Última atualização: 25/06/2020
Confesso que eu pouco sabia sobre a cidade de Leicester antes de visitá-la. Como gosto muito de futebol, sabia que o time da cidade, o Leicester City F.C., se consagrou campeão da principal liga de futebol na Inglaterra, a Premier League, na temporada 2015-2016. O fato foi considerado uma surpresa por torcedores e imprensa especializada, despertando curiosidade e interesse em mim em saber um pouco mais sobre sua cidade de origem. E foi assim que resolvi incluir Leicester no roteiro das cidades que pretendia visitar na Inglaterra. O que me pareceu um passeio despretensioso, acabou me surpreendendo. Confira o que encontrar nesta simpática cidade.
A CIDADE DE LEICESTER
Leicester (fala-se “Léster”) é uma cidade localizada no condado de Leicestershire, por volta de 170 km ao norte de Londres. Estima-se que a população está em torno de 350 mil habitantes.

Embora pouco conhecida pela maior parte das pessoas que visita o país, Leicester é uma das cidades mais antigas da Inglaterra. Acredita-se que os romanos chegaram a área em torno de 47 d.C. e, ainda hoje, é possível ver ruínas de antigas construções romanas na cidade.

A cidade historicamente tem uma forte associação com a produção de têxteis, roupas e sapatos. Entre os cidadãos mais conhecidos da cidade estão: John Deacon, baixista e compositor da banda Queen; Jon Lord, integrante de bandas como Deep Purple e Whitesnake; e Madeleine McCann, a garota cujo desaparecimento em Portugal, em 2007, é um mistério até hoje.

A GUERRA DAS ROSAS E A CIDADE DE LEICESTER
1. As Casas de York e Lancaster
Durante a Idade Média, a Inglaterra viveu o que ficou conhecida como a Guerra das Rosas (ou a Guerra das Duas Rosas), uma série de batalhas para o controle do trono inglês entre os anos de 1455 e 1485. O trono era disputado por dois ramos rivais da Dinastia Plantageneta, ambos descendentes do rei Eduardo III: a Casa de Lancaster (associada a uma rosa vermelha) e a Casa de York (cujo o símbolo era uma rosa branca).

2. York + Lancaster = Tudor
Na última batalha da Guerra das Rosas, conhecida como Batalha de Bosworth Field, Ricardo III, o último rei da casa de York, foi derrotado por Henrique Tudor, da Casa de Lancaster. Ele veio a se tornar o rei inglês Henrique VII. E qual é a relação da cidade de Leicester com esse evento? Embora existam incertezas, historiadores acreditam que a Batalha de Bosworth Field foi disputada perto da colina Ambion Hill, ao sul de Market Bosworth, um pequeno vilarejo a pouco mais de 20 km a oeste de Leicester. O corpo do derrotado Ricardo III foi levado para o antigo convento Greyfriars Friary, em Leicester, onde foi enterrado.

3. Consequências da criação da Igreja Anglicana
Em 1538, o então rei Henrique VIII, mandou fechar e/ou colocar abaixo todos os conventos católicos do país, quando rompeu com a Igreja Católica para fundar a Igreja Anglicana (leia mais sobre Henrique VIII no post Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII). O convento Greyfriars Friary foi demolido e perdeu-se, com o tempo, a evidência de onde Ricardo III tinha sido enterrado.
Curiosidade: Ricardo III também foi imortalizado na peça teatral de William Shakespeare que leva seu nome. Você já deve ter ouvido “Meu reino por um cavalo”, não é mesmo? Essa é a mais famosa frase da peça Ricardo III, escrita entre 1592 e 1593.
4. A descoberta dos restos mortais de Ricardo III e seu re-enterro
Foi só em 2012 que um grupo de arqueólogos, junto à Universidade de Leicester, promoveu escavações no local onde se suspeitava que o convento estava localizado no passado. A área estava sendo ocupada por um estacionamento. Em 2013, os responsáveis pelas escavações informaram que, depois de uma série de testes, foi confirmado que o esqueleto encontrado no local era mesmo de Ricardo III. Seu restos mortais foram, então, levados para uma nova sepultura dentro da Catedral de Leicester, onde se encontram até os dias de hoje.

5. Como visitar ao local da Batalha de Bosworth
No local da fatídica Batalha de Bosworth foi construído um museu, em 1974, o Bosworth Battlefield Heritage Center, que conta a história da batalha através de exposições e atividades interativas. No mês de agosto, período de aniversário da batalha (que ocorreu em 22 de agosto de 1485), são organizados eventos especiais e re-encenações com atores vestidos com trajes iguais aos da época.

- Endereço: Ambion Ln, Sutton Cheney, Nuneaton CV13 0AD
- Horários: diariamente de 10h às 16h
- Entrada: £8.95 (válida para múltiplas visitas por um ano) / tours a pé: £4.50 / ticket combinado com o King Richard III Visitor Centre em Leicester: £13
- Como chegar: No site oficial há a informação de que o ônibus número 153 faz o trajeto (exceto aos domingos) entre Leicester e a cidade de Market Bosworth. Não há um ônibus que leve até o local, por isso, chegando em Market Bosworth é preciso pegar um táxi. O trajeto de táxi até o Bosworth Battlefield Heritage Center, leva em torno de 10 minutos.
O QUE FAZER EM LEICESTER
Depois de tantas informações sobre a história da cidade, vamos prosseguir para as atrações no centro da cidade. Todas as sugestões relacionadas estão colocadas no mapa interativo abaixo para facilitar a localização. Há também a localização da estação de trem da cidade, sugestões de restaurantes e onde comprar na cidade. Em seguida, cada um dos itens será detalhado.
1. TOWN HALL SQUARE (PRAÇA DA PREFEITURA)
Um bom começo para explorar a cidade de Leicester é dar uma passadinha na Town Hall Square, a praça da prefeitura da cidade. Ali fica o bonito prédio da prefeitura de Leicester, construído entre os anos de 1874 e 1876. O grande destaque da praça, no entanto, é a bonita fonte ornamental feita em ferro fundido, bronze e granito. Ela é semelhante a fonte Hames, localizada na cidade do Porto, em Portugal. Nos dias quentes e ensolarados muitas pessoas se reúnem ao redor da praça para fazer um almoço sentado nos bancos de madeira que ficam ao seu redor.

2. RUAS DO CENTRO & HAYMARK MEMORIAL CLOCK TOWER
A High Street é uma das principais rua comercial do centro de Leicester. Ali é possível encontrar diversas opções de lojas variadas, restaurantes e cafés. No cruzamento da High Street com as ruas Gallowtree Gate, Humberstone Gate, Haymarket, Church Gate e Eastgate fica a Haymark Memorial Clock Tower, uma torre de relógio muito popular na cidade. Ela foi construída com uma base de granito, no ano de 1868, como um memorial. Há 4 estátuas de cidadãos ilustres da cidade: Simon de Montfort, William Wyggeston, Thomas White e Gabriel Newton.

3. ST MARTINS SQUARE
Na St Martins Square é uma área dedicada a pedestres onde estão concentradas várias lojinhas independentes de Leicester, em torno de um bonito e agradável pátio. O local é um ponto de encontro famoso na cidade e é fácil entender o porquê! É uma área tranquila para relaxar, tomar um café, comprar presentes. É também uma boa opção de almoço ou jantar no centro da cidade abrigando uma série de estabelecimentos como: delicatessen, hamburgueria, sorveteria, bar e restaurantes de culinária variada.
- Endereço: 6 Saint Martins Walk, Leicester LE1 5DG, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h

4. CENTRO DE VISITANTES REI RICARDO III
Essa foi, sem dúvida, a minha atração favorita na cidade. No início do post, falei um pouquinho sobre o Rei Ricardo III e a Guerra das Duas Rosas. O Centro de Visitante Rei Ricardo III, aberto em 2014 ao custo de £4,5 milhões, conta a história fascinante e emocionante da vida e da morte do rei e revela uma das maiores histórias de detetives arqueológicas já contadas. Achei fascinante tudo o que aprendi lá e escrevi um post específico com todos os detalhes da visita.
Leia mais: Inglaterra: Guerra das Rosas e Centro Rei Ricardo III em Leicester
A visita é divida em 3 partes: no piso térreo, há uma exposição que conta o contexto e a história da Guerra das Rosas, com foco à Batalha Bosworth, a última e fatídica. No piso superior, uma exposição incrível desvenda como o corpo de Ricardo III foi encontrado em Leicester e quais foram as técnicas utilizadas (Carbono-14, Ressonância Magnética e Teste de DNA) para comprovar que o esqueleto era mesmo dele. Na última parte da visita, é possível conhecer o local exato em que o esqueleto de Ricardo III foi encontrado andando por cima da sua antiga sepultura através de um piso de vidro. Aproveitei a minha visita ao local para almoçar no Café existente nas dependências do museu.

- Endereço: 4A St Martins, Leicester LE1 5DB, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta e domingo de 10h às 16h / sábados de 10h às 17h
- Entrada: £9.25 adultos | £4.75 crianças | £8.30 idosos e estudantes

5. CATEDRAL DE LEICESTER
O próximo local importante da cidade é a sua catedral. Antes mesmo de entrar nela, repare na simpática praza localizada em frente, com bonitos jardins e áreas gramadas. Em frente à catedral, nos Cathedral Gardens, fica uma estátua de bronze de Ricardo III, com uma espada na mão direita e uma coroa na mão esquerda.


A Catedral de Leicester foi construída entre 1086 e 1876. Ela é o coração da vida religiosa na região e, com 900 anos de história, há traços evidentes da antiga igreja romana que foi fundada inicialmente. Posteriormente, a igreja foi restaurada em estilo vitoriano, com belíssimos vitrais. Em 2015, foi construído um novo túmulo, em um local de destaque da Catedral, para abrigar os restos mortais do Rei Ricardo III.
- Endereço: Peacock Ln, Leicester LE1 5DE, Inglaterra
- Horários: O túmulo de Ricardo III está aberto aos visitantes de segunda a sábado de 10h às 17h e, normalmente, de 12h30 às 14h30 aos domingos.
- Entrada: gratuita
- Tours: de segunda a sábado às 14h30 ao custo de £5 por pessoa


6. THE GUILDHALL
Ao lado da Catedral fica a Guildhall, um antigo prédio de madeira localizado na antiga cidade murada. Embora a maior parte do edifício tenha sido erguida durante o século XV, as primeiras construções datam dos anos 1390. O objetivo original da sua construção era ser um local de reuniões da Guilda de Corpus Christi, um grupo de comerciantes e membros da nobreza que tinham conexões religiosas. Posteriormente, a Guidhall abrigou a prefeitura de Leicester até 1876.

Ao longo dos anos, ganhou fama de ser mau assombrada e, foi utilizada para múltiplos propósitos, incluindo reuniões do conselho, festas, tribunal e performances teatrais. Em 1926, ela foi aberta ao público como um museu. A Guildhall de Leicester é um dos salões de madeira mais bem preservados da Inglaterra e, atualmente, além de ser um museu, hospeda eventos regulares, incluindo comédia, música, teatro e eventos infantis.
- Endereço: 1-15 Guildhall Lane, Leicester LE1 5FQ, Inglaterra
- Horários: diariamente de 11h às 16h30
- Entrada: gratuita / varia quando há eventos especiais

7. IGREJA DE SÃO NICOLAU
A Igreja de São Nicolau é o mais antigo local de orações em Leicester. Algumas tardes desta igreja data de 880 d.C., mas alguns estudos arquitetônicos indicam que existem trabalhos de construção do período romano. A torre da igreja é da época normanda. Em 1825, ela estava praticamente abandonada e havia planos para que fosse demolida. Felizmente, concordou-se em iniciar um amplo trabalho de renovação, que ocorreu entre os anos de 1875 e 1884. Posteriormente, no século XX, novas renovações foram feita. A Igreja de São Nicolau fica situada ao lado do Jewry Wall (falaremos em seguida).
- Endereço: St Nicholas Walk, Leicester LE1 4LB, Inglaterra
- Horários: sábados de 14h às 16h
- Entrada: gratuita

8. JEWRY WALL & JERRY WALL MUSEUM
Jewry Wall (Muro dos Judeus, em tradução literal) é um importante muro romano de alvenaria que se encontra em ruínas. Ele foi construído no século II d.C., com 23 metros de comprimento, 8 metros de altura e 2,5 metros de espessura. O Jewry Wall fazia parte de um complexo com prédios públicos e casas de banho públicas e é uma das maiores obras da arquitetura civil romana que ainda sobrevive na Grã-Bretanha.

Ao lado fica o Museu Jerry Wall, inaugurado em 1960, que conta com exposições que abordam a cidade de Leicester na época romana. O museu ainda exibe uma série de itens encontrados durante escavações no local. Vale a pena dar uma olhadinha nos belíssimos mosaicos, pinturas romanas e artefatos variados.
- Endereço: 156-160 St Nicholas Circle, Leicester, LE1 4LB, Inglaterra
- Horários: diariamente de 11h às 16h30 de fevereiro a outubro / fechado entre novembro e janeiro
- Entrada: gratuita / varia no caso de eventos especiais

9. CASTLE GARDENS
Os Jardins do Castelo de Leicester foram o lugar original do Castelo de Leicester, que fazia parte das defesas da cidade medieval, construídas sobre muralhas da antiga cidade romana. O castelo foi, provavelmente, construído em torno de 1070. Acredita-se que o castelo foi usado muito mais como um tribunal do que como residência.


O Grande Salão (que pode ser visitado uma vez por mês) foi utilizado para sessões do Parlamento da Inglaterra, quando as condições em Londres não eram adequadas. Hoje em dia pouco sobrou do antigo castelo, restando apenas ruínas sobre um morre do antigo castelo de mota (Castle Motte). O local pode ser acessado por uma trilha a partir do parque ou pela rua traseiro passando pelo Portão Turret. Atualmente, a antiga área do castelo se tornou um pelo parque público e é possível caminhar às margens do rio Soar e ficar curtindo a natureza em um ambiente tranquilo.
- Endereço: Castle Gardens, Leicester, LE2 7BY, Inglaterra
- Horários: diariamente de 7h às 17h30
- Entrada: gratuita


10. IGREJA DE SANTA MARIA DE CASTRO
Passando pelo Portão Turret, siga em frente até chegar na Igreja St Mary de Castro. Fundada em 1107, esta igreja ficava localizada na antiga área fortificada do castelo. Na verdade, “Santa Maria de Castro” é o nome em latim para “Santa Maria do Castelo”. Inicialmente, ela não tinha corredores, mas, em 1160, ela passou por uma expansão. Em 2011, ela foi fechada ao público porque foi considerada insegura e o pináculo foi demolido devido a uma série de rachaduras que comprometeram a sua estrutura. Ela foi reaberta à visitação somente em 2015. Entre os eventos famosos que a igreja abrigou estão: em 1366, a celebração do casamento de Geoffrey Chaucer, conhecido como o “Pai da Literatura Inglesa” e considerado o maior poeta inglês da Idade Média; e, em 1426, a nomeação do infante Henrique VI como cavaleiro por seu tio, John de Lancaster.
- Endereço: 15 Castle View, Leicester LE1 5WN, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta de 12h às 14h / sábado de 14h às 16h
- Entrada: gratuita

11. NEWARKE HOUSES MUSEUM & GARDENS
O Newarke é um museu é composto por duas casas históricas, a Casa Chantry de Wygston e a Casa Skeffington e conta a história social de Leicester. As exibições do museu incluem uma experiência de cinema, uma coleção de brinquedos de Tudor até os dias atuais e uma área de jogo para crianças. É possível conhecer mais sobre o famoso filho de Leicester, o antigo goleiro Daniel Lambert (que no final de sua vida pesava mais de 335 kg), e visitar a recriação de uma rua dos anos 1950, inspirada na Wharf Street. O museu também incorpora o Museu do Regimento Real de Leicestershire, contando histórias de cidadãos de Leicester que lutaram na Primeira Guerra Mundial.
- Endereço: The Newarke, Leicester LE2 7BY, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
- Entrada: gratuita



12. THE MAGAZINE
The Magazine Gateway, também chamado de Newarke Gateway, é um grande portão de 3 andares construído nos anos 1400. Seu propósito original era criar uma entrada grande e imponente para o recinto religioso de Newarke. Ele foi utilizado como prisão, portaria, edifício de milícias e Museu do Regimento. Em 21 de agosto de 1485, o Rei Ricardo III saiu deste lugar para lutar na Batalha de Bosworth, onde acabou derrotado. Uma curiosidade é que o The Magazine estava aberto para a passagem de carros até 1905. Atualmente, ele funciona como um museu.
- Endereço: 6 Vaughan Way, Leicester LE1 5XZ, Inglaterra
- Horários: aberto no último domingo de cada mês entre fevereiro e novembro de 11h às 15h
- Entrada: £2.50 (é necessário agendar com antecedência)

13. NEW WALK MUSEUM & ART GALLERY
O New Walk Museum e Art Gallery foi fundado em 1849. Ele possui amplas coleções e exposições que abrangem o mundo natural e cultural. As galerias incluem: antigo Egito, dinossauros, espaço selvagem, arte vitoriana, artes mundiais e uma coleção de renome internacional de expressionismo alemão. Há também diversas exposições temporárias, exposições de turnês de museus nacionais, e um programa de exposições de arte contemporânea e artesanato.
- Endereço: 53 New Walk, Leicester LE1 7EA, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: gratuita

14. ABBEY PARK
Um pouco mais longe do centro fica o Abbey Park, um parque público fundado em 1882 que fica localizado às margens do Rio Soar. O parque fica na área onde antigamente estava a medieval Abadia de Santa Maria, limitada por grandes muralhas medievais. O parque inclui os sítios arqueológicos da Abadia (do século XII) e as ruínas da Cavendish House (mansão do século XVII), juntamente com uma ampla áreas verdes e recreativas. Ao leste do rio Soar encontra-se a parte vitoriana e altamente decorativa do parque com seus arbustos, árvores, um lago em que é possível passear de barco, uma miniatura ferroviária e jardins de flores. No Abbey Park Café é possível fazer refeições rápidas e itens alimentares variados. Veja o mapa do parque neste link.
- Endereço: Abbey Park Rd, Leicester LE4 5AQ, Inglaterra
- Horários: diariamente de 8h30 às 18h
- Entrada: gratuita

15. NATIONAL SPACE CENTRE
Sediado em um edifício todo moderno com tecnologia de última geração, o Centro Espacial Nacional é um programa para toda a família e um lugar incrível para quem viaja com crianças. Ele é um museu e um recurso educacional que abrange os campos da ciência espacial e da astronomia, juntamente com um programa de pesquisa espacial em parceria com a Universidade de Leicester.

O museu abriu em 2001 e possui seis galerias interativas, o maior planetário do Reino Unido, o único passeio SIM 3D do mundo e a icônica Torre Rocket de 42 metros de altura. Todos os anos, o Centro hospeda muitos fins de semana especiais, incluindo celebrações de Star Wars, LEGO e Daleks.
- Endereço: Exploration Drive, Leicester, LE4 5NS, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta de 10h às 16h / sábado e domingo de 10h às 17h
- Entrada: £14 / estacionamento £3
- Como chegar: pegue o ônibus número 54 sentido Beaumont Leys, desça no ponto Abbey Lane e caminhe cerca de 2 minutos até o local – há ônibus a cada 10 minutos de segunda a sábado e a cada 20 minutos aos domingos, a partir de 9h30 – veja mais informações no site oficial da empresa de ônibus

ONDE COMPRAR EM LEICESTER
- Haymarket Shopping Centre: shopping center com lojas diversas e cafés (1 Kildare St, Leicester LE1 3YH, UK)
- Highcross Leicester Shopping Centre: shopping center moderno com lojas variadas e restaurantes (5 Shires Lane, Leicester LE1 4AN, UK)
- Leicester Market: mercado público com frutas frescas, vegetais e artesanatos variados (Market Place, Leicester LE1 5HB, UK)

ONDE COMER EM LEICESTER
Eu acabei almoçando no Café localizado no Museu do Rei Ricardo III e achei bem gostosinho, mas também existem diversas possibilidades na cidade. Seguem algumas sugestões de redes de restaurantes conhecidas na Inglaterra que podem ser uma boa sugestão para uma paradinha estratégica para recarregar as energias:
- Pizza Express (4 King Street, Leicester LE1 6RJ)
- Nando’s (50 Granby St, Leicester LE1 1DH)
- Las Iguanas (13-15 Belvoir St, Leicester LE1 6SL)
- Prezzo (22 Silver Street, Leicester LE1 5ET)
- Carluccio’s (Unit R2, 9 Bath House Lane, Leicester LE1 4SA)
- Byron Hamburgers (Highcross Leicester, Leicester LE1 4SA)

ONDE SE HOSPEDAR EM LEICESTER
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A LEICESTER
Para quem viaja a Leicester a partir de Londres, há trens saindo da estação London St. Pancras International que levam em torno de 1 hora para chegar à cidade. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Para saber tudo sobre como comprar os bilhetes do trem, confira o post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia sobre mais destinos para um bate-volta de Londres:
- O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Liverpool – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare
- A charmosa cidade de Rye
- A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Winchester: da Távola Redonda à Jane Austen
- Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra
- Inglaterra: O que fazer em Rochester – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em York – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em Portsmouth – Roteiro de 1+ dia
[…] Leicester – Leicester foi uma das cidades que mais me surpreendeu na Inglaterra. Sou apaixonada por história e pude conhecer mais detalhes sobre o fim da Guerra das Rosas nesta gracinha de cidade. Leia mais: Inglaterra: Roteiro em Leicester e região do fim da Guerra das Rosas […]
[…] Casa de Lancaster, que lutou com a Casa de York “Guerra das Duas Rosas” (leia mais em: Inglaterra: Roteiro em Leicester e região do fim da Guerra das Rosas). Isso é um dos indicativos de que, há muitos séculos, a cidade possui laços importantes com a […]
[…] LEICESTER: Inglaterra: Roteiro em Leicester e região do fim da Guerra das Rosas […]