Última atualização: 29/10/2019
Confira este roteiro completo de 4 ou 5 dias com atrações e muitas dicas bacanas para curtir o melhor de Vancouver, a maior cidade da costa oeste do Canadá. Aqui você vai encontrar atrações, dicas de restaurantes, hotéis, atividades e muito mais!
A CIDADE DE VANCOUVER
Localizada na costa oeste do Canadá, pertinho da fronteira com os Estados Unidos, Vancouver é uma cidade com pouco menos de 650 mil habitantes. Vancouver tem a maior densidade populacional do Canadá e é a terceira maior cidade do país. Ela fica localizada no estado de British Columbia (Colúmbia Britânica) em uma área costeira, repleta de ilhas na região metropolitana.

Registros arqueológicos indicam a presença de aborígenes na área de Vancouver entre 8 mil a 10 mil anos atrás. Parte da herança desses povos ainda pode ser vista no Museu de Antropologia da Universidade de British Columbia (Leia mais: Canadá: Museu de Antropologia de Vancouver).

COLONIZAÇÃO EUROPEIA
O início do povoamento europeu na área teve início no final do século XVIII. O assentamento original, conhecido como Gastown, cresceu em clareiras na extremidade oeste da propriedade da serraria e madeireira de Hastings Mill, onde uma taverna improvisada havia sido erguida por “Gassy” Jack Deighton, em 1867. A partir desse primeiro empreendimento, algumas lojas e hotéis apareceram rapidamente ao longo da orla a oeste. Gastown tornou-se foi estabelecida como uma vila registrada apelidada de Granville, B.I. (“B.I”, que significa “Burrard Inlet”).

Foi somente em 1886 que foi rebatizada de Vancouver (em homenagem ao capitão britânico e explorador George Vancouver) e elevada a categoria de cidade. Devido à sua posição estratégica, a cidade assumiu um papel importante como um elo vital na rota comercial entre o Oriente e Leste Asiático com o Canadá e a Europa.

DIAS ATUAIS
Atualmente, o Porto de Vancouver é o terceiro maior porto das Américas, o mais movimentado do Canadá e o mais diversificado da América do Norte. A silvicultura continua sendo a maior indústria. Além disso, Vancouver é bem conhecida como um centro urbano cercado pela natureza, tornando o turismo sua segunda maior indústria. Em 2010, ela foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em conjunto com a cidade de Whistler, a 120 km ao norte. Adicionalmente, Vancouver é uma das cidades com maior diversidade étnica e linguística do Canadá. Mais de 50% dos habitantes não têm o inglês como língua materna. Aproximadamente 30% dos seus habitantes têm origens chinesas. Formada por um grande número de imigrantes, a cidade é considerada uma das melhores do mundo para se viver e possui uma das melhores qualidades de vida do planeta.

O CLIMA DE VANCOUVER
Vancouver é uma das cidades mais quentes do Canadá no inverno. Bem, para padrões canadenses, você já sabe que vai esperar muito frio, mas não algo como encontrado em Toronto, Montreal ou Québec, por exemplo. Vancouver também é uma das cidades canadenses mais úmidas. No entanto, a precipitação varia em toda a área metropolitana. Os meses de verão são tipicamente secos, com uma média de apenas 20% dos dias durante os meses julho e agosto recebendo precipitação. Em contrapartida, há chove durante quase metade dos dias de novembro a março.
- NOSSA EXPERIÊNCIA: Uma curiosidade é que nós estivemos em Vancouver durante o final do mês de novembro e, em geral, pegamos dias frios, com sensação térmica negativa, porém ensolarados. No entanto, nevou na nossa penúltima noite na cidade! Este é um fenômeno relativamente raro para a cidade e para a época do ano, já que ainda era outono. Embora estivéssemos bem agasalhados, acabamos sentindo bastante frio em Vancouver e recomendamos que, mesmo com a fama de ser “quente” no inverno, a cidade ainda assim pode ser muito gelada.

COMO CHEGAR A VANCOUVER
- Para quem vai de avião, o Aeroporto Internacional de Vancouver fica a cerca de 15 km ao sul do centro, localizado na Sea Island, cidade de Richmond. Ele é atendido por uma linha de metrô (Canada Line) que leva até o centro da cidade. Veja o mapa do transporte neste link.

- Nós chegamos a Vancouver de carro a partir da cidade de Seattle, no estado de Washington. Muita gente aproveita para fazer uma road trip passando por todo o litoral da Califórnia (San Diego, Los Angeles, Big Sur e San Francisco), continuando pelo litoral ao norte de San Francisco. Seguem a viagem e atravessam o estado de Oregon e conhecem a cidade de Portland. Subindo ainda mais, dá para visitar Seattle, e chegar a Vancouver passando pela imigração de carro. Aliás, a imigração canadense na fronteira foi a tranquila das nossas vidas!
O QUE FAZER EM VANCOUVER
Para facilitar o seu planejamento em Vancouver, colocamos todas as nossas sugestões no mapa interativo abaixo. Assim, vai ser muito mais fácil traçar o seu roteiro com essas atrações separadas por cores. Abaixo, oferecemos uma sugestão de roteiro e, em seguida, detalharemos cada um das atrações mencionadas.
Sugestão de roteiro:
- DIA 1: CENTRO DE VANCOUVER
- DIA 2: WATERFRONT, GASTOWN & CHINATOWN
- DIA 3: GRANVILLE, VANIER PARK & YALETOWN
- DIA 4: STANLEY PARK & PONTE SUSPENSA CAPILANO
- DIA 5: WHISTLER
DIA 1: CENTRO DE VANCOUVER
1. CHRIST CHURCH CATHEDRAL
Esta catedral anglicana fica localizada no centro da cidade e é uma das principais de Vancouver. A primeira cerimônia oficial foi realizada em 1889. O que vemos hoje é resultado de diversas reformas e expansões que foram feitas ao longo dos anos. Ela foi construída em cruz celta para representar as raízes da Comunhão Anglicana nas Ilhas Britânicas. Internamente, a catedral é toda decorada em madeira e possui vitrais coloridos.
- Endereço: 690 Burrard St, Vancouver, BC V6C 2L1, Canadá
- Horários: o melhor horário para visitas é de segunda a sexta de 10h às 16h
- Entrada: gratuita

2. BILL REID GALLERY OF NORTHWEST COAST ART
O nome da galeria é uma homenagem a William Ronald Reid Jr., um artista canadense que fez diversos trabalho em esculturas, joias, desenhos e pinturas. Ele é famoso por ter esculpido “Raven and The First Men”, exposta no Museu de Antropologia da Universidade de British Columbia, entre outras obras relevantes. Além disso, alguns dos seus notáveis trabalhos podiam ser vistos nas notas de 20 dólares canadenses que circularam entre os anos de 2004 e 2012. A importância da galeria é enorme pois é a única galeria pública no Canadá dedicada à Arte Indígena da Costa Noroeste. A Galeria homenageia Bill Reid exibindo a Coleção de Arte Bill Reid e apresentando exposições especiais e programas que constroem pontes entre todos os povos, incluindo populações indígenas e colonos. O objetivo é promover uma maior conscientização das culturas e valores indígenas.
- Endereço: 639 Hornby St, Vancouver, BC V6C 2G3, Canadá
- Horários: de quarta a domingo de 11h às 17h / fechada às segundas e terças-feiras
- Entrada: CAD$ 13

3. FAIRMOUNT HOTEL VANCOUVER
O Fairmont Hotel Vancouver, anteriormente conhecido como Hotel Vancouver, é um hotel histórico localizado no centro da cidade. Inaugurado em maio de 1939, o edifício de 17 andares em estilo Châteauesque é considerado um dos grandes hotéis ferroviários do Canadá. Ele foi projetado por dois arquitetos, John Smith Archibald e John Schofield. Após a sua conclusão, o hotel tornou-se o edifício mais alto de Vancouver até 1972. Em meados do século XX, as estações de rádio da Canadian Broadcasting Corporation estavam localizadas no hotel. O hotel foi rebatizado de “Fairmont Hotel Vancouver” em 2001. Em preparação para o 80º aniversário do edifício, o hotel passou por uma renovação, entre 2014 e 2018, no valor de 12 milhões de dólares. As obras incluíram o lobby, o restaurante e quartos do hotel.
- Endereço: 900 W Georgia St, Vancouver, BC V6C 2W6, Canadá

4. VANCOUVER ART GALLERY
Fundada em 1931, a Vancouver Art Gallery (VAG) é a quinta maior galeria de arte do Canadá. Ela possui cerca de 11 mil obras de arte, incluindo as 200 mais importantes de Emily Carr, Jeff Wall, Harry Callahan, Marc Chagali e do chamado “Grupo dos Sete”. Datando de 1905, o edifício neoclássico que abriga a galeria foi, anteriormente, sede de um tribunal. Construído em mármore importado dos Estados Unidos, seu design inclui colunas jônicas, uma cúpula central, pórticos formais e cantaria ornamentada.

A Galeria de Arte de Vancouver oferece uma ampla gama de programas públicos ao longo do ano, incluindo palestras de acadêmicos e artistas, bem como apresentações de dança e musicais. Além disso, a galeria possui uma biblioteca de 45 mil livros e catálogos de exposições, 100 assinaturas de periódicos, e cerca de 5 mil arquivos de artistas canadenses, incluindo gravações de som, slides e catálogos de leilões que documentam pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, vídeo e formas de arte emergentes.
- Endereço: 750 Hornby St, Vancouver, BC V6Z 2H7, Canadá
- Horários: diariamente de 10h às 17h (terça até as 21h)
- Entrada: CAD$ 24

5. ROBSON SQUARE
A Robson Square é uma praça pública e local de eventos no centro de Vancouver. Nela ficam os Provincial Law Courts (Tribunais de Justiça), lindos edifícios cobertos de vidro. A praça é decorada por três cachoeiras em cascata e, no inverno, costuma-se instalar um rink de patinação no gelo, que se conecta ao bloco norte com a Galeria de Arte de Vancouver. A Robson Square foi construída de concreto, mas o material é suavizado por componentes de design ambiental. Além das características da água, há árvores e flores, bem como escadas inclinadas com uma rampa integrada. O design aberto permite uma luz natural relativamente desobstruída e ar fresco.
- Endereço: 800 Robson St, Vancouver, BC V6E 1A7, Canadá

6. VANCOUVER PUBLIC LIBRARY
A Vancouver Public Library (VPL) é um sistema de bibliotecas públicas na cidade. O seu acervo possui mais de 2,6 milhões de itens, que incluem livros, ebooks, CDs, DVDs, jornais e revistas. Há 22 localizações na cidade, mas a da Georgia Street é a principal delas. A Biblioteca Pública de Vancouver possui uma grande coleção de livros e conteúdo digital, além de fornecer informações sobre a comunidade, programas para crianças, jovens e adultos. Além disso, a biblioteca também fornece acesso a informações e serviços de referência, bancos de dados de texto e serviços de empréstimo entre bibliotecas.
- Endereço: 350 W Georgia St, Vancouver, BC V6B 6B1, Canada
- Horários: de segunda a quinta de 10h às 21h / sexta e sábado de 10h às 18h / domingo de 11h às 18h
- Entrada: gratuita

7. BC SPORTS HALL OF FAME AND MUSEUM
BC Sports Hall of Fame é um museu localizado no estádio BC Place, um estádio multi uso que abriga jogos do BC Lions, time de futebol canadense (esporte similar ao futebol americano); e do Vancouver Whitecaps FC, que participa da liga de futebol MLS. O museu tem como objetivo coletar, preservar, estudar e interpretar materiais ligados à história do esporte na British Columbia permitindo que pesquisadores, escritores, membros da mídia e historiadores do esporte tenham acesso e apreciem a herança esportiva da BC. O acervo conta com uma extensa coleção de artefatos e documentos de arquivo relacionados a esportes. O museu apresenta galerias sobre os esportistas Terry Fox, Rick Hansen e Greg Moore. Além disso, o museu apresenta várias galerias multi-esportivas, incluindo uma galeria de esportes aborígines, as equipes esportivas profissionais da BC e dos Jogos da Commonwealth. A exposição “In Her Footsteps” é focada em mulheres no esporte.
- Endereço: Portão A do BC Place, Vancouver, BC V6B 4Y8, Canadá
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: CAD$ 15

8. SCIENCE WORLD
O Science World é um museu de ciência localizado na região de False Creek. Ele conta com muitas exposições interativas permanentes, bem como exposições temporárias de temas variados ao longo do ano. Além disso, o museu executa uma variedade de programas de extensão em toda a província da Columbia Britânica, através de oficinas e programas científicos temáticos em escolas e comunidades. O espaço abriga um teatro OMNIMAX de 400 lugares na parte superior da cúpula, que se estende sobre o cinema 3D IMAX.

Uma curiosidade é que o edifício que abriga o museu foi utilizado para a Expo 86, realizada em Vancouver e era conhecido por Expo Center. Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, o Science World recebeu o Sochi World, uma área que apresentava a Rússia, anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Após os Jogos, o museu passou por uma renovação que foi concluída em 2012.
-
- Endereço: 1455 Quebec St, Vancouver, BC V6A 3Z7, Canadá
- Horários: variam conforme a época do ano – confira neste link
- Entrada: CAD$ 25

DIA 2: WATERFRONT, GASTOWN & CHINATOWN
9. CANADA PLACE
Canada Place é um edifício onde ficam localizados o Centro de Convenções de Vancouver, o Pan Pacific Vancouver Hotel, o Vancouver’s World Trade Center e a atração FlyOver Canada (informações em português e compra de ingressos aqui). O exterior do edifício é coberto por telhados de tecido que lembram velas e se tornaram um importante marco para a cidade. É também o principal terminal de cruzeiros para a região, onde se originam os famosos cruzeiros de Vancouver para o Alasca. A estrutura foi ampliada em 2001 para acomodar outro ancoradouro de navios de cruzeiro. Em 2010, o Canada Place serviu como centro de imprensa principal para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.
- Endereço: 999 Canada Place, Vancouver, BC V6C 3T4, Canadá


10. WATERFRONT STATION
Waterfront station foi construída pela Canadian Pacific Railway (CPR) e inaugurada em 1914. Ela é uma importante instalação de transporte público intermodal e o principal terminal de trânsito em Vancouver. O prédio da estação principal foi projetado em estilo neoclássico, com uma fachada simétrica de tijolos vermelhos dominada por uma fileira de colunas lisas e brancas de ordem jônica. O salão principal apresenta dois grandes relógios de frente para o outro nas paredes leste e oeste. Pinturas retratando várias paisagens cênicas canadenses revestem as paredes acima das colunas jônicas do salão. No passado, a estação era o terminal do Pacífico para os trens transcontinentais de passageiros da CPR para Montreal e Toronto.
- Endereço: 601 W Cordova St, Vancouver, BC V6C 3N3, Canadá
11. HARBOUR CENTRE & VANCOUVER LOOKOUT
Inaugurado em 1977, Harbour Centre é um prédio, com altura de 44 andares, localizado no distrito financeiro de Vancouver. No topo do prédio fica a torre Lookout, um dos cartões postais da cidade onde fica um deco de observação 360º que também conta com um restaurante que gira, o Top of Vancouver Revolving Restaurant, que oferece vistas panorâmicas da cidade. Uma curiosidade é que a Rádio da Guarda Costeira de Vancouver opera a partir do Harbor Centre, fornecendo serviços de vigilância de aflição e tráfego de embarcações na região.
- Endereço: 555 W Hastings St, Vancouver, BC V6B 4N4, Canadá
- Horários: de outubro a maio diariamente de 9h às 21h | de maio a outubro de 8h30 às 10h30
- Entrada: CAD$ 17.50
Leia mais: Canadá: Vistas panorâmicas no Vancouver Lookout


12. GASTOWN & VANCOUVER STEAM CLOCK
Como falamos no início do post, Gastown é considerado o bairro mais antigo da cidade. O local é repleto de prédios com arquitetura vitoriana, abrigando lojas de moda, boutiques de decoração, galerias e algumas das melhores opções gastronômicas da cidade. O local é ótimo para ser explorado a pé e, com certeza, durante o passeio você vai passar pelo relógio a vapor.


Os mais famosos relógios a vapor do mundo foram projetados e construídos pelo horologista canadense Raymond Saunders para exibição em espaços públicos urbanos. O relógio a vapor de Gastown é justamente o primeiro construído por ele. Incorporando um motor a vapor e motores elétricos, o relógio exibe a hora em quatro faces e foi construído através de contribuições de comerciantes locais, proprietários e doadores privados. No entanto, devido aos altos níveis de ruído do relógio e incapacidade de manter a hora exato, desde 1986, ele tem sido alimentado por um motor elétrico que foi originalmente concebido apenas como um sistema de back-up. Uma curiosidade é que o relógio está na capa do álbum Here and Now (2011) da banda canadense Nickelback.
- Endereço: 305 Water St, Vancouver, BC V6B 1B9, Canadá

13. INUIT GALLERY OF VANCOUVER
A arte inuíte refere-se às obras de arte produzidas pelo povo Inuit, isto é, o povo do Ártico, anteriormente conhecido como esquimós. Historicamente, o material preferido era o marfim das morsas. No entanto, desde o estabelecimento dos mercados do sul, em 1945, a arte inuíte também conta com estampas e trabalhos figurativos esculpidos em pedra relativamente macia, como pedra-sabão, serpentinita ou argilita, também se tornaram populares. Aberta em 1979, a Galeria Inuit de Vancouver oferece uma coleção de obras-primas da arte inuíte e da costa noroeste do Pacífico. O espaço apresenta importantes exposições de arte aborígine canadense, apresentando novos trabalhos de artistas renomados e explorando o trabalho de uma nova geração de artistas.
- Endereço: 206 Cambie St, Vancouver, BC V6B 2M9, Canadá
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 18h / domingo de 11h às 17h
- Entrada: Não informada

14. MAPLE TREE SQUARE
A Maple Tree Square é uma praça pública localizada na região de Gastown. A praça fica exatamente no cruzamento onde a cidade teve início, ou seja, no local do primeiro pub de “Gassy Jack” Deighton, e o local onde a reunião inaugural do conselho da cidade foi realizada sob uma grande árvore. Na da praça fica uma estátua de cobre de Jack e ao lado o Byrnes Block, o edifício mais antigo da cidade que foi restaurado recentemente.
15. DR. SUN YAT-SEN CLASSICAL CHINESE GARDEN
Este imperdível jardim chinês fica localizado no bairro de Chinatown. O local consiste em um parque público de acesso livre e um jardim belíssimo com taxa de admissão. O jardim foi construído em 1986 e seu nome homenageia o líder nacionalista, fundador da República da China, que é considerado “pai da China moderna”. O complexo foi inspirado em jardins criados na cidade Suzhou, na China, durante a dinastia Ming. O Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden é o primeiro jardim do tipo criado fora do país. Uma curiosidade é que ele foi erguido por uma equipe de especialistas que viajaram de Suzhou para o Canadá. Eles construíram o local com materiais provenientes da China sem usar pregos ou parafusos. O jardim tem um design curioso que lembra um labirinto de ambientes. Janelas e portões levam a pequenos pátios em volta de outros menores, além de pavilhões em miniatura e galerias.
- Endereço: 578 Carrall St, Vancouver, BC V6B 5K2, Canadá
- Horários: de outubro a abril de 10h às 16h30 / de maio a meados de junho e setembro de 10h às 18h / de meados de julho a agosto de 9h30 às 19h
- Entrada: de outubro a abril CAD$ 12 / de maio a setembro CAD$ 14



16. CHINESE CULTURAL CENTRE OF GREATER VANCOUVER
O Centro Cultural Chinês é um centro comunitário chinês, museu e instalações municipais de arquivos localizado na Chinatown de Vancouver. Foi fundada para preservar a cultura, arquitetura e patrimônio da Chinatown de Vancouver. No Piso Térreo, há um museu que inclui numerosas fotos e bens diários que o chinês-canadense tinha nos séculos passados. A exposição dá uma breve ideia sobre o estilo de vida dos imigrantes chineses nos anos 1800 e 1900.
- Endereço: 555 Columbia St, Vancouver, BC V6A 4H5, Canadá
- Horários: de terça a domingo de 11h às 17h
- Entrada: gratuita
DIA 3: GRANVILLE, VANIER PARK & YALETOWN
17. YALETOWN
Yaletown é uma área do centro de Vancouver aproximadamente limitada pelo False Creek e pelas ruas Robson e Homer. Assim como grande parte de Vancouver, a Canadian Pacific Railway teve uma enorme influência na formação de Yaletown. O local era uma área industrial dominada por armazéns e pátios ferroviários. Após os ciclos de expansão e contração do setor imobiliário do século XX, a área tornou-se de má qualidade e contaminada, e foi comprada pela cidade. A partir da Expo 86, Yaletown foi transformado em um dos bairros mais densamente povoados da cidade. As marinas, parques, prédios altos e edifícios históricos convertidos constituem um dos projetos de regeneração urbana mais significativos da América do Norte. Além disso, há grandes áreas reservadas para parques, acesso à beira-mar, centros comunitários e escolas.
18. DAVID LAM PARK
Uma das mais famosas áreas verdes de Yaletown é justamente o David Sam Park, um parque público cujo nome é uma homenagem ao empreendedor, político e filantropo canadense, nascido em Hong Kong, David See-chai Lam. O parque foi construído em 1995 e mistura oportunidades de recreação com vistas incríveis de False Creek e Yaletown. Campos de esportes e playgrounds são protegidos por plantações exuberantes, e um grande gramado aberto. Ali é comum empinar pipa, descansar à toa sob o sol e praticar esportes. O local abriga festivais ao ar livre durante os meses de verão.
- Endereço: 1300 Pacific Blvd, Vancouver, BC V6Z 2Y1, Canadá
- Horários: diariamente de 10h até o anoitecer
- Entrada: gratuita

19. FALSE CREEK & AQUABUS
False Creek é uma enseada de água salgada que fica ao sul do centro de Vancouver. Seu nome significa “Falsa Enseada”, e foi dado pelo capitão G. H. Richards, que percorreu suas águas com o intuito de encontrar o Rio Fraser. Como não encontrou, a batizou como “falsa”. No local, é possível encontrar a False Creek Seawall, que segue a margem norte da enseada passando por gostosos cafés e pelo David Lam Park até chegar à English Bay.

Vale lembrar que há serviços de barco que atravessam a False Creek e levam para a Granville Island (falaremos em seguida) e outros locais da enseada. Há ferries (balsas) e Aquabus (ônibus aquáticos) que circulam pelas águas, fazendo paradas pelo caminho. Veja mais informações (em português) e compre os tickets do Aquabus neste link.


20. SUNSET BEACH PARK
Esta é uma das mais espetaculares praias de Vancouver, que oferece vistas da English Bay e do Vanier Park. O local possui lindos gramados e praias de areia que são frequentados por banhistas, jogadores de futebol e quem está querendo fazer um passeio revigorante. A praia tem salva-vidas de plantão nos meses de verão e conta com uma infraestrutura de banheiros públicos e estandes nas proximidades. Há ciclovias e pitas de caminhadas e para patins que serpenteiam a área da praia. Além do parque-praia, pertinho dali fica o Vancouver Aquatic Centre, um centro aquático construído em 1976, no lugar de uma piscina pública da década de 1920.
- Endereço: 1204 Beach Ave, Vancouver, BC V6E 1V3, Canadá
- Horários: do nascer ao pôr do sol
- Entrada: gratuita
21. GRANVILLE ISLAND
A Granville Island é uma península repleta de atrações com opções gastronômicas, lojas de presentes e arte e cultura. A ilha está localizada atravessando-se a False Creek, praticamente embaixo da Ponte Granville Street. No passado, ela foi usada originalmente como um área de pesca. Já na década de 1920, esta península era quase que totalmente uma área industrial de manufatura. No entanto, ela foi transformadas em uma das áreas mais bacanas de Vancouver voltadas para turismo e entretenimento.

Atualmente, a ilha conta com a presença de 275 empreendimentos que empregam cerca de 2,5 mil pessoas! Entre os destaques da ilha estão:
> GRANVILLE PUBLIC MARKET
Fundado em 1979, é grande mercado público que é um ponto de encontro de agricultores, vendedores ambulantes e artistas que oferecem produtos locais de Vancouver, como carnes, peixes, queijos entre outros. Há cerca de 50 varejistas permanentes e mais de 100 fornecedores em barracas por todo o mercado. O foco é a venda de uma grande variedade de alimentos caseiros e artesanato local. Ali você pode provar comidas mexicanas, asiáticas, gregas, assim como doces e snacks.


> KIDS MARKET
É um mercado voltado para o público infantil e diversão e aventura para famílias. Ele possui dos níveis que oferecem artigos de varejo, entretenimento e um salão de beleza infantil, além de opções gastronômicas que fazem sucesso com este público.
> VANCOUVER STUDIO GLASS
Este local oferece, em primeira mão, a produção do melhor do vidro canadense. A equipe orienta os visitantes através do espaço e fornece informações sobre o processo de vidro e sobre os próprios artistas. O estúdio está aberto em três lados, proporcionando vistas incríveis da fabricação de vidro. O trabalho produzido no estúdio pode ser comprado online ou na galeria.
> OSGEMEOS
E tem presença brasileira na ilha! Em 2014, os irmãos artistas brasileiros Gustavo e Otavio Pandolfo renovaram os silos de concreto da Ocean Concrete, a empresa mais antiga da ilha, com um mural contínuo chamado “Giants” (Gigantes)”.

> GRANVILLE ISLAND BREWING
Granville Island Brewing Co. é também o nome de uma empresa de cerveja que se originou em Granville Island em 1984. Em 2009, foi comprada pela Molson’s Brewery e continua produzindo pequenos lotes de suas variedades no local original da cervejaria de Granville Island, e oferece degustação de cerveja e passeios em suas instalações de fabricação de cerveja.
22. VANIER PARK
Vanier Park é um parque público muito bonito repleto de atrações, que no passado era habitado pelo povo costeiro Salish. O parque é palco de vários dos maiores festivais de verão de Vancouver, incluindo o International Children’s Festival e o Shakespearean Bard on the Beach.

Além disso, lá é possível encontrar:
> MUSEUM OF VANCOUVER
O Museu de Vancouver (MOV) é um museu de história cívica que foi fundado em 1894. O museu conta com exposições e programas focados em Vancouver que incentivam conversas sobre o que era, é e pode ser Vancouver. Ele compartilha uma entrada e foyer com o Centro Espacial H. R. MacMillan, mas o MOV é muito maior e ocupa a grande maioria do espaço no complexo de edifícios onde ambas as organizações se encontram. O museu tem uma grande coleção de objetos que incluem etnologia, antiguidades asiáticas, antiguidades egípcias e itens sobre a história de Vancouver. Juntamente com suas galerias permanentes, o Museu de Vancouver normalmente hospeda uma série de exposições temporárias.
- Endereço: 1100 Chestnut St, Vancouver, BC V6J 3J9, Canadá
- Horários: de domingo a quarta de 10h às 17h / quinta de 10h às 20h / sexta e sábado de 10h às 21h
- Entrada: CAD$ 20.50)

> VANCOUVER MARITIME MUSEUM
Aberto em 1959, o museu é dedicado a apresentar a história marítima de Vancouver e do Ártico Canadense. A exibição principal é o St. Roth, um navio histórico de exploração do Ártico utilizado pela Royal Canadian Mounted Police. O museu também tem extensas galerias de modelos de navios, incluindo um modelo histórico de navios construídos inteiramente de papelão ou papel. O museu conta com uma extensa coleção de arte marítima e uma grande biblioteca e arquivos.
Exposições ao ar livre incluem o navio de pesquisa submarino da NASA Ben Franklin e a caldeira do Castor, o primeiro navio a vapor no noroeste do Pacífico. Existe ainda uma oficina onde os visitantes podem ver artesãos construindo maquetes. É de particular importância a extensa coleção de material Chung referente aos navios a vapor do Pacífico canadenses e gráficos originais desenhados à mão a partir da exploração do Pacífico pelo Capitão Cook.
- Endereço: 1905 Ogden Ave, Vancouver, BC V6J 1A3, Canadá
- Horários: de segunda a domingo de 10h às 17h (quinta até as 20h)
- Entrada: CAD$ 13.50
> H.R. MACMILLAN SPACE CENTRE
Fundado em 1968, este é um museu de astronomia com demonstrações de ciência no GroundStation Canada Theatre, exibições e jogos, além de show sobre astronomia no Planetário Star Theatre. O nome do museu é uma homenagem a um industralista e filantropo da British Columbia. Ele divide o mesmo edifício do Museu de Vancouver. Confessamos que quando visitamos achamos a exposição fraca, pois era mais voltada para o público infantil.
- Endereço: 1100 Chestnut St, Vancouver, BC V6J 3J9, Canadá
- Horários: de segunda a sexta de 10h às 15h / sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h
- Entrada: CAD$ 19.50


> KITSILANO BEACH
Esta é uma das mais populares praias de Vancouver, principalmente durante os meses mais quentes. Ela fica em frente à English Bay e abriga a maior piscina ao ar livre do Canadá, a Kitsilano Pool, aberta anualmente de maio a setembro. No norte da praia há um playground e uma série de quadras de vôlei de praia. Em 2005, a antiga estrutura de casas de banho foi demolida e, em seu lugar, foi construída uma nova e moderna estrutura com o restaurante The Boathouse no topo. Ele conta uma vista ampla da praia e da English Bay.
DIA 4: STANLEY PARK & PONTE SUSPENSA CAPILANO
23. STANLEY PARK
Stanley Park é um parque público de mais de 4 mil km² que fica cercado pelas águas do Vancouver Harbour e da English Bay. O local foi originalmente habitado por povos indígenas durante milhares de anos antes de ser colonizado pelos britânicos. Posteriormente, foi transformado no primeiro parque de Vancouver, quando a cidade foi incorporada em 1886. Seu nome é uma homenagem a Lord Stanley, um político britânico que havia sido nomeado Governador Geral.

Ao contrário de outros grandes parques urbanos, o Stanley Park não é a criação de um arquitecto paisagista, mas sim a evolução de uma floresta e do espaço urbano ao longo de muitos anos. Grande parte do parque permanece tão densamente arborizada como era no final do século XIX, com cerca de meio milhão de árvores, algumas das quais são tão altas quanto 76 metros e têm até centenas de anos de idade.

Um dos destaques é Vancouver Seawall, um paredão e pista asfaltada de 8,8 km onde as pessoas podem caminhar, correr, ou andar de bicicleta e patins. A criação, iniciada em 1917, teve como objetivo evitar a erosão, e levou 60 anos para ser concluída.

O parque também possui trilhas na mata, praias (como a Third Beach), lagos, áreas de recreação infantil, o Aquário de Vancouver, a Brockton Point Lighthouse, entre muitas outras atrações.



Há também diversos totens aborígenes instalados no parque. Estivemos lá no outono e, sem dúvida, foi um dos parques mais bonitos que já visitamos no mundo!


24. PONTE SUSPENSA DE CAPILANO
A Ponte Suspensa de Capilano é uma ponte simples que cruza o Rio Capilano na área norte de Vancouver. Ela possui 140 metros de comprimento e fica a uma altura de 70 metros do solo. Ela foi construída originalmente, em 1889, por um engenheiro civil escocês chamado George Grant Mackay. A ponte foi feita de cordas de cânhamo com um deck de tábuas de cedro. No entanto, ela foi substituída por uma ponte de cabo de aço em 1903. Por questões de segurança, ela foi completamente reconstruída em 1956.

Vale lembrar que a ponte fica dentro de um parque, o Capilano Suspension Park Bridge, cuja entrada é paga. Em 2004, foi inaugurada uma nova aventura no parque, a Treetops, que consiste em 7 pontes suspensas entre pinheiros, formando uma passagem de até 30 metros de altura.

O parque também conta com ecoturismo na floresta tropical, jardins, trilhas naturais, a maior coleção privada da América do Norte de totens das Primeiras Nações (antigos povos aborígenes), decoração e trajes de época e exposições que destacam a história do parque e a floresta tropical temperada ao redor. Os visitantes também podem assistir a uma apresentação das Primeiras Nações, apresentando seus tradicionais trajes tradicionais (Regalia), máscaras, dança e contação de histórias.
- Endereço: 3735 Capilano Rd, North Vancouver, BC V7R 4J1
- Horários: varia ao longo do ano – confira os horários aqui
- Entrada: CAD$ 46.25 adultos / CAD$ 14.95 de 6 a 12 anos
> Opções e Passeios, Tours e Excursões na Ponte Suspensa de Capilano:
DIA 5: WHISTLER
25. ESTAÇÃO DE SKI DE WHISTLER
Caso você tenha o quinto dia disponível em Vancouver, nossa sugestão é seguir para Whistler. Você pode alugar um carro ou participar de uma excursão, já que há opção de sair do centro de Vancouver, passar o dia na região de Whistler e retornar ao hotel em Vancouver. E por que conhecer Whistler? Whistler é um pequena cidade ao norte de Vancouver em que se localiza uma das melhores estações de esqui do mundo e a maior da América do Norte! A região é formada por duas montanhas incríveis entre as quais se destaca uma charmosa vila com lojinhas de alta qualidade, bares e restaurantes, ótimas pistas para a prática de esqui e snowboarding. Além disso, o local foi sede das Olimpíadas de Inverno de 2010!
Leia mais: Canadá: Estação de esqui de Whistler – a maior da América do Norte
> Opções e Passeios, Tours e Excursões em Whistler:
ONDE COMER EM VANCOUVER
Vancouver é uma cidade com muitas opções gastronômicas para todos os bolsos e gostos. Confira algumas sugestões de restaurantes para fazer uma gostosa refeição na cidade durante sua estadia.
- Hawksworth Restaurant (pratos canadenses)
- Blue Water Cafe (frutos do mar)
- Wildebeest (pratos canadenses)
- Bao Bei (culinária chinesa)
- Diva at the Met Restaurant (frutos do mar, internacional)
- Chambar Restaurant (belga, europeia, opções vegetarianas)
- Bridges Restaurant (frutos do mar)

- Cioppino’s Mediterranean Grill (culinária mediterrânea)
- Forage (pratos canadenses)
- Vera’s Burger Shack (hamburgueria)
- The Irish Heather (pub irlandês)
- Cibo Trattoria (culinária italiana)
- CinCin Ristorante + Bar (culinária italiana)
- Le Crocodile (culinária francesa)
- Zefferelli’s (culinária italiana)

- Edible Canada (pratos canadenses)
- The Vancouver Fish Company (frutos do mar)
- Roxy Burger (hamburgueria)
- Vera’s Burger Shack (rede de hamburguerias)
- The Flying Pig (bar, pratos canadenses, opções vegetarianas)

ONDE COMPRAR EM VANCOUVER
Se você quiser aproveitar sua passagem por Vancouver para fazer umas comprinhas, existem alguns locais indicados no centro da cidade. Não necessariamente são shoppings centers, uma vez que há um comércio de rua bastante forte na cidade. Para quem quer aproveitar para andar pela cidade enquanto compra, confira as lojas da Robson Street e a região de Gastown. Veja algumas das principais opções de centros de compra abaixo:
- CF Pacific Centre (Endereço: 701 W Georgia St, Vancouver, BC V7Y 1G5, Canadá)
- Sinclair Centre (Endereço: 757 W Hastings St, Vancouver, BC V6C 1A1, Canadá)
- Royal Centre Mall (Endereço: 1055 W Georgia St, Vancouver, BC V0N 1V0, Canadá)
- Denman Place Mall (Endereço: 1030 Denman St, Vancouver, BC V6G 2M6, Canadá)
- Park Royal (Endereço: 2002 Park Royal S, West Vancouver, BC V7T 2W4, Canadá)
- Capilano Mall (Endereço: 935 Marine Dr, North Vancouver, BC V7P 1S3, Canadá)

ONDE SE HOSPEDAR EM VANCOUVER
Nós ficamos hospedados no The Burrard, um hotel 3 estrelas super bem localizado no centro da cidade. Contamos em detalhes a nossa experiência no post “Canadá: Dica de hospedagem em Vancouver“. No entanto, opções não faltam na cidade. Para ajudar você a escolher o seu hotel de acordo com o seu orçamento, separamos uma listinha de boas opções de hospedagem no centro da cidade.
ATÉ 2 ESTRELAS
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
3 ESTRELAS
- GEC Granville Suites Downtown
- Best Western Plus Sands
- The Burrard
- Hotel Belmont, an Ascend Hotel Collection Member
- Victorian Hotel
- Ramada by Wyndham Vancouver Downtown
- Park Inn & Suites by Radisson
- Sandman Suites Vancouver on Davie
- Riviera Hotel on Robson Downtown Vancouver
- Sandman Hotel Vancouver City Centre
- Rosedale on Robson Suite Hotel
- Sunset Inn and Suites
- Barclay Hotel
- Moda Hotel

4 ESTRELAS
- Blue Horizon Hotel
- The Listel Hotel Vancouver
- Pinnacle Hotel Harbourfront
- The St. Regis Hotel
- Carmana Plaza
- Coast Coal Harbour Hotel by APA
- The Westin Grand, Vancouver
- Sheraton Vancouver Wall Centre
- L’Hermitage Hotel
- The Fairmont Hotel Vancouver
- Georgian Court Hotel, BW Premier Collection
- Hotel BLU
- Auberge Vancouver Hotel
- Delta Hotels by Marriott Vancouver Downtown Suites
- Best Western Plus Chateau Granville Hotel & Suites & Conference Centre
- O Canada House Bed & Breakfast

5 ESTRELAS
- Hyatt Regency Vancouver
- Hotel Le Soleil by Executive Hotels
- EXchange Hotel Vancouver
- the DOUGLAS, Autograph Collection
- The Fairmont Waterfront
- Fairmont Pacific Rim
- Pan Pacific Vancouver Hotel
- Four Seasons Hotel Vancouver
- Shangri-La Hotel Vancouver
- Rosewood Hotel Georgia
- The Sutton Place Hotel Vancouver
- JW Marriott Parq Vancouver
- Loden Vancouver
- Opus Hotel
- Wedgewood Hotel & Spa
TOURS E EXCURSÕES EM VANCOUVER
Há uma série de opções de tours e excursões em Vancouver e arredores para todos os gostos e bolsos. Confira algumas das opções abaixo:
Guarde estas dicas no Pinterest!
Adorei o post, mas tenho umas dúvidas ainda. Ficarei 4 dias inteiros em Vancouver do dia 26-31 de outubro e vou me hospedar em Downtown, então não conseguiria fazer o quinto dia do roteiro em Whistler. Para fazer o roteiro dos outros 4 dias, você indicaria alugar carro? Como se locomoveram por tantas atrações turísticas e como foram para o parque Stanley e a ponte suspensa de Capilano?
Muito obrigada pelas dicas, ajudou muuuuito!
Acabei esquecendo de comentar, mas sabe se nessa época já é muito frio? minha viagem passa por NY antes e depois Vancouver, preciso ser bem precisa na mala. Hoje em dia com o despache de apenas uma de 23kg temos que economizar na quantidade de roupa. haha
Obrigada!
No final de outubro, as temperaturas já terão caído bastante e você vai precisar sim de um casaco bem quentinho. No entanto, não se compara às temperaturas encontradas nas cidades da costa leste. O Accuweather é um dos sites mais precisos que conhecemos sobre temperatura. Veja como estará em Vancouver no mês de outubro aqui. No período que você mencionou as temperaturas devem variar entre 2ºC e 12ºC, segundo o site.
Abraços e uma vigem inesquecível para você! 🙂
Olá Amanda!
Que legal saber que você gostou das dicas! A maior parte dos locais que informamos no post podem ser visitados de transporte público, que é de qualidade. O mapa do metrô está no tópico “Como chegar a Vancouver”. Se você se hospedar no centro da cidade, também terá facilidade de conhecer muita coisa caminhando.
Eu recomendo você deixar para alugar um carro somente no dia em que for visitar o parque Stanley e a ponte Capilano, por ficarem mais distantes (foi o que fizemos). Se não quiser alugar carro, pode conhecer o Stanley de bicicleta e a ponte Capilano através de uma excursão que parte do centro de Vancouver (tem várias opções no post também).
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂