Última atualização: 18/05/2022
Conheça Old Dubai, a antiga área da cidade de Dubai que abriga alguns dos locais mais tradicionais dessa cidade histórica, incluindo os bairros de Deira e Bur Dubai.
OLD DUBAI
A cidade de Dubai foi fundada no início do século XVIII como uma pequena vila de pescadores às margens do Golfo Pérsico e do Dubai Creek, um riacho que divide a antiga área da cidade em duas partes principais: Deira, a leste, e Bur Dubai a oeste. Outras áreas que também fazem parte de Old Dubai são Karama e Satwa, mas são menos turísticas.

Durante séculos, os comerciantes atracavam os seus barcos nas margens de Dubai Creek, trazendo perfumes, especiarias, café e ouro de países distantes para o comércio. No início do século XX, o riacho, embora incapaz de suportar o transporte em grande escala, serviu como um porto menor para os dhows, veleiros vindos de lugares como a Índia e a África Oriental. A indústria de pérolas de Dubai, que formava o principal setor da economia da cidade, baseava-se principalmente em expedições no Dubai Creek. A pesca, também uma importante indústria na época, também se baseava ao longo do Dubai Creek, cujas águas quentes e rasas sustentavam uma grande variedade de vida marinha.

ABRAS: OS TRADICIONAIS BARCOS DE MADEIRA
A travessia de um lado para outro do Dubai Creek é feita através de barcos de madeira tradicionais motorizados de pequeno porte chamados “Abra”, que levam até 12 pessoas de cada vez ao custo de 1 dirham por trajeto, pago diretamente em moeda para o barqueiro. Os usuários se sentam em um banco de madeira de costas um para os outros, enquanto o barqueiro fica ao centro. Os abras em Dubai Creek são utilizados diariamente não somente por turistas, mas pela população em geral, já que custam barato e economizam tempo na travessia de um lado a outro do canal. Os abras operam entre a Deira Old Souk Abra Station, no lado de Deira e a Bur Dubai Abra Station do lado de Bur Dubai.



O QUE ENCONTRAR EM OLD DUBAI
Muitos dos antigos locais de comércio e instalações foram reformadas e tiveram seu uso modificado. A área é super amigável para turistas, que podem procurar por pechinchas de artigos de vestuário, souvenirs, temperos, artigos de ouro, perfumes, itens de decoração, artesanato, louças, entre outros. Veja o mapa interativo traz atrações em Deira (em roxo), atrações em Bur Dubai (em azul), atrações em Al Seef (em laranja), atrações em Al Shindagha (em rosa), além de estações de metrô (em verde), dicas de transporte (preto), e dicas de hospedagem (em cinza). Em seguida, conheça mais detalhes sobre as principais atrações nos dois lados do Dubai Creek.
1. DEIRA
Deira é uma área conhecida historicamente como centro comercial de Dubai, embora grande parte do local tenha passado por uma grande modernização ao longo dos anos, ainda há um ar mais tradicional na região, o que atrai muitos turistas em buscas de boas pechinchas. Os principais destaques de Deira são os souks (ou souqs), os mercados tradicionais que além de abrigar comerciantes, também contam com a presença de artesãos e produtores locais.

É possível conhecer o Grand Souk – Deira (souvenirs e vestuário), Spice Souk (temperos e especiarias), Gold Souk (artigos de ouro) e Deira Perfume Souk (perfumes), além de outros como o Herbs Souk (ervas), Utensils Souk (utensílios), Matterss Souk . Para quem gosta de negociar preços, é o local perfeito. Muitos relatam que conseguem comprar itens por até metade do preço anunciado pelo vendedor inicialmente. Eu confesso que não curto muito essa prática de ter que ficar negociando porque não tenho muita paciência. Prepare-se para ser abordado por vendedores ansiosos por fazer negócios que vão cruzar o seu caminho oferecendo um pouco de tudo.

Outra atração importante em Deira é Museum of the Poet Al Oqaili, a casa histórica do poeta saudita Mubarak Bin Al Oqaili que foi restaurada em transformada em museu. Em seguida, confira mais informações sobre os souks:
>> GRAND SOUK – DEIRA



>> SPICE SOUK (SOUK DAS ESPECIARIAS)
Proporciona uma experiência nostálgica colorida, aromática e sensorial. É uma volta ao passado que permite os visitantes conhecer diversas ervas aromáticas e especiarias. Os vendedores ajudam a identificar os tipos de especiarias e dar dicas de onde utilizá-las. Há muitos exemplares exóticos, não tão comuns no nosso cotidiano, com cores vibrantes e aromas únicos. Há também uma grande variedade de chás perfumados do mundo todo, além de frutos secos e óleos. As especiarias são vendidas por peso e em pacotes.


>> PERFUME SOUK (SOUK DOS PERFUMES)
Descubra novas fragâncias, muito importantes na vida árabe, apresentando uma variedade exótica de aromas mais brandos e outros mais evidentes. São oferecidos milhares de aromas tracionais das Arábias, que podem ser usados como incenso, mas também ser comprados em pó, cristal, rocha, pauzinhos ou madeira. É possível até pedir para criarem um aroma único, totalmente personalizado com base no seu tipo de pele e personalidade.
>> GOLD SOUK (SOUK DO OURO)
O Souk do ouro é um dos mercados tradicionais mais antigos de Dubai. Mesmo que você não esteja pensando em comprar nada, vale a pena dar uma caminhada pelo souk para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de artesãos locais e seus designs únicos feitos com ouro, pedras preciosas, diamantes, pérolas, prata e platina. Uma curiosidade é que todas as mercadorias são cuidadosamente regulamentadas pelo governo do Dubai para garantir a autenticidade de qualidade.


No souk é possível ver de perto o Najmat Taliba (Estrela de Taliba), o mais pesado anel de ouro do mundo, com 5,17kg de pedras preciosas e 58.686 kg de ouro 21 quilates, totalizando 63.856 kg!

>> NAIF SOUK
Um pouco mais afastado dos demais souks fica o Naif Souk, um local que antigamente abrigava um mercado de camelos, um excelente mercado que oferece uma série de produtos e serviços árabes autênticos que incluem itens de vestuário, desenhos de hena, artigos de couro, dispositivos eletrônicos e uma grande seleção de abayas islâmicas (roupa típica usada pelas mulheres).
2. BUR DUBAI


>> DUBAI MUSEUM
Aberto em 1971, Museu de Dubai fica localizado dentro do antigo Forte Al Fahidi, o edifício mais antigo da cidade, construído em 1781. Ao redor dele é possível encontrar antigas muralhas construídas por volta de 1800. Elas foram construídas de coral e gipsita, tinham cerca de 50 cm de espessura, 600 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. No início do século XX, as muralhas foram demolidas para acomodar a expansão da cidade.

Do forte, há um caminho para as galerias, que exibem a cultura geral de Dubai, especialmente no século XIX. O museu tem como objetivo apresentar o modo de vida tradicional do Emirado de Dubai. Inclui antiguidades locais, bem como artefatos de países africanos e asiáticos que negociavam com Dubai. Também inclui várias maquetes mostrando a vida no emirado antes do advento do petróleo, além de artefatos de descobertas recentes de 3000 a.C. No final de 2021, o museu foi fechado para renovações.

>> AL FAHIDI HISTORICAL DISTRICT
Localizado ao longo do Dubai Creek, o Distrito Histórico de Al Fahidi (também conhecido como Al Bastakiya) é um importante patrimônio histórico de Dubai que possui grande parte da infraestrutura original preservada e intacta assim como em meados do século XIX. O bairro é repleto de becos, ruelas, caminhos sinuosos e tradicionais torres de vento construídas em pedra, teca, gesso, madeira de palmeira e sândalo.



São mais de 50 edifícios que podem ser explorados, entre eles o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding, onde se pode fazer um passeio cultural imersivo no bairro; o Coins Museum Bur Dubai (Museu das Moedas), onde estão expostas mais de 470 moedas raras, incluindo moedas do Império Britânico, Índia e de países da região antes da independência; o Coffee Museum, que conta a história do café ; a Symposium House e a Events House, que costuma realizar eventos culturais; a Arabic Calligraphy House (Dar Al Khatt Alarabi), especializada em caligrafia árabe e arte criativa; a Philately House (exposição de coleções de selos postais); a Municipality House, que é um exemplo da arquitetura tradicional de Dubai; e a Bastakia Mosque, uma das mesquitas mais surpreendentes de Dubai que, embora não seja a maior, tem treliças e detalhes intrincados.



Fique de olho no calendário para não perder os eventos oferecidos no bairro, principalmente a Sikka Air Fair (exposição de arte de artistas emergentes) e a Heritage Week (que envolve uma série de organizações para fornecer uma ampla visão do passado do país e do mode de vida dos Emirados.

>> GRAND BUR DUBAI MASJID
Localizada entre o Souk têxtil e o Museu de Dubai, fica bem em frente ao Shiva Temple, um templo hindu. Foi originalmente construída em 1998 e pode acomodar 1.200 fiéis. Inicialmente, esta mesquita foi construída como uma escola para estudar o Alcorão. A arquitetura consiste em um minarete de 70 metros de altura, o mais alto do Dubai. Além disso, há 45 cúpulas pequenas e nove maiores cobrindo seu telhado. Não-muçulmanos não podem entrar, exceto no minarete, onde as fotografias podem ser tiradas. A Grande Mesquita é considerada o centro da vida religiosa e cultural de Dubai.
>> SOUKS
- BUR DUBAI SOUK: Este bazar movimentado em que é possível encontrar um pouco de tudo, incluindo tecidos, roupas, luminárias, bolsas, calçados, souvenires, temperos, petiscos típicos e muito mais. Ele também é conhecido como Textile Souk e Old Souk. Aqui você pode encontrar diversos tecidos coloridos em seda, algodão e tecidos bordados. Há também uma grande de variedade de roupas feitas por designer locais, além de uma enorme variedade de botões, pedras, rendas, lantejoulas e outros itens decorativos para dar um toque todo especial. Se preferir, no local é fácil de encontrar uma costureira/alfaiate qualificado que pode produzir qualquer tipo de roupa a partir do material escolhido.




- AL FAHIDI SOUK: Esse souk de dois andares é bom lugar para pechinchar de maneira mais tranquila, sem grandes muldiões. É possível encontrar lojas de roupas feitas por designers locais, perfumes, cosméticos, calçados, acessórios, presentes, antiguidades, e eletrônicos. Além disso, existem vários restaurantes em uma praça de alimentação.
- MEENA BAZAR BUR DUBAI: Considerado a “Little India de Dubai”, o Meena Bazaar tem alguns dos melhores preços para fazer compras de têxteis tradicionais, artigos de ouro, joias e souveniers. Localizado entre a Rua Al Fahidi e a Khalid Bin Al Waleed Road, o Meena Bazar transporta os visitantes para o passado com lojas coloridas e vistas do Dubai Creek. Meena Jewellers é uma das lojas de ouro mais antigas e mais famosas, conhecida pelo seu legado e artesanato. Há também lojas de móveis, cerâmica, perfumes e especiarias. Para quem quer economizar, há várias barraquinhas que vendem snacks tradicionais a preços bem em conta.
3. AL SEEF
Inaugurado em 2017, Al Seef é um outro distrito que fica do lado de Bur Dubai, próximo ao Distrito Histórico de Al Fahidi. Percorrendo 1,8 km ao londo de Dubai Creek, ele se tornou um dos distritos de lazer mais populares do Dubai, oferecendo nesse espaço repleto de história, muitas opções compras, gastronomia e hospedagem. Inclua no passeio uma passgem pelo Al Seef Heritage Souq, que oferece uma variedade de opções para admirar arte local, artesanato e trabalhos manuais tradicionais. Os souks de perfumes valem uma visita. Conheça também o terraço no rooftop do restaurante Mamikonyan. A praça de eventos em Al Seef possui um calendário completo de atividades, incluindo peças de teatro, bandas ao vivo, espetáculos de dança e shows infantis. Aproveite para caminhar pelas ruelas e admire o Dubai Creek.

4. AL SHINDAGHA
Al Shindagha é um bairro a Old Dubai onde o Sheikh Saeed Al Moktoum, governante de Dubai, morou com sua família entre 1912 e 1958. Sua residência reconstruída em Al Shindagha está agora aberta ao público como um museu, chamado House of Sheikh Saeed Al Maktoum. Uma outra atração no bairro é o Museu Saruq Al Hadid, que exibe descobertas expostas que foram encontradas num sítio arqueológico à beira do deserto de Rub Al-Khali, e foram descobertas por Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum enquanto pilotava o seu helicóptero. Arqueólogos e historiadores têm descoberto diversas ferramentas de ferro, panelas de bronze, pedras preciosas, joias de ouro e fósseis, os quais fazem parte do acervo do museu. Os visitantes podem ainda fazer a sua própria escavação numa escavação arqueológica simulada.

No Al Shindagha Museum, os visitantes podem aprender mais sobre a história marítima da cidade, incluindo diversas histórias do passado e de tradições do país. Ao lado fica a Perfume House, onde os visitantes têm a oportunidade descobrir o legado da perfumaria dos Emirados Árabes. Um pouco mais longe fica a Dubai Heritage Village, criada em 1997 para exibir uma lembrança da antiga vida tradicional nos Emirados Árabes Unidos. Os visitantes podem entrar em contato com antigos costumes tradicionais do país e as características especiais das antigas casas, artesanato e a vida cotidiana.

ONDE COMER EM OLD DUBAI
Existem diversas opções gastronômicas na região de Old Dubai. Aqui citamos algumas dessas opções:
- Al Bait ALqadeem Restaurant and Cafe: Restaurante e Café na região de Deira que oferece uma grande variedade de pratos da culinária persa, indiana e, claro, pratos típicos dos Emirados Árabes.
- XVA Café: Delicioso Café ao ar livre que serve vários pratos vegetarianos deliciosos em um pátio arborizado. No complexo há ainda um hotel o XV Art Hotel, uma loja que oferece itens de artesanato local, bolsas e joias; e a XVA Art Gallery, uma galeria de arte contemporânea. Leia sobre nossa experiência neste post.

- Bayt Al Wakeel Restaurant: Localizado exatamente na margem do Dubai Creek do lado de Bur Dubai, com vistas para o canal, este restaurante tradicional, inaugurado em 1935, oferece pratos do Oriente Médio que incluem frutos do mar e culinária árabe.
- Arabian Tea House Restaurant & Cafe – Al Fahidi: Lindo Café localizado em Al Fahidi variedade de mais de 150 tipos chás que podem ser acompanhados de salas, sanduíches e sobremesas. Entre os destaques dos chás estão a limonada de menta e uma mistura da casa feita de chá preto com ervas e frutas

- Saravana Bhavan, Bur Dubai: O restaurante pertence a uma grande rede de comida vegetariana indiana, com várias unidades pelo mundo, e fica localizado perto do Dubai Creek.
ONDE SE HOSPEDAR EM OLD DUBAI
Abaixo, confira algumas das principais opções de hospedagem bem avaliadas em Old Dubai.
- Super 8 by Wyndham Dubai Deira : Localizado do lado de Deira, este hotel da rede Super 8 de hotéis econômicos, oferece quartos climatizados, wifi gratuito e recepção 24 horas.
- XVA Art Hotel : Localizado no coração do Al Fahidi Historical District (Bastakiya), oferece quartos elegantes decorados individualmente com arte de designers e artistas consagrados da região. No complexo há ainda um delicioso restaurante vegetariano, o XVA Café, uma loja que oferece itens de artesanato local, bolsas e joias; e a XVA Art Gallery, uma galeria de arte contemporânea.

- MAZMI CASA: Um B&B (Bed and Breakfast) muito bem localizado pertinho do Dubai Museum que oferece quartos com vistas para o famoso canal Dubai Creek e conta com um restaurante e bar na propriedade.
- Al Seef Heritage Hotel Dubai, Curio Collection by Hilton : Localizado no distrito histórico de Al Seef, pouco mais afastado do centro histórico de Al Fahidi, oferece vistas para o Dubai Creek e uma imersão nas maravilhas culturais da cidade. Abriga os restaurantes Meshawi e Sabaa.

NOSSO ROTEIRO SIMPLIFICADO EM OLD DUBAI
Nós deixamos o nosso carro alugado em um estacionamento relativamente perto do Al Fahidi Fort/Dubai Museum que custava AED 10 por hora e seguimos a pé, passando pelo Dubai Museum e seguindo até para o Distrito Histórico Al Fahidi, nossa área favorita em Old Dubai. Lá almoçamos no charmoso XVA Café, um restaurante ao ar livre super gracioso que serve comida vegetariana. Passeamos a pé pelo bairro e começamos a voltar, passando pela Mesquita de Bur Dubai (Grand Bur Dubai Masjid) e pelo Bur Dubai Souk Market.


Caminhamos até chegar à estação de Abras para atravessarmos o Dubai Creek e desembarcarmos em Deira. Em seguida, visitamos os souks de Deira caminhando por eles até pegar o Abra de volta para Bur Dubai, pagar o estacionamento e pegar o nosso carro e seguir para o Dubai Frame, a maior moldura do mundo, que divide a Old Dubai da Dubai moderna. Nós não paramos para fazer compras nos souks e nosso passeio levou quase 4 horas. Caso você esteja planejando comprar (e negociar com os comerciantes) programe-se para ficar mais tempo.


COMO CHEGAR EM OLD DUBAI
- CARRO: Para quem está de carro, uma opção é deixar o carro em um estacionamento em Bur Dubai (há também opções em Deira) e conhecer a região a pé, como nós fizemos no relato anteiror.
- METRÔ: Outra opção interessante é utilizar a Linha Verde do metrô de Dubai. A estação mais próxima dos souks de Deira é a Al Ras e a estação Baniyas Square fica mais perto de Naif Souk. Em Bur Dubai, as estações mais próximas são a Al Ghubaiba (mais perto da estação de Abra) e Al Fahidi (mais próxima de Al Fahidi Historical District – Bastakiya). Para quem quer visitar Al Seef, a dica é descer na estação Al Fahidi ou Burjuman e caminhar a pé até o Dubai Creek.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Dubai:
ROTEIRO E DICAS
- Emirados Árabes: O que fazer em Dubai – Roteiro 2, 3, 4+ dias
- Emirados Árabes: Como ir do Aeroporto de Dubai ao centro
- O que você precisa saber antes de viajar para Dubai
ATRAÇÕES
- Dubai: Como visitar o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo
- Ain Dubai: A maior e mais alta roda-gigante do mundo
- Dubai Frame: Visitando a maior moldura do mundo
- The View At The Palm: Lindas vistas de Palm Jumeirah em Dubai
- Dubai Miracle Garden: Maior jardim de flores naturais do mundo
- Palm Jumeirah: Atrações na ilha artificial de Dubai
- Old Dubai: Um passeio pelas áreas tradicionais da cidade
- Safári no Deserto de Dubai com jantar e dança típica
- Madinat Jumeirah: incrível vila árabe em Dubai
- Emirados Árabes: 8 souks em Dubai para fazer compras
- Veja Dubai do alto: 5 atrações e 30 rooftops
HOSPEDAGEM
- Rove Downtown: Hotel incrível perto do Burj Khalifa em Dubai
- TIME Asma: Hotel perto do Mall of Emirates em Dubai
- O porquê NÃO recomendamos o ibis Styles Dubai Airport Hotel
- 30 hotéis em Dubai com vista para o Burj Khalifa
RESTAURANTES
- Soul Santé Café: Restaurante Vegano em Dubai
- Bebabel: Restaurante com vista para Dubai Fountain e Burj Khalifa
- Common Grounds: Rede de restaurantes em Dubai
- Carluccio’s Dubai Mall: Comida italiana e fontes dançantes
- Dubai: XVA Café no histórico bairro de Al Fahidi
- Dubai: Ronda Locatelli – Comida italiana no Atlantis, The Palm