Última atualização: 04/12/2020
Confira roteiros completíssimos nas 10 maiores cidades da Inglaterra (em população) com informações sobre as principais atrações, hospedagem, onde comer e muitas dicas!
AS 10 MAIORES CIDADES DA INGLATERRA
A Inglaterra é muito mais do que a sua bela capital Londres. Existem várias outras maravilhas para serem exploradas no país, repletas de atrações, lugares lindos e muitas experiências super bacanas para serem vivenciadas. Para montar essa lista das 10 maiores cidades na Inglaterra, esse site – com informações demográficas do ano de 2020 – foi utilizado como fonte de pesquisa. Como não houve censo neste ano, os valores aqui mostrados são estimativas da população, calculadas mediante informações de taxa de crescimento. Por isso, pode ser que outras fontes mostrem números um pouco diferentes ou até mesmo outras cidades podem aparecer na lista, dependendo da metodologia utilizada para estimar os dados populacionais. De qualquer forma, a lista abaixo é um bom ponto de partida para conhecer algumas das principais cidades inglesas. Abaixo, você encontrará um mapa interativo com a localização de todas elas.
Eu tive o prazer de visitar essas 10 cidades do mapa enquanto morava na Inglaterra e, por isso, você vai poder usufruir de roteiros super completos para visitá-las e aproveitar o melhor o que cada uma tem a oferecer. Em seguida, confira os motivos de incluir essas 10 maiores cidades da Inglaterra no seu roteiro pelo país.
1. LONDRES
- População: 7,6 milhões | zona metropolitana: 9,4 milhões
Londres é a capital e a cidade mais populosa do Reino Unido. Localizada às margens do Rio Tâmisa, foi fundada pelos romanos no ano 43 d.C.. A parte original de Londres é conhecida como “City of London” é a zona financeira da cidade, com muitos prédios modernos. Londres é a sede oficial do governo do Reino Unido, residência oficial da família real inglesa, abriga 4 patrimônios mundiais da UNESCO, define o horário mundial através do Meridiano de Greenwich, e conta com uma rica e vasta história. Londres abriga inúmeros museus, galerias, bibliotecas, eventos esportivos e outras instituições culturais. Depois de termos morado em Londres, a consideramos a cidade mais incrível e mais completa do planeta! Não é à toa que Londres é a cidade com o maior número de posts no blog (são quase 200!). Nós amamos a cidade do fundo do coração e adoramos dar dicas sobre ela fora do roteiro tradicional também.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
2. BIRMINGHAM
- População: 984 mil | zona metropolitana: 2,6 milhões
Situada às margens do Rio Rea, Birmingham esteve na vanguarda dos avanços mundiais em ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, produzindo uma série de inovações que colocaram muitos dos fundamentos da sociedade industrial moderna. Suspeita-se que a máquina a vapor tenha sido inventada na cidade. A cidade foi o berço do heavy metal, com bandas de metal pioneiras durante os anos de 1960 e 1970. Entre bandas mais famosas nascidas na cidade estão: Black Sabbath(o músico Ozzy Osbourne nasceu na cidade), Judas Priest e Duran Duran. Além disso, cidade é a sede da The Vegan Society, a Sociedade Vegana original, que cunhou o termo “vegano” em 1944.
Leia mais: O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido

3. LIVERPOOL
- População: 864 mil | zona metropolitana: 904 mil
Fundada como uma vila, em 1207, e elevada à categoria de cidade em 1880, Liverpool é uma excelente opção para quem quer explorar o interior da Inglaterra. Algumas áreas do centro da cidade (conhecidas como Liverpool Maritime Mercantile City) tornaram-se Patrimônio Mundial da UNESCO. Liverpool possui um porto importante e foi nele que foi registrado o famoso navio Titanic, que naufragou em sua primeira viagem. A cidade foi eleita pelo Guinness World of Records a “capital internacional do pop“, devido ao surgimento na cidade de uma das bandas mais famosas de todos os tempos, os Beatles. A cidade também possui dois times de futebol importantes: o Liverpool FC e o Everton FC.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Liverpool – cidade dos Beatles

4. NOTTINGHAM
- População: 730 mil | zona metropolitana: 791 mil
Embora tenha sido fundada por volta do ano 600, Nottingham só foi elevada ao status de cidade em 1897, como parte das celebrações do Jubileu de Diamante da Rainha Victoria. Ela é conhecida por ser a cidade de Robin Hood que, segunda lenda, roubava dos ricos para dar aos pobres, ficando conhecido como o “Príncipe dos Ladrões”. Todos os anos durante o mês de agosto, a Floresta de Sherwood sedia o Robin Hood Festival, um evento que recria uma atmosfera medieval e conta com a presença dos principais personagens da lenda de Robin Hood. Existe uma série de 12 painéis espalhados pela cidade com informações e histórias sobre a vida de Robin Hood.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood

5. SHEFFIELD
- População: 685 mil | zona metropolitana: 732 mil
Seu nome se deriva do rio Sheaf, que atravessa a cidade. A cidade é considerada a mais verde do país, com muitos espaços verdes, jardins e parques. Sheffield se desenvolveu muito a partir de suas raízes industriais ganhando fama pela produção de aço. Foi na “Steel City” (Cidade do Aço) que muitas inovações foram desenvolvidas, incluindo o aço inoxidável. A cidade tem uma longa herança esportiva e é o lar do clube de futebol mais antigo do mundo, Sheffield F.C., fundado em 1857. As “Sheffield Rules” (Regras de Sheffield) foram um código de futebol concebido na cidade e utilizado até 1877. Sheffield também é o ponto de partida para quem quer conhecer a Chatsworth House, utilizada como a mansão de Mr. Darcy no filme “Orgulho e Preconceito” (2005).
Leia mais: Sheffield: cidade do 1º time de futebol do mundo e das regras do jogo

6. BRISTOL
- População: 617 mil | zona metropolitana: 689 mil
Fundada em 1155 e elevada a categoria de cidade em 1373, Bristol foi um ponto de partida para as primeiras viagens de exploração para o “Novo Mundo”. A cidade viu uma expansão do papel da cidade no comércio negreiro, no qual africanos eram capturados para a escravidão e levado às Américas. Do século XIII ao XVIII ela figurava como as mais ricas da Inglaterra. Em 2015, Bristol ganhou o Prêmio Europeu de Capital Verde da União Europeia e, em 2017, ela foi nomeada pelo jornal The Sunday Times como a melhor cidade para se viver na Grã-Bretanha.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer na cidade de Bristol – Roteiro de 1 dia

7. LEICESTER
- População: 509 mil | zona metropolitana: 554 mil
Acredita-se que os romanos chegaram a área em torno de 47 d.C. e, ainda hoje, é possível ver ruínas de antigas construções romanas na cidade. Visitei Leicester sem grandes pretensões e acabei conhecendo um dos fatos mais interessantes da história inglesa a respeito da Guerra das Duas Rosas. Foi em Leicester que foi encontrado os restos mortais de Ricardo III, o último rei da casa de York, foi derrotado por Henrique Tudor, da Casa de Lancaster, durante a última batalha. A história toda é incrível e rendeu um post dedicado ao Centro Rei Ricardo III. Entre os cidadãos mais conhecidos da cidade estão: John Deacon (baixista e compositor da banda Queen) e Jon Lord (integrante de bandas como Deep Purple e Whitesnake).
Leia mais: Inglaterra: Roteiro em Leicester e região do fim da Guerra das Rosas

8. LEEDS
- População: 455 mil | zona metropolitana: 1,9 milhão
Nos séculos XVII e XVIII, Leeds tornou-se um importante centro de produção e comércio de lã e se transformou em um grande centro industrial durante a Revolução Industrial. Depois de Londres, Leeds é o maior centro legal e financeiro do Reino Unido, abrigando diversas empresas de serviços financeiros, seguros e bancos nacionais e internacionais. A visita a Leeds não está completa sem conhecer o incrível Royal Armouries Museum, a Coleção Nacional de Armas e Armaduras, o museu mais antigo do Reino Unido e um dos museus mais antigos do mundo. A coleção está organizada em 5 andares de exposição e conta mais de 75 mil objetos.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Leeds – Roteiro de 1 dia

9. MANCHESTER
- População: 395 mil | zona metropolitana: 2,7 milhões
A cidade teve início como um assentamento romano em 79 d.C. com o nome em latim de Mancunium. No entanto, foi somente em 1853 que ganhou o status de cidade. A cidade começou a se expandir de maneira surpreendente somente na virada do século XIX com a implantação de inúmeras fábricas de produtos têxteis durante a Revolução Industrial. Por este motivo, Manchester é considera a primeira cidade industrializada do mundo, contando com um interessante Museu da Ciência e Indústria que explica seu passado industrial. Além disso, a cidade abriga dois clubes da Premier League, a principal liga do futebol inglês ( Manchester United e Manchester City) e o Museu Nacional do Futebol.
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Manchester – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias

10. COVENTRY
- População: 359 mil | zona metropolitana: 429 mil
Embora seus primeiros assentamentos romanos tenha sido feitos por volta do ano 700 d.C., Coventry foi realmente fundada somente em 1043. Neste ano, Lady Godiva e seu marido fundaram um mosteiro beneditino dedicado à Virgem Maria. Nos séculos XVIII e XIX, Coventry tornou-se um dos três principais centros britânicos de fabricação de relógios. À medida que a indústria declinou, o grupo especializado de trabalhadores foi crucial para a criação da fabricação de bicicletas e, eventualmente, as motos, automóveis, máquinas-ferramenta e indústrias de aeronaves, se tornando um importante centro da indústria automobilística britânica. A cidade também é famosa por conta de Lady Godiva que, segundo a lenda, andou nua em um cavalo pelas ruas da cidade.
Leia mais: Coventry: cidade inglesa de Lady Godiva e sede da Jaguar

Guarde estas dicas no Pinterest!
Outras grandes cidades na Inglaterra que valem a visita:
- SOUTHAMPTON – Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen (População: 246 mil | zona metropolitana: 931 mil)
- NEWCASTLE-UPON-TYNE – Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra (População: 192 mil | zona metropolitana: 810 mil)
- BOURNEMOUTH – Inglaterra: O que fazer em Bournemouth – Roteiro de 1 dia (População: 164 mil | zona metropolitana: 508 mil)
- BRIGHTON – Inglaterra: A cidade litorânea de Brighton – Roteiro de 1 dia (População: 139 mil | zona metropolitana: 609 mil)