Estamos participando de uma blogagem coletiva sobre lindos jardins pelo mundo. Escolhemos falar do belo Holland Park, não tão conhecido pela maior parte dos turistas, mas que esconde lindas surpresas como o Kyoto Gardens, o jardim japonês mais bonito de Londres. No final deste post você vai encontrar várias outras dicas de jardins incríveis.
O HOLLAND PARK
O Holland Park está longe de ser um dos parques públicos mais famosos de Londres como o Green Park, St. James’s Park (ambos pertinho do Palácio de Buckingham) ou Hyde Park. Já falamos em outras oportunidades sobre nosso amor pelos parques: Kensington Gardens, Regent Park, Hampstead Heath, Greenwich Park, e Kew Gardens, os Jardins Botânicos Reais que são patrimônio da UNESCO. O Holland Park também é um lugar que merece ser incluído no roteiro.

Um pouco de história…
No século XVII, o local abrigava uma mansão jacobina (no meio de uma enorme área verde) construída por Sir Walter Cope, que se tornou ministro do Tesouro durante o reinado de James I. A mansão, conhecida por Cope Castle, passou a ser chamada Holland House depois que a esposa do Conde de Holland, Lady Rich, herdou a propriedade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a mansão foi seriamente danificada.

Atualmente, o local abriga o Holland Park, um parque público localizado no bairro de Kensington & Chelsea. Esta é uma área elegante a oeste de Londres, famosa por abrigar belas casas vitorianas, lojas requintadas e diversos restaurantes. O Holland Park é bem menor do que a maioria dos parques famosos de Londres (tem 22 hectares), mas é uma opção aconchegante e serena para quem quer relaxar e respirar ar puro. O parque abriga jardins floridos, parquinhos infantis, espaços esportivos, grandes áreas verdes, além de um centro de ecologia e da casa de espetáculos Opera Holland Park, construída com parte do que sobrou da antiga mansão destruída na Segunda Guerra.





ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
KYOTO GARDEN, O JARDIM JAPONÊS NO HOLLAND PARK
Localizado dentro do parque também está o belo Kyoto Garden, um jardim japonês belíssimo. Sua construção foi um projeto colaborativo com a Câmara de Comércio de Kyoto no Japão. O objetivo da construção do jardim foi celebrar o Festival do Japão em Londres, que ocorreu em 1992. Uma curiosidade é que este festival abrigou a primeira competição internacional de sumô no famoso Royal Albert Hall.


O Kyoto Garden é, sem dúvida, local mais bonito de todo o parque. O jardim é famoso por suas árvores de flores coloridas, uma cachoeira de pedra, uma lagoa cheia de carpas e diversos pavões que ficam passeando pelo local. Procure um banco em frente ao lago e sente-se para admirar aquela beleza toda com calma. O lugar merece uns minutinhos do seu tempo!



Em 2012, um segundo jardim japonês foi aberto no Holland Park, o Fukushima Memorial Garden. Ele foi inaugurado pela Embaixada do Japão em homenagem às vítimas do terremoto de Fukushima, do tsunami e do desastre nuclear. O Memorial é um símbolo de agradecimento ao povo britânico por seu apoio após o desastre.

ONDE COMER NO HOLLAND PARK
- The Belvedere: restaurante localizado no antigo salão de festas de verão da Holland House. Uma opção bem interessante para quem quer fazer uma refeição mais bacana dentro do parque.
- Holland Park Café: boa opção para quem quer algo mais simples como sanduíches, saladas, sopas, bolos, pratos rápidos e bebidas quentes.

COMO INCLUIR O HOLLAND PARK NO ROTEIRO
O Holland Park fica próximo a diversas atrações de Londres. Você pode combinar uma visita a museus, outros parques e atrações interessantes fazendo um roteiro bem bacana pela região de Kensington. Confira algumas opções e clique para ver mais dicas em artigos específicos sobre cada local.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
ATRAÇÕES VARIADAS
- NOTTING HILL: O que fazer no animado bairro londrino de Notting Hill
- KENSIGNTON GARDENS: Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens
- KENSINGTON PALACE: Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate
- ROYAL ALBERT HALL: Tour na Royal Albert Hall: linda sala de espetáculos em Londres
- ESTÁDIO DO CHELSEA: Futebol: Museu e tour no estádio do Chelsea em Londres (um pouco mais distante)
MUSEUS
- DESIGN MUSEUM: Explorando o novo Design Museum de Londres
- MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL: Museu de História Natural de Londres
- MUSEU DA CIÊNCIA: Science Museum: O divertido Museu da Ciência em Londres
- VICTORIA & ALBERT MUSEUM: V&A – Victoria and Albert Museum em Londres
MAPA DO HOLLAND PARK & ARREDORES
O mapinha abaixo ajuda a identificar a localização de cada uma das atrações mencionadas, facilitando a sua programação na cidade. Em azul estão as atrações do Holland Park; em vermelho, lugares para comer dentro do parque; em preto, as estações de metrô mais próximas; e, em roxo, dicas de atrações nos arredores.
COMO CHEGAR
A estação de metrô mais próxima do parque leva seu nome Holland Park e é atendida pela Central Line (vermelha). Outras estações próximas são: a Notting Hill Gate na Central Line (vermelha), District Line (verde) e Circle Line (amarela); e a estação High Street Kensington na District Line (verde) e Circle Line (amarela).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Holland Park
- Endereço: Ilchester Pl, Kensington, London W8 6LU
- Horários: diariamente de 7h30 até meia hora antes do pôr-do-sol
- Entrada: gratuita
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira outras dicas de parques com as sugestões dos blogueiros que estão participando da blogagem coletiva “Eu adoro esse parque”!
- ILoveTrip – Parque da Cidade de Brasília: Conheça o Maior Parque da América Latina!
- Destinos por onde andei… – Parque Lage, Rio de Janeiro, um oásis de paz na Cidade Maravilhosa
- Vem pro Parque! – Inauguração do Parque Aquático Hot Beach Olímpia, nós fomos!
- Atravessar Fronteiras – Parque das Garças à beira do lago em Brasília
- Cantinho de Ná – Parque Dona Lindu em Recife: urbanismo à beira-mar
- Gastando Sola Mundo Afora – Parque Estadual dos Três Picos
- Uma Senhora Viagem – Balboa Park, Uma Maravilha em San Diego, Califórnia
- Somando Destinos – Stanley Park, um paraíso verde em Vancouver
- Ligado em Viagem – Como ir de carro ou trem de Londres para o Parque da Peppa Pig
- Na Estrada com as Minas – Parque das Ruínas – Santa Teresa | RJ
Todo jardim japonês é lindo não é? São sempre tão bem cuidados e têm um astral super tranquilo. Sempre tento visitar nas cidades que estamos e que têm um, mas esse em Londres não vimos, na verdade nem sabia que tinha. Dica anotada.
É lindo mesmo, Cynara! Esse jardim não é tão conhecido, mas vale a pena fazer uma visita.
Abraços
Que parque sensacional, muitas flores, água e verde, um local perfeito para passar algumas boas horas na terra da Rainha! Arrasou!!!
Adorei esse jardim.Gosto muito de saber de lugares assim nas cidades que visito, sem tanta procura mas lugares bonitos,bem cuidados e onde é possível descansar apreciando a natureza. Lindo post, parabéns !
Que coisa mais maravilhosa esse parque. Adorei as dicas e as fotos!
Obrigada! O parque é, realmente, muito bonito! Que legal que gostou! 🙂
Que coisa lindaaaaaa! Lugar maravilhoso. Fiquei aguada! Parabéns pelo post
Obrigada, Daniela! Que legal que gostou! 🙂
Que lindo e que capricho! Fui no Hyde Park mas passei batido por esse. Mais um dos muitos motivos para voltar em Londres. Ótimas dicas! 🙂
Carla Camila, motivos para voltar a Londres não faltam, viu! 🙂
Muito legal e na verdade é uma atração dois em um!
Isso mesmo, Paulo! Bacana, né?
Eu sou fã de jardim japonês!! Esse acabou de entrar na minha listinha! Parabéns pelo post!
Obrigada, Mariel! Que legal que gostou da dica! 🙂