Nós sempre procuramos atrações diferentes em Londres para sair um pouco daquele roteiro super convencional. E foi entre essas buscas por algo novo que encontramos a Spencer House, um palacete que pertence à família Spencer, a mesma da saudosa Lady Di. O local é belíssimo e recheado de histórias!
SPENCER HOUSE
Spencer House é um magnífico palacete aristocrata do século XVIII construído ao lado do Green Park, muito próximo ao Palácio de St. James, Clarence House e Palácio de Buckingham. Ele foi construído entre 1756 e 1766 por John Spencer, primeiro Conde de Spencer e ancestral da Princesa de Gales, Diana. Vale lembrar que o nome de solteira de Diana era justamente Diana Spencer. Embora não seja usado mais como residência da família, o palácio ainda pertence a descendentes dos Spencer. Ele é o único palacete privado do século XVIII ainda em pé em Londres.

Um dos arquitetos do palácio, James Stuart, estudou muito sobre arquitetura grega e levou diversos elementos para a composição do palácio. É notável a existência de muitos detalhes gregos autênticos na decoração interna. A família Spencer viveu na mansão continuamente até 1895. Eles retornaram por um breve período no início do século XX, mas deixaram a casa pouco tempo depois. Durante a Segunda Guerra Mundial, o palacete sofreu severos danos em alguns de seus cômodos que tiveram que ser reconstruídos posteriormente. Atualmente, a Spencer House permanece como propriedade da família Spencer, sendo o atual titular Charles Spencer, 9º Conde Spencer, irmão de Diana.
- Curiosidade: O magnata Rupert Murdock, o CEO da News Corporation (o segundo maior conglomerado de mídia do mundo) e a ex-modelo e atriz Jerry Hall (ex-esposa de Mick Jagger, líder dos Rolling Stones) se casaram no palácio em 2014.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO VISITAR A SPENCER HOUSE
A Spencer House pode ser visitada exclusivamente através de tours guiados. Para o público em geral, a visita é permitida somente aos domingos. Há também tours guiados para escolas e grandes grupos que podem ser previamente agendados para acontecer às segundas-feiras. É possível comprar os ingressos pela internet ou pessoalmente. Eu comprei pela internet para não correr o risco de chegar no horário e não ter lugar disponível, já que o número de pessoas por tour é limitado (veja mais informações no final do post).

CHEGADA À SPENCER HOUSE
Cheguei em uma mansão fria de outono, mas ensolarada, na Spencer House. Meu horário agendado era às 11h30. Logo que cheguei, disse meu nome para uma funcionária que verificou em uma lista que eu havia agendado o tour e me deu um comprovante. Neste Hall de Entrada, há alguns produtos como livros e cartões postais da Spencer House. Minha bolsa foi rapidamente revistada por um funcionário que me lembrou que fotos são terminantemente proibidas durante o tour na mansão.

Então, me convidaram para seguir a uma sala à esquerda (chamada Morning Room) para que eu aguardasse o início do tour. Antes do tour começar, assistimos a um video que passou informações relevantes sobre a história da mansão e mostrou os cômodos que visitaríamos. E podemos garantir: ao vivo é incrivelmente mais bonito.

Terminado o video, fomos chamados para nos dirigir a outra sala para começar o tour. A nossa guia, Jennifer, era uma senhorinha de uns 80 anos que era a simpatia em pessoa. Ela parecia tão feliz em estar nos apresentando a casa que nos deixou ainda mais motivados para saber sobre as histórias da família Spencer. E olha, histórias não faltam! Como toda a família, tem complicações, histórias bizarras e episódios que parecem novela.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO É O TOUR NA SPENCER HOUSE
O tour consiste em visitar 2 andares da mansão: 4 cômodos no piso térreo e mais 4 no piso superior, acessado por uma escada. Oito cômodos pode parecer pouco, mas ficamos bastante tempo em cada um deles porque a guia dava detalhes sobre as principais peças de decoração e contava histórias. O tour que era para ter duração de 1 hora, teve quase 1 hora e meia porque a senhorinha realmente se empolgou!

Uma vez que é proibido tirar fotos dentro da mansão, todas as fotos das áreas internas são do site oficial da Spencer House e ajudarão a ilustrar o que estamos relatando.
PISO TÉRREO
- Ante Room: Uma bela sala de estar repleta de obras de arte. Acima da porta de entrada havia detalhes abobadados em dourado.

- Library: A biblioteca da casa. A Jennifer aproveitou para mostrar algumas fotos que estavam penduradas na parede e contar alguns “causos” da família.

- Dining Room: É a sala de jantar. Fiquei estarrecida com a beleza do lustre de cristal belíssimo que ficava no centro da mesa.

- Palm Room: Esta é a sala mais bonita de todo o palácio. Logo que entrei, soltei um “WOW”! A sala é pintada em verde e ao fundo, uma área semi-circular. As paredes pareciam que tinham um tipo de folhagem toda pintada em dourado. Dizem que era a sala que o Conde Spencer levava os convidados homens após o jantar para fumar charutos e impressionar, é claro. Do lado oposto, uma porta secreta levava até as escadas para continuarmos o passeio pelo andar superior.

PISO SUPERIOR
- Music Room: Sala belíssima com decoração grega, diversos quadros e estátuas e uma mesa de jantar ao centro, utilizada para refeições informais. O que chama bastante atenção são as cadeiras revestidas com um estofado xadrez azul. Esta sala recebeu várias reuniões do Comitê Olímpico, preparando para a Olimpíada de Londres 2012. Inclusive, um dos destaques decorativos da sala é a pira olímpica oficial dos jogos!

- Lady Spencer’s Room: Essa era a sala que, no passado, as damas se reuniam após o jantar para terem conversas privadas com a Lady Spencer. Ela é bem iluminada, tem uma grande lareira e uma mesa com uma floreira.

- Great Room: É a maior sala do palácio. Na verdade, é um salão para bailes com um teto rebuscado com decorações douradas e verdes e paredes vermelhas. Muito imponente e majestoso.

- Painted Room: A última sala do passeio é uma sala de estar íntima com uma decoração relaxante em todos esverdeados, com paredes decoradas com gravuras e desenhos. A riqueza de detalhes é realmente impressionante.

COMO CHEGAR À SPENCER HOUSE
É bem fácil chegar à Spencer House de metrô, descendo na estação Green Park. Ela é atendida pelas linhas Piccadilly (marinho), Victoria (azul claro) e Jubilee (cinza). Saindo do metrô, vá em direção ao parque e caminhe pela trilha do lado esquerdo. Você vai encontrar um tipo de um túnel que dará acesso a uma rua. No final do túnel, vire à direita e siga em frente. Você estará em frente da entrada para a casa. (A frente mesmo da casa fica para o Green Park, mas não é possível acessá-la por lá).



INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Spencer House
- Endereço: 27 St James’s Pl, St. James’s, London SW1A 1NR
- Tours: visitadas exclusivamente acompanhadas por guias somente aos domingos de hora em hora de 10h30 às 16h30 / até 20 pessoas por tour / agende online neste link
- Entrada: £13
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira outros passeios diferentes em Londres:
- Kenwood House: mansão e jardins belíssimos em Londres
- Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres
- Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery
- Museu do Banco da Inglaterra em Londres
- Londres: Museu Charles Dickens, autor de “Um Conto de Natal”
- Explorando o novo Design Museum de Londres
- Museu Sherlock Holmes em Londres
- Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise
[…] Leia mais: Spencer House: Lar da família da Princesa Diana em Londres […]
[…] Spencer House: Lar da família da Princesa Diana em Londres […]
[…] Spencer House: Lar da família da Princesa Diana em Londres […]
[…] Spencer House: Lar da família da Princesa Diana em Londres […]
[…] Leia mais: Spencer House: Lar da família da Princesa Diana em Londres […]
[…] Room (com 6 mil livros escritos à mão); a Spencer Room (com livros comprados dos Spencer, a família da princesa Diana); e a Rylands Gallery (com uma coleção de 1,4 milhão de […]
[…] tem admiração pela falecida princesa Diana e já visitou a Spencer House e o Palácio de Kensington, em Londres, pode conhecer um outro local importante de sua vida. Nossa […]