Confira todas as dicas para visitar a CN Tower, a torre de mais de 550 metros de altura que é cartão postal de Toronto, a maior cidade do Canadá.
A CN TOWER
Construída entre 1973 e 1976, em aço e concreto, a CN Tower é uma torre de telecomunicações, de observação e que também abriga um restaurante giratório. A torre possui 553,33 metros até o alto de sua antena (457,2 metros até o telhado), equivalendo a um edifício de 147 andares. Durante 32 anos, era considerada a estrutura mais alta do mundo, quando foi ultrapassada pelo Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo localizado em Dubai, que também já tivemos o prazer de conhecer. Atualmente, o principal cartão postal de Toronto é a terceira maior torre do mundo (ficando atrás da Tokyo Skytree, no Japão, com 634 metros e da Canton Tower, na China, com 595,7 metros, construídas em 2012 e 2010, respectivamente).

A torre possui 11 elevadores, que levam o visitante do piso térreo ao deck principal de observação em 58 segundos, a 22 km/h, e também conta com 1.776 degraus. Dentro da torre de concreto estão centenas de feixes de cabos de aço que são apertados para criar um “esqueleto” forte e flexível.

A HISTÓRIA POR TRÁS DO NOME DA TORRE
O nome da torre é uma referência à Canadian National Railway, a empresa ferroviária responsável por sua construção. A ideia de erguer a torre veio da necessidade de resolver problemas recorrentes de comunicação que surgiram após a construção de arranha-céus no centro de Toronto, ao mesmo tempo que exibiria o poder da indústria canadense. No entanto, a companhia foi privatizada em 1995 e a nova administração acabou por transferir a propriedade para a Canada Lands Company, uma outra empresa do governo canadense. Para que o nome da torre não fosse alterado, já que era bastante conhecido, a torre passou a se chamar Canada’s National Tower, mantendo-se a denominação CN Tower.
PRINCIPAIS ÁREAS DA CN TOWER
A CN Tower é formada por diversas áreas. Para subir na torre, é preciso passar pela segurança, que inspeciona cada bolsa e usa detector de metais para identificar a presença de itens proibidos (armas de qualquer tipo, drogas, tintas, skates, fantasias, bandeiras e banners, etc.). Em seguida, confira os principais destaques da CN Tower.
>> BASE DA CN TOWER
A base da CN Tower abriga o Le Café e uma área para crianças conhecida como KidZone, com consoles de videogame com jogos para toda a família. Ao lado, fica a Loja de Presentes, que conta com trabalhos de artistas indígenas, artigos produzidos por designers locais e diversos itens com o logotipo da CN Tower.

>> TERRACE LEVEL
No Terrace Level fica uma área com chão de vidro, em que é possível se sentir flutuando enquanto caminha sob a cidade a 342 metros de altura. O chão de vidro tem capacidade para sustentar o peso de mais de 3 baleias orca. Esta estrutura está passando por um projeto de renovação e se encontra fechada para visitação.

>> MAIN OBSERVATION LEVEL
O nível principal de observação está a 346 metros de altura. Suas paredes grossas de vidro permitem que o visitante tenha vistas panorâmicas da cidade de Toronto, permitindo fotos dos arredores através de uma tecnologia termocrômica que ajusta a luz do sol. Uma curiosidade é que há uma “cápsula do tempo” neste lugar que está prevista para ser aberta em 2076, no aniversário de 100 anos da torre.

>> 360 RESTAURANT
Trata-se de um restaurante giratório que abriga a mais alta adega de vinhos do mundo, completando uma volta a cada 72 minutos. Enquanto saboreia pratos diversos da culinária canadense, o visitante pode ver Toronto por todos os ângulos.

>> EDGEWALK
Inaugurado em 2011, a 116 andares de altura, está uma estrutura na qual se pode caminhar na borda externa da CN Tower para ter uma experiência emocionante. O Guinness Book, o livro dos recordes, reconhece o EdgeWalk como sendo o local para caminhada mais alto em um edifício.

>> SKYPOD
Esta é a mais alta plataforma de observação do hemisfério ocidental. Ela fica 33 andares mais alta que a principal plataforma de observação e a 447 metros acima do nível do solo. A antena no topo é maior do que um campo de futebol e fica iluminada cerca de 75 vezes por ano. Em dia ensolarado, é possível ver até 160 km de distância, incluindo Niagara Falls e o estado de Nova York, nos EUA.
TIPOS DE TICKET PARA CONHECER A CN TOWER
A CN Tower disponibiliza algumas formas de conhecer sua estrutura. Os ingressos possuem hora marca e podem ser adquiridos com até 30 dias de antecedência do dia da visita. Abaixo, confira as opções disponíveis.
- TIMED GENERAL ADMISSION: Este é o ticket padrão, mas comum para visitar a CN Tower, no LookOut Level a 346 metros de altura. Inclui uma visita com hora marcada ao nível principal do observatório com vistas para a cidade de Toronto e o Lago Ontario. Além disso, é possível acessar o Outdoor Terrace Level, um terraço externo com um chão de vidro (passando por obras de renovação).
- SKYPOD + TIMED GENERAL ADMISSION: Além da visita ao nível principal do observatório, suba 33 andares para ter uma visita, no mesmo dia, ao SkyPod, a mais alta plataforma de observação do hemisfério ocidental com 447 metros de altura. Recomenda-se agendar o horário do SkyPod 60 minutos depois do Timed General Admission.
- SEA THE SKY: Esse ticket com desconto inclui uma visita a CN Tower (general admission) e também ao Ripley’s Aquarium of Canada, que fica ali perto.
- PREMIER: Visita VIP a CN Tower, com acesso prioritário aos elevadores e decks de observação, incluindo o SkyPod. Há também um desconto de 15% para compras na lojinha localizada na CN Tower.
- EDGEWALK: Para os amantes de uma boa aventura, após subir 116 andares, aproveite para andar, sem segurar, em uma plataforma circular de 1,5 metro de largura que contorna a área central torre a 356 metros de altura!
NOSSA EXPERIÊNCIA NA CN TOWER
Compramos os tickets online para visitar a CN Tower para às 15h de um belo dia ensolarado. Eu tinha checado na previsão do tempo alguns dias antes para ter certeza de que o tempo estaria bom no momento da nossa visita. Sempre compramos online para evitar perder tempo em filas para visitar as atrações. Acabamos terminando alguns outros passeios antecipadamente e chegamos uma hora antes do previsto à torre. Tentamos entrar na fila, mas uma das funcionárias nos disse para voltar apenas às 14h45, mais próximo do horário do nosso ticket. Aproveitamos para caminhar pelos arredores e tirar fotos para matar o tempo.

Às 14h45 em ponto mostramos o ticket para uma funcionária que permitiu a nossa entrada. Até aquele momento acreditávamos que a fila era para a segurança, pois é preciso passar pelo detector de metais para acessar a torre. Mas, infelizmente, aquela era apenas a fila inicial. A maior parte da fila ficava dentro da torre e era realmente imensa! Tenho que confessar que fiquei muito frustrada com aquela situação. Ficamos exatamente 1 hora na fila para pegar o elevador para subir na torre!





Ao chegar lá, quase 16h, o tempo havia fechado e o céu estava completamente nublado, o que prejudicava muito a nossa visão. Além disso, achei tudo muito desorganizado. No andar principal do observatório, colocaram uma lanchonete cujas mesas ficavam coladas nas janelas, dificultando as vistas da área mais bonita para fotos. Não sei quem teve essa “brilhante” ideia de atrapalhar a visão e manter pessoas paradas no local que deveria ser de passagem. Uma lanchonete instalada em um outro andar faria muito mais sentido, não é mesmo?
O Paulo estava super tranquilo depois daquela espera toda, mas eu estava muito chateada por conta do tempo de espera, céu nublado repentinamente e local lotado com vista prejudicada. Acho que a expectativa de visitar o local, todo o planejamento ao longo de muitas semanas, acabaram em frustração e prejudicaram a nossa experiência.

Sei que cada um tem uma experiência diferente e não podemos generalizar. Mas, não vou mentir que considero experiência menos interessante que já tivemos em torres de observação. Assim que chegamos, eu já estava querendo ir embora. Caso queira visitar a atração, minha dica é comprar o ingresso VIP, que tem entrada prioritária, para não perder tanto tempo na fila e não correr o risco de ter uma experiência frustrante.


ONDE COMER NA CN TOWER
Além de um restaurante giratório, a CN Tower conta com outros espaços para um café ou refeições rápidas. Em seguida, confira as opções oferecidas no local.
>> 360 RESTAURANT
Localizado no topo da CN Tower, o 360 Restaurant oferece visitas panorâmicas da cidade através de uma estrutura rotatória que dá uma volta completa a cada 72 minutos. O restaurante serve pratos preparados com ingredientes frescos e sustentáveis da cozinha regional do Canadá, incluindo também muitas opções de vinhos. Há uma consumação mínima de CAD$75 por pessoa. Recomenda-se fazer reserva antecipadamente para garantir uma boa mesa. Os gastos no restaurante garantem uma visita ao observatório sem custos adicionais.
>> VUE BISTROS
Localizado no principal nível da torre de observação, o VUE Bistros oferece alguns exemplos da clássica cozinha canadense, como poutine, além de bebidas e cervejas. O estabelecimento funciona diariamente de 10h às 21h.

>> LE CAFÉ
Localizado no Piso Térreo da CN Tower, Le Café serve uma variedade de cafés, chás, itens de confeitaria, e refeições rápidas (pizzas, sanduíches, saladas). O café funciona diariamente de 11h às 18h.
COMO CHEGAR À CN TOWER
A CN Tower fica localizada no centro de Toronto, entre o estádio Rogers Centre e o Ripley’s Aquarium of Canada. A entrada é feita pela Bremner Boulevard (lado sul da CN Tower). Independente do meio de transporte utilizado, provavelmente, a área mais próxima de desembarque é a Union Station, a principal estação de Toronto. A partir de lá, a CN Tower está localizada a uma curta caminhada ao longo da Bremner Boulevard. Outra opção é pelo PATH Skywalk, uma passarela fechada de aproximadamente 160 metros que conecta a Union Station à CN Tower.

Aconselhamos que utilize o Google Maps, o TTC Trip Planner, ou o Metrolinx para ter mais informações da melhor forma de chegar até a torre dependendo de onde você esteja. Para quem está de carro na cidade, há muitos estacionamentos pagos para carros nos arredores. Os mais próximos são o estacionamento sul do Metro Toronto Convention Center (entre na Lower Simcoe Street de Bremner Boulevard ou Lake Shore Boulevard) e o estacionamento Impark em Navy Wharf Court (ao longo do lado oeste do Rogers Centre ao norte de Bremner Boulevard).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
CN Tower
- Endereço: 290 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3L9, Canadá
- Horários: diariamente de 9h30 às 21h
- Entrada:
- Timed General Admission: CAD$43
- SkyPod + Timed General Admission: CAD$53
- Sea the Sky: CAD$74
- Premier: CAD$95
- EdgeWalk: de CAD$199 a CAD$225
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Canadá:
TORONTO
- Canadá: Como ir do Aeroporto de Toronto ao centro
- Canadá: Como visitar a CN Tower em Toronto
- Hospedagem em Toronto: One King West Hotel & Residence
VANCOUVER
- Canadá: O que fazer em Vancouver – Roteiro de 4 ou 5 dias
- Canadá: Vistas panorâmicas no Vancouver Lookout
- Canadá: Museu de Antropologia de Vancouver
- Canadá: Jardim Chinês Dr. Sun Yat-Sen em Vancouver