Conheça esse guia prático de 20 principais parques em Londres separados por região, para incluir no roteiro de sua viagem às áreas verdes mais bonitas da cidade!
PARQUES EM LONDRES
Londres não é só uma metropole maravilhosa, repleta de atrações históricas e inovações de última geração. A cidade também abriga áreas verdes belíssimas que são excelentes opções para dar aquela relaxada depois de horas batendo perna. Neste post, você vai encontrar uma seleção muito bacana de parques em Londres que são imperdíveis e muitos deles repletos de história. É claro que não tem como deixar de fora dessa lista todos os 8 parques reais de Londres, mas também selecionamos mais 12 parques que não ficam para trás em termos de belezas naturais.
20 PARQUES EM LONDRES SEPARADOS POR REGIÃO
Para facilitar a programação do seu roteiro, todos os 20 principais parques em Londres foram colocados no mapa interativo abaixo. Assim, vai ficar mais fácil organizar o seu dia de passeios pela cidade e aproveitar para conhecer uma dessas lindíssimas áreas verdes.
>> CENTRO DE LONDRES
1. GREEN PARK
O Green Park é um pequeno parque, de cerca de 16 hectares, ao lado do Palácio de Buckingham. Acredita-se que a esposa do rei Charles II, no século XVII, pediu para quem todas as flores do parque fossem retiradas de lá depois que ela viu uma mulher colhendo flores por lá. Por este motivo, até hoje o parque não possui flores, apenas árvores e arbustos. Embora não tenha canteiros de flores, ele fica bastante colorido na primavera, quando cerca de meio milhão de bulbos de narcisos florescem no local. O outono é outra estação encantadora, quando as folhas alaranjadas e amareladas dominam o parque. Ao lado do Green Park fica a Spencer House, casa da família de Princesa Diana e ali perto também fica a Clarence House, onde o príncipe Charles mora com sua segunda esposa, Camila.
- Endereço: Londres SW1A 1AA, Inglaterra
- Horários: 24 horas por dia
Leia mais: Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres

2. HYDE PARK
O Hyde Park é um dos parques mais famosos de Londres. Ele foi estabelecido por Henrique VIII em 1536, quando o rei tomou o terreno da Abadia de Westminster e começou a usá-lo como uma área de caça. O local foi aberto ao público somente em 1637, tornando-se um dos parques mais populares da cidade. O local se tonou um importante ponto para expressão e debate dos londrinos. No final do século XX, ele foi utilizado para a realização de show de rock gratuitos, com grupos como Pink Floyd, The Rolling Stones e Queen. Atualmente, ele ainda abriga o evento anual Hyde Park Winter Wonderland, quando recebe um grande evento para celebrar as festas de fim de ano. Uma curiosidade é que ele se junta ao Kensington Gardens, já que os parques são separados pelos lagos Serpentine e The Long Water.
- Endereço: Hyde Park, Londres W2 2UH, Inglaterra
- Horários: diariamente de 5h à meia-noite
Leia mais: Hyde Park: Guia para visitar o famoso Parque Real em Londres




3. KENSINGTON GARDENS
Kensington Gardens é um parque de 111 hectares, que fica coladinho ao famoso Hyde Park e, originalmente, fazia parte dele. Em 1728, Kensington Gardens foi separado do restante do Hyde Park a pedido da Rainha Caroline, com o objetivo de ser um jardim de paisagismo, com características elegantes como uma lagoa redonda (Round Pond), avenidas formas e jardins floridos bem cuidados. Dentro do parque fica o Kensington Palace, onde moram o príncipe William, a duquesa Kate e os seus filhos. Além disso, as galerias de arte Serpentine, os Italian Gardens e uma grande variedade de estátuas e monumentos também ficam localizados dentro do parque.
- Endereço: Londres W2 2UH, Inglaterra
- Horários: diariamente de 6h até o anoitecer
Leia mais: Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens




4. ST JAMES’S PARK
Aberto em 1603, o St James’s Park é um parque de 23 hectares localizado na região de Westminster, local onde se concentra a realeza britânica e prédios governamentais importantes. O parque é delimitado pelo Palácio de Buckingham, pela famosa rota The Mall que leva até o palácio e é cenário de muitos eventos reais, e pela rua da Cavalaria Real, onde ocorre a troca de guarda da cavalaria britânica. O St James’s Park possui muitas áreas verdes e um grande lago que divide o parque em duas partes. Um dos destaques do parque é a Blue Bridge (ponte azul). Ela é uma ponte de concreto de arco baixo e foi instalada em 1957, sendo a terceira a ser colocada no mesmo local. Dela é possível ter vistas espetaculares do Palácio de Buckingham, Big Ben e até mesmo da London Eye, a roda-gigante de Londres!
- Endereço: Londres SW1A 2BJ, Inglaterra
- Horários: diariamente de 5h à meia-noite
Leia mais: St James’s Park: O parque real mais antigo de Londres




5. HOLLAND PARK
O Holland Park, um parque público localizado no bairro de Kensington & Chelsea. Esta é uma área elegante a oeste de Londres, famosa por abrigar belas casas vitorianas, lojas requintadas e diversos restaurantes. O Holland Park é bem menor do que a maioria dos parques famosos de Londres (tem 22 hectares), mas é uma opção aconchegante e serena para quem quer relaxar e respirar ar puro. O parque abriga jardins floridos, parquinhos infantis, espaços esportivos, grandes áreas verdes, além de um centro de ecologia e da casa de espetáculos Opera Holland Park, construída com parte do que sobrou da antiga mansão destruída na Segunda Guerra.
- Endereço: Ilchester Pl, Kensington, London W8 6LU
- Horários: diariamente de 7h30 até meia hora antes do pôr-do-sol
Leia mais: Holland Park e Kyoto Garden, lindo jardim japonês em Londres




ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
>> NORTE DE LONDRES
6. HAMPSTEAD HEATH
O Hampstead Heath é um parque público de 320 hectares que serve como um refúgio ecológico para diversos animais e plantas. Nele fica o Parliament Hill, uma colina que proporciona lindas vistas de Londres; diversas lagoas para pesca e banho; áreas recreativas para prática de 16 esportes diferentes; e, ao norte, a Kenwood House, atração que mencionamos anteriormente. Concertos musicais acontecem no parque durante os meses de verão.
Leia mais: Londres: Conheça o pouco explorado bairro de Hampstead




7. THE REGENT’S PARK & PRIMROSE HILL
Regent’s Park é um dos parques públicos reais de Londres. Projetado por John Nash, o parque possui uma área de 395 acres e inclui os belíssimos Jardins da Rainha Maria que são compostos por mais de 12 mil rosas de 400 variedades diferentes. Com excelentes instalações desportivas abrangendo quase 100 hectares, inclui a maior área de esportes ao ar livre no centro de Londres. O parque também abriga um teatro do céu aberto, jardins belíssimos, o zoológico de Londres, a colina Primrose (que proporciona vistas lindas de Londres) e mais 100 espécies de pássaros selvagens.
- Endereço: Chester Rd, Londres NW1 4NR, Inglaterra
- Horários: diariamente de 5h às 16h30
Leia mais: Londres: Regent’s Park e a vista panorâmica de Primrose Hill




8. FINSBURY PARK
O Finsbury Park foi originalmente projeto e planejado por Alexander McKenzie e inaugurado em 1869. Ele foi um dos primeiros grandes parques londrinos construídos na era vitoriana. Desde então, o Finsbury Park passou por muitas mudanças. A partir da década de 1970, a falta de investimento resultou em um local degradado, atraindo criminosos. Entre 2001 e 2006, ele passou por uma ampla restauração, oferecendo muitos tipos de recreação para a comunidade local. Com frequência, o parque recebe vários eventos musicais nacionais e internacionais. O programa de eventos de verão, que inclui eventos musicais e diversas atrações, recebe mais de 300 mil pessoas! O conta com áreas verdes, um lago, uma área recreativa para crianças, um Café e um espaço para exposições de arte. As instalações esportivas ncluem campos de futebol, um clube de ciclismo, um skatepark, um estádio de atletismo e quadras de tênis e basquete.
- Endereço: Endymion Rd, Finsbury Park, Londres N4 1EE, Inglaterra
- Horários: diariamente de 6h30 ao pôr do sol




9. LONDON FIELDS
Este parque localizado no bairro de Hackney com 13 hectares que possui instalações esportivas e recreativas. Sua história remonta o século XIII e, desde o século XVI, é conhecido pelo nome de London Fields. London Fields possui um campo de críquete, um lido, áreas gramadas, área para churrasco, uma pequena pista de BMX, quadras de tênis, mesa de pingue-pongue e duas áreas de recreação infantil. O parque abriga um mercado todos os sábados, onde uma grande variedade de produtores de todo o país vendem comidas quentes, joias feitas à mão, presentes, roupas infantis e roupas vintage. Aos domingos, a escola primária London Fields é a base do London Fields Farmers’ Market e há um mercado de artesanato adjacente ao prédio ao lado.
- Endereço: London Fields West Side, Londres E8 3EU, Inglaterra
- Horários: aberto 24 horas por dia




10. VICTORIA PARK
Criado em 1845, o Victoria Park é um parque de cerca de 86 hectares que possui 2 Cafés, 2 playgrounds, instalações esportivas e um skatepark. O parque é o lar de muitos artefatos e características históricas e tem jardins decorativos e áreas naturais mais selvagens, bem como gramados abertos. O parque abriga muitos festivais musicais ao longo do ano. Entre 2011 e 2012, ele passou por uma ampla reforma, juntamente com a área vizinha onde fica o Parque Olímpico Rainha Elizabeth, que recebeu as Olímpiadas de 2012.
- Endereço: Grove Rd, Londres E3 5TB, Inglaterra
- Horários: diariamente de 7h ao pôr do sol




11. ALEXANDRA PARK
Criado em 1863, o Alexandra Park possui 196 acres que abrigam 694 tipos diferentes de plantas, animais e fungos, incluindo 212 tipos diferentes de insetos e 26 tipos de aracnídeos. Embora muitas plantas e animais encontrados no parque sejam comuns em Londres, 38 espécies no Alexandra Park são classificadas como raras ou protegidas por lei. O edifício conhecido como Alexandra Palace, um local de entretenimento e esportes, domina o parque. Além disso, o parque organiza vários festivais de comida, artesanato e cerveja, um festival de verão, um festival de fogos de artifício que reúne muitos visitantes.
- Endereço: Alexandra Palace Way, Londres N22 7AY, Inglaterra
- Horários: aberto 24 horas




RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
>> SUL DE LONDRES
12. BATTERSEA PARK
Battersea Park é um grande parque vitoriano de 200 acres, construído entre 1854 e 1870. Até 1846, era um local famoso de duelos! Posteriormente, nos arredores ficavam empresas industriais, incluindo uma olaria, fábricas de cobre, forno de cal, fábricas de produtos químicos, ferro, entre outras. Ao lado do parque, fica a Battersea Power Station (eternizada pelo disco “Animals” (1977) da banda Pink Floyd). Atualmente, o parque conta com um calçadão à beira do rio Tâmisa, um grande lago, muitas árvores, áreas de recreação infantil, um zoológico infantil, a galeria Pump House, um local para cerimônias (onde estivemos em uma festa de fim de ano do Google UK) e instalações desportivas.
- Endereço: Londres SW11 4NJ, Inglaterra
- Horários: diariamente de 8h ao pôr do sol




13. BROCKWELL PARK
Brockwell Park é um grande parque histórico de 50 hectares que possui lagos ornamentais, canteiros de flores, um jardim herbáceo murado e um charmoso relógio do século XIX. Além disso, o Brockwell Park contém uma série de edifícios históricos, incluindo Brockwell Hall (localizado no topo da colina dentro do parque) e Brockwell Lido (um edifício art déco é uma piscina ao ar livre).
- Endereço: Brockwell Park, Brockwell Park Gardens, Londres SE24 9BJ, Inglaterra
- Horários: diariamente de 7h30 até 15 minutos antes do pôr do sol




14. CLAPHAM COMMON
Clapham Common é um grande parque triangular que existe há quase mil anos e possui cerca de 2 mil árvores, sendo que muitas delas foram plantadas antes de 1895! Com cerca de 90 hectares de espaço verde, três lagoas e um coreto vitoriano, a região é cercada por grandes mansões georgianas e vitorianas. Além disso, o parque conta com uma variedade de instalações esportivas, incluindo uma pista de corrida, críquete, futebol, rugby e campos de futebol local para skate. Uma curiosidade é que metade do parque fica dentro do bairro londrino de Wandsworth, e a outra metade fica no bairro de Lambeth.
- Endereço: Clapham Common, Windmill Dr, Londres SW4 9DE, Inglaterra
- Horários: aberto 24h por dia




15. PECKHAM RYE PARK & COMMON
O Peckham Rye Park e o Peckham Rye Common formam juntos 113 acres de áreas que incluem espaços verdes recreativos, jardins ornamentais, um lago e bosques. O nome Peckham provavelmente se origina de “vila entre as colinas”, referindo-se às colinas próximas de Honor Oak, Forest Hill e Telegraph Hill. A área é considerada de muito interesse histórico e é importante para a preservação da vida selvagem. O parque conta com o recentemente reformado The Round Café, dois playgrounds, uma área de ginástica ao ar livre, um skatepark, campos de futebol e um jardim comunitário de vida selvagem.
- Endereço: 34 Straker’s Rd, Londres SE15 3UA, Inglaterra
- Horários: diariamente de 7h30 às 20h30




16. GREENWICH PARK
Um dos parques mais emblemáticos de Londres, Greenwich Park é considerado o mais histórico de todos os Parques Reais. São 74 hectares de áreas verdes amplas e deliciosas para um piquenique. Sempre movimentado, o local ainda abriga diversos tipos de atividades culturais e de lazer periodicamente. Dentro do parque o próximo a ele ficam museus e o Observatorio Real Greenwich, famoso observatório pelo qual passa o Meridiano de Greenwich, que marca a longitude 0º00′, dividindo o mundo em Ocidente e Oriente.
- Endereço: Greenwich, Londres SE10 8QY, Inglaterra
- Horários: a partir de 6h (fechamento varia ao longo do ano entre 18h e 21h30)




17. CRYSTAL PALACE PARK
Criado em 1854, é um parque de lazer vitoriano localizado no subúrbio de Crystal Palace, no sul de Londres, que circunda o local do antigo edifício de exposições do Crystal Palace. O palácio foi transferido do Hyde Park, Londres após a Grande Exposição de 1851 e reconstruído com algumas modificações e ampliações para formar a peça central do recinto de lazer, antes de ser destruído por um incêndio em 1936. O parque apresenta modelos em escala real de dinossauros em um paisagem, um labirinto, um skatepark, lagos e uma área para concertos. O local também abriga o National Sports Centre, anteriormente um estádio de futebol que sediou os jogos do time de futebol Crystal Palace F.C. desde sua formação em 1905 até o clube ser forçado a se mudar durante a Primeira Guerra Mundial. O parque também abriga um dos maiores Farmers’ Markets semanais ao ar livre em Londres, ao longo da avenida principal.
- Endereço: Thicket Rd, Londres SE19 2GA, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta de 7h30 às 20h30 | sábado e domingo de 9h às 20h30




18. DULWICH PARK
Criado em 1890 por Lord Rosebery, o Dulwich Park é um parque de mais de 30 hectares criado em antigas fazendas. Entre 2004 e 2006, o parque foi restaurado ao seu layout vitoriano original, o Dulwich Park abriga um Café (o Pavilion Café), um lago e várias instalações esportivas. Existem vários jardins espalhados pelo parque, incluindo o American Garden e o Dry Garden. O parque é a casa do Dulwich Park Runners, um pequeno clube de corrida.
- Endereço: College Rd, Londres SE21, Inglaterra
- Horários: diariamente de 7h30 às 20h30




>> OESTE DE LONDRES
19. BUSHY PARK
Com cerca de 445 hectares e localizado pertinho do Hampton Court Palace, o Bushy Park é famoso por sua mistura de canais, lagos, jardins e rebanhos de cervos. Há também muitos pássaros, incluindo pica-paus e falcões. Alguns dos destaques do parque são a Fonte Diana, feita de bronze, e os Upper Lodge Water Gardens. O Bushy Park abriga o Teddington Rugby Club, o Teddington Hockey Club, e quatro clubes de críquete. Uma curiosidade é que durante a Segunda Guerra Mundial, parte do Bushy Park se tornou a base aérea dos EUA, Camp Griffiss, e foi a partir daqui que o General Eisenhower planejou o desembarque do Dia D.
- Endereço: Hampton Ct Rd, Hampton TW12 2EJ, Inglaterra
- Horários: a entrada de pedestres fica aberta 24 horas por dia, exceto durante os meses de setembro e novembro, quando o portão fica aberto de 8h às 22h30 de segunda a sexta
Leia mais: Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres




20. RICHMOND PARK
Richmond Park é um enorme parque de 955 hectares criado pelo rei Charles I durante o século XVII como um parque de cervos (há ainda muitos deles até os dias de hoje). Ele é o maior dos parques reais de Londres e possui uma importância enorme nacional e internacionalmente devido à sua importância para a conservação de vida selvagem. O local é mais que um parque, é uma reserva natural, uma área de conservação e de interesse científico. Nele ficam árvores antigas e uma variedade de espécies raras, incluindo fungos, pássaros, besouros, morcegos, gramíneas e flores silvestres. Dentro do parque ficam a White Lodge, antiga residência real, que é agora a Royal Ballet School. Encontram-se também nos arredores do parque a Pembroke Lodge, antiga residência do século XIX do primeiro ministro John Russell e do seu neto, o famoso filósofo Bertrand Russell.
- Endereço: 3230 Macdonald Ave, Richmond, CA 94804, Inglaterra
- Horários: a entrada de pedestres fica aberta 24 horas por dia, exceto durante os meses de setembro e novembro, quando o portão fica aberto de 7h30 às 20h
Leia mais: Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres




Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Londres:
- O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
- Dicas de Hospedagem em Londres: sugestões de bairros e hotéis
- Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
- Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres
- 45 lugares para ver Londres do alto (atrações e restaurantes)
- 20 casarões históricos em Londres
- 15 atrações incríveis para conhecer em um bate-volta de Londres
- 12 residências reais em Londres abertas à visitação