Última atualização: 24/11/2019
Inclua no seu roteiro por Vancouver o Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden, um jardim chinês clássico belíssimo localizado na região de Chinatown da maior cidade da costa oeste do Canadá.
O JARDIM CHINÊS CLÁSSICO DR. SUN YAT-SEN
Finalizado em 1986, o Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden é um oásis de tranquilidade e reflexão no histórico e movimentado bairro de Chinatown. Sua construção foi inspirada nos jardins dos eruditos da dinastia Ming, na cidade de Suzhou, tornou-se o primeiro autêntico jardim chinês em grande escala construído fora da China. Com o apoio dos governos do Canadá e da China, 53 mestres artesãos de Suzhou e uma equipe de arquitetos locais passaram pouco mais de um ano construindo o jardim, empregando técnicas quase idênticas às usadas séculos atrás em Suzhou. Materiais de construção, incluindo telhas de mão, madeira esculpida, janelas de treliça e rochas calcárias do Lago Tai, chegaram da China em mais de 950 caixas de madeira.
O nome do jardim também simboliza esse encontro de culturas, homenageando o homem considerado o pai da China moderna. Em seu caminho para a revolução, o Dr. Sun Yat-Sen se esforçou para promover o entendimento cultural entre a China e o resto do mundo, visitando Vancouver em várias ocasiões. Atualmente, o local abriga eventos culturais, promove visitas guiadas, concertos, festivais, exposições, recepções e programas educacionais.
PLANTAS DO JARDIM JAPONÊS
As plantas foram adquiridas localmente, reforçando o caráter intercultural do jardim e sua concepção. Como o clima de inverno em Vancouver é semelhante ao de Suzhou, muitas das mesmas variedades de plantas são encontradas tanto no jardim como em Suzhou. As plantas foram escolhidas de acordo com os horários das flores, para enfatizar as mudanças sazonais, especialmente o “despertar” na primavera.
ALGUMAS REGRAS PARA VISITAR O JARDIM CHINÊS
- É proibido levar comidas e bebidas no jardim chinês.
- É servido gratuitamente chá de jasmim dentro do jardim.
- É proibida a entrada de animais de estimação.
- É proibido fumar em qualquer ambiente do jardim.
- Não toque ou alimente as carpas na lagoa do jardim.
- É proibido entrar na lagoa do jardim.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO É A VISITA AO JARDIM DR. SUN YAT-SEN
Estivemos visitando o jardim chinês no final do mês de novembro. Embora Vancouver não tenha fama de ter baixas temperaturas, na noite anterior havia nevado e nós conseguimos visitar o jardim ainda com alguns lugares cobertos de neve. Temos que confessar que esta paisagem deu um charme ainda maior para o lugar que é tão belo e vistoso.
De fato, o Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden retrata exatamente o que chamamos de jardim chinês clássico. Estes jardins empregam princípios filosóficos do Feng Shui e do Taoísmo, esforçando-se por alcançar a harmonia e um equilíbrio de opostos. Rochas escarpadas, por exemplo, são justapostas contra a delicada folhagem. A água também é um elemento importante do jardim, e a grande lagoa oferece quietude, som, um reflexo do céu e ajuda a unificar os outros elementos. Peixes e tartarugas vivem no jardim e também servem a um propósito simbólico. Morcegos, dragões e fênix são representados em objetos em todo o jardim. Numerosas pedras grandes estão estrategicamente colocadas e destinam-se a representar montanhas escondendo e revelando elementos do parque.
Leia mais: Canadá: O que fazer em Vancouver – Roteiro de 4 ou 5 dias
LOJA DO JARDIM: EIGHT TREASURES SHOP
O jardim conta com uma loja de presentes que oferece itens originais provenientes de artistas locais. Há cartões, peças de joalheria artesanal, pedras pintadas e artigos variados da cultura chinesa. Uma curiosidade é que todo o lucro da loja é utilizado para beneficiar os programas culturais e educacionais do Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden.
CONHEÇA TAMBÉM O PARQUE E O PÁTIO
> DR. SUN YAT-SEN PARK
Ao lado do jardim fica um parque que leva o nome do Dr. Sun Yat-Sen. Embora o parque seja separado do Jardim, ele serve como extensão e complemento ao design e à atmosfera do jardim. As duas partes foram de fato projetadas como uma só: com o parque contendo principalmente plantas; e o jardim, que serve como o centro arquitetônico da casa do acadêmico, onde os visitantes podem explorar e apreciar os detalhes do design e estilo de vida clássico de jardins chineses por meio de visitas guiadas e programação educacional.
- Endereço: 578 Carrall Street, Vancouver, BC V6B 5K2
- Entrada: gratuita



> DR. SUN YAT-SEN MEMORIAL COURTYARD
Tanto o jardim como o parque, bem como o Centro Cultural Chinês, são porta de entrada para o Pátio Memorial Dr. Sun Yat-Sen. O layout aberto do pátio e a localização central fazem dele um espaço público importante no bairro de Chinatown. Planos para reformar e revitalizar o pátio estão em andamento, por meio de consultas entre a comunidade de Chinatown e o Conselho do Parque, e uma série de eventos comunitários que ajudam a reativar esse espaço e colocá-lo de volta no mapa.

COMO CHEGAR AO JARDIM DR. SUN YAT-SEN
Para chegar de transporte público, você pode utilizar o Skytrain, cuja estação mais próxima é a Stadium-Chinatown (atendida pela Expo Line). Em seguida, caminhe por cerca de 7 minutos até chegar ao jardim. A entrada para o Dr. Sun Cat-Sen Classical Chinese Garden é pela Carrall Street, entre as ruas Pender e Keefer. Procure por lanternas vermelhas penduradas ao lado da entrada.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Dr. Sun Yat-Sen Classical Chinese Garden
- Endereço: 578 Carrall St, Vancouver, BC V6B 5K2, Canadá
- Horários:de outubro a abril: diariamente de 10h às 16h30
- de maio a meados de junho e setembro: diariamente de 10h às 18h
- de meados de junho a agosto: diariamente de 9h30 às 19h
- Entrada: CAD$14
- Tours: Há tours guiados de 45 minutos de duração inclusos no ticket de entrada. Não é preciso reservar com antecedência para grupos de até 10 pessoas. Veja outros tipos de tours e mais informações neste link.
- Horários:
- de maio a meados de junho e setembro: diariamente às 10h30, 12h, 13h30, 14h30, 16h30
- de meados de junho a agosto: diariamente às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h30
- de outubro a abril: diariamente de 10h30, 12h, 13h30 e 15h
- Horários:
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Vancouver:
- Canadá: O que fazer em Vancouver – Roteiro de 4 ou 5 dias
- Canadá: Dica de hospedagem em Vancouver
- Canadá: Vistas panorâmicas no Vancouver Lookout
- Canadá: Dica de restaurante Italiano em Vancouver
- Canadá: Museu de Antropologia de Vancouver