Última atualização: 02/07/2022
Conheça o Santuário do Bom Jesus do Monte, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, que abriga um incrível complexo arquitetônico e paisagístico.
SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MONTE
O Santuário do Bom Jesus do Monte é um santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus. Mais do que uma igreja, trata-se de um complexo que inclui uma basílica, grandes escadarias, parques e jardins, alguns hotéis, uma loja de artigos religiosos e um funicular (elevador).

Ele fica localizado a cerca de 10 minutos de carro do centro da cidade de Braga, norte de Portugal e a 60 km ao norte da cidade do Porto. O nome “do Monte” deve-se ao fato de que o santuário fica no alto de um monte, a cerca de 116 metros de altura.

Acredita-se que a área foi inicialmente ocupada no início do século XIV e se tornou um local de devoção. A primeira ermida foi erguida em 1373, a segunda em 1494 e a terceira em 1522. Em 1629, um grupo de devotos criou a Confraria do Bom Jesus do Monte, construindo uma capela e casas para abrigo de romeiros.

Em 1722, foi concebido um projeto que deu origem ao complexo como é conhecido atualmente. As obras de construção começaram em 1784 e foram concluídas em 1811. Desde 2019, o Santuário do Bom Jesus do Monte está listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

COMPLEXO DO BOM JESUS DO MONTE
Conforme falado anteriormente, o Santuário do Bom Jesus do Monte é muito mais do que uma simples igreja, mas sim um belo complexo. Abaixo, você vai encontrar um mapa interativo no qual tentamos reproduzir a localização de alguns dos principais pontos de interesse. Eles estão numerados e separados por cores (veja a legenda para ajudar a programar a sua visita) seguindo da parte mais baixa até o topo do monte.
Legenda:
- Funicular
- Escadórios
- Via Sacra do Bom Jesus
- Largo do Pelicano
- Adro do Bom Jesus
- Basílica Bom Jesus
- Esplanada do Templo
- Terreiro dos Evangelistas
- Parque do Bom Jesus
- Hotéis
Em seguida, veja mais detalhes sobre os locais que fazem parte deste complexo.
Leia mais: Portugal: O que fazer em Braga – Roteiro de 1 dia
1. ELEVADOR / FUNICULAR
Chamado de “Elevador“, esse funicular (um tipo de veículo sob trilhos puxado por cabo de aço, que é utilizado para acessar locais muito inclinados) foi construído por iniciativa de Manuel Joaquim Gomes, um empresário de Braga, e inaugurado em 1882 (completa 140 anos em 2022). Com o objetivo de superar um desnível de cerca de 116 metros, sem o uso de veículos puxados a cavalo, é o mais antigo no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

A linha do elevador é composta por duas vias paralelas e a cabine, construída por uma empresa suíça, pesa 5 mil kg. Percorrendo uma distância de cerca de 274 metros, o elevador funciona a cada meia hora e leva entre 2,5 e 4 minutos para fazer o trajeto, dependendo do número de passageiros a bordo. A capacidade máxima é de 38 pessoas, sendo 30 sentadas.
2. OS 3 ESCADÓRIOS
Escadórios é como costumam se chamar as escadarias em Portugal. Eles ajudam os visitantes a chegar no alto do íngrime monte, onde fica a basílica. O acesso é feito por três lances de escadas que formam o complexo dos escadórios e totalizam 573 degraus: Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes. Ao invés de pegar o elevador, você pode subir as escadas e admirar a beleza do local.

>> ESCADÓRIO DO PÓRTICO (376 degraus)
No início dos Escadórios do Bom Jesus, fica o Pórtico do Bom Jesus, com 120 metros de comprimento, formado por dois pilares de granito decorados com fontes do Sol e da Lua. No exterior dos pilares encontram-se duas inscrições: “Jerusalém santa restaurada e reedificada no ano de 1723” e “Pelo ilustríssimo senhor Dom Rodrigo de Moura Telles Arcebispo primaz“.

No topo, fica uma cruz com a imagem de Jesus Cristo e, ao centro, o brasão do Arcebispo de Braga, D. Rodrigo Moura Teles, responsável pela construção do primeiro lance de escadas, em 1723. Essa parte da subida é a mais longa, as escadas ficam em uma área bastante arborizada e não se pode ver a basílica.
10 CAPELAS DO ESCADÓRIO DO BOM JESUS
Neste primeiro lance de escadas, ficam as 10 primeiras das 19 capelas da Via Sacra do Bom Jesus do Monte. São elas: “Capela da Última Ceia ou do Cenáculo”, “Capela da Agonia ou do Horto”, “Capela da Traição ou Prisão”, “Capela das Trevas”, “Capela da Flagelação ou dos Açoites”, “Capela da Coroação de Espinhos”, “Capela do Pretório de Pilatos ou Ecce Homo”, “Capela da Subida para o Calvário”, “Capela das Quedas ou do Cireneu” e “Capela da Crucificação”. Detalhes sobre as capelas estão no tópico “3. Via Sacra do Bom Jesus“.
Nós não pegamos o elevador e começamos a nossa subida um pouco antes do Escadório dos Cinco Sentidos. Explicamos como fazer isso no final do post em “DICA PARA QUEM ESTÁ DE CARRO“.
>> ESCADÓRIO DOS CINCO SENTIDOS (104 degraus)
Antes de começar a subir o Escadório dos Cinco Sentidos, há um pátio grande em que você pode descansar um pouco da caminhada antes de continuar a subida. Falamos mais sobre ele no item “3. VIA SACRA DO BOM JESUS“.

⇒ FONTE DAS CINCO CHAGAS
A água sai por cinco aberturas em escudo ornamentado com os “instrumentos da paixão”. Ela traz uma inscrição em latim que pode ser assim traduzida: “Fontes de púrpura abriu então o ódio amargo; agora o amor transforma-os aqui em cristais para ti”.

⇒ FONTE DA VISÃO
Essa fonte é formada por uma estátua que lança água pelos olhos e segura óculos na mão esquerda. A estátua central é a imagem de um pastor com a mão sobre o peito e os olhos fechados. À direita, uma estátua de Moisés e à esquerda, uma estátua de Jeremias.

⇒ FONTE DA AUDIÇÃO
A fonte conta com uma figura que lança água pelos ouvidos. A estátua central é de um jovem a tocar cítara (instrumento de cordas esticadas). À esquerda está a estátua do Rei David tocando harpa. À direita a figura de uma mulher tocando lira (instrumento de cordas utilizado na antiguidade).

⇒ FONTE DO OLFATO
Nesta fonte, a água sai pelo nariz de uma criatura, que segura uma caixa aberta nas mãos. A estátua acima da fonte é de um homem segurando sua capa com a mão direita e pegando numa flor com a esquerda. À esquerda, fica a estátua de Noé segurando um cordeiro. À direita, a estátua de Sunamites abraçada a uma palmeira.

⇒ FONTE DO PALADAR
A água desta fonte sai pela boca. Na mão esquerda da figura há uma maçã e há um macaco de cada lado. A estátua central representa José do Egito (filho de Jacob) com um cálice na mão direita e um prato com frutas na esquerda. À esquerda, a estátua de Jônatas (filho mais velho do rei Saul) com uma lança e, à direita, a estátua de Esdras (que liderou o segundo grupo de retorno de hebreus à Babilônia) segurando um cálice e pão.

⇒ FONTE DO TATO
Uma figura segura um jarro com mãos, por onde a água escorre. A estátua central da fonte é do rei Salomão, segurando um cetro. À esquerda, fica uma estátua do profeta Isaías e, à direita, uma estátua de Isaac cego (único filho de Abraão e pai de Esaú e Jacó) e com as mãos estendidas.

>> ESCADÓRIO DAS TRÊS VIRTUDES (93 degraus)
O Escadório das Três Virtudes foi construído em 1837 e possui três fontes dedicadas às “Virtudes Teologais”: Fé, Esperança e Caridade.

⇒ FONTE DA FÉ
A Fonte da Fé possui uma cruz com três aberturas dos cravos onde a água jorra. A estátua central representa a Fé, figura de mulher com os olhos vendados, segurando um cálice com uma hóstia na mão esquerda e com a direita apontando para o ouvido. À esquerda a estátua da docilidade, uma mulher com o braço esquerdo levantado, apertando na mão uma serpente. À direita, a estátua da confissão, sustentando na mão esquerda as Tábuas da Lei e com a mão direita apontando para os mandamentos.

⇒ FONTE DA ESPERANÇA
Esta fonte é simbolizada pela Arca de Noé e a água escorre por baixo. A fonte tem no seu topo a estátua da esperança, pegando numa âncora na mão esquerda e uma pomba na direita. Do lado esquerdo, fica a estátua da Confidência com um navio na mão e, do lado direito, da estátua da Glória que segura o sol.

⇒ FONTE DA CARIDADE
A Fonte da Caridade é representada por duas crianças de pé, tendo nas mãos um coração com um jarro de água. Ao centro, está uma estátua de mulher com duas crianças nos braços. À esquerda a estátua da Benignidade, uma figura feminina coroada pelo sol, encostada a um elefante, com os braços abertos e um ramo de pinheiro na mão direita. À direita está a estátua da Paz, com um ramo de oliveira na mão direita.

3. VIA SACRA DO BOM JESUS
A Via Sacra do Bom Jesus é uma referência aos passos da Via Sacra ou Via Crúcis (trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz até o Calvário, a colina onde foi crucificado e faleceu). Ela é formada por 19 capelas e a Basílica do Bom Jesus. Elas estão divididas da seguinte forma: 10 capelas nos Escadórios, 2 capelas especiais antes do Largo do Pelicano, 2 capelas no Largo do Pelicano (Terreiro de Moisés), 2 capelas em um lance de escadas a caminho do Parque do Bom Jesus, 3 capelas no Terreiro dos Evangelistas e a Basílica de Bom Jesus onde está a representação de Jesus crucificado.
>> 10 CAPELAS NOS ESCADÓRIOS DO BOM JESUS
As Capelas do Bom Jesus são construções elegantes que mostram cenários através de pinturas e ornamentos a teatralização da Paixão de Cristo de maneira alegórica. No final do século XIX, o santuário sofreu profundas obras remodelação e praticamente todas as capelas sofreram algum tipo de alteração.
1. CAPELA DA ÚLTIMA CEIA OU DO CENÁCULO
Esta capela possui imagens da Última Ceia e a frase em latim que pode ser traduzida como “Acabada a ceia… tomou Jesus o pão… e diz comei: este é o meu corpo”.

2. CAPELA DA AGONIA OU DO HORTO
Nesta capela está o episódio do Monte das Oliveiras, entre a Última Ceia e a prisão de Cristo, que conta com a inscrição “Posto em agonia, orava com mais fervor.”

3. CAPELA DA TRAIÇÃO OU PRISÃO E FONTE DA DIANA
Nesta capela está representada a traição de Judas, que levou à prisão de Jesus, com a frase “Lançaram as mãos a Jesus e o prenderam.” Há também 11 imagens que mostram as tentativas de Pedro em defender Jesus.

4. CAPELA DAS TREVAS E FONTE DE MARTE
A Capela abriga somente a imagem de Jesus Cristo, sentado em uma pedra com as mãos presas e o olhos vendados. Há uma inscrição que diz “Então uns lhe cuspiram no rosto… e outros lhe deram bofetadas.” À direita da capela fica a fonte de Marte, o deus romano da guerra.

5. CAPELA DA FLAGELAÇÃO OU DOS AÇOITES E FONTE DE MERCÚRIO
Esta capela tem uma única imagem de Cristo amarrado a uma coluna. Ali fica a inscrição “Prendeu Pilatos a Jesus, e o fez açoitar.” À esquerda da capela fica uma fonte em estilo barroco, conhecida como fonte de Mercúrio.

6. CAPELA DA COROAÇÃO DE ESPINHOS E FONTE DE SATURNO
Nesta capela ficam três imagens e a inscrição “Saiu Jesus trazendo a coroa de espinhos.” A simbologia da coroa de espinhos é de punição, tortura e humilhação, mostrando o sofrimento de Jesus.

7. MIRADOURO E CAPELA DO PRETÓRIO DE PILATOS OU ECCE HOMO
No final do Escadório do Pórtico, sobe-se para um mirante, construído em 1893, que proporciona amplas vistas da cidade e dá passagem para a Estrada do Bom Jesus, atravessada por um pequeno túnel em arco. O miradouro formado por um pátio circular que possui um chão decorado por mosaico de pedra branca e preta. A vista ali do alto é muito bonita. O miradouro possui duas capelas, uma de cada lado. À direita, fica a Capela do Pretório, onde pode-se ver o pretório de Pilatos com as esculturas de Pilatos e Jesus em tamanho natural.
Nós não pegamos o elevador e começamos a nossa subida um pouco antes do Escadório dos Cinco Sentidos. Explicamos como fazer isso no final do post em “DICA PARA QUEM ESTÁ DE CARRO“.

8. CAPELA DA SUBIDA PARA O CALVÁRIO E OBELISCOS
A outra capela do pátio do miradouro possui 12 imagens, sendo uma imagem de Cristo carregando a cruz nos ombros, arrastado por um soldado romano. Aqui fica a inscrição “Saiu… Pilatos fora e disse… eis o homem.” Este pátio é o lugar perfeito para tirar fotos das escadas e da Basílica acima. Nas laterais, ficam dois obeliscos em forma de serpentes enroscadas. Na base, ficam quatro cabeças de crocodilos indicando os quatro pontos cardeais. A partir desses obeliscos, segue-se por uma escadaria suave divida por vários lances de degraus, onde ficam mais duas capelas de planta hexagonal.


9. CAPELA DAS QUEDAS OU DO CIRENEU
Esta capela mostra o momento em que Jesus cai devido ao peso da Cruz e é amparado por Simão Cireneu, que o ajuda a levar a cruz. Uma curiosidade é que se fosse seguir os passos da tradicional Via Sacra, esta capela deveria ser a 5ª e não a 9ª.

10. CAPELA DA CRUCIFICAÇÃO
As 12 imagens existentes nesta capela foram construídas no século XVIII, embora a capela tenha sido construída no século XIX. Um dos destaques é a inscrição “Era a hora da terça quando o crucificaram.”

>> 2 CAPELAS ESPECIAIS ANTES DO LARGO DO PELICANO
Entre o final do Escadório das Três Virtudes e o Largo de Pelicano, há duas capelas em cantaria de granito e porta em arco, uma de cada lado da escadaria. Construídas em 1841, elas são diferentes de todas as outras capelas porque estão embutidas na rocha, como se fossem um tipo de gruta. São elas:
11. CAPELA DE MARIA MADALENA
A capela representa a gruta onde Maria Madalena se penitenciou escondida do mundo. Sua imagem contempla um coro de anjos.

12. CAPELA DE S. PEDRO
Do lado norte, em frente à Capela de Maria Madalena, fica a Capela de S. Pedro, o apóstolo que chora o pecado das negações.

>> 2 CAPELAS NO LARGO DO PELICANO (TERREIRO DE MOISÉS)
No Largo do Pelicano, ficam duas capelas, uma ao sul, e outra ao norte, ambas decoradas com esculturas de madeira. Chega-se a essas capelas após subir uma bonita escada em caracol.
13. CAPELA DO LEVANTAMENTO (ELEVAÇÃO)
Construída no século XIX, essa capela tem uma planta octogonal, assim como a seguinte, que fica do lado oposto. É possível encontrar a seguinte frase: “E quando eu for levantado da terra, todas as coisas atrairei a mim.”

14. CAPELA DA DESCIDA DA CRUZ
Nesta capela, localizada à esquerda, do lado oposto da Capela do Levantamento, destaca-se a inscrição “Tirando-o do madeiro.”, referindo-se a recuperação do corpo de Jesus.

>> 2 CAPELAS A CAMINHO DO PARQUE DO BOM JESUS
A continuação da Via Sacra do Bom Jesus prossegue passando-se por um novo lance de escadas. Mais duas capelas ficam entre a região dos hotéis e o Largo dos Evangelistas: a Capela da Unção ou Deposição e a Capela da Ressureição.
15. CAPELA DA UNÇÃO, DEPOSIÇÃO NO TÚMULO, OU DAS LÁGRIMAS
Esta capela fica à direita de quem sobe e é uma construção que exibe a inscrição “depuseram-no no sepulcro”. Aqui ficam 14 imagens, incluindo o corpo de Jesus estendido em um lençol, segurado pelos discípulos José de Arimateia e Nicodemos. Uma triste Maria, acompanha a cena. À direita, fica a Fonte das Lágrimas, que ficava em frente à capela, no passado. É uma fonte simples, sem figuras mitológicas ou decoração rebuscada.


16. CAPELA DA RESSURREIÇÃO
Ao continuar a subida pela escadaria, chega-se a Capela da Ressurreição, uma capela de planta quadrada construída em 1741. Ela é composta por um sepulcro em forma de gruta, onde ficam seis soldados judeus e a imagem de Jesus ressuscitado.

>> 3 CAPELAS NO TERREIRO DOS EVANGELISTAS
O Terreiro dos Evangelistas, também é chamado de Largo das Três Capelas, justamente por abrigar as 3 últimas capelas da Via Sacra do Bom Jesus.
17. CAPELA DA APARIÇÃO DE CRISTO A MARIA MADALENA
Seguindo para a esquerda, fica esta capela em estilo rococó que pode ser acessada subindo três degraus. Ali dentro fica a imagem de Jesus ressuscitado e Maria Madalena espantada com a cena. Há também três mulheres com vasos nas mãos e se deparam com dois anjos que dão a notícia da Ressurreição.

18. CAPELA DO ENCONTRO DE EMAÚS
A capela mostra o interior de uma casa do século XVIII. Cristo está sentado à mesa e há mais dois discípulos e cinco familiares. No domingo de Páscoa, dois discípulos caminhavam de Jerusalém para a casa deles na aldeia de Emaús e encontram um peregrino. Ao chegar em Emaús, convidam o peregrino para passar a noite e ele aceita. Durante o jantar, abençoa o pão e descobre-se que o peregrino era Jesus ressuscitado.

19. CAPELA DA ASCENSÃO
A última capela da Via Sacra é a mais espaçosa e representa a ascensão de Jesus Cristo aos céus, no Monte das Oliveiras. Existem 16 imagens dentro da capela, mostrando Jesus se despedindo de sua mãe, Maria, abençoando os apóstolos, discípulos e presentes, antes de subir aos céus cercado por anjos. A capela foi construída no século XVIII e possui a inscrição “Subiu ao Céu”.

4. TERREIRO DE MOISÉS / LARGO DO PELICANO
O Terreiro de Moisés é uma praça em forma de elipse que fica entre o alto dos escadórios e o Adro do Bom Jesus, com oito pilastras. Era aqui que se situava a igreja primitiva, finalizada em 1725. O pátio é decorado por jardins em ambas as extremidades e duas capelas.


Antigamente, o pátio contava com a presença de uma estátua de Moisés e, por isso, tinha esse nome. No entanto, foi renomeado para Largo do Pelicano, devido a presença da Fonte do Pelicano, construída em 1819. A estátua de Moisés foi transferida para um penedo perto de um lago do Parque do Bom Jesus.

>> ESTÁTUA DE SÃO LONGUINHOS
No local onde se situava a torre da primitiva igreja, encontra-se atualmente a Estátua de São Longuinhos. São Longuinhos foi um dos soldados presentes na crucificação de Cristo, que se converteu posteriormente. Concluída em 1819, esta estátua feita de granito retrata o santo sobre um cavalo, em cima de um pedestal. É a única estátua equestre existente em Portugal feita de pedra, e uma das únicas do mundo.

>> 2 CAPELAS DA VIA SACRA
Nesta praça ficam duas capelas da Via Sacra do Bom Jesus: Capela do Levantamento (Elevação) e Capela da Descida da Cruz. Detalhes sobre elas estão no tópico “3. Via Sacra do Bom Jesus“.
5. ADRO DO BOM JESUS
O Adro do Bom Jesus é um pátio externo localizado entre a Basílica e Largo do Pelicano (antigo Terreiro de Moisés). Ele está decorado com oito estátuas que representam personagens bíblicos importantes na condenação, paixão e morte de Cristo.

>> ESTÁTUAS DO LADO SUL
As estátuas do lado sul referem-se às ignomínias que Cristo sofreu da casa de Anás para a de Caifás e de Herodes até à condenação na de Pilatos.
- Estátua de Herodes: Herodes, rei da Judeia, está representado com os braços estendidos para Pilatos, que fica ao seu lado. A inscrição diz “Herodes. E fez escárnio dele, mandando-o vestir com uma veste branca, tornando-o a enviar a Pilatos.”
- Estátua de Caifás: A estátua de Caifás, em frente de Anás, tem a inscrição em latim que significa “Rasgou as vestes dizendo: Blasfemou.”

- Estátua de Anás: A estátua representa Anás, sumo sacerdote em Jerusalém, enviando Cristo para Caifás, seu genro, que participou do julgamento de Jesus no supremo tribunal dos judeus. A estátua conta com a inscrição “E Anás o mandou manietado ao pontífice Caifás.”
- Estátua de Pilatos: A estátua representa Pilatos, juiz que não interveio contra os fariseus na condenação de Jesus Cristo, entregando o título que seria colocado sobre a cruz. Conta com a inscrição “…entregou-lho para que fosse crucificado… e escreveu um título… em hebraico, grego e latim.”
>> ESTÁTUAS DO LADO NORTE
As estátuas do lado norte representam uma das cenas que se seguiram à morte de Jesus Cristo. José de Arimateia apresenta a petição do corpo de Jesus. Pilatos, com dúvidas sobre a morte de Cristo, pede o testemunho do Centurião, que confirma a morte, e concede então a José de Arimateia e a Nicodemos o corpo, para que eles embalsamem.
- Estátua de José de Arimateia: A estátua apresenta uma inscrição em latim que pode ser traduzida por “Este foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus.”
- Estátua de Nicodemos: Com uma taça na mão esquerda, a estátua de Nicodemos conta com a inscrição “Trazendo uma mistura de quase cem libras de mirra e aloé.”

- Estátua de Centurião: Centurião, soldado romano de escudo e lança, conta com a frase que pode ser traduzida como “E como o soubesse do centurião, deu o corpo a José.”
- Estátua de Pilatos: Em frente à estátua de José de Arimateia, fica a estátua de Pilatos recebendo a petição. Há a seguinte inscrição: “Então Pilatos mandou que se lhe desse o corpo.”
6. BASÍLICA DO BOM JESUS
A Basílica do Bom Jesus do Monte foi encomendada pelo arcebispo de Braga D. Gaspar de Bragança e projetada pelo arquiteto Carlos Amarante. Construída entre 1784 e 1811, com duas torres sineiras laterais, o edifício tem um frontão triangular, uma planta no formato de cruz latina e é um dos primeiros em estilo neoclássico em Portugal.

Aos lados da entrada principal, acima de 4 colunas de 6 metros de altura, ficam as estátuas dos profetas Jeremias e Isaías. Ao centro fica o brasão de João VI. Em 2015, a igreja foi elevada à categoria de basílica.

No interior da igreja, fica uma nave em abóbada com 6 janelas retas e o cruzeiro possui uma cúpula decorada com as estátuas dos quadro doutores da Igreja. A igreja também possui duas capelas, a do Santíssimo Sacramento e das Relíquias, que guarda o corpo de São Clemente, um soldado romano martirizado no século III.


No altar-mor, a imagem de Cristo crucificado que fica acima foi esculpida na Itália. A construção do altar-mor foi feita sobre uma única pedra de granito que representa a cena do Calvário. Tudo fica coberto por um tipo de dossel dourado, sustentado por quadro colunas jônicas. Você pode ver detalhes da Basílica fazendo uma visita virtual disponível neste link.

7. ESPLANADA DO TEMPLO: JARDINS & EDIFÍCIOS
A Basílica e cercada por uma área verde com grutas, coretos e alguns edifícios. Nos arredores da Basílica, ao longo do século XIX foram sendo feitos diversos melhoramentos e construídos diversos empreendimentos, incluindo um cassino, estação de telégrafos, coreto e uma casa das estampas. Os edifícios possuem outras finalidades nos dias atuais. Há também alguns quiosques nesta região para um café ou sorvete.
Entre os principais destaques estão:
>> CASA DAS ESTAMPAS
Um dos destaques é a Casa das Estampas, localizada do lado esquerdo da Basílica. No passado, ali já foi instalado um Museu, o Posto da Guarda Nacional Republicana e até uma Biblioteca. Atualmente, abriga uma loja de artigos religiosos, ótima opção para quem está a busca de souvenirs típicos e artigos religiosos. Há imagens de cerâmica, cartões postais, guias, bijuterias, velas, terços, pequenas esculturas e até mesmo brinquedos.


>> CENTRO MEMÓRIAS DO BOM JESUS DO MONTE
Ao lado da Casa das Estampas fica o Centro de Memórias do Bom Jesus do Monte, também conhecido como Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa. O local possui uma grande coleção de itens que procuram mostrar a importância do Santuário para a cidade de Braga e todo o país. Ao longo dos anos, a coleção foi sendo ampliada e, atualmente, é dividida nas seguintes categorias: pintura, cerâmica, escultura, ourivesaria, têxteis. Há itens datados desde o século XIV até os dias atuais. O local também abriga o Arquivo Histórico, que contempla uma vasta documentação que abrange o fundo bibliográfico, espólio de arquitetura, espólio fotográfico e documentação histórica.

Em 2022, por conta das celebrações dos 140 anos do elevador de Bom Jesus, há uma exposição especial chamada “Estância Elevada”, que procura homenagear este histórico funicular. A exposição que estará disponível para visitação por 6 meses, até 25 de setembro de 2022.

>> GRUTA
Também do lado esquerdo da Basílica, em uma plataforma superior, há uma bonita gruta artificial, inaugurada em 1902, em frente a uma pequena lagoa. Trata-se de uma gruta abobadada decorada com planta aquáticas, cercada por um bonito jardim e pequenos arbustos. No alto, um miradouro octogonal com estrutura de cortiça proporciona um espaço de sombra e sossego para relaxar.




>> CORETOS
Existem 3 coretos no Santuário do Bom Jesus, sendo dois deles perto da Basílica e um terceiro no Parque do Bom Jesus.
- O primeiro coreto foi construído entre 1912 sobre a gruta ao lado da Basílica. Ele consiste em um bonito mirante com uma estrutura feita para imitar madeira, tem forma octogonal e um chão de rosa dos ventos.



- O segundo coreto fica ao lado da Casa das Estampas e foi construído no final dos anos 1920. Entre 1930 e 1932, foram instaladas oito colunas de granito. O local já recebeu diversas festas anuais do Espírito Santo.

- O terceiro coreto em formato octogonal e estrutura mais simples, fica perto do lago do Parque do Bom Jesus em um lugar cercado pela natureza, perfeito para relaxar e respirar ar puro. Ele é feito de madeira e metal, os quais foram pintados de vermelho.
>> TELESCÓPIO
Pertinho da Basílica fica uma área bem gostosa com bancos para sentar e admirar a bela vista da cidade de Braga, mais distante. E nada melhor do que um telescópio para ajudar em enxergar toda a beleza dos arredores. Em 2015, foi instalado no local um telescópio colocado muito moderno. O telescópio original que ficava no local, adquirido em 1924, ainda pode ser visto no Centro de Exposições P. Cândido Pedrosa.


>> SALÃO DE CHÁ E COLUNATA DE EVENTOS
O Salão de Chá e a Colunata de Eventos são dois espaços usados mais frequentemente no verão, que ofereciam programas culturais, festas, concertos musicais, espetáculos e exposições. No passado, o Salão de Chá funcionou como cassino, não como um espaço de jogatina, mas mais um local de entretenimento. Atualmente, funciona como um espaço de eventos para os hotéis do Bom Jesus.
8. TERREIRO DOS EVANGELISTAS OU LARGO DAS TRÊS CAPELAS
O Terreiro dos Evangelistas, também conhecido como Largo das Três Capelas, é uma praça em formato octagonal na qual a Via Sacra do Bom Jesus termina (atrás do Hotel do Parque). Construído a partir de 1750, o local é decorado por estátuas dos Evangelistas, três capelas, quatro fontes e um belo chafariz ao centro, chamado de Chafariz das Lágrimas.

>> 4 FONTES
⇒ FONTE E ESTÁTUA DE SÃO MATEUS
A água desta fonte sai pela boca de um anjo. Há uma inscrição em latim que significa “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão”.

⇒ FONTE, ESTÁTUA E CAPELA DE SÃO MARCOS
A água jorra pela boca de um leão e há uma frase em latim que pode ser traduzida como “Conforme está escrito no profeta Isaías… voz do que clama no deserto”.

⇒ FONTE E ESTÁTUA DE SÃO JOÃO
A água desta fonte sai pela boca de uma águia e a fonte conta com a inscrição em latim que pode ser traduzida por “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”.

⇒ FONTE E ESTÁTUA DE SÃO LUCAS
A água jorra pela boca de um touro e a fonte tem a inscrição em latim que significa “No tempo de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote de nome Zacarias”.

>> 3 CAPELAS DA VIA SACRA
As 3 últimas capelas, das 19 capelas da Via Sacra do Bom Jesus do Monte, ficam localizadas no Terreiro dos Evangelistas. São elas: Capela da Aparição de Cristo a Maria Madalena, Capela da Casa de Emaús e Capela da Ascensão. Detalhes sobre elas estão no tópico “3. Via Sacra do Bom Jesus“.
9. PARQUE NATURAL DO BOM JESUS
A área do Parque Natural do Bom Jesus consiste em uma área de mata muito agradável. O parque começou a ser construído em 1877, quando várias árvores foram plantadas e trilhas foram abertas. O parque conta com muitas espécies de árvores, denso bosque, grutas, fontes, trilhas, mirantes, pontes rústicas, e lagos, sendo que no maior é possível alugar um barco a remo para um gostoso passeio. Ali perto fica o Bar do Lago, um bar todo renovado, com janelas de vidro, que serve cafés, vinhos, drinks, sorvetes e sanduíches.

Com uma arquitetura história, a Casa do Fresco se localiza no parque, atrás da Basílica e também é chamada de Gruta Barroca. Foi construída em 1751 e ficava nos jardins do Arcebispo de Braga. Em 1919, foi levada para o Parque do Bom Jesus. Possui uma bela decoração em estilo rococó.

10. HOTÉIS
Existem quatro hotéis que fazem parte do complexo de Bom Jesus do Monte oficialmente. Eles são ótimas opções para quem quer passar mais tempo visitando o local e estou procurando um lugar tranquilo e muito belo para se hospedar em Braga. São três hotéis 4 estrelas e 1 hotel 3 estrelas. Confira abaixo mais informações sobre eles.
- Hotel do Parque : Situado em um edifício do século XIX próximo ao Parque Natural do Bom Jesus e do Elevador do Bom Jesus, o hotel conta com um spa, piano-bar, salão de bilhar com jogos de tabuleiro e quartos modernos. Abriga o Restaurante Panoramic, com pratos de culinária tradicional e vinhos da região do Minho, norte de Portugal. É o mais bem avaliado dos 4 hotéis do complexo.


- Hotel do Elevador : Hotel do século XIX com decoração elegante e um restaurante panorâmico com vista para um jardim francês e vista panorâmica da cidade de Braga. Fica próximo ao Elevador do Bom Jesus.

- Hotel do Templo : O hotel possui um grande jardim paisagísticos e quartos com decoração elegante. No lobby do hotel, há um bar em que se pode tomar vinhos locais.


- Hotel do Lago : Este hotel localizado em uma colina arborizada oferece um terraço panorâmico com vista para a Serra do Gerês. Fica bem pertinho do Lago do Parque do Bom Jesus.

5 TIPOS DE VISITAS GUIADAS NO SANTUÁRIO
O santuário conta com um serviço de visitas guiadas orientadas por guias locais que levam os visitantes por 5 passeios diferentes, contemplando o patrimônio cultural, religioso e natural do Bom Jesus do Monte. As visitas guiadas podem ser organizadas de 1 a 25 pessoas, são oferecidas em português, espanhol, francês e italiano e obrigatoriamente precisam ter marcação antecipada pelo email geral@bomjesus.pt ou pelo formulário de contato nesta página.
DETALHES SOBRE AS VISITAS GUIADAS
- 1. BOM JESUS ESSENCIAL: Exterior e interior da Basílica; Torre Sineira e Coro Alto; Adro; Largo do Pelicano; São Longuinhos; Elevador; Explicação do escadório e capelas desde São Longuinhos; e Capela do Descimento da Cruz. Duração: 60 minutos | Preço: 37€ para 24 participantes ou menos
- 2. ESSENCIAL + CENTRO DE MEMÓRIAS: Todos os lugares anteriores, adicionando a Gruta e o Centro de Memórias. Duração: 60 minutos | Preço: 37€ para 24 participantes ou menos
- 3. BASÍLICA: Exterior e interior da Basílica; Torre Sineira e Coro Alto. Duração: 30 minutos | Preço: 20€ para 24 participantes ou menos
- 4. ESCADÓRIO E CAPELAS + ESSENCIAL: Pórtico, Escadório e capelas; Exterior e interior da Basílica; Terreiro dos Evangelistas. Duração: 120 minutos | Preço: 75€ para 24 participantes ou menos
- 5. BASÍLICA, JARDINS, LAGO E MATAS: Exterior e interior da Basílica; Jardins Largo do Pelicano; Gruta, Jardins, Mata e lago; Casa de Fresco. Duração: 60 minutos | Preço: 37€ para 24 participantes ou menos
COMO CHEGAR AO SANTUÁRIO DO BOM JESUS
- CARRO: Uma das melhores opções para visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte é alugar carro porque você pode conhecer tudo no santuário no seu ritmo. Nós usamos o RentCars.com, site em que é possível comparar preços de várias locadoras de veículos ao mesmo tempo e encontrar a melhor opção. Acesse este link para fazer a sua cotação.
- TREM: Uma outra opção é ir para Braga de trem (comboio em Portugal) e pegar um táxi ou Uber até o Santuário do Bom Jesus do Monte. Veja opções de trajetos, horários e preços no site oficial dos Comboios de Portugal.
- TOURS / EXCURSÕES: Uma outra opção – para quem está querendo conhecer a cidade combinando com outros passeios (geralmente, passando pela cidade de Guimarães) e sem precisar alugar um carro – é participar de um tour de um dia saindo do Porto. Abaixo, você vai encontrar várias opções interessantes. Clique para mais informações.
DICA PARA QUEM ESTÁ DE CARRO
Para quem não quer pegar o elevador (particularmente, não queria porque iria pular toda a escadaria que é um dos cartões postais do santuário), mas também não quer subir os 573 degraus (o primeiro Escadório é meio sem graça e o maior de todos), a dica é não estacionar o carro no estacionamento oficial (onde se pega o elevador), mas sim seguir pela Estrada do Bom Jesus e estacionar o carro perto Miradouro e Capela do Pretório de Pilatos ou Ecce Homo, antes do início do Escadório dos 5 Sentidos.

Há algumas vagas não delimitadas na beira da estrada e você pode deixar o carro lá para começar a visita. Assim, ao invés de subir 573 degraus, você subirá somente 197 degraus (o que é bem aceitável, né?) e terá as melhores vistas para fotos da escadaria e da basílica. Veja a localização no Google Maps aqui. Gostou da dica?
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Santuário do Bom Jesus do Monte
- Endereço: Estrada do Bom Jesus, 4715-056 Tenões, Portugal
- Horários: diariamente
- Basílica:
- Verão: de 8h às 19h
- Inverno: 8h às 18h
- Elevador: viagens a cada 30 minutos, aos minutos 25 e 55 a cada hora
- Verão: de 8h55 às 19h55
- Inverno: de 8h55 às 12h55 e de 13h55 às 17h55
- Casa das Estampas:
- Verão: de 9h às 19h
- Inverno: de 9h às 13h e de 14h às 18h
- Coro Alto e Torre Sineira: exposição de objetos litúrgicos
- Verão: de 8h às 12h30 e de 14h às 19h
- Inverno: de 8h às 12h30 e de 14h às 18h
- Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa | Centro de Memórias do Bom Jesus do Monte: segunda a sexta-feira de 9h às 12h e de 14h às 17h
- Barcos Artesanais (no Lago do Bom Jesus do Monte): de 10h às 13h e de 14h às 19h
- Bar do Lago: de segunda a quinta de 10h às 18h | de sexta a domingo de 10h às 19h
- Basílica:
- Entrada: gratuita para o Mosteiro
- Elevador: €1,50 ida | €2,50 ida + volta
- Coro Alto e Torre Sineira: €1 por pessoa
- Barcos Artesanais: €1 por pessoa 15 minutos | mínimo 2 pessoas por barco
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Portugal:
PORTO
- Portugal: O que fazer no Porto – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Porto: Hotel One Shot Aliados Goldsmith 12
- Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
- Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
- Porto: Restaurante Francesinhas Al Forno da Baixa
- Cálem: Tour na cave mais visitada de Vinho do Porto
- Vícios à Mesa – Maus Hábitos: Pizza e cultura no Porto
- Porto.CARD: Dica de economia na cidade do Porto
- Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
- Portugal: Restaurante Ribeira Square no Porto
- Kind Kitchen: Comida casual vegana no Porto
- Portugal: Curiosidades e Passeios nas 6 Pontes do Porto
LISBOA
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa



