Confira este roteiro de 1 dia em Leeds, a terceira cidade mais populosa do Reino Unido e que abriga um dos melhores museus de armas e armaduras do país.
A CIDADE DE LEEDS
Leeds é uma cidade localizada no condado de West Yorkshire a cerca de 300 km de Londres e próxima a cidades como Manchester, Sheffield e Liverpool. O nome Leeds deriva da antiga palavra bretã Ladenses que significa algo como “povo do rio que flui rápido”, em referência ao rio Aire que atravessa a cidade. Nos séculos XVII e XVIII, Leeds tornou-se um importante centro de produção e comércio de lã e se transformou em um grande centro industrial durante a Revolução Industrial.


De uma cidade mercantil compacta no vale do rio Aire, no século XVI, Leeds expandiu e absorveu as aldeias vizinhas para se tornar um populoso centro urbano em meados do século XX. Embora não seja muito conhecida pelos turistas, Leeds é uma das maiores cidades da Inglaterra com cerca de 800 mil habitantes, ficando atrás somente de Londres e de Birmingham, em termos de população. Depois de Londres, Leeds é o maior centro legal e financeiro do Reino Unido, abrigando diversas empresas de serviços financeiros, seguros e bancos nacionais e internacionais.

Uma curiosidade é que um dos mais importantes símbolos da cidade são as corujas. Até mesmo o brasão de armas na bandeira de Leeds conta com a presença dessas aves. Acredita-se que o motivo é porque o brasão da família do primeiro vereador de Leeds, Sir John Saville, também possuía corujas. É possível ver estátuas enormes de corujas inclusive em prédios públicos da cidade.

O QUE FAZER EM LEEDS
Com o objetivo de ajudar você a programar o seu dia em Leeds, todas as sugestões de atrações de post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Além disso, há também dicas de lugares para comprar e comer e beber na cidade. Em seguida, cada uma das atrações sugeridas será detalhada.
1. ROYAL ARMOURIES MUSEUM
Na minha opinião, a viagem para Leeds já vale a pena somente para ver este museu incrível! Ele exibe a Coleção Nacional de Armas e Armaduras. Assim como acontece com todos os museus nacionais do Reino Unido, a sua entrada a gratuita. No entanto, juro que ele é tão bacana que valeria a pena pagar para conhecê-lo.

O edifício que abriga o museu fica às margens do rio Aire e possui cinco andares, com quatro das galerias dispostas em dois andares. São mais de 75 mil objetos expostos no museu. Logo na entrada você verá o Salão de Aço, uma escadaria gigante cujas paredes são decoradas com mostradores de troféus compostos de 2,5 mil itens como espadas, adagas e outros itens metálicos.
- Endereço: Armouries Dr, Leeds LS10 1LT, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: gratuita
Leia mais: Inglaterra: Museu das Armaduras Reais em Leeds
2. MARGENS DO RIO AIRE E DOCAS DE LEEDS
O Royal Armouries Museum é a atração mais distante do centro sugerida neste post, mas não é por conta disso que você não pode aproveitar uma bela caminhada às margens do rio Aire. A área foi renovada e está muito limpa e segura. As calçadas de pedestres margeando o rio entregam um passeio bastante agradável. O rio Aire possui 148 km de extensão e é justamente nesta área de Leeds que ele é canalizado.



3. LEEDS MINSTER
A Leeds Minster é a principal igreja Anglicana de Leeds, com grande importância arquitetônica e litúrgica. Embora tenha estilo neogótico, ela foi construída em meados do século XIX no mesmo lugar onde já existiram duas outras igrejas. Ela possui vitrais muito bonitos e entre os muitos artefatos e memoriais do Minster há uma cruz angliana ao sul do pavimento de mármore e um bronze comemorativo da expedição antártica do capitão Oates de Scott, que tinha conexões com Leeds. Do lado de fora, no pátio da igreja, de frente para Kirkgate, está o Memorial da Guerra de Fuzileiros de Leeds.
- Endereço: 2-6 Kirkgate, Leeds LS2 7DJ, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta de 10h30 às 15h / sábado de 10h30 às 12h30 / domingo abre meia hora antes dos serviços religiosos – confira aqui
- Entrada: gratuita

4. LEEDS ART GALLERY
A Galeria de Arte de Leeds foi construída entre 1886 e 1888, como uma extensão dos edifícios municipais existentes na área. Ela abriga uma coleção de arte britânica, principalmente, do século XX. Ela abriu como uma homenagem ao Jubileu de Ouro da rainha Victoria um ano antes. A galeria fica localizada na Victoria Square, uma praça requentemente usada para manifestações e protestos. Uma escultura do artista britânico Henry Moore chamada “Reclining Woman: Elbow” fica em frente à sua entrada.
- Endereço: The Headrow, Leeds LS1 3AA, Inglaterra
- Horários: de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 15h / fechado às segundas-feiras
- Entrada: gratuita

5. THE HENRY MOORE INSTITUTE
O Instituto Henry Moore, em Leeds, é um centro para o estudo de esculturas. O Instituto tem uma galeria de esculturas internacionais contemporâneas e históricas, bem como outras duas exposições espaços para exposições de estudo de escultura. O Instituto também possui um arquivo de esculturas e biblioteca, e cuida das coleções de escultura de sua vizinha Leeds Art Gallery. O local também abriga um programa de eventos, incluindo palestras, seminários e conferências.
- Endereço: 74 The Headrow, Leeds LS1 3AH, Inglaterra
- Horários: de quinta a domingo e terça de 11h às 17h30 / quarta de 11h às 20h / fechado às segundas-feiras
- Entrada: gratuita

6. CATEDRAL DE LEEDS
A Catedral de Leeds é uma igreja católica que foi fundada, originalmente, como Igreja de Santa Ana, em 1878. No entanto, o edifício foi demolido por volta do ano 1900. O atual edifício que abriga a catedral foi inaugurado em 1904, passando por um grande restauração em 2006. Ele possui um estilo arquitetônico neogótico, a catedral é relativamente pequena. Um dos destaques são as relíquias de mártires católicos ingleses no altar.
- Endereço: Cathedral House, Great George St, Leeds LS2 8BE, Inglaterra
- Horários: de segunda a quinta de 7h15 às 18h15 / sábado de 9h30 às 19h / domingo de 8h45 às 12h45 e de 17h às 19h
- Entrada: gratuita


7. MUSEU DA CIDADE DE LEEDS
O Leeds City Museum foi fundado, em 1819 Sociedade Filosófica e Literária de Leeds e, dois anos depois, foi aberto ao público. Em 1941, o prédio do museu e os artefatos foram seriamente danificados pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1965, o museu foi fechado, e algumas exibições foram removidas para alguns quartos na biblioteca da cidade em 1966. O museu somente foi reaberto em 2008. As exibições do museu são compostas, principalmente, sobre a história da cidade, passando por diversos períodos da história. O salão central tem um grande mapa de Leeds impresso no chão.
- Endereço: Millennium Square, Leeds LS2 8BH, Inglaterra
- Horários: de terça a sexta de 10h às 17h / sábado e domingo de 11h às 17h / fechado às segundas-feiras
- Entrada: gratuita
8. CIVIC HALL & MILLENNIUM SQUARE
Um dos destaques da cidade é um prédio branco imponente, com duas torres altas, localizado em um grande espaço aberto conhecido como Millennium Square. A praça foi o principal projeto de Leeds para celebrar a virada para o ano 2000. Diversos eventos ocorrem na praça ao longo dos anos. Já o prédio, é um edifício cívico que abriga a Câmara Municipal de Leeds. Aberto em 1933, o design foi o resultado de uma competição que foi vencida por Vincent Harris. A decoração é feita por corujas douradas de 2,74 metros de altura. É neste local que fica o escritório do prefeito, câmaras do conselho e uma sala de banquetes.

9. PREFEITURA DE LEEDS
A prefeitura de Leeds foi construída entre 1853 e 1858 e foi inaugurada em um cerimônia luxuosa com a presença da rainha Victoria. A distinta torre do relógio, que serve como um símbolo de Leeds, não estava no projeto inicial. Com uma altura de quase 70 metros, o espaço foi planejado para incluir tribunais, uma câmara do conselho, um salão público, um conjunto de salas de entretenimento cerimoniais e escritórios municipais. Com a construção do Civic Hall, em 1933, algumas dessas funções foram transferidas. O local acabou se recebendo a função de um salão público e tribunais. Para quem quiser conhecer por dentro, há tours guiados (pagos) em alguns dias da semana.
- Endereço: Leeds Town Hall, Leeds LS1 3AD, Inglaterra
- Tours: entre final de janeiro e final de agosto ao preço de £4.77 – compre tickets aqui

10. CITY SQUARE & PRÉDIO DO ANTIGO CORREIO
A “Praça da Cidade” foi construída, em 1897, com o objetivo de criar um espaço aberto perto da antiga agência dos correios da cidade (o prédio grande e bonito em destaque na praça). Ela é decorada por estátuas de personalidades locais importantes, sendo a mais vistosa a estátua equestre “The Black Prince”. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi bombardeada e ficou severamente danificada. A área da City Square foi remodelada no início dos anos 2000. Assim, ocorreu o fechamento de um lado da praça para o trânsito, reorganizando as estátuas e adicionando fontes e mobiliário tradicional ao local.

TOURS E EXCURSÕES EM LEEDS
ONDE COMER E BEBER EM LEEDS
Para a hora da fome e/ou da sede, segue uma lista de sugestões gastronômicas na cidade. Há opções variadas de vários tipos de culinárias e preços.
RESTAURANTES
- Pizza Express (pizza) – vários endereços
- Bella Italia (comida italiana)
- Wagamama (comida asiática)
- Prezzo (comida italiana)
- Bill’s (comida britânica)
- Jamie’s Italian (comida italiana)
- The Man Behind The Curtain (restaurante refinado)
- Sukhothai Restaurant (comida tailandesa)
- Jamie’s Italian (comida italiana)
- Zaap Thai (comida tailandesa)
- Restaurant Bar and Grill (comida britânica)

BARES / PUBS / GASTROPUBS
- BrewDog
- Headrow House
- Beckett’s Bank
- Belgrave Music Hall & Canteen
- Whitelock’s Ale House
- The Alchemist
- Dock 29
ONDE COMPRAR EM LEEDS
Caso você queira aproveitar a sua ida a Leeds para fazer umas compras, o centro da cidade é repleto de estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings centers. Opções para todos os gostos e bolsos não faltam! Confira algumas das opções:
- Trinity Leeds (shopping center)
- Leeds Kirkgate Market (mercadão)
- St Johns Centre (shopping center)
- Victoria Leeds (galeria de lojas) – vale a visita pela arquitetura em estilo vitoriano
- The Light (shopping center)
- The Merrion Centre (shopping center)
- The Core Shopping Centre (shopping center)

ONDE SE HOSPEDAR EM LEEDS
Para quem está pensando em se hospedar na cidade, aqui está uma seleção de hotéis bem localizados e bem avaliados em Leeds:
- Cosmopolitan Hotel (3 estrelas)
- Holiday Inn Express Leeds City Centre – Armouries (3 estrelas)
- Novotel Leeds Centre (4 estrelas)
- Park Plaza Leeds (4 estrelas)

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A LEEDS
É bem tranquilo viajar de Londres para Leeds através de transporte público. Para isso, pegue o trem na estação London Kings Cross com sentido a estação de Leeds. O trajeto leva pouco mais de 2 horas. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Para mais informações, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
Guarde essas dicas no Pinterest!
Veja mais dicas de viagens a partir de Londres:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)
[…] Inglaterra: O que fazer em Leeds – Roteiro de 1 dia […]
[…] Leeds – A cidade de Leeds é uma das maiores cidades da Inglaterra, em termos de população, e, por isso, despertou meu interesse por conhecê-la. Há edifícios históricos belíssimos, bons museus, entre eles, o incrível Museu Real das Armaduras! Ainda preciso escrever sobre a cidade. Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Leeds – Roteiro de 1 dia […]
[…] LEEDS: Inglaterra: O que fazer em Leeds – Roteiro de 1 dia […]