes em ouro e traços arábicos que revestem tanto as paredes quanto o teto. A sua rica decoração é realçada pela iluminação, que produz belos efeitos cromáticos. Este salão é utilizado para receber chefes de Estado que visitam o Porto.












OUTROS ESPAÇOS DO PALÁCIO DA BOLSA
- AUDITÓRIO: No Piso 2, fica o Auditório António Cálem, um espaço esquipado com cadeiras confortáveis, com capacidade para até 70 pessoas, que permite a realização de conferências, seminários e reuniões.
-
BIBLIOTECA: Com mais de 10 mil títulos, a sala não faz parte do tour, mas pode ser vista logo na entrada do lado oposto da bilheteria. A pintura do teto, feita pelo artista António Carneiro, representa Eco, Mensageiro da Língua Universal.
Biblioteca do Palácio da Bolsa - LOJA: Para quem visita o Palácio e quer levar uma recordação, há um espaço com produtos típicos da região do Porto e norte de Portugal. Há vários tipos de lembrancinhas tradicionais e materiais em vários idiomas. A loja funciona de novembro a março de 9h às 13h e de 14h às 17h30 e de abril a outubro de 9h às 18h30.
- RESTAURANTE: “O Comercial” é o nome do restaurante requintado e elegante localizado no Palácio da Bolsa. O restaurante funciona às segundas no horário do jantar de 19h30 às 23h; de terça a sábado de 12h30 às 15h e de 19h30 às 23; e fecha aos domingos.




RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
NOSSA EXPERIÊNCIA NO PALÁCIO DA BOLSA
Nós chegamos ao local por volta de 11h e o próximo horário em português, às 11h30, já estava lotado (o seguinte só seria às 13h30). Acabamos marcando para participar do tour, em inglês, às 12h30. Neste meio tempo, aproveitamos para visitar a Igreja, Museu e Catacumbas de São Francisco que ficam virando à esquina. Depois de visitar a Igreja, apresentamos nossos ingressos, voltamos e ficamos aguardando pelo nosso guia. Ele chegou e conduziu o nosso grupo para o início do passeio.




Como o grupo de pessoas era grande, ficava difícil ouvir o que o guia falava. Achamos que faltou um microfone/fone de ouvido para que a comunicação ficasse melhor. Passamos por todas as salas citadas anteriormente, finalizando o passeio em frente ao Pátio das Nações, que estava sendo preparado para um evento quando estávamos visitando o local. O edifício é muito bonito, com uma decoração muito interessante, mas seria muito melhor se tivesse horários marcados com antecedência para cada idioma, evitando enormes filas na entrada (vimos essa experiência no Parlamento Húngaro e funciona super bem).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Palácio da Bolsa
- Endereço: R. de Ferreira Borges, 4050-253 Porto, Portugal
- Horários: diariamente de 9h às 18h30 | Confirme antes de ir se o local estará aberto à visitação no calendário oficial.
- Entrada: €10 – compre seu ingresso aqui
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Portugal:
PORTO
- Portugal: O que fazer no Porto – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Porto: Hotel One Shot Aliados Goldsmith 12
- Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
- Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
- Porto: Restaurante Francesinhas Al Forno da Baixa
- Cálem: Tour na cave mais visitada de Vinho do Porto
- Vícios à Mesa – Maus Hábitos: Pizza e cultura no Porto
- Porto.CARD: Dica de economia na cidade do Porto
- Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
- Portugal: Restaurante Ribeira Square no Porto
- Kind Kitchen: Comida casual vegana no Porto
- Portugal: Curiosidades e Passeios nas 6 Pontes do Porto
LISBOA
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa
[…] Faça como nós fizemos e, enquanto aguarda o seu horário para fazer o tour para visitar o Palácio da Bolsa (compre seu ingresso antes), aproveite para conhecer o complexo da Igreja de São […]