Confira esse roteiro completinho para curtir um dia super bacana na cidade inglesa de Southampton, conhecida devido ao Titanic e por ter sido residência de Jane Austen, uma das maiores escritoras de língua inglesa de todos os tempos!
A CIDADE DE SOUTHAMPTON
Localizada a 110 km do centro de Londres, entre os rios Test e Itchen, e próxima ao mar, Southampton é a maior cidade do condado de Hampshire, com cerca de 260 mil habitantes. Escavações arqueológicas sugerem que a área é habitada desde a Idade da Pedra. Após a invasão romana da Inglaterra em 43 d.C., o assentamento de Clausentum foi estabelecido no que hoje conhecemos como Southampton. Devido a sua localização geográfica, o local se tornou um importante entreposto comercial e posto defensivo. Com a saída dos romanos por volta do ano 410 a.C., os anglo-saxões rebatizaram o local de Hamwic, evoluindo, posteriormente para Hampton. Os ataques vikings a partir de 840 em diante contribuíram para o declínio da cidade no século IX. Contudo, no século X, um assentamento fortificado, que se tornou o Southampton medieval, foi estabelecido.

SOUTHAMPTON A PARTIR DO SÉCULO XI
Após a conquista normanda da Inglaterra em 1066, Southampton tornou-se o principal porto de trânsito entre a então capital da Inglaterra, Winchester e a Normandia, região norte da França. O século XIV foi terrível para a cidade. Primeiro, ela foi saqueada por navios franceses em 1338. Em 1348, a Peste Negra chegou à Inglaterra por meio de navios mercantes em Southampton. No século XV, diversas partes da muralha foram erguidas e novas fortificações foram construídas. Até hoje é possível ver e até mesmo caminhar pelas muralhas da cidade. Foi também durante a Idade Média, a construção naval tornou-se uma indústria importante para a cidade.

No século XVIII, Jane Austen, uma das maiores escritoras de língua inglesa de todos os tempos residiu na cidade. A “Jane Austen Trial” é uma rota com 9 lugares pelos quais Austen e sua família passaram por Southampton e, alguns deles, ainda podem ser vistos nos dias de hoje.
Leia mais: Roteiro Jane Austen: cidades, atrações e histórias na Inglaterra

A HISTÓRIA MARÍTIMA DE SOUTHAMPTON E O NAVIO TITANIC
No século XIX, a cidade experimentou uma grande expansão. A empresa Southampton Docks iniciou a construção de docas na cidade, que se expandiram nas décadas seguintes. De 1904 a 2004, o estaleiro de construção naval de Thornycroft foi um grande empregador em Southampton, construindo e consertando navios usados nas duas Guerras Mundiais. Em 1912, o RMS Titanic foi construído em Belfast na Irlanda do Norte (a cidade abriga um museu incrível sobre ele) e partiu de Southampton para sua primeira e única viagem. Cerca de 80% da tripulação do famoso navio era nascida na cidade e, aproximadamente um terço de todas as pessoas que sofreram com a tragédia eram de Southampton. Por este motivo, o principal museu da cidade dedica uma de suas exposições a contar a história do navio e dos cidadãos de Southampton envolvidos no evento.
Leia mais: Titanic: Cidades que contam a história do famoso navio

O QUE FAZER EM SOUTHAMPTON
Para facilitar a sua visita a Southampton, todas as informações deste post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Há dicas de atrações (em azul), lugares que fazem parte da Rota Jane Austen (em verde), opções de comer/beber e para compras (em vermelho). Em seguida, cada uma das atrações será detalhada.
1. ROTA JANE AUSTEN
1. The Bargate
Descendo a Above Bar St, você encontrará o Bargate, um antigos e mais importantes portões da muralha de Southampton. Ali existe uma placa comemorativa que relembra a primeira visita de Jane Austen à cidade, aos 7 anos de idade, como uma estudante acompanhada por sua prima e sua irmã.
2. All Saints Church
Na esquina da High Street com a East Street ficava a Igreja de Todos os Santos. No entanto, local muito frequentado por Jane quando morou na cidade. No entanto, bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial destruíram esta igreja georgiana. Atualmente, encontra-se apenas uma placa comemorativa relembrando o fato da escritora participar de eventos religiosos no local.
3. The Spa Gardens
Neste local, Arundel Circus, ficava uma fonte de águas medicinais e jardim botânico. Dizia-se que as águas curavam todos os tipos de males, exceto corações partidos. Jane e família costumavam caminhar pelo local quase que diariamente. Os jardins ficam em frente ao Rio Test. Desça os degraus e siga a muralha passando pela Torre Arundel e suba 40 degraus até a Forest View, uma rua estreita com uma área elevada.
4. Casa de Jane Austen
Castle Square, número 2, era onde ficava a casa onde Jane Austen residiu entre os anos de 1807 e 1809. Atualmente, no local fica o Juniper Berry pub. A praça em frente ao pub é, mais ou menos, do mesmo formato e tamanho da praça que existia em frente à casa de Jane no século XIX.
5. The Long Rooms
The Long Rooms foram construídos em 1767 por John Martin. Este era um local de eventos de dança e bailes, os quais ocorriam em média 4 noites por semana. A família Austen foi convidada para participar dos eventos a partir de 1807, assim que se mudaram para Southampton.
6. Theatre Royal
Passando a Medieval Merchant’s House (nossa dica #6), fica o Teatro Real. Neste local, Jane e sua família assistiram a duas peças de teatro do comediante John Bannister, no ano de 1807.
7. The Water Gate
No Cais Water Gate, Jane e sua família embarcaram, em 1807, rumo à cidade de Hythe (pertinho de Dover, no litoral da Inglaterra). O objetivo do passeio era tomar um chá da tarde com o Sr. e a Sra. Palmer, que estavam hospedados no local.

8. The Platform
Essa área é comumente chamada de “a praia”. Este era um local que fazia uma curva ao redor do Cais Cross House e era um lugar popular para caminhadas entre árvores na cidade, inclusive a família Austen. Durante o inverno de 1807, Frank, irmão de Jane, aproveitou o lugar, coberto pelo gelo, apropriado para patinar.
9. The Dolphin Hotel
Acredita-se que o irmão de Jane, Frank, levou-a para dançar no Dolphin Hotel para celebrar o seu aniversário de 18 anos, em 1793. Cartas trocadas por ela com outras pessoas confirmam que ela voltou a dançar no local em 1808 e 1809. O hotel conta com um grande salão de bailes, com belíssimas janelas, no primeiro andar.

2. MUSEUS & GALERIAS DE ARTE
> SEACITY MUSEUM
O SeaCity Museum é um museu fundado em 2012. A data foi escolhida para homenagear o centenário em que o famoso navio RMS Titanic partiu da cidade. Grande parte da tripulação era nascida e/ou residente em Southampton. O museu contém duas exposições permanentes, uma dedicada à conexão de Southampton com o RMS Titanic e a outra ao papel da cidade como porta de entrada para o mundo. Um terceiro espaço para exposições temporárias está alojado em uma extensão de pavilhão construído para o Centro Cívico.
- Endereço: Havelock Rd, Southampton SO14 7FY, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: £8.50
> SOUTHAMPTON CITY ART GALLERY
A Southampton City Art Gallery é uma galeria de arte localizada no Centro Cívico da cidade. Fundada em 1939, ela foi muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial. A coleção de arte da galeria cobre seis séculos de história da arte européia, com mais de 3,5 mil obras. Além da exposição, á hum programa de atividades educacionais, oferecendo oportunidades para um maior acesso, envolvimento e compreensão da arte para pessoas de todas as idades.
- Endereço: Civic Centre, Commercial Rd, Southampton SO14 7LY, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta de 10h às 15h / sábado de 10h às 17h / fechada aos domingos
- Entrada: gratuita
> SOLENT SKY
O Solent Sky é um museu cuja temática é a aviação. Ele descreve a história da aviação em Southampton, a área de Solent e Hampshire. Há um foco especial na empresa de aviões Supermarine, com sede em Southampton, e seus produtos mais famosos, o hidroavião Supermarine S.6 e o Supermarine Spitfire, projetados por R. J. Mitchell.
- Endereço: Albert Rd S, Southampton SO14 3FR, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h
- Entrada: £7.50
3. CAMINHADA PELAS MURALHAS
É possível ver partes da antiga muralha medieval em diversos pontos da cidade e até mesmo caminhar sobre ela em alguns trechos. Há placas informativas em diversas áreas, principalmente próximas às antigas torres de proteção. As melhores áreas para caminhar pelas muralhas é na região de Westgate e da Arundel Tower (perto ao lindo shopping Westquay) até o Bargate.
4. TUDOR HOUSE & GARDENS
Este prédio histórico construído em 1491. Ela fica localizada exatamente em frente à Igreja de St Michael, que falaremos em seguida. A parte mais antiga da casa é uma residência formada construída em 1180. Essa é uma das atrações mais interessantes da cidade. Após comprar o ticket na bilheteria, você vai ser dirigido a uma sala onde assistirá a uma apresentação audio-visual antes começar a explorar os jardins e os cômodos.

Um pouco de história
No século XIV, o comerciante e prefeito de Southampton, John Whytegod, morava na propriedade. Após a invasão francesa de Southampton em 1338, as muralhas foram transformadas no que viria a ser as muralhas defensivas de Southampton. Suas janelas e portas foram preenchidas ou substituídas por fendas de armas.


No século XV, o corpo principal da casa foi ampliado. Durante o período Tudor, a casa era um lar para membros influentes da sociedade de Southampton, incluindo importantes juizes e um chefe do Banco do Rei. Durante esse período, a Casa Tudor era de propriedade de armadores, e é provável que a casa tenha sido usada como local de alojamento para marinheiros e corsários.
Tornado-se um Museu
Em 1886, quando a casa foi ameaçada de demolição, o filantropo local William Spranger comprou a casa, reconhecendo sua importância histórica. Através de uma campanha, ele conseguiu abrir a casa como um museu em 1912. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua adega foi usada como abrigo antiaéreo. Felizmente, a casa ficou intacta.


Jardins
O jardim foi inicialmente desenvolvido no século XVI e era visto como uma extensão da própria casa. O jardim atual é uma recriação de um jardim Tudor. As plantas no jardim são representativas dos tipos de plantas que teriam sido encontradas durante o período Tudor, particularmente ervas e plantas comestíveis.
Curiosidade
Nos séculos XVI e XVII, a casa era usada como casa mercantil como fábrica e loja de tecidos. Durante a restauração, em 2007, os conservadores descobriram que várias paredes estavam cobertas de pichações que datavam entre 1570 e 1620. As imagens incluem navios, caricaturas de pessoas e animais exóticos.
- Endereço: Bugle St, Southampton SO14 2AD, UK
- Horários: de segunda a quinta de 10h às 15h / sábado e domingo de 10h às 17h / fechada às sextas-feiras
- Entrada: £5 / combo com o SeaCity Museum £12


5. IGREJA DE ST MICHAEL
Esta é a igreja mais antiga que ainda estão em pé na cidade. Ela foi fundada em 1070 e foi a única que sobreviveu ao longo dos séculos das 5 igrejas originais que foram erguidas na Southampton medieval. Como Southampton se tornou um dos portos mais importantes da Inglaterra durante o período Medieval, a igreja era muito frequentada, sendo ampliada com capelas no século XIII. A torre da igreja foi inicialmente construída no século XV e reconstruída em 1732. Em 1887, para torná-la um marco para o transporte marinho, ela foi aumentada e, atualmente, possui pouco mais de 50 metros de altura. Por sorte, a igreja teve pouquíssimos danos durante a Segunda Guerra Mundial, embora grande parte de Southampton tenha sido devastadas por bombas.
- Endereço: Bugle St, Southampton SO14 2AD, Inglaterra
- Horários: não divulgados
- Entrada: gratuita

6. MEDIEVAL MERCHANT’S HOUSE
A “Casa do Mercador Medieval” era uma residência e local de trabalho que ficava em uma das ruas mais movimentadas da Southampton no período medieval. Ela foi restaurada à sua aparência em meados do século XIV e, internamente, possui réplicas do mobiliário da época. Sua localização é próxima a um trecho da muralha medieval da cidade que foi construída para defender Southampton contra ataques marítimos.
- Endereço: 58 French St, Southampton SO1 0AT, Inglaterra
- Horários: de abril a setembro aos sábados e domingos de 11h às 16h / fechada entre outubro de março
- Entrada: £4.80

7. HOLYROOD CHURCH
Acredita-se que esta igreja remonta um período anterior ao da conquista normanda da Inglaterra em 1066. Durante o século XV, época próspera em Southampton, esta igreja passou por uma série de melhorias, incluindo a instalação de novas e maiores janelas. A igreja foi em grande parte reconstruída novamente em 1849-50. Esta reconstrução seguiu o desenho original e reteve partes da igreja do século XIV, incluindo a capela-mor, o corredor e a torre. No entanto, ela foi severamente danificada durante os bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial. A torre do relógio, contudo, permaneceu de pé e praticamente intacta, com o próprio relógio sofrendo apenas pequenos danos. Em 1957, as ruínas foram convertidas em um memorial para a Marinha Mercante.
- Endereço: 3-5 Bernard St, Southampton SO14 3AU, Inglaterra
- Horários: enquanto tiver luz solar
- Entrada: gratuita


TOURS EM SOUTHAMPTON E ARREDORES
ONDE COMER/BEBER EM SOUTHAMPTON
Aqui está uma seleção bem bacana de bares, restaurantes e pubs em Southampton. Há dicas gastronômicas bacanas para todos os gostos e bolsos.
RESTAURANTES
- Pizza Express (pizza)
- Prezzo (comida italiana)
- Lemoni Grill House (comida grega)
- Zen (comida japonesa)
- Bella Italia (comida italiana)
- Coriander Lounge (comida indiana)

- George’s Restaurant (comida grega)
- La Lupa Italian Restaurant (comida italiana)
- Ennio’s (comida italiana, mediterrânea, europeia)
- Nando’s (pratos com frango)
- Zizzi (comida italiana)
- La Regata (comida espanhola)
- Sprinkles Gelato Below Bar (sorveteria)
BARES / PUBS / GASTROPUBS
- The Duke Of Wellington
- The Titanic Public House
- Platform Tavern
- The Red Lion
- The Dancing Man Brewery (cervejaria artesanal)

ONDE COMPRAR EM SOUTHAMPTON
Se você tiver planos de aproveitar a viagem a Southampton para fazer umas compras, pode conferir as opções em dois grandes shoppings:

ONDE SE HOSPEDAR EM SOUTHAMPTON
Caso você esteja planejando ficar mais tempo na cidade, aqui está uma lista de sugestões de hotéis bem localizados e bem avaliados em Southampton:
- ibis budget Southampton Centre (2 estrelas)
- The Star Hotel (2 estrelas)
- Town or Country – The Greenwich (3 estrelas)
- Ellenborough House (3 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- Mercure Southampton Centre Dolphin Hotel (4 estrelas)
- Jurys Inn Southampton (4 estrelas)
- Ennios Boutique Hotel (5 estrelas)

COMO CHEGAR A SOUTHAMPTON
É bem fácil chegar de trem a Southampton partindo de Londres. Os trens saem da estação London Waterloo e chegam à estação Southampton Central depois de 1h15 a 1h30 de viagem. Recomendamos comprar os tickets no site da Trainline. As atrações da cidade são acessadas facilmente a pé. Para mais informações, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)
[…] Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen […]
[…] Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen […]
[…] SOUTHAMPTON: Inglaterra: Roteiro em Southampton – do Titanic à Rota Jane Austen […]
[…] pena visitar o Museu Marítimo em Liverpool, cidade onde ele foi registrado e o SeaCity Museum em Southampton, cidade origem de 80% da tripulação do […]