Canadá: O que fazer em Toronto – Roteiro de 2, 3, 4+ dias

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
 

Última atualização: 19/01/2024

Confira este post completíssimo para curtir o melhor que Toronto, a maior cidade do Canadá, tem a oferecer! Informações importantes, atrações, dicas de hospedagem, restaurantes, onde comprar e muito mais!

A CIDADE DE TORONTO

Localizada na costa leste do Canadá, Toronto é a capital da província de Ontario, a mais populosa das dez províncias canadenses. Com uma população de cerca de 2,8 milhões de habitantes, a cidade é a mais populosa do Canadá e a quarta maior da América do Norte, ficando atrás somente da Cidade do México, Nova York City e Los Angeles. A população da cidade é diversa, com mais de 200 origens étnicas distintas, refletindo seu papel como um importante destino para imigrantes no Canadá. Não é de se estranhar que cerca da metade dos residentes de Toronto nasceu fora do Canadá. Desta forma, embora a língua oficial falada na cidade seja o inglês, mais de 160 idiomas são falados na cidade.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Letreiro de Toronto na Nathan Phillips Square, a praça da prefeitura

Cosmopolita, Toronto é conhecida por ser um centro internacional de negócios, finanças, além de cultura, arte e esportes. A cidade é repleta de museus, galerias de arte, teatros, eventos culturais variados e é muito utilizada para produções cinematográficas. Conhecida por seus prédios altos, a cidade abriga a Bolsa de Valores do Canadá e é sede dos maiores bancos do país. Sua economia é altamente diversificada com foco em tecnologia, design, serviços financeiros, educação, artes, moda, engenharia aeroespacial, inovação ambiental, serviços de alimentação e turismo. Atualmente, Toronto é o terceiro maior centro de tecnologia da América do Norte, ficando atrás somente do Vale do Silício na Califórnia e da cidade de Nova York.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
St Andrews Church no centro da cidade
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Centro Financeiro de Toronto

ORIGEM DO NOME DA CIDADE

Em 1786, Lord Dorchester chegou à cidade de Quebec como governador-chefe da América do Norte britânica. Com a venda de terras nos arredores de Toronto pelo povo indígena Mississauga para a Coroa Britânica, Lord Dorchester começou a planejar uma nova província, a qual teria uma nova capital. Inicialmente, a cidade escolhida para ser a capital foi Kingston, mas havia alguns empecilhos que o fizeram optar por um novo local. Inicialmente, ele queria que a nova capital se chamasse Toronto. Originalmente, a palavra “Taronto” se referia a um canal de água entre o Lago Simcoe e o Lago Couchiching, mas com o tempo o nome acabou sendo utilizado em um novo Forte na foz do Rio Humber. O Fort Toronto foi o primeiro assentamento europeu na área e, posteriormente, emprestou seu nome ao que se tornou a cidade de Toronto.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
A linda cidade de Toronto

No entanto, o vice-governador Simcoe ordenou que o nome do novo assentamento fosse York, em homenagem ao duque de York, que havia liderado uma recente vitória britânica na Holanda. Assim, em 27 de agosto de 1793, a nova capital foi nomeada York. Em 1804, houve uma petição para restaurar o nome Toronto, mas foi rejeitada. Para diferenciá-la de York na Inglaterra e da norte-americana Nova York, a cidade era conhecida como Little York. Três décadas depois, o Conselho Legislativo debateu uma nova petição para renomear a cidade e, em 6 de março de 1834, a cidade foi incorporada como Toronto. Em 1867, foi designada capital da província de Ontario. Em 1º de janeiro de 1998, Toronto foi unificada com outros seis municípios, formando a “megacidade” que conhecemos hoje.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Na Centre Island, uma das Ilhas de Toronto, com a cidade ao fundo

O GRUPO DOS SETE

Formado na década de 1920, o Grupo dos Sete era composto por pintores paisagistas canadenses que percorreram regiões selvagens do norte de Ontário, capturando a natureza canadense ao longo das estações, em todos os tipos de clima. Eles expressaram essas viagens em telas vibrantes e repletas de montanhas, lagos, florestas e cidades provinciais. Os membros incluíam Arthur Lismer, JEH MacDonald, Frank Johnston, Frederick Varley e Franklin Carmichael. Embora o pintor Tom Thomson tenha morrido antes do grupo ser oficialmente formado, os outros membros o consideravam o líder do Grupo dos Sete.

QUANDO VISITAR TORONTO

Toronto é uma cidade global, com atrações interessantes o ano todo. No entanto, grande parte do ano, sofre com um inverno rigoroso que pode atrapalhar os planos dos viajantes se não forem bem pensados. É inegável que a melhor época para visitar Toronto é entre o final de abril/início de maio até final de setembro/início de outubro, quando as temperaturas estão mais agradáveis. Os meses de verão (junho a agosto) são os mais procurados pelos turistas, quando os preços de hospedagem disparam (nós fomos em agosto e achamos surreal a diária dos hotéis). De novembro a março, as temperaturas são congelantes e, por consequência, é a época mais barata para visitar a cidade por conta da baixa demanda. Em janeiro e fevereiro, a sensação térmica pode variar entre -15ºC e -20ºC! É bom para quem está em busca de esportes de inverno como ski e snowboarding. O primeiro mês do ano tem a fama de ser o que mais neva e abril é o que mais chove na cidade. Entre alguns dos principais festivais e eventos em Toronto estão:

  • JANEIRO – MARÇO: Toronto International Boat Show; Toronto Light Festival
  • ABRIL – JUNHO: Canadian Music Week; Doors Open Toronto; Hot Docs International Documentary Film Festival; Inside Out Film Festival; Luminato Festival; NXNE; Photography Festival; Toronto Jazz Festival; Toronto Pride
  • JULHO – SETEMBRO: Beaches International Jazz Festival; Canadian National Exhibition; Honda Indy Toronto; JFL42; National Bank Open; Redpath Waterfront Festival Toronto; Toronto Caribbean Carnival; Toronto International BuskerFest; Toronto International Festival of Authors; Toronto International Film Festival; Toronto Jazz Festival; Toronto Outdoor Art Fair
  • OUTUBRO – DEZEMBRO: Cavalcade of Lights; Glow Christmas; Nuit Blance Toronto; Toronto Food Film Fest; Toronto Oktoberfest; Toronto on the Street Festival

PATH: A CIDADE SUBTERRÂNEA DE TORONTO

Iniciada em 1900, PATH é uma rede de cerca de 30 km de extensão de túneis pedonais, passagens subterrâneas e passarelas que conectam mais de 75 torres de escritórios do centro de Toronto, 20 garagens de estacionamento, 6 estações de metrô, 3 grandes lojas de departamento, 2 grandes shopping centers, 9 grandes hotéis, 1.200 restaurantes, lojas e serviços, e um terminal ferroviário. De acordo com o Guinness World Records, PATH é o maior complexo comercial subterrâneo do mundo, com mais de 371 mil m² de área de comercial, abrangendo mais de 1.200 estabelecimentos varejistas.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
PATH na região de Brookfield Place

O ponto norte da rede PATH é o edifício Atrium on Bay, no cruzamento das ruas Dundas Street e Bay Street, incluindo um túnel agora fechado para o terminal de ônibus, o Toronto Coach Terminal, enquanto seu ponto sul é Waterpark Place em Queens Quay. Path é uma forma de complementar a capacidade das calçadas no centro de Toronto, facilitando as ligações de pedestres ao transporte público, acomodando mais de 200 mil pessoas diariamente e milhares de turistas a caminho de eventos esportivos e culturais. Sua natureza subterrânea oferece aos pedestres um refúgio seguro do frio e da neve do inverno, bem como alívio do calor e umidade do verão. Veja mapa do Toronto Path para conhecer melhor sua estrutura abaixo e um mapa mais simplificado aqui.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Mapa do PATH | Figura: toronto.ca

Uma das partes mais interessantes do complexo PATH é o SkyWalk, uma passarela fechada, inaugurada em 1989, de aproximadamente 160 metros que conecta a Union Station à famosa torre CN Tower e ao estádio Rogers Centre, embora a passarela não tenha conexões internas para essas atrações. O SkyWalk é uma estrutura curva moderna feita de metal e vidro que passa acima do metrô da York Street e do Simcoe Street Tunnel e corre, aproximadamente, paralelo entre a Front Street e a Bremner Boulevard. O objetivo principal do SkyWalk é reduzir a necessidade de vagas de estacionamento adicionais perto do estádio, fornecendo uma conexão direta de transporte para o metrô e os trens regionais.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
O belíssimo Skywalk

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM TORONTO

As formas mais tradicionais de chegar a Toronto é através de carro, caso você tenha alugado um veículo em alguma outra cidade e tenha ido até Toronto pela estrada ou claro, de avião, chegando pelo Aeroporto Internacional de Toronto, o aeroporto mais movimentado do Canadá. Ele serve como hub para as companhias aéreas Air Canada e WestJet, é formado por 5 pistas e 2 terminais de passageiros, cobrindo uma área de quase 2 mil hectares. Para dicas de como ir do aeroporto ao centro da cidade, escrevemos um post dedicado com todas as informações.

Leia mais: Canadá: Como ir do Aeroporto de Toronto ao centro
Canadá: Como ir do Aeroporto de Toronto ao centro
Aeroporto de Toronto

Quanto circular na cidade, nós não vemos necessidade de ficar de carro em Toronto porque a cidade é muito bem atendida por transporte público e os estacionamentos são caríssimos. Em Toronto, nós andamos de metrô, trem, street car (bonde) e ferry. Só ficou faltando andar de ônibus. É muito fácil saber qual linha pegar usando o Google Maps no seu celular.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Linhas e paradas de metrô e street car em Toronto | Figura: TTC

O cartão oficial de transporte é o PRESTO Card, que pode ser usado em todos os meios de transporte e apenas uma tarifa única é cobrada ao longo de 2 horas consecutivas, mesmo mudando de transporte. No entanto, desde agosto de 2023, todos os meios de transporte público de Toronto podem ser pagos com cartão contactless (nós usamos o Wise, melhor opção para viagens internacionais) ou com o celular, o que facilita muito para o turista, que não precisa comprar tickets antes de embarcar.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Paulo aguardando na estação de metrô King, no centro da cidade
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Street car funciona muito bem em Toronto

O transporte público dentro na cidade de Toronto, seja metrô, street car e ônibus, é administrado pela TTC (Toronto Transit Commission). Os trens que ligam Toronto às cidades canadenses são responsabilidade da Via Rail Canada e trens os que ligam Toronto a regiões no subúrbio são administrados  pela Go Transit (Greater Toronto Transit Authority). Outra forma de andarem Toronto é de bicicleta. Uma das formas mais práticas é alugar uma das Tangerine, um serviço de bicicletas compartilhadas que pode ser alugada com muita facilidade.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Tangerine, serviço de compartilhamento de bicicletas

Outra dica é usar o ônibus turístico hop-on hop-off, o famoso ônibus vermelho de dois andares que é uma maneira fácil, conveniente e divertida de se locomover em Toronto e tem áudio em espanhol, chinês, francês, alemão, italiano, português e russo. Nós somente alugamos carro no dia em que fizemos check out do hotel e fomos para Niagara Falls, onde passaríamos o dia todo e dormiríamos antes de dar prosseguimento a nossa viagem pelo Canadá que ainda incluiu Kingston, Ottawa, Quebec City e Montreal.

ESPORTES EM TORONTO

Para quem curte esportes, Toronto é uma excelente pedida, uma vez que a cidade conta com times na principais ligas esportivas. Confira abaixo mais informações:

  • BASEBALL: A Major League Baseball (MLB) é a principal liga professional de baseball que inclui tanto times canadenses como americanos. O time da cidade é o Toronto Blue Jays, que mandam suas partidas no estádio Rogers Centre (anteriormente SkyDome). Compre ingressos para as partidas neste link.
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Rogers Centre
  • BASQUETE: A National Basketball Association (NBA) é a principal liga profissional de basquete que é formada por 30 dias, sendo apenas 1 deles canadense, o Toronto Raptors. O time manda suas partidas no Scotiabank Arena (anteriormente Air Canada Centre). Compre tickets para as partidas neste link.
  • HOCKEY: A National Hockey League (NHL) é a principal liga profissional de hockey no gelo, esporte criado no Canadá, e que reúne times americanos e canadenses. O time da cidade é o Toronto Maple Leafs, que manda suas partidas no Scotiabank Arena (anteriormente Air Canada Centre). Compre ingressos para os jogos neste link.
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Estátuas de jogadores de hockey em frente à Scotiabank Arena
  • FUTEBOL: A Major League Soccer (MLS) é a principal liga profissional de futebol composta por times americanos e canadenses. O time Toronto FC representa a cidade e manda suas partidas no BMO Field, localizado no Exhibition Place.
  • FUTEBOL CANADENSE: A Canadian Football League (CFL) é a principal liga profissional de futebol canadense, um esporte disputado no país que é semelhante ao futebol americano, diferindo no tamanho do campo, número de jogadores e algumas regras em especial. O time da cidade é o Toronto Argonauts, que disputa as suas partidas no BMO Field, localizado no Exhibition Place.

TEATRO EM TORONTO

Conhece a “Broadway de Toronto”? A Mirvish Productions é a maior companhia teatral do Canadá e opera 4 teatros no centro de Toronto: o Royal Alexandra Theatre e o Princess of Wales Theatre, ambos localizados ao redor da David Pecaut Square, onde também fica o bonito Roy Thomson Hall; o Ed Mirvish Theatre e o CAA Theatre, na região da Yonge St.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Roy Thomson Hall

Entre as produções estão os musicais Hamilton, Les Misérables, Aladdin, Tina e a peça Harry Potter and the Cursed Child. Para quem procura por outros tipos de produção, a dica é pesquisar as opções no site da Canadian Opera Company (ópera) e do National Ballet of Canada (ballet), ambos sediados no Fours Seasons Centre for Performing Arts.

O QUE FAZER EM TORONTO

Toronto é uma cidade cosmopolita, repleta de atrações, bairros interessantes, restaurantes, áreas ao ar livre, teatros e tudo o de melhor que uma cidade grande pode oferecer. Para facilitar a organização da sua viagem, colocamos todas as nossas sugestões no mapa interativo abaixo, que está organizado na seguinte forma: atrações do dia 1 (Old Toronto) em azul; atrações do dia 2 (Casa Loma, Yorkville, Kensington Market & arredores) em laranja; no terceiro dia, separamos em High Park + Fort York (em marrom), Harbourfront & Ilhas de Toronto (em verde), e Distillery Historic District (em roxo). Além disso, também temos sugestões de restaurantes (em vermelho), dicas de hotéis (em cinza), lojas (em rosa) e outros locais importantes (em preto).

>> DIA 1: OLD TORONTO

1. CN TOWER

Construída entre 1973 e 1976, em aço e concreto, a CN Tower é uma torre de telecomunicações, de observação e que também abriga um restaurante giratório. A torre possui 553,33 metros até o alto de sua antena, o que faz dela a terceira maior torre do mundo. O nível principal de observação está a 346 metros de altura e suas paredes grossas de vidro permitem que o visitante tenha vistas panorâmicas da cidade de Toronto. Há também uma outra área com chão de vidro, área com chão de vidro, em que é possível se sentir quase flutuando enquanto caminha sob a cidade a 342 metros de altura. Lá no alto da torre também ficam restaurantes, sendo um deles giratório, completando uma volta a cada 72 minutos.

  • Endereço: 290 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3L9, Canadá
  • Horários: diariamente de 9h30 às 21h
  • Entrada: a partir de CAD$43
Leia mais: Canadá: Como visitar a gigante CN Tower em Toronto
Canadá: Como visitar a gigante CN Tower em Toronto
CN Tower
Canadá: Como visitar a gigante CN Tower em Toronto
A grande CN Tower
ATRAÇÕES PRÓXIMAS A CN TOWER:
  • RIPLEY’S AQUARIUM: Praticamente ao lado da CN Tower fica o Ripley’s Aquarium of Canada, um aquário tem 5,7 milhões de litros de habitats marinhos e de água doce de todo o mundo. As exposições contêm mais de 20 mil espécimes exóticos de água doce e marinha de mais de 450 espécies. Nós não curtimos atrações que deixam animais presos para entretenimento humano e, por isso, pulamos a visita a este local. Endereço: 288 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3L9, Canadá | Horários: de final de maio a início de setembro de 9h às 23h; de início de setembro a meados de maio de 9h às 21h | Entrada: CAD$ 44 (adultos), CAD$ 29 (65+), CAD$ 29 (de 6 a 13 anos), CAD$ 12,50 (de 3 a 5 anos)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Riple’s Aquarium
  • TORONTO RAILWAY HERITAGE CENTRE: Um pouco mais adiante, é possível encontrar o Toronto Railway Museum, localizado no Roundhouse Park, um parque de quase 7 hectares que abriga uma coleção de trens, a antiga Canadian Pacific Railway Don Station e a Roundhouse Park Miniature Railway. Este museu tem uma área interna e uma a céu aberto que conta detalhes sobre a história ferroviária do Canadá, exibindo locomotivas antigas e um simulador. Há também um serviço de mini trem operando durante o verão. Veja mapa do complexo neste link. Endereço: 255 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3M9, Canadá | Horários: de quinta a domingo de 12h às 17h; fechado de segunda a quarta-feira | Entrada: CAD$ 14 (17 a 64 anos), CAD$ 10 (65+ anos), CAD$ 5 (4 a 16 anos), gratuita até 3 anos

2. PECAUT SQUARE, TEATROS E CANADA’S WALK OF FAME

Construída em 1992, a Pecaut Square é uma praça construída como parte do moderno projeto do Metro Hall de Toronto, destinado a abrigar o governo do município metropolitano de Toronto, que existiu de 1954 a 1998. Nesta época, era conhecida como Metro Square, mas foi renomada em 2011 para homenagear o líder cívico David Pecaut.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Pecaut Square
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Bonitas áreas verdes

A praça abriga várias obras de arte, tais como:

  • “The Poet, The Fever Hospital”, de Bernie Miller, feita de aço galvanizado, bronze, granito e mármore. A escultura incorpora uma fonte e um espelho d’água que possui uma chama eterna alimentada por gás natural.
  • “Surface Design for Tampered Windscreens”, do artista Jaan Poldaas, é uma escultura composta por telas de vidro temperado que funciona como um quebra-vento.
  • “Remembered Sustenance”, de Cynthia Short, é uma peça composta por 19 pequenos e genéricos animais de bronze na grama perto da calçada na Wellington Street West.

A praça possui uma área gramada e permite vistas lindas dos arredores, incluindo o prédio público de escritórios Metro Hall, a sala de concertos Roy Thomson Hall e os históricos teatros Royal Alexandra Theatre e Princess of Wales Theatre nos arredores.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Roy Thomson Hall com a CN Tower ao fundo
CALÇADA DA FAMA CANADENSE

Outro destaque da praça é a Canada’s Walk of Fame, a Calçada da Fama Canadense, inaugurada em 1998. Nesta calçada estão estrelas que homenageiam personalidades canadenses em 5 áreas: Artes & Entretenimento; Negócios & Empreendedorismo; Filantropia & Humanidades; Ciência e Tecnologia; e Esportes & Áreas Atléticas. A calçada se estende ao longo do Roy Thomson Hall, passa pelos teatros Princess of Wales Theatre e Royal Alexandra Theatre na King Street e Simcoe Street. Para ser elegível a uma estrela é preciso ter nascido no Canadá e/ou possuir cidadania canadense, ter, no mínimo, dez anos de experiência na sua área de atuação e ser um nome reconhecido internacionalmente.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Calçada da Fama Canadense

Você pode conferir a localização das estrelas neste link. Entre alguns nomes conhecidos estão:

  • ATORES/ATRIZES: os atores Jim Carrey, Michael J. Fox, Ryan Reynolds, Donald Sutherland, Christopher Plummer, Martin Short, Mike Myers; as atrizes Rachel McAdams, Kim Cattrall, Sandra Oh
  • CANTORES/CANTORAS/BANDAS: os cantores Neil Young, Bryan Adams, Michael Bublé; as cantoras Celine Dion, Alanis Morissette, Shania Twain; as bandas Rush, Nickelback
  • OUTRAS ÁREAS: o piloto de Fórmula 1 Jacques Villeneuve; a escritora de “O Conto de Aia” Margaret Atwood; a supermodelo Linda Evangelista; o cientista inventor do telefone Alexander Graham Bell

3. TORONTO DOMINION CENTRE

O Toronto Dominion Centre (TD Centre) é um complexo de escritórios no distrito financeiro no centro de Toronto, o qual é considerado o maior complexo de escritórios comerciais do Canadá. O conjunto engloba a sede global do Toronto-Dominion Bank, e fornece escritórios e espaços de varejo para muitos outros negócios. O complexo é formado por seis torres, construídas entre 1967 e 1991, e um pavilhão coberto de vidro e aço pintado de preto, adquirido em 1998. A construção deste complexo estimulou a construção de muitos outros arranha-céus que fazem parte do centro financeiro de Toronto. Há uma praça ao lado que abriga uma escultura circular de bronze conhecida como “Wall and Chairs”, do artista Al McWilliams. No subsolo do complexo, há um centro de compras. Um dos destaques desta área é o Design Exchange, localizado no prédio da antiga Bolsa de Valores de Toronto, em um edifício de Art Déco de 1937.

  • Endereço: 66 Wellington St W, Toronto, ON M5K 1A1, Canadá
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Toronto Dominon Centre

DICA! Aproveite para conhecer o belíssimo Fairmont Royal York, um dos hotéis mais luxuosos de Toronto que já foi, inclusive, cenário de alguns filmes e séries de televisão, tais como “The Handmaid’s Tale” (O Conto de Aia); “Red – Aposentados” (2010); “Escrito nas Estrelas” (2001), entre outros. Este hotel é dos que está conectado ao complexo subterrâneo PATH. Ao lado dele, fica a Toronto Dominion Gallery of Indigenous Art, uma galeria de arte voltada para a arte inuíte (nação indígena esquimó que habita regiões árticas do Canadá, Alasca e Groenlândia). 

4. BROOKFIELD PLACE & HOCKEY HALL OF FAME

Construído entre 1985 e 1992, Brookfield Place é um complexo de escritórios no centro de Toronto que consiste em duas torres, a Bay Wellington Tower (53 andares) e TD Canada Trust Tower (49 andares), que se conectam pela Allen Lambert Galleria, um átrio coberto de vidro e aço com design muito moderno e que liga a Bay Street com a Sam Pollock Square.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Brookfield Place | Foto: Brookfield Properties

Brookfield Place também é a casa do Hockey Hall of Fame, um museu e hall da fama de hockey no gelo, esporte criado no Canadá e um dos mais populares do país. Criado em 1943, na cidade de Kingston, ele se mudou para Toronto em 1958, mas só foi deslocado para a localização atual em 1993. O museu fica sediado no belíssimo edifício, construído em 1885, de um antigo banco. Com 5.600 m², o Hockey Hall of Fame tem 15 áreas de exposição. Dedica-se à história do hockey no gelo e conta com exposições sobre jogadores, times, recordes da National Hockey League (NHL), memorabilia, equipamentos e troféus.  A peça central do museu é a Stanley Cup, a disputada taça da NHL, a principal liga de hockey no gelo da América do Norte, com 25 times dos Estados Unidos e 7 do Canadá.

  • Endereço: 30 Yonge St, Toronto, ON M5E 1X8, Canadá
  • Horários: de final de junho a início de setembro diariamente de 10h às 18h | restante do ano diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: CAD$ 25 (adultos) | CAD$ 20 (65+) | CAD$ 15 (4 a 13 anos) | gratuito para 3 anos ou menos
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Hockey Hall of Fame

DICA! Pertinho do Hockey Hall of Fame, fica a Commerce Court Square, uma praça que abriga uma obra de bronze conhecida como “Tembo, Mother of Elephants” do artista Derrick S. Hudson, que retrata uma família de elefantes (uma mãe e dois filhotes). Atravesse a praça e siga para o Hotel One King West (onde nós nos hospedamos – nossa experiência aqui). Entre e desça as escadas até piso B1 (Basement 1) para ver o “The Vault“, um cofre imenso feito de aço e com dois andares, que abriga uma porta de 40 toneladas! Considerado o cofre mais seguro do Canadá, ele é tão belo e grandioso que já serviu como cenário de alguns filmes, como “Red-Aposentados” (2010) e “Jumper” (2008).
Hospedagem em Toronto: One King West Hotel & Residence
Paulo admirando a porta do enorme cofre do Hotel One King West

5. ST. LAWRENCE MARKET

O St. Lawrence Market é um dos mais importantes mercados públicos de Toronto, com cerca de 120 vendedores, comerciantes e artesão que oferecem seus produtos. Localizado em um edifício inaugurado em 1902 que, inicialmente, sediava a prefeitura de Toronto. O edifício tem dois andares principais. O andar superior é o espaço principal e se estende por todo o comprimento do edifício, abrigando mais de 50 vendedores de frutas, verduras, carnes, queijos, entre outros itens alimentícios. O nível inferior é parcialmente subterrâneo e onde fica a parte não alimentícia do mercado, incluindo vendedores de artesanato, arte e utensílios de cozinha.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Chegando ao St Lawrence Market
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Bonito edifício de tijolos
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Mesas do lado de fora para curtir os dias ensolarados de verão

No extremo norte encontra-se um vestígio da antiga Câmara Municipal, constituindo dois pequenos pisos superiores. Abriga a Market Gallery, que conta com exposições itinerantes dedicadas à história, arte e cultura de Toronto, no segundo andar e uma escola de culinária (The Market Kitchen) no mezanino.

  • Endereço: Toronto, ON M5E 1C3, Canadá
  • Horários: Farmer’s Market: sábado de 5h às 15h
    • South Market: de terça a sexta de 9h às 19h | sábado de 7h às 17h | domingo de 10h às 17h | fechado às segundas-feiras
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Um dos corredores do mercado
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Grande variedade de vinhos
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Frutas e vegetais orgânicos

6.  BERCZY PARK & GOODERHAM BUILDING

Inaugurado em 1980, o Berczy Park é um pequeno parque público que tem formato triangular. Antes da década de 1950, o local era ocupado por prédios de escritórios atrás de Gooderham e Coffin Block. O nome do parque é uma homenagem a William von Moll Berczy, um pintor nascido na Alemanha, considerado um dos co-fundadores de Toronto. Uma das principais características deste parque é uma grande fonte de dois níveis com estátuas de ferro fundido de 27 cães e um gato e há, inclusive, um local onde os animais podem beber água. No topo da fonte, fica um grande osso dourado.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Berczy Park
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
A fonte é o destaque do parque

O parque é delimitado em sua ponta leste, onde Wellington e Front se unem, pelo Gooderham Building (49 Wellington St E, Toronto, ON M5E 1C9, Canadá), um edifício histórico que semelhante ao “Flatiron Building” na cidade de Nova York. Concluído em 1892, o edifício de tijolos vermelhos foi um dos primeiros exemplos de um proeminente edifício de ferro fundido. O edifício tem cornija românica e friso sobre as janelas em arco do 4º andar. A entrada principal localizada na Wellington Street faz uso de um arco gótico francês. Atualmente, ainda está sendo usado como um prédio de escritórios.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Gooderham Building

7. ST. JAMES PARK & ARREDORES

Próximo do St. Lawrence Market ficam algumas áreas verdes muito simpáticas. Seguindo pelo Market Lane Park, um parque público em formato retangular, chega-se ao St. James Park, um parque urbano com jardins de flores, trilhas para caminhada e até mesmo um simpático playground para as crianças. O parque foi criado no início do século XX, possui paisagismo pós moderno de inspiração vitoriana, com belos jardins, uma fonte de água e um gazebo central. Por conta de sua beleza, o local é frequentemente usado para sessões de fotos de casamento.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
St. James Park | Foto: toronto.ca

O parque fica ao lado da igreja anglicana St. James Cathedral, fundada em 1797, o lugar de congregação mais antigo da cidade. No interior, há belos elementos decorativos, rosáceas e vitrais.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Vitrais da St James Cathedral

Não muito longe dali, fica o Toronto Sculpture Garden (Endereço: 115 King St E, Toronto, ON M5C 1G6, Canadá | Horários: diariamente de 8h às 23h), um parque inaugurado em 1981 com obras de arte de diversos artistas. O destaque está é a obra “Afrophillia” do artista jamaicano Frantz Brent-Harris, uma carta de amor ao povo negro.

DICA! Se tiver tempo, conheça o Toronto’s First Post Office, a primeira agência dos correios da cidade, quando ainda se chamava York. É também a mais antiga agência de correios do Canadá. O edifício que abriga os correios foi construído entre 1833 e 1834 em estilo arquitetônico georgiano tardio. Desde 1982, além de continuar funcionando como uma agência de correios em que os visitantes podem até mesmo escrever uma carta usando uma pena e selar com cera quenta, o local abriga um museu que conta a história dos correios no país e exibe materiais antigos muito interessantes. Endereço: 260 Adelaide St E, Toronto, ON M5A 1N1, Canadá | Horários: de segunda a sexta de 9h às 17h30, sábado de 10h às 16h, domingo de 12h às 16h, fechado às segundas-feiras

8. NATHAN PHILLIPS SQUARE

Inaugurada em 1965, Nathan Phillips Square é a maior praça pública do Canadá, com 4,85 hectares de área. O nome da praça é uma homenagem a Nathan Phillips, prefeito da cidade entre 1955 e 1962. A Nathan Phillips Square abriga os edifícios da antiga Prefeitura de Toronto (Old City Hall), em estilo neorromânico e que atualmente abriga escritórios e tribunais municipais, e da atual Prefeitura de Toronto (Toronto City Hall), inaugurado em 1965 e composto por duas torres curvas com alturas diferentes (20 e 27 andares), com uma Câmara do Conselho em forma de pires entre eles.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Antiga prefeitura de Toronto

A praça abriga um letreiro com o nome da cidade e costuma receber concertos, exposições de arte, comícios, um mercado semanal de agricultores e outros eventos públicos, tais como a celebração de Ano Novo e o Cavalcade of Lights Festival, com a cerimônia de iluminação da Árvore de Natal oficial e várias instalações luminosas. Durante os meses de inverno, o espelho d’água é convertido em uma pista de patinação no gelo.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
A bela Nathan Phillips Square com os prédios da atual prefeitura ao fundo
ATRAÇÕES PRÓXIMAS A NATHAN PHILLIPS SQUARE:
  • Um destaque escondido perto da praça é o Osgoode Hall, um imponente edifício construído em 1832 em estilo palladiano e neoclássico, que abriga escritórios de advocacia. O nome é uma homenagem a Qilliam Osgoode, primeiro Chefe de Justiça do Canadá Superior (a província de Ontário nos dias atuais). (Endereço: 130 Queen St W, Toronto, ON M5H 2N5, Canadá)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
À esquerda, o Osgoode Hall, visto da Nathan Phillips Square
  • Outra atração ali pertinho é Campbell House Museum, um palacete em estilo georgiano que é o único edifício remanescente da cidade de York que, em 1834, tornou-se Toronto. A mansão foi construída, em 1822, pelo chefe de justiça William Campbell e sua esposa Hannah, em um estilo em voga durante o final da era georgiana, conhecido como arquitetura palladiana. Esse estilo era de origem italiana e baseado em elementos da arquitetura clássica grega e romana, que enfatizava a simetria de características (janelas, lareiras, portas etc.) e proporções grandiosas para exibir riqueza. (Endereço: 160 Queen St W, Toronto, ON M5H 3H3, Canadá | Horários: de terça a sexta de 10h às 16h30, sábado de 12h às 16h30 | Entrada: CAD$ 10 adultos, CAD$ 6 idosos e entre 13 e 18 anos, gratuita para crianças até 12 anos)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Campbell House
  • Perto delole fica o Textile Museum of Canada, um museu que conta com mais de 12 mil peças de todo o mundo dedicadas à arte têxtil. (Endereço: 55 Centre Ave, Toronto, ON M5G 2H5, Canadá | Horários: de quarta a sábado de 11h às 18h, domingo de 12h às 17h | Entrada: CAD$ 15 adultos, CAD$ 6 idosos e entre 6 a 18 anos, gratuita para menores de 5 anos)
DICA DE COMPRAS! Pertinho da Nathan Phillips Square ficam dois centros de compras famosos em Toronto: o shopping center mais movimentado da América do Norte, Toronto Eaton Centre, com cerca de 235 lojas e restaurantes (Endereço: 220 Yonge St, Toronto, ON M5B 2H1, Canadá); e Hudson’s Bay (também conhecido como The Bay), uma icônica loja de departamentos canadense de artigos de luxo, fundada em 1670, que é maior e mais antiga empresa da América do Norte em operação contínua (Endereço: Hudson’s Bay Queen Street, 176 Yonge St, Toronto, ON M5B 1M4, Canadá).
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Toronto Eaton Centre

9. YONGE-DUNDAS SQUARE

A Youge-Dundas Square (ou somente Dundas Square) é uma praça pública inaugurada em 2002 na esquina da Yonge Street com a Dundas Street East, um dos cruzamentos mais movimentados do Canadá. Por estar rodeada de centros de compras, teatros e ser iluminada por grandes telas com propagandas e anúncios, muitas vezes ela é comparada a Times Square, em Nova York e a Piccadilly Circus, em Londres. Esta é a primeira praça pública no Canadá a ser mantida por meio de uma parceria público-privada, sediando muitos eventos públicos, apresentações, exibições de arte e festivais, incluindo NXNE, Toronto International Film Festival, Luminato, Nuit blanche e Pride Week.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Chegando a Youge-Dundas Square

A praça tem uma ligeira inclinação com o propósito de evocar um palco teatral. Foi construída com pisos de granito modulares quadrados texturizados, apresenta um dossel de zinco na diagonal, um pedestal móvel que serve de palco para concertos e outras apresentações, uma fileira de fontes iluminadas diretamente na calçada, pequenas árvores alinhadas, e um dossel transparente sobre o pedestal.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Vista da Dundas Square
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
A qualidade da imagem dos telões impressiona

DICA! Ao norte da praça fica uma atração conhecida como Little Canada, aberta em 2021, que consiste em uma exibição de miniaturas de várias partes do Canadá, incluindo Niagara Falls, Ottawa, Quebec City e Toronto. (Endereço: 10 Dundas St E Basement2, Toronto, ON M5B 2G9, Canadá | Horários: de segunda a sexta de 10h30 às 18h; sábado e domingo de 10h30 às 19h| Entrada: CAD$ 32 de 13 a 64 anos, CAD$ 28 idosos, CAD$ 22 de 4 a 12 anos). A leste da praça está localizada a Mackenzie House, uma casa de dois andares em estilo neogrego construído em 1858, que foi o lar do primeiro prefeito de Toronto, William Lyon Mackenzie, e abriga uma gráfica restaurada e galeria de exposições. (Endereço: 82 Bond St, Toronto, ON M5B 1X2, Canadá | Horários: workshops de quarta a domingo às 11h, 13h e 14h30| Entrada: gratuita)

>> DIA 2: CASA LOMA + YORKVILLE + KENSINGTON MARKET & ARREDORES

10. CASA LOMA

A Casa Loma é uma residência histórica construída em 1914 em formato de castelo “medieval” em arquitetura neogótica para o financista, industrial e oficial militar canadense Sir Henry Pellatt. As obras do palacete levaram cerca de três anos e contaram com cerca de 300 homens para serem finalizadas. Atualmente funcionando como casa-museu, a propriedade formada por uma residência de 3 andares com 98 quartos e subsolo, torres, 2 hectares de jardins com esculturas e fontes, e um túnel subterrâneo que liga a residência ao Pavilhão de Caça e aos Estábulos.

  • Endereço: 1 Austin Terrace, Toronto, ON M5R 1X8, Canadá
  • Horários: diariamente de 9h30 às 17h (última entrada às 16h30)
  • Entrada: CAD$ 40 (18 a 64 anos) | CAD$ 35 (+65 anos e jovens entre 14 e 17 anos) | CAD$ 25 (crianças entre 4 e 13 anos) | compre ingresso com cancelamento grátis neste link
Leia mais: Casa Loma: O castelo de Toronto no Canadá
Casa Loma: Guia completo do castelo de Toronto no Canadá
Nos jardins da Casa Loma
Casa Loma: Guia completo do castelo de Toronto no Canadá
O belíssimo conservatório
Casa Loma: Guia completo do castelo de Toronto no Canadá
Great Hall

DICA! Ao lado da Casa Loma fica o Spadina Museum, também conhecido por Spadina House. Trata-se de uma mansão histórica, construída em 1866 pelo primeiro presidente do Toronto Dominion Bank, que está preservada e funciona como um museu. A arte, a decoração e a arquitetura da casa costumavam refletir os estilos contemporâneos da década de 1860 até a década de 1930, incluindo os estilos vitoriano, eduardiano, artes e ofícios, art nouveau, art déco e renascimento colonial. A casa pode ser visitada exclusivamente mediante tours guiados. (Endereço: 285 Spadina Rd, Toronto, ON M5R 2V5, Canadá | Horários: de quarta a domingo de 11h às 16h | Entrada: gratuita)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Spadina Museum

11. YORKVILLE

Yorkville é um bairro de Toronto que, em 1830, foi estabelecido como uma comunidade separada, sendo anexado a Toronto em 1883. Em 1960, era o bairro favorito dos hippies e o local onde se encontravam ícones da contracultura, como a cantora Joni Mitchell. Atualmente, o bairro compreende áreas residenciais, escritórios, lojas de varejo e muitos restaurantes gostosos e é inicialmente, era delimitado pelas pela Bloor Street, Davenport Road, Yonge Street e Avenue Road (atualmente, se expande por seus arredores – veja mapa).

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Cruzamento da Bay Street com a Bloor Street

Entre alguns destaques do bairro estão o shopping center Yorkville Village, a famosa rede de mercados de produtos italianos Eataly Toronto, entre outras. Em Yorkville fica a Mink Mile, um distrito comercial de luxo ao longo da Bloor Street entre a Yonge Street e a Avenue Road, sendo comparada à 5th Avenue de Nova York, Magnificent Mile de Chicago e Rodeo Drive de Los Angeles. Ali ficam lojas de marcas famosas mundialmente desde lojas de departamento até artigos de luxo e alta costura. Aproveite para caminhar pelas ruas sem compromisso.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
À esquerda, Church of the Redeemer e loja Louis Vuitton; à direita, edifício da Universidade de Toronto

12. ROYAL ONTARIO MUSEUM

Fundado em 1912, o Museu Real de Ontario é o maior museu do Canadá e abriga exposições de arte, cultura mundial e história natural. O Royal Ontario Museum (ROM) possui 40 galerias e cerca de 6 milhões de itens nas diversas coleções de cultura mundial e história natural. Ele sempre manteve relações estreitas com a Universidade de Toronto ao longo de sua história, muitas vezes compartilhando conhecimento e recursos. Atualmente, é a maior instituição de pesquisa de campo do Canadá.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Fachada do Royal Ontario Museum

O museu contém uma coleção de dinossauros, minerais e meteoritos; artefatos históricos canadenses e europeus; bem como arte africana, do Oriente Médio e do Asiático Sudeste; além de uma extensa coleção de artes decorativas. Também abriga a maior coleção mundial de fósseis do famoso Folhelho Burgess (Burgess Shale) com mais de 150 mil espécimes.

  • Endereço: 100 Queens Park, Toronto, ON M5S 2C6, Canadá
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h30 | fechado às segundas-feiras
  • Entrada: CAD$ 26 | CAD$ 21 (65+) | CAD$ 20 (15 a 19 anos) | CAD$ 16 (4 a 14 anos)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
O edifício mistura o antigo com o moderno

DICA! Há mais dois museus interessantes perto do ROM, o Bata Shoe Museum, um museu dedicado a calçados e calceologia e possui uma coleção de 13 mil sapatos que datam até 4500 atrás (Endereço: 327 Bloor St W, Toronto, ON M5S 1W7, Canadá | Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h, domingo de 12h às 17h| Entrada: CAD$ 14 adultos, CAD$ 12 idosos, CAD$ 5 de 5 a 17 anos); e o Gardiner Museum, um museu de cerâmica que possui exposições interessantes, incluindo arte mexicana e peruana do período pré-colombiano, peças europeias do século XIII ao XVI, artefatos asiáticos, arte contemporânea, além de oferecer palestras e até mesmo aulas (Endereço: 111 Queens Park, Toronto, ON M5S 2C7, Canadá | Horários: de segunda a sexta de 10h às 18h (quarta até 21h) e sábado e domingo de 10h às 17h | Entrada: CAD$ 15 adultos, CAD$ 11 idosos, gratuita para menores de 18 anos e para todos às quartas a partir de 16h).
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Bela fachada do Gardiner Museum

13. QUEEN’S PARK & UNIVERSITY OF TORONTO

Queen’s Park é um parque urbano cujo nome homenageia a Rainha Victoria e contou com a presença de Edward, Príncipe de Gales, em sua inauguração em 1860. Além de muitas áreas verdes bem cuidadas, o parque abriga o Ontario Legislative Building, um belíssimo edifício que sedia a Assembleia Legislativa de Ontario (Endereço: 111 Wellesley St W, Toronto, ON M7A 1A2, Canadá | Tours: veja informações sobre os tipos de tours aqui).

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Assembleia Legislativa de Ontario

O Queen’s Park é circundado pelo Queen’s Park Circle, uma rua que é uma continuação da University Avenue, uma vez que serve como uma porta de entrada para a Universidade de Toronto, estabelecida em 1827, que possui diversas instalações nos arredores. Os prédios mais bonitos se localizam na ponta oeste da Wellesley Street, tais como o pátio quadrado da Hart House e a Soldier’s Tower, memorial neogótico em homenagem aos estudantes mortos durante as duas guerras mundiais. No King’s College Circle ficam o prédio neo-românico do University College, o Knox College e a rotunda do auditório Convocation Hall.  Não deixe de passar também pelo Philosopher’s Walk para chegar ao Trinity College, um dos mais tradicionais e bonitos da universidade.

14. KENSINGTON MARKET

Ao contrário do que possa parecer, Kensington Market não é simplesmente um mercado, mas sim um bairro delimitado pela College St ao norte, Bathurst St ao oeste, Spadina Avenue ao leste e Dundas St West ao sul. A região conta com muitas ruas arborizadas e casas em estilo vitoriano e tem fama de boêmia e criativa, com a presença de muitos artistas. É uma delícia se perder pelas lojas vintage, brechós, galerias de arte, mercadinhos variados, padarias, restaurantes deliciosos e bares descolados.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Carro decorado e mural na parede na Augusta Avenue
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Restaurante com fachada decorada em Kensington Market

Uma das principais vias do bairro é a Augusta Avenufoe, repleta de restaurantes e bares. Alguns lugares interessantes em Kensington Market área incluem: a lojinha de presentes Blue Banana Market, o incrível restaurante vegano Hawker, a padaria vegana Bunner’s Bakeshop, os churros da Pancho’s Bakery (todos veganos e deliciosos).

Toronto: incrível comida naturalista no restaurante Hawker
Fachada do restaurante Hawker

Uma boa pedida é fazer uma excursão guiada a pé pelo bairro. Veja algumas opções:

DICA! A oeste de Kensington Market fica Little Italy, um bairro que já foi o centro da vida italiana em Toronto. Em College Street ainda é possível encontrar bares, cafeterias, pizzarias e trattorias italianas. Nas ruas laterais, bem como ao sul da College Street, há casinhas com jardins na frente que pertencem aos portugueses que estão há muito tempo nesta área que é também conhecida como Little Portugal.

15. ART GALLERY OF ONTARIO

Em frente ao Grange Park, uma simpática área verde de 1.8 hectare no centro de Toronto que conta até mesmo com a bela escultura “Large Two Forms”, de Henry More, fica a Art Gallery of Ontario (AGO). Na verdade, o parque era o quintal de The Grange, uma mansão que mais tarde foi ampliada e se tornou a Galeria de Arte de Ontário, um museu de arte fundado em 1900, com mais de 120 mil obras desde o século I até os dias atuais. Assim, é o segundo maior museu de arte de Toronto, depois do Royal Ontario Museum. A coleção inclui várias obras de artistas canadenses, indígenas, inuítes, africanos, europeus e oceânicos. Há obras de artistas consagrados tais como Rubens, Renoir, Cézanne, Pissarro, Poussin, van Dyck, van Gogh, Monet, Henry Moore, entre muitos outros.

  • Endereço: 317 Dundas St W, Toronto, ON M5T 1G4, Canadá
  • Horários: quinta e terça de 10h30 às 17h | quarta e sexta de 10h30 às 21h | sábado e domingo de 10h30 às 17h30 | fechada às segundas
  • Entrada: CAD$ 30 (adultos) | CAD$ 25 (18 a 25 anos) | gratuita toda quarta-feira de 18h às 21h (agendamento online obrigatório)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Fachada do incrível edifício da Art Gallery Ontario | Foto: site oficial

DICA! Ao lado do AGO fica a Ontario College of Art & Design University. Um dos destaques é o Rosalie Sharp Centre for Design, um marco arquitetônico que consiste em uma estrutura de “mesa” em preto e branco fica acima do prédio principal do campus da Universidade OCAD em 12 pernas de aço multicoloridas.

16. QUEEN’S STREET

Fundada em 1793 com o nome  de Lot Street, a Queen Street foi rebatizada em 1851 para o nome atual e se tornou um centro internacional de artes e uma atração turística em Toronto. Esta importante rua em sentido leste-oeste tem mais de 14 km de comprimento e é recheada de atrações, lojas variadas, boutiques independentes, restaurantes, bares e Cafés. Como atravessa vários bairros, a Queen’s Street é diferente ao longo de sua extensão. A seção oeste da rua, chamada de “Queen Street West”, é um centro de música, moda, performance e artes visuais, com galerias de arte. Tudo começou nos anos 1980 quando estudantes e artistas estavam em busca de lugares baratos para morar, resultando em uma explosão de galerias de arte e lojas modernas de vestuário e decoração. Posteriormente, a maior parte delas acabou sendo substituída por redes grandes, já que os aluguéis aumentaram muito ao longo do tempo. Atualmente, Cafés e restaurantes tomam as calçadas e animam a região. Ao norte, na Spadina Avenue, é possível ver um pouco da influência de Chinatown, com muitas lojinhas com iguarias, letreiros em neon e restaurantes. A comunidade chinesa concentra cerca 10% da população da cidade.

DICA! No Fashion District fica Graffiti Alley, uma ruela com quase 1 km de comprimento paralela à Queen’s Street, entre a Spadina Street e a Portland Street. A seção principal é onde Rush Lane se transforma em Graffiti Alley no cruzamento com a Augusta Avenue, ao longo de três quarteirões, onde há alguns dos melhores exemplos da vibrante arte de rua e cultura mural de Toronto. A ruela é muito procurada por amantes de graffiti para fotos, já serviu de palco para pequenos festivais de rua e já foi até mesmo cenário de videoclipes.

>> DIA 3: HIGH PARK + FORT YORK + HARBOURFRONT & ILHAS DE TORONTO + DISTILLERY HISTORIC DISTRICT

17. HIGH PARK

Criado em 1873, o High Park é um grande parque público de Toronto, com 161 hectares. Ele é um parque montanhoso que mistura um parque natural, com instalações esportivas (pista de hóquei, piscina, quadras de tênis, campos de futebol e baseball), educacionais, culturais, o museu histórico Colborne Lodge, playgrounds, um anfiteatro, trilhas ecológicas, áreas para piquenique, o Grenadier Cafe e um zoológico. Uma curiosidade é que existem várias plantações de cerejeiras japonesas no parque, atraindo milhares de visitantes todos os anos do final de abril ao início de maio. O local principal de observação é um bosque de árvores ao longo de uma estrada que se origina perto de Grenadier Cafe, levando até Grenadier Pond.

  • Endereço: 1873 Bloor St W, Toronto, ON M6R 2Z3, Canadá
  • Horários: Parque: aberto 24 horas | Colborne Lodge: de quarta a domingo de 11h às 17h
  • Entrada: gratuita
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
High Park | Foto: divulgação

DICA! Se você curte arte contemporânea, pode aproveitar a visita ao parque para conhecer o Museum of Contemporary Art Toronto, fundado em 1999, que fica em uma localização próxima. (Endereço: 158 Sterling Rd #100, Toronto, ON M6R 2B7, Canadá | Horários: de quarta a domingo de 11h às 18h (sexta até 21h) | Entrada: CAD $10 (adultos) | CAD$ 5 (65+))

18. FORT YORK

Fort York é uma fortificação militar que era usado com objetivo de defender a entrada do Porto de Toronto e abrigava membros das foças armadas britânicas de canadenses. Ele apresenta muros revestidos de pedra e oito edifícios históricos, incluindo duas fortificações, em uma área de quase 17 hectares. O forte foi criado em 1793, como uma guarnição. Em 1798, devido às tensões entre ingleses e americanos, ele foi designado um posto oficial do exército britânico. Entretanto, o forte original foi destruído pelas forças americanas após a Batalha de York em 1813. Reconstruído em 1815, o forte continuou a ser usado pelo exército britânico até ser transferido oficialmente para os canadenses em 1870. Entre 1932 e 1939, foi restaurado o à sua configuração do início do século XIX e reaberto como um museu sobre a Guerra Anglo-Americana de 1812 (que durou até 1815) e a vida militar no Canadá, uma vez que é considerado o único forte autêntico remanescente que foi construído no Canadá durante o período. O Fort York’s Visitor Centre possui uma exposição imersiva que conta as etapas que antecederam a Batalha de York, exposições e um teatro multifuncional.

  • Endereço: 250 Fort York Blvd, Toronto, ON M5V 3K9, Canadá
  • Horários: de quarta a domingo de 11h às 17h | Tours de 45 minutos oferecidos a cada hora
  • Entrada: gratuita
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Fort York | Foto: divulgação

DICA! Um pouco mais afastado, fica o Ontario Place, um local de entretenimento, de eventos e parque localizado em três ilhas artificiais ao longo do Lago Ontario. Foi inaugurado em 1971 e funcionou como parque temático até 2012. Entre as atrações estão Budweiser Stage, um local de shows que funciona durante o verão; Cinesphere Theatre, o teatro IMAX original, que reabriu com novos equipamentos de projeção e exibe filmes regularmente. Na East Island, o Trillium Park e a trilha para caminhada William G Davis Trail abriram em 2017. Embora muitas das instalações de West Island estejam permanentemente fechadas, alguns dos espaços naturais estão sendo usados para recreação.

19. HARBOURFRONT

Harbourfront é um bairro localizado às margens do Lago Ontário, no centro de Toronto, entre a Bathurst Street e a Yonge Street, e limitado pela Gardiner Expressway. No passado, grande parte da área do distrito era água e foi sendo preenchida no início do século XX com o objetivo de ampliar o espaço portuário.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Harbourfront

No entanto, ao longo do tempo a navegação foi mudando e este porto foi perdendo sua importância, fazendo com que, na década de 1970, o governo canadense iniciasse um projeto para converter a área industrial em um distrito residencial e de entretenimento com galerias de arte, espaços para apresentações, áreas para passeios de barco e parques. Entre os principais destaques da área estão (veja mapa aqui):

  • QUEENS QUAY: Queens Quay a principal rua portuária de Harbourfront. Originalmente de natureza comercial, desde a década de 1970 vem sendo revitalizada e reconstruída com parques, condomínios, áreas comerciais, bem como iniciativas de desenvolvimento institucional e cultural.
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Queens Quay
  • HARBOURFRONT CENTRE: Inaugurado em 1991, Habourfront Centre é uma organização cultural que trabalha com mais de 450 organizações comunitárias e realiza mais de 4 mil eventos por ano em muitas disciplinas, como teatro, dança, literatura, música, cinema, artes visuais e artesanato. (Endereço: 235 Queens Quay W, Toronto, ON M5J 2G8, Canadá)
  • HTO PARK Esta área é um espaço ótimo para relaxar, que inclui uma praia de areia com guarda-sóis amarelos e pequenas gramadas arborizadas. O terreno foi reformado para criar um plano inclinado pensando tanto no lado urbano da cidade quanto nas águas do rio Ontario. (Endereço: 339 Queens Quay W, Toronto, ON M5V 1A2, Canadá)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
HTO Park com vista para a CN Tower
  • TORONTO MUSIC GARDEN: Há mais de uma década, aproximadamente 16 hectares de terra dentro do Harbourfront de Toronto foram designados para parques públicos e passeios à beira da água. Desde então, vários parques foram desenvolvidos, incluindo o Toronto Music Garden, um grande espaço verde utilizado para shows durante o verão. (Endereço: 479 Queens Quay W, Toronto, ON M5V 3M8, Canadá)
  • POWER PLANT: Fundada em 1987, Power Plant Contemporary Art Gallery é uma galeria de arte contemporânea que abriga uma variedade de programas públicos gratuitos, eventos educacionais e workshops. A entrada para as exposições é gratuita. (231 Queens Quay W, Toronto, ON M5J 2G8, Canadá)
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Admirando as águas do Lago Ontário

FERRY TORONTO ISLANDS! Em Harbourfront fica o Jack Layton Ferry Terminal, que fornece serviços de transporte para as Ilhas de Toronto. O terminal fica entre a Bay Street e a Yonge Street, ao lado do Harbour Square Park (Endereço: 25 Queens Quay W, Toronto, ON M5J 2G4, Canadá). Os ferries (balsas) para as Ilhas de Toronto operam o ano todo e transportam passageiros de/para Centre Island, Hanlan’s Point e Ward’s Island. O trajeto de ferry dura cerca de 20 minutos e é possível caminhar de uma ilha para outra ou utilizar o Toronto Island Tram Tour (CAD$ 10 adultos, CAD$ 7.25 idosos, CAD$ 5.50 crianças de 2 a 12 anos).
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Chegando ao Jack Layton Ferry Terminal
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Dentro do terminal, há 3 portões para acesso às diferentes ilhas
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Dentro do Ferry sentido Central Island
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Vista da cidade de dentro do ferry

18. ILHAS DE TORONTO

As Ilhas de Toronto são um arquipélago formado por 3 ilhas maiores e um dúzia de ilhotas localizadas no Lago Ontário, praticamente em frente ao Harbourfront. As ilhas ocupam uma área de cerca de 330 hectares, a maior e principal ilha é chamada de Centre Island e tem formado de meia-lua. Outras ilhas importantes são Ward’s Island e Hanlan’s Point. A comunidade da ilha é a maior comunidade urbana livre de carros na América do Norte e um local muito procurado para a prática de esportes ao ar livre.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Área de embarque e desembarque na Centre Island
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Chegando à Centre Island
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Lindas paisagens
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Contato com a natureza
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Vista da cidade a partir das ilhas

É possível alugar bicicletas, canoas, caiaques, pedalinhos, pranchas de stand-up paddle entre maio e setembro. Em seguida, conheça as principais atrações das Ilhas de Toronto:

  • PRAIAS: A praia principal fica ao longo da costa sul da Centre Island e é conhecida por Centre Island Beach e que possui um píer de concreto, o Center Island Pier. Ao lado dela, fica a Gibraltar Point Beach. Outra praia relevante é a da costa oeste, a Hanlan’s Point Beach, uma praia onde as roupas são opcionais e é comum a prática de nudismo. Ao lado desta praia fica um pequeno aeroporto, o Billy Bishop Toronto City Airport. Mais distante, há a Ward’s Island Beach, uma praia tranquila e com boa estrutura.
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Praia Hanlan’s Point – Mooring Wall
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Praia ao fundo em um lindo dia de céu azul
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Píer na Centre Island
  • PARQUE DE DIVERSÕES: O Centerville Amusement Park é um parque de diversões fundado em 1967 que funciona durante os meses de verão. Além de brinquedos tradicionais, o local também abriga a Far Enough Farm, uma fazendinha aberta em 1959 que é o lar de coelhos, cabras, porcos, galinhas, vacas, pôneis, emas e pavões.
  • MARINA & YATCH CLUB: Com 350 docas para embarcações, a Marina da Toronto Islands é um local agradável que proporciona lindas vistas dos arredores. As instalações oferecidas pelo clube incluem clubhouse, quadras de tênis, piscina, restaurante, bar, lounge, vestiários e um anexo de clube infantil. O lado leste da Ilha Mugg é um santuário de pássaros.
  • RESTAURANTES: Há diversos estabelecimentos que vendem comida por espalhados pelas Toronto Islands. A maior parte fica na Centre Island.
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Fonte na área central da Centre Island
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Píer na Centre Island
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Lindos locais
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Áreas para caminhar e pedalar
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
O charme das Ilhas de Toronto
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Lindas vistas da cidade
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Aproveite para tirar as melhores fotos de Toronto

19. DISTILLERY HISTORIC DISTRICT

Distillery é um distrito histórico de 5 hectares que conta com um grande número de lojas, restaurantes, padarias e cafeterias, os quais ficam instalados em prédios históricos da antiga Gooderham and Worts Distellery, a maior destilaria do mundo que funcionou nesta área entre 1869 e 1987.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Distillery District
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Distillery District com a CN Tower ao fundo

O distrito começou com um moinho de grãos fundado pelo inglês James Wort e seu cunhado William Gooderham e, atualmente, é composto por 10 ruas e mais de 40 edifícios históricos de arquitetura industrial da era vitoriana. As quatro fronteiras do Distillery District são Parliament Street a oeste, Mill Street ao norte, Cherry Street a leste e a área de estacionamento ao sul com os condomínios ao longo da Distillery Lane.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Prédios reformados da antiga destilaria
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Prédios de tijolos aparentes

Na verdade, com a desindustrialização da área circundante no final do século XX e o encerramento das operações da destilaria, o distrito foi ficando cada vez mais abandonado e prédios, estruturas industriais e comerciais ao redor eram frequentemente demolidos. No entanto, o fechamento das operações remanescentes da destilaria em 1990 criou oportunidades de desenvolvimento e investimento para este local que conta com a maior e mais bem preservada coleção de arquitetura industrial da era vitoriana na América do Norte.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Prédios reformados abriram espaço para restaurantes, cervejarias e lojas
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
O local é repleto de ruelas charmosas
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
A beleza dos prédios antigos

Em 1988, o distrito passou a ser considerado um distrito histórico. Em 2001, o local foi adquirido pela Cityscape Holdings Inc., que transformou o distrito em uma área voltada para pedestres, sendo reaberto ao público em 2003. A Trinity Street é a rua mais larga do distrito e muitas vezes funciona como uma praça pública para eventos como dias de feira livre. O distrito também conta com teatros e galerias de arte.

  • Endereço: 55 Mill Street, Toronto ON, M5A 3C4, Canadá
  • Horários: de segunda a quinta de 10h às 18h | sexta e sábado de 10h às 20h | domingo de 11h às 18h
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Mapa do Distillery Historic District | Figura: site oficial
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Letreiro “LOVE” feito de cadeados coloridos no Distillery District
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Ambiente renovado e cheio de charme
Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
O lugar tem uma atmosfera incrível

20. THE BEACHES

The Beaches é um bairro descontraído a leste do centro de Toronto que se estende por 4 km e conta com uma série de edifícios históricos, sendo composto por quatro praias: Woodbine Beach a oeste, Kew Beach e Scarboro Beach no centro e Balmy Beach a leste. As praias são utilizadas para a prática de esportes, tais como vôlei de praia, windsurf, paraglide, entre outros. O bairro compreende a área entre a Victoria Park Avenue no leste até Kingston Road no norte, ao longo da Dundas Street até a Coxwell Avenue no oeste, ao sul até o Lago Ontário. No início dos anos 1900, o bairro abrigava vários parques de diversões, que são lembrados por terem se tornado nome de ruas. O bairro abriga o Kew Gardens, um parque que recebe nos meses de julho o Beaches International Jazz Festival. Outro destaque de The Beaches é a Estação de Tratamento de Água R. C. Harris, que já apareceu inclusive em alguns filmes.

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Vista da Woodbine Beach

>> DIA 4: BATE E VOLTA EM NIAGARA FALLS

Uma boa pedida para quem visita Toronto é conhecer Niagara Falls, local das famosas cataratas na divisa do Canadá e dos Estados Unidos. Nós ficamos uma noite em Niagara Falls e adoramos, mas se você está a procura de um passeio mais rápido, pode alugar um carro e fazer uma viagem de um dia ou participar de uma das muitas opções excursão saindo de Toronto para passar o dia pertinho das cataratas.

Skylon Tower: Vistas panorâmicas em Niagara Falls
Vista panorâmica das Cataratas do Niágara

SUGESTÕES PARA QUEM TEM MAIS TEMPO EM TORONTO

  • BLACK CREEK PIONEER VILLAGE: Vila que recria a vida dos habitantes de Ontario durante o século XIX.
  • ONTARIO SCIENCE CENTRE: Museu de ciências com várias áreas interativas, exibições de geologia, ciências da natureza, astronomia, tecnologia, anatomia, entre outras.
  • TORONTO BOTANICAL GARDENS: Jardim Botânico de Toronto com quase 4 hectares e 17 jardins temáticos.
  • BLUFFERS PARK & FALÉSIAS DE SCARBOROUGH: O parque conta com praia de areia, áreas para piquenique, passeios, mirantes. Scarborough Bluffs são penhascos de 15 km de comprimento resultantes do acúmulo de depósitos sedimentares há mais de 12 mil anos, formados pelos processos naturais de erosão eólica e hídrica do Lago Ontário.
  • CANADA’S WONDERLAND: Parque de diversões temático com 134 hectares que abriga a única montanha russa de madeira ainda em operação em Ontario.
  • McMICHAEL CANADIAN ART COLLECTION: Museu de arte localizado em uma propriedade de 40 hectares, com um edifício com exposições, jardim de esculturas, trilhas, e um cemitério para seis membros do Group of Seven.

TOURS E EXCURSÕES EM TORONTO E ARREDORES

Há diversos tours e excursões disponíveis em Toronto e nos arredores. Abaixo, confira alguns deles e clique para ter mais informações e fazer a sua reserva.

ONDE COMER EM TORONTO

Toronto é uma cidade em que não se pode reclamar da gastronomia. Há uma variedade enorme de restaurantes, desde grandes redes de fast food, até restaurantes renomados que constam no guia Michelin. Em seguida, confira algumas sugestões de lugares para comer separados por regiões.

FINANCIAL DISTRICT

Cafe Landwer: Rede de restaurantes em Toronto
Café da manhã no Cafe Landwer

YORKVILLE & BLOOR STREET

PLANTA: Rede de restaurantes veganos em Toronto
Funghi Salad no PLANTA

KENSINGTON MARKET

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias
Experiência gastronômica incrível no Hawker

LITTLE ITALY & ARREDORES

Toronto: Restaurante mexicano vegano La Bartolla
Prato de tacos do La Bartola

FASHION DISTRICT

Kupfert & Kim: rede de comida vegana e sem glúten em Toronto
Pratos coloridos do restaurante Kupfert & Kim | Foto: divulgação

DISTILERY DISTRICT

HARBOURFRONT & ARREDORES

Toronto: Cervejaria Steam Whistle Biergärten
Shawarma Chopped Salad e cerveja da Steam Whistle Biergärten

ILHAS DE TORONTO

ONDE SE HOSPEDAR EM TORONTO

Toronto é uma cidade cara para se hospedar. Por isso, quanto antes você conseguir fazer a reserva do hotel, melhor! Nosso parceiro Booking.com oferece opções incríveis de hospedagem e com cancelamento grátis, caso seus planos mudem. Em seguida, confira opções bem localizadas e avaliadas na cidade.

3 ESTRELAS
4 ESTRELAS
Hospedagem em Toronto: One King West Hotel & Residence
Um dos quartos do One King West Hotel & Residence | Foto: divulgação
5 ESTRELAS



Booking.com

Guarde estas dicas no Pinterest!

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias | https://viajonarios.com/toronto/ | #viajonarios #toronto #canada #roteiro #atracoes #dicas #oquefazer

Canadá: O que fazer em Toronto - Roteiro de 2, 3, 4+ dias | https://viajonarios.com/toronto/ | #viajonarios #toronto #canada #roteiro #atracoes #dicas #oquefazer


Leia mais sobre o Canadá:

TORONTO

NIAGARA FALLS

KINGSTON

MONTREAL

OTTAWA / GATINEAU

QUEBEC CITY

VANCOUVER

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui