Nova York é uma cidade muito conhecida nos Estados Unidos, mas poucas pessoas já pensaram em incluir a “Velha” York no roteiro. Ela fica no norte da Inglaterra e é repleta de história. Confira dicas de atrações na cidade de York.
A CIDADE DE YORK
York é uma cidade histórica localizada na confluência dos rios Ouse e Foss no nordeste da Inglaterra. Ela foi fundada pelos romanos em 71 d.C. com o nome de Eboracum. York possui uma rica herança e forneceu o pano de fundo para grandes eventos políticos do país. Na Idade Média, a cidade cresceu como um importante centro de comércio de lã. No século XIX, tornou-se um centro da rede ferroviária e um centro de confeitaria.


Nos anos mais recentes, a Universidade de York e os serviços de saúde tornaram-se grandes empregadores da cidade, enquanto o turismo se tornou um elemento importante da economia local. A cidade ainda possui partes da antiga muralha que a circundava no passado, abriga diversos museus e conta com a presença de uma catedral histórica com incríveis vitrais coloridos.


O QUE FAZER EM YORK
Colocamos todas as nossas sugestões no mapa interativo abaixo para ajudar você a programar a sua viagem a York. Há dicas de atrações, museus variados, jardins e locais para comer e fazer compras. Abaixo, falamos mais sobre cada um deles.
1. ANTIGAS MURALHAS E PORTÕES DA CIDADE
Uma das coisas mais interessantes para se fazer em York é caminhar pelas antigas muralhas que circulavam a cidade. Há diversos trechos em que é possível subir e admirar a bonita vista da cidade e aprender um pouco mais sobre a história de York e da Inglaterra.

Além das muralhas, é possível conhecer os portões da cidade. O Micklegate Bar é o mais importante dos quatro principais portões medievais de York. Esta era a entrada principal da cidade para quem chegava do sul. Pelo menos meia dúzia de monarcas reinantes passaram por este portão e, por tradição, eles pararam no local para pedir permissão ao Lord Mayor para entrar na cidade. A parte inferior data do século XII, os dois pisos superiores do século XIV. Durante séculos, as cabeças cortadas de rebeldes e traidores foram exibidas acima do portão. No Micklegate fica a Henry VII Experience, em homenagem ao primeiro rei inglês da dinastia Tudor, que assumiu o trono após a Guerra das Duas Rosas (entre as dinastias York e Lancaster).

Não deixe de caminhar pelo trecho da muralha localizado atrás da Catedral, acessado pelo Bootham Bar pois a vista é bem interessante e a caminhada extremamente agradável. Seguindo em frente, você vai chegar ao portão Monk Bar, que abriga a exposição Richard III Experience, em homenagem ao último inglês da dinastia York, derrotado na Guerra das Duas Rosas. Ambas as “Experiences” (Henry VII e Richard III) podem ser vistas em conjunto pelo custo de £5.



O último portão é o Walmgate Bar, o mais bem conservado os 4 portões e o mais afastado do centro da cidade. Sua parte mais antiga é um arco de pedra do século XII, a parte murada em frente data do século XIV, os portões de madeira do século XV e o prédio em madeira do interior do século XVI.
2. LENDAL BRIDGE
Lendal Bridge é uma ponte de ferro fundido de 53 metros com detalhes no estilo gótico da Inglaterra vitoriana. Ela liga duas torres medievais: Lendal Tower, na margem leste e Barker Tower, na margem oeste. A ponte foi projetada pelo engenheiro civil Thomas Page, que também projetou a ponte de Westminster em Londres. O parapeito ornamentado da ponte apresenta a rosa branca de York, as chaves cruzadas da diocese de York e os leões da Inglaterra.

3. YORK MINSTER
York Minster é como é chamada a Catedral de York, principal igreja da cidade. Dedicada a São Pedro, ela é uma das maiores do seu tipo na Europa. Alguns destaques são: a Janela Oeste, construída em 1338, e a Capela da Senhora onde está a Grande Janela do Leste (terminada em 1408), a maior extensão de vitrais medievais do mundo. A igreja é enorme, com belíssimos vitrais, cripta, e uma área de exposições históricas. A torre central da igreja possui 72 metros de altura e pode ser incluída na visita por uma taxa adicional. Do lado de fora da igreja fica uma antiga coluna romana e uma estátua do antigo imperador romano Constantino, o Grande.
- Endereço: Deangate, York YO1 7HH
- Horários: diariamente de segunda a sábado de 9h às 17h / domingo de 12h45 às 17h
- Entrada: somente para a igreja £10 / igreja + torre £15 / ticket é válido por 1 ano
- Tours: de segunda a sábado às 19h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h de segunda a sábado (sem custos adicionais além do preço de entrada)
4. YORK SHAMBLES
Shambles é uma ruazinha antiga e estreita, com edifícios em madeira, alguns datando do século XIV. Antigamente, havia diversos açougues na rua, mas hoje em dia nenhum mais está por lá. No entanto, ela é repleta de estabelecimentos comerciais, lojinhas de presentes, de guloseimas (chocolate, fudge), cafés e restaurantes, além de uma padaria e uma livraria. Esta rua serviu de inspiração para o Beco Diagonal dos filmes do Harry Potter e, por esse motivo, muitos dos fanáticos pela série visitam o local. Recentemente, uma loja com produtos do bruxinho mais famoso do mundo foi aberta na rua (veja mais informações no final do post). O único problema é conseguir tirar uma fotos sem uma multidão de turistas que invadem a ruela.
5. CASTELO DE YORK – CLIFFORD’S TOWER
O castelo de York era um complexo fortificado que compreendia uma seqüência de castelos, prisões, tribunais e outros edifícios no lado sul do rio Foss. O castelo foi construído em 1068 após a conquista normanda de York. Após a destruição do castelo por rebeldes e um exército viking em 1069, o castelo de York foi reconstruído e reforçado com extensas defesas de água, incluindo um fosso e um lago artificial. Após uma grande explosão em 1684, as defesas militares restantes ficaram inabitáveis, mas o Castelo de York continuou a ser usado como prisão e prisão até 1929. Atualmente, ele se encontra em ruínas e o que sobrou foi a Torre de Clifford, que pode ser visitada ainda hoje.
- Endereço: Tower Street, York, YO1 9SA
- Horários: diariamente de 10h às 18h
- Entrada: £5


6. MUSEUS
Em um dia apenas é impossível conhecer todos os museus da cidade, mas é possível escolher aqueles que são mais do seu interesse para poder fazer uma visita. Selecionamos 8 museus interessantes e recomendamos que você escolha dois deles para visitar caso tenha somente um dia em York:
- National Railway Museum York: Nesse museu é possível descobrir 300 anos de história com uma exposição de mais de 1 milhão de objetos que mudaram o mundo no maior museu ferroviário do Reino Unido. (Endereço: Leeman Rd, York YO26 4XJ / Horários: diariamente de 10h às 18h / Entrada: gratuita)
- Yorkshire Museum: Um museu com uma coleção eclética que envolve diversas área como biologia, astronomia, geologia e arqueologia. (Endereço: Museum St, York YO1 7FR / Horários: diariamente de 10h às 17h / Entrada: £6.81)

- York Art Gallery: Galeria de arte com uma coleção de pinturas do século XIV ao dias atuais, incluindo exposição de aquarelas, desenhos e cerâmica. (Endereço: Exhibition Square, York YO1 7EW / Horários: diariamente de 10h às 17h / Entrada: £6.81)

- York Castle Museum: O museu está localizado no antigo castelo de York. Ele foi fundado em 1938 e está alojado em edifícios que foram usados como uma prisão no século XVIII (usando pedras das ruínas do castelo). As exposições incluem a recriação de rua vitoriana; antigos brinquedos infantis; vida na antiga prisão e uma visão sobre a Primeira Guerra Mundial. (Endereço: Tower St, York YO1 9RY / Horários: diariamente de 9h30 às 17h / Entrada: £9.09)

- JORK Viking Centre: Os visitantes são levados de volta para 975 d.C, em uma cápsula do tempo, e depois embarcam em um passeio de uma reconstrução de um antigo assentamento viking. Além disso, há uma extensa área que combina uma exposição com exibições interativas e a oportunidade de aprender sobre a vida do século X. (Endereço: 19 Coppergate, York YO1 9WT / Horários: diariamente de 10h às 17h / Entrada: a partir de £10.25)
- Fairfax House: Esta é uma casa georgiana construída no início de 1740 para um comerciante local e, em 1759, foi adquirida por Charles Gregory Fairfax, o 9º visconde Fairfax de Emley. Após a morte do Visconde em 1772, a casa foi vendida e posteriormente passou por várias famílias locais. A propriedade foi comprada pela York Civic Trust na década de 1980 e completamente restaurada para sua antiga grandeza. A Fairfax House é agora um museu aberto ao público (Endereço: Castlegate, York YO1 9RN / Horários: de terça a sábado de 10h às 17h; sábado de 11h às 16h; segunda somente através de tours guiados às 11h e às 14h; fechada aos domingos / Entrada: £7.50)

- Mansion House: A Mansion House é sede do honorável Lord Mayor (prefeito) de York desde 1732. Ela foi construída para o Lord Mayor entreter os visitantes ilustres que visitavam a cidade e também abrigar as lindas coleções de arte. Até hoje ela é utilizada exatamente para o mesmo propósito. É possível conhecer (através de tours guiados) sua coleção de ouro e prata e a linda cozinha georgiana. (Endereço: St. Helen’s Square, York YO1 9QL / Horários: atualmente fechado para reforma)
- Treasure’s House: Treasure’s House é uma casa histórica que foi construída diretamente sobre uma das principais estradas romanas que levam York para o norte da Inglaterra. Entre 1897 e 1930, ela foi restaurada por Frank Green, um rico industrial loca. Em 1930, a casa e seu rico conteúdo foram entregues para a administração do National Trust quando seu dono se aposentou e se afastou da cidade. Desde então, ela foi aberta à visitação pública. (Endereço: Minster Yard, York YO1 7JL / Horários: diariamente de 11h às 16h30 / Entrada: £7.70)

7. JARDINS
- Tower Gardens: Pertinho do que restou do antigo castelo de York ficam os jardins da Torre, às margens do Rio Ouse. Uma boa opção para caminhar à beira do rio e curtir a paisagem da cidade.


- Museum Gardens: Uma boa dia é conhecer os jardins que ficam em frente ao Yorkshire Museum mesmo que você não pretenda visitá-lo. Há áreas com muito verde para sentar e relaxar, muitas flores coloridas e as ruínas da antiga Abadia de Santa Maria.




8. CERVEJARIA YORK BREWERY LTD
Para quem curte conhecer cervejarias artesanais, uma boa oportunidade é visitar a York Brewery. Além de provar uma cervejinha é possível fazer tours guiados para conhecer as dependências da cervejaria e checar seu funcionamento através de uma plataforma de observação.
- Endereço: 12 Toft Green, York YO1 6JT, UK
- Horários: Tours de segunda a sábado às 12h30, 14h, 15h30 e 17h
- Entrada: £8
TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM YORK
ONDE COMER EM YORK
CAFÉS E PADARIAS
- Bettys Café Tea Rooms (46 Stonegate, YO1 8AS / 6-8 St. Helen’s Square, YO1 8QP)
- The Cornish Bakery (6 Coney St, YO1 9NA /29-30 Colliergate, YO1 8BN)
BARES
- House Of The Trembling Madness (48 Stonegate, YO1 8AS, UK)
- The Old White Swan (80 Goodramgate, YO1 7LF, UK)

- Pizza Express (17 Museum St, YO1 7DJ, UK)
- Zizzi (2 Lendal, YO1 8AA, UK)
- Bella Italia (89 Low Petergate, YO1 7HY, UK)
- Byron (11 High Ousegate, YO1 8RZ, UK)
- Nando’s (12 High Ousegate, YO1 8RZ, UK)
- Bill’s (12 Coney St, YO1 9NA, UK)
- Prezzo (1-3 Clifford St, YO1 9RG, UK)
- Carluccio’s (Coppergate Shopping Centre, YO1 9NY, UK & 3-5 St. Helen’s Square, YO1 8QW, UK)
ONDE COMPRAR EM YORK
Para quem quer aproveitar a passagem por York para fazer umas comprinhas, um lugar interessante é o Coppergate Shopping Centre, repleto de lojas (12 Coppergate, York YO1 9NT). Ele fica bem no centro da cidade e funciona diariamente.

The Shambles é aquela ruazinha comercial que foi a inspiração para o Beco Diagonal do Harry Potter, que mencionamos anteriormente. Lá fica a The Shop That Must Not Be Named (“A Loja que não pode ser nomeada”, uma clara referência à história dos livros/filmes em que Lord Voldemort é “aquele que não pode ser nomeado”). A lojinha vende todo tipo de produtos referentes ao universo do Harry Potter, desde vestuário, varinhas, canecas, livros, camisetas e muitos artigos de presente. Nem preciso falar que ela fica lotada de “pottermaníacos”, né? (30 Shambles, York YO1 7LX)

Um outro lugar muito divertido é o Shambles Market (5 Silver St, York YO1 8RY, UK), um mercadão de rua que vende produtos alimentícios, comidas, camisetas divertidas, discos antigos, flores e muito mais!

ONDE SE HOSPEDAR EM YORK
Eu visitei York fazendo um bate-volta a partir de Londres. No entanto, para quem pretende ficar mais tempo pela cidade ou quer pernoitar por lá, seguem algumas situações para se hospedar em York.
- The Principal York (5 estrelas)
- Best Western Monkbar Hotel (4 estrelas)
- Guy Fawkes Inn (4 estrelas)
- Park Inn by Radisson York City Centre (3 estrelas)
- Hampton by Hilton York (3 estrelas)
- Middletons (3 estrelas)
- Hotel 53 (3 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A YORK
É muito fácil conhecer York através de trem. Eu visitei a cidade em um bate-volta de Londres a partir da estação London King’s Cross, desembarcando na estação de York. O trajeto de, aproximadamente 2 horas, é feito pela empresa Virgin Trains East Coast através de trens de alta velocidade. Uma dica é comprar a passagem com algumas semanas de antecedência através do site da TrainLine. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre cidades para visitar na Inglaterra:
- O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Liverpool – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare
- A charmosa cidade de Rye
- A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Winchester: da Távola Redonda à Jane Austen
- Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra
- Inglaterra: O que fazer em Rochester – Roteiro de 1 dia
Olá!
Seguindo suas dicas passamos o dia em York ontem! Obrigada!!!
Olá, Adriana!
Que bacana saber que nossas dicas ajudaram você!
Esperamos continuar ajudando nas próximas viagens.
Abraços 🙂
Ola, td bem? Obrigada pelas dicas. Muito informativo. Vc fez tudo a pé na cidade ou pegou ônibus?
Olá!
Super obrigada pelo seu comentário.
Fiz tudo a pé! Foi ótimo porque dá para conhecer melhor os cantinhos da cidade.
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
Otimas dicas! Por hora esta servindo para realizar a tarefa de casa do curso de Inglês. Mas em breve espero consultar para montar meu roteiro de viagem. Muito grata aos envolvidos com o site, me ajudou muito!
Que legal que gostou, Paula!
Ficamos muito felizes em ter contribuído. Temos muito conteúdo sobre diversas cidades na Inglaterra e seria muito bom ver você por aqui novamente!
Abraços! 🙂
[…] um pouquinho de história inglesa, deve se lembrar da Casa de Lancaster, que lutou com a Casa de York “Guerra das Duas Rosas” (leia mais em: Inglaterra: Roteiro em Leicester e região do […]
Montei o meu roteiro a partir deste site! Obrigada!
Muitos esquecem de mencionar sobre lugares para comer ou quando o fazem, inserem no meio dos textos e acabam deixando os leitores perdidos!
Olá, Flávia!
Muito legal saber que ajudamos você a montar o seu roteiro. Temos muitas dicas sobre cidades na Inglaterra e esperamos continuar ajudando você! Super agradecemos o seu comentário!
Abraços e uma excelente viagem! 🙂
Que demais! Achei incrível seu site. Obrigada pelas dicas!
Olá Isabela! Super obrigada pelo comentário!
Espero que as dicas ajudem você a planejar suas próximas viagens e que elas sejam incríveis!
Abraços 🙂