Já ouviu falar nas famosas placas azuis de Londres? Muitas delas estão espalhadas pela cidade indicando que ali morou alguma personalidade muito famosa. O que muita gente não sabe é que é possível buscar pela placa da sua celebridade favorita!
AS FAMOSAS PLACAS AZUIS DE LONDRES
As famosas placas azuis de Londres ligam as pessoas do passado às construções do presente, servindo como um marcador histórico. O esquema original da placa azul foi estabelecido em 1867, e desde 1986 é responsabilidade da organização English Heritage, que coloca uma média de 12 novas placas azuis por ano em Londres. Muitos outros esquemas de placas já foram iniciados no Reino Unido, alguns estão restritos a uma área geográfica específica, outros a um tema particular de comemoração histórica. Eles são administrados por uma série de órgãos, incluindo autoridades locais, sociedades cívicas, associações de moradores e outras organizações. A primeira placa foi instalada em 1867 para homenagear Lord Byron em seu lugar de nascimento, 24 Holles Street, Cavendish Square. No entanto, esta casa foi demolida em 1889. A primeira placa azul que ainda sobrevive, também foi colocada em 1867, e celebra Napoleão III em King Street, St James.

O termo “placa azul” pode ser usado estreitamente para se referir ao esquema oficial do Patrimônio Inglês, mas é freqüentemente usado informalmente para abranger todos os esquemas similares. Embora as placas azuis de Londres sejam pioneiras, existem também esquemas de placas comemorativas em todo o mundo, como em Paris, Roma, Oslo, Dublin, e cidades na Austrália, Canadá, Rússia e Estados Unidos. Em toda a capital inglesa, há mais de 900 placas, em todo tipo de edifício, homenageando homens e mulheres notáveis.

CRITÉRIOS SER ELEGÍVEL A PLACA AZUL
Praticamente todas as placas azuis instaladas que foram sugeridas pelo público passaram por um processo de avaliação. É preciso escrever uma carta ou enviar um email para a órgão responsável antes de apresentar uma proposta formal (veja mais informações neste link). Para ser elegível a uma placa iazul em Londres a pessoa famosa deve:
- Estar morta há pelo menos 20 anos ou que já tenha se passado 100 anos do seu nascimento.
- Personagens ficcionais não são elegíveis.
- Ser considerado uma referência pela maioria dos membros de sua própria profissão.
- Ter feito uma contribuição notável para o bem-estar humano.
- Ter vivido ou trabalhado no edifício em Londres por um período significativo, em tempo ou importância, dentro de sua vida e trabalho.
- Merecer reconhecimento nacional.
- Em casos de estrangeiros e visitantes estrangeiros, os candidatos devem ter reputação internacional ou significativa posição no seu próprio país.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
REGRAS DE INSTALAÇÃO DA PLACA AZUL
- As placas só podem ser instaladas no edifício real habitado pela personalidade, e não no local onde o edifício se situava.
- Os edifícios marcados com placas devem ser visíveis a partir da rua.
- Uma única pessoa não pode ter mais de uma placa azul em Londres.
- Não é permitida a instalação em edifícios eclesiásticos e/ou educacionais.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO PROCURAR POR UMA PLACA AZUL
Para consultar onde está a placa azul de alguma personalidade, você pode acessar o site oficial da English Heritage e/ou baixar o aplicativo do órgão para celular (iOS ou Android). No site oficial, você precisa ir até a área Find a Plaque. Coloque o nome da personalidade ou sua profissão, por exemplo, actor (ator), author (autor) no campo “Name or keyword”. No campo “Category”, você pode selecionar uma categoria a qual pertence essa celebridade “engineering and transport” (engenharia e transportes); “literature” (literatura). Finalmente, no campo “London Borough” você pode selecionar a vizinhança ou bairro de Londres. Não é obrigatório preencher todos os campos, apenas 1 deles já é suficiente para buscar o que você procura.

O aplicativo “Blue Plaques” funciona da mesma forma, com a vantagem de que é possível encontrar as placas que estão próximas a você, através da geolocalização do celular. Assim, você pode até mesmo criar rotas para ir passando em todas as placas azuis próximas.

Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira algumas atrações com a placa azul em Londres:
- Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise
- Museu Händel & Hendrix: dois gênios da música em Londres
- Londres: Museu Charles Dickens, autor de “Um Conto de Natal”
[…] As famosas placas azuis de Londres […]