Canterbury (também conhecida como Cantuária em português) é uma importante e histórica cidade no condado de Kent, Inglaterra. A cidade é o local mais importante do cristianismo inglês, uma vez que abriga o Arcebispo de Canterbury, líder religioso da Igreja Anglicana (falamos um pouco sobre ele no post “Lambeth Palace: lar do líder da Igreja Anglicana em Londres“). Mas a cidade possui muito mais atrações além de sua belíssima catedral. Confira o que fazer em um dia nesta adorável cidade.
A CIDADE DE CANTERBURY
Às margens do Rio Stour, Canterbury (fala-se “Kentabri”), possui uma enorme importância histórica para a Inglaterra. Sua catedral é a principal atração da cidade e também Patrimônio Mundial da UNESCO. Ela foi a primeira cidade inglesa a receber o cristianismo. Isso aconteceu a partir de 597, quando o Papa Gregório Magno enviou Agostinho (que mais tarde veio a se tornar Santo Agostinho) para converter o rei inglês ao cristianismo. Após a conversão, Canterbury, sendo uma cidade romana, foi escolhida por Agostinho como o centro de sua sede episcopal em Kent, e uma abadia (atualmente em ruínas) e uma catedral foram construídas.

Assim, Agostinho se tornou o primeiro Arcebispo de Canterbury. Este fato fez com que a economia da cidade se desenvolvesse através de atividades relacionadas à cerâmica, têxteis e couro. Atualmente, esta cidade localizada a pouco menos de 90 km de Londres e com uma população de aproximadamente 55 mil habitantes, tem em sua economia uma enorme dependência do turismo.




O QUE FAZER EM CANTERBURY
Para ajudar você a se localizar na cidade, colocamos todas as nossas dicas de atrações no mapa abaixo. Além disso, incluímos sugestões de onde comer na cidade e a localização das duas estações de trem de Canterbury.
1. CATEDRAL DE CANTERBURY
Fundada em 597, a catedral foi completamente reconstruída de 1070 a 1077. O extremo leste foi grandemente ampliado no início do século XII, e em grande parte reconstruído no estilo gótico após um incêndio em 1174, com extensões significativas para leste para acomodar o fluxo de peregrinos que visitam o santuário de Thomas Becket, o arcebispo que foi assassinado na catedral em 1170. A nave normanda e transeptos sobreviveram até o final do século XIV, quando foram demolidas para dar lugar para as estruturas presentes. Como a Catedral de Canterbury é a principal atração da cidade, decidi que era interessante fazer um tour guiado para conhecer todos os cantinhos e histórias mais importantes desta importante construção. O tour, teoricamente, tem duração de 1 hora e meia, mas o meu guia se empolgou e acabou ultrapassando as 2 horas de passeio. Foi muito interessante e bastante instrutivo, mas é importante estar com o inglês em dia para conseguir aproveitar bem.
- Endereço: Cathedral House, 11 The Precincts, Canterbury CT1 2EH, UK
- Horários:
- de segunda a sábado de 9h às 17h (no verão até 17h30)
- domingo de 10h às 16h30 (de 9h às 16h30 durante o verão)
- cripta abre de segunda a sábado a partir de 10h até o horário de fechamento da Catedral
- Entrada: £12.50 – o ticket vale para entradas ilimitadas ao longo de 12 meses
- Tours: para tours privados acesse este link
- Horários: de segunda a sexta às 10h30, 12h e 14h (14h30 no verão) / sábado às 10h30, 12h e 13h
- Entrada: preço de entrada + £5
Leia mais: Catedral de Canterbury e o início do cristianismo na Inglaterra
























2. CAMINHAR PELA HIGH STREET
A High Street é a principal rua do centro da cidade. Trata-se de um agradável calçadão para pedestres, com vários restaurantes, lojinhas e casarões históricos. Vale a pena fazer um passeio a pé para curtir a arquitetura, a gastronomia local e comprar alguns souvenires. Há um casarão histórico, construído em 1500, que abriga o Restaurante Old Weavers House (Canterbury CT1 2JE, United Kingdom).








3. JARDINS: GREYFRIARS GARDENS, WESTGATE GARDENS & DANE JOHN GARDENS
Canterbury possui áreas verdes lindíssimas, ótimas para fazer um piquenique, relaxar e aproveitar um dia gostoso de sol. Eu, particularmente, adorei conhecer o Westgate Gardens super vale a visita, por ser um parque que fica às margens do Rio Stour. Há diversas placas com dados históricos da cidade, muitas flores coloridas e plantas. Ele pode ser visto do observatório do Museu Westgate Tower que falaremos em seguida.








4. IGREJA DE SÃO TOMÁS DE CANTERBURY
Esta é a única igreja católica da cidade de Canterbury e homenageia Thomas Becket, o antigo arcebispo de Canterbury que foi assassinado na Catedral da cidade. O edifício foi construído entre 1874 e 1875 em estilo neogótico. Na Capela dos Mártires da igreja, há um relicário sobre o altar. Contém uma parte da vestimenta de Becket e um pedaço de osso de seu corpo.
- Endereço: 59 Burgate, Canterbury CT1 2HJ
- Entrada: gratuita




5. MUSEU WESTGATE TOWERS & OBSERVATÓRIO
Na área conhecida como One Pound Lane fica o Westgate Towers Museum and View Point, há mais de 100 anos em funcionamento. O museu fica dentro das icônicas torres de Westgate, construídas em 1380, que serviam de portões da cidade. Dentro delas fica uma pequena exposição, que conta a história do local como prisão da cidade. Mais do que a exposição, o que vale mesmo a pena é a vista a partir do alto da torre. Do topo, uma linda vista do centro de Canterbury, da Catedral da cidade e dos jardins Westgate Gardens. A entrada para o Museu & Viewpoint é através do Pound Bar & Kitchen, bastando subir as escadas.
- Endereço: 1 Pound Lane, Canterbury CT12BZ
- Horários: diariamente de 11h às 16h
- Entrada: £4
















6. RUÍNAS DO CASTELO DE CANTERBURY E MURALHAS
Canterbury está repleta de ruínas históricas, que podem ser visitadas gratuitamente. As ruínas do Castelo de Canterbury, considerado um dos mais antigos da Grã-Bretanha (1070), podem ser visitadas do amanhecer ao pôr-do-sol. O castelo que teve uma grande importância no passado, já havia caído em desuso no final dos anos 1300. Foi usado como prisão, mas desde o século XVII já estava em ruínas. Ali pertinho também ficam as ruínas da antiga muralha de proteção que circundava a cidade.
















7. RUÍNAS DA ABADIA DE SANTO AGOSTINHO
Outro destaque são as ruínas da Abadia de Santo Agostinho, que mencionamos no início deste post. Fora das muralhas da cidade, a abadia foi criada, originalmente, como um lugar para sepultamento dos reis anglo-saxões. As ruínas estão localizadas em uma área próxima à Universidade de Canterbury e também faz parte do complexo que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
- Endereço: Longport, Canterbury CT1 1PF
- Horário:
- de novembro a março: sábado e domingo de 10h às 16h / fechadas de segunda a sexta
- outubro: diariamente de 10h às 17h
- de abril a setembro: diariamente de 10h às 18h
- Entrada: £6.20
















8. IGREJA DE SÃO MARTINHO
Junto com a Catedral de Canterbury e as ruínas da Abadia de Santo Agostinho, a Igreja de São Martinho está listada como patrimônio da UNESCO. A importância desta igreja é imensa para a história inglesa, uma vez que ela é a primeira igreja fundada na Inglaterra, a igreja paroquial mais antiga em uso contínuo e a igreja mais antiga dos países de língua inglesa. Pequenina por dentro, do lado externo há um cemitério com muitas sepulturas antigas de famílias nobres e artistas ingleses.
- Endereço: N Holmes Rd, Canterbury CT1 1PW, UK
- Horários: terças, quintas e sextas-feiras de 11h às 15h / sábados de 11h às 16h / domingo de 9h45 às 10h30
- Entrada: gratuita








9. MUSEU THE BEANEY HOUSE OF ART KNOWLEDGE
Fundado em 1899, o Museu The Beaney House of Art Knowledge fica no centrinho da cidade, na High Street, e possui entrada gratuita. Seu acervo reúne pinturas de artistas locais. Há também coleções originais incluíam cerâmica inglesa e europeia e porcelana oriental. Além do museu, há também um café localizado no edifício.
- Endereço: 18 High St, Canterbury CT1 2BD, UK
- Horários: de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h / fechado às segundas-feiras
- Entrada: gratuita












10. PASSEIO DE BARCO PELO RIO STOUR
Uma das principais dicas para quem visita a cidade durante os meses de verão é fazer um passeio de barco pelo Rio Stour. E deve ser bem agradável mesmo aproveitar a bela vista em dias ensolarados. Infelizmente, por diferentes motivos, eu não consegui fazer nas duas vezes que estive na cidade. Confira mais informações de como fazer o tour de barco:
Canterbury Historic River Tours Visitor Attraction
- Endereço: The Kings Bridge, St Peter’s St, Canterbury CT1 2AT, United Kingdom
- Horários: de março a novembro entre 10h às 17h (partidas a cada 15 a 20 minutos)
- Preço: £9.50 por pessoa
TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM CANTERBURY
Para otimizar seu dia, você pode optar por visitar Canterbury através de excursões de 1 dia inteiro que incluem outros locais interessantes como o Castelo de Dover, as Falésias Brancas de Dover e o belo Castelo de Leeds (leia mais sobre ele aqui). Veja algumas opções interessantes de conhecer Canterbury com excursões partindo de Londres:
-
- Castelo de Leeds, Catedral de Cantuária, Dover e Greenwich
- Privada de dia inteiro Tour: Kent, Canterbury e Dover a partir de Londres
- Castelo de Leeds, Catedral de Canterbury, Dover e Greenwich
- De Londres: Canterbury de dia inteiro, Dover e Leeds Castle
- De Londres: Excursão Penhascos Brancos de Dover e Canterbury
- Catedral de Cantuária, Castelo de Dover e Penhascos Brancos
- Tour de 3 dias em: Castelo de Leeds, White Cliffs e Kent saindo de Londres
ONDE COMER EM CANTERBURY
Seguem algumas sugestões de onde comer na cidade, desde algumas redes de restaurantes famosas no Reino Unido, até charmosos cafés.
RESTAURANTES E CAFÉS
- Deeson’s Restaurant (25-27 Sun Street, CT1 2HX, UK)
- County Restaurant at ABode Canterbury (30-33 High St, CT1 2RX, UK)
- Old Weavers House (Canterbury CT1 2JE, UK)
- Nando’s (46 St Peter’s Grove, Kent CT1 2BG, UK)
- Zizzi (53 St Peter’s St, CT1 2BE, UK)
- Café des Amis (95 St. Dunstans St, CT2 8AA, UK)
- Gourmet Burger Kitchen (49A St Peter’s St, CT1 2BE, UK)
- Pizza Express (4 Best Ln, CT1 2JB, UK)
- Cafe Mauresque (8 Butchery Ln, CT1 2JR, UK)
- Tiny Tim’s Tearoom (34 St Margaret’s St, CT1 2TG, UK)
PUBS E BARES
- The Thomas Ingoldsby (5-9 Burgate, CT1 2HG, UK)
- City Arms (7 Butchery Ln, CT1 2JR, UK)
ONDE COMPRAR EM CANTERBURY
- The Goods Shed: mercado especializado em produtos orgânicos, vende cervejas artesanais, pães caseiros, sucos naturais (Station Rd W, Canterbury CT2 8AN, UK)
- Canterbury Pottery: linda loja que vende artigos diversos em cerâmica produzidos localmente (38A Burgate, Canterbury CT1 2HW, UK)
- Marlowe Arcade: uma pequena galeria de lojas e restaurantes super charmosa (Marlowe Arcade, Canterbury CT1 2TJ, UK)
- Whitefriars Shopping Centre (14 Gravel Walk, Canterbury CT1 2TF, UK)




ONDE SE HOSPEDAR EM CANTERBURY
Caso você decida pernoitar na cidade, aqui estão algumas opções de hospedagem bem avaliadas e bem localizadas na cidade de Canterbury:
3 ESTRELAS
- The Falstaff in Canterbury
- The Victoria Hotel
- Pilgrims Hotel
- Canterbury Hotel
- Best Western Abbots Barton Hotel
- Castle House Hotel
- Cathedral Gate
- Greyfriars Lodge
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
4 ESTRELAS




COMO CHEGAR A CANTERBURY
Canterbury é facilmente acessível de trem a partir de Londres. A cidade conta com duas estações: Canterbury West, mais próxima do centro e Canterbury East, mais próxima à região do castelo. Há trens da companhia Southeastern partindo de Londres das estações London Victoria (para Canterbury West e East), London St Pancras International (West) e London Charing Cross (West). O trajeto completo leva de 1 hora a 2 horas, dependendo da quantidade de paradas. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Veja mais dicas para viajar de trem pela Inglaterra.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira mais atrações para um bate-volta de Londres:
- Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII
- Londres: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter
- Inglaterra: O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em Liverpool – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Inglaterra: Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare
- País de Gales: O que fazer na capital Cardiff – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor
- Inglaterra: Down House – A Casa de Charles Darwin
- Inglaterra: A charmosa cidade de Rye
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] havia uma capela dedicada a Thomas Becket, arcebispo de Canterbury (falamos sobre ele no post Inglaterra: A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia). Esta capela foi removida no século XVIII. Há duas lojas que fica sobre a ponte: Stokes High […]
[…] disponíveis a partir de Londres. Há opções que incluem uma passagem pela simpática cidade de Canterbury (onde o cristianismo teve início na Inglaterra) e pelo Castelo de Leeds (um belo castelo […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
[…] CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra) […]
Da Inglaterra eu só conheci Londres. Tenho vontade de fazer uma viagem exclusivamente para o país, para conhecer outras cidades.
Vale super a pena! O interior da Inglaterra é recheado de cidades incríveis e cheias de história!