O que você precisa saber antes de viajar para Dubai

Madinat Jumeirah: incrível vila árabe em Dubai
 

Se você está planejando viajar para Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, não deixe de conferir algumas informações importantes e dicas imperdíveis para fazer uma viagem inesquecível!

DUBAI: UM MIX CULTURAL E TECNOLÓGICO

Dubai é uma cidade incrível, repleta de prédios modernos e estilosos altíssimos e muitos recordes mundiais. A cidade é uma mistura incrível de experiências luxuosas, tecnológicas e inovadoras com opções mais tradicionais, tais como compras baratinhas nos “souks”, mercados árabes que vendem um pouco de tudo; andar em “abras”, tradicionais barcos de madeira; ou até mesmo fazer um passeio no deserto.

Old Dubai: Um passeio pelas áreas tradicionais da cidade
Abra, os barcos tradicionais de madeira em Dubai

Como a religião islâmica pauta todas as esferas na vida local, é preciso estar por dentro das regras de conduta e leis do pais para não acabar passando por situações constrangedoras ou até mesmo criminosas. Em seguida, você vai poder conferir dicas e informações importantes para se organizar da melhor forma possível para viajar para Dubai!

Emirados Árabes: O que fazer em Dubai - Roteiro 2, 3, 4+ dias
“The Tallest Block”, conjunto de prédios enormes em Dubai

1. LOCALIZAÇÃO E POPULAÇÃO

A Dubai moderna foi fundada no século XVIII como uma pequena vila de pescadores às margens do Golfo Pérsico. A partir de 1958, a infraestrutura de Dubai começou a ser transformada, incluindo eletricidade, serviços telefônicos e operadores portuários e aeroportuários. Atualmente, Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.

Madinat Jumeirah: incrível vila árabe em Dubai
O magnífico hotel Burj Al Arab, um dos mais icônicos de Dubai

Fundado oficialmente em 1971, os Emirados Árabes Unidos é um país formado pela união de 7 emirados (Abu Dhabi, Ajmã, Dubai, Fujeira, Ras al-Khaimah, Xarja e Umm al-Quwain) e possui cerca de 10 milhões de habitantes. A capital do país é Abu Dhabi, com cerca de 1,5 milhão de habitantes, localizada no emirado de mesmo nome, o maior de todos em área (87% do país). A cidade de Dubai fica localizada no emirado de Dubai e possui cerca de 3 milhões de habitantes (quase 6 milhões considerando a zona metropolitana).

Dubai: Como visitar o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo
O tamanho do Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, impressiona

2. IDIOMA

A língua oficial dos Emirados Árabes Unidos é o árabe. No interior do país, pode ser difícil encontrar alguém que fale inglês, sendo mais comum o árabe e até mesmo dialetos locais. No entanto, nas principais cidades o inglês é amplamente falado. Tudo em Dubai é indicado em inglês e em árabe, desde de placas de trânsito, até atrações, museus e tudo que é direcionado para visitantes internacionais, sejam eles a lazer ou a trabalho.

Old Dubai: Um passeio pelas áreas tradicionais da cidade
Placas em Old Dubai em inglês e árabe

3. RELIGIÃO

Para viajar para Dubai, lembre-se de que religião predominante é o Islamismo (cerca de 67% da população), mas o governo costuma seguir uma política de tolerância, não interferindo nas atividades daqueles que não seguem o Islão. No entanto, muitas das leis do país e seu sistema político seguem preceitos religiosos muçulmanos, embora existam algumas flexibilizações como o consumo de bebidas alcóolicas em locais selecionados e o fato de as mulheres poderem escolher cobrir ou não o rosto.

Ain Dubai: A maior e mais alta roda-gigante do mundo
Ain Dubai, a maior e mais alta roda-gigante do mundo, fica em Dubai

4. GOVERNO

Em 1968, Dubai deixou de ser um protetorado britânico e, a partir de 1971, os 7 emirados se unificaram, criando o país conhecido como Emirados Árabes Unidos. O governo é conhecido como uma monarquia absoluta federal devido ao poder centralizado em sete famílias monárquicas, uma em cada emirado. Os presidentes não são eleitos pelo povo, mas sim pelo conselho dos emires.

Qasr Al Watan: O Palácio Presidencial de Abu Dhabi
O interior do Palácio Presidencial Qasr Al Watan, em Abu Dhabi, a capital do país

O Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, que encabeçou a união dos 7 emirados, tornou-se o primeiro presidente do país até a sua morte em 2004. Em seguida, o país foi governado por seu filho, Khalifa bin Zayed Al Nahyan, que faleceu em maio de 2022. Ele foi precedido por seu irmão, o atual presidente, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

5. MOEDA

Antes de viajar para Dubai, é importante saber que a moeda do país é o Dirham (AED), cujo valor está atrelado ao dólar com uma cotação fixa: US$ 1 = AED 3,67. Os pagamentos em cartão de crédito também podem ser feitos em dólares e euros. Nós usamos cartão de crédito em praticamente todos os lugares. Somente em parquímetros tivemos problemas porque o cartão de crédito internacional não era aceito e tivemos que utilizar moedas locais. Portanto, recomendamos sempre ter algumas moedas de Dirham para essas ocasiões.

Emirados Árabes: O que fazer em Dubai - Roteiro 2, 3, 4+ dias
O incrível hotel Atlantis, The Palm, um dos mais luxuosos de Dubai

6. QUANDO VISITAR

Dubai fica em uma região extremamente árida, seca, com pouca vegetação e que oferece verões muito quentes, que podem atingir os 50ºC. Portanto, a melhor época para viajar para a cidade é entre os meses de novembro e abril (desde um pouco antes do inverno até um pouco depois do inverno). Fora desse período, os preços das hospedagem caem bastante, mas isso porque fica inviável ficar muito tempo ao ar livre. Alguns lugares também costumam funcionar em horários alternativos ou restritos durante o mês do Ramadã. Portanto, antes de viajar para Dubai, consulte em que período o Ramadã cairá naquele ano e, claro, a temperatura prevista para época que você pretende ir.

Ain Dubai: A maior e mais alta roda-gigante do mundo
Dia ensolarado em fevereiro

7. VISTO DE TURISMO

Viajar para Dubai é muito fácil e tranquilo! Desde 2018, brasileiros não precisam de visto para Dubai ou qualquer outro destino nos Emirados Árabes Unidos. Está vigente um acordo firmado entre os dois países que permite que brasileiros fiquem no país por até 90 dias ao longo de 6 meses. Australianos, americanos, canadenses, chineses, neozelandeses e britânicos são algumas das nacionalidades que podem ficar no país por até 30 dias. Já os mexicanos podem permanecer legalmente por até 180 dias. Veja a lista completa de nacionalidades e suas regras de visto neste link.

Emirados Árabes: O que fazer em Dubai - Roteiro 2, 3, 4+ dias
Sobrevoando Dubai a caminho do aeroporto

8. DIRIGIR EM DUBAI

Se você está na dúvida sobre como se locomover quando viajar para Dubai, vale saber que as ruas e as estradas de Dubai são excelentes e todas as placas estão escritas em árabe e inglês. A cidade funciona ao redor da Sheikh Zayed Road, a principal via de Dubai, espinha dorsal de um complexo rodoviário incrível, repleto de viadutos, pontes e túneis.

Emirados Árabes: O que fazer em Dubai - Roteiro 2, 3, 4+ dias
Sheikh Zayed Road

Se a sua carteira de motorista não está em inglês ou em árabe, você vai precisar tirar uma Permissão Internacional para Dirigir (PID). Essa permissão funciona uma carteira internacional de habilitação e você só consegue retirá-la tendo uma carteira nacional de habilitação válida. Você precisará mostrar o documento para retirar o carro em uma das locadoras de veículo da cidade. Faça uma cotação para alugar um carro em Dubai neste link. Dirigir é a melhor forma de se locomover por Dubai, mas há também opções de transporte público e, claro, táxi e Uber.

9. MULHERES E LGBTQIAP+

Dubai é uma cidade extremamente segura, acostumada a receber visitantes do mundo inteiro. Por isso, aceita relativamente bem as diferenças, contanto que não sejam sinais de desrespeito à cultura local. Há muitos casos de mulheres que viajam sozinhas para o país e se sentem super seguras, já que se trata de um local mais moderno e mais adaptado aos hábitos ocidentais. No entanto, demonstrações públicas de afeto entre casais são desaconselhadas. O Paulo colocou o braço sobre o meu ombro para uma foto em na Grande Mesquita de Abu Dhabi e, além de tomarmos uma bronca, fomos obrigados a apagar a foto.

A Grande Mesquita do Sheikh Zayed em Abu Dhabi
O segurança mandou apagar a foto em que estávamos nos abraçando, mas ficamos com esta

Se por um lado, você vai encontrar a mais moderna tecnologia em Dubai, por outro, o país ainda criminaliza ser LGBTQIAP+, podendo resultar em multa e até mesmo cadeia, infelizmente. Por isso, antes de viajar para Dubai, lembre-se de que precisará ser muito discreto para não ter problemas com a justiça.

10. COMO SE VESTIR E SE COMPORTAR EM DUBAI

Os Emirados Árabes Unidos são um país islâmico e, embora mais “moderno”, ainda possui algumas regras de conduta importantes que costumam ser mais rígidas em outras cidades do que em Dubai. Veja algumas recomendações abaixo:

>> ROUPAS
  • Embora seja recomendado se vestir de maneira mais comedida, não é preciso usar roupas típicas ou estar completamento coberto. Evite roupas transparentes, muito curtas, justas, decotadas, sem manga e de barriga de fora para visitar lugares mais tradicionais. Evite roupas com mensagens que podem ser consideradas ofensivas pelos locais. No mês do Ramadã, é melhor se vestir de forma mais conservadora. Cubra tatuagens porque os mais tradicionais podem olhar “torto” caso alguma seja muito extravagante.
  • Para visitar as mesquitas, mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço (escondendo o cabelo), usar saia longa ou calça larguinha (estilo pantalona) que não marque as curvas do corpo, além de cobrir os braços. Apenas o rosto e as mãos podem estar aparentes.
Old Dubai: Um passeio pelas áreas tradicionais da cidade
Caminhando por Al Fahidi, Old Dubai, com roupas discretas
>> HÁBITOS
  • Consumir bebidas alcoólicas pode ser considerado crime se for feito fora dos bares e hotéis que possuem licença para este fim. Não se arrisque, pois as leis do país podem ser bastante rigorosas.
  • Evite falar alto ou fazer algo que possa ser considerado arruaça ou perturbação da ordem pelas autoridades locais. Apontar com o dedo indicador também pode ser considerado ofensivo. Evite ficar fazendo sinais com as mãos.
The View At The Palm: Lindas vistas de Palm Jumeirah em Dubai
Vista incrível de The Palm Jumeirah com o hotel The Palm ao centro
>> FOTOGRAFIAS E CRENÇAS RELIGIOSAS
  • Fotografar os habitantes locais em trajes típicos sem autorização também deve ser evitado porque pode ser considerado ofensivo e até mesmo criminoso. Há também locais onde é proibido fotografar, incluindo palácios, embaixadas, prédios governamentais e militares. Respeite as regras locais.
  • Desrespeito às crenças religiosas é considerado ofensivo e pode resultar em prisão. Evite fazer sinais, falar palavrões ou fazer algum comentário que possa ser considerado desrespeitoso.

11. DICA DE ECONOMIA: CARTÕES DE DESCONTO

Se você está planejando visitar diversas atrações diferentes, a dica de ouro é usar cartões de desconto que oferecem uma economia de até 50%! Com eles, você terá a oportunidade de usar os ônibus turísticos hop-on hop-off, visitar as principais atrações da cidade, participar de tours e excursões, fazer um safári pelo deserto e muito mais! Confira abaixo 4 tipos de passes de desconto e adquira o seu antes mesmo de viajar para Dubai.

  • EXPLORER PASS: Trata-se de um passe que proporciona até 35% de desconto quando comparado com a compra separada de bilhetes. Você pode comprar o passe para entrar gratuitamente em 3, 4, 5 ou 7 atrações à sua escolha.
  • iVENTURE CARD DUBAI: Cartão válido por até 7 dias a partir do primeiro uso que oferece uma série de benefícios para os usuários. Por um preço único, pode-se escolher 3 atrações em Dubai (uma de cada grupo de atrações).
Emirados Árabes: O que fazer em Abu Dhabi Roteiro de 2 dias
iVenture Card | Figura: divulgação
  • DUBAI PASS: Válido por 3 ou 5 dias a partir do primeiro dia de uso e oferece escolha entre 3, 5 ou 7 atrações ou experiências. Com este passe é possível fazer uma economia de até 50% em excursões ou atividades.
  • DUBAI SUPERSAVER PASS: Válido por 30 dias que oferece economia nas maiores arações de Dubai. É possível escolher entre 3, 5 ou 7 atrações e é possível fazer uma economia de até 40% em excursões ou atividades.

12. COMO ORGANIZAR A SUA VIAGEM

Temos uma grande variedade de conteúdo publicado sobre os Emirados Árabes. Abaixo, confira algumas das nossas dicas, sugestões e atrações para fazer uma viagem incrível para Dubai e também para Abu Dhabi, que vale a pena incluir no roteiro.

>> VIAGEM PARA DUBAI

ROTEIRO E DICAS

Emirados Árabes: O que fazer em Dubai - Roteiro 2, 3, 4+ dias

ATRAÇÕES

HOSPEDAGEM

RESTAURANTES

>> VIAGEM PARA ABU DHABI

ROTEIRO E DICAS

Emirados Árabes: O que fazer em Abu Dhabi Roteiro de 2 dias

ATRAÇÕES

HOSPEDAGEM

RESTAURANTES

Guarde estas dicas no Pinterest!

O que você precisa saber antes de viajar para Dubai | https://viajonarios.com/viajar-para-dubai/ | #viajonarios #dubai #emiradosarabes #eau #uae #emiradosarabesunidos #unitedarabemirates #oquesaber #antesdeviajar #viajardubai #abudhabi

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS AÉREAS: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui