Kensington Gardens é um dos parques públicos mais bonitos de Londres. Um lugar agradável, ótimo para fazer um piquenique, visitar museus, conferir belas vistas e se divertir muito! Confira este guia para explorar Kensington Gardens e aproveitar tudo o que ele tem de melhor!
KENSINGTON GARDENS
Kensington Gardens é um parque de 111 hectares, que fica coladinho ao famoso Hyde Park. Juntos, eles formam um imenso “pulmão verde” no centro de Londres. Na verdade, Kensington Gardens fazia, originalmente, parte do Hyde Park e tinha sido criado pelo Rei Henrique VIII em 1536 para usar como um terreno de caça. Em 1728, Kensington Gardens foi separado do restante do Hyde Park a pedido da Rainha Caroline, com o objetivo de ser um jardim de paisagismo, com características elegantes como uma lagoa redonda (Round Pond), avenidas formas e jardins floridos bem cuidados.


ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
GUIA PARA EXPLORAR KENSINGTON GARDENS
Para auxiliar na deliciosa tarefa de explorar o parque, traçamos um mapinha com as principais atrações de Kensington Gardens, lugares para comer, estações de metrô e atrações por toda a sua extensão. Veja que o que separa Kensington Gardens do Hyde Park é a rua Carriage Drive. Em seguida, falaremos melhor sobre o que conhecer no parque.
1. PALÁCIO DE KENSINGTON
O Palácio de Kensington é um edifício real do século XVII ainda em uso. Em uma parte dele fica apartamentos de Estado, abertos a visitação pública durante o ano todo. De outro, ficam apartamentos de membros da família real. Diversos monarcas, príncipes e membros da realeza já passaram por lá. Atualmente, ele é o lar do Princípe William e de Kate Middleton a duquesa de Cambridge. Além de apartamentos históricos, há também exibições temporárias com objetos que pertenceram a membros da realeza como documentos, vestuário e mobiliário.
- Endereço: Kensington Gardens, London W8 4PX
- Horários:
- de 1º de março a 31 de outubro: de 10h às 18h
- de 1º de novembro a 28 de fevereiro: de 10h às 16h
- Entrada: *preços sem doação para manutenção do palácio
- de 1º de março a 31 de outubro: £16.30 (online: £15.30)
- de 1º de novembro a 28 de fevereiro: £15 (online: £14)
- Tickets online: acesse este link para comprar
Leia mais: Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate

2. PLAYGROUND DA PRINCESA DIANA
O Playground da Princesa Diana foi construído, em 2000, em memória da falecida princesa de Gales que tinha o Kensington Gardens como seu parque favorito em Londres e amava a inocência das crianças. No centro do playground fica um imenso navio pirata feito em madeira para a diversão da garotada. Mais de 1 milhão de visitantes desfrutam do local todos os anos. nspirado pelas histórias de Peter Pan, o playground incentiva as crianças a explorar e seguir a sua imaginação, aprendendo enquanto brincam.
- Endereço: Broad Walk, Londres W2 2UH, UK
- Horários:
- de maio a agosto: de 10h às 19h45
- abril e setembro: de 10h às 18h45
- março e início de outubro: de 10h às 17h45
- fevereiro e final de outubro: de 10h às 16h45
- de novembro a janeiro: de 10h às 15h45
- Idade: permitidas crianças até 12 anos – a entrada de adultos não acompanhados de crianças é permitida somente de 9h30 às 10h

3. GALERIAS DE ARTE SERPENTINE
Kensington Gardens conta com a presença de duas galerias de arte: Serpentine Gallery e Serpentine Sackler Gallery. Ambas abrigam acervos de arte contemporânea e estão a 5 minutos a pé uma da outra, bastando atravessar o Lago Serpentine (é daí que surgiu o nome de ambas). Suas exposições, arquitetura, educação e programas públicos atraem até 1,2 milhão de visitantes todos os anos. Anualmente, entre os meses de junho a outubro é construída uma estrutura temporária em frente ao jardim da Serpentine Gallery por um arquiteto de origem não britânica. Há uma programação de verão e um café construído no local.
- Endereços:
- Serpentine Gallery: Kensington Gardens, Londres W2 3XA, UK
- Serpentine Sackler Gallery: W Carriage Dr, Londres W2 2AR, UK
- Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
- Entrada: gratuita
Leia mais: Serpentine Galleries: 2 galerias de arte contemporânea em Londres

Leia mais: Inglaterra: Conheça os 8 Parques Reais de Londres
4. JARDINS ESPECIAIS
Sunken Garden / Cradle Walk
Criado em 1908, o Sunken Garden é um jardim geminado com pavimentação e canteiros de flores ornamentais, em torno de um lago com fontes formadas a partir de cisternas de água do século XVIII recuperadas do palácio. Sem dúvida, é uma das áreas mais bonitas dos jardins, com flores coloridas e muitos vistosas. Sunken Garden colados ao Palácio. O Cradle Walk é formado por uma pérgula em arco que circunda todo o Sunken Garden, formando túneis de plantas. Nos corredores ficam bancos para sentar e relaxar admirando a vista do Sunken Garden.


Italian Gardens
Este jardins consistem em quatro bacias principais com rosetas centrais, todas elaboradamente esculpidas em mármore de Carrara, e a famosa pedra de Portland e a Fonte Tazza de mármore branco. Tudo isso está cercado por estátuas de pedra esculpidas intrincadamente e urnas. A vista é simplesmente incrível! O local foi cenário de filmes como “Bridget Jones: No Limite da Razão” (2004) e “Wimbledon: O Jogo do Amor” (2004).


RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
5. ESTÁTUAS E MONUMENTOS
O parque todo está recheado de estátuas e monumentos muito bonitos que homenageam, principalmente, membros da família real e personalidades importantes na história do Reino Unido. Confira o que encontrar:
- Estátua da Rainha Victoria: Esta estátua de mármore é uma homenagem à Rainha Victoria, celebrando a sua coroação em 1837, aos 18 anos de idade.

- Templo da Rainha Carolina: Foi projetado para a rainha Caroline, em 1734-5, como uma casa de verão. Alguns dos graffiti dentro do templo remontam a 1821, quando o parque foi aberto pela primeira vez todos os dias para os visitantes. O local foi convertido em casa de um guarda de parque, e restaurado em 1976.
- Estátua do Rei William III: Esta estátua de bronze localizada ao sul do Palácio de Kensington foi feita em 1907 para homenagear o Rei William III (1650-1702) que morou no palácio.

- Estátua Energia Física: Trata-se de uma estátua de bronze de homem a cavalo que homenageia Cecil Rhodes, o mineiro de diamantes e fundador da Rodésia, agora conhecido como Zimbábue.
- Memorial do Príncipe Albert: Este imponente monumento é uma homenagem ao príncipe Albert, marido da Rainha Victoria, que morreu de febre tifóide em 1861. Existem tours guiados ao memorial no primeiro domingo de cada mês às 14h e 15h e duram cerca de 45 minutos. O preço é £8 por pessoa.

- Alcova da Rainha Anne: Feito em em 1705, por Sir Christopher Wren para homenagear a Rainha Anne.
- Estátua do Peter Pan: O autor J.M. Barrie viveu perto de Kensington Gardens e publicou a primeira história Peter Pan em 1902, usando Kensington Gardens como inspiração. A estátua de bronze, que foi instalada no local em 1912, possui esquilos, coelhos, ratos e fadas que escalam o famoso personagem Peter Pan.

- Monumento Speke: Trata-se de uma estátua de granito vermelho dedicada a John Hanning Speke, o explorador que descobriu o Lago Victoria e levou expedições para a foz do Rio Nilo.
- Arco de Henry Moore: O Arco é uma escultura de seis metros de altura. Foi apresentado pelo artista Henry Moore à nação para a localização nos Jardins de Kensington em 1980 – dois anos depois de sua exposição de oitenta anos na Serpentine Gallery. O arco é feito de sete pedras travertino de origem italiano pesando um total de 37 toneladas.

- Bandstand (Coreto): O primeiro coreto instalado no parque data de 1869, mas foi movido para o Hyde Park em 1886. O atual coreto foi instalado em 1931 e foi projetado por J Markham.
- Estátua de Jenner: Edward Jenner (1749-1823) foi o médico que inventou a vacina contra a varíola. A estátua foi esculpida em 1858 e instalada em Trafagar Square. A estátua foi movida para Kensington Gardens em 1862.

ONDE COMER
Separamos 5 opções de locais para comer dentro de Kensington Gardens. Para mais informações sobre horário de funcionamento e o que é servido em cada um deles, acesse os respectivos links.
- Kensington Palace Cafe
- The Orangerie Restaurant
- The Italian Gardens Cafe
- The Broadwalk Cafe and Playcafe
- The Honest Sausage

COMO CHEGAR
No mapa acima, colocamos as estações de metrô mais próximas do parque. Confira quais são as linhas que atendem a essas estações.
- Lancaster Gate e Queensway: Central Line (vermelha)
- Bayswater: District Line (verde)
- High Street Kensington: Circle Line (amarela) e District Line (verde)
- Notting Hill Gate: Central Line (vermelha), Circle Line (amarela) e District Line (verde)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Kensington Gardens
- Endereço: London W2 2UH
- Horários: diariamente de 6h até o anoitecer
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira mais atrações para conhecer perto de Kensington Gardens:
- V&A – Victoria and Albert Museum em Londres
- Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate
- Museu de História Natural de Londres
- O que fazer no animado bairro londrino de Notting Hill
[…] Leia mais: Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens […]
[…] Victoria & Albert Museum, Museu da Ciência, Design Museum, entre outros. A proximidade com o Hyde Park e Kensington Gardens também é um ponto […]
[…] tem admiração pela falecida princesa Diana e já visitou a Spencer House e o Palácio de Kensington, em Londres, pode conhecer um outro local importante de sua vida. Nossa sugestão é fazer um […]
[…] Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens […]
[…] Curiosidade: O nome do salão era para ser Central Hall of Arts and Sciences (Salão Central de Artes e Ciências), mas a Rainha Victoria quis homenagear seu amado marido, o príncipe-consorte Albert, que havia morrido 6 anos antes. O Royal Albert Hall fica exatamente em frente (atravessando-se a rua) do Albert Memorial, um grande memorial em homenagem a Albert que faz parte dos Kensington Gardens. […]
[…] construções, playgrounds, nada parecido com seus vizinhos St. James’s Park, Hyde Park e Kensington Gardens. O grande barato do parque é fazer piqueniques, ficar sentado na grama ou nas cadeiras estilo […]
[…] Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens […]