Última atualização: 10/01/2019
Na famosa região de Westminster fica o pouco conhecido Banqueting House, a única estrutura remanescente do antigo Palácio de Whitehall, um dos mais importantes da história de Londres. Para explicar o que foi essa palácio, temos que dar todo um cenário histórico de sua construção. Vem conferir o que aconteceu!
MUDANÇA DA SEDE DO GOVERNO DO PALÁCIO DE WESTMINSTER PARA O PALÁCIO DE WHITEHALL
Até o século XIII, o Palácio de Westminster era o centro do governo na Inglaterra, e era a principal residência londrina dos monarcas desde 1049. O arcebispo de York comprou uma propriedade nas proximidades, que se tornou sua residência em Londres, chamando-a de York Place.

Com o rompimento com a Igreja Católica e consequente fundação da Igreja Anglicana, Henrique VIII adquiriu a propriedade e, em 1530, teve a ideia de construir o Palácio de Whitehall através da expansão desta propriedade. Seu objetivo era criar o que seria o “maior palácio da Cristandade”, condizente com sua posição de chefe supremo da sua recém fundada igreja. Henrique VIII se casou com duas de suas esposas no palácio: Ana Bolena, em 1533, e Jane Seymour, em 1536. Seu falecimento ocorreu no palácio em 1547.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
REINADO DE JAMES I: A CONSTRUÇÃO DA BANQUETING HOUSE
Foi James I (reinado de 1603 a 1625) que fez uma série de modificações no palácio, construindo uma sala de banquetes (Banqueting House, em inglês). No entanto, a sala foi destruída pelo fogo em 1619, após as festividades de Ano Novo. Assim, foi feita uma encomenda para o arquiteto Inigo Jones para refazer a sala de banquetes. Como Jones tinha passado um tempo na Itália e estudado os estilos em vigor na época, voltou para a Inglaterra cheio de influências da arquitetura italiana renascentista.

E, assim, ele criou a sala de banquetes do Palácio de Whitehall, em 1622. Naquela época, o Palácio era o maior da Europa, com mais de 1.500 quartos, ultrapassando o Vaticano e o Palácio de Versalhes. James I morreu em 1625 e foi substituído por Charles I.
REINADO DE CHARLES I: O REI QUE FOI EXECUTADO POR TRAIÇÃO
Após sua acessão ao poder, Charles I entrou com uma briga ferrenha com o parlamento inglês que tentava limitar suas atribuições como rei. Ele não concordava com isso e afirmava que, como rei, ele tinha o direito divino sobre as decisões. As políticas religiosas de Charles I, junto com seu casamento com uma católica, geraram antipatia e desconfiança entre grupos reformistas (calvinistas e puritanos). O rei se recusava a aceitar a monarquia constitucional e fugiu em 1647. Charles I foi capturado, julgado e condenado por traição.

Sua execução foi realizada em 1649, em frente ao Banqueting House, encerrando a monarquia na Inglaterra (o país voltou a ser monarquia com o filho dele, Charles II em 1660). Todos os anos no mês de janeiro, a execução de Charles I é lembrada com uma recepção no Banqueting House.
REINADO DE CHARLES II: A DESTRUIÇÃO DO PALÁCIO DE WHITEHALL
Sob o reinado de Carlos II, em 1698, o Palácio de Whitehall pegou fogo novamente, destruindo a maior parte das estruturas. A única sala sobrevivente deste incêndio foi justamente a Banqueting House. O Palácio nunca mais foi reconstruído. Várias outras partes dele ainda existem, mas foram incorporadas a novos edifícios de um complexo de prédios que pertence ao governo.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO É A VISITA A BANQUETING HOUSE
Contamos toda essa história até agora para explicar o contexto em que a Banqueting House está inserida. Tudo isso que falamos é contado no audio guide recebido no início do passeio, que está incluso no preço do ticket de entrada. Além de todo o cenário histórico, o audio guide passa informações detalhadas sobre a arquitetura e o interior ricamente decorado da Banqueting House.

Finalizada em 1622, a Banqueting House é um exemplo esplendoroso e exuberante de beleza arquitetônica. Inspirado na Renascença Italiana, o estilo da Banqueting House é o primeiro do tipo a ser realizado na Inglaterra. O edifício possui três andares: o piso térreo, um labirinto de porões e armazéns. Embora tenha o nome de Salão de Banquetes, ele não era usado apenas para banquetes, mas também recepções reais, cerimônias, e bailes.

O teto da Banqueting House foi todo pintado pelo famoso pintor flamengo Sir Peter Paul Rubens (falamos sobre ele no Roteiro de 1 dia em Antuérpia, na Bélgica) e é de tirar o fôlego. A figura central é chamada de “A Apoteose do Rei James I”, o rei que mandou construir o salão. No fundo da sala, fica o trono do rei. Há locais para se sentar ao redor de todo o salão e também sofazinhos (tipo puffs) no meio para ficar apreciando as obras com bastante carinho.

A Banqueting House é considerada um marco na arquitetura inglesa. Até o início do século XVII, os ingleses ainda estavam muito presos a exemplos arquitetônicos da Idade Média. Foi o arquiteto Inigo Jones que trouxe o frescor das novidades vindas diretamente da Itália, transformando o estilo arquitetônico da Inglaterra. O estilo clássico da Banqueting House passou a ser muito copiado.

Para quem gosta de história, no final do salão, à direita, há uma televisão contando mais sobre o contexto histórico da construção da Banqueting House. Vale a pena dar uma conferida e aprender mais sobre esse período importante da história inglesa.
COMO CHEGAR
É muito fácil chegar de metrô até a Banqueting House através das estações:
- Westminster: atendida pela Circle Line (amarela), District Line (verde), Jubilee Line (cinza)
- Embankment: atendida pela Northern Line (preta), Bakerloo Line (marrom), Circle Line (amarela), District Line (verde)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Banqueting House
- Endereço: The Banqueting House Whitehall London, SW1A 2ER
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: £6 (bilheteria) / £5,50 (online) – audio guide incluso (não tem em português)
- Informações: veja a página de informações em português
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Londres:
- Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres
- Londres: O que fazer em Greenwich
- Museum of London: Museu da História de Londres
- Trafalgar Square: a principal praça de Londres
- Londres vista de cima na St Paul’s Cathedral
[…] Whitehall Palace (Banqueting House): antigo palácio real […]
[…] política e cultural). Os monarcas mais tarde se mudaram para o Palácio de St James e para o Palácio de Whitehall e, posteriormente, para o Palácio de Buckingham. Atualmente, moram na região a Rainha Elizabeth […]
[…] em obras que viu em suas viagens pela Itália. Ele assinou outras diversas obras famosas como o Banqueting House, no antigo Palácio de Whitehall, na região de Westminster, e o Covent Garden, no centro da […]