Portugal: O que fazer em Aveiro – Roteiro de 1 dia

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
 

Conheça Aveiro, a Veneza Portuguesa, repleta de história, arte, cultura e muitos canais. Passeie de moliceiro e coma os “ovos moles” e “tripas doces”, doces típicos da cidade.

A CIDADE DE AVEIRO

Aveiro é uma cidade localizada a cerca de 75 km sul do Porto e pouco mais de 60 km ao norte de Coimbra. Com pouco mais de 80 mil habitantes, é um importante centro portuário, ferroviário, universitário e turístico. O território de Aveiro compreende algumas ilhas fluviais na Ria de Aveiro (um tipo de lagoa) e em uma península costeira com cerca de 25 km de extensão. Por conta dos canais que cortam o centro da cidade, ela é conhecida como “Cidade dos Canais” ou “Veneza Portuguesa”, em referência à cidade italiana dos canais.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Canal Central de Aveiro com moliceiros

Durante muitos anos, Aveiro foi conhecida pela sua produção de sal e pela colheita de moliço, que era utilizado como fertilizante antes do desenvolvimento de produtos químicos. Os barcos usados para a colheita agora transportam turistas pelos canais, os famosos moliceiros. A produção de sal, utilizando técnicas milenares, é ainda uma das atividades tradicionais mais características da cidade de Aveiro. Atualmente, a região é conhecida pela preponderância das indústrias cerâmicas e também por abrigar a Universidade de Aveiro, um centro de pesquisa e desenvolvimento de software.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Centro de Aveiro

O turismo também é importante para a economia, atraindo muitos visitantes para conhecer o centro da cidade com sua bela arquitetura Arte Nova e a atmosfera romântica gerada pelos moliceiros (barco típico de Aveiro). A cidade ainda conta com uma faixa litorânea com praias que atraem muitos visitantes durante os meses mais quentes do ano.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Casinhas listradas da Costa Nova

UM POUCO DE HISTÓRIA…

Durante muito tempo Aveiro foi um importante elo econômico na produção de sal e na navegação comercial. Foi centro de exploração de sal pelos romanos e centro de comércio durante a Idade Média. A partir do século XI, Aveiro tornou-se popular entre a realeza portuguesa. A princesa Santa Joana, filha de Afonso V, viveu em Aveiro, entrando para o Convento de Jesus, onde viveu até a sua morte em 1490. Durante a sua vida a sua presença chamou a atenção para a vila, e a favoreceu com um elevado nível de desenvolvimento para a época.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
A beleza de Aveiro durante a noite

A posição geográfica da cidade ao longo da Ria de Aveiro sempre a ajudou a crescer, suportada pelo mercado do sal, pesca e desenvolvimento comercial marítimo. No início do século XV, já existia uma grande muralha em torno do centro histórico. Em 1575, uma terrível tempestade fechou a entrada do Porto de Aveiro, pondo fim ao próspero comércio de metais e telhas, e criando uma barreira de recifes no Oceano Atlântico.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Ponte do Laço, no encontro do Canal dos Botirões e Canal de São Roque

As muralhas foram posteriormente demolidas e usadas para criar as docas ao redor do novo banco de areia. Entre os séculos XVI e XVII, a instabilidade entre a Ria e o mar aberto resultou no fechamento do canal, impedindo a utilização do Porto de Aveiro e criando estagnação nas águas da lagoa. Como resultado, Aveiro teve que enfrentar uma crise social e econômica, resultando na diminuição da população. Em 1759, D. José I elevou a vila à categoria de cidade, que ficou conhecida como Nova Bragança (anos depois voltou a ser chamada Aveiro). Foi a abertura dos canais artificiais, concluída em 1808, que permitiu a expansão econômica de Aveiro, marcando o início do crescimento da vila.

DOCES TÍPICOS DE AVEIRO

Aveiro é uma cidade famosa pelos seus saborosos doces, repletos de sabor e de história. Entre os doces mais conhecidos de Aveiro, podemos citar:

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Ovos Moles | Foto: oficinadodoce.com

1“OVOS MOLES DE AVEIRO”

Esta iguaria típica de Aveiro é feita com gemas de ovos, açúcar e, às vezes, chocolate. A mistura é colocada dentro de pequenas tiras de papel de arroz ou de farinha de trigo semelhantes a hóstias de comunhão moldadas como conchas ou outras formas que lembrem figuras relacionadas ao mar. Segundo relatos, as freiras dos conventos dominicanos usavam clara de ovo para limpar seus hábitos e, para não desperdiçar as gemas, faziam doces para arrecadar dinheiro para comunidades religiosas. Eles ficaram famosos quando as freiras começaram a vendê-los na estação ferroviária de Aveiro. A Confeitaria Peixinho (Endereço: R. de Coimbra 9, 3810-086 Aveiro, Portugal | Horários: diariamente de 10h às 19h30), é famosa por seus “ovos moles”. No centro de Aveiro também fica a Oficina do Doce (Endereço: R. João Mendonça 23, 3800-200 Aveiro, Portugal | Horários: diariamente de 11h às 12h e de 15h às 16h), um lugar em que é possível participar de workshops e aprender com especialistas histórias sobre o famosos “ovos moles” e técnicas de produção. Trata-se de um espaço didático em que o visitante pode aprende como são fabricados vários tipos de doces da Região de Aveiro.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Tripas Doces | Foto: Bolacha Americana Zé da Tripa

2“TRIPAS DOCES DE AVEIRO”

Mais conhecidas localmente somente como “tripas”, essas guloseimas foram criadas na região da Costa Nova, litoral de Aveiro. As “tripas” consistem em uma massa de farinha, açúcar, ovo e leite que é cozida em uma máquina. Elas lembram crepes com riscadinhos típicos de casquinha de sorvete. Elas costumam ser servidas quentes, sem recheio ou recheadas com chocolate ou “ovos moles”, e povilhadas com canela. A criação das “tripas” é atribuído a José de Oliveira, o “Zé da Tripa”, dono de estabelecimentos com o seu nome, que criou o doce a pedido de uma cliente que pediu que a massa da antiga bolacha americana fosse cozida por menos tempo.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Raivas de Aveiro | Foto: Confeitaria Peixinho

3“RAIVAS DE AVEIRO”

As “Raivas de Aveiro” são biscoitos amenteigados crocantes e que possuem mais de 200 anos de história. A receita não tem nenhum ingrediente especial: farinha, ovos, açúcar e manteiga, podendo incluir um pouco de canela. Mas, o segredo fica por conta de seu formato totalmente original, que lembra uma flor desajeitada, dando um trabalho para fazer que chega a dar…raiva! Dizem que a combinação fica perfeita com um café bem forte sem açúcar, mas você vai precisar provar para confirmar.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Cartuchos | Foto: Confeitaria Ramos

4CARTUCHOS

Com forma cilíndrica, é um bolo de massa de frutos secos e cacau, ovos moles e recheado de chantilly. Foram criados pela Pastelaria e Confeitaria Ramos. (Endereço: Av. Dr. Lourenço Peixinho 86 e 88, 3800-159 Aveiro, Portugal)

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Morgado do Bussaco | Foto: Flor de Aveiro

5MORGADO DO BUSSACO

Esse doce que lembra uma pilha de panquecas é feito sem glúten, com nozes, ovos moles e mel de urze. Ele foi criado no Palace Hotel do Bussaco, perto de Aveiro. Uma sugestão é comer no Café Flor de Aveiro. (Endereço: R. do Gravito 4, 3800-159 Aveiro, Portugal)

 

QUANDO VISITAR AVEIRO

O clima de Aveiro é considerado mediterrâneo, sofrendo efeito da Ria de Aveiro que tem o poder de moderar as temperaturas. Os verões costumam ser amenos e secos e os  invernos também amenos e mais chuvosos. Os meses mais quentes do ano são julho agosto e setembro (média de 20ºC, máxima de 24ºC e mínima de 15ºC) e os mais são frios dezembro, janeiro e fevereiro (média de 11ºC, máxima de 15ºC e mínima de 6ºC). As chuvas estão concentradas entre outubro e janeiro. Além de considerar a temperatura, veja também se na época que está planejando visitar a cidade vai ocorrer algum evento ou data importante. Veja alguns dos principais abaixo:

  • Feira de Março (março): Em 1435, D. Duarte concedeu o privilégio de realizar uma feira anual com isenção de impostos, mais tarde denominada Feira de Março, ainda hoje uma tradição anual. Nos dias de hoje, com exposições variadas e barracas de comidas, artesanatos, bijuterias, utensílios para o lar, decoração, entre outros.
  • Festa de Santa Joana (maio): 12 de maio é o dia da Padroeira da cidade de Aveiro, Santa Joana, filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, que faleceu em Aveiro no dia 12 de maio de 1490. A prefeitura organiza um calendário de atrações ao longo do início do mês que incluem uma sessão solene, a tradicional Procissão em Honra de Santa Joana Princesa, entre muitos outros eventos. Além disso, alguns museus da cidade costumam ter entrada livre no dia 12.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Canal em Aveiro
  • Festival dos Canais (julho): Inúmeros espetáculos distribuídos em uma programação cultural e artística contemporânea, com atividades interativas e gratuitas. Os canais urbanos da ria  são decorados, assim como praças e espaços públicos da cidade.
  • Ria a Gosto (agosto): Festival de marisco da Costa Nova que tem como principal objetivo divulgar os mariscos e todos os produtos da Ria, disponibilizando ao público uma enorme variedade de mariscos cozinhados de forma tradicional.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Ponte decorada com fitas coloridas

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM AVEIRO

Estando em Aveiro, a melhor forma de se locomover é a pé. O centro histórico da cidade é relativamente pequeno e super gostoso de caminhar. Confira abaixo quais são as principais opções para chegar à cidade de Aveiro.

  • CARRO: Uma boa pedida é fazer uma viagem com um carro alugado até Aveiro, assim você vai poder ficar nos locais o tempo que desejar.
  • TREM: Outra opção é pegar o trem (“comboio” em Portugal) e descer na linda Estação Ferroviária de Aveiro (R. Dr. João de Moura 2, 3800 Aveiro, Portugal), localizada a cerca de 15 minutos a pé do centro histórico. O trajeto a partir do Porto leva entre 50 minutos e 1 hora e 20 minutos de viagem e custa a partir de €3,55. Veja informações sobre horários e preços no site oficial Comboios de Portugal.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
A bela Estação de Trem de Aveiro | Foto: cm-aveiro.pt
  • ÔNiBUS: Para quem quer ir de transporte público há também a opção de ônibus (autocarro em Portugal). A Estação Rodoviária de Aveiro fica a 15 minutos a pé do centro histórico, ao lado da estação de trem. Uma viagem de ônibus leva entre 50 minutos e 1 hora e custa a partir de €4. Uma das opções é a empresa de ônibus FlixBus. Veja mais informações aqui.
  • EXCURSÕES: Uma das formas mais populares de chegar à cidade é participando de uma excursão a partir da cidade do Porto. Trata-se de uma excelente opção para quem quer aproveitar para conhecer vários locais em um só dia sem precisar se preocupar com transporte público ou alugar um automóvel. Confira algumas opções abaixo e clique para mais informações.

O QUE FAZER EM AVEIRO

Para facilitar a organização de sua viagem a Aveiro, todas as atrações foram colocadas no mapa interativo abaixo. As atrações principais estão em azul, canais e pontes em roxo, restaurantes e lojas em vermelho e, em preto, vários outros pontos de interesse em preto (estação ferroviária, estação rodoviária, dicas de hospedagem, entre outros).

1. CANAIS & PONTES DE AVEIRO

A Ria de Aveiro é uma lagoa costeira de baixa profundidade e extensas zonas entre marés ao longo de 45 km ao longo do Oceano Atlântico. A região foi sendo formada por conta do recuo do mar e é habitada por uma grande variedade de peixes e aves aquáticas. No passado, o comércio marítimo e a produção de sal tiveram uma importância gigantesca para a economia da região. Atualmente, a ria de Aveiro é bastante utilizada para fins turísticos, através de seus barquinhos típicos coloridos, os moliceiros, que acontecem nos canais da cidade. Embora lembrem os passeios de gôndola de Veneza, os passeios de moliceiro são muito mais baratos, duram cerca de 45 minutos. Confira mais opções abaixo:

CANAIS DE AVEIRO

  • CANAL CENTRAL: Este é o canal mais centralizado da cidade de Aveiro e se localiza entre o Jardim do Rossio e a Praça General Humberto Delgado. Devido a sua posição central, é um dos principais locais para se fazer passeio de moliceiro. Ele faz ligação com outros dois canais de Aveiro: o Canal das Pirâmides e o Canal do Cojo.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Canal Central
  • CANAL DOS BOTIRÕES: Este canal é um dos mais populares da cidade, com vários passeios de moliceiro partindo dele. Ele também é conhecido como Canal da Praça do Peixe, pois termina na Praça do Peixe, principal local de venda de peixe no início do século XX. Na praça fica um chafariz construído em 1876 e o Mercado do Peixe que abriga um mercado de peixe no piso térreo e um restaurante no piso superior.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Canal dos Botirões
  • CANAL DO COJO: Este canal foi muito utilizado entre o século XVIII e o século XX pelas indústrias de cerâmica, sal e pesca instaladas na região. Vários produtos eram transportados por moliceiro até o Cais do Cojo, para depois serem transportados por gado até a estação ferroviária e distribuídos para todos o país. Atualmente, ele é exclusivamente turístico para passeios de moliceiro.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Canal do Cojo
  • CANAL DE SÃO ROQUE: Localizado ao norte da cidade, este canal faz ligação com a ria através do Canal das Pirâmides. Ele também tem ligação com o Canal dos Botirões. Ao longo de sua margem sul, existiam vários armazéns de sal, os quais foram restaurados e convertidos tanto para fins comerciais como para fins habitacionais. A margem norte também foi renovada e foi criado o Parque dos Remadores Olímpicos.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Canal de São Roque
  • CANAL DAS PIRÂMIDES: Localizado entre a Ria de Aveiro e o Canal Central, é o principal acesso marítimo para o centro da cidade. Ele foi construído durante o século XVIII e seu nome é uma alusão às montanhas de sal em formato piramidal retiradas das salinas que ficam em sua margem. Também há passeios de moliceiro passando por este canal.

PONTES DE AVEIRO

Existem pontes em Aveiro e algumas se destacam pela beleza e importância, entra elas:

  • PONTE DO LAÇO / PONTE DOS BOTIRÕES:  Belíssima ponte de pedestres de estrutura metálica localizada no entroncamento do Canal de São Roque com o Canal dos Botirões, unindo as quatro margens e fazendo uma ligação direta com a Praça do Peixe. Ela foi inaugurada em 2006 e tem um design único, já que permite atravessar dois canais. Moderna, ela permite a circulação a pé e de bicicleta.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Ponte do Laço
  • PONTE DOS NAMORADOS / LAÇOS DE AMIZADE: Localizada sob o Canal do Cojo, esta ponte liga o shopping center Forum Aveiro ao Largo do Mercado Manuel Firmino. Em 2004, estudantes da Universidade de Aveiro começaram a pendurar fitas coloridas nas laterais da ponte, como símbolo de amizade e amor.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Ponte repleta de fitas coloridas
  • PONTE DOS CARCAVELOS: Essa é ponte de pedestres mais antiga do Canal de São Roque, construída em 1953, em substituição a uma outra que ruiu em 1942. Ela amarela com detalhes brancos em formato de arco.
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Ponte Carcavelos

2. PRAÇA DA REPÚBLICA & IGREJA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE AVEIRO

A arborizada Praça da República é o coração da cidade de Aveiro. Com um design incomum, é lá que fica a Câmara Municipal de Aveiro, edifício que abriga os escritórios das autoridades municipais e a Igreja da Misericórdia (falamos sobre ela em seguida). O chão da praça é coberto por um mosaico de pequenos azulejo com um desenho com vários círculos de tamanhos diferentes. No centro da praça fica um monumento em homenagem a José Estêvão Coelho de Magalhães, mais conhecido como José Estêvão, um influente jornalista e político do século XIX. Do outro lado da praça fica a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Praça da República
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Câmara Municipal de Aveiro

Embora o projeto da Igreja da Misericórdia de Aveiro seja de 1585, ela só foi concluída em 1653. Ela funcionou como Sé da diocese de Aveiro entre 1775 e 1826. A fachada é recoberta de azulejos pintados à mão do século XIX com decoração barroca em pedra de calcário. O interior da igreja tem uma nave comprida também decorada com azulejos do século XVI. A capela-mor é decorada por uma abóbada em calcário e há também um bonito retábulo. O Núcleo Museológico da Misericórdia de Aveiro é a sede da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro que se transformou em um museu com visitas guiadas. Em um estilo artístico do maneirismo português, a igreja e o pátio são utilizados para diversas atividades, principalmente eventos musicais.

  • Endereço: R. de Coimbra 27, 3810-164 Aveiro, Portugal
  • Horários: de segunda a sexta-feira de 9h às 13h e de 14h às 17h
  • Entrada: 0,75€
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Igreja da Misericórdia

3. MUSEU DE AVEIRO & IGREJA DO CONVENTO DE JESUS

Este casarão de 1458 abrigou o Convento de Jesus, onde viveu a Princesa Santa Joana, filha de Afonso V, que veio a ser beatificada em 1693. Desde 1911, o Museu de Aveiro está instalado no edifício, abrigando uma bela coleção de arte barroca portuguesa que inclui pinturas, esculturas, talhas, além de azulejaria, ourivesaria e mobiliário.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Museu de Aveiro
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Convento de Jesus

O museu está integrado à Igreja de Jesus, com uma belíssima decoração barroca em azulejos e talha dourada, que abriga um retrato da Princesa Santa Joana. No piso térreo, está o coro onde fica o túmulo de Santa Joana, decorado em muitos tons de mármore e esculturas em estilo italiano. Pode-se visitar também o claustro, a casa do capítulo e o refeitório.

  • Endereço: Av. Santa Joana, 3810-164 Aveiro, Portugal
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 12h30 e de 13h30 às 18h
  • Entrada: €4
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Igreja do Convento de Jesus

4. SÉ DE AVEIRO

A Sé de Aveiro, a Catedral da cidade, já teve muitos nomes: Igreja e Convento de São Domingos, Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória, e Igreja de Nossa Senhora da Glória. Construída em 1423, em estilo barroco, como um convento dominicano, passou por diversas obras entre os séculos XVI e XVII. Em 1834, o convento foi transformado em quartel militar. No entanto, alguns anos depois, um incêndio devastou o edifício. Em 1835, tornou-se a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória e, e em 1938 se tornou a Catedral da Diocese de Aveiro.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Sé de Aveiro

O interior da igreja é formado por diversas capelas que abrigam peças importantes. Na Capela da Visitação, há um retábulo da Virgem Maria e Santa Isabel de 1559. Já na Capela de Nossa Senhora do Rosário fica uma imagem do final do século XVI e pinturas do século XVII. Em uma das paredes fica uma imagem gótica da Virgem Maria e do menino Jesus. A igreja conta com um belo cruzeiro gótico do século XV que abriga uma imagem de Cristo. A nave da igreja foi reconstruída no século XVIII deixando a igreja mais iluminada com a abertura de amplas janelas ovais. os espaços livres das paredes há azulejos do século XVIII

  • Endereço: Rua Batalhão Caçadores, 10  , 3810-082 Aveiro
  • Horários: diariamente de 9h às 19h
  • Entrada: gratuita
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Interior da Catedral de Aveiro | Foto: divulgação

5. ESCADARIA “I LOVE AVEIRO”

Localizada a 5 minutos a pé do centro da cidade, a Escadaria “I Love Aveiro” é uma atração imperdível e gratuita na cidade portuguesa dos canais. Ela fica pertinho do principal canal da Lagoa de Aveiro. Desde 2013, a escadaria sem graça se tornou um dos símbolos da cidade trazendo a seguinte frase: “I Aveiro”. Inicialmente, a decoração foi feita por um grupo de jovens voluntários de uma ONG local. Posteriormente, o estúdio de tatuagens SublimeVilla assumiu a responsabilidade através do projeto internacional “Art and Trust”, criado para oferecer oportunidades de expressão aos jovens. A escadaria fica perto do Hotel Melia Ria e perto de uma antiga fábrica de cerâmica que se tornou o Centro de Congressos de Aveiro. Do lado oposto do canal fica um Monumento aos Ovos Moles de Aveiro, doce típico da cidade e um dos seus orgulhos.

  • Endereço: R. Gustavo Silva, 3810-164 Aveiro, Portugal
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Escadaria “I love Aveiro”

6. ANTIGA CAPITANIA DO PORTO DE AVEIRO

Este edifício construído no XV às margens do canal, era originalmente um moinho que ficava apoiado em estacas sobre as águas. Por volta de 1830, passou a ser um escritório da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre. Em 1903, o edifício foi remodelado em estilo neoclássico para abrigar a Escola de Desenho Industrial Fernando Caldeira. Em seguida, passou a ser o edifício da Capitania do Porto de Aveiro, servindo como residência ao capitão até 1992, quando um novo porto foi construído na Gafanha da Nazaré, transferindo todos os serviços para lá. Nos dias de hoje, no edifício, que também é conhecido como “Casa dos Arcos” ou “Capitania dos Arcos”, funciona a Assembleia Municipal de Aveiro, abrigando uma galeria de arte com exposições que se renovam periodicamente.

  • Endereço: Av. Dr. Lourenço Peixinho 14, 3800-159 Aveiro, Portugal
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 12h30 e de 13h30 às 18h
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Antiga Capitania do Porto de Aveiro

7. PRAÇA GENERAL HUMBERTO DELGADO

Em frente ao Canal Central de Aveiro fica a Praça General Humberto Delgado, conhecida por “Pontes” ou “Ponte Praça”. Trata-se de uma praça diferente, uma vez que fica em uma rotatória, substituindo a ligação que antes era feita pela Ponte dos Arcos e Ponte das Almas. Como é um local bem central da cidade, ali são feitos diversos eventos importantes como a celebração de Ano Novo ou final de competições esportivas.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Canal Central de Aveiro

A poucos metros dali fica a Praça Joaquim de Melo Freitas, que abriga no centro o Obelisco da Liberdade. Este monumento feito de granito, calcário e mármore, foi inaugurado em 1909 para comemorar o centenário do nascimento de de José Estêvão, reconhecido tribuno e defensor do Liberalismo, além de ser dedicado às pessoas que participaram das lutas liberais, em particular aos aveirenses que perderam suas vidas na Guerra Civil Portuguesa (1828 – 1834).

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Obelisco da Liberdade

Essa região da cidade é uma delícia, com um calçadão de pedras portuguesas, diversos edifícios simpáticos e muitos restaurantes com mesas na calçada, proporcionando um clima super bacana para almoçar, caminhar sem rumo e fazer comprar em lojinhas.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Centro de Aveiro
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Mesas dos restaurantes no meio do calçadão no centro da cidade

8. IGREJAS

  • CAPELA DE SÃO GONÇALINHO: Construída em 1714, a Capela de São Gonçalinho foi construído em honra a São Gonçalo de Amarante, santo conhecido pelo poder de curar doenças ósseas e resolução de problemas de casais. A capela foi construída em pedra calcária de cor clara com uma estátua de São Gonçalo e o interior inclui retábulos em madeira. A Capela é responsável por um dos festejos mais tradicionais da cidade com o pagamento de promessas por parte dos fiéis, atirando cavacas (bolos feitos de claras de ovos e farinha e cobertos de açúcar), entre outras tradições. (Endereço:Largo de São Gonçalinho 6, 3800-073 Aveiro, Portugal)
  • IGREJA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO: A Paróquia da Vera Cruz de Aveiro foi criada em  1572, sendo atualmente a sua igreja paroquial a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro, também conhecida como Igreja de Vera Cruz. Esta igreja se destaca pela existência de azulejos na fachada e decoração em talha dourada que reveste a suas paredes, principalmente na região do altar. (Endereço: R. Dom Jorge de Lencastre 8, 3800-106 Aveiro, Portugal)
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
  • IGREJA DE SÃO JOÃO EVANGELISTA / IGREJA CARMELITA DE AVEIRO: Construída no século XVIII, esta igreja fazia parte do Mosteiro de São João Evangelista da Ordem das Carmelitas Descalças. A igreja tem planta retangular com um interior decorado com talha dourada que reveste o teto e as paredes. O revestimento das paredes é composto por painéis de azulejo azul e branco e por talhas douradas ao teto. (Endereço: Tv. do Governo Civil, 3810-164 Aveiro, Portugal | Horários: de terça a domingo de 10h às 12h30 e de 13h30 às 18h)

9. JARDIM DO ROSSIO

O Jardim do Rossio é um parque público localizado às margens do Canal Central e do Canal das Pirâmides, abrigando várias docas em que é possível iniciar passeios de moliceiro. Ele existe há mais de 500 anos e surgiu como uma necessidade dos cidadãos da cidade, ligando a cidade ao mar. O parque é uma área verde que abriga um pequeno anfiteatro, um calçadão e um playground infantil. O parque é utilizado para diversas celebrações como as Festas de São Gonçalo, virada de ano, feiras de artesanato, exposições, feira do livro, entre outras. Em dias normais, é uma ótima opção para relaxar e passear. Quando estivemos visitando Aveiro, a área do Jardim estava sendo reformada.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Jardim do Rossio | Foto: cm-aveiro.pt

10. MUSEUS

  • MUSEU DE ARTE NOVA: O Museu da Arte Nova está instalado na Casa Major Pessoa, importante edifício da Arte Nova em Aveiro. A proposta do museu é proporcional uma viagem através do tempo e do conhecimento, procurando fazer o visitante refletir sobre os pressupostos da revolução estética que este movimento proporcionou, e melhor compreender os seus reflexos que ainda se manifestam nos dias atuais. O museu também conta com uma Casa de Chá. (Endereço:3810-119, R. Dr. Barbosa de Magalhães 9-11, 3800-209 Aveiro, Portugal | Horários: de terça a domingo de 10h às 12h30 e de 13h30 às 18h)
  • MUSEU DA CIDADE DE AVEIRO: Este museu tem como objetivo ilustrar momentos, fatos e personagens que fizeram e fazem parte da história da cidade. Há exposições de temas variados tanto permanentes quanto temporárias, exibindo a criatividade de artistas locais. Endereço: R. João Mendonça n. 9, 3800-200 Aveiro, Portugal (Endereço: R. João Mendonça n. 9, 3800-200 Aveiro, Portugal | Horários: de terça a domingo de 10h às 12h30 e de 13h30 às 18h
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Museu da Cidade de Aveiro

11. SALINAS DE AVEIRO

Aveiro é famosa por suas salinas, locais de extração de sal que utilizam métodos tradicionais e artesanais de produção. Aproveite o final do dia para conhecer o Canal das Pirâmides, que tem esse nome por lá se encontrar pirâmides de sal branquinho. Aproveite para conhecer o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, na Salina da Troncalhada. Localizado no Canal das Pirâmides, este museu exibe métodos de produção artesanal de sal, além de mostrar os métodos tradicionais envolvidas. O museu é ao livre, permitindo os visitantes fazer a visita de forma independente utilizando os painéis explicativos ao longo da marinha. (Endereço: Canal das Pirâmides 3800 Aveiro | 40º38’42.27’’ N | 8º39’44.01’’ O).

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Salina da Trocalhada

Outra salina que vale a pena visitar é a Salina Santiago da Fonte, uma propriedade da Universidade de Aveiro. No local, há um armazém que dá apoio à produção de sal e desenvolvimento de ações científicas.

12. PRAIAS DE AVEIRO: PRAIA DA BARRA & PRAIA DA COSTA NOVA

Mais afastada do centro da cidade, fica uma península onde estão localizadas duas praias: a Praia da Barra e a Praia da Costa Nova. São cerca de 10 km entre o centro de Aveiro e esta faixa litorânea.

>> PRAIA DA BARRA

Localizada onde a Ria de Aveiro encontra com o mar, é na Praia da Barra se encontra o Farol da Barra, o farol mais alto de Portugal, com 62 metros de altura e localizado a 66 metros acima do nível do mar. Ele foi construído em alvenaria de pedra entre 1885 e 1893, passou por profundos reparos em 1929 e foi eletrificado em 1936. Sua escadaria é composta por 288 degraus em pedra e em forma de caracol. A Praia da Barra possui uma extensa faixa de areia e oferece boas condições para a prática de diversos esportes na água, tais como surf, bodyboard, kitesurf e vela. A praia tem uma boa infraestrutura com banheiros e chuveiros públicos gratuitos. Ela é muito procurada no verão com muita animação nos bares e restaurantes nos arredores.

>> PRAIA DA COSTA NOVA

A Praia da Costa Nova é uma praia super charmosa que fica um pouco mais distante do centro de Aveiro. Ela é famosa por suas casinhas de madeira com listas coloridas alternadas com branco, conhecidas como “palheiros”, que foram construídas pelos pescadores como abrigos e lojas de equipamentos. Posteriormente, essas cabanas foram convertidas em casas de férias muito graciosas.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Casinhas listradas da Costa Nova
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
As casinhas são super fotogênicas
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Aproveite para caminhar pelo calçadão porque há várias casinhas simpáticas
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Casinhas super fotogênicas

A Praia da Costa Nova é considerada excelente para prática de esportes aquáticos, tais como kitesurf, canoagem, sur, entre outras, além de abriga um dos mais antigos clubes de vela da região, o Clube de Vela da Costa Nova. Outros destaques são a moderna ciclovia, um minigolfe e quadras para a prática de tênis e futebol.

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Praia da Costa Nova

A Costa Nova também é o local de nascimento de um dos doces típicos de Aveiro as “tripas doces”. A praia também é conhecida por sua grande variedade de restaurantes, especializados em bacalhau, peixe fresco, grelhado ou em caldeiradas e ainda mariscos da Ria de Aveiro. Além disso, nos meses de agosto, a região organiza o Ria a Gosto, o festival de marisco da Costa Nova.

ONDE COMER E COMPRAR EM AVEIRO

Existem diversas opções interessantes para aproveitar a gastronomia portuguesa em Aveiro. Muitos pratos saborosos e uma grande variedade de doces típicos estão disponíveis na cidade.

Restaurante Musgo: comida vegana caseira em Aveiro
Tacos mexicanos com salada e batatas coradas do Restaurante Musgo
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Confeitaria Peixinho, a mais antiga casa de Ovos Moles de Aveiro
OUTROS
Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Forum Aveiro

ONDE SE HOSPEDAR EM AVEIRO

Abaixo, você vai encontrar alguns hotéis bem localizados e bem avaliados em Aveiro que estão divididos por estrelas:

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia
Um dos quartos do Hotel Aveiro Palace | Foto: divulgação

Guarde estas dicas no Pinterest!

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia - Viajonários | https://viajonarios.com/aveiro/ | #viajonarios #roteiro #aveiro #moliceiros #venezaportuguesa #canais #portugal

Portugal: O que fazer em Aveiro - Roteiro de 1 dia - Viajonários | https://viajonarios.com/aveiro/ | #viajonarios #roteiro #aveiro #moliceiros #venezaportuguesa #canais #portugal


Leia mais sobre Portugal:

PORTO

LISBOA

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!
Viajonários é formado por um casal de brasileiros que mora desde 2014 no exterior, com passagens pela Califórnia e Londres. Apaixonados por viagens, cinema, esportes, música, história e tecnologia. Não se esqueça de seguir as redes sociais e acompanhar todas as aventuras!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui