Safári no Deserto de Dubai é uma forma diferente de conhecer não só o deserto, mas também um pouco das tradições, gastronomia e cultura dos Emirados Árabes.
SAFÁRI NO DESERTO DE DUBAI
Dubai é uma cidades super moderna, repleta de prédios altíssimos, muito concreto, luxo e tecnologia. Mas, essa cidade que parece que saiu de um filme de ficção científica fica no meio de um grande deserto. Quando começamos a planejar nossa viagem para os Emirados Árabes, uma das atividades que vimos que seria bem interessante de fazer era o safári no Deserto de Dubai, localizado a poucos quilômetros de distância do centro da cidade. A ideia era conhecer um pouco mais sobre a Dubai mais tradicional, ter contato com a cultura, história, gastronomia, dança e tudo mais que os Emirados Árabes têm a oferecer.

COMO É O SAFÁRI NO DESERTO DE DUBAI
Há diversos tours no Deserto de Dubai, alguns de meio dia (3 a 4 horas de duração), os tradicionais (6 a 7 horas de duração) e até mais longos (17 horas) em que é possível dormir no deserto. Todos eles são guiados e costumam buscar os turistas nos seus respectivos hotéis.
- Os tours de meio dia, geralmente, levam para ver o nascer do sol e incluem um café da manhã em estilo árabe ou são oferecidos pela manhã ou à tarde, mas não incluem o jantar com shows no final do noite.
- Os tours mais tradicionais no deserto de Dubai incluem um passeio de quadriciclo (pago à parte), um passeio de carro com manobras radicais pelas dunas (prepare-se para chacoalhar bastante), sandboard (descer as dunas sobre uma prancha), passeio de camelo (dispensamos qualquer tipo de uso de animais para entretenimento), um jantar estilo buffet com comidas típicas junto a exibições de dança, música e outras formas de entretenimento.

- Os tours com pernoite começam, geralmente, no mesmo horário dos mais tradicionais e contam com todas as mesmas atrações, mas incluem pernoite no deserto em uma tenda beduína, proporcionando uma experiência única em que o visitante pode dormir em uma cama tradicional Nawar (beduína).
Entre as principais empresas que oferecem o serviço estão: OceanAir Travels (empresa que utilizamos), Ammar Tours, Dream Journey Tourism, Funtours Dubai, entre outras. Confira abaixo algumas das opções disponíveis:
DICAS PARA SE VESTIR PARA O SAFÁRI
Devido ao sol forte durante o dia, nossa recomendação é que você use roupas leves e confortáveis. Os calçados podem ser abertos ou fechados (mas, lembre-se de que é inevitável ficar com muita areia dentro do tênis). Leve também algo para cobrir a cabeça e se proteger do sol, pode ser um lenço típico, um boné, um chapéu. Use óculos escuros e não se esqueça do protetor solar para se proteger. Geralmente, os tours oferecem água em garrafinha gratuitamente, então, não é algo que é necessário se preocupar. Embora seja calor durante o dia, à noite pode esfriar bastante. Por este motivo, é recomendável levar um agasalho mais quentinho.

NOSSA EXPERIÊNCIA NO SAFÁRI NO DESERTO DE DUBAI
Nós fizemos o tour “Dubai: Dunas Vermelhas, Camelo e Churrasco no Acampamento“, um dos tours oferecidos neste estilo de safári mais bem avaliados que encontramos. Foi muito prático fazer a reserva com o nosso parceiro Get Your Guide. Por conta de uma mudança de planos, tivemos que remarcar o passeio para outro dia e foi super simples, porque pode-se efetuar cancelamento com até 24 horas de antecedência com reembolso integral. A Get Your Guide também tem um aplicativo para celular e, por isso, não é preciso imprimir a confirmação do passeio. Fazendo a reserva pelo nosso link, você terá os mesmos benefícios e nós ganharemos uma comissão, sem nenhum custo adicional para você.
1. BUSCA NO HOTEL E INÍCIO DO SAFÁRI
Com o telefone que informamos na reserva, o guia entrava em contato conosco passando informações sobre o horário que iria nos buscar para o passeio e também algumas dicas importantes para aproveitar melhor a nossa aventura. O guia nos buscou no excelente hotel Rove Downtown por volta de 14h30 e seguiu para um outro hotel para pegar um grupo de mais 3 pessoas. Fomos só 5 visitantes e mais o guia dentro do confortável veículo 4×4 que nos levou para o deserto (há tours privados, caso você prefira, mas são bem mais caros). O primeiro ponto de parada acontece em torno de 1 hora de estrada. É um local com banheiros, água em garrafa gratuita à vontade e uma lojinha para comprar itens locais, artesanato, vestuário e umas comidinhas, caso deseje. Este é o local em que, se quiser, pode pagar um valor à parte para andar de quadriciclo.

2. PASSEIO PELAS DUNAS E SANDBOARD
Por volta de 16h30, entramos de novo no carro e seguimos para fazer um passeio pelas dunas. O guia esvazia um pouco o pneu para poder fazer umas manobras radicais na areia. E guia pega pesado mesmo, com manobras que balançam o carro todo. Houve horas que eu achei que iríamos tombar o veículo, por conta da inclinação acentuada das dunas. Além disso, cheguei a quase bater a cabeça no teto do carro por conta dos movimentos.

Mas, é claro, o guia é super experiente e não deixaria isso acontecer. A segunda parada foi nas dunas. Primeiro, o guia se ofereceu para tirar fotos e sugeriu poses, como a gente pulando, por exemplo.


No entanto, o grande objetivo desta parada é para se arriscar no sandboard, parecido com snowboard, mas na areia. O guia vai ajudando uma pessoa de cada vez a subir na prancha para descer deslizando pela duna. O Paulo se arriscou e se saiu muito bem. Eu preferi ficar registrando o momento, tirando fotos e filmando. Se cair, você vai ficar com areia até na alma, se duvidar!

3. ACAMPAMENTO NO DESERTO: CAMELOS, JANTAR, SHOW E MAIS
Depois de brincar na areia, entramos novamente no carro, agora sem manobras arriscadas, para seguir para o acampamento, a nossa terceira e última parada.

CAMELOS E FALCÃO
Chegando lá, a primeira atividade é dar uma volta de camelo. Nós somos completamente contra usar animais como entretenimento e foi uma tristeza sem tamanho ver aqueles bichinhos amarrados, com a boca amordaçada, emitindo sons que pareciam um pedido de socorro, esperando para carregar turistas pesados para dar uma voltinha. Vimos que adoram carinho e foram isso que receberam de nós, pois nos recusamos a montá-los.


Havia também um outro camelo bebê logo na entrada do acampamento que poderia ser alimentado pelos turistas. Demos a ele muita atenção, carinho e o balde inteiro de comida. Dentro do acampamento também é possível ver de perto um falcão e interagir com ele. Como somos adeptos do turismo consciente, essa interação forçada com animais só para tirar uma foto não é a nossa praia.


PÔR DO SOL E ATIVIDADES
Uma das partes mais bacanas do passeio é ver o pôr do sol no deserto. Em um céu lindo, sem nuvens e um sol enorme em tons de laranja que vai deixando a paisagem ainda mais deslumbrante.

No acampamento, várias mesas com assentos baixos são posicionadas em círculo com um palco ao centro. Você se senta à mesa com as pessoas que vieram no carro com você. São oferecidas tâmaras e um quitute preparado na hora que lembra um bolinho de chuva (sem açúcar e canela).

Águas e bebidas não alcóolicas podem ser consumidas à vontade também. Ao redor da área central, ficam várias tendas que vendem itens de vestuário, artesanato, itens com caligrafia árabe, garrafinhas de vidro com desenhos feitos com areia colorida.


Incluso no pacote estão várias atividades como pintura em henna em uma das mãos, fumar narguilé e utilizar trajes árabes típicos (burca e túnica) que também são oferecidas nessas tendas no acampamento.

APRESENTAÇÕES E JANTAR
Depois que o sol se põe, há um show de dança típica e, durante o jantar, houve mais uma apresentação de dança, mas muito diferente da primeira. Quando estivemos lá, a primeira apresentação foi com um homem vestido com uma roupa diferente que rodava sem parar e ia tirando várias camadas de uma saia cônica e a segunda era de uma mulher que dançava com um véu (mas, nada parecido com dança do ventre).


Em seguida, o buffet é servido com pratos tradicionais dos Emirados Árabes. Pelo menos quando fomos (não sabemos se por protocolos sanitários por conta da pandemia ou não), eram funcionários que iam servindo o que desejávamos no buffet. Além de várias carnes, há também opções vegetarianas e veganas como saladas, hummus, pães, pratos com vegetais (batata, cenoura) e grão de bico. Como sobremesa, há também algumas opções de doces e uma boa variedade de frutas.

Para fechar a noite, as luzes foram apagadas para uma apresentação com fogo bastante interessante e inovadora ao som de uma música dinâmica. Foi bem mais completo do que outras apresentações pirotécnicas que já presenciamos.

Ao final, ainda no escuro, tivemos a oportunidade de ficar em silêncio para admirar as estrelas que iluminavam mais uma bela noite no deserto. Por volta de 20h30, começamos nosso trajeto de retorno. Chegamos ao hotel por volta de 22h.

VALE A PENA FAZER O SAFÁRI NO DESERTO DE DUBAI?
O Safári no Deserto de Dubai é uma maneira interessante de ver um lado diferente de Dubai, mais tradicional e de ter a oportunidade de vivenciar um pouco mais da cultura local, mesmo que sendo bastante adaptada para turistas do ocidente.
Alguns pontos a considerar:
- Não é recomendável fazer o passeio pelas dunas para quem tem histórico de enjôo, labirintite, motion sickness (enjôo por movimento), etc. Não é à toa que eles sugerem não comer algumas horas antes do passeio, porque os que têm estômago mais fraco pode passar mal de verdade. Eu não senti desconfortos, mas achei que exageram na emoção, que dura vários minutos e me deixou até meio zonza. O Paulo tem um pouco de motion sickness (e por isso, evitamos fazer passeios de barco, por exemplo) e ficou um pouco enjoado.
- Outro ponto é que o passeio é longo e, por isso, um pouco cansativo. Saímos do hotel por volta de 14h30 e retornamos somente às 22h e a maior parte do tempo ficamos dentro do carro. Se você não curte atividades prolongadas, prefira o tour mais curto (aproximadamente 4 horas).
- Algo que nos deixa desconfortáveis é ver animais sendo usados para entretenimento. Nós não vimos nenhum sinal de maus tratos per se, mas não consideramos ético utilizar os animais com o único objetivo de divertir humanos.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Dubai:
ROTEIRO E DICAS
- Emirados Árabes: O que fazer em Dubai – Roteiro 2, 3, 4+ dias
- Emirados Árabes: Como ir do Aeroporto de Dubai ao centro
- O que você precisa saber antes de viajar para Dubai
ATRAÇÕES
- Dubai: Como visitar o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo
- Ain Dubai: A maior e mais alta roda-gigante do mundo
- Dubai Frame: Visitando a maior moldura do mundo
- The View At The Palm: Lindas vistas de Palm Jumeirah em Dubai
- Dubai Miracle Garden: Maior jardim de flores naturais do mundo
- Palm Jumeirah: Atrações na ilha artificial de Dubai
- Old Dubai: Um passeio pelas áreas tradicionais da cidade
- Safári no Deserto de Dubai com jantar e dança típica
- Madinat Jumeirah: incrível vila árabe em Dubai
- Emirados Árabes: 8 souks em Dubai para fazer compras
- Veja Dubai do alto: 5 atrações e 30 rooftops
HOSPEDAGEM
- Rove Downtown: Hotel incrível perto do Burj Khalifa em Dubai
- TIME Asma: Hotel perto do Mall of Emirates em Dubai
- O porquê NÃO recomendamos o ibis Styles Dubai Airport Hotel
- 30 hotéis em Dubai com vista para o Burj Khalifa
RESTAURANTES
- Soul Santé Café: Restaurante Vegano em Dubai
- Bebabel: Restaurante com vista para Dubai Fountain e Burj Khalifa
- Common Grounds: Rede de restaurantes em Dubai
- Carluccio’s Dubai Mall: Comida italiana e fontes dançantes
- Dubai: XVA Café no histórico bairro de Al Fahidi
- Dubai: Ronda Locatelli – Comida italiana no Atlantis, The Palm