Para quem tem curiosidade em conhecer um pouco mais sobre cidades no interior da Inglaterra, Coventry é uma opção diferente e cheia de história. Além de ser a cidade famosa por Lady Godiva, o local foi um dos principais centros mundiais de produção de automóveis e ainda possui uma série de empresas na área. Confira todas as dicas para curtir o melhor de Coventry.
A CIDADE DE COVENTRY
Coventry é uma cidade inglesa que fica na região de West Midlands e é uma das maiores do país. Com mais de 350 mil habitantes, ela é a segunda maior da região, ficando somente atrás de Birmingham (Leia mais em: O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido). Embora seus primeiros assentamentos romanos tenha sido feitos por volta do ano 700 d.C., Coventry foi realmente fundada somente em 1043. Neste ano, Lady Godiva e seu marido fundaram um mosteiro beneditino dedicado à Virgem Maria.

No século XII, um castelo foi construído na cidade, mas ele acabou sendo demolido no final do mesmo século. Já no século XIV, a cidade era considerada um importante centro de comércio de roupas, e durante toda a Idade Média era uma das maiores e mais importantes cidades da Inglaterra. Nos séculos XVIII e XIX, Coventry tornou-se um dos três principais centros britânicos de fabricação de relógios. À medida que a indústria declinou, devido principalmente à concorrência dos fabricantes de relógios e relógios suíços, o grupo especializado de trabalhadores foi crucial para a criação da fabricação de bicicletas e, eventualmente, as motos, automóveis, máquinas-ferramenta e indústrias de aeronaves.




No final do século XIX, Coventry tornou-se um importante centro de fabricação de bicicletas. No início do século XX, a fabricação de bicicletas evoluiu para a fabricação de motores, e Coventry tornou-se um importante centro da indústria automobilística britânica. No entanto, bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial causaram danos graves à cidade. A cidade provavelmente foi alvo devido à sua alta concentração de armamentos, munições, aeronaves e usinas que contribuíram muito para o esforço de guerra britânico. Após a guerra, várias estruturas da cidade tiveram que ser demolidas, prejudicando a indústria automotiva na cidade, que acabou diminuindo drasticamente ao longo décadas seguintes. No entanto, até hoje, a sede de pesquisa e design da Jaguar e da Land Rover fica localizada na cidade.




A LENDA DE LADY GODIVA
Godiva era o nome da Condessa de Mércia, uma nobre inglesa que viveu entre o final do século X e início do século XI em Coventry. Segundo a lenda, seu marido Leofrico, Conde de Mércia, submetia seus inquilinos a uma tributação extremamente opressiva. Godiva ficou sensibilizada com o sofrimento dessas pessoas e apelou algumas vezes para o seu marido, que recusou qualquer ajuda. Cansado de suas súplicas, Leofrico disse que iria conceder o seu pedido se ela andasse nua em um cavalo pelas ruas da cidade.




Lady Godiva aceitou o desafio e ordenou que todas as pessoas da cidade permanecessem no interior de suas casas e fechassem as janelas. Assim, ela atravessou a cidade completamente nua, apenas com seus longos cabelos cobrindo seu corpo. Somente uma pessoa na cidade, um alfaiate conhecido como Peeping Tom, desobedeceu e acabou ficando cego. Ao final, Leofrico cumpriu sua palavra e retirou os altos impostos.
O QUE FAZER EM COVENTRY
Para facilitar a sua circulação por Coventry, colocamos todas as atrações sugeridas neste post no mapa interativo abaixo (cor azul). Há também informações de onde comer e comprar na cidade (em vermelho).
1. ESTÁTUA DE LADY GODIVA
No centro da cidade, em Broadgate, área comercial de Coventry, fica uma icônica estátua de bronze de Lady Godiva e seu cavalo. Ela fica sobre um pedestal de pedra e foi esculpida por Sir Williain Reid Dick, em 1949. A estátua simbolizou a regeneração de Coventry após o bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial e foi doada para estimular a moral de seus habitantes em um momento em que o trabalho de reconstrução foi adiado por falta de dinheiro.








2. RUÍNAS DA ANTIGA CATEDRAL DE COVENTRY
É impossível não perceber que Coventry foi bombardeada no passado. Isso porque a sua Catedral (também conhecida como Igreja de São Miguel) foi destruída durante a guerra e não foi restaurada. Ela foi a segunda catedral da cidade, construída depois da St Mary’s Priory (1095-1102). Em estilo gótico, esta catedral havia sido construída em grande parte no final do século XIV e início do século XV e chegou a ser uma das maiores igrejas paroquiais da Inglaterra. Em 14 de novembro de 1940, pela foi bombardeada e apenas a torre, o pináculo e a parede exterior sobreviveram. Atualmente, é possível caminhar por suas ruínas e admirar o seu pináculo de 90 metros que até hoje é a estrutura mais alta da cidade.
- Endereço: Priory St, Coventry CV1 5FB, Inglaterra
- Horários: diariamente de 9h às 17h
- Entrada: gratuita












3. CATEDRAL DE COVENTRY
Ao lado das ruínas da antiga catedral de Coventry, foi construída uma nova catedral, a terceira da cidade. Construída entre os anos de 1956 e 1962, ela possui uma arquitetura totalmente diferente da sua antecessora. Pode causar estranheza, inicialmente, porque a igreja é extremamente moderna.




A primeira pedra da nova catedral foi colocada pela rainha Elizabeth II em caráter celebrativo. O pináculo, pouco convencional, tem 24 metros de altura e foi baixado no telhado plano por um helicóptero. O design modernista causou muita discussão, mas, ao abrir ao público, rapidamente se tornou um símbolo de reconciliação e se tornou extremamente popular na Grã-Bretanha pós-guerra. No altar fica uma linda e gigantesca peça de tapeçaria com fundo verde chamada “Cristo em Glória”. Na lateral da nave ficam vitrais coloridos muito bonitos.




- Endereço: Priory St, Coventry CV1 5FB, Inglaterra
- Horários:
- Catedral: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 14h
- Torre: de segunda a sábado de 10h às 16h / domingo de 12h às 15h
- Entrada: £6 / Para subir na torre da catedral é preciso pagar uma taxa adicional de £4
4. ST MARY’S GUILDHALL
O Salão da Guilda de Santa Maria, originalmente, serviu como sede da associação de mercadores de Santa Maria. Posteriormente, serviu como depósito de armas da cidade e tesouro. Foi também sede da administração para o conselho da cidade até 1920. No entanto, seu nome se deve a um evento ocorrido no século XVI. Em 1569, ocorreu a Rebelião do Norte, uma revolta frustrada contra a Rainha Elizabeth I promovida por católicos do norte do país, com o objetivo de coroar a Maria da Escócia com rainha da Inglaterra.




A rainha Elizabeth I enviou uma carta instruindo os moradores de Coventry a cuidarem de Maria, sugerindo que ela fosse mantida em um lugar seguro como o Castelo de Coventry. No entanto, o castelo já estava decadente e Maria ficou hospedada no Guildhall. Trabalhos de restauração do edifício tiveram início na década de 1930. O edifício retém uma coleção de retratos reais dos séculos XVII a XIX, armas e armaduras, vitrais finos e uma das tapeçarias mais importantes do país que datam de cerca de 1500.
- Endereço: Bayley Ln, Coventry CV1 5RN, Inglaterra
- Horários: de final de março a início de outubro de domingo a quinta de 10h às 16h
- Entrada: gratuita




5. IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Pertinho da Catedral fica a Holy Trinity Church, uma igreja que data do século XII e é a única igreja medieval da cidade que ainda está em pé. Ela possui uma torre de 72 metros de altura que chama a atenção na cidade. Durante os anos de 1665 a 1668, ela passou por um processo de restauração e um novo processo foi feito no século XIX. Uma das pinturas mais famosas da igreja foi feita em cima do arco da torre em 1430. Ela foi descoberta somente em 1831 e restaurada.
- Endereço: 5A Priory Row, Coventry CV1 5EX, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 9h30 às 16h
- Entrada: gratuita




6. MUSEU E GALERIA DE ARTE HERBERT
Esse é um dos principais museus e galerias de arte da cidade e eu recomendo muito uma visita. Ele foi fundado em 1960 e é um excelente centro de arte e aprendizado. Seu nome é devido a Sir Alfred Herbert, um industrialista e filantropo de Coventry. As galerias permanentes incluem esculturas, pintura de antigos mestres, arte desde 1900 e história local. As coleções notáveis do museu incluem uma coleção de vestuários que data de cerca de 1800 até o momento. Outra coleção representa a história da cidade como um centro de fabricação de fitas, que inclui mais de 250 livros de amostra, tecidos, amostras de tintas, documentos, emblemas e maquinaria relacionada. Há diversas obras de arte relacionadas à Lady Godiva, entre elas o famoso quadro “Lady Godiva” (1897) do pintor John Collier.
- Endereço: Jordan Well, Coventry CV1 5QP, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 16h / domingo de 12h às 16h
- Entrada: gratuita












7. RUÍNAS DA CATEDRAL DE LADY GODIVA & VISITOR CENTRE
Em 1016, o rei dinarquês Canute e seu exército estavam passando por muitas cidades e aldeias da região, em uma tentativa de assumir o controle da Inglaterra. Eles chegaram ao assentamento de Coventry destruíram o Convento de Saxão fundado por São Osburgo. Leofric, Conde de Mércia e sua esposa Lady Godiva reconstruíram o convento para fundar um mosteiro beneditino em 1043 dedicado a Santa Maria. A Abadia de Santa Maria foi consagrada em 1043 e, em 1057, Leofric foi enterrado no local. No entanto, com a fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII, ele ordenou a dissolução dos monastérios do país e a destruição do edifício. A alvenaria e outros itens foram removidos e utilizados para outros fins, deixando apenas partes da catedral em pé. O que se pode ver hoje são as ruínas da antiga catedral e objetos encontrados nas escavações no Priory Visitor Centre.
- Endereço: 6 Priory Row, Coventry CV1 5EX, Inglaterra
- Horários: de terça a sábado de 11h às 15h30
- Entrada: gratuita




8. ANTIGAS MURALHAS DE COVENTRY
As muralhas defensivas que cercavam Coventry foram construídas durante o século XIV, por volta do ano 1350. O esforço de construção começou no portão “New Gate” e foi inicialmente terminado em torno de 1400, mas muitos trabalhos de reparo e reencaminhamento foram posteriormente realizados para acomodar a cidade em expansão e as muralhas não foram finalmente concluídas até 1534. Estima-se que as muralhas chegaram a medir 3,5 km de extensão e possuíam 3,7 metros de altura. Ao longo delas havia 32 torres e 12 portões (New Gate, Gosford Gate, Bastille Gate (posteriormente, Mill Gate), Priory Gate (Swanswell Gate), Cook Street Gate, Bishop Gate, Well Street Gate, Hill Street Gate, Spon Gate, Greyfriars Gate, Cheylesmore Gate e Little Park Street Gate).




As muralhas foram mantidas até o século XVII. No entanto, após a Guerra Civil Inglesa, com a restauração da monarquia, o rei Charles II mandou as muralhas serem demolidas como vingança ao apoio que a cidade deu aos parlamentares. Apenas dois de seus portões sobreviveram: Swanswell Gate e Cook Street Gate.
9. MUSEU DO TRANSPORTE DE COVENTRY
Um dos lugares mais incríveis que visitei em Coventry foi o Museu do Transporte. Eu confesso que subestimei o tamanho do museu e, no final, tive que dar uma bela de uma corrida porque estava quase perdendo o meu trem. O museu abriga uma coleção enorme de transporte rodoviário, contando com mais de 240 carros e veículos comerciais, 100 motocicletas, 200 bicicletas. Eu fiquei impressionada com a qualidade e variedade do acervo. Desde as primeiras bicicletas e motos construídas no mundo; passando pelos primeiros exemplos de carros a motor; seguindo por carros de Fórmula 1 e outras competições automobilísticas; até a exibição de carros supersônicos. A exposição de veículos da Jaguar, todos construídos nas fábricas da cidade, é imperdível.
- Endereço: Millennium Place, Hales St, Coventry CV1 1JD
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: £5
10. TOURS AUTOMOBILÍSTICOS: JAGUAR E LAND ROVER
Para quem é apaixonado por velocidade, que tal conhecer as fábricas das famosas marcas de veículos Jaguar e Land Rover? A sede da empresa Jaguar Land Rover fica na cidade de Coventry e é possível fazer tours guiados por algumas de suas fábricas localizadas na região. Existem 3 plantas que podem ser visitadas (2 da Jaguar e 1 da Land Rover). Veja mais informações sobre o que e como visitar clicando em cada uma delas:
- Jaguar Experience – Castle Bromwich (Jaguar Visitor Centre, Gate 1, Chester Road, Castle Vale, Birmingham B35 7RA, Inglaterra)
- Jaguar Experience – Sohill (Jaguar Visitor Centre, Solihull, Jaguar Land Rover, Lode Lane, Solihull, West Midlands, B92 8NW, Inglaterra )
- Land Rover Experience – Sohill (Land Rover, Lode Ln, Solihull B92 8NW, Inglaterra)
ONDE COMER E BEBER EM COVENTRY
Bate fome? Aproveite para descansar um pouco e aproveite algumas dicas de onde comer na cidade:
Bares, pubs e gastropubs




Restaurantes
- Pizza Express (pizza) – 2 endereços na cidade
- Nando’s (pratos especializados em frango)
- Las Iguanas (comida mexicana e latino-americana)
- Bella Italia (comida italiana)
- Wagamama (comida asiática)
- Café Italia (comida italiana)
ONDE COMPRAR EM COVENTRY
Para quem quiser fazer umas comprinhas na cidade, confira os principais centros de compra de Coventry:
- Cathedral Lanes Shopping Centre (complexo com diversas lojas e restaurantes)
- West Orchards (galeria de lojas variadas de vestuário, beleza, serviços e fast foods)
- Lower Precinct (galeria de lojas, serviços e comidas rápidas)
- Coventry Market (mercadão coberto com diversas barracas de flores, frutas, itens de beleza, alimentos e artigos variados)
ONDE SE HOSPEDAR EM COVENTRY
Caso você queira dar uma esticadinha na cidade, separamos algumas opções bem localizadas e bem avaliadas de hospedagem em Coventry:
- ibis Coventry Centre (2 estrelas)
- Days Hotel Coventry City (3 estrelas)
- Ramada Hotel & Suites (4 estrelas)




RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR A COVENTRY
A maneira mais fácil de chegar a Coventry a partir de Londres é indo de trem. Viajar de trem no país é bem fácil e eu contei tudinho o que você precisa saber no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“. Pegue o trem na estação London Euston rumo a Coventry. Na hora de comprar a passagem, tome cuidado porque há opções diretas e opções com uma troca de trem. Se você comprar o trem direto (eu super recomendo), a viagem dura de 1 hora a até 2 horas dependendo do trajeto. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Chegando lá, é bem fácil fazer os passeios sugeridos neste post a pé, pois a estação fica a cerca de uns 15 minutos de caminhada do centro.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)