Conheça o Museu de Aveiro e a Igreja do Convento de Jesus, na cidade de Aveiro. Ambos são integrados e abrigam uma bela coleção de artefatos históricos.
MUSEU DE AVEIRO E IGREJA DO CONVENTO DE JESUS
Fundado no século XIX, o Museu de Aveiro é um dos museus mais importantes do país e abriga uma ampla coleção de artefatos históricos e culturais. Ele fica localizado em um casarão construído 1458 que abrigou o Convento de Jesus da Ordem Dominicana, onde viveu a Princesa Santa Joana, filha de Afonso V, que veio a ser beatificada em 1693. O local ficou famoso por ser associado justamente à presença da Princesa Santa Joana e, por isso, o museu também é conhecido como Museu de Aveiro Santa Joana.

Entre os séculos XVI e XVIII, o museu passou por várias reformas e obras de ampliação, visando preservar sua riqueza artística e cultura. Em 1834, as ordens religiosas foram extintas de Portugal. Embora nos conventos masculinos, a ordem foi de extinção imediata, nos femininos, como é o caso do Convento de Jesus, a vida em clausura se manteve até a data da morte da última freia, que ocorreu em 1874. Em 1882, o edifício foi entregue à Ordem Terceira Dominicana, que o transformou no Colégio de Santa Joana. No entanto, em 1910, com a implantação da República no país, a comunidade do colégio foi desfeita e o local foi fechado.

Desde 1911, o Museu de Aveiro está instalado neste edifício, abrigando uma bela coleção de arte barroca portuguesa que inclui pinturas, esculturas, talhas, além de azulejaria, ourivesaria, têxteis do século XIV ao XIX. Além disso, o acervo do museu ainda abriga coleções de mobiliário, cerâmicas, vidros, metais e itens arqueológicos. O museu está integrado à Igreja do Convento de Jesus, com uma belíssima decoração barroca em azulejos e talha dourada, que abriga um retrato da Princesa Santa Joana.

Leia mais: Portugal: O que fazer em Aveiro – Roteiro de 1 dia
O QUE VISITAR NO MUSEU DE AVEIRO
O Museu de Aveiro apresenta um circuito de visita com duas partes distintas: o percurso monumental e a exposição permanente. Confesso que o museu era muito maior do que eu imaginava e o acervo é distribuído em várias salas. Fique atento porque o museu fecha para o almoço (mas, é possível retornar usando o mesmo ticket).
>> PERCURSO MONUMENTAL: A IGREJA DO CONVENTO DE JESUS
O percurso monumental pelo antigo Convento de jesus exibe os espaços conventuais que sobrevivem até os dias atuais. Em sua maioria, são espaços sagrados. Devido a diversas obras, com o decorrer dos anos, desapareceram as celas, a enfermaria, a botica, as oficinas e os celeiros. No piso térreo do convento pode-se admirar o coro baixo, com o túmulo da Princesa Santa Joana; a Igreja de Jesus, com ligação pela Capela de Santo Agostinho; o Claustro, com as suas capelas; a Sala do Capítulo; e o Refeitório.




A Igreja do Convento de Jesus foi construída no século XVI e é conhecida por sua arquitetura imponente e seus belos detalhes ornamentais. Ela foi originalmente construída como um convento de clausura de freiras que funcionou de 1465 a 1874 e foi, posteriormente, transformado em igreja. A Princesa Joana viveu no local entre 1472 e 1490, quando faleceu. O túmulo de Santa Joana está no local e é decorado em muitos tons de mármore esculpido e esculturas em estilo italiano.

Um dos principais destaques da igreja é a sua magnífica capela-mor, cuja decoração inclui afrescos, talhas douradas e esculturas elaboradas. Além da capela-mor, a igreja também possui uma série de outras capelas menores, cada uma decorada com suas próprias obras de arte únicas, além de belos trabalhos feitos em azulejos. A Igreja do Convento de Jesus é considerada um dos melhores exemplos de arquitetura renascentista em Portugal.






No piso inferior do convento, também fica o claustro dá acesso ao piso superior onde se encontram Coro Alto e às capelas devocionais, incluindo a Capela de Nossa Senhora da Conceição.






>> EXPOSIÇÃO PERMANENTE: ACERVO DO MUSEU DE AVEIRO
Saindo do percurso monumental, é hora de visitar o Museu de Aveiro propriamente dito. As estruturas previamente existentes do convento foram integradas para formar o que hoje conhecemos como Museu de Aveiro. Na área da exposição permanente, há ainda dois vestígios do antigo convento que incluem a Sala do Lavor e a Capela do Senhor dos Passos. Uma das exposições mais populares do Museu de Aveiro é a sua coleção de cerâmica azulejar, que inclui peças datadas desde o século XV até o século XX, com destaque para o período barroco.

É possível admirar peças únicas e detalhadas, incluindo tanto azulejos tradicionais portugueses quanto peças modernistas. Além da cerâmica, o museu também possui uma ampla coleção de arte e objetos de artefatos, incluindo pinturas, esculturas, mobiliário e arte decorativa. A maior parte do acervo de arte decorativa é de temática sacra e é proveniente tanto do Convento de Jesus como de outras instituições monásticas que foram extintas no século XIX.



Entre os principais destaques do museu está uma sala-santuário em homenagem à Princesa Santa Joana; o retrato de Santa Joana (c. 1472), atribuído a Nuno Gonçalves; o túmulo gótico do cavaleiro D. João de Albuquerque, do século XV; e a estátua de Nossa Senhora de Piedade, feita em madeira policromada, produzida no século XVIII.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Museu de Aveiro & Igreja do Convento de Jesus
- Endereço: Av. Santa Joana, 3810-164 Aveiro, Portugal
- Horários: de terça a domingo de 10h às 12h30 e de 13h30 às 18h | fechado às segundas-feiras
- Entrada: €4
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Portugal:
PORTO
- Portugal: O que fazer no Porto – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Porto: Hotel One Shot Aliados Goldsmith 12
- Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
- Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
- Porto: Restaurante Francesinhas Al Forno da Baixa
- Cálem: Tour na cave mais visitada de Vinho do Porto
- Vícios à Mesa – Maus Hábitos: Pizza e cultura no Porto
- Porto.CARD: Dica de economia na cidade do Porto
- Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
- Portugal: Restaurante Ribeira Square no Porto
- Kind Kitchen: Comida casual vegana no Porto
- Portugal: Curiosidades e Passeios nas 6 Pontes do Porto
LISBOA
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa