Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
Foto: royalcollection.org.uk
 

Durante pouquíssimos dias por ano, é aberta à visitação pública a Clarence House, residência oficial do príncipe Charles e de sua esposa, Camilla, a duquesa de Cornualha. Neste post, compartilho o que esperar da visita à casa do primeiro na linha de sucessão da Rainha Elizabeth II.

A CLARENCE HOUSE

A Clarence House é uma residência real que fica anexa ao Palácio de St. James, compartilhando o mesmo jardim. A casa foi construída entre 1825 e 1827 devido a um projeto encomendado pelo Duque de Clarence que, em 1830, tornou-se Rei William IV. Ele deu preferência à residência em detrimento ao Palácio de St. James, que achou muito apertado. De William IV, a casa passou para sua irmã, a princesa Augusta Sophia, e após sua morte, em 1840, para a mãe da Rainha Victoria, a princesa Victoria de Saxe-Coburg-Saalfeld. Em 1866, tornou-se a casa do quarto filho da Rainha Victoria, Alfred, duque de Saxe-Coburgo-Gotha, até sua morte em 1900. O irmão mais novo de Alfred, príncipe Arthur, duque de Connaught e Strathearn, usou a casa de 1900 até seu falecimento em 1942. Neste período, a casa sofreu diversos danos devido a bombardeios decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Até o fim da Guerra, a casa acabou sendo usada como uma estação para a Cruz Vermelha. A casa de 4 andares sofreu uma extensa remodelação e reconstrução ao longo dos anos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, de tal forma que relativamente pouco resta da estrutura original.

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
Jardins e fachada da Clarence House. Foto: Murray Sanders no dailymail.co.uk

Com o fim da Guerra, a residência foi dada de presente para a, então, princesa Elizabeth (que se tornou a Rainha Elizabeth II) e seu marido, o príncipe Phillip, Duque de Edimburgo, que viveram na casa entre 1949 e 1952. Com a morte do Rei George VI, pai de Elizabeth II, a casa passou a ser residência oficial de Elizabeth, a Rainha-Mãe (mãe da Rainha Elizabeth II e esposa do falecido Rei George VI). A Rainha-Mãe morou em Clarence House por 49 anos entre 1953 a 2002, ano de sua morte. Desde 2003, ela se tornou a residência oficial do Príncipe de Gales e da duquesa de Cornualha, Camilla, que se casou com Charles, depois de sua separação (e posterior falecimento) da Princesa Diana. O princípe William morou na residência com seu pai até seu casamento com Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, em 2011 e o Princípe Harry viveu no local até 2012.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

LONDRES: VISITA À CLARENCE HOUSE, CASA DO PRÍNCIPE CHARLES

Para garantir o seu ingresso, vale a pena comprar antecipadamente, para reservar o dia e horário de sua visita (informações no final do post). Eu acabei indo na cara e na coragem e consegui um horário para meia hora depois da minha chegada. É preciso passar pelo detector de metais e raio-x antes de entrar na casa. As visitas são todas guiadas por um profissional que dá informações relevantes sobre quem morou na residência e alguns detalhes sobre as mudanças arquitetônicas ao longo das décadas. O primeiro aviso dado antes mesmo de começar o passeio é que fotos são proibidas tanto dentro da casa, quanto no jardim da propriedade. Para ilustrar o post, foram selecionadas fotos diversas que estão com suas respectivas fontes.

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
Corredor na entrada da Clarence House. Foto: royalcollection.org.uk

O tour tem início ainda no jardim, com a guia dando uma visão geral sobre a propriedade. Em seguida, fomos dirigidos até a entrada principal da residência. Dentro da casa, as seguintes salas são visitadas: The Lancaster Room, The Morning Room, The Library, The Dining Room e The Garden Room, nesta ordem. Há várias obras de arte, quadros, muitas fotos de família, esculturas, lindas tapeçarias e mobiliário.

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
The Lancaster Room. Foto: royalcollection.org.uk

O tour passa pela Biblioteca da casa, local onde Rainha-Mãe costumava tomar o seu chá das 5h e que hoje é o local onde, no final do ano, é montada uma grande árvore de Natal. Em uma outra sala, a “The Garden Room”, repleta de porta-retratos da família real (inclusive da rainha e do príncipe George), está um piano, que segundo a nossa guia foi tocado até mesmo por Elton John em uma de suas visitas à residência.

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
The Garden Room, Sala do Jardim. Foto: Christopher Simon Sykes

Na “The Dining Room” há uma mesa de jantar que se expande para acomodar até 22 pessoas. Nesta sala, a Duquesa de Cornualha costuma recepcionar eventos de caridade. Segundo a guia, o Príncipe Charles colabora com mais de 400 instituições de caridade por todo o Reino Unido. Todo o tour é feito somente no piso térreo da residência, as salas de uso comum da Clarence House.

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
The Dining Room, a sala de jantar. Foto: Clarence House

Como é uma residência privada em uso, há várias pessoas “de guarda” na casa durante o passeio para garantir que nenhum visitante “se perca” durante a visita. Foi interessante reconhecer que algumas das fotos oficiais da família real divulgadas para a imprensa, foram tiradas naquele ambiente.

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
Foto tirada na “The Morning Room” no dia do batizado do Príncipe George. Foto: divulgação

Ao final do tour, a guia encaminha todos os visitantes até o jardim e mostra a entrada da pequena loja de presentes, em que é possível adquirir lembrancinhas da família real, pelúcias, canetas, cerâmicas em homenagem ao Jubileu de Diamante da Rainha e outros itens.

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles
Loja de presentes da Clarence House. Foto: royalcollection.org.uk

COMO CHEGAR

Chegar de metrô até o local é bem tranquilo, através das estações:

  • Green Park: Victoria Line (azul claro), Piccadilly Line (marinho); Jubilee Line (cinza)
  • St. James’s Park: Circle Line (amarela), District Line (verde)

DICA: PASSE DE 1 ANO

No final dos passeios, você pode pedir para que um funcionário carimbe seu ticket para que possa utilizá-lo, sem pagar nada, no período de 1 ano. Basta escrever seu nome e assinar atrás do ticket para que o funcionário valide. Existem algumas regras para a utilização do 1-Year Pass e vale a pena ler o conteúdo deste link para saber como utilizá-lo.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

RECOMENDAÇÕES

  • Use calçados confortáveis para caminhar pela casa.
  • Leve pouca coisa com você porque é preciso passar no detector de metais / raio-x.
  • Não leve objetos cortantes ou que possam gerar questionamento em relação à segurança.
  • Não há banheiros durante o tour. Use banheiros de restaurantes ou das estações de metrô mais próximas
  • Não é permitido consumir comidas ou bebidas durante o tour.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Clarence House

  • Endereço: A entrada de visitantes é feita pela The Mall, a avenida que leva ao Palácio de Buckingham, entre as Ruas Stables Yard e Marlborough Road
  • Horários: somente durante o mês de agosto de segunda a sexta de 10h às 16h30; sábado e domingo de 10h às 17h30
    • tours guiados partem a cada 15 minutos e duram 45 minutos
    • último tour sai 1 hora antes do horário informado
    • os tours comportam até 14 pessoas / para tours a partir de 15 pessoas, consulte o site oficial
    • os tours são oferecidos em inglês
  • Entrada: £11.30

Guarde esta dica no Pinterest!

Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles - Viajonários


Leia mais sobre o Reino Unido:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!
Viajonários é formado por um casal de brasileiros apaixonados por viagens, cinema, esportes, música, história e tecnologia. Não se esqueça de seguir as redes sociais e acompanhar todas as aventuras!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui