Portugal: O que fazer em Braga – Roteiro de 1 dia

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
 

Conheça Braga, a terceira maior cidade de Portugal e a mais antiga do país, repleta de atrações, muita história, arte e cultura.

A CIDADE DE BRAGA

Fundada no ano 16 a.C. pelo Imperador Romano Otávio Augusto com o nome de Bracara Augusta, Braga é a cidade mais antiga de Portugal. Com cerca de 200 mil habitantes, Braga é chamada de vários nomes: Roma Portuguesa, Cidade Romana, Cidade Barroca, Capital do Minho, entre outros. Trata-se de uma cidade com um patrimônio cultural gigantesco, abrigando inclusive um Patrimônio Mundial da UNESCO, o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Portugal: Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga
Santúario do Bom Jesus do Monte

Sua economia é muito dinâmica e voltada para o comércio, serviços, construção civil, informática, tecnologia, turismo, indústria e artesanato. A cidade de Braga é considerada por muitos como a “Silicon Valley Portuguesa”, por abrigar várias empresas ligadas ao software. A cidade também abriga a Universidade do Minho, instituição fundada em 1973 que se destaca pela inovação, criatividade e tecnologia. Em 2021, Braga foi eleita o melhor destino europeu do ano.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Igreja de São Marcos atrás da Fonte Seiscentista do Largo Carlos Amarante
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Calçadão da Rua do Castelo

UM POUCO DE HISTÓRIA…

Vestígios de presença humana na região remontam há milhares de anos. Na Idade do Ferro, desenvolveram-se os chamados “castros”, ruínas arqueológicas dos Brácaros, o povo indígena que ocupava a região. Durante o século II a.C. a região foi dominada pelos romanos, que fundaram a cidade de Bracara Augusta em 16 a.C. Posteriormente, a cidade se tornou a capital da província da Galécia. Após a Queda do Império Romano do Ocidente, a cidade se tornou a capital do Reino Suevo (o antigo Reino da Galiza). Posteriormente, com o declínio do Reino Suevo, a cidade foi dominada pelos visigodos durante 130 anos. Em 715, os mouros tomaram Braga, provocando uma grande destruição na cidade.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Praça da República

O nome “Braga” provavelmente só surgiu no século XI, mesma época em que a muralha da cidade e a catedral começam a ser construídas. Braga foi oferecida como dote, por Afonso VI de Leão e Castela, à sua filha D. Teresa, no seu casamento com D. Henrique de Borgonha. Estes últimos foram senhores da cidade entre 1096 a 1112, quando foi doada aos arcebispos da cidade. Sob o reinado de D. Dinis, entre 1279 e 1325, a muralha foi reformada e foi construída uma torre de menagem.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Sé de Braga a partir da Rua D Gonçalves Pereira

Posteriormente, foram adicionadas nove torres, de planta quadrangular, à muralha, concluindo-se também o Castelo de Braga em torno da torre de menagem existente. Do século XVI ao XVIII, por intermédio de vários arcebispos, os edifícios de estilo medieval vão sendo substituídos por outros de arquitetura religiosa da época. No final do século XIX, o centro da cidade deixa a área da Sé de Braga e passa para a Avenida Central e, no século XX, a infraestrutura da cidade foi melhorada e Braga começou a passar por um ritmo rápido de desenvolvimento.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Largo de São Francisco
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Rua do Cabide, em frente à Sé de Braga

QUANDO VISITAR BRAGA

Braga é um ótimo lugar para se visitar a qualquer época do ano. O clima de Braga é temperado, com quatro estações bem definidas. Os invernos e outonos são amenos, chuvosos e com ventos moderados, com temperaturas que variam entre 15ºC e 5ºC. Os verões são curtos, mornos e com ventos suaves, com temperaturas entre 27ºC e 14ºC. Assim, os melhores meses para visitar Braga em termos de clima são os meses entre maio e setembro. Os meses mais quentes são julho, agosto e setembro e os mais frios são janeiro e fevereiro. Os meses mais chuvosos são janeiro, fevereiro, outubro e dezembro. Você também pode ajustar a sua viagem de acordo com os eventos que acontecem na cidade ao longo do ano. Os principais são:

  • Semana Santa (abril): Nesta semana, ocorrem vários cortejos, procissões, romarias, exposições culturais, apresentações teatrais e concertos musicais. As escolas e universidades da cidade fazem uma pausa e as ruas da cidade ficam enfeitadas.
  • Braga Romana (maio ou junho): Evento que ocorre desde 2003 em que moradores da cidade vão às ruas para recriar o período da Braga do período do Império Romano.  O evento envolve diversos espetáculos e festividades, incluindo um mercado romano, artes circenses, representações teatrais, apresentações musicais, cortejos romanos, entre outros.
  • Festa de São João de Braga (junho): É a festa de São João mais antiga e tradicional do país, contando com uma variedade de atrações, feiras de artesanato, apresentações culturais, desfiles, cortejos, procissões, entre outras atrações.
  • Noite Branca (setembro): É uma boa forma de se despedir do verão, com todos vestidos de branco (único requisito para entrar). A Noite Branca são 48 horas seguidas de eventos culturais e muitas atrações gratuitas para todas as idades, incluindo concertos musicais, peças teatrais, performances artísticas entre outras. Os museus e teatros têm entrada gratuita durante o período.
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Canteiros de flores da Avenida da Liberdade

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM BRAGA

Estando em Braga, a melhor forma de se locomover é a pé. O centro histórico da cidade não é muito grande e super agradável de passear. Confira abaixo quais são as principais opções para chegar à cidade de Braga.

  • CARRO: Uma boa pedida é fazer uma viagem com um carro alugado até Guimarães, assim você vai poder ficar nos locais o tempo que desejar.
  • TREM: Outra opção é pegar o trem (comboio em Portugal) e descer na Estação Ferroviária de Braga, localizada a cerca de 10 minutos a pé do centro histórico. O trajeto de Porto-São Bento leva cerca de 1h15 minutos e a passagem custa €3,25. Veja informações sobre horários e preços no site oficial Comboios de Portugal.
  • EXCURSÕES: Uma das formas mais populares de chegar à cidade é participando de uma excursão a partir da cidade do Porto, que também inclui a cidade de Braga. Trata-se de uma excelente opção para quem quer aproveitar para conhecer vários locais em um só dia sem precisar se preocupar com transporte público ou alugar um automóvel. Confira algumas opções abaixo e clique para mais informações.

O QUE FAZER EM BRAGA

Para facilitar a organização de sua viagem a Braga, todas as atrações foram colocadas no mapa interativo abaixo. As atrações estão em azul, restaurantes e lojas em vermelho e, em preto, vários outros pontos de interesse em preto (estacionamentos, estação ferroviária, estação rodoviária, dicas de hospedagem, entre outros).

1. SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MONTE

O Santuário do Bom Jesus do Monte é um mosteiro localizado a cerca 10 minutos de carro do centro de Braga que consiste em um complexo que abriga uma basílica, uma loja de artigos religiosos (Casa das Estampas), um enorme escadório (sua marca registrada), parques e jardins, um funicular (Elevador do Bom Jesus) e alguns hotéis e restaurantes. Desde 2019, o Santuário do Bom Jesus do Monte está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Portugal: Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga
A igreja fica no alto do monte, subindo as escadarias

Há evidência de ocupação no local desde o século XIV, mas a construção da igreja como pode ser vista nos dias atuais teve início em 1784, sendo concluída em 1811. Com uma planta em cruz latina e duas torres, a basílica é um dos primeiros edifícios em estilo neoclássico em Portugal. O pátio externo possui oito estátuas que representam personagens importantes na condenação, paixão e morte de Cristo.

Portugal: Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga
Vista do alto do Escadório das Três Virtudes

Como o nome diz, a igreja fica no alto de um monte (116 metros de desnível), e para se chegar lá é preciso pegar um funicular ou subir os 573 degraus íngremes de sua escadaria, na verdade 3 escadarias, ou escadório como falado em Portugal. São eles: Escadório do Pórtico (com 376 degraus, construído em 1723, onde ficam as primeiras das 17 capelas da Via Sacra do Bom Jesus); Escadório dos Cinco Sentidos (104 degraus distribuídos em 5 lances de escada com fontes alegóricas representando a Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato); e o Escadório das Três Virtudes (com 93 degraus, construído em 1837, abriga 3 fontes dedicadas às virtudes teologais Fé, Esperança e Caridade).

  • Endereço: Estrada do Bom Jesus, 4715-056 Tenões, Portugal
  • Horários: diariamente
    • Basílica: Verão: de 8h às 19h | Inverno: 8h às 18h
  • Entrada: gratuita para o Mosteiro
Leia mais: Portugal: Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga
Portugal: Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga
Igreja vista do Largo do Pelicano

2. SÉ DE BRAGA

Dedica à Virgem Maria, a Sé de Braga é a Catedral da cidade que começou a ser construída no final do século XI e finalizada no século XIII. Ela é a primeira Catedral portuguesa a ser construída e é repleta de história, enorme riqueza artística e liturgia.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Sé de Braga
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Fachada da Sé de Braga

O edifício mistura diferentes estilos arquitetônicos e artísticos, incluindo o românico e o barroco, com duas torres sineiras e três naves. Ao lado da Sé ficam duas outras atrações: a Igreja da Misericórdia e a Capela de São Geraldo.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Igreja da Misericórdia e Capela de São Geraldo vistas da lateral da Sé…
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
…E do lado de dentro

Entre os destaques da Sé de Braga está o túmulo do Infante D. Afonso de Portugal, primeiro filho de D. João I e de Philippa de Lancaster, e também os túmulos de Henrique de Borgonha, conde de Portucale e de sua esposa, Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques; além da pia batismal feita de calcário em estilo gótico-manuelino do século XVI.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Nave da Sé de Braga
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Pintura na madeira do teto

Adicionalmente, é possível visitar:

  • Tesouro da Sé: Acervo de coleções de arte sacra que incluem ourivesaria, escultura, pintura, têxtil, mobiliário, cerâmica e objetos de culto católico com mais de 200 peças.
  • Capelas e Coro Alto: Visita inclui as capelas dos Reis, de S. Geraldo, da Glória, Coro Alto e Órgãos da Catedral. Esta visita é acompanhada por um guia da Catedral.
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Coro Alto da igreja
  • Endereço: R. Dom Paio Mendes, 4700-424 Braga, Portugal
  • Horários:Catedral: de outubro a março de 8h às 18h30 | de abril a setembro de 8h às 19h
    • Visitas: de 9h30 às 12h30 e de 14h30 às 17h30 (18h30 no verão)
  • Entrada:Percurso 1: Tesouro-Museu da Sé de Braga – €3
  • Instruções:Acesso feito a partir da Rua do Cabido, ou pela entrada lateral, junto à Rua D. Diogo de Sousa | Bilheteria localizada no Claustro
    • Proibido fazer visitas turísticas durante os horários de culto
    • Fotografias somente sem flash
    • Proibido fotografar dentro do Tesouro-Museu
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Altar-mor da Sé de Braga
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Capelas na lateral da nave
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Estátuas dos apóstolos nas paredes

3. CAPELA E CASA DOS COIMBRAS

No Largo de Santa Cruz, fica o palacete dos Coimbras, construído no século XVI como uma residência para eclesiásticos. Posteriormente, ela foi adquirida por D. João de Coimbra que ergueu uma capela privada que ficou conhecida como Capela dos Coimbras, também conhecida como Capela de Nossa Senhora da Conceição. Ela é a capela privada mais antiga da cidade, pertencente à família Lancaster e foi construída em formato de uma torre quadrangular. Suas paredes possuem imagens sobre o Gênesis desenhadas em azulejos. Em 1906, o palacete dos Coimbras foi demolido e, em 1924, o edifício foi reconstruído do lado oposto da rua, exatamente ao lado da capela. Este novo edifício é conhecido como Casa dos Coimbras e preserva algumas das janelas e portas do antigo palacete. Atualmente, na Casa dos Coimbras abriga um museu, um jardim e um Café.

  • Endereço: Largo de Santa Cruz 23, 4700-308 Braga, Portugal
  • Horários: de quinta a terça-feira de 9h30 às 17h30 | fechado às quartas-feiras
  • Entrada: gratuita
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Casa dos Capelos

4. IGREJA DE SÃO MARCOS & LETREIRO DE BRAGA

O letreiro com o nome da cidade de Braga fica em frente à bonita Fonte Seiscentista do Largo Carlos Amarante com o belíssimo Hotel Vila Galé Collection Braga e a igreja de São Marcos ao fundo.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Letreiro da cidade de Braga com a igreja ao fundo

Também conhecida como Igreja do Hospital (Endereço: R. de São Bentinho 21, 4700-327 Braga, Portugal), ela foi construída no século XVIII e traz no centro da fachada a estátua de São Marcos, patrono da igreja, cujas relíquias se encontram dentro da igreja. As demais estátuas da fachada representam: São Simão, São Bartolomeu, São Tiago Menor, São João Evangelista, Santo André, São Pedro, São Paulo, São Tiago Maior, São Tomé, São Filipe, São Matias e São Lucas.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Igreja de São Marcos e o hotel à direita

Encostada à fachada Oeste do edifício, encontra-se a Capela de S. Bentinho (Endereço: R. de São Bentinho 23-27, 4700-327 Braga, Portugal). Mais próxima ao letreiro fica uma outra igreja, a Igreja de Santa Cruz (Endereço: Largo Carlos Amarante 11, 4700-308 Braga, Portugal), construída no século XVII, com um interior belíssimo de talha dourada em destaque no órgão e nos púlpitos que fazem valer a visita.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Igreja de Santa Cruz

5. PALÁCIO DO RAIO & ARREDORES

O Palácio do Raio, também conhecido como Casa do Mexicano, é um belíssimo edifício em estilo barroco joanino de dois andares. Construído entre 1752 e 1755, sua fachada impressiona pela beleza e decoração em azulejos azuis com detalhes ornamentados em amarelo e 11 janelas brancas. Em 1883, ele foi vendido à Santa Casa de Misericórdia, que instalou alguns serviços do Hospital de São Marcos.  Em 2015, o prédio foi restaurado para abrigar um museu, o Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga constituído por dez salas temáticas. Do seu acervo fazem parte, máquinas e aparelhos usados nos cuidados médicos, bem como outros utensílios dos antigos hospitais. O acervo da exposição permanente é apresentado de forma interativa e dinâmica, com vídeos e outros elementos que permitem contemplar toda a beleza arquitetônica e artística do edifício, além de exibir itens de arte sacra, pintura, escultura, cerâmica, ourivesaria, artigos hospitalares e farmacêuticos e documentos.

  • Endereço: Braga Norte 920, 4700-327 Braga, Portugal
  • Horários: de terça a sábado de 10h às 13h e de 14h30 às 18h30
  • Entrada: gratuita
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Palácio do Raio

Em frente à igreja, fica ainda o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio (Endereço: Rua do Raio, nº2, 4710-925 Braga, Portugal | Horários: de terça a sábado de 14h39 às 17h30 | Entrada: €2), um museu etnográfico com trajes e instrumentos musicais tradicionais) e a Fonte do Ídolo (Endereço: R. do Raio 379, 4700-921 Braga, Portugal | Horários: de segunda a sexta de 9h30 às 13h e de 14h às 17h30 e sábado de 11h às 17h30 | Entrada: €1.90), que é o que resta de um antigo santuário romano.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Fonte do Ídolo | Foto: site oficial

6. PRAÇA DA REPÚBLICA & BASÍLICA DOS CONGREGADOS

A Arcada, como é conhecida a Praça da República de Braga é um praça histórica que foi primeiramente construída durante a Idade Média. Desde o fim do século XVI, era o local onde se concentrava grande parte do itens que abasteciam a cidade. Em meados do século XIX, o grande espaço foi transformado em um jardim, o Jardim da Avenida Central. O local só ganhou o nome de Praça da República, após a implantação da república em Portugal em 1910. Em 1995, foi instalada uma bela fonte, conhecida como Chafariz da Praça da República, praticamente em frente à Igreja da Lapa (Praça da República 27, 4710-305 Braga, Portugal).

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Chafariz da Praça da República

A praça dá acesso à Basílica dos Congregados (Endereço: Av. Central 98, 4710-229 Braga, Portugal | Horários: de segunda a sexta de 8h às 18h, sábado de 8h às 23h, domingo de 8h às 13h), construída no século XVIII e finalizada totalmente somente no século XX, que fica localizada no antigo Convento dos Congregados. Há duas estátuas na fachada que representam São Felipe Néri e São Martinho de Dume. Além disso, a igreja possui duas torres sineiras nas laterais que possuem relógios na fachada. O teto do presbitério é o único estuque rococó que Braga ainda conserva.

braga-museu-nogueira-silva
Basílica dos Congregados

Ao lado, em uma das avenidas mais importantes da cidade, a Avenida da Liberdade, fica o Posto de Turismo de Braga (Av. da Liberdade 1, 4710-251 Braga, Portugal), oferendo ajuda para os visitantes através de mapas, informações e dicas de passeios. A Avenida também é o endereço de um teatro histórico, o Theatro Circo, situado em prédio de arquitetura imponente.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Chafariz da Praça da República com o Posto de Turismo (em branco) ao fundo
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Theatro Circo
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Caminhando pela Avenida da Liberdade

7. MUSEU NOGUEIRA DA SILVA

Do lado oposto à Basílica dos Congregados, atravessando a praça, encontra-se o Museu Nogueira da Silva, um museu fundado em 1975 pelo filantropo Antonio Augusto Nogueira da Silva. O acervo do museu inclui pinturas, esculturas e artes decorativas europeias, além de abrigar jardins com inspiração francesa que contam estátuas e uma fonte. A exposição permanente inclui uma importante coleção de porcelana, peças de mobiliário, pinturas, itens de prata e de marfim e algumas tapeçarias e azulejos.

  • Endereço: Av. Central 61, 4710-308 Braga, Portugal
  • Horários: Museu e Jardim: de terça a sexta de 10h às 12h e de 14h às 17h | sábado de 14h às 17h | fechados às segundas, domingos e feriados
    • Galerias e Cafetaria: de terça a sexta de 10h às 12h30 e de 14h às 18h30 | sábado de 14h às 18h30 | fechadas às segundas, domingos e feriados
  • Entrada: €2 maiores de 14 anos
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Museu Nogueira da Silva | Foto: divulgação

8. ANTIGO CASTELO DE BRAGA & TORRE DE MENAGEM 

A Torre de Menagem é a principal estrutura que sobrevive do antigo Castelo de Braga, cuja construção ocorreu após invasões em 1369, no período de D. Dinis, embora a história das muralhas de Braga seja bem anterior (final do século III durante a ocupação romana). Ao longo dos séculos XIV e XV, terminado o castelo, as atenções se concentraram nas muralhas. É neste contexto que surgem numerosas torres, de planta quadrangular.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
A torre fica escondida atrás de uma árvore perto do Largo de São Francisco

Com cerca de 12 metros de base e 30 metros de altura, a Torre de Menagem  é feita em granito e possui 3 pisos. Ela é a única das cinco ou seis torres que serviam como torres de vigia nas antigas muralhas medievais que cercavam a cidade. Numa das fachadas encontra-se uma pedra de armas de Dom Dinis. A área do castelo foi demolida em 1906, após ter sido utilizada como presídio por alguns anos. Atualmente, a Torre de Menagem é utilizada como uma galeria de arte.

  • Endereço: R. do Castelo 19, 4700-328 Braga, Portugal
  • Horários: de terça a sábado de 14h às 17h30
  • Entrada: gratuita
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Torre de Menagem

Também na Rua do Castelo, pertinho da Torre de Menagem e do Largo São Francisco, fica a Igreja dos Terceiros ou Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída por volta de 1690 em estilo barroco, bela fachada e interior decorado com azulejos brancos e azuis representando cenas bíblicas.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Igreja dos Terceiros

9. ANTIGO PAÇO ARQUIEPISCOPAL & ARREDORES

No passado, o Paço Arquiepiscopal era o palácio dos Arcebispos de Braga, constituindo-se de um complexo arquitetônico muito bonito. Em frente do edifício mais antigo, fica o Jardim de Santa Bárbara, conhecido como Paço Medieval de Braga. Ele foi construído durante a Idade Média, entre os séculos XIV e XV. No centro do jardim fica uma fonte do século XVII, com uma estátua de Santa Bárbara, que dá nome ao jardim.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Jardim de Santa Bárbara com a estátua ao centro
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Detalhes do Jardim de Santa Bárbara

Na entrada para o jardim, fica a Fonte do Dragão, com uma linda estátua de dragão em um calçadão rodeado por prédios e alguns restaurantes e Cafés.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
À esquerda, a Fonte do Dragão

Outros edifícios do complexo circundam o Largo do Paço, uma praça que abriga no centro o Chafariz dos Castelos, construído em 1723 no Largo Paço. No alto, fica uma figura feminina que simboliza a cidade. Nestes edifícios funcionam os escritórios da reitoria da Universidade do Minho.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Chafariz do Castelo ao centro

Há também outro edifício do complexo que fica voltado para a Praça do Município e foi construído no início do século XVIII, em estilo barroco. Atualmente, abriga a Biblioteca Pública de Braga. Do lado oposto, nesta mesma praça, ficam os Paços do Concelho de Braga, sede da Câmara Municipal da cidade (prefeitura). Construído entre 1753 e 1865, o edifício é “considerado um dos mais exemplares da arquitetura barroca na Península Ibérica”. Em frente, fica a Fonte do Pelicano.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Praça do Município com a Fonte do Pelicano e o Paço do Concelho ao fundo

10. ARCO DA PORTA NOVA

O antigo Castelo de Braga contava também 8 portões de entrada nas muralhas. O Arco da Porta Nova (Endereço: R. Dom Diogo de Sousa 127, 4700-424 Braga, Portugal), em estilo barroco, construído em 1512 e renovado em 1773 ainda pode ser visto. Você precisará caminhar pela R. do Souto, uma rua de pedestres super charmosa no centro da cidade.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Torre da Porta Nova à direita e Museu da Imagem, em vermelho

Junto ao Arco da Porta Nova, encontra-se uma torre medieval escondida, pertencente à muralha, cuja entrada é feita pelo Museu da Imagem (Endereço: Campo das Hortas 35, 4700-421 Braga, Portugal | Horários: de terça a sexta de 11h às 19h, sábados e domingos de 14h30 às 18h | Entrada: gratuita).

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Repare na torre escondida no alto à esquerda

Aproveite e dê uma esticadinha ao Campo das Hortas, que abriga um bonito jardim ali pertinho.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
O florido Campo das Hortas

11. MUSEU DOS BISCAINHOS

O Museus dos Biscainhos está localizado em um casarão barroco localizado na rua de mesmo nome que é uma referência aos artesãos vindos de Biscaia (província no norte da Espanha onde fica a cidade de Bilbao) que se instalaram na cidade no século XVI. A construção começou no século XVII e a casa foi modificada ao longo dos séculos. Em 1963, ela foi doada ao município. Com amplos salões com tetos luxuosos, o Museu dos Biscainhos exibe uma coleção de artes decorativas com objetos de vidro, ourivesaria, cerâmicas, móveis, têxteis e relógios.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Uma das salas do Museu dos Biscaninhos | Foto: divulgação
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Muitas peças de arte decorativa | Foto: divulgação

Construído em 1750, o jardim da propriedade é um dos mais importantes do período barroco em Portugal, e conta com um jardim formal, pomar e hortas, entre outros espaços decorados com fontes e esculturas barrocos. Reformas estão planejadas para ocorrer no início de 2023 e se estender até 2024. 

  • Endereço: R. dos Biscaínhos s/n, 4700-415 Braga, Portugal
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 13h e de 14h às 17h30 | fechados às segundas-feiras
  • Entrada: €2 | gratuita para os jardins
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Fonte no belo jardim do museu | Foto: divulgação

Há poucos metros do museu fica a Igreja do Pópulo (Endereço: Praça Conselheiro Torres Almeida 113, 4700-435), construída entre os séculos XVI e XIX.

12. MUSEU PIO XII

Localizado no Largo de Santiago, o Museu Pio XII é um museu dedicado à arqueologia e arte sacra. Localizado no prédio que abriga o Seminário Conciliar de Santiago, o Museu Pio XII abriga três áreas de visitação, além de uma sala para exposições temporárias. O acervo conta com pinturas e estátuas relacionadas à arte sacra, além de sarcófagos, gárgulas e cruzes proveniente se escavações arqueológicas.

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Museu Pio XII | Foto: divulgação

Ainda é possível visitar a Galeria Medina, que expõe o maior acervo do pintor Henrique Medina, com 76 obras e uma Torre Medieval.

  • Endereço: Largo de Santiago 47, 4700-039 Braga, Portugal
  • Horários: de terça a domingo, de 9h30 às 12h30 e de 14h30 às 18h00 | fechado às segundas-feiras
  • Entrada: Exposição “Um Museu, Uma História”: 2 € | Galeria Henrique Medina: 2 | Torre Medieval: 2 € | Todos os espaços/núcleos: 4 €
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Pinturas no Museu Pio XII | Foto: divulgação
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Itens em exposição no Museu Pio XII | Foto: divulgação

13. LARGO DE SÃO PAULO

No final dos anos 1990, foram realizadas escavações arqueológicas que descobriram a presença de vários muros da época romana. Atualmente, com um monumento em homenagem ao Frei Bartolomeu dos Mártires, arcebispo de Braga, o Largo de São Paulo se destaca pela presença das seguintes atrações:

  • Igreja de São Paulo: Instalada no Seminário de São Pedro e São Paulo e integrada ao Museu Pio II, foi inaugurada em 1589. Entre os seus destaques estão: o grandioso retábulo da capela-mor, o belíssimo altar em estilo-rococó, dois painéis de azulejo da capela-mor e estátuas dos quatro evangelistas.
  • Capela de Nossa Senhora da Torre e Torre de Santiago: Construída junto a uma das entradas da antiga muralha da cidade em uma das torres medievais sobreviventes. A torre também está integrada ao Museu Pio XII, onde é possível compra ingressos para visitá-la.
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Igreja de São Paulo à esquerda e a Capela de Nossa Senhora da Torre à direita
  • Igreja de São Tiago da Cividade: Construída no século XVII, com características maneristas, barrocas e neoclássicas. Possui apenas uma nave, com uma capela lateral e uma capela-mor. No interior, destaque para a pia batismal maneirista e para o retábulo barroco nacional da capela lateral.
  • Porta de Santiago: Um dos portões das antigas muralhas de Braga, que abrigava um dos pontos de vigia medievais e uma das entradas da cidade.

14. TERMAS ROMANAS DO ALTO DA CIVIDADE

As Termas Romanas do Alto da Cividade, também conhecidas como Termas Romanas de Maximinos, foram reveladas em escavações arqueológicas conduzidas no final da década de 1970. Nesta época, foi descoberta uma área de 850 m² de ruínas de antigas termas romanas (antigas casas de banho, sauna e esportes) da cidade da Roma Antiga que havia antes de Braga, chamada Bracara Augusta. Provavelmente, as termas foram construídas no final do século I e, no final do século IV, o edifício começou a sofrer uma grande remodelação, tendo sua superfície alterada. Atualmente, é possível ver no sítio arqueológico algumas colunas e compartimentos que sustentavam as câmaras dos banhos termais.

  • Endereço: R. Dr. Rocha Peixoto 13, 4700-043 Braga, Portugal
  • Horários: de segunda a sexta de 9h30 às 13h e de 14h às 17h30
  • Entrada: gratuita
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Termas Romanas do Alto da Cividade | Foto: cm-braga.pt

15. MUSEU DE ARQUEOLOGIA D. DIOGO DE SOUSA

Inaugurado em 1918, o nome deste museu de arqueologia é uma homenagem ao arcebispo de Braga, entre 1505 e 1532, por ter sido um dos pioneiros na preservação do patrimônio da antiga cidade de Bracara Augusta. O acervo conta com coleções de arqueologia do norte de Portugal, desde o período Paleolítico à época Medieval e possuiu a melhor coleção de miliários de toda a Europa. Miliários eram colunas de base retangular de até 2 metros de altura e pesando até 2 toneladas que eram utilizadas como marcos de distância ao longo das estradas do Império Romano (1 milha romana ∼1480 metros).

  • Endereço: R. dos Bombeiros Voluntários s/n, 4700-025 Braga, Portugal
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h30 | fechado às segundas-feiras
  • Entrada: 3€
    • Bilhetes Conjuntos:
      • Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos: 4€
      • Museu D. Diogo de Sousa, Museu Biscainhos e Mosteiro S. M. de Tibães: 7€
Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Uma das salas de exibição do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa | Foto: site oficial

ONDE COMER EM BRAGA

Braga possui muitas opções de restaurantes e pode ter certeza de que você terá várias opções interessantes principalmente na região da Avenida da Liberdade e nos arredores do Chafariz da Praça da República. Abaixo, confira algumas sugestões:

Portugal: Restaurante italiano Sale & Dolce em Braga
Vegan Pizza no Restaurante Sale & Dolce

ONDE COMPRAR EM BRAGA

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia
Calçadão da Rua Francisco Sanches

ONDE SE HOSPEDAR EM BRAGA

Abaixo, você vai encontrar alguns hotéis bem localizados e bem avaliados em Braga que estão divididos por estrelas:

Um dos quartos do hotel Burgus Tribute & Design Hotel | Foto: divulgação

Guarde estas dicas no Pinterest!

Portugal: O que fazer em Braga - Roteiro de 1 dia - Viajonários | https://viajonarios.com/braga/ | #viajonarios #roteiro #braga #portugal

Portugal: What to do in Braga - 1 Day Itinerary - Viajonários | https://viajonarios.com/braga/ | #viajonarios #itinerary #braga #portugal


Leia mais sobre Portugal:

PORTO

LISBOA

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui