Última atualização: 11/03/2022
Confira todos os detalhes para conhecer a belíssima e importante Grande Mesquita do Sheikh Zayed em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
A GRANDE MESQUITA DO SHEIKH ZAYED
Construída entre 1996 e 2007, a Grande Mesquita do Sheikh Zayed leva o nome do falecido presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. Ele iniciou a construção da mesquita com o objetivo de estabelecer uma estrutura que unisse a diversidade cultural do mundo islâmico com os valores históricos e modernos da arquitetura e da arte. Em 2004, Sheikh Zayed morreu e foi enterrado no pátio da mesquita, que, com seu desenho floral, mede cerca de 17 mil m², e é considerado o maior exemplo de mosaico de mármore do mundo. Toda branca, as pedras de mármore que decoram a mesquita têm origem na Macedônia, Itália, Índia e China.



ARQUITETURA DA MESQUITA
A arquitetura da mesquita é inspirada em outras mesquitas ao redor do mundo, incluindo a Mesquita Abu al-Abbas al-Mursi em Alexandria, no Egito; a Mesquita Badshahi em Lahore, Paquistão; e outras referências da arquitetura persa, mogol e indo-islâmica. O layout da cúpula e a planta baixa da mesquita foram inspirados na Mesquita Badshahi. Suas arcadas são essencialmente mouriscas e seus minaretes são classicamente árabes. Os materiais naturais foram escolhidos para grande parte do seu design e construção devido às suas qualidades de longa duração, incluindo pedra de mármore, ouro, pedras semipreciosas, cristais e cerâmica. Artesãos e materiais vieram de muitos países, incluindo Índia, Itália, Alemanha, Egito, Turquia, Marrocos, Paquistão, Malásia, Irã, China, Reino Unido, Nova Zelândia, Macedônia do Norte e Emirados Árabes Unidos.


No minarete do nordeste fica uma biblioteca que atende a comunidade com livros e publicações clássicas abordando diversos assuntos islâmicos: ciências, civilização, caligrafia, artes e moedas, incluindo algumas publicações raras. A coleção inclui material em uma ampla variedade de idiomas, incluindo árabe, inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e coreano. Além disso, a mesquita conta com uma belíssima iluminação noturna. Os espelhos d’água ao longo das arcadas refletem as colunas da mesquita, que se iluminam quando o sol se põe.

NÚMEROS E CURIOSIDADES DA GRANDE MESQUITA
- Quase 11 anos de construção contou com mais de 3 mil trabalhadores de 38 empresas
- Tem 420 metros de comprimento x 290 metros de largura
- Área de 12 hectares (sem contar jardins e estacionamento)

- Tem capacidade para até 41 mil fiéis
- Decorada por 4 minaretes de 107 metros de altura e 2 minaretes de 89 metros de altura
- Eixo principal está a cerca de 11° ao sul do verdadeiro oeste, na direção da Caaba em Meca, na Arábia Saudita

- Há 7 lustres alemães feitos com milhões de cristais Swarovski, incluindo um dos maiores lustres do mundo
- As 96 colunas da sala de oração principal são revestidas com mármore e incrustadas com madrepérola

- Os 99 nomes (qualidades ou atributos) de Deus (Allah) são apresentados na parede Qibla em caligrafia cúfica tradicional
- Há 3 estilos de caligrafia (Naskhi, Thuluth e Kufic) usados na mesquita
- Salão principal abriga o maior tapete do mundo com 5.627 m², produzido por mais de 1200 tecelões que utilizaram mais de 38 toneladas de lã e algodão

COMO RESERVAR INGRESSOS PARA A GRANDE MESQUITA
Além de estar com vacinação em dia e ter feito exame de RT-PCR, é preciso ter horário agendado para entrar. Isso pode ser feito pelo seguinte link. Abaixo, confira a reprodução da página em que é preciso preencher para reservar o horário, incluindo informações como o número de visitantes, dia e horário da visita e email. Depois de preenchido e enviado, você receberá um email com um QR-code que deverá ser apresentado na entrada da mesquita e mais alguns outros pontos ao longo da visita. Importante: sempre consulte o site oficial da mesquita antes de ir para saber mais sobre as regras vigentes.

REGRAS DE CONDUTA DA GRANDE MESQUITA DO SHEIK ZAYED
É claro que para visitar um templo religioso de um país muçulmano é preciso seguir algumas regras de vestimenta que demonstram respeito pelo local. O “dress code” exigido na Grande Mesquita inclui que as mulheres cubram totalmente os braços e pernas (pode ser saia longa ou calça larga), além da cabeça. Transparências, decotes e roupas justas também não são permitidos. Mulheres devem mostrar somente as mãos e o rosto e os seguranças são muito rigorosos com cabelo à mostra, pedindo para escondê-los. Homens podem usar camisetas de manga curta (exceto regatas) ou longa e calças.

Outro importante fator dentro da mesquita são as regras de comportamento. Homens são proibidos de tocar nas mulheres, mesmo na hora de posar para fotos (o Paulo me abraçou e veio um segurança pedir para apagar a foto, inclusive da lixeira do celular). Além disso, não são permitidos nenhum tipo de sinais com as mãos. Os seguranças têm o mesmo procedimento: tirou fotos fazendo sinais com mãos, eles fazem você apagar a foto. Eles são bem rigorosos em relação as regras. Veja outras restrições na foto abaixo.

COMO É A VISITA À GRANDE MESQUITA DO SHEIKH ZAYED
Nós chegamos à Mesquita de carro e seguimos as placas para acessar o estacionamento de visitantes que fica no subsolo. A entrada é feita pelo New Visitor Center & Plaza at Sheikh Zayed Grand Mosque Extension, que é um grande shopping center. Um segurança nos pediu para mostrar o aplicativo AlHosn (já falamos dele aqui) para acessar o local. Siga as placas para ir para a entrada, passando pela segurança (detector de metais e raio-x) antes de acessar a mesquita.



Na figura abaixo, você vai encontrar um mapa com as principais salas da mesquita. Em seguida, confira mais detalhes sobre elas e sobre algumas características arquitetônicas que fazem a Grande Mesquita do Sheikh Zayed ser única.

DESTAQUES DA MESQUITA DO SHEIKH ZAYED
1. PÁTIO (SAHAN)
Também indicado com a letra “F” no mapa anterior, o pátio é um grande espaço aberto retangular. A área de Sahan é uma parte principal da Mesquita Sheikh Zayed e ocupa a maior área. Cerca de 4.884 m² do pátio principal são cobertos e acomodam 6.750 fiéis. A área total aberta possui cerca de 5.124 m² e acomoda 7 mil fiéis.



2. ARCADAS (CORREDORES EXTERNOS)
As quatro arcadas da Mesquita Sheikh Zayed, possuem belas decorações que contribuem para a beleza da mesquita, principalmente, porque facilitam o movimento em torno da parte aberta sem teto do Sahan. Além disso, as arcadas da mesquita desempenharam um papel significativo ao longo da história islâmica no ensino de disciplinas religiosas, pois ali os pregadores davam aulas aos alunos. Lâmpadas e lanternas foram colocadas nas arcadas, algumas encaixadas enquanto outras penduradas nas cúpulas. Os lustres extravagantes de estilo otomano são feitos de vidro colorido e cobre.




3. MINARETES
A palavra “minarete” deriva do árabe “Manara”, que significa farol ou local de iluminação. A Grande Mesquita Sheikh Zayed possui 6 minaretes em estilo otomano. Há 4 minaretes de 106 metros de altura com 3 varandas em cada canto da sala de oração principal (sala de oração dos homens) e mais 2 minaretes em cada canto do pátio, cada um com 89 metros de altura e 2 varandas. Eles são revestidos de mármore branco, assim como toda mesquita. A lua crescente dourada no topo do minarete é feita de mosaico de vidro dourado. O design dos minaretes reflete a diversidade e inclusão da mesquita, combinando elementos de vários estilos históricos e regiões. Uma das funções originais dos minaretes é promover um lugar elevados para o chamado mu’athin (quem chama para a oração).

4. DOMOS
A mesquita conta com a presença de 65 domos. Acima da principal sala de oração masculina da mesquita há um conjunto de cúpulas que se baseiam em quatro pilares principais. O projeto do arquiteto de cúpulas envolve uma grande cúpula central (a cúpula mãe) que fica sobre as quatro metades da grande cúpula de todos os quatro lados, com cada cúpula assentada sobre três “meias” cúpulas. A cúpula principal tem 58 metros de altura do piso do salão ao topo, com um diâmetro externo de 45 metros e um diâmetro interno de 38 metros.

Cada uma das quatro meias cúpulas tem 32 metros de diâmetro, que são complementado por um conjunto de pequenas cúpulas que cobrem a superfície da mesquita. O interior das cúpulas apresenta obras de arte marroquinas tradicionais. Foi feito de gesso reforçado com um vidro chamado (GRG) e decorado com versos do Alcorão, usando diferentes estilos de caligrafia árabe, como Naskh, Thuluth e Kufi.

5. SALÕES DE ORAÇÃO
Também representada pela letra “A” no mapa anterior, a sala de oração principal (Sala de Oração dos Homens) é a maior da mesquita e acomoda cerca de 11.840 fiéis. Este salão fica lotado de fiéis durante grandes assembléias, eventos religiosos, orações e Ramadã, bem como as orações de sexta-feira. O “Salão de Oração das Mulheres” (letra “B” no mapa) tem capacidade para cerca de 2.500 fiéis.

6. CARPETE
O belíssimo carpete da Grande Mesquita cobre uma área de 12.500 m², sendo o elemento mais significativo e distintivo da mesquita. Ele feito na Bélgica e a sua criação envolveu uma equipa de 15 técnicos, que utilizaram quatro máquinas de costura. Eles trabalharam ininterruptamente por 90 dias para concluí-lo, enquanto a montagem no piso utilizou 15 trabalhadores ininterruptos por 30 dias.

7. LUSTRES
Os 485 lustres foram projetados de acordo com o estilo otomano, com 130 unidades internas e 355 unidades externas. O teto da sala de oração principal da mesquita é decorado com quatro lustres, que são colocados em locais focais, com diâmetro de 4 metros, além dos cinco lustres da entrada principal com diâmetro de 180 cm e 290 cm em altura enquanto 50 unidades de iluminação de parede. O grande lustre da sala de oração principal é único na região do Golfo, em relação ao seu estilo, com 18 metros de altura, 13,5 metros de diâmetro e sete toneladas de peso.


8. MEHRAB
Mehrab é um nicho na parede de uma mesquita que indica a qibla, a direção da Caaba em Meca para a qual os muçulmanos devem se voltar ao orar. A parede na qual aparece um eihrab é, portanto, uma “parede Qibla”. Voltada para o sudoeste, a parede Qibla da mesquita é caracterizada pela riqueza de uma parede curva revestida de mármore. Nela, consta, em árabe, o seguinte versículo do Alcorão: “Allah! não há Allah, mas Ele vive o Eterno Auto-Subsistente”. O Mehrab da Grande Mesquita é formado por duas cavidades retangulares com dois versos do Alcorão: “Meu Senhor! Faça-me estabelecer a adoração adequada, e alguns da minha posteridade “ e “Meu Senhor! Construa para mim uma casa contigo no Jardim”.

9. PÚLPITO
O Minbar (um tipo de púlpito) está localizado no lado direito do Mehrab na parede do salão principal, pois os engenheiros estavam ansiosos para adicionar mais degraus, a fim de combinar a altura, a vastidão do salão de oração principal e o grande número de fiéis, que por sua vez permite que os fiéis vejam o Imam (Khateebb) durante os sermões religiosos. O Minbar é uma das primeiras características arquitetônicas identificadas na arquitetura islâmica. Ele inclui 11 degraus e apresenta desenhos florais e de conchas feitos de madeira de cedro americano esculpida incrustada com ouro branco madrepérola e mosaico de vidro. Possui um pequeno “telhado” em forma de cúpula e final crescente no topo da escada.

10. JARDINS, FONTES E ESPELHOS D’ÁGUA
A arquitetura islâmica nas mesquitas caracteriza-se pelos jardins que circundam as mesquitas, para além das fontes, por isso vemos os jardins da mesquita com as suas árvores de frutos e plantas ornamentais e cuidadosamente pavimentadas em meio a uma rede de fontes de água e uma rede de arcos sobrepostos com esplendor e perfeição.

Os espelhos d’água como as que circundam o perímetro da mesquita são uma característica tradicional dos jardins islâmicos tradicionais. Essas piscinas retangulares são revestidas em diferentes tons de azul. A área dessas piscinas cerca de 7 mil m².


A vista é ainda melhor à noite, quando um sistema de iluminação especialmente projetado projeta nuvens cinza-azuladas nas superfícies brancas da mesquita e reflete a beleza das colunas externas.

COMO CHEGAR À GRANDE MESQUITA
A mesquita está localizada no meio de quatro estradas principais da cidade. É muito fácil acessá-la de carro, já que conta com um amplo estacionamento. Para opções de transporte público, sugerimos utilizar o GoogleMaps, pois a partir de sua localização, várias opções são sugeridas. Outras opção interessante é mediante um tour guiado (veja opções abaixo).
A Grande Mesquita do Sheikh Zayed fica em uma área enorme e, depois de estacionar o carro próximo ao Centro de Visitantes, é preciso fazer uma caminhada a pé para acessá-la, conforme as figuras abaixo retiradas do folheto oficial.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Grande Mesquita do Sheikh Zayed
- Endereço: Sheikh Rashid Bin Saeed Street – 5th St, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
- Horários:
- Horários regulares: de sábado a quinta de 9h às 22h | sexta de 9h às 12h e de 15h às 22h
- Horários durante o Ramadã: de sábado a quinta de 10h às 18h e de 21h às 23h30 | sexta de 14h às 18h e de 21h às 23h30
- Entrada: gratuita, mas é preciso reservar o horário no site oficial
- Observação: Confirme as regras sanitárias por conta da pandemia antes de ir. Pode ser preciso mostrar o “green status” no aplicativo Alhosn ou comprovante de vacinação com teste de RT-PCR realizado nos últimos 14 dias.
- Tours Culturais: Ao visitar a Grande Mesquita Sheikh Zayed, você pode fazer um passeio cultural gratuito pelas passagens e salões da mesquita com funcionários especializados. Os tours não precisam ser agendados previamente e estão disponíveis em inglês ou árabe. Veja mais informações neste link.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre os Emirados Árabes Unidos:
ABU DHABI
ROTEIRO E DICAS
- Emirados Árabes: O que fazer em Abu Dhabi – Roteiro de 2 dias
- Yas Island: A incrível ilha de entretenimento em Abu Dhabi
ATRAÇÕES
- Qasr Al Watan: O Palácio Presidencial de Abu Dhabi
- A Grande Mesquita do Sheikh Zayed em Abu Dhabi
- Ferrari World Abu Dhabi: Maior parque temático coberto do mundo
- Emirados Árabes: Parque Temático Warner Bros. World Abu Dhabi
HOSPEDAGEM
- Emirados Árabes: Hospedagem no Grand Mercure Abu Dhabi
- Hotel Courtyard by Marriott World Trade Center, Abu Dhabi
RESTAURANTES
- Café 302: Delicioso restaurante no centro de Abu Dhabi
- Wild & The Moon: comida vegana nos Emirados Árabes
DUBAI
ROTEIRO E DICAS
- Emirados Árabes: O que fazer em Dubai – Roteiro 2, 3, 4+ dias
- Emirados Árabes: Como ir do Aeroporto de Dubai ao centro
ATRAÇÕES
- Dubai: Como visitar o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo
- Ain Dubai: A maior e mais alta roda-gigante do mundo
- Dubai Frame: Visitando a maior moldura do mundo
- The View At The Palm: Lindas vistas de Palm Jumeirah em Dubai
- Dubai Miracle Garden: Maior jardim de flores naturais do mundo
- Palm Jumeirah: Atrações na ilha artificial de Dubai
- Old Dubai: Um passeio pelas áreas tradicionais da cidade
- Safári no Deserto de Dubai com jantar e dança típica
- Madinat Jumeirah: incrível vila árabe em Dubai
HOSPEDAGEM
- 30 hotéis em Dubai com vista para o Burj Khalifa
- Rove Downtown: Hotel incrível perto do Burj Khalifa em Dubai
- TIME Asma: Hotel perto do Mall of Emirates em Dubai
- O porquê NÃO recomendamos o ibis Styles Dubai Airport Hotel
RESTAURANTES
- Soul Santé Café: Restaurante Vegano em Dubai
- Bebabel: Restaurante com vista para Dubai Fountain e Burj Khalifa
- Common Grounds: Rede de restaurantes em Dubai
- Carluccio’s Dubai Mall: Comida italiana e fontes dançantes
- Dubai: XVA Café no histórico bairro de Al Fahidi
- Dubai: Ronda Locatelli – Comida italiana no Atlantis, The Palm