Última atualização: 10/01/2019
Vai viajar para a terra da Rainha? Essa cidade linda e repleta de cultura e história tem muitas atrações interessantes e, com certeza, vai conquistar seu coração. Confira o que você precisa saber antes de viajar para Londres!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA LONDRES
1. UM DOS MAIORES CUSTOS DE VIDA DO MUNDO
Londres é uma cidade cara. A moeda é a libra esterlina e com o real desvalorizado, é preciso fazer uma programação com todo carinho para economizar onde for possível. Pesquise bastante opções de hospedagem, compre um chip de celular internacional (usar o número do Brasil é a maior furada, porque e caríssimo) e abuse do excelente transporte público da cidade.
2. TEM MUITOS MUSEUS GRATUITOS
A maior parte dos melhores e principais museus de Londres é gratuita! Tem muitas opções interessantes para todo tipo de perfil e de idade. Confira algumas dicas de museus gratuitos:
- Science Museum: O divertido Museu da Ciência em Londres
- Imperial War Museum: O museu de guerra de Londres
- Museu do Banco da Inglaterra em Londres
- Explorando o novo Design Museum de Londres
- Museu de História Natural de Londres

- Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres
- Museum of London: Museu da História de Londres
- Tate Modern: O maior museu de arte moderna de Londres
- Londres: O incrível e gratuito British Museum

3. NO INVERNO, ANOITECE CEDO E, GERALMENTE, NÃO NEVA
O inverno em Londres (de dezembro a março) é muito menos rigoroso que nas principais capitais europeias. As temperaturas tendem a ficar positivas praticamente todos os dias e nevar é algo muito raro. No entanto, os dias são muito mais curtos, chegando a anoitecer antes de 16h. Por isso, se pretende viajar para a cidade nesta época, é legal se programar para deixar atividades que necessitam de luz do dia para o período da manhã ou início da tarde.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
4. APESAR DA FAMA, CHOVE MUITO MENOS DO QUE SE IMAGINA
Não sabemos em que momento e o porquê Londres ganhou essa fama de cidade chuvosa. O verão tem temperaturas elevadas, ultrapassando os 30ºC. As chuvas estão bem distribuídas ao longo do ano e são, geralmente, garoas ou chuvas passageiras. Só para se ter uma ideia, ao longo de 1 ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a BBC Weather a precipitação, em média, é:
- São Paulo: 1.441 mm de chuva / dias com chuva: 107 / horas de sol: 2.003 horas
- Brasília: 1.541 mm de chuva / dias com chuva: 111 / horas de sol: 2.363 horas
- Curitiba: 1.483 mm de chuva / dias com chuva: 116 / horas de sol: 2.006
- Rio de Janeiro: 1.069 mm de chuva / dias com chuva: 93 / horas de sol: 2.181 horas
- Londres: 592 mm de chuva / dias com chuva: 110 / horas de sol: 1.480 horas
Chove muito menos em Londres do que nas principais cidades brasileiras! No entanto, pelo fato de ficar mais perto do pólo, a cidade também tem menos horas de sol.

5. POSSUI 4 PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE DA UNESCO
Somente a cidade de Londres abriga 4 Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO. São eles:
- Palácio de Westminster + Abadia de Westminster + Igreja St. Margaret
- Maritime Greenwich
- Jardins Reais Kew Gardens
- Torre de Londres
Leia mais: Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres

6. TEM O METRÔ MAIS ANTIGO DO MUNDO E A TERCEIRA MAIOR MALHA
O metrô de Londres (chamado na cidade de “tube” ou “underground”) começou a ser construído em 1863. Todo esse histórico pode ser conhecido em uma visita pelo “London Transport Museum: história dos transportes em Londres“. Por ser tão antigo, há estações mais apertadas que ficam caóticas no hora do rush! Outro problema é que vira e mexe elas estão passando por reformas e estão fechadas ou parcialmente interditadas. Para ficar sempre de olho no que está acontecendo, nossa dica é baixar o aplicativo “Tube Map”, para celulares ou tablets. Há estações de metrô levando para praticamente todos os lugares de Londres, transportando 1,34 bilhão de pessoas anualmente. É a terceira maior malha metroviária do mundo, somando 402 km de extensão, 270 estações, 11 linhas e muitos planos de expansão! Em muitas estações você vai escutar ou ler a frase “Mind the Gap”, para tomar cuidado com o vão entre a plataforma e o trem na hora de (des)embarcar.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
7. TOWER BRIDGE: VISITAR EXPOSIÇÃO E VÊ-LA ABRINDO
A Tower Bridge é a ponte mais bonita de Londres. O que pouca gente sabe é que é possível subir na ponte e curtir belas vistas da cidade, assim como saber mais sobre sua construção através de uma exposição e visita à casa de máquinas. É possível andar sobre uma plataforma transparente no alto da ponte. A Tower Bridge costuma abrir ao meio, em média, 3 vezes por dia para a passagem de grandes embarcações. Para saber em que horário ela abrirá, consulte este link.
Leia mais: Tour na Tower Bridge: a ponte mais linda de Londres

8. SEMÁFORO: O SINAL AMARELO TAMBÉM ACENDE ANTES DO VERDE
Estamos acostumados no Brasil em ver o semáforo ficar com a luz amarela segundos antes de fechar (luz vermelha). Em Londres, a luz amarela também acende segundos antes de o sinal abrir (luz verde). Mas olha, os próprios londrinos não costumam respeitar muito o sinal como pedestres. O lema é “keep walking”, todo mundo atravessa a rua na primeira oportunidade.
9. A MAIOR PARTE DOS MERCADOS TEM AUTO-ATENDIMENTO
Aprenda a se virar em supermercados (Tesco, Sainsbury’s, M&S) e farmácias (Boots) em Londres. A maior parte dos caixas funciona com auto-atendimento. Você chega, passa o código de barra do produto e faz o pagamento. Há apenas 1 ou 2 caixas que funcionam com um funcionário humano. Ah, e lembre-se de levar uma sacola retornável para as compras. Em geral, sacolas plásticas custam 5 centavos de libra cada.
10. EXISTEM 6 AEROPORTOS NA CIDADE
- London Heathrow Airport: localizado a oeste da cidade, é o aeroporto mais congestionado do mundo, sede da British Airways e de onde partem a maior parcela dos voos intercontinentais
- Gatwick Airport: localizado ao sul de Londres, também opera voos de baixo custo
- Stansted Airport: localizado a nordeste de Londres e opera voos de baixo custo
- Luton Airport: localizado ao norte da cidade, operando voos de baixo custo
- London City Airport: menor aeroporto de Londres e o mais central, localizado a leste da cidade, tendo como foco viajantes de negócios
- London Southend Airport: localizado a leste de Londres, é pequeno, opera voos regionais e de companhias aéreas de baixo custo
11. LUGARES PARA VER LONDRES DO ALTO
Ver Londres do alto é simplesmente incrível! Do alto é possível identificar a localização das principais atrações da cidade, ver como o Rio Tâmisa corre e admirar belas vistas. Há muitos lugares para ter uma visão panorâmica de Londres entre eles:
- Alto da cúpula Catedral de St. Paul
- Plataforma de Observação do Museu Tate Modern
- Monumento ao Grande Incêndio de Londres
- Observatório do Shopping Center One New Change
- Observatório do prédio mais alto de Londres, o The Shard
- Observatório Sky Garden no centro antigo da cidade
- Plataforma da Tower Bridge, a ponte mais linda de Londres
- Roda-gigante London Eye
- Observatório do Meridiano de Greenwich
- Primrose Hill no Regent’s Park
- ArcelorMittal Orbit no Parque Olímpico Rainha Elizabeth

12. 3ª MAIOR POPULAÇÃO DA EUROPA E IMPORTANTE DESTINO TURÍSTICO
A cidade de Londres concentra a terceira maior população da Europa com mais de 8,7 milhões de habitantes. A cidade só fica atrás da capital da Turquia, Istambul (15 milhões) e da capital da Rússia, Moscou (12,5 milhões). Além desta grande população, a cidade é invadida por milhões de turistas todos os anos. Segundo o site de viagens TripAdvisor, Londres foi considerada o principal destino de viagem no mundo no ano de 2016! Isso fica ainda mais evidente nos meses de verão em que as atrações turísticas podem ficar abarrotadas de visitantes.
13. SEDIOU AS OLÍMPIADAS 3 VEZES E ALTEROU A DISTÂNCIA DAS MARATONAS
Londres sediou as Olímpiadas em 3 oportunidades: 1908, 1948, e 2012. Uma curiosidade é que em 1908, a Maratona teve sua distância alterada de 40 km para 42,195 km porque essa era a distância exata da largada (no Castelo de Windsor) até a cabine da família real no White City Stadium, estádio olímpico da época, que era o final da prova. Essa mudança na distância da prova perdura até hoje. O White City Stadium foi demolido em 1985, mas o Estádio Olímpico das Olimpíadas de 2012 está todo lindo, aberto a tours públicos diários.
Leia mais: Inglaterra: Tour no Estádio Olímpico de Londres

14. POSSUI MUITOS PARQUES INCRÍVEIS
Londres possui parques públicos maravilhosos, muito frequentados durante o verão para shows ao ar livre, piqueniques e passeios. Alguns que recomendamos muito são: Hyde Park e Kensington Gardens; Regent’s Park e Primrose Hill; St. James’s Park e Green Park, ambos pertinho do Palácio de Buckingham; Victoria Park; Hampstead Heat e Greenwich Park.

15. A REGIÃO QUE DEU INÍCIO A CIDADE É CHAMADA DE “THE CITY”
Londres nem sempre foi essa cidade enorme que existe hoje. Nos primórdios, quando foi fundada pelos romanos, era uma cidade pequena murada, na região onde se localizado o distrito financeiro. Este bairro de Londres é chamado de City of London. Parece meio confuso, não é mesmo? Entre as atrações mais interessantes para conhecer lá estão: as ruínas da antiga muralha que cercava a cidade; o Museu da Cidade de Londres, Mansion House (lar do prefeito da City of London), a Guildhall Gallery & Anfiteatro Romano, o observatório Sky Garden e o Monumento ao Grande Incêndio de Londres.
16. TEM A 4ª RODA-GIGANTE MAIS ALTA DO MUNDO
A London Eye é uma das atrações mais icônicas de Londres. Trata-se de uma roda-gigante imensa, que fica pertinho do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico. Ela é a quarta maior roda-gigante do mundo, e proporciona vistas incríveis de Londres. Nossa virada de ano 2016-2017 foi de frente para a London Eye e presenciamos a queima de fogos mais incrível de nossas vidas! Para quem está pensando em passar o final de ano em Londres, ver esses fogos é imperdível, mas é preciso se planejar com bastante antecedência!

17. BIG BEN É O NOME DO SINO LOCALIZADO NA TORRE DO RELÓGIO
Muita gente já sabe, mas vale reforçar que Big Ben é nome do sino que fica na Torre do Relógio (atualmente, chamada de Elizabeth Tower) do Palácio de Westminster, que é a sede do parlamento inglês. É possível conhecer todo o parlamento por dentro com um tour auto guiado, mas para visitar a Torre do Big Ben é preciso fazer um pedido através de um membro do parlamento.
Leia mais:

18. A CERIMÔNIA DE COROAÇÃO DE UM NOVO MONARCA OCORRE NA ABADIA DE WESTMINSTER
A Rainha Elizabeth completou 65 anos de reinado em 2016. A cerimônia de coração de uma novo rei ou rainha acontece há séculos dentro da Abadia de Westminster, local onde estão enterradas diversas personalidades britânicas e onde foi celebrado o casamento real entre o príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Na visita à Abadia é possível inclusive ver a cadeira usada na cerimônia de coroação.
Leia mais: Londres: A histórica Abadia de Westminster

19. PLACAS AZUIS INDICAM UM MORADOR CÉLEBRE
Andando pelas ruas de Londres você vai reparar que algumas casas possui placas azuis. Elas indicam que alguém muito importante viveu ali. Há inclusive um site e aplicativo que você pode procurar pelas placas azuis através do nome da personalidade. Para saber mais, confira o post “As famosas placas azuis de Londres“.
20. PALÁCIOS E RESIDÊNCIAS REAIS DE LONDRES E ARREDORES ABERTOS À VISITAÇÃO
Há muitos lugares em Londres que podem ser visitados dependendo da época do ano e dias da semana. Todos os locais mencionados em seguida podem ser visitados por dentro. Confira os posts específicos com informações detalhadas sobre cada um deles.
- Palácio de Buckingham: residência oficial do monarca britânico
- Palácio de Kensington: atual residência do príncipe William, Kate e dos bebês reais
- Palácio de Westminster: sede do parlamento do Reino Unido
- Lambeth Palace: lar do líder máximo da Igreja Anglicana
- Whitehall Palace (Banqueting House): antigo palácio real
- Kew Palace: antigo palácio real que fica em Kew Gardens, os Jardins Botânicos Reais
- Torre de Londres: antigo castelo medieval, que abriga as Joias da Coroa
- Clarence House: atual residência do príncipe Charles, o primeiro na linha sucessória
- Castelo de Windsor: residência real mais antiga do mundo ainda em atividade
- Hampton Court Palace: palácio de Rei Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana
- Fulham Palace: antigo palácio dos bispos de Londres
Guarde estas dicas no Pinterest!





Irei para Paris e pretendo ir de lá ,para Londres.
É verdade que não preciso de visto ? O que preciso então ? O q quero fazer é um bate e volta. Se caso eu for ficar lá ,será somente por uma noite.
Olá, Renata!
Você não precisa de visto, mas precisa de um passaporte válido para passar pela imigração.
Abraços 🙂
[…] 20 coisas que você precisa saber antes de viajar para Londres […]
[…] 20 coisas que você precisa saber antes de viajar para Londres […]