Conheça Gloucester, uma cidade histórica fundada pelos romanos, que já coroou reis e teve uma grande importante durante a Idade Média. Aqui você vai encontrar atrações, dicas de onde comprar, comer e informações interessantes sobre essa cidade repleta de história.
A CIDADE DE GLOUCESTER
A cidade de Gloucester (fala-se “Glóster”) está localizada no condado de Gloucestershire, perto da fronteira com o País de Gales a oeste e da região charmosa de Cotswolds a leste. Ela foi fundada no ano 97 d.C. pelos romanos e era chamada de Glevum. Parte das fundações da Gloucester Romana pode ser vista ainda hoje na Eastgate Street, enquanto lápides romanas e uma série de outros artefatos romanos podem ser vistos no Museu de Gloucester.

Durante a Idade Média, a cidade contava com a forte presença de diversos estabelecimentos monásticos importantes. No início do século X, os restos de São Osvaldo foram trazidos para uma pequena igreja, trazendo muitos peregrinos para a cidade. Após a conquista normanda da Inglaterra (1066), Robert Fitzhamon se tornou o primeiro barão de Gloucester. Fitzhamon tinha uma base militar no Castelo de Cardiff e, nos anos seguintes, a história de Gloucester passou a ficar intimamente ligada à de Cardiff.

A importância histórica da cidade
Em 1216, o rei Henrique III, com apenas dez anos de idade, foi coroado na Catedral de Gloucester. Um dos períodos mais significativos da história de Gloucester começou em 1378, quando Ricardo II convocou as reuniões do Parlamento na cidade, as quais foram realizadas até 1406 sob o reinado de Henrique IV.

Na época, a cidade tinha como principal atividade econômica a exportação de lã, que vinha da região de Cotswolds e era processada em Gloucester. Havia também produção de couro, ferro e a indústria pesqueira era forte devido ao fato da cidade possuir uma região ser cortada pelo Rio Severn. A cidade também tem um passado muito importante no que diz respeito à indústria aeroespacial, principalmente no desenvolvimento do motor a jato. Atualmente, Gloucester abriga diversas indústrias de serviços e está voltada ao setor financeiro e de negócios.
O QUE FAZER EM GLOUCESTER
Para facilitar a sua vida quando estiver visitando a cidade, o mapa interativo abaixo mostra a localização das principais atrações da cidade, além de dicas de onde comer/beber e comprar. Em seguida, daremos mais detalhes de cada uma das atrações do mapa, incluindo informações de como chegar a partir de Londres e onde se hospedar na cidade.
1. CATEDRAL DE GLOUCESTER
Sem dúvida, a catedral de Gloucester é uma atração imperdível, não somente por sua beleza, mas por ter presenciado acontecimentos históricos muito importantes. O início de sua história se deu em 678, com a fundação de uma abadia dedicada a São Pedro, sendo reconstruída a partir do século XI até 1499. Por conta disso, ela é uma mistura de estilos arquitetônicos, principalmente normando e gótico. A nave, a cripta, a área do coro, os corredores e Sala do Capítulo ainda exibem o estilo normando. Os vitrais imensos e coloridos mostram as influências do estilo gótico. A torre central só foi construída no século XV e possui 69 metros de altura.

O surgimento da Catedral
Em 1540, a abadia foi dissolvida por Henrique VIII, devido à fundação da Igreja Anglicana. No ano seguinte, ela foi reaberta como a Catedral de Gloucester. O monumento mais notável é o santuário do rei Eduardo II, que foi assassinado no Castelo de Berkeley, localizado nas proximidades da cidade. Entre os acontecimentos mais importantes da catedral estão: a coroação de Henrique III (1216) e o enterro de Eduardo II (1327). Estão na catedral os túmulos de Robert, Duque da Normandia, filho mais velho de William, o Conquistador; e do rei Eduardo II.
- Endereço: 12 College Green, Gloucester GL1 2LX, Inglaterra
- Horários: diariamente de 7h30 às 18h
- Entrada: gratuita
- Tours na cripta: A famosa cripta apareceu na série de televisão Sherlock e só pode ser visitada mediante tours guiados de segunda a sábado às 11h45, 12h45, 13h45 e 14h45 / domingos às 12h30 e 13h30 | ingressos custam £3 por pessoa e devem ser comprados na loja de presentes da Catedral
2. MARCOS HISTÓRICOS
> St Oswald’s Priory
O Priorado de São Osvaldo foi fundado por Lady Aethelflaed da Mércia, filha de Alfredo, o Grande, por volta do ano 900. A igreja foi construída com pedras romanas reutilizadas e era, inicialmente, dedica da São Pedro. Nos séculos que se seguiram, relíquias de São Osvaldo foram levadas para lá e a área se tornou um local de peregrinação. No entanto, na época da conquista normanda, o lugar já estava em declínio. Reformada posteriormente, a igreja foi destruída pelo fogo dos canhões durante a Guerra Civil Inglesa, sendo demolida em 1653.
> Infirmary Arches
Restos de uma antiga enfermaria da Abadia Beneditina de São Pedro que compreendem a parte inferior da parede no oeste, seis baías ocidentais da arcada sul e dois ocidentais pilares da antiga arcada norte.

> Eastgate Viewing Chamber
Caminhando pela rua Eastgate você vai encontrar fundações da antiga cidade romana que podem ser vistas a partir de um piso de vidro transparente, em frente à farmácia Boots. O que pouca gente sabe é que é possível descer até uma câmara subterrânea que remonta às suas fundações como uma fortaleza medieval. O local inclui vestígios romanos, a base de uma torre do século XIII e muito mais. Para visitar o local, é preciso reservar na bilheteria do Museu de Gloucester.
> Gloucester Greyfriars
Restos de uma antiga igreja/covento de frades franciscanos que foi fundado em 1231. Por volta de 1518, a igreja foi reconstruída em estilo gótico, incorporando a igreja primitiva. Em 1539, com a fundação da Igreja Anglicana, o convento foi dissolvido e o edifício foi utilizado para diversos fins. Em 1721, apenas a nave e seu corredor norte sobreviveram e, mais tarde, no século XVIII, casas foram construídas dentro das muralhas. Em 1810, uma grande casa foi construída no extremo oeste dos vestígios medievais e agora é uma biblioteca pública.

3. MUSEUS
> Gloucester Life Museum
Situado em prédios de enxaimel de 500 anos de idade, o Gloucester Life Museum é um dos mais antigos museus dedicados à história social. As coleções foram reunidas principalmente por meio de presentes de todo o condado de Gloucestershire. (Endereço: 99-103 Westgate St | Horários: de terça a sábado de 10h às 17h | Entrada: £5 – inclui entrada para o Museum of Gloucester)
> Museum Of Gloucester
O Museu de Gloucester apresenta exposições que prometem uma experiência interativa. Os destaques incluem uma cozinha romana e uma rua medieval. Parte da muralha romana original também pode ser vista dentro do museu. (Endereço: Brunswick Road | Horários: de terça a sábado de 10h às 17h | Entrada: £5 – inclui entrada para o Gloucester Life Museum)
> The Tailor of Gloucester – Beatrix Potter
Este é um museu encantador e uma loja pitoresca. Essa era a área em que a escritora e ilustradora Beatrix Potter se inspirou a escrever o livro “O Alfaiate de Gloucester”. Sua obra mais famosa, no entanto, é o livro “A História de Pedro Coelho”, Peter Habbit, na versão original. (Endereço: 9 College Court | Horários: de segunda a sábado de 10h às 16h30 e domingo de 12h às 16h | Entrada: gratuita)

> Soldiers of Gloucestershire Museum
O museu se dedica a exibir a vida de soldados locais e suas famílias nos últimos 300 anos, quando estiveram presentes em muitos acontecimentos decisivos da história britânica. É possível ver a exposição através de displays interativos, registros de filmes contemporâneos, coleção de medalhas, uniformes decorativos, armas e lembranças de todos os cantos do globo. (Endereço: Custom House the Docks, 31 Commercial Rd, | Horários: diariamente de 10h às 17h | Entrada: £4.75)
> National Waterways Museum Gloucester
O museu permite fazer uma jornada através da Grã-Bretanha, contando 200 anos de história por vias navegáveis. ( Há exposições interativas e práticas para toda a família. (Endereço:National Waterways Museum Gloucester Llanthony Warehouse, The Docks | Horários: de terça a sábado de 10h às 16h | Entrada: £4)

4. DOCAS DE GLOUCESTER
Essa é a região que mais gostei da cidade e recomendo fazer um gostoso passeio pela área. Neste espaço, totalmente reformado, ficavam as antigas docas de Gloucester, um antigo porto vitoriano. As vistas incluem muitos armazéns finos e outros edifícios relacionados com docas que foram convertidos para novos usos.

Onde os navios descarregavam suas cargas, agora há uma miscelânea em constante mudança de visitas de barcos, lanchas motorizadas e ocasionais iates ou navios altos. As docas se tornaram um dos locais mais buscados pelos turistas que visitam a cidade, pois está todo renovado, com muitos restaurantes e lojas. Foram instaladas de placas informativas que contam a história do local para que os visitantes compreendam tudo o que ocorreu ali nos séculos passados. Há também a disponibilidade de fazer passeios de barco e de visitar os museus National Waterways Gloucester e o Soldiers of Gloucestershire, citados anteriormente.
5. BLACKFRIARS PRIORY
Blackfriars é um dos mais completos conventos medievais sobreviventes de frades dominicanos na Inglaterra. Acredita-se que eles foram a Inglaterra em 1239 pela primeira vez e a construção deste convento começou logo em seguida, com materiais doados pelo rei Henrique III. A construção foi concluída por volta de 1270 e passou a abrigar cerca de 40 frades. Com a fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII, os frades foram expulsos em 1539. As características notáveis da arquitetura do local incluem uma igreja e o telhado bem esculpido do dormitório. Posteriormente, o local foi comprado por um vereador e convertido em uma casa de Tudor e tecelagem. Desde 1960, o local está aberto para visitação pública.
- Endereço: Ladybellegate Street, Gloucester GL1 2HS, Inglaterra
- Horários: de abril a setembro aos domingos e segundas-feiras de 10h às 15h
- Entrada: gratuita

6. GLOUCESTER PARK
O Gloucester Park é o principal parque público da cidade e compreende uma área verde de 11 hectares. Ele possui várias instalações esportivas: tênis de mesa, basquete, pista de skate, área de jogos multiuso e recreação infantil. Há um Café bem simpático que fica no meio do parque, além de um bonito coreto e muitas flores e árvores. O parque sedia muitos eventos ao longo do ano, culminando no Festival de Verão de Gloucester, que conta com parque de diversões, fogos de artifício, música, eventos e diversas atividades.

ONDE COMER / BEBER EM GLOUCESTER
Para a hora da fome, aqui está uma seleção de opções gastronômicas na cidade para todos os gostos e bolsos:
CAFÉS E CASAS DE CHÁ
RESTAURANTES
- Bella Italia (comida italiana)
- Bill’s (comida britânica)
- Prezzo (comida italiana)
- Veranda Lounge (comida indiana)
- Côte Brasserie (comida francesa)

- Pizza Express (pizza)
- The Barge Restaurant (comida britânica)
- Zizzi (comida italiana)
- Nando’s (pratos com frango)
- Carluccio’s (comida italiana)
- Greek On The Docks (comida grega)
BARES / PUBS / GASTROPUBS
- The Tall Ship
- Café René
- The Regal, Wetherspoon
- The Fountain Inn
- Gloucester Brewery (cervejaria da cidade que disponibiliza tours e degustações)
ONDE COMPRAR EM GLOUCESTER
Se vote quiser aproveitar a passagem pela cidade para fazer umas compras, existem três shoppings bem no centro da cidade que possuem uma variedade de lojas, cafés e restaurantes de comidas rápidas:
- Eastgate Shopping Centre (22 Eastgate St, Gloucester GL1 1PA, Inglaterra)
- Kings Walk Shopping Centre (43 Clarence St, Gloucester GL1 1EA, Inglaterra)
- Gloucester Quays Outlet (St Ann Way, Gloucester GL1 5SH, UK)

ONDE SE HOSPEDAR EM GLOUCESTER
Caso você pretenda passar mais tempo na cidade, aqui está uma seleção de hotéis bem localizados e bem avaliados na cidade:
- Central Hotel Gloucester by RoomsBooked (2 estrelas)
- New County Hotel by RoomsBooked (3 estrelas)
- The New Inn – RelaxInnz (3 estrelas)
- Spalite Hotel (3 estrelas)
- Station Hotel – RelaxInnz (3 estrelas)

COMO CHEGAR A GLOUCESTER
É bem tranquilo chegar a Gloucester partindo de Londres através de transporte público. Os trens partem da estação London Paddington e levam pouco menos de 2 horas para chegar até a cidade. Chegando lá, é possível conhecer as principais atrações da cidade caminhando pelo centro. Veja mais informações no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra”.
Guarde esta dica no Pinterest!
Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)
[…] Inglaterra: O que fazer em Gloucester – Roteiro de 1 dia […]