Última atualização: 10/01/2019
Este post é especial para quem é apaixonado por história e quer saber mais sobre a incrível batalha travada no século XI, que mudou o rumo da história inglesa. A cidade de Battle, que nem existia na época, foi o palco deste conflito que acabou por transferir a capital para Londres.
A CIDADE DE BATTLE
Battle é uma pequeníssima cidade inglesa, com menos de 10 mil habitantes, localizada na região de East Sussex, cerca de 90 km a sudoeste de Londres. A cidade só existe hoje porque foi no local que ocorreu a Batalha de Hastings em 1066, quando William, o Duque da Normandia, derrotou o rei inglês Haroldo II e se tornou o rei William I, que acabou ficando conhecido nos livros de história como William, o Conquistador. A cidade recebeu esse nome justamente porque Battle, em inglês, significa “Batalha”.


A cidade cresceu em torno da Abadia de Battle, construída em 1095 para celebrar a vitória normanda na Batalha de Hastings. O local continua a ser até hoje a principal atração da cidade. Mas antes de mais nada, vamos esclarecer alguns pontos. Como se encontrava a Inglaterra no início do século XI, o que foi exatamente a Batalha de Hastings e porque ela possui esse nome.

A BATALHA DE HASTINGS EM 1066
A Batalha de Hastings foi disputada em 14 de outubro de 1066 entre o exército normando-francês liderado por William, o Duque da Normandia, e o exército inglês sob comando do rei anglo-saxão Haroldo Godwinson. Esta batalha aconteceu a 11 quilômetros a noroeste da cidade litorânea de Hastings e, por isso, passou a ser conhecida como Batalha de Hastings, já que, na época, era a cidade mais próxima do local.
1. Por que a Batalha de Hastings ocorreu?
Toda essa confusão aconteceu porque com a morte do rei anglo-saxão Eduardo, o Confessor, que não tinha filhos e havia falecido no mês de janeiro daquele ano, acabou criando-se uma luta de sucessão entre vários requerentes ao trono. Haroldo foi nomeado rei por Eduardo em seu leito de morte e foi coroado pouco depois. No entanto, Haroldo enfrentou invasões de William, de seu próprio irmão Tostig (que havia sido exilado) e do rei norueguês Haroldo III da Noruega, que reivindicavam o trono. Segundo William, Eduardo já havia lhe prometido o trono em uma ocasião anterior e Haroldo tinha conhecimento disso.

2. Como a Batalha de Hastings ocorreu?
Em setembro de 1066, na Batalha de Stamford Bridge, William derrotou Tosting e Haroldo III da Noruega, marcando o fim da Era Viking. William decidiu reunir esforços e partir cima do exército de Haroldo Godwinson, que já estava enfraquecido devido às batalhas anteriores. O exército inglês era composto quase inteiramente de infantaria, mas o exército normando, mais forte, era metade formado pela infantaria e a outra metade se dividia entre arqueiros e cavalaria. William invadiu o sul da Inglaterra e marchou a encontro de Haroldo. A Batalha de Hastings durou cerca de 9 horas até o anoitecer e acredita-se que a morte de Haroldo ocorreu já na reta final. William foi coroado rei no Natal daquele ano, em Londres, tornando-se o primeiro rei normando da Inglaterra.

3. Por que “conquista normanda” da Inglaterra?
William, o Conquistador, era duque da Normandia, região noroeste da França, que havia sido dominada pelos antigos vikings normandos (povos nórdicos como dinamarqueses, noruegueses e islandeses). William, portanto, era de descendência normanda e, por este motivo, fala-se de “conquista normanda” da Inglaterra.
Curiosidade: Capitais da Inglaterra
O período romano da Inglaterra (Britânia Romana) durou de 43 d.C. até o início do século V (por volta de 410 d.C.), quando ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente, concretizada em 476. A primeira capital foi a cidade de Colchester. A Britânia passou a ser dominada por saxões por volta do ano 500 até 1066. Segundo historiadores, durante grande parte do período da Inglaterra Anglo-Saxã, não havia capital fixa. Foi o rei saxão Alfredo, o Grande, que declarou a cidade de Winchester, a primeira capital do Reino da Inglaterra em 871. Em 1066, com a invasão normanda por William, o Conquistador, a capital foi transferida para Londres, já que a cidade havia se tornado o maior e principal centro comercial do país.
O QUE FAZER EM BATTLE
Para facilitar a sua visita a Battle, o mapa interativo abaixo reúne as principais informações de localização da estação de trem, dicas de restaurantes e as atrações sugeridas para conhecer na cidade. Em seguida, vamos dar mais detalhes sobre todas elas.
1. ABADIA DE BATTLE
Esta atração é o real motivo de visitar Battle. A abadia, dedicada ao Santo Martinho de Tours, foi construída no mesmo local onde ocorreu a Batalha de Hastings. Mas não pense que é uma abadia qualquer, na verdade é um complexo de edifícios, museu e, claro, o histórico campo de batalha. O nome oficial da atração é “1066 Battle of Hastings, Abbey and Battlefield” (Batalha de Hasting de 1066, Abadia e Campo de Batalha). Em 1070, o papa Alexandre II condenou os normandos por terem matado tantas pessoas para conquistar a Inglaterra.

Em resposta, William, o Conquistador, prometeu construir uma abadia no local da batalha, e o altar desta abadia seria no exato local onde o rei Haroldo morreu. A igreja foi finalizada em 1094, durante o reinado de Rufus, do filho de William. No entanto, em 1538, Henrique VIII ordenou a dissolução dos mosteiros, retirando os monges do local. A abadia e grande parte do terreno foram dados por Henrique VIII para o cavaleiro Sir Anthony Browne, que demoliu a igreja e partes do claustro e transformou o local em uma casa de campo. A casa passou por diversos proprietários ao longo dos séculos. Em 1976, a propriedade foi vendida para o governo britânico e ela é administrada pela English Heritage.

O que conhecer na Abadia de Battle
Logo que você chegar ao local, encontrará um grande portão de entrada, o mais importante da Abadia. Todo o passeio pode ser acompanhado no detalhe com um mapa entregue na bilheteria, painéis informativos ao longo da visita e através do relatos do excelente audio guide, incluso no preço de entrada. A maior parte das coisas que está de pé são algumas partes de alguns edifícios construídos entre o século XIII e XVI. Há um edifício ainda em uso que serve como escola (Battle Abbey School), que você verá logo que começar o passeio.

Comece subindo na torre ao lado do grande portão de entrada. Há uma pequena exposição que contam um pouco sobre a história do local. Aproveite para subir até o topo e apreciar uma bonita vista do centro da cidade de Battle.
Museu e Café
Foi construído um museu que conta a história da Batalha de Hasting, dando um contexto histórico detalhado sobre a monarquia inglesa e a monarquia normanda, e exibe um filme sobre a batalha. Há também um Café que serve refeições rápidas.


Campo de Batalha
Depois de visitar esta área, você terá duas opções de rota a seguir (uma mais longa e uma mais curta) para conhecer o campo de batalha. Tudo vai depender do seu tempo disponível e de sua disposição para caminhar.


Ruínas e antigos edifícios
Depois de passar pela área do campo de batalha, independente da rota, você verá diversos edifícios em ruínas e é possível ainda entrar em alguns que estão em melhores condições. Ainda há uma placa no chão com a marcação do altar-mor da antiga igreja, onde acredita-se que foi o logo onde Haroldo morreu. Há ainda algumas outras construções para serem vistas, mais ruínas e jardins, que foram construídos posteriormente.

- Endereço: High Street, Butter Cross, Battle TN33 0AD, Inglaterra
- Horários: dias e horários variam ao longo do ano – consulte neste link
- Entrada: £11.20
2. MUSEU DE HISTÓRIA LOCAL DE BATTLE
O Museu da História Local de Battle fica escondidinho em um edifício cercado pelo jardim murado Almonry. Totalmente administrado por voluntários, seu acervo apresenta centenas de artefatos fascinantes do passado da cidade, incluindo objetos da época pré-histórica e romana, um machado do século XI e outras relíquias, e até mesmo a mais antiga efígie do mundo de Guy Fawkes (lembra do filme “V de Vingança”?), além de itens das duas Guerras Mundiais.
- Endereço: 28 High St, Battle TN33 0AE, Inglaterra
- Horários: de abril a outubro de segunda a sábado de 10h às 16h30
- Entrada: gratuita
3. IGREJA DE SANTA MARIA, A VIRGEM
A igreja paroquial de Santa Maria foi construída durante o período normando, em grande parte durante o século XII. Acredita-se que sua fundação ocorreu no ano 1.115. Seu objetivo era atender a população que passou a residir em torno da abadia de Battle. No seu interior, é possível encontrar pinturas raras do século XIV, como o mural de Santa Margarida de Antioch, o túmulo de alabastro dourado de Sir Anthony Browne, e uma fonte normanda. Há uma série de painéis informativos dentro da igreja com detalhes de fatos históricos.
- Endereço: Upper Lake, Battle TN33 0AN, Inglaterra
- Horários: não informado – confira o calendário de eventos aqui
- Entrada: gratuita

ONDE COMER EM BATTLE
Além do Café que fica dentro da Abadia de Battle, há vários restaurante localizados na High Street. Seguem algumas dicas:
- Mrs Burton’s Restaurant (comidas inglesas e chá da tarde)
- Taylor’s Fish Bar (típico “fish & chips”)
- Bluebells Café Tearoom (comidas inglesas e chá da tarde)
- Cut & Grill (hamburgers e carnes)
- Simply Italian (culinária italiana)
- Skarlett’s Cafe (cafés, bolos, doces e chá)
- Ye Olde Kings Head (gastropub)
ONDE SE HOSPEDAR EM BATTLE
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A BATTLE
Para quem estiver em Londres e quiser ir para Battle, as duas principais estações das quais partem trens diretos para a cidade são London Charing Cross e London Cannon Street. O trajeto dura cerca de 1 hora e meia. Eu costumo comprar os tickets no site da Trainline. Chegando na cidade, saia da estação de trem e siga para a esquerda, atravesse a rua com muito cuidado (não vi nenhuma sinalização para pedestres quando estive lá) e siga pela direita até chegar na Abadia de Battle e no centrinho da cidade. Para mais informações sobre trem, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)
[…] Castelo de Durham é um castelo normando construído no século XII, após a conquista normanda da Inglaterra. Ele é um dos primeiros exemplos de castelo com torre de menagem, estilo preferido dos […]
[…] & BATTLE: Local da conquista normanda da […]
[…] em estilo normando, no local de um antigo forte romano, durante o reinado de William II, o filho de William, o Conquistador, que invadiu a Inglaterra em 1066. A necessidade de um castelo em Carlisle era manter a fronteira norte da Inglaterra protegida […]
[…] Battle – E eu, de novo, procurando por locais históricos na Inglaterra, encontrei a pequenina Battle. Foi neste local em que ocorreu a Batalha de Hastings, em 1066, quando William, o Conquistador, comandou a invasão normanda da Inglaterra. A batalha ganhou esse nome porque a cidade mais próxima era Hastings. E o local onde a batalha foi disputada acabou se tornando, muito tempo depois, uma cidade, chamada Battle (batalha, em inglês). O nome não foi lá muito criativo, mas o local é interessantíssimo para quem adora história! Minha experiência será contada em 2018! Leia mais: Battle: Cidade da conquista normanda da Inglaterra […]
[…] Osvaldo foram trazidos para uma pequena igreja, trazendo muitos peregrinos para a cidade. Após a conquista normanda da Inglaterra (1066), Robert Fitzhamon se tornou o primeiro barão de Gloucester. Fitzhamon tinha uma base […]
[…] Newcastle, cujo nome completo é Newcastle upon Tyne, é uma cidade localizada no nordeste da Inglaterra a pouco mais de 150 km de Edimburgo, capital da Escócia. Com cerca de 300 mil habitantes, ela é a cidade mais populosa do norte da Inglaterra. A cidade se desenvolveu em torno de um assentamento romano fundado no século II d.C., chamado Pons Aelius. Após a partida romana da Grã-Bretanha, concluída em 410, Newcastle tornou-se parte do poderoso reino anglo-saxão de Northumbria. Conflitos com os dinamarqueses em 876 deixaram o rio Tyne e seus assentamentos em ruínas. Seu nome deriva de um castelo construído em 1080 pelo filho mais velho de William, o Conquistador. […]
[…] Vikings. Chester foi uma das últimas cidades da Inglaterra a cair sob o domínio normando após a invasão em 1066. O rei William, o Conquistador, ordenou que fosse construído um castelo para garantir a segurança […]
[…] Battle: Cidade da conquista normanda da Inglaterra […]
[…] a conquista normanda da Inglaterra em 1066, Southampton tornou-se o principal porto de trânsito entre a então capital da Inglaterra, […]
[…] entanto, pouco se sabe sobre Lancaster entre o fim do domínio romano, no século V, e a conquista normanda no final do século XI. Para quem conhece um pouquinho de história inglesa, deve se lembrar da […]
[…] Castelo de Guildford é um castelo medieval que foi construído pouco tempo depois da invasão normanda da Inglaterra, por William, o Conquistador, em 1066. O castelo foi usado principalmente como uma residência real, mas também era uma fortaleza e, […]
[…] do local. Você pode encontrar informações sobre todo o contexto da batalha no post “Battle: Cidade da conquista normanda da Inglaterra“, que retrata a minha visita ao local onde ela ocorreu, a atual cidade de […]
[…] de 30 mil habitantes. Não se sabe muito sobre a história do local antes do século XI. Após a conquista normanda da Inglaterra, o novo rei, William, o Conquistador, mandou erguer o castelo em 1070. A área circundante oferecia […]